Autor Tópico: Se ligar a ignição, desligue o telemóvel  (Lida 1312 vezes)

Agosto 24, 2017, 12:00:39, 12:00
Lida 1312 vezes

karloxilva

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Artigo apavorante no DN, "214 mil condutores usam o telemóvel nas ruas de Lisboa"

http://www.dn.pt/sociedade/interior/214-mil-condutores-usam-o-telemovel-nas-ruas-de-lisboa-8723933.html

Onde se dá conta de que apesar das coimas, pontos e por aí afora, há cada vez mais gente que se esquece que o telemóvel é um factor de distracção incompatível com o volante.

O artigo comprova aquilo que era apenas uma suposição minha a partir da observação: as mulheres têm tendência a usarem mais o dispositivo quando conduzem...
(manas: é mesmo preciso ultrapassar os homens em estupidez para se chegar à Igualdade?)

Deixo aqui um vídeo de uma campanha de segurança rodoviária no Reino Unido que faz jus à fama do humor britânico:
https://www.roulons-autrement.com/videos-securite-routiere/designated-driver-don-t-text-and-drive-40-secs-with-subtitles

(texto editado para corrigir erros)
« Última modificação: Abril 22, 2019, 14:37:31, 14:37 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Agosto 26, 2017, 13:38:00, 13:38
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É algo que constato regularmente na estrada e muito mais na cidade....muito mais.

É que nem se dão ao trabalho de colocar em alta-voz (algo que eu faço)... :toma:
Vão ali com a mão a segurar o tijolo encostado à orelha, tempos e tempos sem fim. Se surge uma situação de repente, é um sarilho dos grandes.  :nempenses:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 27, 2017, 11:23:22, 11:23
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Sal

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O que me enerva é ver malta nos seus BM's e Mercedes topo de gama que para o comprarem ficaram sem guito para o Bluetooth no carro e piscas...
...é só vê-los com um ar emproadinho de telemovel no ouvido que até faz impressão


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 27, 2017, 16:39:49, 16:39
Responder #3

João_Santos

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Faz uns dias que observei um carro topo de gama com um Tablet no ouvido. (hilariante mesmo).

João  :scooter: :scooter:

Agosto 27, 2017, 17:28:43, 17:28
Responder #4

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Se por acaso era um Tesla, sempre podia valer o facto que estivesse em Self-Driving mode...
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Janeiro 14, 2019, 20:15:03, 20:15
Responder #5

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Infelizmente parece que continuam imensos condutores de veículos automóveis a manusear ou falar ao telemóvel durante a condução (como aliás constatamos tantas vezes).

A questão aqui para nós motociclistas, é que isto tem impacto directo na nossa segurança e um motociclista (assim como um peão)...digamos que estão muito vulneráveis à desatenção que um Like na página de Facebook, em plena condução, pode provocar.




https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/psp-e-gnr-multaram-mais-de-cem-condutores-por-dia-por-uso-do-telemovel-em-2018
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Janeiro 26, 2019, 20:03:10, 20:03
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A satisfação de um motociclista quando percebeu que um condutor foi "apanhado" ao telemóvel...


Yesss Yesss....Ohh...You know what they say: "Where's a police officer when you need one!"

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Maio 11, 2019, 12:45:29, 12:45
Responder #7

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Não sei se têm conhecimento, mas o Instituto Superior de Engenharia do Porto realizou muito recentemente um seminário sobre este problema que também aqui se discute no tópico e apresentou os riscos evidentes na utilização do smartphone na condução.

Entre as conclusões, o risco de acidente aumenta 20 vezes, utilizando o telemóvel durante a condução…

Mas também falam nos próprios sistemas mãos-livres, onde a diminuição do perigo desce mais quatro vezes.

Existem alguns sites nacionais, que podem consultar, com notícia detalhada sobre este seminário do Instituto Superior de Engenharia do Porto.
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Maio 11, 2019, 16:55:03, 16:55
Responder #8

Moto2cool

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Não tinha conhecimento, o problema de iniciativas destas é que muitas vezes são circuitos fechados. Servem para aparecer nos relatórios e ninguém espera mais do que isso.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 11, 2019, 17:20:47, 17:20
Responder #9

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Talvez não seja propriamente um...problema.
Dependerá um pouco da forma de olhar para a questão.

É que fazer este tipo de análise em contexto de condução na via pública, poderia fazer perigar de forma demasiado séria a vida do indivíduo sobre quem recaía a análise, assim como outros utilizadores da via.

Analisar a atenção, reflexos e capacidade de avaliar as circunstâncias a cada momento, tornam-se mais fáceis num local suficientemente arredado de perigos, ou então em contexto minimamente controlado.  :)
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Agosto 07, 2019, 16:53:26, 16:53
Responder #10

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E quando....é o próprio motociclista a fazer uso de telemóvel??  8)

Esta situação que podem perceber pela imagem abaixo, aconteceu nos States, onde um helicopetro pertencente a uma cadeia noticiosa captou o momento.

Segundo relataram, atingiu velocidades de 120mph (reparem que não escrevi "kmh") numa zona de intenso tráfego rodoviário, quando a dada altura mexe no telemóvel...e isto em plena perseguição feita pela California Highway Patrol.  :curtocircuito:

A situação foi relatada na NBC e tem vídeo.
LINK: https://www.nbcbayarea.com/news/california/Motorcycle-police-chase-Orange-County-517417251.html



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Agosto 07, 2019, 17:29:33, 17:29
Responder #11

carlos-kb

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O que me enerva é ver malta nos seus BM's e Mercedes topo de gama que para o comprarem ficaram sem guito para o Bluetooth no carro e piscas...
...é só vê-los com um ar emproadinho de telemovel no ouvido que até faz impressão

Nem é preciso sequer ser BM's e Mercedes topo de gama. Qualquer carro, mesmo de baixa gama, de há meia década para cá, já contempla sistema Bluetooth...
Mesmo qualquer actual auto-rádio da treta e baratucho, também já permite ligação a um telemóvel/smartphone, por Bluetooth (e que pode ser uma solução para carros mais antigos, sem ter de andar com auriculares ou sistemas adicionais pendurados na pala do carro).

Só que a estupidez das pessoas, em não usar o que têm disponível, é outra história!

Agosto 07, 2019, 20:36:25, 20:36
Responder #12

Nuno YB

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E quando....é o próprio motociclista a fazer uso de telemóvel??  8)

Esta situação que podem perceber pela imagem abaixo, aconteceu nos States, onde um helicopetro pertencente a uma cadeia noticiosa captou o momento.

Segundo relataram, atingiu velocidades de 120mph (reparem que não escrevi "kmh") numa zona de intenso tráfego rodoviário, quando a dada altura mexe no telemóvel...e isto em plena perseguição feita pela California Highway Patrol.  :curtocircuito:

A situação foi relatada na NBC e tem vídeo.
LINK: https://www.nbcbayarea.com/news/california/Motorcycle-police-chase-Orange-County-517417251.html





Estava a twittar que ia em fuga...

Já me aconteceu is atrás de dois "ferros", embora a baixa velocidade, sendo que o motociclista da frente levava uma mão no guiador e com a outra segurava o telemovel no ar, no que me pareceu a realização de um filme em directo para o facebook.

Não é só nos carros que existem idiotas...

Agosto 07, 2019, 21:53:21, 21:53
Responder #13

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Tendo em conta o "peso" que têm as redes sociais na vida de algumas pessoas, sinceramente não me espantaria com essa possibilidade...nomeadamente a de por lá colocar uma foto em jeito de selfie e com a polícia no encalço.

Já agora, para ter conseguido utilizar o smartphone e ainda por cima com luvas (foi o que me pareceu pelo visionamento do vídeo), o mais certo foi ter retirado ideias deste tópico...  :)

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4159.msg53171#msg53171
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Outubro 01, 2019, 09:15:15, 09:15
Responder #14

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Na Austrália e por via de câmaras muito high-tech instaladas na estrada, conseguiram em apenas 6 meses identificar 100.000 condutores a fazer uso de telemóvel na condução.  :???:

Divide-se em dois momentos esta tecnologia direccionada ao uso de telemóvel, com uma câmara a fotografar a matrícula e a outra que se foca no que ocorre atrás do volante, mais especificamente para a posição das mãos do condutor (ou o que está a manusear).

O sistema monitorizou 5.8 milhões de veículos.



LINK

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Outubro 02, 2019, 08:43:00, 08:43
Responder #15

Nuno YB

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Porque não isto, cá em Portugal?


Outubro 02, 2019, 13:28:24, 13:28
Responder #16

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 :o

A abordagem da autoridade australiana não dá hipóteses...  :zangadoregras:  :policia:

Não há cá "vista grossa" a quem não cumpre, mesmo que esteja parado numa fila de trânsito. Se for preciso faz-se inversão de marcha e vai-se ao encontro do veículo para se mandar encostar e autuar...
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Outubro 02, 2019, 23:12:21, 23:12
Responder #17

Raminhos

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Hoje apanhei uma ainda melhor. A fazer a rotunda da praça de Espanha e com um dossiê aberto junto ao volante a ler papeis ao mesmo tempo.

Pá.. Não há palavras. É que estas m*rdas na brincadeira matam uma pessoa. É isso que me tira do sério.

Outubro 03, 2019, 07:47:05, 07:47
Responder #18

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Ena!
Uma dessas é mais do que contraordenação.
Isso é mesmo acto criminoso de condução totalmente distraída ao volante e sem querer saber dos outros utilizadores da via pública.  :toma:

Depois de tantos avisos, tantos debates, tanta informação sobre a ilegalidade e sobre os perigos da condução quando se faz uso de telemóvel, designadamente sem uso de sistemas que prescindem do seu manuseio... como é que se continua a ver tanta gente a fazê-lo??
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Dalai Lama

Outubro 05, 2019, 09:43:36, 09:43
Responder #19

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E parece que vão aumentar o valor das multas para o dobro...no caso de uso/manuseio de telemóvel em condução.

Não sei se terá resultados reais de diminuição do seu uso na condução, mas que a um visado que seja "apanhado" nessas circunstâncias vai doer, isso vai...  :cost:

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Outubro 05, 2019, 11:31:46, 11:31
Responder #20

Raminhos

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Acho bem. É daquelas coisas que devia ser proibitivo.

E aquela malta que tem carros de milhares de euros e mesmo assim falam com o telefone ao ouvido?

Noutro dia era num Tesla X. Caramba um carro que conduz sozinho e mesmo assim não ligam o bluetooth.

Outubro 07, 2019, 10:38:37, 10:38
Responder #21

JViegas

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Não estão para ter "trabalho" de emparelhar o equipamento...  :napodeser:

Outubro 08, 2019, 08:42:46, 08:42
Responder #22

Nuno YB

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https://www.dn.pt/dinheiro/conduzir-e-falar-ao-telemovel-sai-mais-caro-multa-vai-duplicar-11374176.html

Podiam passar para 10 vezes o valor, não se perdia nada e era mais € a entrar nos cofres do estado.

Outubro 09, 2019, 15:11:29, 15:11
Responder #23

xiripiti

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Não me parece que estejam apostar no "cavalo certo"  :pensador:

Não é tanto pelo valor mas sim... pela falta de fiscalização, minha opinião claro está.

E quanto à fiscalização essa sim, tenho a certeza que é bastante fraca e poderia, e deveria, ser aumentada.

Qualquer pessoa, e nós de mota ainda mais, vê a quantidade de gente que utiliza o telemóvel ao mesmo tempo que conduz.

Aqui sim, fiscalização é necessária e bem vinda

Outubro 13, 2019, 11:46:49, 11:46
Responder #24

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Foram divulgados dados pela Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem (APCAP) relativamente aos acidentes por distração no ano passado, nomeadamente os provocados pelo uso de telemóveis e soluções multimédia dos automóveis.
Segundo esses dados, houve um aumento de quase 10%!!!

Ainda segundo os mesmos dados, o uso de telemóvel e soluções multimédia foram responsáveis por 32 por cento dos acidentes nas autoestradas portuguesas.
Este é um problema que, como sabemos, infelizmente tem resultado de forma muito trágica.  :(

Se quiserem ler uma das notícias que fala desta divulgação da APCAP, passem por aqui:

LINK...
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Dalai Lama

Outubro 13, 2019, 13:39:21, 13:39
Responder #25

2low

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Foram divulgados dados pela Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem (APCAP) relativamente aos acidentes por distração no ano passado, nomeadamente os provocados pelo uso de telemóveis e soluções multimédia dos automóveis.
Segundo esses dados, houve um aumento de quase 10%!!!

Ainda segundo os mesmos dados, o uso de telemóvel e soluções multimédia foram responsáveis por 32 por cento dos acidentes nas autoestradas portuguesas.
Este é um problema que, como sabemos, infelizmente tem resultado de forma muito trágica.  :(

Se quiserem ler uma das notícias que fala desta divulgação da APCAP, passem por aqui:

LINK...

Será que existe alguma relação entre a facilidade de condução e uso de telemóvel com o aumento de vendas de veículos (obviamente excepto motociclos) com caixa automática ?

As distracções serão provocadas exclusivamente pela utilização de redes sociais (incluindo whattsapp) aquando o acto de conduzir ?

Outubro 14, 2019, 08:00:56, 08:00
Responder #26

Nuno YB

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Foram divulgados dados pela Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem (APCAP) relativamente aos acidentes por distração no ano passado, nomeadamente os provocados pelo uso de telemóveis e soluções multimédia dos automóveis.
Segundo esses dados, houve um aumento de quase 10%!!!

Ainda segundo os mesmos dados, o uso de telemóvel e soluções multimédia foram responsáveis por 32 por cento dos acidentes nas autoestradas portuguesas.
Este é um problema que, como sabemos, infelizmente tem resultado de forma muito trágica.  :(

Se quiserem ler uma das notícias que fala desta divulgação da APCAP, passem por aqui:

LINK...

Já várias vezes estive para mandar algumas pessoas para um certo lado por uso do telemovel quando me apercebo que aquele ecrã brilhante e cheio de cores não é o telemovel mas sim o ecrã multimédia do proprio automovel.

Tendo tanta informação nesses ecrãs tacteis ( modos de condução, médias de consumo, leitores mp3, controlos da climatização, etc ), não serão eles por si só uma distração já bastante perigosa? Se fossem utilizados com a viatura parada, não seriam um problema. Mas, uma vez que não é isso que se vê acontecer, começo a achar que são uma distração tão ou mais perigosa que os telemoveis.

Dando um exemplo prático: o meu Corsa tem 2 "botôes" para controlar a "climatização", um para escolher "calor" ou "frio" e outro para regular a velocidade da ventilação. Carros com ar-condicionado mais antigos, têm 3 botões desse tipo, juntando o de on/off do ar-condicionado aos outros 2. Estes novos automoveis têm um sem numero de controlos para a climatização ( temperatura e nivel de ventilação individual para cada lugar ), juntando a mais uma catrefada de funções nesse mesmo ecrã. E, alguns deles, juntam ainda leitores de video e acesso á internet a tudo isso...

Epá, não sei... não serão os ecrãs dos automoveis mais perigosos que os telemoveis?

Outubro 14, 2019, 10:18:25, 10:18
Responder #27

JViegas

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Tudo vai do uso que se dá à tecnologia e quando.

Acredito igualmente que o uso desses 2tablets embutidos" provoque tanta ou mais desatenção como aquele que vai agarrado ao telemóvel.

Será porventura mais difícil aplicar coimas a quem faça uso desse sistema dos carros durante a condução, colocando-se a ele (condutor) e outros em risco.

Ou seja, não adianta apenas legislar para punir, é preciso formar/informar.

Outubro 14, 2019, 14:03:05, 14:03
Responder #28

Moto2cool

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Curiosa intervenção. De facto o uso de sistemas cada vez mais manipuláveis durante a condução pode criar um risco não inferior ao telemóvel.
No meu carro existem funções que são desactivadas quando ligo a ignição porque implicam o uso do touch, mas nem todas, como as multimédia
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Outubro 14, 2019, 14:12:25, 14:12
Responder #29

JViegas

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Curiosa intervenção. De facto o uso de sistemas cada vez mais manipuláveis durante a condução pode criar um risco não inferior ao telemóvel.
No meu carro existem funções que são desactivadas quando ligo a ignição porque implicam o uso do touch, mas nem todas, como as multimédia

Por exemplo no carro de serviço, o touch está plenamente disponível. Há uns meses (antes do verão) conduzi um captur com o ecrã policromático e confesso que me "perdi" a navegar naquilo... o mesmo se passou no clio de ultima geração que conduzi também em tempos.

O que quero dizer é que estes sistemas são ótimos e uma excelente implementação de tecnologia num carro (reparem nas motas de topo também existe), mas até que ponto não constituem também uma fonte de distração? É claro que muitos sistemas estão desabilitados durante a condução, o que não impede algumas distrações por parte dos seus condutores.

Esta era da "multifuncionalidade" onde o ser humano se torna cada vez mais multifunções, poderá talvez afastar-nos cada vez mais do essencial: o prazer e a segurança da viagem