Autor Tópico: Até onde pode chegar um recall...  (Lida 6449 vezes)

Outubro 19, 2017, 00:31:06, 00:31
Lida 6449 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Até onde pode chegar um recall...



 



Achei extremamente curioso o recall em que "tropecei" ao navegar na net, neste caso relativo à BMW F800 GT e F800 R.

Um recall é um recall e se se chamam modelos à oficina de um representante oficial é porque algo necessita de intervenção....

Certo??

Bem...kind of. :D

Fiquei a saber que há coisas que atingem um nível de critério e uma "malha" tão fina à tolerância dos aspectos relacionados com a segurança, que nada fica mesmo sem a devida acção.

E digo isto porque na América do Norte vão ser intervencionadas quase 1.500 motos apenas destes dois modelos porque....preparem-se...segundo a Federal Motor Vehicle Safety Standard (FMVSS) os reflectores laterais traseiros e que estão junto à matricula, podem não estar devidamente visíveis e não cumprem dessa forma a escrupolosa exigência relativa a "Lamps, Reflective Devices, and Associated Equipment."

Tudo bem que se trata de segurança. Tudo bem!

Mas...caramba, fiquei um pouco surpreso por perceber onde se chega, ao ponto de "implicar" com isto e chamar as marcas a fazerem como lhes é indicado para fazer.   :D

Mas foi o que aconteceu! A marca foi informada que deveria reposicionar os reflectores, pois estes poderiam não estar devidamente visíveis, ou na sua totalidade em certas situações de tráfego.

E já em Agosto se passou o mesmo, com um número substancialmente mais elevado de unidades da marca. Quase 30.000...  :o


https://ultimatemotorcycling.com/2017/10/06/bmw-f-800-gt-r-model-recall-reflector-problem/

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 19, 2017, 11:18:37, 11:18
Responder #1

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Boas.
Mais estranho que a intervenção do Federal Motor Vehicle Safety Standard, é as marcas colocarem produtos que não satisfazem a padronização existente num país como os EUA onde há uma vigilância mais séria desse tipo de "pormenores".

Por cá, como sabemos, reflectores laterais apenas aqueles que já vêm montados de fábrica (estou a lembrar-me da pequena Aerox que os trazia bem visíveis na "forquilha" dos amortecedores); se existem no "kit" de montagem, quase nunca são colocados pelos concessionários, ou são mesmo retirados por muitos clientes que os acham feios e estranhos ao "design" da mota, "azeiteiros" já li. As marcas quando concebem um modelo deveriam incluir no estudo do "design" os elementos de protecção passiva, tornando-os parte do estilo da mota - não algo que dá a ideia que foi colocado depois e deixa a ideia de ser um "corpo estranho".
Tudo porque, na verdade, se excluirmos a moda (saudável, digo eu) de colocar fitas reflectoras nas jantes, não há nenhum elemento reflector lateral na maioria das motas, tirando aqueles que fazem parte da indumentária e dos capacetes (isto se, mais uma vez, o cliente decidir instalá-los, o que, como sabemos, por norma não acontece).
Preocupamo-nos com a visibilidade frontal, colocamos luzes-extra, etc, e até metemos LED atrás, mais brilhantes, mas a verdade é que, apesar do volume maior, as motas acabam por ser menos visíveis lateralmente.
« Última modificação: Outubro 19, 2017, 11:38:25, 11:38 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Outubro 19, 2017, 14:40:10, 14:40
Responder #2

HBeiras

  • Visitante
Curioso o facto de a imagem associada ao tópico ser de uma BMW e os seus famosos recall.

Espero que desta não se esteja nada a derreter.

Outubro 19, 2017, 14:45:24, 14:45
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)

Espero que desta não se esteja nada a derreter.


Agora não percebi... :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 19, 2017, 14:47:00, 14:47
Responder #4

HBeiras

  • Visitante
(....)

Espero que desta não se esteja nada a derreter.


Agora não percebi... :)


Há por ai umas BMW que se auto-derretem....

Outubro 19, 2017, 15:17:27, 15:17
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Há por ai umas BMW que se auto-derretem....

Hum.... :pensador:
Entendo.

Porém, talvez seja do desconhecimento geral, mas os maiores recalls da história, no que toca a motociclos, foram feitos a motos Japonesas: Yamaha e Honda.

Ah pois é... 8)


NOTA: Se calhar ainda abro um tópico sobre o assunto, pois parece-me que a malta da Benelli tem ali (...ou pode ter) motivos de sobra para malhar nos "Jápas". :D
Vou pensar nisso e logo vejo se abro ou não o tópico.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 19, 2017, 15:21:25, 15:21
Responder #6

HBeiras

  • Visitante
A malta da Benelli e as suas chinesas só tem argumentos para discutir a qualidade ou não dos vários tipos de noodles....

Recall da Benelli? Deixas lá a mota e dão te um cheque oferta para comprar algo como deve ser.

Outubro 19, 2017, 15:35:42, 15:35
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Recall da Benelli?(...)


Hã? Recall da Benelli??
Essa nem sequer entra na lista dos recall... :D

Ainda está para vir o dia em que isso sucede. :)
Por isso é que lhes dá para "encherem o peito" de satisfação ao verem tantas Japonesas a mandarem as suas motos ao estaleiro.

Deixas lá a mota e dão te um cheque oferta para comprar algo como deve ser.

Lol

Estiveste bem...  :nice:
Mas daqui por pouco mais de um par de anos, não sei não. A marca tem crescido rapidamente e com isso o conhecimento.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 19, 2017, 15:41:41, 15:41
Responder #8

HBeiras

  • Visitante
(....)
Recall da Benelli?(...)


Hã? Recall da Benelli??
Essa nem sequer entra na lista dos recall... :D

Ainda está para vir o dia em que isso sucede. :)
Por isso é que lhes dá para "encherem o peito" de satisfação ao verem tantas Japonesas a mandarem as suas motos ao estaleiro.

Deixas lá a mota e dão te um cheque oferta para comprar algo como deve ser.

Lol

Estiveste bem...  :nice:
Mas daqui por pouco mais de um par de anos, não sei não. A marca tem crescido rapidamente e com isso o conhecimento.

Já existe industria automovel chinesa à quantos anos? Têm vindo a crescer a bom ritmo...qual a taxa de penetração fora do mercado asiatico? Nula.....

Ainda há dias assisti a um video de um test drive a um qualquer SUV Hanlog MaoSuy , onde o gajo arranca e parte o pedal do acelerador....

Acho que ainda vai demorar.


Outubro 19, 2017, 15:55:31, 15:55
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sabes....com o mercado automóvel a coisa é diferente num ponto fulcral e que lhes tem sido bastante difícil de ultrapassar.

Chama-se Euro NCAP e nos testes não passam da mediocridade, o que os impossibilita de chegar aos concessionários na Europa. Falo de marcas mesmo Chinesas e não de marcas Europeias com capital injectado pelos Chineses.

Mas estamos a falar de motos, não de automóveis. :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 19, 2017, 16:00:00, 16:00
Responder #10

HBeiras

  • Visitante
Sabes....com o mercado automóvel a coisa é diferente num ponto fulcral e que lhes tem sido bastante difícil de ultrapassar.

Chama-se Euro NCAP e nos testes não passam da mediocridade, o que os impossibilita de chegar aos concessionários na Europa. Falo de marcas mesmo Chinesas e não de marcas Europeias com capital injectado pelos Chineses.

Mas estamos a falar de motos, não de automóveis. :)


Tens toda a razão.

Deus me livre chinesisses!!  ;D

Outubro 19, 2017, 21:30:30, 21:30
Responder #11

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Os chineses não estão interessados, ainda, em colocar marcas com peso nos mercados ocidentais. Fica muito caro penetrar em mercados saturados.
Eles preferem aumentar gradualmente a quota de elementos incorporados para ganhar know-how e mais tarde comprar as marcas e deslocalizar grande parte da produção
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 19, 2017, 22:01:44, 22:01
Responder #12

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Este é um recall devido a um problema identificado. Existem muitos outros que são só por potenciais problemas... coisas que nunca ocorreram. 

É tudo uma questão de confiança do mercado e dos consumidores.

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 20, 2017, 00:24:36, 00:24
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5006
É tudo uma questão de confiança do mercado e dos consumidores.

...e ir mantendo o cliente dentro da rede oficial de agentes.

Outubro 22, 2017, 11:33:49, 11:33
Responder #14

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Como temos aqui muitos companheiros com a GL1800 venho avisar que existe um recall para o airbag

http://www.honda.co.uk/motorcycles/my-bike/maintenance/airbag-recall.html
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 22, 2017, 12:53:35, 12:53
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 22, 2017, 13:45:50, 13:45
Responder #16

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Não frequento os tópicos da GL1800 :) ainda, não reparei.
Afinal está logo na entrada do site da Honda UK, parece que os preocupa.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 23, 2017, 00:59:32, 00:59
Responder #17

dfelix

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5006
... parece que os preocupa.

A malta que vejo mais preocupada com recalls de determinadas marcas, são precisamente os proprietários de outras!  :D

Outubro 23, 2017, 17:16:21, 17:16
Responder #18

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386


... parece que os preocupa.

A malta que vejo mais preocupada com recalls de determinadas marcas, são precisamente os proprietários de outras!  :D

Eu estava a falar do próprio site da marca, é da Honda UK, se está lá há muito tempo e não tiraram deve ser porque ainda preocupa o próprio fabricante. :)


Além de que eu falei neste recall na brincadeira, que eu saiba não se verifica aqui o pressuposto inicial: ;)
"Como temos aqui muitos companheiros com a GL1800 venho avisar que existe um recall para o airbag"
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 23, 2017, 17:39:25, 17:39
Responder #19

carlos-kb

  • Visitante
Eu estava a falar do próprio site da marca, é da Honda UK, se está lá há muito tempo e não tiraram deve ser porque ainda preocupa o próprio fabricante. :)


Além de que eu falei neste recall na brincadeira, que eu saiba não se verifica aqui o pressuposto inicial: ;)
"Como temos aqui muitos companheiros com a GL1800 venho avisar que existe um recall para o airbag"

Não é preciso ir ao site da Honda UK.... o site "portuguesinho" também faz referência ao mesmo.



Aliás, isto tem que ver com os malogrados air-bags Takata.... que tantas e tantas marcas de automóveis tiveram que substituir, e os quais também eram fornecidos para a Goldwing.

Outubro 23, 2017, 19:41:46, 19:41
Responder #20

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Isto é um problema gravíssimo, deviam ir todos ao concessionário e pedir para trocarem o motor as jantes e sei lá mais o quê.

João  :scooter: :scooter:

Outubro 23, 2017, 20:11:18, 20:11
Responder #21

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Velasquez têm levantado um grande problema num Airbag da Goldwing, achas isto normal? Será isto um problema?

Só na Toyota são mais de 700.000 que foram trocados. São os da Takata.

João  :scooter: :scooter:

Outubro 23, 2017, 20:14:27, 20:14
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É....é uma coisa boa.

E se não o vemos em certas marcas a acontecer...pois o que digo é que ao invés de satisfação por se pensar que estão "imunes", devia sim ter-se a preocupação de nada ser feito ou nunca serem chamadas para nada.

-------------------------------

Quanto ao tópico, é pá...talvez seja um nadinha exagerado implicarem com os reflectores traseiros, mas pronto. Eles lá saberão e desconfio que em parte também será porque estas entidades querem "mostrar serviço".  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 24, 2017, 01:11:35, 01:11
Responder #23

dfelix

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5006
Isso não é uma coisa boa?

Isto tinha mais piada quando não havia nada disto!
Era tudo muito fiável. E quando havia algum problema... a culpa era do proprietário!  :)


Outubro 24, 2017, 11:29:00, 11:29
Responder #24

carlos-kb

  • Visitante
É....é uma coisa boa.

E se não o vemos em certas marcas a acontecer...pois o que digo é que ao invés de satisfação por se pensar que estão "imunes", devia sim ter-se a preocupação de nada ser feito ou nunca serem chamadas para nada.


Já começa a ser procedimento comum em todas as marcas.

É certo que um recall, é benéfico para o cliente e demonstra uma postura acertada no serviço pós venda. É certo também que a BMW já os faz há muito, e talvez por isso, a sua velha fama.

A guerra e concorrência entre construtores anda tão acesa, que é comum certos modelos, que usam e abusam de novos ou redesenhados sistemas, serem lançados para o mercado sem o devido "amadurecimento". E torna-se comum e banal depois aparecerem certas anomalias e problemas crónicos, em massa, em função da juventude do modelo. O cliente das primeiras unidades acaba quase sempre por ser o "beta tester".
Aliás, problemas crónicos até sempre existiram... mas o volume de vendas e a massificação do fenómeno moto, era bem mais contido.
Depois há a questão da facilidade e generalidade da informação. Dantes, até poderiam haver determinadas motos a dar a mesma chatice, que a informação não extravasava as portas das oficinas e o que se sabia era quase o que se dizia de boca em boca. Hoje não... qualquer coisa cai na net e facilmente se sabe "nos 4 cantos do mundo".

O recall é chato... não há dúvidas! Mas é sempre preferível, que deixar o cliente com a batata quente nas mãos.... e o rombo na carteira... como acontecia.

Mas ao contrário do que possa parecer, e como diz o velho ditado, "uns comem os figos, a outros rebenta-lhes a boca." E como tal (sim, lá está a web a desbroncar-se de tudo):

http://www.visordown.com/motorcycle-top-10s/top-10-recalls-manufacturer

Outubro 24, 2017, 11:57:34, 11:57
Responder #25

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Desconhecia que a Yamaha estivesse no pódio quanto ao número de recalls de acordo com o texto que o companheiro carlos-kb colocou. apesar do gigante Japonês liderar a lista, é como dizem no texto.

O número de recalls (49 em 10 anos) pode indicar, segundo a o site, que a marca está atenta aos defeitos e daí agir rapidamente, razão porque existe u numero reduzido de modelos "afetados".

Outubro 24, 2017, 12:27:18, 12:27
Responder #26

carlos-kb

  • Visitante
Desconhecia que a Yamaha estivesse no pódio quanto ao número de recalls de acordo com o texto que o companheiro carlos-kb colocou. apesar do gigante Japonês liderar a lista, é como dizem no texto.

O número de recalls (49 em 10 anos) pode indicar, segundo a o site, que a marca está atenta aos defeitos e daí agir rapidamente, razão porque existe u numero reduzido de modelos "afetados".

O nº de recalls efectuado num espaço de tempo é uma coisa (e é somente disso que o artigo da visordown se refere).... o tipo e gravidade da anomalia que motivou cada um desses recall é outra completamente diferente.

O tema que deu mote a este tópico é bem evidente nisto. Fazer-se um recall por algo que à priori tem uma gravidade reduzida nem interfere directa ou gravemente na mecânica ou segurança da moto (como uns reflectores), é ambíguo, face a outras situações, como por exemplo a anomalia (e consequente recall) da última geração do ESA da BMW, que há 3 anos fez encostar durante umas semanas os recém proprietários das novas R1200RT.

Mas não deixam ambos de serem duas acções de recall, e contabilizarem como tal.

Até porque há acções de substituição de certos componentes, em que nem sequer é feita a campanha de recall... e os mesmos são substituídos à medida que os veículos vão aparecendo nas oficinas (oficiais) para as normais rotinas de manutenção e revisão (para além da estratégia de obrigar os proprietários a fazerem essas rotinas nos agentes oficiais da marca).

De qualquer forma, hoje em dia, é possível nos sites da maiorias dos construtores, através do VIN do veículo, saber se existem acções em curso para cada unidade em específico.

Exemplos:

http://www.honda.pt/motorcycles/owners/maintenance/recalls-and-updates.html

https://www.bmw.pt/pt/topics/offers-and-services/personal-services/recall-acoes-tecnicas.html