Autor Tópico: Comparativo em vídeo: Benelli TRK 502 VS Honda CB500X  (Lida 34969 vezes)

Agosto 15, 2017, 08:37:48, 08:37
Responder #50

rodrigues

• Visitante
Será que neste fórum quem tem motas de 48 cv não tem direito a orgulhar-se da sua mota.?

O motor da Cb500x é completamente novo, não tem nada a ver com as CB das escolas.

Pelo menos eu digo bom dia a todos, no Domingo parei na Ericeira ao lado de 3 RR e ninguém respondeu.

Agosto 15, 2017, 09:01:05, 09:01
Responder #51

rodrigues

• Visitante
Duplo disco só é bom para equilibrar a pressão nos dois lados da roda porque para efeitos de travagem propriamente dita depende sobretudo da qualidade do disco e das pastilhas.

Fartei-me de rir Rodrigues.
Os dois discos não equilibram desgaste nenhum migo.
De fosse assim, os pneus traseiros andavam sempre mais lambidos do lado direito do que o esquerdo.
Os dois discos servem essencialmente para aumentar a superfície de atrito, contribuindo assim para um aumento significativo da potência de.travagem.
Mas esta potência é relativa, pois depende da capacidade de atrito das pastilhas vs disco, da quantidade de émbolos que apertam as pastilhas contra o disco e da pressão vs progressividade que a bomba é capaz de gerar.

Neste caso a Benelli pode ter mais superfície de atrito, mas ao que parece, o conjunto discos, pastilhas, bomba e émbolos não é tão efectivo como o da CB.

Quem é que falou em desgaste migo ?

Eu referia-me à torção direcional na travagem devido a morder só de um lado

Motas pesadas requerem dois discos não só pelo poder de travagem mas também para equilibrar a fricção nos dois lados da roda.

Ainda não estou demente migo, sei do que falo  ;)

Agosto 15, 2017, 09:10:15, 09:10
Responder #52

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
O motor da Cb500x é completamente novo, não tem nada a ver com as CB das escolas.
(....)

A bem da verdade e mesmo sendo de facto "novo", a verdade é que esta família de 500 da Honda surgiu em finais de 2012, com as vendas a iniciarem-se logo de seguida. São pelo menos 5 anos..senão 6 se tivermos em conta o desenvolvimento e teste da sua base mecânica.

Sim, é algo mais do que testado e isso é bom.  :nice:
Mas novo....só relativamente às antigas CB, pois este bloco acaba por ter já uns 6 aninhos no activo.

Se dá conta do recado??
Creio que sim... Os proprietários da máquina parecem satisfeitos. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 15, 2017, 09:10:35, 09:10
Responder #53

rodrigues

• Visitante
Referem-se muitas vezes á CB500x como sendo uma mota essencialmente urbana, pois eu raramente a uso em cidade mas sim em viagens por esse País fora e nunca se queixou, nem eu.

Têm de deixar para o lixo a mania que só as 1200 servem para estradistas e as 500 são apenas motas de brincar ou para irem comprar pão, pois eu conheço quem tenha Pan European e nunca vai para longe de casa mais de 100 kms, anda quase sempre á beira mar a pavonear-se e parar em esplanadas só para mostrar o motão.

Têm de mudar o nome do Fórum para "Clube Português de Motociclismo para mais de 200 cv."

Agosto 15, 2017, 09:12:50, 09:12
Responder #54

rodrigues

• Visitante
(....)
(....)

A bem da verdade e mesmo sendo de facto "novo", a verdade é que esta família de 500 da Honda surgiu em finais de 2012, com as vendas a iniciarem-se logo de seguida. São pelo menos 5 anos..senão 6 se tivermos em conta o desenvolvimento e teste da sua base mecânica.

Sim, é algo mais do que testado e isso é bom.  :nice:
Mas novo....só relativamente às antigas CB, pois este bloco acaba por ter já uns 6 aninhos no activo.

Se dá conta do recado??
Creio que sim... Os proprietários da máquina parecem satisfeitos. :)

Amigo Isaac, eu referia-me a novo e não recém nascido,....será que eu ando a escrever em chinês  :lolol:

Bom,...vou ali e já venho  :chopper:
« Última modificação: Agosto 15, 2017, 09:15:36, 09:15 por rodrigues »

Agosto 15, 2017, 09:17:29, 09:17
Responder #55

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
E eu referi-me a "novo" face à anterior CB500.
Creio ter escrito em bom português e explicando a altura do seu aparecimento. :)

Não estava a criticar, apenas a contextualizar no tempo o aparecimento deste bloco.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 15, 2017, 11:19:02, 11:19
Responder #56

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Rodrigues:
Acho que não há inveja da Cb, nem vejo lógica nisso, no entanto cada vez que se escreve Trk, há quem se respigue.

A cb500 dos anos 90 é uma moto que conheço bastante bem, fiz muitos kms numa, enquanto estafeta durante 5 anos. 374 mil e mais alguns para ser mais preciso. É ym motor do aço, sem dúvida! No entanto, a cb500x, não me convenceu, acho-a acanhada para os meus 1.83m e demasiado leve com um centro e gravidade denasiado alto. Mas a qualidade e durabilidade está lá.

A Trk veio intruduzir outros "luxos" na classe independentemente de ser uma moto com qualidade/durabilidade ou não, veio trazer coisas, que acho que ganha pontos à cb:

1. Porte e estabilidade com a manobrabilidade q.b.
2  Maior autonomia
3. Ciclística muito superior de onde se destacam o quadro em treliça, bainhas 51mm, mais conforto e envolvência com a máquina, travões ( ok, pelos vistos estão mal aproveitados). Excelente protecção aerodinâmica.
4. Mais equipamento por menos preço.

Agosto 15, 2017, 11:37:20, 11:37
Responder #57

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Maior autonomia e ciclística muito superior é que me fazes torcer o nariz. De resto, aceita-se sim senhor. :nice:

Na CB nem chegou a 4L aos 100kms em teste...
Na TRK foram ainda mais vagos e falaram entre 4L e 6L para o mesmo ritmo.

Não é que seja motivo para vincar o que quer que seja, mas tocaste no assunto da autonomia e só tu o podes ver dessa forma e pensar que o acréscimo de Litros faz no final alguma milagrosa diferença.

Quanto a ciclística muito superior, faltam aí argumentos... :). Se falares de conforto em concreto (que é diferente), aí sim teremos ouvido o mesmo.

A protecção da TRK de série parece também levar pontos. :nice:

Em matéria de suspensão, o setting da TRK parece direcionado para conforto e a da CB para eficácia em curva e mais voltado para um desempenho desportivo. São diferentes abordagens e cada cliente gostará mais de uma ou outra. Não vejo aqui uma melhor que a outra neste campo...são settings diferentes.

Faltou falarem da transmissão...

Faltou falar da iluminação de série e da sua eficácia...

Mas pronto, já se abordaram algumas coisas. :)

Dalai Lama

Agosto 15, 2017, 11:46:53, 11:46
Responder #58

Black

• Visitante
Duplo disco só é bom para equilibrar a pressão nos dois lados da roda porque para efeitos de travagem propriamente dita depende sobretudo da qualidade do disco e das pastilhas.

Fartei-me de rir Rodrigues.
Os dois discos não equilibram desgaste nenhum migo.
De fosse assim, os pneus traseiros andavam sempre mais lambidos do lado direito do que o esquerdo.
Os dois discos servem essencialmente para aumentar a superfície de atrito, contribuindo assim para um aumento significativo da potência de.travagem.
Mas esta potência é relativa, pois depende da capacidade de atrito das pastilhas vs disco, da quantidade de émbolos que apertam as pastilhas contra o disco e da pressão vs progressividade que a bomba é capaz de gerar.

Neste caso a Benelli pode ter mais superfície de atrito, mas ao que parece, o conjunto discos, pastilhas, bomba e émbolos não é tão efectivo como o da CB.

Quem é que falou em desgaste migo ?

Eu referia-me à torção direcional na travagem devido a morder só de um lado

Motas pesadas requerem dois discos não só pelo poder de travagem mas também para equilibrar a fricção nos dois lados da roda.

Ainda não estou demente migo, sei do que falo  ;)

Amigo Rodrigues tenha piedad do meu diafragma.

A força de travagem, numa moto, inside sobre a roda dianteira e sobre a roda traseira, ou sobre ambas.
A existência de um ou mais discos num roda não tem qualquer força torcional nem nada do que a sua experiência lhe pode aconselhar.
A sua CB500X foge para a esquerda (tendo como base essa hipotética força torcional) quando actua sobre o travão dianteiro?
E quando trava com o traseiro?
Também se torce para a direita?

Uma mota não é um carro em que para se manter estável a potência de travagem deve ser distribuída pelas rodas de forma proporcional.

Até me admira que tenha de dizer isto à um companheiro que acumula tanta experiência neste mundo....

Agosto 15, 2017, 12:16:10, 12:16
Responder #59

rodrigues

• Visitante

Amigo Rodrigues tenha piedad do meu diafragma.

A força de travagem, numa moto, inside sobre a roda dianteira e sobre a roda traseira, ou sobre ambas.
A existência de um ou mais discos num roda não tem qualquer força torcional nem nada do que a sua experiência lhe pode aconselhar.
A sua CB500X foge para a esquerda (tendo como base essa hipotética força torcional) quando actua sobre o travão dianteiro?
E quando trava com o traseiro?
Também se torce para a direita?

Uma mota não é um carro em que para se manter estável a potência de travagem deve ser distribuída pelas rodas de forma proporcional.

Até me admira que tenha de dizer isto à um companheiro que acumula tanta experiência neste mundo....

Eu até fui respirar um pouco de iodo do mar para ter forças para aturar esta malta  :napodeser:

Atão a roda traseira é direcional ? claro que não torce !!!!

"Migo" Capa Negra, estamos a falar de física e não de conhecimento de motas, quer apostar que se travar com força o travão dianteiro mas sem a mão esquerda no guiador vai sentir uma ligeira torção para a direita ? no caso na CB500X que tem disco do lado direito.

Não se trata de defeito mas sim de Física Mecânica (só para que saibas, fui o melhor aluno nessa disciplina ) ::P:

Experiência com a CB500X tenho eu !...

Ai, ai, a paciência que é preciso com esta gente, ainda bem que fui encher o peito de ar fresco

PS; as melhoras para o teu diafragma  :cool:
« Última modificação: Agosto 15, 2017, 12:22:11, 12:22 por rodrigues »

Agosto 15, 2017, 12:22:42, 12:22
Responder #60

Black

• Visitante
Sou melhor a andar de mota que a escrever.
Vou andar de mota!

Agosto 15, 2017, 12:24:05, 12:24
Responder #61

rodrigues

• Visitante
Rodrigues:
Acho que não há inveja da Cb, nem vejo lógica nisso, no entanto cada vez que se escreve Trk, há quem se respigue.

A cb500 dos anos 90 é uma moto que conheço bastante bem, fiz muitos kms numa, enquanto estafeta durante 5 anos. 374 mil e mais alguns para ser mais preciso. É ym motor do aço, sem dúvida! No entanto, a cb500x, não me convenceu, acho-a acanhada para os meus 1.83m e demasiado leve com um centro e gravidade denasiado alto. Mas a qualidade e durabilidade está lá.

A Trk veio intruduzir outros "luxos" na classe independentemente de ser uma moto com qualidade/durabilidade ou não, veio trazer coisas, que acho que ganha pontos à cb:

1. Porte e estabilidade com a manobrabilidade q.b.
2  Maior autonomia
3. Ciclística muito superior de onde se destacam o quadro em treliça, bainhas 51mm, mais conforto e envolvência com a máquina, travões ( ok, pelos vistos estão mal aproveitados). Excelente protecção aerodinâmica.
4. Mais equipamento por menos preço.

Faxavôr faz copy past de um post meu a dizer mal da TRK e coloca aqui, não me ponhas no mesmo barco que já está cheio.

O não gostar de um ou outro pormenor é apenas uma questão de gosto e não de crítica.
« Última modificação: Agosto 15, 2017, 12:26:55, 12:26 por rodrigues »

Agosto 15, 2017, 12:24:37, 12:24
Responder #62

rodrigues

• Visitante
Sou melhor a andar de mota que a escrever.
Vou andar de mota!

Foi o que eu fiz  :lolol: :lolol:

:convivio:

Agosto 15, 2017, 12:32:31, 12:32
Responder #63

pedroareias

• Visitante
A área de contacto, de acordo com o modelo de Amontons-Coulomb, não afecta a força de atrito. A redundância de discos penso que terá como objectivo o equilíbrio e o controle. Obviamente a assimetria torce a direcção. Pode é ser imperceptível.

Agosto 15, 2017, 12:36:53, 12:36
Responder #64

rodrigues

• Visitante
A área de contacto, de acordo com o modelo de Amontons-Coulomb, não afecta a força de atrito. A redundância de discos penso que terá como objectivo o equilíbrio e o controle. Obviamente a assimetria torce a direcção. Pode é ser imperceptível.

Falou quem sabe,...obviamente que ainda não caí nem se nota quase nada mas a torção está lá, em guiadores largos nota-se mais.

Agosto 15, 2017, 12:39:22, 12:39
Responder #65

jmartins13

• 954
Maior autonomia e ciclística muito superior é que me fazes torcer o nariz. De resto, aceita-se sim senhor. :nice:

Na CB nem chegou a 4L aos 100kms em teste...
Na TRK foram ainda mais vagos e falaram entre 4L e 6L para o mesmo ritmo.

Não é que seja motivo para vincar o que quer que seja, mas tocaste no assunto da autonomia e só tu o podes ver dessa forma e pensar que o acréscimo de Litros faz no final alguma milagrosa diferença.

Quanto a ciclística muito superior, faltam aí argumentos... :). Se falares de conforto em concreto (que é diferente), aí sim teremos ouvido o mesmo.

A protecção da TRK de série parece também levar pontos. :nice:

Em matéria de suspensão, o setting da TRK parece direcionado para conforto e a da CB para eficácia em curva e mais voltado para um desempenho desportivo. São diferentes abordagens e cada cliente gostará mais de uma ou outra. Não vejo aqui uma melhor que a outra neste campo...são settings diferentes.

Faltou falarem da transmissão...

Faltou falar da iluminação de série e da sua eficácia...

Mas pronto, já se abordaram algumas coisas. :)

Percebeste mal o  nuestro hermano...ele diz quatro com seis...ou seja 4.6l 😁

Sapiens, eu compreendo que possas duvidar do meu parecer em relação à ciclistica, mas desculpa, caso não tenhas experimentado as duas motos, que bases podes ter para formar um parecer nesse capítulo. Volto a dizer o que disse no tópico da trk e que mais tarde até apareceu escrito em comparativos : a trk tem a ciclística de uma moto de maior cilindrada e a cb500x, comparativamente, parece uma bicicleta. Basta conduzir uma e outra, para se dissiparem as dúvidas. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Agosto 15, 2017, 12:46:48, 12:46
Responder #66

jmartins13

• 954

De resto, qual é a moto que vem à cabeça quando se fala em adventure? R1200gsa. Essa é a imagem inconsciente que é projectada na cabeça de muitos consumidores. Logo não admira que as façam maiores, mais artilhadas e com maior autonomia.

Agosto 15, 2017, 13:05:29, 13:05
Responder #67

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Percebeste mal o  nuestro hermano...ele diz quatro com seis...ou seja 4.6l 😁

Sapiens, eu compreendo que possas duvidar do meu parecer em relação à ciclistica, mas desculpa, caso não tenhas experimentado as duas motos, que bases podes ter para formar um parecer nesse capítulo. Volto a dizer o que disse no tópico da trk e que mais tarde até apareceu escrito em comparativos : a trk tem a ciclística de uma moto de maior cilindrada e a cb500x, comparativamente, parece uma bicicleta. Basta conduzir uma e outra, para se dissiparem as dúvidas. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Jmartins,

A base do que referi é a do tão badalado vídeo e que andas a falar à muito.  :)
Concluir que a mesma "é muito superior" (palavras tuas), espantou-me apenas por via daquilo que ouvi como um todo neste teste.

Quanto a consumos, sim...nos mesmos ritmos:

Indicam -4L/100kms (3,9???) para a CB500X e indicam 4,6L/100kms para a TRK.

Lá atrás falaste em maior autonomia...mas basta fazer contas.  :)
O que leva à pergunta se isso foi lançar para o ar um argumento sem pensar muito bem nele, ou do que se tratou?? :)

Estou-me pouco importando para ambas, pois não me vejo comprador de nenhuma delas de momento...e provavelmente nunca estarei.

Pouco me importa igualmente a prestação comercial de ambas. Tenho a minha vida profissional e que está bem longe da área comercial ou dos motociclos. Nada tem que ver mesmo... :)

Dalai Lama

Agosto 15, 2017, 13:30:03, 13:30
Responder #68

rodrigues

• Visitante

E eu volto a repetir que a CB500X é uma 500 e orgulha-se disso, não precisa de vestir as roupas do pai para parecer maior.

Agosto 15, 2017, 13:34:44, 13:34
Responder #69

rodrigues

• Visitante
Dar 6000 € por uma mota que parece uma 1200 mas que leva 19 segundos dos 130 aos 160 e não passa daí, só a descer, é algo que não compreendo.

Agosto 15, 2017, 13:36:03, 13:36
Responder #70

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Rodrigues e eu ainda não sei se no futuro não terei um "Bicicleta"  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

João  :scooter: :scooter:

Agosto 15, 2017, 13:37:39, 13:37
Responder #71

rodrigues

• Visitante
Rodrigues e eu ainda não sei se no futuro não terei um "Bicicleta"  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

João  :scooter: :scooter:

Qual é o problema ? dar ao pedal não é vergonha nenhuma  :lolol:

Agosto 15, 2017, 13:52:14, 13:52
Responder #72

rodrigues

• Visitante
Atenção aos consumos lidos nos CBs que podem ser mentirosos, o meu é pessimista, marca mais 0,4 que na realidade, já o referi várias vezes no meu DB.

Em ritmo alegre o CB da minha mostra 3,9 mas depois de contas feitas dá 3,5.

Será que se deram ao trabalho de atestar os depósitos ?

« Última modificação: Agosto 15, 2017, 13:54:27, 13:54 por rodrigues »

Agosto 15, 2017, 14:00:42, 14:00
Responder #73

rodrigues

• Visitante

De resto, qual é a moto que vem à cabeça quando se fala em adventure? R1200gsa. Essa é a imagem inconsciente que é projectada na cabeça de muitos consumidores. Logo não admira que as façam maiores, mais artilhadas e com maior autonomia.

Maior autonomia que a CB500X ? diz o nome de uma

Se te referes à 1200 Gs mesmo assim não ganha apesar de levar 33 l

Agosto 15, 2017, 14:07:38, 14:07
Responder #74

jmartins13

• 954
E ninguém fica " respigado".....lol
Acho que nem lêem o que está escrito....

Agosto 15, 2017, 14:13:11, 14:13
Responder #75

APereira

• Visitante

Maior autonomia que a CB500X ? diz o nome de uma

:lolol: :lolol:
http://

Agosto 15, 2017, 14:19:56, 14:19
Responder #76

rodrigues

• Visitante

Tens de fazer muito mais para me "respigares", e ainda agora comecei, se até aqui tenho estado calado não conheces o rodrigues a defender a sua Raposa

Agosto 15, 2017, 14:26:33, 14:26
Responder #77

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Se isto é o Rodrigues calado, nem quero ver o que vai ser quando começar a falar a sério.    :D

LOL 

Dalai Lama

Agosto 15, 2017, 14:36:46, 14:36
Responder #78

APereira

• Visitante

Tens de fazer muito mais para me "respigares", e ainda agora comecei, se até aqui tenho estado calado não conheces o rodrigues a defender a sua Raposa

Agosto 15, 2017, 15:17:09, 15:17
Responder #79

Black

• Visitante
Eu cá para mim tem inveja da TRK por ter dois discos à frente.
É que com um só ele tem que fazer muita força para controlar a raposa...

Agosto 15, 2017, 15:28:18, 15:28
Responder #80

APereira

• Visitante
Mas, segundo o dono, se ele se descuida e aperta muito ..aquilo até 'empina', faz 'uma égua' !   :cool:

Agosto 15, 2017, 15:32:45, 15:32
Responder #81

Black

• Visitante
Uma egua com ligeira tendência a fugir para a esquerda. Convém portanto, posicionar-se de forma a compensar as inercias.

E nós também convem sabermos posicionar-nos para dar de frosques, que o mais provável é que reportem estas mensagens e soltem os moderadores ao nosso alcance!  :lolol:

Agosto 15, 2017, 15:37:44, 15:37
Responder #82

APereira

• Visitante

Agosto 15, 2017, 16:13:58, 16:13
Responder #83

rodrigues

• Visitante
Estou a ver a volta a Portugal, já venho.

Aguentem aí os cavalos

Agosto 15, 2017, 17:49:10, 17:49
Responder #84

rodrigues

• Visitante
Gostei dos bonecos principalmente da figura da Joana d,Arc, já naquela altura se fazia reclame à CB500X  :nice:

Mas querem um conselho,...não coloquem mais bonecos se não querem a vingança de um Desenhador criativo

Agora sobre o tópico:

Pequena amostra da qualidade Chinesa com poucos meses de uso

Quando uma TRK fizer metade destes kms de uma CB500X em dois anos eu volto a este tópico rezar uma Avé Maria.

Sem mexer no motor nem afinar válvulas, apenas substituição de; Pneus, discos, pastilhas, filtros e óleos.

Agosto 15, 2017, 18:15:49, 18:15
Responder #85

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Respect.  :nice:
Bela quilometragem a dessa CB500X...sim senhor.

Um número que fala por si e ilustra um bom motor pronto para acumular com uma utilização intensiva.

Dalai Lama

Agosto 15, 2017, 18:54:51, 18:54
Responder #86

Black

• Visitante
Discos!?
Discos de que Rodrigues?

O meu caro devia por por aqui uma fotografia do seu condutor, para ver até que ponto o desvio torcional provocado por ter só um disco dianteiro, influencia na musculatura do braço (neste caso o esquerdo) do cavaleiro de tão rodada "bicicleta" aka CB500X.

Agosto 15, 2017, 19:03:30, 19:03
Responder #87

rodrigues

• Visitante
Discos!?
Discos de que Rodrigues?

O meu caro devia por por aqui uma fotografia do seu condutor, para ver até que ponto o desvio torcional provocado por ter só um disco dianteiro, influencia na musculatura do braço (neste caso o esquerdo) do cavaleiro de tão rodada "bicicleta" aka CB500X.

Sou bonito demais, iria estragar o tópico.

Agosto 15, 2017, 19:18:17, 19:18
Responder #88

rodrigues

• Visitante
Eu faço soldaduras melhores que estas  :wtf:

Agosto 15, 2017, 20:15:43, 20:15
Responder #89

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Este tópico da TRK versus 500x rende mais conversa do que um Benfica - Sporting naqueles programas de comentadores de futebol  :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 15, 2017, 20:40:02, 20:40
Responder #90

rodrigues

• Visitante
Este tópico da TRK versus 500x rende mais conversa do que um Benfica - Sporting naqueles programas de comentadores de futebol  :D :D :D

Queriam ver fumo nas minhas orelhas, só que saiu um vulcão.

Agosto 15, 2017, 21:48:51, 21:48
Responder #91

APereira

• Visitante

Esta doeu !  :(
O Sbording ainda aceito , agora ...comparar o Benfica a qualquer uma destas motas é blasfémia !  :zangadoplus:

Agosto 15, 2017, 22:28:54, 22:28
Responder #92

jmartins13

• 954
Gostei dos bonecos principalmente da figura da Joana d,Arc, já naquela altura se fazia reclame à CB500X  :nice:

Mas querem um conselho,...não coloquem mais bonecos se não querem a vingança de um Desenhador criativo

Agora sobre o tópico:

Quando uma TRK fizer metade destes kms de uma CB500X em dois anos eu volto a este tópico rezar uma Avé Maria.

Sem mexer no motor nem afinar válvulas, apenas substituição de; Pneus, discos, pastilhas, filtros e óleos.

160.000kms sem afinar válvulas? Lolololklol Éhhh pescador!!!
Que o dono não saiba é uma coisa, que nunca tenham sido ajustadas é outra. O manual da Cb diz um intervalo de 24.000kms para verificar/ajustar folga das válvulas. Na Trk é de 36000kms.

Não vamos comparar qualidade honda com benelli. É perder tempo, só um ceguinho é que não conseguiria ver que não jogam na mesma classe. Mas também não façamos da Honda, muito menos a cb500x o suprasumo do motociclismo, porque isso seria igualmente ridículo.

Quanto a respigar.....não vale a pena ir mais longe. O tópico da cb500x tem 3 páginas em sei lá...1 ano? Praticamente o mesmo que este em 2 dias. O da Trk tem 15 páginas. Eh pah a moto é uma trampa e xinoca e aos 2000kms queima embraiagens e parte-se toda e sei lá mais o quê. Mas o que é certo é que anda a mexer pelos vistos e muito!

Agosto 15, 2017, 22:38:16, 22:38
Responder #93

APereira

• Visitante

Que o dono não saiba é uma coisa, que nunca tenham sido ajustadas é outra. O manual da Cb diz um intervalo de 24.000kms para verificar/ajustar folga das válvulas. Na Trk é de 36000kms.

Se o Rodrigues diz ...é porque é ! Ele é imparcial na análise da bombástica 500 X !  :bejeca:

Agosto 15, 2017, 22:52:03, 22:52
Responder #94

Black

• Visitante

Agora sobre o tópico:

Não vamos comparar qualidade honda com benelli. É perder tempo, só um ceguinho é que não conseguiria ver que não jogam na mesma classe. Mas também não façamos da Honda, muito menos a cb500x o suprasumo do motociclismo, porque isso seria igualmente ridículo.

Quanto a respigar.....não vale a pena ir mais longe. O tópico da cb500x tem 3 páginas em sei lá...1 ano? Praticamente o mesmo que este em 2 dias. O da Trk tem 15 páginas. Eh pah a moto é uma trampa e xinoca e aos 2000kms queima embraiagens e parte-se toda e sei lá mais o quê. Mas o que é certo é que anda a mexer pelos vistos e muito!

Martins o meu bom amigo também verifica a folga das válvulas ao seu carro quando lhe é recomendado pelo fabricante?

Ja fiz várias dezenas de milhares de km sem fazer qualquer intervenção na distribuição.
Normalmente quando este sistema tem algum problema é perfeitamente perceptível através do ruído do motor.
Uma válvula a bater ouve-se perfeitamente bem, assim como um tensor em fim de vida.
Eu acredito perfeitamente que um motor possa fazer esses km sem que se verifique a folga das válvulas ou se faça uma intervenção no sistema.
É um risco?
Pode-se dizer que sim, principalmente porque uma corrente de distribuição partida é uma falha crítica, mas se está não faz barulho é se o tensor não morreu antes, é porque o sistema funciona na perfeição.

Que eu o faria?
Talvez não, mas tenho mais de um caso de que a corrente foi mudada preventivamente e as pastilhas das válvulas mantinham as tolerâncias previstas.
« Última modificação: Agosto 15, 2017, 23:01:45, 23:01 por CAPA NEGRA »

Agosto 15, 2017, 23:20:52, 23:20
Responder #95

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Quilometros à séria

370.843 x 1.6 = 593.348 KM

400.000 x 1.6 = 640.000KM

Agosto 16, 2017, 00:26:48, 00:26
Responder #96

jmartins13

• 954
Capa Negra:

As indicações da marca em relação à manutenção, devem ser seguidas religiosamente. Pelo menos esse é o meu lema. Se a marca recomenda ver a folga em intervalos de 24000kms tem os seus porquês. Esperar que se manifestem os problemas, a meu ver é má política, porque quando se der por eles já está a fazer estrago!
Quanto à imagem em questão, tirada de um grupo do face, ao qual pertenço, o dono diz que não sabe se foi feita. Calcula que não, mas não sabe...

Agosto 16, 2017, 05:19:20, 05:19
Responder #97

Black

• Visitante
No entanto não respondeu à minha pergunta.
Isso das indicações e respeito religioso das revisões só é sustentável para quem não anda de mota.
Além disso, uma boa parte dos que cumprem escrupulosamente os esquemas de manutenção das suas motas não tem a mais mínima ideia de como funciona a sua mota.
Tenho um conhecido nas lides do off-road com uma XT600 que conta com mais de 100000km sem nunca ter ido ao mecânico.
E o Martins ouve a mota a trabalhar e está simplesmente um mimo.
Não sendo mecânico de profissão, posso dizer que tem muito mérito visto que será das pessoas neste país que melhor conhece a sua mota.
As minhas motas de monte, sofrem aquilo a que eu chamo mecânica preventiva, revendo os sistemas por completo quando é necessário mudar consumíveis.
Actualmente tenho a minha com o trem traseiro desmontado preventivamente para medir folgas e avaliar desgastes (rolamentos e casquilhos da suspensão e braços oscilantes) porque o sistema de transmissão necessitava de ser mudado.
Podes pedir que façam o mesmo ao teu mecânico?
Claro que sim!
Mas será que fez mesmo?
E aprendeste alguma coisa com isso?
Conheces realmente a tua mota?
Sr Martins, espero que entenda que, todas as religiões são um negócio e entregar a mota ao mecânico para cumprir religiosamente com o esquema de manutenção não deixa de ser um negócio de igual forma.

Agosto 16, 2017, 07:41:40, 07:41
Responder #98

jmartins13

• 954
Bem, temos posturas e mecânicos diferentes. Dizer o quê.

Eu quando conduzo as minhas máquinas, sei apontar se as coisas foram ou não feitas, já tive uma situação na marca (bmw) em que deu broa inclusive pois não tinham feito absolutamente nada, e eu percebi logo, foi só arrancar e voltar para trás. Maus profissionais....e há muitos, é certo. Eu hoje em dia, onde faço a manutenção tenho total confiança com o mecânico e a postura dele é a de seguir as recomendações da marca, as que entretanto fora da marca se vão sabendo e as preventivas da sua própria experiência. E não leva mais por isso. Faz só isso pq trabalha com harleys? Acho que se trabalhasse Daelim era a mm coisa. Parte do brio profissional de cada um.

Agosto 16, 2017, 09:28:53, 09:28
Responder #99

rodrigues

• Visitante
Sobre a questão das válvulas todos sabemos que os manuais têm de fazer referência à inspeção, que manual seria esse se não aconselhasse nada ?

No caso da CB é aos 24.000 porque coincide com a 3ª revisão, primeira aos 1000 e depois a cada 12.000, onde se muda as velas, óleo e filtro de óleo assim como o filtro do ar.

Mas será que precisa mesmo de velas e filtro de ar aos 24.000 ?

Há necessidade de gastar dinheiro tão cedo ?

Conheço quem se esqueça das velas e só quando pifam é que mudam ao fim de 70.000 ou mais.

Acreditam que a cada 24.000 o concessionário seja ele qual for inspeciona as válvulas ? Eu não acredito !

Para isso terão de esperar que o motor arrefeça e esteja á temperatura ambiente da oficina, sabem quantas horas uma mota fica a ocupar espaço ? quando hoje em dia é por marcação e sempre a despachar !..

Aconselhar é uma coisa, precisar é outra, o motor Skoda a gasolina da minha carrinha tem 209.000 kms e nunca foram afinadas as válvulas nem mudada a corrente de distribuição e ainda não se ouve bater, a embreagem ainda é de origem assim como os calços de trás, só coloquei discos novos à 5 meses assim como a correia do alternador,

Sim, fui eu que mudei tudo, não tenho só garganta, e só agora ao fim de 19 anos o compressor do ar condicionado parece estar nas últimas, vou trocá-lo brevemente.

O motor é o melhor do mundo ? claro que não, eu é que trato bem dele e em troca agradece com poucas despesas.

Tudo depende da forma como andamos, o óleo que utilizamos etc.

A maioria não tem paciência para andar pelo menos 3 kms em ritmo calmo antes de começar a apertar com o motor assim como desligam logo a chave quando deviam esperar pelo menos um minuto com o motor a trabalhar ao ralenti.

Compreendo que por vezes estejam atrasados para o trabalho mas isso paga-se caro mais tarde.

PS: A foto dos Kms da CB500X não foi "tirada" do Facebook mas sim solicitada por mim e autorizada a partilhar.

Se este meu texto for considerado  :offtopic: podem apagar à vontade  :nice: