Autor Tópico: Honda CRF1000L Africa Twin (várias alterações para 2018)  (Lida 27470 vezes)

Fevereiro 02, 2018, 17:00:48, 17:00
Lida 27470 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Honda CRF1000L Africa Twin
(várias alterações para 2018)

Depois da divulgação da Adventure Sports e que ocorreu há muito pouco tempo, agora chegou a vez da Africa Twin "normal" também ser alvo de atenção para 2018, sendo vários os pontos que foram melhorados pela marca.

Daquilo que consegui "apanhar" de uma rápida leitura e que poderão ler de forma mais extensa no link que deixarei abaixo, são estas as alterações para 2018...

"Our CRF1000L Africa Twin has proven itself a worthy successor to the original and very much the ‘Go Anywhere’ machine that we set out to make. Over the last two years it’s a motorcycle that’s covered millions of kilometres, and we have received plentiful feedback from owners. For 2018 we have improved the engine’s response, saved weight and given the rider real choice of engine performance and feel."

"For 2018, a modified airbox improves the mid-range response, as does a lighter balancer shaft weight. A revised exhaust serves up an even more evocative howl as revs rise and also contributes to the improved performance.

Another significant addition for 2018 is the new Throttle By Wire (TBW) system, which brings with it 3 riding modes to adjust engine character and output to suit riding conditions. Also new is an extended range of Honda Selectable Torque Control (HSTC) input."

"For 2018, the addition of a lithium-ion battery contributes to a 2.3kg overall weight saving, while several detail changes further improve the machine’s off-road ability and durability."

"The fully adjustable 45mm Showa inverted forks, fully-adjustable rear shock, dual radial-mount Nissin four-piston brake calipers and 310mm ‘wave’ style floating discs are unchanged for 2018. The 21-inch front and 18-inch rear spoked wheels are now constructed from stainless steel, and for 2018 block tyres are also approved for fitment."

"The 2018 CRF1000L Africa Twin will be available in four colour options: Matt Ballistic Black Metallic, Pearl Glare White (Tricolor), Grand Prix Red (Team HRC Rally colour), and Candy Chromosphere Red."

"The CRF1000L Africa Twin’s 998cc SOHC 8-valve parallel-twin engine’s 2018 upgrade sees it receive Throttle By Wire (TBW) plus riding modes and expanded Honda Selectable Torque Control (HSTC)."

"The introduction of TBW greatly expands the choices available to the rider to manage engine output, feel and rear wheel traction. Whereas the outgoing model had 3 Levels of HSTC, plus OFF, the new system features 7 Levels – from Level 1, for aggressive riding off-road on block pattern tyres, to Level 7 for maximum sense of security on slippery, wet tarmac. It remains possible to turn HSTC completely OFF.

There are also 3 levels of Power and Engine Braking available."

"New intake design and exhaust aid mid-range response
New exhaust also designed to improve engine note
New lighter balance shaft weight"

"Alongside the new engine management electronics for 2018, the airbox now features a 20mm longer funnel length, matched with redesigned exhaust internals to significantly boost mid-range response and sound. The 2-1 downpipe now feeds gas flow through two catalysers (rather than one) into a simplified, smaller volume (4.6L to 4L) muffler that houses two chambers rather three."

"The water and oil pumps are driven by the engine’s balancer shafts; for 2018 300g has been shaved from the balance weight, reducing inertia by 306g/cm2, further adding to the character and feel of the power delivery."

"New for 2018 a lithium-ion battery is 2.3kg lighter than the lead unit it replaces, and offers greater longevity, both in terms of life and the ability to hold onto a charge when left."

"For the 2018 model, wet weight is 2kg lighter, at 230kg (240kg for DCT version)."

"A number of other updates for 2018 will be appreciated by off-road riders: the footpegs are now wider, and feature beefed-up steel mounting plates; the pillion footpeg hangers have also been redesigned to allow more room for the rider’s feet when standing, and the instruments are angled at a shallower angle to allow the rider to see them more easily from a standing position."

"For 2018, the rear indicators now also offer an Emergency Stop Signal function. At a minimum speed of 53km/h, with either brake working if negative acceleration of a minimum of 6.0m/s2 is detected, the hazard lights flash to warn other road users a hard stop is in process. At the same speed the threshold is reduced with ABS in play – for wet conditions ­– to a negative acceleration of a minimum 2.5m/s2."

"New for 2018, the spokes are manufactured in stainless steel, improving durability. Also new for 2018 block pattern tyres (Continental 90/90-21M/C 545 and 150/70 B18M/C 70Q, rated at 180km/h and 160km/h respectively) are now approved by Honda for aftermarket fitment and use."

Página oficial: https://hondanews.eu/eu/en/motorcycles/media/pressreleases/118505/2018-honda-crf1000l-africa-twin

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 02, 2018, 17:40:16, 17:40
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Interrogo-me frequentemente se a mudança sucessiva nos modelos é positiva pela captação de novos clientes, ou negativa por perda de confiança de quem compra um modelo novo e rapidamente está desactualizado. Qual será o saldo deste equilíbrio? Aparentemente é positivo porque a Honda insiste na renovação de modelos nem que seja por mais um  p*... como diria o ministro
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 02, 2018, 17:47:26, 17:47
Responder #2

2low

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Interrogo-me frequentemente se a mudança sucessiva nos modelos é positiva pela captação de novos clientes, ou negativa por perda de confiança de quem compra um modelo novo e rapidamente está desactualizado. Qual será o saldo deste equilíbrio? Aparentemente é positivo porque a Honda insiste na renovação de modelos nem que seja por mais um  p*... como diria o ministro

Nada que a Kawasaki não tenha feito anteriormente aos seus "já clientes"...

A Yamaha parece que aprendeu truques de marketing e design da Kawasaki... e tudo começou com "o lado negro do japao" quando apareceram as MT07/MT09 (modelo naked)

Quanto a esta nova Africa Twin: pelas cores, diria que estão a retroceder uns anitos e a ir buscar ao que aplicavam nas R6/R1, pelo menos esta combinação preto+dourado...
E não estou a criticar....assim já era capaz de querer uma...não fosse o preço e o facto de ser demasiado alta para mim!

Fevereiro 02, 2018, 17:51:33, 17:51
Responder #3

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Interrogo-me frequentemente se a mudança sucessiva nos modelos é positiva (....)

Testei-a há 2 anos atrás (Janeiro de 2016). Esta é uma versão melhorada, não inteiramente nova.

Entenda-se como um restyling e que ocorre também em muitas marcas de automóveis.

Foi o que aconteceu aqui. Não um modelo inteiramente novo. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Fevereiro 02, 2018, 19:03:45, 19:03
Responder #4

dfelix

• 5006
Interrogo-me frequentemente se a mudança sucessiva nos modelos é positiva pela captação de novos clientes, ou negativa por perda de confiança de quem compra um modelo novo e rapidamente está desactualizado.

Novidades captam sempre mais atenção e consequentemente há uma maior exposição do produto no mercado.
Isto funciona bem para os novos clientes.
Os antigos já deram dinheiro a ganhar. Podem voltar a dar dinheiro a ganhar novamente... mas trocando de marca há uma enorme probabilidade de se deparar com o mesmo.

Já o "desactualizado" é sempre muito relativo...
Em muitos casos, as mudanças são predominantemente cosméticas.

A Yamaha parece que aprendeu truques de marketing e design da Kawasaki... e tudo começou com "o lado negro do japao" quando apareceram as MT07/MT09 (modelo naked)

A Kawasaki tem que comer muito ramen pra dar lições do quer que seja à Yamaha!  :)

Foram uma pedrada no charco quando em 2003 lançaram a Z1000 e posteriormente a Z750.
Mas só mesmo isso...  ;)
E é uma pena.

Fevereiro 02, 2018, 22:23:36, 22:23
Responder #5

JViegas

• 4723

Masculino
Bolas fui ver o euromilhões e... nada.  :'(

Ainda não é esta semana que troco a Forza pela AT

Fevereiro 02, 2018, 23:09:44, 23:09
Responder #6

dfelix

• 5006
o lado negro e o marketing que foi feito matou tudo o que é naked.

Mais ou menos...
Os "anos dourados" das "naked modernas" começaram ali a meio da década de 90 e durou até aos finais da década passada.

Por "nakeds modernas" refiro-me ás menos conservadoras que habitualmente herdam motorizações e alguns elementos derivados de desportivas.
E por "anos dourados" refiro-me ao periodo em lideravam as vendas nos principais mercados.

Foi uma receita que funcionou durante estes 10-15 anos.
Tinham um preço adequado e specs com números bastante atractivos.
E cumpriam dignamente a função enquanto opção "divertida" para quem na realidade aspirava transitar para uma eventual desportiva de média cilindrada.

Só que o mercado mudou um pouco.
Passou a haver cada vez menos gente a querer transitar para desportivas.
E o aparecimento de algumas opções europeias (nomeadamente o triple 675) elevou a bitola da expectativa face a uma média cilindrada.

A Yamaha com uma FZ6 que forçosamente passou a FZ8 (downsizing?!) com um sucesso abaixo da expectativa e uma TDM moribunda...teve de se mexer!
Então reinventou a sua linha de produtos com a criação das MT-07 e MT-09.

A escolha do triple não foi inocente.
A escolha dos 700cc na sua bicilindrica também não.

E toda a cena do lado negro foi uma forma eficiente para as tornar "cool"..
« Última modificação: Fevereiro 02, 2018, 23:11:28, 23:11 por dfelix »

Fevereiro 02, 2018, 23:47:03, 23:47
Responder #7

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1172

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
The dark side of the force....

Voltando a AT não é apenas um restlyling, o ride by wire que permite vários modos de andamento ou mapas de comportamento era algo pedido pelo utilizadores principalmente os menos puristas e mais asfaltosos... o tracking control a mesma coisa que permite desligar totalmente... claro.... algo que a concorrência tem e a AT não tinha... só falta mesmo automatizar o ajuste das suspensoes.... as rodas em inox pelo relatos de ferrugem prematura assim como pneus de tacos aprovados officialmente. Tornar algo já de muito bom em algo melhor e mais flexível de encontro ao customer feedback!!!!

Vamos ver como o mercado responde e se conseguem manter o preço depois de todo este investimento... acho que vai subir ;)

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 02, 2018, 23:47:29, 23:47
Responder #8

DAX

• Visitante
 :yeah:
Estou só a passar... :enlatado:
Bmw GS 850 2018 vs Africa twin ?
Que dizem?
Gazzz
« Última modificação: Fevereiro 02, 2018, 23:49:17, 23:49 por DAX »

Fevereiro 02, 2018, 23:54:29, 23:54
Responder #9

dfelix

• 5006
Félix, matou tudo desde 2014...
(...)
Mas desde 2014 que a naked mais vendida por essa Europa fora é a 07.

Indiscutivelmente é dominante.
Mas isso do "matar" parece demasiado forte...
 :D

E antevejo a duke 790 a ir arrepanhar alguns clientes da 07...

Alguns, certamente...
Mas números expressivos de vendas... tenho as minhas dúvidas.
Já se exactamente a mesma moto tivesse no depósito escrito Honda ou Yamaha, talvez.

Voltando a AT não é apenas um restlyling, o ride by wire que permite vários modos de andamento ou mapas de comportamento era algo pedido pelo utilizadores principalmente os menos puristas e mais asfaltosos... o tracking control a mesma coisa que...

O ride by wire é um "mal necessário" para existir controlo de tracção...
Tendencialmente os construtores acabam por ter que o adoptar, até porque se tornará obrigatório lá pra 2020.
Até é estranho que sendo um modelo recente não tivesse já...

... só falta mesmo automatizar o ajuste das suspensoes....

Seria interessante... mas elevaria o price tag da AT para valores menos atractivos.

Porém, acredito que a curto-medio prazo os fornecedores habituais da Honda surjam com as suas interpretações da tecnologia por um custo mais adequado.
« Última modificação: Fevereiro 03, 2018, 00:02:22, 00:02 por dfelix »

Fevereiro 03, 2018, 08:22:42, 08:22
Responder #10

PBarros

• Visitante
Bolas fui ver o euromilhões e... nada.  :'(

Ainda não é esta semana que troco a Forza pela AT

Já somos dois...
Também não me "tocou" nada....
Ainda nao é esta semana que troco a NC pela AT.... :'(

Fevereiro 04, 2018, 13:16:21, 13:16
Responder #11

marb

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 335

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Santarém
:yeah:
Estou só a passar... :enlatado:
Bmw GS 850 2018 vs Africa twin ?
Que dizem?
Gazzz

Só experimentando e depende do objetivo. Se for só para off-road talvez a Africa Twin, mas se for para andar na estrada, a GS 850, até porque tem mais eletrónica.

Alguns upgrades interessantes, mas o essencial continua (pelo menos não li) por melhorar e me convencer a considera-la num futuro upgrade:
  • Pneus Tubeless
  • Cruise Control
  • Suporte pars o GPS mais forte
  • Proteção do ar na zona do guiador

Positivo o menor peso e mais eletrónica na gestão do torque. Já o "quickshiftt" não me parece muito útil havendo o DCT em opção. Talvez fosse melhor o ajuste eletrónico de suspensão, ajuda nas subidas e vidro ajustável, mas enfim!!!

Continuo sem perceber o porquê de não terem (nem que seja em opção) os pneus tubeless!!!
« Última modificação: Fevereiro 04, 2018, 13:26:49, 13:26 por marb »
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Fevereiro 04, 2018, 18:16:53, 18:16
Responder #12

DAX

• Visitante

Fevereiro 14, 2018, 20:58:02, 20:58
Responder #13

JViegas

• 4723

Masculino
Para os apreciadores do género.

Eu gosto... não tenho é guito.   :stuck_out_tongue_winking_eye:

E o teste off road (versão com  e sem DCT):

EDIT:

Mais um video:

« Última modificação: Fevereiro 19, 2018, 21:30:04, 21:30 por JViegas »

Fevereiro 28, 2018, 00:25:33, 00:25
Responder #14

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Sapiens21 parece que já a podemos ir experimentar  :chopper: :D

Fevereiro 28, 2018, 10:08:50, 10:08
Responder #15

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Sapiens21 parece que já a podemos ir experimentar  :chopper: :D

A MotoDiana vai ter para test drive.... Já vou ter que me entreter durante um bocado  :lolol: :lolol: :lolol:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Fevereiro 28, 2018, 10:59:09, 10:59
Responder #16

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino

Fevereiro 28, 2018, 11:39:36, 11:39
Responder #17

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Ui, querem ver que vou ter que ir de novo a Évora em breve?
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Fevereiro 28, 2018, 12:22:10, 12:22
Responder #18

JViegas

• 4723

Masculino

Fevereiro 28, 2018, 12:46:28, 12:46
Responder #19

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
O melhor de tudo (se acaso não se aperceberam ainda), é que a unidade colocada em uso para test-ride não é a versão "normal" da Africa Twin 2018....mas sim a Adventure Sports.  :)

Tem algumas diferenças e que elevam o preço cerca de €1.500 acima.

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2018, 12:50:22, 12:50
Responder #20

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
O melhor de tudo (se acaso não se aperceberam ainda), é que a unidade colocada em uso para test-ride não é a versão "normal" da Africa Twin 2018....mas sim a Adventure Sports.  :)

Tem algumas diferenças e que elevam o preço cerca de €1.500 acima.

Sim é mesmo a Adventure Sports, vi logo ontem qd eles publicaram a foto que tinha acabado de chegar e que seria para test drive....

Eu quero é mesmo testa-la pk mais que isso é impossivel para mim 😁
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Fevereiro 28, 2018, 14:41:34, 14:41
Responder #21

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
Testa-la pode ser mau...as consequências podem ressaltar na CB500X  :feliz:

Fevereiro 28, 2018, 14:51:02, 14:51
Responder #22

Paulo Fradinho

• 856

Masculino

Eu testei a DCT qd tinha ainda a Majesty... foi bem pior  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Fevereiro 28, 2018, 16:59:42, 16:59
Responder #23

carlos-kb

• Visitante

Eu testei a DCT qd tinha ainda a Majesty... foi bem pior  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Por acaso nunca conduzi uma moto com DCT. E a Africa Twin era mesmo a tal que gostaria de experimentar, na versão Dual Clutch.

Simplesmente para saber como é, e sentir a diferença de comportamento em relação a uma caixa manual. Ao menos não morria "burro".... ou pelo menos tão "burro"!  :tornarseanjinho:

Fevereiro 28, 2018, 17:09:48, 17:09
Responder #24

Paulo Fradinho

• 856

Masculino

Por acaso nunca conduzi uma moto com DCT. E a Africa Twin era mesmo a tal que gostaria de experimentar, na versão Dual Clutch.

Simplesmente para saber como é, e sentir a diferença de comportamento em relação a uma caixa manual. Ao menos não morria "burro".... ou pelo menos tão "burro"!  :tornarseanjinho:

Epah eu gostei..... consegues ter uma condução economica na versao D e dps tens as S1/2/3 que sinceramente so experimentei a S3 para como esmifrava as mudanças. No Off Road gostei porque nao te preocupas mudar de cx e ir em pé descansadinho. Mas por outro lado tira aquela essencia ires a pôr e tirar mudanças qd tu bem entendes, embora o possas fazer tb na DCT com os comandos no volante, mas não é a mesma coisa

Fevereiro 28, 2018, 17:18:41, 17:18
Responder #25

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Modos de condução mais uma coisinha ou outra =+ 1500€

Lool

:)

Depósito com +5,4L (num total de 24,2L) capaz de garantir cerca de 500Kms de autonomia...

Posição de condução foi elevada graças a suportes específicos que colocam o guiador 32,5mm mais acima e 6,5mm mais perto do condutor.

Ecrã maior em cerca de 8cm

Curso das suspensões completamente reguláveis na Adventure Sports, sendo 20mm mais longo que o da versão normal

Altura livre ao solo 20mm mais alta

Punhos aquecidos de série na Adventure Sports

Protecções da carenagem, do motor e do cárter de série na Adventure Sports

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2018, 17:48:25, 17:48
Responder #26

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sendo essa a vontade e capacidade do condutor...até 8 ou 10L/100kms é possível fazer. Perfeitamente...

Mas naturalmente que o indicado é, como noutras marcas, o consumo médio medido segundo a norma WMTC.

Nesta são 4,61L/100 km (61,3 mpg ) (WMTC) :). Se pode ser mais ou até menos, conforme os percursos...obviamente que sim.  :)

Quanto ao valor de  algumas coisas compradas por "fora", comparando-as às de série, prefiro não comentar.

Ainda há pouco tempo se criou um artigo sobre isso mesmo, sendo que as marcas implantadas no mercado...fazem-se pagar e não é por pouco dinheiro. :)

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2018, 19:09:30, 19:09
Responder #27

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Achei que gastava mais. Achei mesmo.
Mas também não gasta os 4.6 de média...;)
(....)

Mas se o proprio link que indicas demonstra categoricamente que sim...que há unidades a fazer os 4,6L e até menos, não percebo a dúvida nos cerca de 500Kms possíveis, em condições reais de utilização, com a Adventure Sports.

Se forem contabilizadas todas as unidades, a média de todas sobe até aos 4,89L.
Mas em utilização real e como demonstrado, é possível fazer mais...ou menos. Como li até bem recentemente...existem muitas variáveis para a obtenção de um resultado. :)

A andar constantemente em atasqueiros se calhar dá para 150kms...se tanto. 
 :bejeca:

A AT se é para beber também bebe...não está voltada para a economia.

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2018, 19:59:22, 19:59
Responder #28

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
A altura do banco é de facto bastante elevada.
Não sei onde li, mas até o próprio banco é específico na Adventure Sports, com um design e perfil diferente e onde não falta uma...bolsa.  :)

Ainda assim, temos de olhar para esta de forma diferente da versão "normal".

Foi o próprio Test Project Leader da Honda, Tanaka san, a dizer que a Adventure Sports é um modelo mais vocacionado para a aventura do que para estrada.

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2018, 20:20:09, 20:20
Responder #29

pedroareias

• Visitante
A Honda está a praticar preços muito elevados.

Conselho: a quem gosta da CB1000R de 2018, peço que não vejam a quanto está a nova Triumph Speed Triple de 150 cavalos com o TFT.

Começa a parecer um pouco caricato.

E já agora, a nova Tiger XCx está fa-bu-lo-sa:

http://www.triumphmotorcycles.pt/bikes/adventure-and-touring/tiger/2018/800/variants/tiger-800-xcx
« Última modificação: Fevereiro 28, 2018, 20:32:36, 20:32 por pedroareias »

Fevereiro 28, 2018, 21:09:26, 21:09
Responder #30

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Curioso é que numa listagem de vendas em Itália colocada cá no fórum recentemente, aparentemente andam muitos enganados.   :pensador:

Por muitos boas que sejam outras propostas...na altura de adquirir uma Adventure existem de forma esmagadora as GS's, depois mais abaixo as Africa Twin...e depois muitas outras.

Estranho, não!?

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2018, 21:36:55, 21:36
Responder #31

pedroareias

• Visitante
Mas já é esta com este preço ou é a anterior mais barata?

É que esta AT compete com a GS800/850, Triumph Tiger 800 e não com as 1200.

O preço é equivalente ao da KTM 1090 de 125 cavalos. A electrónica e tecnologia embarcada nas Triumph Tiger 800 e nas KTM é absolutamente avassaladora.

Repara que as vendas da GS1200 são espantosas tendo em conta o segmento onde se encontra.

Esta tem o nome do modelo a seu favor, as capacidades todo-o-terreno e a vantagem das revisões não custarem 1500€.

Fevereiro 28, 2018, 21:52:43, 21:52
Responder #32

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Naquilo que escrevi não estava a comparar modelos...nem cilindradas.
Estava a falar das vendas dentro das Adventures e de quais ocuparam os lugares cimeiros na tabela de vendas. :)

(....)Esta tem o nome do modelo a seu favor, as capacidades todo-o-terreno e a vantagem das revisões não custarem 1500€.

Revisões...

Isso é um tema em que cheguei à conclusão que é muito nebuloso. Até entre concessionários da mesma marca, quanto mais de marcas diferentes. :)

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2018, 21:56:32, 21:56
Responder #33

pedroareias

• Visitante
Então se nem as revisões são vantajosas...

bem, talvez as capacidades todo-o-terreno sejam.
Mas aí a KTM é capaz de não ficar atrás.

Confesso que ainda não vi esta Honda Africa Twin à lupa, se for tão bem construída como a magnífica CrossTourer, então talvez se justifique.

Fevereiro 28, 2018, 23:32:26, 23:32
Responder #34

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Quanto ao "peso" do nome ainda entendo que tenha influência. Aliás, não o fazer seria negar aquilo que ouvi de quem já as comprou, pelo que existe de facto quem as adquire (por certo como acontece com as GS), entre outras razões, também pelo nome forte conseguido no mercado.

Mas quanto a haver números de vendas actuais capazes de ter relevância para menção…por causa de aquisições feitas por antigos donos de África Twins, isso já tenho sérias e fundadas dúvidas.

Vejamos…

Entre a XRV650 e a XRV750 houve um período de fabrico que foi de 1988 a 2003 (muito maior na segunda).

Ora partindo de um pressuposto hipotético (mas por certo muito perto da realidade) de que uma grande fatia dos proprietários das XRV teriam na altura entre os 35 e os 45 anos…

…então chegamos à conclusão de que muitos desses proprietários de unidades de 1989…1992…1995…1998…estaria nesta altura com uma idade que iria dos 55 anos até muito +60 anos.

Como tal, se há argumentos que até entendo, este em particular não consigo associar de forma cabal ou como sendo de facto relevante em termos de números.

Não negando que possa haver alguns compradores da Africa Twin com 55 ou +60 anos, tenho para mim que serão em número incapaz de poder servir como argumento para a boa prestação comercial do modelo. :)

Dalai Lama

Outubro 03, 2018, 13:21:02, 13:21
Responder #35

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Vão ser "acrescentadas" novas cores ao modelo para 2019 (coloco entre aspas porque me parece que as cores actuais continuarão).

Dalai Lama

Outubro 03, 2018, 17:37:14, 17:37
Responder #36

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Parece que está confirmado, segundo li numa publicação Inglesa que publicou (com alta resolução), as 4 cores do modelo para 2019.

Nestas duas tonalidades de cinzento e preto fica especialmente apelativa para o meu gosto (pelo lado discreto da coisa, entenda-se)...

« Última modificação: Outubro 03, 2018, 17:46:43, 17:46 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Outubro 03, 2018, 19:50:02, 19:50
Responder #37

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
E também já está no hondanews.com ...

Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Dezembro 02, 2018, 21:58:05, 21:58
Responder #38

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
E também já está no hondanews.com ...

Pude ver ontem de manhã (sábado) a geração MY2019.  :nice:

A nova cor (Azul Glint Wave) é uma visão renovada da clássica versão Tricolor azul/branco/vermelho.

Ao vivo e à semelhança da impressão que tinha das imagens da internet...resulta muito bem. Mesmo com focos de luz excessivamente fortes a incidir sobre ela.

Dalai Lama

Dezembro 03, 2018, 14:09:52, 14:09
Responder #39

JViegas

• 4723

Masculino
Bolas... é melhor não ir ao stand nos próximos tempos.  :'(

Dezembro 03, 2018, 14:14:24, 14:14
Responder #40

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Também a vi lá na MotoDiana e ao vivo é mais bonita ainda que nas fotos  :love0001:

Dezembro 04, 2018, 01:54:28, 01:54
Responder #41

dfelix

• 5006
Nestas duas tonalidades de cinzento e preto fica especialmente apelativa para o meu gosto (pelo lado discreto da coisa, entenda-se)...

Idem!
Esta versão "shades of grey" é provávelmente o esquema de cores mais elegante que a Honda apresentou para a CRF1000L.
 :nice:

E nem foi preciso muito esforço...
Repara:

Praticamente bastou pegar numa foto da Adventure Sports deste ano (2018) e... reduzir a saturação para 0.

:D

Quanto á nova (ainda mais) azul e riscas em todas as direcções... transborda a azeite por todos os poros!
A actual (2018) com riscas predominantemente horizontais a invocar as ancestrais dos anos 80, epá... ainda se tolera.
Agora versão tuti fruti da anterior... errrrr...
Mais 2-3 anos e voltamos a ter os grafismos com labaredas das anos 90.

O mesmo se aplica á versão "pikes peak"...
« Última modificação: Dezembro 04, 2018, 01:55:54, 01:55 por dfelix »

Dezembro 04, 2018, 07:45:43, 07:45
Responder #42

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Ao vivo, esta tricolor com as tonalidades ainda mais marcadas (pelo brilho), não resultam mal...

Mas não é para todos os gostos.  :)

Aliás, já a lendária XRV750 (modelo mais à direita na imagem) tinha estas mesmas cores mais vivas, pelo que esta geração MY2019 parece ter ido buscar essa "inspiração".

As cores azul, vermelho e branco têm naturalmente a sua razão de ser, como é sabido, na divisão desportiva da marca HRC...e voltada para os desportos motorizados.

Mas sim...aquela que dá pelo nome de "Digital Silver Metallic" postada um pouco mais atrás no tópico, continua a ser, também para mim, bem mais apelativa. E precisamente pelo lado "keep low profile" da cor... :)

Dalai Lama

Janeiro 27, 2019, 15:52:45, 15:52
Responder #43

2low

• 5470
Entretanto como está a dar agora mesmo na TVI24 o programa GTI com por acaso um teste a esta nova Africa Twin… aqui fica o link para ver. (a partir do minuto 5:40)
https://tviplayer.iol.pt/programa/gti/578514b50cf2d6e7c123a344/video/5c4d91ef0cf2adafd0035799?jwsource=cl
« Última modificação: Janeiro 27, 2019, 15:54:35, 15:54 por 2low »

Janeiro 27, 2019, 22:46:00, 22:46
Responder #44

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Estive a ver o vídeo.
Existem...como hei-de dizer..."pequenas imprecisões" no que toca à potência indicada pela peça jornalística e depois na capacidade do depósito (se bem que aqui será quase irrelevante).

Quanto ao modelo de cx. manual que ele testava (eu andei na que tem DCT), esqueceu-se apenas de mencionar que a inclusão do sistema “Quick Shift” é opcional.

De resto, está porreiro.  :)
Mas o programa GTI (falo no geral e não deste teste) sempre o achei um bocado mais brincalhão do que a apostar na qualidade.
Mas pronto...posso ser eu que estou exigente e vejo regularmente os in-depth reviews da CarWow.  :corado:

Dalai Lama

Janeiro 28, 2019, 09:49:22, 09:49
Responder #45

Megamustaine

• 1023

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Ultimamente ando a sonhar demasiadas vezes com a AT. Será um sinal?

Conto ir experimentá-la no próximo Sábado.

Ai me Deus.......o que é que ai vem?
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Janeiro 28, 2019, 10:05:15, 10:05
Responder #46

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Tiraste a carta e já andas a sonhar mais alto.
É o que é...  :)

Mas vai com calma...tens a tua moto há meses, não te esqueças.

Dalai Lama

Março 12, 2019, 13:35:58, 13:35
Responder #47

2low

• 5470
Entretanto saiu um daqueles testes de 50.000km feitos em Africa Twin.
https://www.motociclismo.es/pruebas/articulo/prueba-50-000-km-honda-crf1000-l-africa-twin
(pena que seja um artigo só para assinantes mas pode ser que mais logo esteja disponível…)

A Africa Twin portou-se tão bem que o jornalista disse mesmo que se torna chato quando não há nada para dizer…
...foi de tal maneira positivo o "teste de endurance" que no final e a devolver a moto no stand, o jornalista perguntou mesmo se iria directamente para a sua sala de "debito de informação jornalística" se iria logo para o restaurante…
Após 50.000km não havia nenhuma avaria a reportar, material fiável e apenas teve de fazer manutenção periódica de manual, alem de ter tido de substituir pneus e pastilhas de travão aos 48.500km.

Será esta uma moto feita para bater recordes de quilómetros percorridos e no mínimo 500.000km para cima?

Falcão, sentes-te capaz de tentar bater este recorde?
 8)

Março 12, 2019, 14:08:53, 14:08
Responder #48

ricardmag

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 270
Não sou perito nesta matéria mas para só ter trocado de pneus e calços aos 48500 deve ter andado muito devagar.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Março 12, 2019, 14:10:13, 14:10
Responder #49

Herpez

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 7
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
Pneus e pastilhas aos 48k ou os 48k referem-se apenas às pastilhas?
Presumo que sejam as pastilhas aos 48k pois os pneus seria quase milagre
Já agora quantas vezes e quando trocaram a distribuição?