Autor Tópico: Comparativo em vídeo: Benelli TRK 502 VS Honda CB500X  (Lida 34974 vezes)

Agosto 13, 2017, 21:40:24, 21:40
Lida 34974 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Comparativo em vídeo:
Benelli TRK 502 VS Honda CB500X

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 13, 2017, 22:15:40, 22:15
Responder #1

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
É um teste comparativo um pouco comedido na apreciação que fazem, mas compreende-se esse caminho até porque as publicações (qualquer uma...) também vão tendo a possibilidade de fazer estes testes porque as marcas cedem unidades e inclusivamente são convidados jornalistas para apresentações com tudo pago. É algo que é sabido...não é de hoje.  :nice:

Por isso compreende-se perfeitamente que existam formas de dizer as coisas, contornando a forma de as dizer e não se comprometendo algo menos bem conseguido. Perfeitamente natural...

Mas ter este vídeo comparativo é melhor que nada (...e bem melhor que ver o Cager on Two Wheels), visto que as grandes publicações do sector parecem não querer saber assim tanto destas cilindradas e os comparativos são em menor número que outros segmentos e cilindradas.

Nada substitui um teste, mas aí fica o vídeo. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 13, 2017, 22:30:46, 22:30
Responder #2

APereira

• Visitante
A quantidade de mensagens/tópicos que eu já aqui vi acerca destas motoretas !  :'(  A que conclusão pretendem chegar ?
Não encontro por aqui muitos interessados/adeptos/proprietários/tópicos da Tiger 800 XC,  da VFR 800 XCrossrunner , da Tracer 09, da V-Strom 650 XT, da Versys 650 ,...  .  Tudo motas mais interessantes para comparar/aprofundar/comprar que estes dois modelos que parecem ser a última coca-cola do deserto e a 'mota de sonho' para o pessoal deste fórum  :napodeser:

Agosto 13, 2017, 22:37:07, 22:37
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Companheiro, nesse caso é melhor ver que existem outros tópicos que também já tiveram o seu ponto alto da discussão. Eles estão cá pelo fórum. Convido-te a "reactivar o das Trails asfaltadas.  :nice: :nice: Acho que esse condiz com o que procuras e gostava de ver esse assunto novamente aqui na "berlinda".  :)

Quanto a estas serem motoretas, não entro por aí.  :nice:
Isso depois dá azo a discussões que não dão em rigorosamente nada.

Trata-se de um fórum qu aborda desde a pequena Today com os seus 50cc até à Boss Hoss...e há que perceber e interiorizar isso.  :)

Dalai Lama

Agosto 13, 2017, 22:55:17, 22:55
Responder #4

APereira

• Visitante
Não , essa gama de motas não é o que procuro, falei em todos aqueles modelos porque são da mesma família destas do vídeo , embora praticamente irrelevantes para o pessoal deste fórum, sem tópicos de interessados nelas, sem proprietários delas , sem DB delas , enfim, completamente 'desprezadas' , ao contrário da CB 500 X , da NC e agora ... da TRK .
Acho que este pessoal anda a nivelar o gosto 'por baixo' , só isso. Mas atenção que este reparo é no bom sentido , não vá este pessoal ficar preso a estas opções 'pouco ambiciosas'. 'Há mais vida' para além da 500 X ou das TRK , ou será que não sabem disso  :pensador:

Agosto 14, 2017, 00:23:44, 00:23
Responder #5

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Hoje será a 500x e a Trk amanhã será outras. No entanto não deixo de verificar uma tendência.
O bloco de 500 e cada vez mais popular. Não será coincidência na aposta das várias marcas na mesma. Talvez a polivalência associada ao mais baixo custo de manutenção e ao aumento do conceito utilitarista do pau para toda a obra seja cidade ou fora dela. Para que mais se estas chegam ;)
Um upgrade lógico quem começou nas 125cc por via da oportunidade da lei e que chegou a altura do salto mas que não sei demasiado e custos elevados.
Por outro lado vejo as 600-700 a diminuir e  cada vez menos R's. O assédio cada vez maior das autoridades, controlo velocidade etc... consumos no caso de uso diário e quem gosta de novidades e desafios.

Os modelos alguns mencionados aqui já muito se escreveu e conhece nada de muito novo ultimamente o que se mostra nos números da vendas. Sendo um mercado muito dinâmico a novidade faz falta e assim obrigam as próprias marcas a escolherem nos apostas.

O prazer de andar de moto não se fica pela capacidade do motor!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 14, 2017, 02:03:02, 02:03
Responder #6

APereira

• Visitante
Hoje será a 500x e a Trk amanhã será outras. No entanto não deixo de verificar uma tendência.
O bloco de 500 e cada vez mais popular. Não será coincidência na aposta das várias marcas na mesma. Talvez a polivalência associada ao mais baixo custo de manutenção e ao aumento do conceito utilitarista do pau para toda a obra seja cidade ou fora dela. Para que mais se estas chegam ;)
Um upgrade lógico quem começou nas 125cc por via da oportunidade da lei e que chegou a altura do salto mas que não sei demasiado e custos elevados.
Por outro lado vejo as 600-700 a diminuir e  cada vez menos R's. O assédio cada vez maior das autoridades, controlo velocidade etc... consumos no caso de uso diário e quem gosta de novidades e desafios.

Os modelos alguns mencionados aqui já muito se escreveu e conhece nada de muito novo ultimamente o que se mostra nos números da vendas. Sendo um mercado muito dinâmico a novidade faz falta e assim obrigam as próprias marcas a escolherem nos apostas.

O prazer de andar de moto não se fica pela capacidade do motor!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Um discurso muito sensato e equilibrado , terminando com uma frase 'que fica bem em qualquer lado' !  :tornarseanjinho:

Concordo  .... ! (mas coloco umas reticências  ;))
Talvez o erro tenha sido meu ao inicialmente avaliar este fórum . Escrevi o que escrevi por estar a pensar num 'fórum de motas'  mais generalizado/aberto, de paixão pelas motas, motores & afins , sem tantos constrangimentos nem contas de somar ou diminuir relativamente a consumos . O ter uma mota e 'andar de mota' ...'porque sim' , não no prisma da dona de casa que vai ao hipermercado e compra só os produtos da linha branca ou os que estão em saldo para assim gerir o orçamento familiar.
Trabalho por turnos desde há muitos anos e semanalmente só uso os transportes públicos e o carro é para as saídas com a família . A mota é pelo prazer de andar de mota e passear sempre que o tempo está de feição , não vejo na mota essencialmente um 'objecto para me deslocar ' (com mais umas voltinhas pelas redondezas) e quanto menos despesa ela me der ... melhor!  OK ! Assim percebo a focalização quase 'fanática' pela CB 500 X , NC ou TRK (embora não compreenda, nem concorde que alguns users façam delas o 'supra-sumo da barbatana' ) 

Já não tenho mota há um par de anos , vendi-a porque tive de sair do país . Era uma Yamaha Fazer 1000 . Procuro agora uma estradista , embora não descarte outras opções de figurino tipo trail . Fazia em média 10.000 kms  por ano mas foram trajectos 'escolhidos a dedo' , alguns fora de Portugal.   

De facto, tal como escreveu "O prazer de andar de moto não se fica pela capacidade do motor! " , mas ... fazendo uma analogia destas motos aqui badaladas com a praia ,eu preferia estar aqui a ler coisas , ver fotos e saber mais de Formentera, do que estar sempre a ler coisas 'óptimas' de Carcavelos .

Cumps.

« Última modificação: Agosto 14, 2017, 02:05:14, 02:05 por APereira »

Agosto 14, 2017, 07:06:39, 07:06
Responder #7

Black

• Visitante
Pereira, como te entendo.

Tudo muito certinho, muito pensado, racional, enfim....
Tudo muito engomadinho! ;)
Uma forma de ver o motociclismo sem aquela liberdade, rebeldia e felicidade.
É que se faz hoje em dia, quando os componentes desta nova era pecam por não ter experiência nem raízes implementadas no motociclismo base. Uma nova era que nasceu da capacidade adquisitiva de um gajo, quase sempre já adulto, com família e outros gastos que vê a coisa desde a economia, quase sempre sem experiência e influenciado pelo lado consumista da coisa.
Poucos aqui sabem andar de mota realmente, a maioria conduz mota....

Mas também podemos, ou se calhar devemos, saber influenciar estes companheiros ajuizadinhos e certinhos a deixar essa vida e ver as coisas de outra perspectiva, mesmo tendo problemas lá em casa por ter chegado a casa com o capacete cheio de mosquitos, as mãos manchadas óleo ou por ter que fugir à polícia num control selectivo! ;)

Agosto 14, 2017, 08:18:37, 08:18
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Tantas palavras e nada quanto ao comparativo aqui trazido... :)

Por muita experiência enclausurada numa só pessoa e por mais que a mesma faça questão de a vangloriar, de nada vale ou importância alguma conseguirá se não aceitar as diferenças do espaço que partilha com os demais.

Aliás, creio não errar se disser que um bom e experiente motociclista não olha para os outros como aprendizes, mas sim como homens e mulheres que partilham um gosto como o seu, aceitando...sem o apontar, que pode perfeitamente ser vivido por cada um à sua maneira.

------------------------------------------------

Quanto ao vídeo comparativo, fico impressionado por em pouco mais de 12h, já levar quase 12.000 visualizações. É sinal que a cilindrada e segmento destas 2 em compita, interessa a muitos que procuram a sua moto após tirar a carta, ou a sua primeira moto desde sempre, ou a sua segunda moto para voltas diferentes do que as possibilitadas pela que tem...  Todas as razões são válidas, desde que a vontade seja usufruir da sua máquina...da sua escolha. :)

Dalai Lama

Agosto 14, 2017, 09:31:44, 09:31
Responder #9

JPA

• Visitante
Caro Sapiens

Este comparativo está duplamente publicado aqui: http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=864.msg28132;topicseen#new,

No momento de "enviar", nem reparei que já tinhas criado este tópico. :cool:

Caros Capa Negra e APereira

Compreendo a vossa postura e opinião, e sobretudo por terem abordado um tema talvez mais ideológico e purista de ver a coisa, sem subterfúgios e abuso de uma retórica que nem sempre funciona...

É uma outra perspetiva, para mim idem válida.

Não quero afirmar que aqui é só rookies em 2 rodas, e pessoal tipo tropa  que segue as regras "by the book", mas andar de moto para mim é um grande prazer e não uma obrigação diária... é uma válvula de escape, e motivo para derreter litros de gasolina só porque posso dar-me a esse luxo sem previsões de consumo, e infelizmente nem sempre que posso, pois tenho obrigações familiares e profissionais que me impedem por enquanto de ir mais longe à aventura

Caso necessitasse de uma moto para o dia a dia, teria de ser mais racional na escolha e não numa moto com um motor com 98 CV

Concordo que poucos sabem andar de moto, mas tudo se aprende nesta vida... o importante é mesmo gostar de motos, scooters, etc  e poder partilhar a vivência neste espaço ou outros.

Agosto 14, 2017, 11:53:34, 11:53
Responder #10

rodrigues

• Visitante
Começam bem com uma mentira, a TRK tem 47 cv e a CB500X 48 cv e não o contrário como afirmam.

Basta ver as especificações de ambas na Honda e Benelli

Agosto 14, 2017, 12:13:29, 12:13
Responder #11

rodrigues

• Visitante
A CB500X não tem vergonha de ter corpo de uma 500, pergunto porque razão a Benelli vestiu a TRK com roupa XXL de uma 1200 ?

Pois é,...os olhos são os mais gulosos mas a realidade é outra !...

Agosto 14, 2017, 13:18:43, 13:18
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Caro Sapiens

Este comparativo está duplamente publicado aqui: http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=864.msg28132;topicseen#new,

No momento de "enviar", nem reparei que já tinhas criado este tópico. :cool:

Na boa...  :nice:
Já li e gostei de ler a opinião que deste do comparativo.

(....)
É uma outra perspetiva, para mim idem válida.

Não quero afirmar que aqui é só rookies em 2 rodas, e pessoal tipo tropa  que segue as regras "by the book", mas andar de moto para mim é um grande prazer e não uma obrigação diária... é uma válvula de escape, e motivo para derreter litros de gasolina só porque posso dar-me a esse luxo sem previsões de consumo, e infelizmente nem sempre que posso, pois tenho obrigações familiares e profissionais que me impedem por enquanto de ir mais longe à aventura

(....)

Todas as formas de olhar e estar no motociclismo são válidas e podem perfeitamente coabitar num mesmo espaço.  :)
Quando escrevi mais acima dei no entanto a entender - e esta é a minha modesta posição - que a leitura que se possa fazer e expressar dos demais, conotando-os declaradamente de determinada forma, pode em determinado contexto não ser tão própria do motociclismo ou de valores que a ela digam respeito.

A experiência é importantíssima e útil num qualquer fórum (totalmente de acordo), havendo alguns que por cá notoriamente a têm de sobra, mas há que perceber e aceitar as diferenças...com tudo o que isso envolva.

Bem...de volta ao comparativo.  :)

Começam bem com uma mentira, a TRK tem 47 cv e a CB500X 48 cv e não o contrário como afirmam.

Basta ver as especificações de ambas na Honda e Benelli

Por acaso também me apercebi disso, mas é capaz de ter sido um lapso. A ficha técnica das máquinas é clara e inequívoca. Ali terá sido um lapso.

Achei interessante as menções dadas à mecânica e resposta de uma e outra, mas gostava de ver também alguns dados concretos, quanto à aceleração, distância de travagem em metros, recuperações em 3a, 4a, 5a e 6a., etc...

Dalai Lama

Agosto 14, 2017, 14:11:53, 14:11
Responder #13

dfelix

• 5004
O bloco de 500 e cada vez mais popular. Não será coincidência na aposta das várias marcas na mesma.

O "bloco de 500" é o adequado a uma motorização compatível com as limitações da carta A2.

E as 600-700 estão diminuir porque têm engordado para 750-800. Alguns casos 900.
A necessidade de cumprir emissões e ter motores capaz de oferecer potências pico interessantes e ao mesmo tempo "cheios" nos diferentes regimes tem levado a isso.

Talvez o erro tenha sido meu ao inicialmente avaliar este fórum . Escrevi o que escrevi por estar a pensar num 'fórum de motas'  mais generalizado/aberto, de paixão pelas motas, motores & afins , sem tantos constrangimentos nem contas de somar ou diminuir relativamente a consumos . O ter uma mota e 'andar de mota' ...'porque sim' , não no prisma da dona de casa que vai ao hipermercado e compra só os produtos da linha branca ou os que estão em saldo para assim gerir o orçamento familiar.

Epá... isso é um bocado redutor!

Naturalmente o que faz os forums são as pessoas.
E todas as pessoas são diferentes: Diferentes experiencias de vida. Diferentes formas de chegar ao mundo das motos. Diferentes formas de viver o motociclismo.

Tens outros forums nacionais com participantes mais da "velha guarda". Por aqui a maioria da malta aparentemente veio do mundo das scooters, muitos através da lei das 125 e naturalmente a utilização é menos emocional. Muitos ainda estão a descobrir que uma moto pode ser muito mais do que uma ferramenta de mobilidade onde se enquandram estes modelos.
Mas isso não torna o forum pior ou melhor. Tal como nada disto é regra.

...mas andar de moto para mim é um grande prazer e não uma obrigação diária...

Algo que se pode perfeitamente conciliar...

...é uma válvula de escape,...

Tipo isto?

Caso necessitasse de uma moto para o dia a dia, teria de ser mais racional na escolha e não numa moto com um motor com 98 CV

Não vejo onde os 98cv possam ser incómodo no dia-a-dia...
Tens imensas "all rounder" com muito mais do que isso que conseguem ser extremamente versáteis e ao mesmo tempo económicas.
E menos penosas de utilizar se o dia-a-dia incluir alguma auto-estrada!

Agosto 14, 2017, 14:28:10, 14:28
Responder #14

jmartins13

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Independentemente de marcas, amores, dimensões, pesos, chinezices ou japonezices. O segmento das 500cc andava um pouco esquecido, o que acho uma pena, pois ultimamente vemos uma data de marcas a apostar nas 300cc e nas 250cc, o que acho desperdício, pois gastam o mesmo que estas 500cc e tornam-se limitadas na versatilidade que uma moto de meio litro tem....cidade, utilitária, viagens, etc.

Espero que mais marcas vejam agora que é uma cilindrada boa de apostar.

Agosto 14, 2017, 14:39:33, 14:39
Responder #15

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
É bem possível que isso aconteça, até porque quem "salta" de uma 125cc e acabado de obter a carta Cat. A, olha para este tipo de cilindrada, dimensões, peso, consumos, custos de manutenção e facilidade de condução como suficientemente atractivos para uma compra.

Não quer dizer que outras cilindradas não o façam igualmente bem e com essas "facilidades" ou "conveniências", mas o custo também tem o seu peso conjugado com o restante... :)

Dalai Lama

Agosto 14, 2017, 15:40:31, 15:40
Responder #16

dfelix

• 5004
Independentemente de marcas, amores, dimensões, pesos, chinezices ou japonezices. O segmento das 500cc andava um pouco esquecido, o que acho uma pena, pois ultimamente vemos uma data de marcas a apostar nas 300cc e nas 250cc, o que acho desperdício, pois gastam o mesmo que estas 500cc e tornam-se limitadas na versatilidade que uma moto de meio litro tem....cidade, utilitária, viagens, etc.

As actuais 250-300cc estão a ocupar o segmento de mercado que noutros tempos foi o das 125cc a 2T.
Motos que tinham 20 a 35cv e que eram na maior parte dos casos a primeira aposta válida nos diferentes estilos.
Segmento esse que sim... andava um pouco esquecido devido ao desaparecimento desses tipos de motorização.

Já as 500cc sempre por cá andaram.
Mas perderam bastante mercado para outras propostas.
A Honda pode ter mantido a lendária CB500 sem grandes alterações com um sucesso de vendas relativo muito graças à imagem de fiabilidade...
Mas a concorrência evoluiu em Kawasakis ER6, Suzuki SVs e a própria Yamaha abandonou as amorfas FZ6 castradas para XJ6 em detrimento das MT07.

Agosto 14, 2017, 16:22:23, 16:22
Responder #17

APereira

• Visitante

Tens outros forums nacionais com participantes mais da "velha guarda". Por aqui a maioria da malta aparentemente veio do mundo das scooters, muitos através da lei das 125 e naturalmente a utilização é menos emocional. Muitos ainda estão a descobrir que uma moto pode ser muito mais do que uma ferramenta de mobilidade onde se enquandram estes modelos.
Mas isso não torna o forum pior ou melhor. Tal como nada disto é regra.

Pois ! Eu a experiência que tenho do 'antigamente' quando cheguei a estar inscrito em fóruns era no 'Motociclismo' no 'AutoHoje' e pouco mais . Não sei que outros foruns falas com essa malta que chamas 'velha guarda' , podes dar alguma dica ?

Por aqui sinto-me um pouco 'peixe fora d'água' , sinceramente ! E isto não é nada de pessoal para os users este fórum.
Já andei por aqui a navegar nos tópicos existentes e constato que há um user (Sapiens21) que vai injectando tópicos e mantendo o fórum a mexer e fora os proprietários das 500 X e NC ... o resto é um 'deserto' . Não há passeios marcados, tertúlias , relatos de viagens (excepto um único user , o TMaxer ) nada que ultrapasse o lado de lá do computador.
Também não antevejo existir malta com o mesmo tipo de motas e utilização que eu pretendo dar, nem tão pouco interessados em trocar ideias sobre esses segmentos , por isso ...  tal como diz o outro , 'gostei muito deste bocadinho, mas, ..."  vou ficar 'na sombra' do que se vai falando por aqui.

Tenho 49 anos, não me sinto velho, mas pelos vistos os meus interesses nas motas são iguais aos que chamas da 'velha guarda' !

p.s. já agora ,  o nome deste fórum engana ! Com este nome julgava que fosse de facto uma coisa abrangente mas é essencialmente (tal como disseste)  'a praia' dos que aproveitaram a lei das 125 e agora vêem nas 500 'o topo da carreira' , ..para mais tarde provavelmente voltarem de novo às scooters .
« Última modificação: Agosto 14, 2017, 16:33:07, 16:33 por APereira »

Agosto 14, 2017, 16:33:32, 16:33
Responder #18

pedroareias

• Visitante
???? Há quem não aprecie as NC... Também acho redutor, mas é malta pacífica e menos 'racing' do que os típicos motards.
Queres organizar algum passeio? Com 79kW não posso andar em corridas, mas podemos combinar um evento para quem gosta mais de motos maiores...

Agosto 14, 2017, 16:41:57, 16:41
Responder #19

APereira

• Visitante
Tens uma boa máquina Pedro Areias !  :nice:
Quem é que falou em corridas? Tu por teres uma 1.000 cc não és pacífico a andar ? Trocavas o prazer de pilotar a tua mota por um NC ou uma maxiscooter ? Acho que não ! E não trocavas pela razão de agora andares de mota a fazer corridas, quase de certeza que não é por isso .
Não trocavas porque de facto mesmo a 90 ou 100 kms/h o prazer de sentires o que 'levas entre as pernas' e a condução que daí retiras não é o mesmo se fosses a 90 ou 100 kms/h numa CB 500 X  ou numa NC , certo ??

Agosto 14, 2017, 17:01:38, 17:01
Responder #20

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Conheço quem tenha trocado a sua moto por uma boa maxiscooter. E não vejo onde esteja o mal..  :)

Mas percebo onde queres chegar. A sério que entendo essa razão.

Porém, nem tudo são upgrades e na verdade um downgrade faz-se quando se tem de fazer, ou as condições de vida mudam, ou por motivos profissionais e que "obrigam" a outro tipo de utilização. Enfim, existem "n" razões e nem precisa de haver também uma lógica rígida nessas opções.

Sou-te franco. Adoro boas motos e percebo o apelo que tens pelas mesmas. :)

Mas teremos de ver que cerca de €9.000 por uma moto (como o do tópico que criaste) não são alcançáveis por muitos portugueses e por essa razão não vês assim tantos membros aqui com motos de maior capacidade e enquadradas naquilo que presentemente procuras.

Outra razão diz respeito à juventude do fórum (em crescimento, mas ainda com poucos membros) e até a outras razões menos inteligíveis como o facto de nem toda a gente estar para dar uns bons milhares por uma moto e preferir aplicar de outra forma. E isso é perfeitamente legítimo. Cada um sabe do seu..

Eu até posso ter o meu dinheiro aplicado e saber muito bem que dá para comprar um Skyline GT-R, mas prefiro andar num carro mais modesto. É pá...são opções.  :nice:  :nice:

Dalai Lama

Agosto 14, 2017, 17:17:34, 17:17
Responder #21

pedroareias

• Visitante
Pois, Sapiens21. Há outras prioridades. Olha novas nunca mais. Este tópico suscitou a reflexão sobre o tal 'lixo'. Trocar poupanças por lixo não é muito sensato.
« Última modificação: Agosto 14, 2017, 17:24:48, 17:24 por pedroareias »

Agosto 14, 2017, 17:25:51, 17:25
Responder #22

dfelix

• 5004
Pois ! Eu a experiência que tenho do 'antigamente' quando cheguei a estar inscrito em fóruns era no 'Motociclismo' no 'AutoHoje' e pouco mais . Não sei que outros foruns falas com essa malta que chamas 'velha guarda' , podes dar alguma dica ?

Há uns 10 anos atrás surgiram forums monomarca e monomodelo para quase tudo o que existia...   :D
Os forums generalistas que haviam com o da Motociclismo, do MCV e Motonline entraram um pouco ao abandono ou foram abandonados pelos criadores e entraram em autogestão.
Depois as redes sociais e grupos de facebook deram conta do resto! Mataram praticamente tudo!

Dos que conheço, só perco o meu tempo aqui o CPMoto e no motonliners.pt

Epá... e quanto ao resto, nenhuma das minhas motos se pode considerar "escolha racional"!
Estou longe de fazer parte desta vaga "higiénica" que compra equipamento fluorescente para me sentir visível. E até já andei a destruir motos no autódromo...
Ainda assim, apesar das diferença, nunca me senti aqui (totalmente) 'peixe fora d'água'.  :)

Tal como não me imagino com uma NC ou maxiscooter... ainda assim reconheço os aspectos positivos que oferecem.
E a razao que leva determinados gajos optar pela economia e conforto é tão válida como a razão que leva outros a optarem pelo gozo que é sair dum semáforo de roda no ar a arrancar asfalto.  :nice:

« Última modificação: Agosto 14, 2017, 17:28:55, 17:28 por dfelix »

Agosto 14, 2017, 17:51:47, 17:51
Responder #23

APereira

• Visitante
Sapiens21,
quando li o nome deste fórum até pensei que ia encontrar muitos proprietários de maxi-trails GS's e por aí fora pois cruzo-me com motas destas praticamente todos os dias . Hoje em dia o crédito tá fácil e paga-se pouco mais de 100 euros por mês por motas destas, ou de outras .  Dar 8.500 ou 9.000 euros por uma mota (provavelmente em 2ª mão ) é coisa de 'remediado' , não vejo isso como um patamar 'à rico' .

Existem muitas motas em 2ª mão em bom estado (Deauville, CBR/X, Fazer, Hornet, Bandit, etc..) por metade desse valor que indiquei que pretendo investir . A questão não me parece que seja essa, é mesmo a do perfil da esmagadora maioria dos membros do Cp-Moto, e que já foi descrita pelo DFélix . Pessoal que não tem background do mundo das motas , que gosta de manter o punho sempre calminho , a fazer contas diárias a consumos, que pelos vistos vêem o pessoal das R como 'não pacíficos' , um grupo de malta que gosta de se manter só no seu cantinho , que não interage fora do computador , tudo muito certinho direitinho 'by the book' .

Ok ! tudo bem ! Eu também sou pai de família (tenho 3 filhos  rapazes e um deles até já tem uma CRF250 L ) , sou casado há  24 anos e tenho um cargo de alguma responsabilidade na empresa onde trabalho , sou 'certinho' , mas ... relativamente ao mundo das motas tenho uma abordagem e um interese que vai para além da relação 'na óptica do utilizador' sobretudo preocupados como fazer para que a mota consuma cada vez menos.

Também já me apercebi que não é um espaço que aceite bem outro tipo de 'perspectivas' acerca das motos ou de um modo mais descontraído e bem-humorado , o pessoal daqui 'resguarda-se' muito numa abordagem muito formal de modo a 'não dar confiança' . Este 'by the book'  parece-me pouco provável de proporcionar algumas amizades mais 'verdadeiras' pois a regra é 'manter a distância' e não 'baixar a guarda' .

Obrigado pela pachorra de me ler e trocar estas impressões comigo . Cumps.

Agosto 14, 2017, 18:20:44, 18:20
Responder #24

APereira

• Visitante

Há uns 10 anos atrás surgiram forums monomarca e monomodelo para quase tudo o que existia...   :D
Os forums generalistas que haviam com o da Motociclismo, do MCV e Motonline entraram um pouco ao abandono ou foram abandonados pelos criadores e entraram em autogestão.
Depois as redes sociais e grupos de facebook deram conta do resto! Mataram praticamente tudo!

Dos que conheço, só perco o meu tempo aqui o CPMoto e no motonliners.pt

Epá... e quanto ao resto, nenhuma das minhas motos se pode considerar "escolha racional"!
Estou longe de fazer parte desta vaga "higiénica" que compra equipamento fluorescente para me sentir visível. E até já andei a destruir motos no autódromo...
Ainda assim, apesar das diferença, nunca me senti aqui (totalmente) 'peixe fora d'água'.  :)

Tal como não me imagino com uma NC ou maxiscooter... ainda assim reconheço os aspectos positivos que oferecem.
E a razao que leva determinados gajos optar pela economia e conforto é tão válida como a razão que leva outros a optarem pelo gozo que é sair dum semáforo de roda no ar a arrancar asfalto.  :nice:

Obrigado pela dica desse 'motonliners' ! Vou pesquisar .

'nem tanto ao mar, nem tanto à terra', eu já não me lembro da última vez que levantei a roda da frente (acho que só o fiz na minha DT quando tinha 17 anos)  só que eu se viesse de uma 125 e procurasse curtir mais o pilotar uma mota de média cilindrada , iria procurar uma Bandit ou uma Hornet em detrimento de uma CB500 X (embora ache razoável que se escolha para se iniciar e andar um par de anos a 'desemburrar') . A ideia que fico destas CB 500 x e do pessoal que as anda a comprar é que são o avatar do séc.XXI para o mesmo tipo de  'kotas' que no séc. XX andavam de scooter nas vilas e aldeias : 'duas rodas' mansinhas, confortáveizinhas, poupadinhas, levezinhas, equilibradinhas, só que em vez daquela grelha em alumínio agora coloca-se mala traseira :tornarseanjinho:
Estou a falar assim mas quem sabe se daqui a 20 anos não tenho uma idêntica !  :D

Agosto 14, 2017, 18:22:40, 18:22
Responder #25

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Sapiens21,
quando li o nome deste fórum até pensei que ia encontrar muitos proprietários de maxi-trails GS's e por aí fora pois cruzo-me com motas destas praticamente todos os dias . Hoje em dia o crédito tá fácil e paga-se pouco mais de 100 euros por mês por motas destas, ou de outras .  Dar 8.500 ou 9.000 euros por uma mota (provavelmente em 2ª mão ) é coisa de 'remediado' , não vejo isso como um patamar 'à rico' .
 (....)

Nem eu disse que se trata de um patamar "à rico".  :)
Referi-me na verdade até de forma bastante directa à dificuldade da maioria dos portugueses em aplicar um determinado valor num motociclo (mesmo com recurso a crédito), assim como por razões transversais à sua vida...isto sem esquecer a juventude de um fórum que tem (ainda) poucos membros.
Sobre a actividade de 90% dos mesmos seria outra questão diferente, mas tudo isto junto leva a que possivelmente não encontres assim tantos membros com quem possas trocar algumas ideias sobre modelos que te interessem.

Se queres que te diga, a malta das elétricas também tem razões de queixa, pois o fórum é-lhes igualmente direcionado (ou pelo menos aceita todo o tipo de temas) e contam-se pelos dedos os tópicos que abordem os motociclos movidos com essa energia. :D

Dando tempo ao tempo os temas vão sendo trazidos.  :) E sim, concordo que exista falta de mais eventos/encontros e de um sair um pouco mais do lado virtual.

(....)
Obrigado pela pachorra de me ler e trocar estas impressões comigo . Cumps.

É o que se faz num fórum. Não há razões para agradecimentos por algo que está na base do funcionamento "da coisa".  :)

É um prazer discutir qualquer assunto, coincidente ou não com a nossa visão do assunto. :nice:

Lamento que o fórum não corresponda (ou pelo menos não se aproxime) àquilo que pretendias aqui encontrar.

Dalai Lama

Agosto 14, 2017, 18:42:48, 18:42
Responder #26

rodrigues

• Visitante
Aproveitam qualquer cantinho para discutirem assuntos que nada têm a ver com o tópico, já começa a ficar cansativo.

Então,... e do comparativo não se fala ?

Agosto 14, 2017, 18:50:27, 18:50
Responder #27

rodrigues

• Visitante

'nem tanto ao mar, nem tanto à terra', eu já não me lembro da última vez que levantei a roda da frente (acho que só o fiz na minha DT quando tinha 17 anos)  só que eu se viesse de uma 125 e procurasse curtir mais o pilotar uma mota de média cilindrada , iria procurar uma Bandit ou uma Hornet em detrimento de uma CB500 X (embora ache razoável que se escolha para se iniciar e andar um par de anos a 'desemburrar') . A ideia que fico destas CB 500 x e do pessoal que as anda a comprar é que são o avatar do séc.XXI para o mesmo tipo de  'kotas' que no séc. XX andavam de scooter nas vilas e aldeias : 'duas rodas' mansinhas, confortáveizinhas, poupadinhas, levezinhas, equilibradinhas, só que em vez daquela grelha em alumínio agora coloca-se mala traseira :tornarseanjinho:
Estou a falar assim mas quem sabe se daqui a 20 anos não tenho uma idêntica !  :D

Leio cada parvoíce  :napodeser:

Quem fala assim desconhece por completo a CB500X, ou será antes inveja por ver tanta satisfação em todos os fóruns por esse mundo fora ?
« Última modificação: Agosto 14, 2017, 19:00:23, 19:00 por rodrigues »

Agosto 14, 2017, 19:05:12, 19:05
Responder #28

rodrigues

• Visitante
Sapiens21,

Existem muitas motas em 2ª mão em bom estado (Deauville, CBR/X, Fazer, Hornet, Bandit, etc..) por metade desse valor que indiquei que pretendo investir .

Encontras alguma CB500X ?  :nempenses:

Agosto 14, 2017, 19:31:30, 19:31
Responder #29

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Bem relativamente ao comparativo que é para se falar disso que este tópico foi criado sinceramente a Benelli é uma moto muito bonita e de certeza que fora de Estrada terá um comportamento muito melhor derivado aquela suspensão dianteira que impressiona pelo seu diâmetro. O motor Honda tem provas mais que dadas pela sua fiabilidade coisa que não sabemos ainda acerca da Benelli, o que não quer dizer que não o seja, mas são duas boas opções a ter em conta mas vai muito da decisão de cada um. Eu só posso falar com certezas acerca da CB que é muito divertida de se conduzir.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Agosto 14, 2017, 19:52:26, 19:52
Responder #30

APereira

• Visitante
Sapiens21,

Existem muitas motas em 2ª mão em bom estado (Deauville, CBR/X, Fazer, Hornet, Bandit, etc..) por metade desse valor que indiquei que pretendo investir .

Não procurei muito mas num minuto apareceu-me logo esta
https://www.olx.pt/anuncio/honda-cb500x-IDAC6T7.html#91ca8f32b3http://

Mas qual é a lógica desse seu racíocinio companheiro? Vejo muitas GS á venda , quer dizer que não prestam ?
Não leve estes meus comentários 'a peito' , já vi que o Rodrigues é uma das bandeiras da CB500 X neste fórum , mas 'das duas uma' ou é ainda um moço novo que não experimentou muitas motas ou já é alguém mais 'maduro' que entrou na fase das 'sopas e descanso' .
Ou então trata-se apenas de mais um dos tais ex-scooteristas que foram aqui retratados pelo DFélix  que julgam agora ter na 500X ou na TRK ' a mota de sonho' para quem anda em duas rodas .
Não se chateei comigo pois já vi que por estas bandas eu iria ganhar muitos 'amigos' como o Rodrigues e vou-me remeter ao silêncio .
Aliás , até acho a 500 X uma mota muito 'jeitosa' , mas nunca digna de destaque Premium como é por aqui , o que por si só já dá vontade de desmistificar de uma forma com mais impacto , como por exemplo dizer que aquilo pouco mais é que uma mota a pilhas (48 cv ??? ) !  :D

Agosto 14, 2017, 20:17:32, 20:17
Responder #31

rodrigues

• Visitante
Sapiens21,

Não procurei muito mas num minuto apareceu-me logo esta
https://www.olx.pt/anuncio/honda-cb500x-IDAC6T7.html#91ca8f32b3http://

Mas qual é a lógica desse seu racíocinio companheiro? Vejo muitas GS á venda , quer dizer que não prestam ?
Não leve estes meus comentários 'a peito' , já vi que o Rodrigues é uma das bandeiras da CB500 X neste fórum , mas 'das duas uma' ou é ainda um moço novo que não experimentou muitas motas ou já é alguém mais 'maduro' que entrou na fase das 'sopas e descanso' .
Ou então trata-se apenas de mais um dos tais ex-scooteristas que foram aqui retratados pelo DFélix  que julgam agora ter na 500X ou na TRK ' a mota de sonho' para quem anda em duas rodas .
Não se chateei comigo pois já vi que por estas bandas eu iria ganhar muitos 'amigos' como o Rodrigues e vou-me remeter ao silêncio .
Aliás , até acho a 500 X uma mota muito 'jeitosa' , mas nunca digna de destaque Premium como é por aqui , o que por si só já dá vontade de desmistificar de uma forma com mais impacto , como por exemplo dizer que aquilo pouco mais é que uma mota a pilhas (48 cv ??? ) !  :D

Não julgue quem não conhece.

Está muito enganado a meu respeito, sou um velhote de 63 anos que já conhece as motas e desde os 18 e já andei em RR, Rs e toda a sigla de motas de machos que se julgam mais motards por estarem em cima de mais cavalos.

Passei 7 anos no Autódromo do Estoril a ajudar Mecânicos e construtores de carenagens em fibra de vidro, e convivi de perto com as Superbikes, naquela altura a prova rainha eram as 500, daí a minha paixão por esta cilindrada.

Encontrou uma CB500X ? veja novamente daqui a uns dias e confirme se ainda lá está.

Não só andei em todo o tipo de motas como as sei arranjar, inclusive alguns amigos que foram para o Ultramar deixavam as motas ao meu cuidado.

Não sou apenas mais um que veio das 125, já andava em todas as cilindradas mesmo sem carta, sim também já fui um jovem irreverente e com a adrenalina nas veias.

Sim é verdade que cheguei à idade das sopas e descanso e a CB500X chega-me perfeitamente, no entanto muitos jovens não se atrevem a andar pelo país sozinho como eu faço.

Não sou bandeira de marca nenhuma, o meu DB é o mais lido porque sou o mais dinâmico e preencho com mecânica no intuito de ajudar os companheiros que a possuem.

Nunca disse aqui mal de nenhuma mota, sempre respeitei todos os conceitos, ouve falar muito da CB500X ?  temos pena pois a partir de agora vai ouvir muito mais.

Agosto 14, 2017, 20:47:23, 20:47
Responder #32

rodrigues

• Visitante
Falando sobre o comparativo, sei que vou levar porrada mas tenho de ser sincero como sempre fui,...

Não falo da qualidade porque ainda é cedo e nem andei nela mas não gosto daquele enorme bico de pato na TRK, se retirarem aqueles plásticos todos passa de XXL a L.

Vejo muito tubos de ferro o que não é para o meu gosto.

É a minha opinião, podem martelar á vontade  :toma:

Agosto 14, 2017, 21:45:46, 21:45
Responder #33

Black

• Visitante
Então o amigo Rodrigues concorda quando digo que é uma mota do faz de conta! ;)

Agosto 14, 2017, 21:50:24, 21:50
Responder #34

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Qual delas....? :D

Ou há uma que faz mais de conta que outra?

Dalai Lama

Agosto 14, 2017, 22:10:05, 22:10
Responder #35

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Sinceramente penso que andamos muito off-topic num espaço para falar da 500X e da TRK, até já deu para catalogar o tipo de ingénuos/desistentes que por aqui passeiam. Nem vou comentar a douta palestra sobre o perfil de membro do CPMoto nem da ardilosa forma como um grupo de malfeitores usou o termo motociclismo para enganar o incauto navegador da net que procura um sítio onde possa encontrar homens feios porcos e maus que se agrupem em torno dos ideais do motociclismo conforme eram dantes (?!?)
Sobre este tópico reconheço que continua a suscitar paixões pro 500X e pro TRK, penso que cada uma tem os seus argumentos. Nada demais, um fórum é mesmo isso, falar de um tema. Falou-se muito da GS noutro tópico, qualquer dia fala-se de outro modelo. A vida segue.

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 14, 2017, 22:21:54, 22:21
Responder #36

APereira

• Visitante

Sinceramente penso que andamos muito off-topic num espaço para falar da 500X e da TRK, até já deu para catalogar o tipo de ingénuos/desistentes que por aqui passeiam. Nem vou comentar a douta palestra sobre o perfil de membro do CPMoto nem da ardilosa forma como um grupo de malfeitores usou o termo motociclismo para enganar o incauto navegador da net que procura um sítio onde possa encontrar homens feios porcos e maus que se agrupem em torno dos ideais do motociclismo conforme eram dantes (?!?)

Ok ok , já vi que não há meio-termo . Ou somos pacíficos cidadãos da nova vaga de 'aderentes ás motas' ou somos feios, porcos e maus do motociclismo de antigamente . Eu não me revejo nuns nem noutros , devo ser então uma 'ave rara' no fórum CP-Moto  :viufantasma:

Agosto 14, 2017, 22:31:22, 22:31
Responder #37

Black

• Visitante
Eu só me revejo nos feios porque nunca fui bonito.
Mau!?
Nem por isso.
Porco?
Sim, por favor!
Uma boa trilha de monte, lama, chafurdar e chegar a casa cor café com leite!

Coisa completamente impossível de fazer com estas motas do comparativo.
Se tivesse que escolher, talvez a CB, para o meu dia a dia.
Afinal de contas, é a que faz menos de conta.
Normalmente premeio a honestidade.

Agosto 14, 2017, 22:38:38, 22:38
Responder #38

rodrigues

• Visitante
Então o amigo Rodrigues concorda quando digo que é uma mota do faz de conta! ;)

Não iria por aí, a TRK acabou de nascer com mais kilos do que devia, não quer dizer que vá ser um gigante mas merece o benefício da dúvida, por enquanto.

Concordar ou não é muito relativo e um risco em fóruns poderá parecer que se formam grupos que se defendem uns aos outros.

Eu serei sempre imparcial e solitário mas minhas opiniões.

Agosto 14, 2017, 22:52:10, 22:52
Responder #39

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Discos....

Afinal como é??

Duplo disco de travagem na frente, neste caso concreto, trava ou não melhor do que um só disco?
Eis a questão que o vídeo aparentemente parece ter dado resposta.

No entanto preferia que tivessem mesmo mostrado o teste, ao invés de simplesmente dizerem o resultado.  :-\

E poderá tratar-se apenas de uma questão de correcta afinação, com a possibilidade de ser corrigida de fábrica em futuras unidades. Digo eu...

Dalai Lama

Agosto 14, 2017, 23:10:56, 23:10
Responder #40

rodrigues

• Visitante
Duplo disco só é bom para equilibrar a pressão nos dois lados da roda porque para efeitos de travagem propriamente dita depende sobretudo da qualidade do disco e das pastilhas.

Só nos primeiros kms senti algum amortecimento na travagem, a partir do momento em que as pastilhas acamaram até tenho receio de dar um pinote.

Agosto 14, 2017, 23:26:15, 23:26
Responder #41

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Duplo disco só é bom para equilibrar a pressão nos dois lados da roda porque para efeitos de travagem propriamente dita depende sobretudo da qualidade do disco e das pastilhas.

Só nos primeiros kms senti algum amortecimento na travagem, a partir do momento em que as pastilhas acamaram até tenho receio de dar um pinote.

É vdd a travagem á frente foi mais fraca só nos primeiros kms depois até com um dedo chegar para travar.... atrás é que está a demorar mais....
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Agosto 14, 2017, 23:32:46, 23:32
Responder #42

rodrigues

• Visitante

É vdd a travagem á frente foi mais fraca só nos primeiros kms depois até com um dedo chegar para travar.... atrás é que está a demorar mais....

Até é bom que atrás trave menos, é mais seguro nas curvas.

O que trava uma mota é o travão da frente, o traseiro é um ajudante.

Agosto 14, 2017, 23:46:09, 23:46
Responder #43

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Apereira  :nice:

O offtopic foi extremamente lúcido e acertado.

Tirando o dfelix que tem um excelente conhecimento, tirando um ou outro membro somos todos relativamente verdinhos nas 2 rodas.

O forum ainda é recente como disse o Sapiens, mas... Tem ultimamente ganho algum momento.

Não desista já...  :convivio:  :convivio:

Ps: o raio do golo só saiu a saca rolhas  :zangadoplus:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 15, 2017, 00:06:15, 00:06
Responder #44

Black

• Visitante

Fartei-me de rir Rodrigues.
Os dois discos não equilibram desgaste nenhum migo.
De fosse assim, os pneus traseiros andavam sempre mais lambidos do lado direito do que o esquerdo.
Os dois discos servem essencialmente para aumentar a superfície de atrito, contribuindo assim para um aumento significativo da potência de.travagem.
Mas esta potência é relativa, pois depende da capacidade de atrito das pastilhas vs disco, da quantidade de émbolos que apertam as pastilhas contra o disco e da pressão vs progressividade que a bomba é capaz de gerar.

Neste caso a Benelli pode ter mais superfície de atrito, mas ao que parece, o conjunto discos, pastilhas, bomba e émbolos não é tão efectivo como o da CB.

Agosto 15, 2017, 00:18:56, 00:18
Responder #45

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O Capa Negra tem razão.

Completo só o post dele acrescentando de que o setup de 2 discos tem melhor arrefecimento e que em termos de peso e massa representa uma desvantagem de 2 formas: Mais massa não suspensa, ou seja mais inércia para dar trabalho a suspensão e maior inércia giroscopica
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 15, 2017, 07:18:33, 07:18
Responder #46

dfelix

• 5004
Quem fala assim desconhece por completo a CB500X, ou será antes inveja por ver tanta satisfação em todos os fóruns por esse mundo fora ?

Caro rodrigues,

A CB500 é a "escola" de uma geração.  :D
Quem tirou a carta nos 90 muito provavelmente o fez numa CB500.
Também muito provavelmente a teve como primeira moto. Pois foi durante muito tempo opção recomendada, sobretudo numa altura que as motos com 600cc ou mais, mordiam.
Naturalmente a CB500(Y) teve de ser actualizada e evoluiu na CB500F.
E a CB500X é o mesmo prato com outra apresentação.
Uma versão que segue esta recente recente tendência das pseudo-adventure de estrada com calça arregaçada.

Nada disto retira competência à moto.  :nice:
As CB500* sempre foram motos honestas e têm no seu legado a imagem de "tanque de guerra" devido á recorrente utilização em escolas de condução e estafetas.

Se para muitos é máquina que chega... isso é outra história.
Na sua essência é uma utilitária para uso urbano. Permite mais do que isso é certo... mas não quer dizer que seja a sua praia.

Duplo disco de travagem na frente, neste caso concreto, trava ou não melhor do que um só disco?

O capa negra e o tmaxer já disseram praticamente tudo.
Dois discos permite duplicar a superficie de contacto e portanto duplicar o poder de travagem, com a desvantagem do aumento de peso.

Porém, é a qualidade do conjunto pinça+disco+pastilhas que define o poder de cada uma das duas unidades.
Não ignorando a qualidade da bomba e das linhas.

Dou-te um exemplo prático:

A Ducati Scrambler só tem um disco à frente.
Mas é o mesmo 330mm mordido por uma pinça radial M50 de 4 embolos que usam em duplo na Panigale.
Tubo em malha de aço.

A CB500X também tem um só um disco à frente.
O mesmo 320mm mordido por uma pinça convencional de 2 embolos que usam em duplo na CB650F.
Tubo em borracha.

Dois sistemas que usam apenas um disco... mas mundos completamente diferentes!

A TRK pelas specs parece-me bastante bem servida.
Dois discos 320mm com pinças radiais de 4 embolos. Tubos em malha de aço.
Pelas fotos o equipamento não tem mau aspecto. Seja produzido por terceiros ou clone chinês da brembo...pelo menos parecem ter se esforçado em copiar algo bom.
Diria que a TRK só adopta este conjunto porque lhes sai mais em conta usar o que já têm em stock das BN600 do que produzir algo só para ela...

Agosto 15, 2017, 07:49:32, 07:49
Responder #47

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Dois discos permite duplicar a superficie de contacto e portanto duplicar o poder de travagem, com a desvantagem do aumento de peso.

Porém, é a qualidade do conjunto pinça+disco+pastilhas que define o poder de cada uma das duas unidades.
Não ignorando a qualidade da bomba e das linhas.(....)

Neste caso a duplicação do poder de travagem (ou suposta capacidade para o fazer), estará assim totalmente desaproveitada por um conjunto que se mostra esteticamente mais poderoso, assim como igualmente ditam as specs do conjunto de travagem no papel...mas não na prática.
De outra forma custa a entender como acaba por resultar numa travagem (em metros), igual àquela que faz uso de apenas 1 disco à frente.

(....)A TRK pelas specs parece-me bastante bem servida.
(....)

Pois parece...pois parece!

E por essa razão tinha colocado de forma ardilosa a questão de retórica que fiz uso mais acima quanto a dois discos travarem ou não melhor do que um só. :)

Neste caso será uma questão que acredito venha a ser resolvida em futuras unidades da TRK, pois o setting de travagem deve estar a ser (muito) mal aproveitado e com uma "mordedura" de pinças ineficaz para o seu real potencial.

Dalai Lama

Agosto 15, 2017, 08:13:28, 08:13
Responder #48

dfelix

• 5004
Não me pareceu que tivessem criticado assim tanto a travagem..
Referiram que tacto é diferente, sendo na Honda mais progressiva e a Benelli inicialmente mais esponjoso.

Daí a ser um "problema" a resolver...
Sendo o equipamento o mesmo das BN600, acho estranho apenas ser problema para as TRK!

ah... e duplicar o poder de travagem não implica reduzir a distancia percorrida para metade.  :D
(além de que envolve outras características, nomeadamente os pneus)
« Última modificação: Agosto 15, 2017, 08:17:07, 08:17 por dfelix »

Agosto 15, 2017, 08:34:32, 08:34
Responder #49

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Vejamos então novamente a afirmação lançada mais atrás... :)

(....)Dois discos permite duplicar a superficie de contacto e portanto duplicar o poder de travagem, com a desvantagem do aumento de peso.
(...)

Muito bem...
Ainda que o "duplicar do poder de travagem" tenha de ser lido de forma concreta. Não se trata de uma paragem/imobilização em metade dos metros, mas uma capacidade em conseguir reduzi-los e de forma mais consistente ao longo das solicitações. Veja-se a título de exemplo o caso do single disc VS double disc das CB500 e CB650... :)  E testei esta última há apenas uma semana. Tenho "fresco" o valor de uma e outra nesse campo.

Voltando ao tema...
Neste caso da TRK esse "duplo poder" verifica-se na prática??

(....)Porém, é a qualidade do conjunto pinça+disco+pastilhas que define o poder de cada uma das duas unidades.
Não ignorando a qualidade da bomba e das linhas.

(....)

Ora aí está...é isso mesmo. E concordo.

A qualidade e aqui a estranheza decorrente da ineficácia.
Assim sendo e mostrando-se mais "limitado" do que seria suposto face ao seu potencial (no papel), parece-me algo que pode e deve ser rectificado.

Não falei em "problema". Essa palavra utilizaste-a tu. :)
Falei em ineficácia face àquilo que o sistema de travagem seria suposto conseguir fazer.
O ser esponjoso no tacto, é uma parte. Outra poderá até passar pela qualidade do fluído de travagem ou das próprias pastilhas e a sua qualidade.
« Última modificação: Agosto 15, 2017, 08:55:51, 08:55 por Sapiens21 »

Dalai Lama