Autor Tópico: A culpa é sempre do motociclista...mesmo quando não a tem!!  (Lida 5509 vezes)

Agosto 18, 2017, 17:09:58, 17:09
Lida 5509 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A culpa é sempre do motociclista...mesmo quando não a tem!

Há coisas que desafiam a compreensão, mas o que se pode fazer...

O caso que aqui trago li-o há momentos numa publicação que costumo visitar - Visordown.com - e deu-me que pensar que o caso aqui em questão será bem mais sério do que se pensa à primeira vista!

Vejamos...

Segundo se pode perceber através do visionamento do vídeo contido no link que aqui deixo, o condutor do automóvel faz o impensável e atravessa todas as faixas de rodagem sem se dar por um lado ao trabalho de ver se vem alguém a circular, e depois sem assinalar a sua intenção, coisa que vejo infelizmente como bastante comum no dia-a-dia.

Mas o que causa mais estranheza - sem retirar importância à gravidade do fortíssimo embate e que até custa só de ver - é o facto de após ter sido feita uma poll no AOL NEWS Story on it, em que se questionava de quem era a culpa no acidente, ter havido apenas 1 em cada 8 pessoas a dizer que a culpa era do automobilista !!

Ou seja, uma enormíssima percentagem das cabecinhas que terão votado nesse inquérito (após visionamento do vídeo), terão chegado à conclusão que o tipo da moto era o culpado...  :???:

Incrível, no mínimo...e provavelmente revelador como muitos automobilistas (não condutores igualmente de motociclo), olham para quem anda em 2 rodas.

Tiram-se daqui conclusões talvez demasiado reveladoras...  :-X

« Última modificação: Agosto 18, 2017, 19:40:49, 19:40 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 18, 2017, 17:21:22, 17:21
Responder #1

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Infelizmente ha muito acidente em que os verdadeiros culpados se esquivam as suas responsabilidades...

E esta pressa em apontar culpados é muito moderna... mete algo nas redes sociais e vais ver se nao levas logo uns comentarios reprovadores... "deviam era multar todos", "ninguem sabe fazer rotundas", "limite máximo de 25 kmh nas AE, Já"... ha dias ate li um comentário que me fez chorar a rir "o seu instrutor de conducao nao lhe explicou bem ou nao sabe"  :D :D :D :D :D

... é so partir a rir com estas manifestacoes de quem como nao sabe alinhar a marcha com o resto do regimento, reclama que os outros é que vao fora do passo   ::P:

voltando ao teu post... a culpa é 100% do veiculo...

Nisto sou muito paragmatico... so tenho pena é que vez de vir uma moto, que nao viesse um camiao TIR carregado com as 40 toneladas de lei  :D

tenho a certeza que para o condutor do enlatado ia passar a olhar SEMPRE se vinha outro veiculo quando mudasse de faixa  :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 18, 2017, 18:15:28, 18:15
Responder #2

Moto2cool

• 4386
A principal causa do acidente não foi aqui referida. Era uma condutora loira :)
Ainda existe um setor que vê no motociclista o aventureiro, marginal, de outrora, apesar destes tempos (saudosos para alguns) terem terminado há muito. Hoje o motociclista quer e está integrado na sociedade e é visto com um elenco valioso na gestão do tráfico ( as excepções confirmam a regra ;) ) procedimental há anos a percentagem andaria pelos 50%.
Atenção que estes 7/8 podem estar contaminados por um peso excessivo de motards nos votantes
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 18, 2017, 18:50:33, 18:50
Responder #3

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
A principal causa do acidente não foi aqui referida. Era uma condutora loira :)

A loira era passageira. O volante está no lado direito do carro e ela está no lado esquerdo.

Independentemente de quem é o condutor, tenho de concordar com o TMaxer... devia vir de lá um camião em vez da mota porque aquilo que o condutor fez permite que se lhe chame de "verdadeira besta" mas, infelizmente situações destas (ou parecidas) acontecem com mais frequência do que deviam.

O capacete do pobre coitado que bateu no carro, saltou-lhe da cabeça no momento do impacto... ou não ia apertado em condições, ou não era o numero correcto.

Outro dia vi um video no Discovery Channel ou no National Geographic (não me lembro em qual canal) onde explicavam este fenómeno de os condutores dos carros "não verem" as motas no meio do transito. Tem a haver com o facto do cerebro humano rápidamente se adaptar ao espaço/volumetria que existe em nosso redor ou seja, o nosso cerebro intrepreta a volumetria do nosso carro como se fosse o nosso corpo, e somente fica atento a outros "volumes" aproximados. Assim, um condutor de um carro, apercebe-se mais rápidamente de outros carros da mesma dimensão... como a mota é bastante mais pequena, o cerebro demora mais tempo a intrepertar aquilo que os olhos vêm e quando a pessoa percebe o que se aproxima pode ser tarde demais.

É claro que isto acontece quando as pessoas estão relaxadas dentro do seu carro e um pouco alheadas do mundo que as rodeia. Porque se a pessoa for concentrada naquilo que está a fazer (conduzir), e for com atenção olhando ao seu redor apercebe-se mais depressa da presença de motas ou carros mais pequenos.

No caso de um volume maior (camião vrs carro) a reacção do condutor do carro é provocada por medo pois, de repente, sem que se aperceba, está ali ao seu lado uma coisa muito maior do que ele... normalmente nesta situação é quando o condutor do carro dá uma guinada para o lado contrário aquele onde está o camião.

Agosto 18, 2017, 19:46:54, 19:46
Responder #4

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)voltando ao teu post... a culpa é 100% do veiculo...

(....)

Qual dos veículos? Ambos são veículos.. ;). (estou-me a meter contigo. Percebi-te)  :convivio:

Mas isto tudo dá que pensar, pois é uma esmagadora maioria a pensar da mesma forma.

Ter havido apenas 1 em cada 8 pessoas a entender que a culpa era do automobilista, é estranho. Quase toda a gente que votou pensava que a culpa era do motociclista???  :???:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 18, 2017, 20:04:01, 20:04
Responder #5

karloxilva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
O carro atravessa várias faixas de rodagem, tem culpa, certo. Mas, há que dizê-lo, a mota que embate ultrapassa a outra pela direita e vem lançada. E "lançada" é sempre que se vem a uma velocidade que não permite antecipar as "aventuras" dos enlatados. De pouco serve a razão quando um tipo se põe a jeito. O cemitério está cheio de malta com razão.

Quanto ao resto, de acordo, grande parte dos enlatados estão-se borrifando para as motas. Não raras vezes acontece-me não terem prioridade, ou mesmo terem um STOP,  e meterem-se "à cão". Partem do princípio de que o instinto de autopreservação do motociclista é superior ao direito que lhe dá a prioridade.

Uma coisa que eu reparo amiúde é nas rotundas, que eu faço questão de fazer conforme obriga o código da estrada, seja de mota ou de carro. Os tipos/as vêm-me, vêm o pisca que faço religiosamente para sair da rotunda e metem-se à frente. E quase sempre olham em frente como se não me tivessem visto. Já parei uma ou outra vez ao lado de uns cretino/as para os convidar a fazer  mesmo mas quando eu trouxer um carro.
Afinal, como alguém escreveu acima, "quem tem traseiro tem medo",  se for um veículo maior que lhes possa causar danos, são mais respeitadores. Não sei se convosco acontece, mas reparo que este jeito mais agressivo de conduzir contra as motas é directamente proporcional ao tamanho da lata. A minha experiência diz-me que os enlatados de "jipe" são mais agressivos que os demais.
Depois, é o resto, gente a conduzir de telemóvel "é mato" ("pontos"?, carta fora!). Uma das coisas que aprendi foi a não olhar para o carro mas para os olhos dos enlatados.

Depois, as famosas ultrapassagens.
Quando não quero ultrapassar não me meto logo atrás do carro no lado esquerdo. Tenho por hábito dar-me a ver antes de ultrapassar e normalmente até sou "premiado", verifico que muitos carros se encostam para dar passagem, coisa que costumo agradecer. Mas há os que têm um ódio patológico aos motociclistas, ainda se encostam mais à esquerda, até sobre o traço divisório da faixa de rodagem, estes são perigosos e exigem ultrapassagens bem medidas no espaço e com aceleração certa. Uma teoria minha: a melhor defesa do motociclista é desaparecer de pé dos carros, é aqui que para mim a potência de uma mota conta, não é para macaquear na estrada aquilo que admiro nas pistas.
Já vai longo, termino: podemos queixarmo-nos com razão dos enlatados mas que dizer dos cretinos que te ultrapassam de moto quando estás fazer uma ultrapassagem? Quer dizer, eu dou-me a ver quando quero ultrapassar e os imbecis dão-se a ouvir com o rugido do "a minha é maior que a tua!". Terão mentalidades de enlatados sobre duas rodas ou serei eu que não sou "motard"?
« Última modificação: Agosto 18, 2017, 20:07:55, 20:07 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Agosto 18, 2017, 22:18:27, 22:18
Responder #6

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
O carro atravessa várias faixas de rodagem, tem culpa, certo. Mas, há que dizê-lo, a mota que embate ultrapassa a outra pela direita e vem lançada.

Não pretendo retirar validade à tua reflexão enquanto um todo, mas tendo este vídeo sido filmado no Reino Unido, a ultrapassagem pela direita parece-me que é perfeitamente normal e conforme as regras de trânsito naquele país.  :)

Dalai Lama

Agosto 18, 2017, 23:14:13, 23:14
Responder #7

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

Quanto ao resto, de acordo, grande parte dos enlatados estão-se borrifando para as motas. Não raras vezes acontece-me não terem prioridade, ou mesmo terem um STOP,  e meterem-se "à cão". Partem do princípio de que o instinto de autopreservação do motociclista é superior ao direito que lhe dá a prioridade.

Uma coisa que eu reparo amiúde é nas rotundas, que eu faço questão de fazer conforme obriga o código da estrada, seja de mota ou de carro. Os tipos/as vêm-me, vêm o pisca que faço religiosamente para sair da rotunda e metem-se à frente. E quase sempre olham em frente como se não me tivessem visto. Já parei uma ou outra vez ao lado de uns cretino/as para os convidar a fazer  mesmo mas quando eu trouxer um carro.
Afinal, como alguém escreveu acima, "quem tem traseiro tem medo",  se for um veículo maior que lhes possa causar danos, são mais respeitadores. Não sei se convosco acontece, mas reparo que este jeito mais agressivo de conduzir contra as motas é directamente proporcional ao tamanho da lata. A minha experiência diz-me que os enlatados de "jipe" são mais agressivos que os demais.

Palavra de quem todos os dias anda com diversos carros de tamanho e potencias diferentes: sim... Ha muita coisa que se atrevem a fazer à minha frente de moto que nao se arriscam a fazer se for num carro maior.

Mesmo andando de 4x4 já se nota muito alguma reverencia e cedencia de passagem... as vezes basta "alargar" um pouco o carro que nota-se logo a mudança de atitude.

Nas ultrapassagens, a lei que fala mais alto é se tens um carro que anda ou não. Se vais num carro que ande ves que montes de gente que se encosta logo para te facilitar a ultrapassagem enquanto que se fores num carro utilitário os mesmo se for preciso ate aceleras quando os vais ultrapassar.  :D :D

Por norma quando chego atrás de outro carro, à primeira oportunidade mostro logo que vou ultrapassar... quando mais tempo seguirmos atrás do da frente menos disponibilidade este começa a ter para nos facilitar a ultrapassagem.

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 20, 2017, 15:35:50, 15:35
Responder #8

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Culpo o motociclista apenas de levar o capacete desapertado. Tudo bem que é uma opção dele e só mexe com a segurança dele, mas mesmo assim nao o deveria fazer.

Agosto 20, 2017, 15:49:47, 15:49
Responder #9

karloxilva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
O carro atravessa várias faixas de rodagem, tem culpa, certo. Mas, há que dizê-lo, a mota que embate ultrapassa a outra pela direita e vem lançada.

Não pretendo retirar validade à tua reflexão enquanto um todo, mas tendo este vídeo sido filmado no Reino Unido, a ultrapassagem pela direita parece-me que é perfeitamente normal e conforme as regras de trânsito naquele país.  :)

Bem lembrado. Trata-se por isso de uma ultrapassagem legítima, retiro o que afirmei.
Sem retirar o afirmado quanto à culpabilidade do veículo, mantenho que acho velocidade a mais num sítio urbano onde há estacionamantos, saídas de estacionamantos, cruzamantos, peões, e todas as possibilidades de surpresas que podem vir de qualquer lado.

Ainda hoje parei atrás de vários carros detidos por um semáforo vermelho. O traço contínuo, a estreiteza da via e a falta de espaço à frente fizeram-me esperar atrás de três carros. Olho para o lado e passa uma 125 na brasa a ultrapassar pela direita na faixa demarcada para ciclistas. Mais à frente, travões, quase que se espeta. O sinal abrira e um dos carros iniciara uma viragem à direita.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Agosto 20, 2017, 21:54:36, 21:54
Responder #10

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Pois...a velocidade.

Todos nos excedemos a determinada altura. Uns mais, outros menos, mas a velocidade excessiva ou azelhices na condução, todos as cometemos de vez em quando. :)

Aqui neste caso em concreto e mesmo podendo aceitar uma velocidade talvez superior à devida para o local por parte do motociclista, não deixa de me espantar que a maioria dos votantes veja ainda assim culpa do mesmo no acidente...

Trata-se de um automóvel a sair da zona da berma e a atravessar 3 faixas de rodagem, assim do nada.  :o

Ainda bem que o tipo, mesmo com o casco a voar uns bons metros, terá ficado...pelo menos aparentemente, em melhor estado do que se previa aquando do fortíssimo embate.

Dalai Lama