Autor Tópico: Pinlock amarelo  (Lida 5262 vezes)

Novembro 14, 2017, 08:31:17, 08:31
Lida 5262 vezes

NunoMt

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 334

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Meus amigos,

Tenho lido que o pinlock e o viseiras amarelas são úteis nos dias de chuva e nevoeiro.

Alguém tem experiência com este tipo de viseira/pinlock? São de facto úteis ou é mais uma coisa de marketing?

Não estorva na condução em dias normais?

Eu viseira não compraria mas o pinlock era capaz de experimentar.

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk

Novembro 14, 2017, 09:49:46, 09:49
Responder #1

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Companheiro Nuno, o "pinlock" é muito interessante para combater o embaciamento da viseira, uma vez que cria uma espécie de "parede dupla" em relação ao exterior. Coloquei-o e não o retirei mais, algo que deveria ter feito no Verão para manter a elasticidade óptima da junta de silicone que une o "pinlock" à viseira. Outra coisa que "descobri" há pouco tempo e segundo as instruções que acompanham o Shoei (Neotech) não deveria ser usado à noite (?) [por causa da refracção das luzes?]
Filtros amarelos, tais como óculos amarelos para o nevoeiro não tenho experiência, apenas o filtro solar que vale bem a pena para substituir os óculos de sol (entra-se num túnel e sobe-se a viseira, sai-se desce-se a viseira - algo que não podemos fazer com uns óculos. Boas curvas.
« Última modificação: Novembro 14, 2017, 15:10:38, 15:10 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Novembro 14, 2017, 12:03:45, 12:03
Responder #2

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5005
Pessoalmente odeio o sistema pinlock!
Sinto que reduz a transparência da viseira. Que a imagem fica deformada. Que aumenta o encandeamento á noite. Que tende a ganhar "gordura" com os fumos e dedadas mais rapidamente...
E sobretudo porque ao andar depressa por sinto a imagem "tremida".

A única vantagem é mesmo evitar o embaciamento.
Só que há capacetes que as viseiras pura e simplesmente não embaciam.
Nas que isso não acontece, o pinlock é útil. E se tiver que o usar será só mesmo nas alturas do ano em que realmente é necessário.

Pinlocks "amarelos" só conheço de que vi pela net.
Não conheço ninguém que tenha usado.

Já tive foi uma viseira amarela.
Há uns bons anos atrás foram bastante populares.
E a malta comprava com o argumento de que aumenta a capacidade de foco da nossa visão.

Toda a teoria em torno disso faz sentido. E não é á toa que óculos com lentes amarelas são bastante populares em algumas modalidades.

Só que... nem toda a gente se adapta.
Acabei por voltar à viseira transparente normal porque ao fim de algum tempo ficava com dores de cabeça.
E sobretudo porque me comecei a aborrecer por deixar de ver as coisas com as cores normais.

Novembro 14, 2017, 15:09:28, 15:09
Responder #3

karloxilva

• **

• 400

Masculino
Regressei ao assunto por causa de algo que escrevi e muitos companheiros podem estranhar: "[...]Segundo as instruções que acompanham o Shoei (Neotech) não deveria ser usado à noite [...]".

Fui ver e mantenho: "Daytime use only. Never use the Pinlock len at night".
[tradução livre: uso diurno exclusivo. Nunca use o "pinlock" à noite].
Aqui: https://www.shoei-europe.com/upload/manuals/PINLOCK%20manual%20for%20website.pdf

Se bem interpretei da leitura do "link" acima, o "pinlock" associado ao "filtro" exterior [editado: leia-se viseira] resulta numa transparência relativa, isto é, deixa passar apenas 80 da luz branca, o que em alguns países é considerado insuficiente e obriga a que se faça esta chamada de atenção de segurança.

Como afirmei atrás, montei-o (ao "pinlock") e nunca mais me lembrei de o desmontar a não ser para a limpeza de rotina do capacete.
Desmontá-lo é algo que aconselho a fazer nos meses mais quentes (tenho é dificuldade em escrever quais são...).
Somos um país bem luminoso, mas percebo os "excessos" de alguns países com regulamentações mais rígidas (também têm grandes amplitudes climáticas e de luz durante o dia).

Tal como sobre o "pinlock", penso que as considerações sobre o filtro solar são extensíveis a outras marcas. Assim, sobre o filtro anti-nevoeiro, noutro local da marca afirma-se que o filtro solar é também "Anti-fog and anti-scratch coated; 99% UV-blocking" (portanto, ajuda na condução com nevoeiro e tem filtro anti-UV). Nunca me lembrei de baixar o filtro com nevoeiro, ou nunca me vi na contingência de ter de usá-lo, não posso falar por experiência própria.

Já agora, importa deixar vincado que só falei desta marca apenas porque calha ser a que utilizo agora. Há outras marcas, algumas portuguesas, cujas propriedades objectivas não lhe ficam atrás. Não há nada como procurar nos "sites" de testes e comparar os itens que interessam antes de escolher a marca.

As considerações anteriores do companheiros Dfelix fazem todo o sentido.
Ao escolher o capacete, talvez seja mais avisado que antes do pinlock, se verifique a capacidade de circulação de ar aliada à estanquicidade.
« Última modificação: Novembro 14, 2017, 19:03:04, 19:03 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Novembro 14, 2017, 15:47:55, 15:47
Responder #4

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Por sensivelmente 3€ podes fazer a experiencia através de óculos de lente amarela na Decathlon, julgo que na zona de ciclismo.

Conheço quem usa esses óculos que ajudam na condução final de tarde e começo de noite.
MAS não são óculos de ver no escuro!

Para dias de sol a lente escurecida é a aconselhada...
« Última modificação: Novembro 14, 2017, 15:54:12, 15:54 por 2low »

Novembro 14, 2017, 16:32:07, 16:32
Responder #5

dfelix

• 5005
Se bem interpretei da leitura do "link" acima, o "pinlock" associado ao "filtro" exterior resulta numa transparência relativa, isto é, deixa passar apenas 80 da luz branca, o que em alguns países é considerado insuficiente e obriga a que se faça esta chamada de atenção de segurança.

Qual "filtro" exterior?
O problema é, sempre foi e sempre será enquanto o pinlock utilizar aquele tipo de plástico aborrachado!

Nunca entendi o fascínio que se demonstra aqui no CPMoto pelo pinlock!

Ainda na minha recente má experiência com o Schuberth R2 que o traz de origem foi como recuar uma década!
A única vantagem foi começar a andar mais devagar. Mas por ver mal a estrada!

Novembro 14, 2017, 16:42:46, 16:42
Responder #6

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Por acaso vem bem a propósito. Ontem recebi em casa um modular novo (um HJC RPHA) e ... guardei a lente pinlock que trazia para instalar. Não a coloquei.
Sobre este assunto não tenho ainda certezas quanto à sua real e verdadeira eficácia para um uso 'o ano todo'  e 'a qualquer hora do dia '

Novembro 14, 2017, 17:38:36, 17:38
Responder #7

dfelix

• 5005
E filtros/lentes polarizadas, alguém conhece e usa?

Lentes polarizadas não funcionam com a viseira do capacete.
Começas a ver o mundo bastante colorido.
Uma espécie de trip de LSD.
Mas sem ressaca.

Mas se tens os óculos basta experimentar!

Novembro 14, 2017, 19:02:15, 19:02
Responder #8

karloxilva

• **

• 400

Masculino
Se bem interpretei da leitura do "link" acima, o "pinlock" associado ao "filtro" exterior resulta numa transparência relativa, isto é, deixa passar apenas 80 da luz branca, o que em alguns países é considerado insuficiente e obriga a que se faça esta chamada de atenção de segurança.

Qual "filtro" exterior?
O problema é, sempre foi e sempre será enquanto o pinlock utilizar aquele tipo de plástico aborrachado!

Nunca entendi o fascínio que se demonstra aqui no CPMoto pelo pinlock!

Ainda na minha recente má experiência com o Schuberth R2 que o traz de origem foi como recuar uma década!
A única vantagem foi começar a andar mais devagar. Mas por ver mal a estrada!

Por filtro devia-se ler VISEIRA (vou editar em cima para não armar confusão). Apesar de, para todos os efeitos, a viseira, mesmo que transparente, constituir um filtro. Associado ao "pinlock", transparente, produz a tal situação de diminuição em 20 por cento da luz. Daí o conselho de não ser utilizado à noite, em dias de chuva então...
Experimentei o "pinlock" e percebo por que há muita gente que goste, pelo menso enquanto se mantém a estanquicidade propiciada pela junta de silicone, quando se amolga deixa de funcionar. Apesar de eu achar que o desembaciamento tem mais a ver com a possibilidade de circulação de ar dentro do capacete que outra coisa - às vezes basta subir um pouco a viseira ou ter uma boa entrada de ar, abre-se o registo e o ar forçado faz o resto. Com a mota parada ou quase parada numa bicha, viseira baixa e um diferencial grande entre a temperatura exterior e a de dentro do capacete, às vezes não há "pinlock" que nos valha.

Novembro 14, 2017, 19:18:30, 19:18
Responder #9

dfelix

• 5005
Por filtro devia-se ler VISEIRA (vou editar em cima para não armar confusão).

OK! É melhor não complicar... :D

Daí o conselho de não ser utilizado à noite, em dias de chuva então...

Só que é precisamente nos dias/noites de chuva quando o "filtro" embacia mais!
(caramba, filtro soa mal... é mesmo preferível chamar-lhe viseira)

E nestas situações pontuais a distorção que o pinlock causa acaba por incomodar menos que a viseira embaciada ou caso se levante para arejar, sentir gotas de água a baterem como se fosse agulhas.

Apesar de eu achar que o desembaciamento tem mais a ver com a possibilidade de circulação de ar dentro do capacete que outra coisa - às vezes basta subir um pouco a viseira ou ter uma boa entrada de ar, abre-se o registo e o ar forçado faz o resto.

A película do pinlock é menos propícia a embaciar pelas próprias características emborrachadas do material ser pouco propício à condensação.
É um pouco como as janelas de pvc vs alumino...

O grande problema que vejo ali é a espessura da película.
Poderia ser uma coisa mais fininha... só que provavelmente não seria resistente o suficiente para fixar contra os pins.

« Última modificação: Novembro 14, 2017, 19:20:27, 19:20 por dfelix »

Novembro 14, 2017, 19:31:33, 19:31
Responder #10

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Com a mota parada ou quase parada numa bicha, viseira baixa e um diferencial grande entre a temperatura exterior e a de dentro do capacete, às vezes não há "pinlock" que nos valha.

Sim, é algo que nessas circunstâncias e quando a temperatura baixa bastante...acontece com facilidade.

Pessoalmente costumo abrir muito ligeiramente a viseira e em tempos já me deu na cabeça para colocar algo que a mentivesse ali aberta só com o suficiente para não embaciar.
É algo tão simples e rápido de fazer como colocar no sítio certo um pedaço de papel dobrado e fita-cola a agarrar a "coisa". :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 14, 2017, 22:06:20, 22:06
Responder #11

NunoMt

• **

• 334

Masculino
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Boa noite companheiros.

Obrigado pelo vosso feedback.

Fazendo um ponto da situação:
Eu não tenho qualquer dúvida sobre a utilidade do pinlock. Tanto assim é que não compro sequer capacetes cuja visita não esteja preparada para este.

Compreendo a dúvidas sobre o mesmo, sobretudo se noite pois pode se facto reflectir alguma luz e por exemplo mais facilmente encandear. Mas é um mal menor. Quem nunca conduziu debaixo e chuva com a viseira toda enevoada e teve de a abrir para conseguir ver o caminho? O pinlock não resolve tudo mas faz uma grande diferença neste tipo e situação.

A questão era só sobre os amarelos, que supostamente ajudam na condução com nevoeiro. Era só sobre estes a dúvida. Pois tenho medo que seja cansativo ter sempre algo amarelo à nossa frente. É sabendo como sou não me vejo a andar a por e a tirar o mesmo.

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk

Novembro 14, 2017, 22:18:07, 22:18
Responder #12

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
E filtros/lentes polarizadas, alguém conhece e usa? Costumo usar na condução do carro porque elimina o reflexo do relevo do tablier no interior do para-brisas, no entanto não encontro muita informação na web acerca do uso de filtros polarizados específicos para capacetes...

Quando uso óculos com lentes polarizadas e com a viseira do capacete, deixo de ver o visor da moto na totalidade. Fica tudo preto.

Novembro 14, 2017, 22:49:55, 22:49
Responder #13

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
'Cá pr'a mim' a utilização ou não do pinlock tem muito a ver com as várias 'posições' possíveis de abertura da viseira .

Usava pinlock no meu anterior capacete (um integral Airoh GP500 ) porque a viseira só tinha  3 posições em que 'trancava' , embora na prática só pudesse ser usada toda aberta ou toda fechada pois com ela a meio prejudicava a visão correcta da estrada .

Mas já tive outros capacetes em que a viseira trancava quase logo depois de abrir deixando apenas uma ligeira abertura que permitia que a viseira não embaciasse e também que a chuva que entrasse fosse bastante diminuta .
È o caso do presente modular da HJC que comprei , a viseira tranca várias vezes ao longo da subida/descida permitindo ser usada apenas com uma ligeira abertura e por isso não instalei (para já) o pinlock que vinha incluído. Vou testar.

Novembro 14, 2017, 23:26:56, 23:26
Responder #14

FilipeC

• **

• 65
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Xmax 125
  • Localidade: Oeiras
Tenho um caberg Duke e ao princípio usei o truque da micro abertura da viseira... Até começar a sentir a cara gelada e decidi experimentar o pinlock. Conforto total desde então. Não embacia nunca (também não ando em condições extremas), nunca mais o tirei e não noto diferença na visão, de dia ou noite. Quanto à coloração de viseiras ou pinlock, tenho a impressão que têm de ser apenas transparentes e sem coloração alguma, segundo o código da estrada. Mas posso estar enganado

Novembro 15, 2017, 02:00:08, 02:00
Responder #15

dfelix

• 5005
Compreendo a dúvidas sobre o mesmo, sobretudo se noite pois pode se facto reflectir alguma luz e por exemplo mais facilmente encandear. Mas é um mal menor.

Não é um mal menor.
Arranca-o fora e vais ver que o mundo á tua volta torna-se mais nítido.

Novembro 15, 2017, 12:59:57, 12:59
Responder #16

karloxilva

• **

• 400

Masculino
"A Refracção da luz é um fenómeno que ocorre quando a luz passa de um meio para outro, variando sua velocidade de propagação e sofrendo desvio" (*). Sendo que a viseira é de um material diferente do tal "aborrachado" do "pinlock", a luz propaga-se de forma diferente e em consequência a imagem obtida pelos nossos olhos fica algo distorcida.
É que, "Quando a luz passa de um meio transparente para outro, a sua velocidade aumenta ou diminui devido às diferenças das estruturas atómicas das duas substâncias, ou das suas densidades ópticas ou Índices de Refracção."(*)

A imagem fica ainda mais distorcida à noite com a multiplicidade de focos luminosos (piscas, faróis, stops ganham uma dimensão bem mais dispersa). Esta condição "associada" à Propagação Luminosa diferente das gotas de água que passam na viseira, elas também um filtro (e ele a dar!), o resultado não é (mesmo) nada agradável...

Moral da estória: usem a batata, o detergente, os toalhetes de bebé, o anti-embaciante, o WD 40, o que quiserem... mas à noite não usem "pinlock" e se estiver a chover ainda menos.

(*)http://fisicaevestibular.com.br/novo/optica/optica-geometrica/refracao-luminosa/
« Última modificação: Novembro 15, 2017, 14:33:19, 14:33 por karloxilva »