Autor Tópico: Como conduzes? Com os dedos em cima das manetes, ou não?  (Lida 2373 vezes)

Setembro 13, 2017, 13:42:52, 13:42
Lida 2373 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como conduzes? Com os dedos em cima das manetes, ou não?

Por vezes constato que há quem conduza com 2 ou mesmo 4 dedos em cima de uma das manetes, independentemente se conduz uma scooter, maxiscooter ou moto. E deste "lote", apesar de em número inferior, até há quem conduza desta forma apoiando o dedos nas 2 manetes...especialmente em scooters e maxiscooters.

Por acaso nunca tive esse hábito a andar de moto/scooter (apesar de ter essa tendência a andar de bicicleta), mas conheço quem ande dessa forma regularmente e por sentirem - dizem - que assim podem reagir mais rapidamente, ou então que sentem maior controlo.

Gostaria de ler as vossas opiniões quanto ao tema e indicarem também se têm este hábito, ou não. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 13, 2017, 14:03:16, 14:03
Responder #1

Paulo Fradinho

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 856

Masculino
Eu é conforme a força que tenho de impor no travão dianteiro. Se for apenas para abrandar até só uso 1 dedo porque a CB500x trava mt bem, se tiver de travar com mais intensidade uso os 2 dedos não mais do que isso. Mas só ponhos os dedos nas manetes na altura de travar.

Uma mania que tenho, não sei se alguém tem esta mesma mania, eu apoio as mãos na ponta dos punhos nunca completamente no punho.

:cool: :convivio:
« Última modificação: Setembro 13, 2017, 14:29:06, 14:29 por Paulo Fradinho »
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Setembro 13, 2017, 14:45:58, 14:45
Responder #2

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Apenas uso os dedos em cima das manetes, ou dentro das cidades ou em zonas de muito transito (filas ou transito compacto) como preventivo de emergência.

Hábito de muitos anos a conduzir em Lisboa e arredores.

João  :scooter: :scooter:

Setembro 13, 2017, 14:48:34, 14:48
Responder #3

dfelix

• 4988
Depende muito das motos e do tipo de condução.

Uma moto exigente de embraiagem pode levar a que se esteja sempre em cima dela.
Tal como habitos de velocidade ou a utilização recorrente em condições que impliquem elevados niveis de alerta (circular entre carros) podem levar a que se tenha sempre 2 ou mais dedos sobre o travão.

E muito facilmente determinadas praticas se tornam hábito ou vício.

BTW,
Nos cursos de condução avançadas sugerem indicador e médio sobre a alavanca e os restantes para segurar punho e/ou controlar acelerador.
É supostamente o melhor compromisso entre controlo e tempo de reacção.

Setembro 13, 2017, 15:13:24, 15:13
Responder #4

JViegas

• 4723

Masculino
Tenho por hábito conduzir com alguns dedos (não contabilizo) sobre ambos os travões, pois em cidade (e pela pouca experiência que tenho) o tempo de reação é menor caso conduza assim, no caso de alguma emergência.

No entanto em viagens mais "longas" ou em vias rápidas apenas conduzo com as mão nos punhos (as facilidades de conduzir uma "acelera").

Setembro 13, 2017, 17:34:43, 17:34
Responder #5

karloxilva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Dois dedos, indicador e anelar, sobre os travões (é uma scooter) mas sem fazer pressão.
Ao contrário do que o companheiro acima reproduz, já li que não se deve fazer... mas não consigo evitar.
Na cidade faz jeito, pequenos toques para manter distância, ou ajudar a corrigir trajectória com a ajuda do travão traseiro em determinadas curvas
(vá-se lá saber por quê, não aprendi em lado nenhum, de vez em quando dou por mim a fazer isso ao mesmo tempo que a inclino... cheira-me que é vício tonto).

Errata: onde escrevi "Anelar" pretendi referir "Médio", aquele dedo ao lado do indicador. É o que dá não usar jóias...
« Última modificação: Setembro 13, 2017, 19:45:50, 19:45 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Setembro 13, 2017, 19:15:00, 19:15
Responder #6

Moto2cool

• 4386
 Depende das condições, na cidade levo dois dedos nas manetes porque pode ser sempre preciso travar ou mudar de velocidade. Em estrada levo a mão no punho. O que não se deve fazer é em condução manter algum tipo de pressão nas manetes, apenas manter os dedos apoiados para uma resposta mais rápida.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 13, 2017, 20:08:36, 20:08
Responder #7

replicantz

• 580

Masculino
Subscrevo as tuas palavras.

Sent from my HUAWEI CRR-L09 using Tapatalk

Setembro 13, 2017, 23:31:37, 23:31
Responder #8

jmartins13

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Indicador e dedo da asneira, das duas mãos, sempre a tocar nas manetes, prontos a entrar em acção.
Embraiagem acciono com  todos menos o polegar, o travão da frente sempre só com os dois dedos.

Setembro 14, 2017, 07:00:45, 07:00
Responder #9

PBarros

• Visitante
Bem o meus dedos da mão esquerda não tocam na manete  :D :D :megafeliz: :megafeliz:
Na manete do travao da frente uso sempre o indicador "encostado"e muitas vezes tambem lhe junto o dedo médio.....penso q será sempre na ideia de numa travagem mais urgente ou mesmo até pequenas "correções" ser uns momentos mais veloz......secalhar manias ou habitos....mas ainda agora começei e ja pegou... :-\

Setembro 14, 2017, 09:39:38, 09:39
Responder #10

Tiago Parracho

• Visitante
Indicador e dedo da asneira, das duas mãos, sempre a tocar nas manetes, prontos a entrar em acção.
Embraiagem acciono com  todos menos o polegar, o travão da frente sempre só com os dois dedos.

Eu faço da mesma forma que o Jmartins.

Como circulo muito por entre filas de trânsito, já ficou enraizado.

Se bem que já me aconteceu ficar com dores nas mãos, sobretudo naqueles dias de trânsito caótico.

Setembro 14, 2017, 23:24:45, 23:24
Responder #11

catb

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
No curso de condução defensiva da honda recomendam não andar com os dedos nas manetes

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Setembro 15, 2017, 00:10:17, 00:10
Responder #12

mithus

• Visitante
Boas,

Em ambientes urbanos ou mais lentos de para/arranca dois dedos na embraiagem no travão raramente coloco, talvez porque quando travo o faço com três dedos (o mais pequeno fica de fora  :D ) por ter a sensação de maior controlo de intensidade de travagem e para a embraiagem por norma bastam os dois dedos.

Em estrada, por norma, não utilizo os dedos nas manetes.

Setembro 15, 2017, 13:55:19, 13:55
Responder #13

Joao_Cruz

• 1532

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
A da embraiagem (não hidráulica), ando com a mão toda em cima da manete, excepto se vou em AE ou estrada aberta.
O travão dianteiro, levo SEMPRE 2 dedos em cima da manete, aliás é sempre assim que travo, seja para travar muito ou pouco (são hábitos).
Só em estrada aberta e com pouco tráfego é que ando com as mãos nos punhos.
Um abraço,
JpC