Autor Tópico: Ampliador/Extensão de base de descanso lateral...  (Lida 7148 vezes)

Agosto 29, 2017, 15:34:03, 15:34
Lida 7148 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ampliador/Extensão de base de descanso lateral...

Nestes dias em que a chuva parece vir com intensidade suficiente para se entranhar na terra, apercebi-me da propensão a que em determinados locais se torne fácil...demasiado fácil "enterrar" o descanso lateral.

E nunca me tinha apercebido disto porque na verdade nunca tinha sido proprietário de um motociclo com este peso e capaz de levar a que esta situação se torne assim tão evidente, mais ainda porque a inclinação da mesma costuma ser um pouco maior do que na de outros motociclos, levando a que o peso sobre o descanso seja mais notório.

De tal forma que agora tenho de ter o cuidado de escolher o melhor local para a estacionar, sem correr o risco de vir depois a encontrar a moto no chão.

Felizmente é coisa que se resolve muito facilmente procurando uma zona asfaltada ou de empedrado, mas a situação levantou-se e estou um pouco na dúvida: ficar exactamente como está, ou optar pela aquisição de um ampliador de base do descanso lateral.

Se querem que vos diga, acho aquilo de gosto altamente discutível no que diz respeito à estética, sendo que quando os vejo com determinadas cores (sem serem sóbrias), ainda pior.

Porém, reconheço utilidade à "coisa" e já por diversas vezes os vi montados, nomeadamente em motos do segmento Adventure.

E em termos de valores a coisa é do mais variado que pode existir, pois vai de meros €10 (ou menos) vindo da China, até a algumas dezenas de €€€'s em aço inoxidável e componentes em alumínio anodizado, da Touratech ou outra marca conceituada no ramo.

Como imagino que haja por cá quem tenha ou já tivesse montado numa moto anterior, aqui fica o tópico para opiniões... :)  :nice:
« Última modificação: Agosto 29, 2017, 15:38:34, 15:38 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 29, 2017, 16:25:25, 16:25
Responder #1

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
...
Se querem que vos diga, acho aquilo de gosto altamente discutível no que diz respeito à estética, sendo que quando os vejo com determinadas cores (sem serem sóbrias), ainda pior.
...

Arranjas um pedaço de madeira um pouco maior do que a base do apoio lateral e, quando for necessário colocas no chão e assentas o descanso em cima dele.

Quando te fores embora, arrumas esse pedaço de madeira numa mala da mota (ou debaixo do banco) e já está... e se te esqueceres dele no sitio o prejuizo não é grande.

Mais barato é dificil e tem a vantagem de servir para qualquer mota.

Agosto 29, 2017, 16:53:02, 16:53
Responder #2

JPA

• Visitante
Chama-se "base alargadora", e considero um acessório bastante útil quando temos de deixar a mota em terrenos menos seguros, tipo areia ou cascalhos.

Tenho na minha Strom desde há uns 4 meses e é composto por material inox, parafusos anodizados e uma base em plástico rígido.

Sei que o processo de fabrico de corte é artesanal por meio de uma CNC e o resultado é fantástico, pois é mesmo feito à medida da dimensão do descanso mesmo em posição recolhido -  artigo exclusivo para V Strom 1000 e 650.

Não avanço muito mais a publicidade destas coisas, pois não sei o vendedor o permite, mas basta procurar no facebook nas páginas do modelo em questão.

Esteticamente é discutível mas o beneficio considero valorizado.

Agosto 29, 2017, 16:56:09, 16:56
Responder #3

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Eu uso as duas coisas : tenho instalada uma 'sapata' mais larga comercializada pela N&G  e anda sempre na mala traseira um pequeno estreito taco de madeira para qualquer situação de piso menos 'consistente' .

Agosto 29, 2017, 16:56:42, 16:56
Responder #4

twin-pt

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Algo como este?

Comprei para a minha, 5*! No "excelente" empedrado de Lisboa é uma mais valia...

Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Agosto 29, 2017, 20:24:57, 20:24
Responder #5

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Tens bases próprias amovíveis que se compram por 2 ou 3 euros em plástico.
Volta e meia partem (depende da utilização) mas podes sempre comprar mais.
Já usei mas neste momento não tenho nenhuma.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 29, 2017, 22:08:30, 22:08
Responder #6

rodrigues

• Visitante
Também já usei uma oferecida pelo Luís Salgueiro mas acabei por oferecer ao salvador99 pela seguinte razão.

A base era muito grossa e fazia com que a Cb500x ficasse mais direita e uma vez em Porto Côvo estava estacionada junto ao mar e uma rajada de vento deitou-a ao chão.

Valeu estar em terra macia e fez estragos ligeiros na mala.

Ando com um quadrado de 10 x 10 cm de PVC de 10 mm espessura na mala para as ocasiões de paragens em terra mole.

Agosto 29, 2017, 22:19:56, 22:19
Responder #7

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Pelo que estive a ver, parece-me que já antevejo um possível contratempo no optar por uma base mais larga...

É que a DN-01, dependendo da dimensão dessa base, pode inviabilizar a recolha completa no espaço que lhe está destinado.  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 30, 2017, 09:53:57, 09:53
Responder #8

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Por todos esses inconvenientes falei nas bases amovíveis.
Andas com aquilo guardado na mota, quando chegas ao local metes debaixo do descanso e pronto.
São finas e por isso não colocam a mota mais direita.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 30, 2017, 09:56:16, 09:56
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Isaac, pegas numa lima e comes o que estivera a mais.

Senão tens de usar o sistema do taco em madeira  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 30, 2017, 10:58:58, 10:58
Responder #10

JMC

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 82
  • Modelo Motociclo: CB 500X
O uso do taco de madeira implica sempre que tem de se sair primeiro da moto para depois se colocar o taco de madeira, o que para mim é pouco recomendável.
É  realmente utilizado com um método expedito, mas desde que vi um amigo a sair da sua Integra e dar um ligeiro toque com o pé na sua top case.
Veio ele e veio a Integra e seguir a dor de da top case e plásticos riscados  :'(
Para mim o uso de uma destas bases da GIVI, foi sempre condição desde o momento em que a minha CB saiu do concessionário. Sendo eu de baixa estatura, confesso que me dá outra confiança a sair de cima da moto, independente do tipo de piso ou de alguma inclinação que o terreno tenha. :ok:
« Última modificação: Agosto 30, 2017, 11:00:54, 11:00 por JMC »

Agosto 30, 2017, 11:17:18, 11:17
Responder #11

dfelix

• 5005
Quando o terreno é duvidoso... há sempre a opção de olhar em volta e procurar um caco ou uma pedrinha que faça o mesmo efeito.
 :)

Agosto 30, 2017, 12:05:29, 12:05
Responder #12

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Isaac, pegas numa lima e comes o que estivera a mais.
(....)

Não seria má ideia, mas creio que neste caso iria criar um quase triângulo na peça e o ganho/eficácia depois tornava-se pouco relevante. :(
Existe sempre a hipótese de o descanso não recolher na totalidade é certo, mas não me sinto "confortável" com essa possibilidade.

A hipótese da pedrinha...está fora de hipótese. :)

Resta-me ou usar uma base amovível e que transportaria na mochila, ou ter sempre o cuidado de a estacionar num local que me oferece condições para parar a moto, sem correr o risco de chegar depois junto a ela e estar deitada.   :o

Dalai Lama

Agosto 30, 2017, 14:09:20, 14:09
Responder #13

spitfirept

• **

• 110

Masculino
    • Canal Spitfire
  • Modelo Motociclo: DN-01
  • Localidade: Oeiras
Boas

eu nestas ferias usei uma pedra rasa e fina que achei algures no caminho para me resolver esse problema.

Só comecei a usar a pedra depois de estacionar uma vez no alcatrão numa praia perto de GOIS e o descanso simplesmente FUROU o alcatrão (isso mesmo já tinha a moto inclinada com 2 dedos do descanso dentro do alcatrão)

Felizmente o pessoal viu e no meio de milhares de motards lá me encontraram a tomar banhos de sol e la fui eu ter que mudar a moto de sitio antes que tomba-se de vez.

sempre que parava lá saia o calhau para ajudar  :D

Honda DN-01, AKA Black Widow
Spitfire_pt, Voando baixinho :)
Facebook: https://www.facebook.com/carlos.j.woo...
Instagram: https://www.instagram.com/spitfire_pt/

Agosto 30, 2017, 15:26:03, 15:26
Responder #14

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Boas

eu nestas ferias usei uma pedra rasa e fina que achei algures no caminho para me resolver esse problema.

Só comecei a usar a pedra depois de estacionar uma vez no alcatrão numa praia perto de GOIS e o descanso simplesmente FUROU o alcatrão (isso mesmo já tinha a moto inclinada com 2 dedos do descanso dentro do alcatrão)
(....)

Bem... :???:

Eu sei que as nossas DN-01 são pesadotas e por via da inclinação (quando paradas) criam muito peso no descanso, mas daí a furar o alcatrão!!!  :o

Dalai Lama

Agosto 30, 2017, 16:35:05, 16:35
Responder #15

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
As bases amovíveis têm (algumas) uns travões que impedem que a base saia de baixo da mota com facilidade.
São umas espécie de paredes onde a cabeça do descanso bate e não passa
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 30, 2017, 16:55:17, 16:55
Responder #16

Lone Wolf

• Visitante
Resta-me ou usar uma base amovível e que transportaria na mochila, ou ter sempre o cuidado de a estacionar num local que me oferece condições para parar a moto, sem correr o risco de chegar depois junto a ela e estar deitada.   :o

Estoou em querer que se usares uma destas, não terás problemas de bater na moto --> Kickstand-Foot-Side

Eu usei uma destas durante três ano e meio e sem stress, bem pelo contrário.

Agosto 30, 2017, 19:00:31, 19:00
Responder #17

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
O formato parece-me um pouco mais pequeno do que aqueles que tenho visto.
E tem em cor preta, que prefiro.

Obrigado pela dica, caro LoneWolf.  :nice:

Dalai Lama

Setembro 06, 2017, 22:25:56, 22:25
Responder #18

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Com a decisão de ir hoje dar uma voltinha de moto noturna (a solo), resolvi pouco antes disso acontecer tratar de encontrar uma solução para o descanso lateral quando paro em zonas mais "manhosas".

Ora desde já agradecendo as ideias dadas, esta foi a solução que encontrei como mais viável por agora...desde já informando que vou reduzir um nadinha o tamanho (em comprimento) da tablete. :D

Dalai Lama

Setembro 06, 2017, 22:51:45, 22:51
Responder #19

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Se cortares isso de forma a ficar mais quadrada não tens que te procupar quando colocas a madeira no chão.
Claro que quanto maior for o apoio mais fácil é acertar com o descanso lá em cima e menor pressão vai fazer no chão, devido a ter uma maior superficie o que permite parar a mota em terrenos mais macios.

Setembro 07, 2017, 10:31:34, 10:31
Responder #20

João A

• **

• 296

Masculino
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: Lisboa
Eu gostava de comprar uma para a minha Honda CBF 600 SA de 2008, mas no e-bay não encontrei nenhum para a minha moto. Para Honda só vi para as CBR e NC.
Se alguém souber de um site que tenha das chinesas baratinhas, agradecia informação.
 :sportbike:
ex -Sachs minor 50cc 2 veloc.; ex-DKW 250 cc 2 tempos; ex-Casal 125; Triumph Tiger 100C (de 1971); ex-BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA; ex-Cruisym 300i; Honda ADV 350

Setembro 17, 2017, 11:10:04, 11:10
Responder #21

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Eu gostava de comprar uma para a minha Honda CBF 600 SA de 2008, mas no e-bay não encontrei nenhum para a minha moto. Para Honda só vi para as CBR e NC.
Se alguém souber de um site que tenha das chinesas baratinhas, agradecia informação.
 :sportbike:
Também já procurei e...nada! Penso que para a CBF não exista este tipo de acessório

No entanto, quando fui a Faro levei no bolso do casaco um pedaço de madeira "arranjadinho" e foi o que usei.
Parei, saquei a base do bolso, coloquei no chão...e descanso em cima!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Abril 18, 2020, 21:21:18, 21:21
Responder #22

MaSSive

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 17
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Barreiro
boas, pessoal as bases para o descanso lateral são universais? queria arranjar uma base para a minha scooter e na net o que me aparece logo sao unas da givi como ja meterem ai um foto, obrigado e boas curvas
« Última modificação: Abril 18, 2020, 22:21:22, 22:21 por MaSSive »

Abril 19, 2020, 11:10:51, 11:10
Responder #23

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Não são normalmente universais.
A título de exemplo posso te até dizer que uma vez comprei uma para a Honda 750X de 2012 e não deu para a minha que é de 2014.
Abraço.
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Abril 19, 2020, 11:17:29, 11:17
Responder #24

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Em 2012 creio que não existia a 750.
Julgo que querias dizer que compraste para uma 700X de 2012 e que não dava para uma 750X. Será isso?  :nice:

Dalai Lama

Abril 19, 2020, 14:10:55, 14:10
Responder #25

Rodrigues1

• Visitante
« Última modificação: Abril 19, 2020, 14:12:04, 14:12 por Rodrigues1 »

Abril 20, 2020, 18:09:04, 18:09
Responder #26

petervivas

• **

• 97

Masculino
  • Texto Pessoal
    Quem muito corre, pouco acerta!
  • Modelo Motociclo: CB500X 2019
  • Localidade: Amadora
boas, pessoal as bases para o descanso lateral são universais? queria arranjar uma base para a minha scooter e na net o que me aparece logo sao unas da givi como ja meterem ai um foto, obrigado e boas curvas

A que scooter te referes MaSSive ?
Mas sim, de facto e como já mencionado, as bases não são universais nem serve para todas a mesma base.... depende da "sapata" do descanso que toca no chão
Daelim S2 125i:'16-'17-13000 kms / Kymco Downtown 125i ABS:'17-'19-23000kms / Piaggio Medley 125 ABS iGet:'19-'20-9000kms

Vespa 125 GTS Super: '07/20 - 4800kms ... | Honda CB500X 2019: 11/19' - 0kms ...
Macal 50cc M70 Sport: de 1990 .. (para sempre)

Abril 21, 2020, 03:50:09, 03:50
Responder #27

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Em 2012 creio que não existia a 750.
Julgo que querias dizer que compraste para uma 700X de 2012 e que não dava para uma 750X. Será isso?  :nice:
Mais ou menos. Os da 700 garantidamente te não dão para a 750.
Eu enganei-me foi no ano. Os de 2016 não dão minha de 2014/15.
Já para não falar na Integra...
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Abril 22, 2020, 11:54:32, 11:54
Responder #28

Rodrigues1

• Visitante
Pelo que estive a ver, parece-me que já antevejo um possível contratempo no optar por uma base mais larga...

É que a DN-01, dependendo da dimensão dessa base, pode inviabilizar a recolha completa no espaço que lhe está destinado.  :-\

Tens razão, tive de desgastar com a rectificadora um bom bocado na base porque batia no descanso central ao recolher

Já está na bancada o material para fazer uma por 2 €  ;)