Autor Tópico: Comparativo Honda NC750X DCT vs. Suzuki V-Strom 650 ABS  (Lida 19942 vezes)

Setembro 15, 2017, 21:21:23, 21:21
Lida 19942 vezes

JPA

• Visitante
Viva!

Deixo por aqui um comparativo interessante entre 2 "montadas" já bem conhecidas, feito por um site espanhol.

Considero um teste bem feito em que houve um cuidado de considerar os prós e contras, não negligenciando os aspetos mais técnicos de ambos modelo.

http://motos.coches.net/noticias/honda-nc-750-x-suzuki-v-strom-650-abs-comparativo?xtor=EPR-27-%5BBOLETIN

Fonte: http://motos.coches.net/

Setembro 15, 2017, 21:26:09, 21:26
Responder #1

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Setembro 15, 2017, 22:15:38, 22:15
Responder #2

JMC

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 82
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X
Este comparativo, revelou-me uma dado na Suzuki V-Strom que confesso que ainda não me tinha apercebido, o peso  :pensador: acho mesmo um grande ponto a favor desta  máquina.  :ok:

Setembro 15, 2017, 22:49:58, 22:49
Responder #3

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
"La transmisión DCT de la Honda, con ese sistema secuencial manual/automático (a elegir) y unos programas que rozan la inteligencia artificial (3ª generación), está marcando un antes y un después en las transmisiones para moto. Sencillamente genial."

Não há só velhos do Restelo e fundamentalistas!
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 15, 2017, 23:35:07, 23:35
Responder #4

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sempre gostei da V-Strom 650 e chegou a haver uma ou duas semanas seguidas em que estava constantemente a pesquisar por unidades na net. Isto numa altura em que tinham saído há relativamente pouco tempo e quando eu estava recém encartado. No fundo...andava a tentar perceber para onde me voltar, sem saber muito bem o qu encaixava na minha vida naquela altura em que andava praticamente só em cidade.
E tinha muito para gostar dela. A V-Strom da altura sempre teve da minha parte um olhar atento e sabedor do bom produto que era.

Quanto a esta nova é ainda melhor por aquilo que leio, tendo no entanto um design algo estranho para o meu gosto pessoal. Falo concretamente da frente e que depois de a ter visto ao vivo, me pareceu nesse campo um downgrade estilístico... Custa-me um pouco esta opção, preferindo a geração precedente a esta e que p.ex. o Jacreis tem.

Quanto à NC pouco há a dizer para lá do que já se sabe, pois não sendo excelente em quase nada (excepção feita à capacidade do motor em ser excepcionalmente poupado e ter ao dispor uma brilhante caixa automática), acaba por ser boa na maioria das coisas que se possam nela analisar.

Em termos de motor há naturalmente diferenças, mas não deixei de ficar algo intrigado em terem verificado - como se lê no comparativo - uma resposta mais directa na NC do que na V-Strom.
Os baixos e médios regimes são a "praia" desta Honda, ao passo que a Suzuki "respira" melhor e ganha desenvoltura quando se alcança uma faixa de rotação que lhe é mais favorável.

Qual levaria para casa das duas??

A resposta é simples...a Versys 650!  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 15, 2017, 23:58:15, 23:58
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Quanto à NC, Isaac, a NC não deixa de ser menos mota nem passa a 'suprasumo' por ter um sistema de caixa automática. Há quem queira passar essa imagem...
(....)

Agora não percebi Velasquez.  :)
Mas leste daquilo que escrevi a retirada dessa conclusão??  :???:

Voltei a ler o que escrevi e retiro dali o sentido que lhe dei...uma moto normal que não se destaca em quase nada, mas sendo boa em muita coisa. E uma das coisas em que é mesmo muito boa é a cx automática, quer se queira ou não. Testar a versão mais recente e não perceber isso, é cismar com o assunto e acreditar que é igual àquilo que existia no tempo da 700.

P.f. não digas que pretendo "passar imagem" diferente daquilo que não disse. A NC é no fundo uma moto normal, mas com razões para ser vista como bem pensada e bastante prática como veículo do dia-a-dia. :)

Mais do que isto e é especular. :)

E reafirmo que aquela que levaria para casa seria a Versys 650. Para mim e desde há muito, a moto nesta categoria que mais me levaria à compra.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Setembro 16, 2017, 08:55:42, 08:55
Responder #6

PBarros

• Visitante
"La transmisión DCT de la Honda, con ese sistema secuencial manual/automático (a elegir) y unos programas que rozan la inteligencia artificial (3ª generación), está marcando un antes y un después en las transmisiones para moto. Sencillamente genial."

Outra vez arroz?

O que é que uma coisa tem a ver com outra?

Este endeusamento pelo DCT já parece encomendado...

Calma companheiros ! :-\
Nao vai haver "discussao" outra vez, pois nao????  :nempenses:
O DCT é uma sistema fantastico, mas para quem gosta e se revê num determinado tipo de utilização.
Ainda bem q há gostos e motos para toda as pessoas e para todos os tipos de condução !
 :cool:
Fiquem bem.

Setembro 16, 2017, 09:01:50, 09:01
Responder #7

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 16, 2017, 09:32:49, 09:32
Responder #8

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD

Onde está escrito NC aqui?
Oopss...se calhar estou em off topic...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 16, 2017, 09:58:00, 09:58
Responder #9

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Cada um com aquilo que gosta e a que dá valor.
Por essa razão é opcional.  :nice:

No entanto permitam-me dizer e por já ter testado o sistema e a sua evolução em.diferentes modelos desde que saiu nas 700, que a ideia actual de que em estrada o DCT peca por "sensaborão", não pode ter fundamento.

Não me interessa estar a defender ou não o sistema  :) mas simplesmente explicar que o desempenho do actual DCT não deve nada àquilo que se faz com uma caixa manual e em diferentes tipos de percursos, conseguindo extrair as melhores prestações que o bloco onde esteja montado pode oferecer.

Atenção que isto é verídico: Conheço quem nunca tenha ligado ao DCT e visse no mesmo uma opção a nunca tomar. Mas quando um dia testou por a unidade de teste ter este sistema...comprou!  :)

Não estou a bater-me por ter mais ou menos razão. Isso para o caso provavelmente nem existirá quando se faz a escolha por razões que passam pela opção da cx normal pelo seu custo mais baixo. E até posso entender o argumento - por parte de quem o dê - de que haja um certo "filtrar" de sensações ao retirar o elemento mecânico de embraiagem/pedal das mudanças.

É legítimo cada um ter as suas preferências ou opções de caixa. :)

Mas há que conhecer e testar o actual DCT, sem ideia pré-concebida, para lhe perceber as vantagens e capacidade...slgo que o jornalista desse artigo descreveu e apontou como muito bom.

Dalai Lama

Setembro 16, 2017, 10:10:09, 10:10
Responder #10

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Não há paciência.
Factos não ajudam. Humor não ajuda. Ironia não ajuda. Nada ajuda. Fala-se do que não se sabe e ainda se diz que os outros querem impingir algo.

A paciência acaba.

Não vou tão longe na birra que feche a conta (como alguns o fizeram, pois depois quando a birra passasse teria que voltar) mas, garantidamente, a minha participação diminuirá drasticamente por aqui.
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 16, 2017, 10:16:43, 10:16
Responder #11

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Lol
Não levo nada a peito, companheiro.  O que é que há a levar a peito nisto? Estou confuso... :D

E falo por mim e por mais ninguém.
Tanto ando em cx normal como DCT e faço uma análise daquilo que eu acho.

Se temos pontos de vista diferentes, nada disso tem que ver com um "levar a peito".

Estou aqui nisto e nesta troca de opiniões...numa boa!  :nice:

Um abraço  :convivio:

Dalai Lama

Setembro 16, 2017, 11:03:34, 11:03
Responder #12

PBarros

• Visitante
Lol
Não levo nada a peito, companheiro.  O que é que há a levar a peito nisto? Estou confuso... :D

E falo por mim e por mais ninguém.
Tanto ando em cx normal como DCT e faço uma análise daquilo que eu acho.

Se temos pontos de vista diferentes, nada disso tem que ver com um "levar a peito".

Estou aqui nisto e nesta troca de opiniões...numa boa!  :nice:

Um abraço  :convivio:

Mais nada meu caro. Opiniões distintas apenas.

Um abraço

:cool: :nice:

Setembro 16, 2017, 11:46:52, 11:46
Responder #13

JPA

• Visitante
Bom dia !

Não percebo tanta celeuma sobre este assunto.

Parece que é se cria algum tipo de contencioso quando se fala no DCT... 

Pessoalmente o DCT  é um sistema que sob o ponto de vista técnico ( mecânico/electrónico) muito interessante e se for bem aproveitado e "afinado" no futuro, vamos observar ainda melhores qualidades.

Já testei uma X ADV  pois "lendo" a prestação relativamente anémica do motor  que é algo "diferente" de tão "redondo", o DCT estranha-se mas também não me fez desatinar em nada com o sistema, que é bem prático e isso é indiscutível... Mas isto sou eu que aprecio um motor de uma moto com embraiagem na "manete esquerda", pois entendo que é neste "dominar" de uma caixa e puxar uma 3ª e 4ª até lá "cima" que apreciamos a essência e gosto de andar de moto, obviamente em sentido figurado!...para automatismo nada melhor que uma scooter convencional...outra "praia" com as devidas qualidades e desgraças...

Acho que o importante é mesmo o comparativo entre 2 excelentes motos... e sem dúvida que para compor o ramalhete falta a Kawa Versys 650, que idem é uma válida opção.
« Última modificação: Setembro 16, 2017, 11:48:50, 11:48 por JPA »

Setembro 16, 2017, 13:21:41, 13:21
Responder #14

drpirotecnia

• **

• 171
  • Marca Motociclo: Burgman 650 e nc 700x dct
  • Localidade: Tondela

Setembro 16, 2017, 22:32:37, 22:32
Responder #15

Lone Wolf

• Visitante
Bela partilha  :nice: :nice:

Gostei de ler a opinião/artigo sobre estas duas máquinas  :cool: :cool:

...

Setembro 16, 2017, 23:03:41, 23:03
Responder #16

pedroareias

• Visitante
Também gosto da Versys, porque é que perde? Olha que o aspecto da 1000 é muito cuidado.

A versys 650 perde para a duas!!
« Última modificação: Setembro 16, 2017, 23:31:50, 23:31 por pedroareias »

Setembro 17, 2017, 00:13:30, 00:13
Responder #17

jmartins13

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Nunca experimentei o DCT da Honda, logo não posso opinar sobre ele, nem percebo porque fazem um comparativo de uma moto de caixa normal,  com uma com DCT?!?! Será que acharam que a NC normal ficava aquém da V-strom?

Na minha modesta opinião e tendo experimentado as duas (Nc sem DCT) (no separador de test drives está lá um post do meu test-drive à nova Vstrom) a V-strom sai a ganhar, de longe. Apenas tenho pena dos 9300 euros que custa.

O motor da V-strom rola bem em baixas com bastante binário, tão bem como quando sobe de rotações e até aos 140/150kmh, é como se nada fosse, bastante elástico, pastelão quando es quer e animado quando se pretende, nunca se queixa, e é uma moto bem plantada à estrada, e que inspira desde logo muita confiança e cumpre. Pode-se ir a ritmos animados e cortar gás em curvas que o comportamento surpreende muito, a sensação é que aguenta tudo e tolera muitos erros de condução, já a NC, Obriga a lentidão de resposta que o seu baixo centro de gravidade dita, bem como aquela condução de pequeno tractor, descontraída, mas pouco amiga de ritmos mais animados. Atenção não e um defeito , apenas o feitio dela. A ciclistica cumpre bem mas acho a da vstrom superior.
Na qualidade geral das duas, uns pontos acima para a V-strom.
Consumos penso se conseguir ela por ela para quem já tem alguma experiência em motos.

Sinceramente duas boas ofertas e ficava satisfeito com qualquer uma delas, podendo escolher e pagar mais :V-strom!
Mas lá está, a Honda joga com aquele posicionamento de mercado inteligente de, oferecer uma máquina competente, com qualidade q.b., a fama da fiabilidade ,algumas inovações (como o met-in) e um preço mais atractivo. E isso tem sido o sucesso.
O sistema VHS também não era melhor que o BETA, mas foi o que vingou para as massas,e o  BETA ficou só para o mercado profissional. è a Vida!

Setembro 17, 2017, 08:58:57, 08:58
Responder #18

drpirotecnia

• **

• 171
  • Marca Motociclo: Burgman 650 e nc 700x dct
  • Localidade: Tondela
A versys mil e outra louça! !
Aproveitem dia 23 na norboxe e façam o teste ride  às várias motos disponíveis.

Setembro 17, 2017, 09:35:55, 09:35
Responder #19

JPA

• Visitante
Nunca experimentei o DCT da Honda, logo não posso opinar sobre ele, nem percebo porque fazem um comparativo de uma moto de caixa normal,  com uma com DCT?!?! Será que acharam que a NC normal ficava aquém da V-strom?

Talvez seja uma questão puramente económica que se resume este comparativo e num absurdo  "ridículo" 1€ de diferença de preço entre os 2 modelos  :smiley:

... isto fazendo fé nos preços apresentados!

Os critérios que são definidos à partida quando fazem e publicam determinados test-drive ou comparativos podem por vezes serem  discutíveis, mas acredito que seja mais na ótica para um futuro comprador, se bem que por vezes nem sempre é assim, e em resumo nota-se a milhas um comparativo dos tais "encomendados" !

Setembro 17, 2017, 15:52:17, 15:52
Responder #20

Rodinhas

• Visitante
E comparativo entre a versys é a tracer? Alguém conhece algum?

Setembro 17, 2017, 20:29:35, 20:29
Responder #21

jacreis

• **

• 106

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
Acho que estão a comparar alhos com bugalhos!

Para ser um comparativo equilibrado teriam de comparar os 2 modelos com caixa manual.

Eu experimentei os 2 e tomei a minha decisão. V-strom sem duvida apesar de bons argumentos da nc de caixa manual.

O que me levou para a V-strom: Caixa das melhores que já experimentei, suave ,embraiagem muito facil e suave , e caixa bem escalonada (ao meu gosto); motor puxa bem em baixas e medias (melhor na NC) mas em altas adeus NC, suavidade de funcionamento (muito melhor do que na NC). Consumos não foi essencial mas não envergonham.
Conforto e posição de condução gostei mais na V-strom. Travões também gostei mais os da V.strom.
Estética gosto mais a da NC, a Suzuki continua a não ser brilhante neste aspecto.
Manutenção equivalem-se embora na Honda parece-me ser mais em conta.
Preço de aquisição vantagem para a Honda
Se voltaria a optar pela V-strom em detrimento da NC, seguramente que sim, mas é a minha opinião actual. Quanto ao futuro nunca se sabe .....

Setembro 18, 2017, 07:59:55, 07:59
Responder #22

pedroareias

• Visitante
Quizá Suzuki se ha esforzado algo más en la pintura

E este modelo da NC, de 2016, está muito melhor do que as anteriores.

Durante anos, a Honda marimbou-se na pintura. Fraco brilho, aderência e resistência UV.