Autor Tópico: Potência à roda em banco de ensaio…  (Lida 11290 vezes)

Abril 12, 2018, 17:44:18, 17:44
Responder #50

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Extraído de um fórum da mota:

"Matt. I have several graphs of the GL1800 that were dyno'd over the years.
These numbers are in line with the current ST1800. (No surprise there-same CC's)
At the crank the engine has 118-122 HP.

On the street, the RWHP doesn't matter if a telly-Tubby is cracking the throttle!! lol

Dyno's don't take into account Wind, road conditions, rider reaction time in the real world.
When we Raced, It was a joke in the pits, to Claim how an engine had more power on a dyno, because if the driver didn't know how to use it, It was useless on the track!

For the record. The new DCT ST1800 will out shift a GL1800, and will be out front first no matter who is pegging the throttle!!.

You want to get the 1800cc engine to move faster?- Turbo it! lol

I found this Turbo'd F6 a neatly hidden sucka.

153.63 RWHP will get you to 85MPH PDQ. (need for speed) lol"

e

"Here is a 2012 GL1800 dyno chart:

93.74 hp at 5,500
101.3 lb-ft at 3,900

http://www.motorcycle-usa.com/photo-...ng-comparison/

And Motorcyclist dyno'd a 2012 at:

95.6 hp at 5,300
104.2 lb-ft at 4,100

Scroll to the bottom to see the dyno chart.

https://www.motorcyclistonline.com/r...ing-mc-comparo"

Parece que não é surpresa esses valores

Ver aqui: https://www.theglforum.com/forum/motorcycle-discussions/general-motorcycle-discussion/gold-wing-2018/92374-98-horsepower-really
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 12, 2018, 19:38:38, 19:38
Responder #51

pedroareias

• Visitante
Moto2cool:

O problema não é a escassez de potência. A grande chatice é haver gente a gozar as Harley, a ridicularizar os motores arrefecidos a ar e a gabar o "sofisticado" 6 cilindros da Wing quando depois é isto.

Um 117 dos novos stock põe 94 cavalos à roda e
Um Stage IV da Harley com o 117 põe 120 cavalos à roda...

Não é nada de especial, mas daí a merecer ser ridicularizado... vai uma grande distância.

Abril 12, 2018, 19:50:35, 19:50
Responder #52

Moto2cool

• 4386
Moto2cool:

O problema não é a escassez de potência. A grande chatice é haver gente a gozar as Harley, a ridicularizar os motores arrefecidos a ar e a gabar o "sofisticado" 6 cilindros da Wing quando depois é isto.

Não é nada de especial, mas daí a merecer ser ridicularizado... vai uma grande distância.

Eu não comentava a escassez de potencia, embora para um motor daqueles pensaria que tivesse mais.
Apenas trazia um contributo a confirmar aqueles valores, porque a certa altura instalou-se a duvida se estariam certo (duvida que eu também partilhava até descobrir este forum)

Abril 13, 2018, 07:49:38, 07:49
Responder #53

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
As tentativas/experiências no sentido de ir buscar mais potência, acabam por também criar um lança-chamas... ;)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 13, 2018, 08:19:15, 08:19
Responder #54

Moto2cool

• 4386
Por isso é que a minha Suzuki trazia no livro de proprietário avisos de precaução contra queimaduras a grelhar entrecosto.
Não tinha percebido ainda porque tinha aquele aviso :) ;) :)

Abril 13, 2018, 11:11:12, 11:11
Responder #55

dfelix

• 4988

Então... e a sofisticação define-se pelos valores do dyno?

Gozar as Harley?
Ridicularizar os motores arrefecidos a ar?

:pensador:

Abril 13, 2018, 11:15:17, 11:15
Responder #56

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Houve 2 aspectos a merecer a minha atenção no vídeo da Suzuki...para lá do lança-chamas e que terá também a sua relação com a temperatura a que o motor e linha de escape alcançaram. :nice:

Um deles foi a potência medida à roda na GSX-R1000... A marca reclama uma potência de motor de aprox. 200cv.

A outra foi a de o binário desta Suzuki em estado stock se manter sempre bastante elavado.
Ou seja, a potência ía de facto aumentando nos diferentes testes mostrados no vídeo, mas o binário em estado stock (ver tabela no final do vídeo) mostrou números bem interessantes. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Abril 13, 2018, 11:21:39, 11:21
Responder #57

pedroareias

• Visitante
O que significa "sofisticação"?

O que interessa são os resultados.

Os motores eléctricos são simples, com poucas peças móveis e produzem resultados.
« Última modificação: Abril 13, 2018, 11:22:48, 11:22 por pedroareias »

Abril 13, 2018, 12:07:11, 12:07
Responder #58

dfelix

• 4988
O que significa "sofisticação"?

O que interessa são os resultados.

Então e o "resultados" resume-se aos valores do dyno?
A experiência de utilização é irrelevante?

Um engenheiro mecânico com tantas qualificações académicas, capaz de interpretar bibliografias complexas, com conhecimentos tão aprofundados... e depois duas motorizações tão distintas só porque no fim produzem valores identicos são encaradas como se fosse exactamente a mesma coisa?  ;)

Os motores eléctricos são simples, com poucas peças móveis e produzem resultados.

Isto é o que a tua frase sugere...

Isto é a realidade, se considerarmos a sua utilização num veículo...

Abril 13, 2018, 13:38:51, 13:38
Responder #59

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
O fórum tem atingido uma das suas melhores fases...  :)  :nice:

Dalai Lama

Abril 13, 2018, 13:44:06, 13:44
Responder #60

pedroareias

• Visitante
DFelix:

Sim, a regra é essa: resultados. Os detalhes internos de funcionamento são irrelevantes para o utilizador do equipamento.

Em termos de fiabilidade, quanto mais simples, melhor.

Ainda há mais simples, com melhores resultados:

https://en.wikipedia.org/wiki/Pulsejet

Abril 13, 2018, 14:15:28, 14:15
Responder #61

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1313

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

A minha DN-01 p.ex. atinge perfeitamente os 200km/h.
Tem é de estar em cima de uns rolos... :)

Já a minha...quase que chega aos 200km/h (noutras mãos e em condições ideais) mas nos rolos... não deve passar dos 70/80km/h
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Abril 13, 2018, 14:41:01, 14:41
Responder #62

carlos-kb

• Visitante
A minha não sei a quantos chega.... ainda nunca experimentei ir com ela ao top speed...  :tornarseanjinho:

Mas aposto que entretanto o Areias, apesar de nunca ter andado em nenhuma... vai pegar em um ou dois vídeos do "tubo", escolhidos a dedo, juntamente com gráficos e fórmulas matemáticas, só para mostrar que o que ela dá, fica muito aquém do esperado!!!  :D  :diabolico:  :lolol:

Abril 13, 2018, 14:54:48, 14:54
Responder #63

pedroareias

• Visitante
Como é que sabes?

Tens de deixar de ter esses complexos de inferioridade. Embora possam ser justificados, todos nós temos algo de bom.

E agradeço o teu convite, mas não tenho tempo.

A minha não sei a quantos chega.... ainda nunca experimentei ir com ela ao top speed...  :tornarseanjinho:

Mas aposto que entretanto o Areias, apesar de nunca ter andado em nenhuma... vai pegar em um ou dois vídeos do "tubo", escolhidos a dedo, juntamente com gráficos e fórmulas matemáticas, só para mostrar que o que ela dá, fica muito aquém do esperado!!!  :D  :diabolico:  :lolol:

Abril 13, 2018, 15:07:36, 15:07
Responder #64

carlos-kb

• Visitante

Como é que sabes?

Tens de deixar de ter esses complexos de inferioridade. Embora possam ser justificados, todos nós temos algo de bom.

E agradeço o teu convite, mas não tenho tempo.

Nem de inferioridade... nem de superioridade. Vou estando bem com aquilo que tenho e vou conseguindo.  8)

Mas pareces confuso, pá... a observação está longe de sequer ser um convite! Sabes a minha postura em relação a emprestar a mota a desconhecidos... tal como tive oportunidade de te o dizer com toda as letras, em resposta à PM que me mandaste, a pedir-me um test-drive à VFR.  :)
É estranho que agora digas que não tens tempo para isso.   :pensador:

Mas estás sempre a tempo de continuar a pesquisar vídeos e reviews de outrém, por essa net fora... para poderes ter sustentação e base à tua argumentação.  :nice:

Abril 13, 2018, 15:23:16, 15:23
Responder #65

pedroareias

• Visitante
É verdade, enviei uma PM a perguntar se podia fazer um test-drive, reparei que estavas um pouco aborrecido aqui no Fórum e
pensei que te sentisses bem com o pedido.

Como te disse e não minto, simpatizo imenso com a VFR1200, por isso não percebo os teus comentários.

Quando dizes que nunca "andei", não estou a ver mais ninguém com esse modelo por aqui, portanto punha-se a questão.

Das duas "VFR 1200" só andei na CrossTourer e adorei, embora se sentisse o peso a baixa velocidade.

Fiz mal pedir? Se sim, olha, peço desculpa. Fiz o mesmo pedido ao DFelix, que é das pessoas com quem eu mais gosto de trocar opiniões, tal como com outros companheiros (com o Carlos Limpinho por exemplo).

Não estou nada preocupado com o "não" ou o "sim" a pedidos. Para mim é igual. Eu tenho mais tendência a dizer "sim".

Estou interessado é em compreender o funcionamento das pessoas, a forma como respondem, se aproveitam para mostrar o seu carácter, se tentam aproveitar-se de alguma forma da candura dos outros.

Todos os dias descubro imenso sobre as pessoas quando "peço" alguma coisa.
« Última modificação: Abril 13, 2018, 15:25:27, 15:25 por pedroareias »

Abril 13, 2018, 15:59:11, 15:59
Responder #66

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Hum...

O fórum como espaço para estudo da psicologia comportamental. :)

Agora recordei-me do tempo em que aprendi o condicionamento respondente e o condicionamento operante.

Este espaço (fórum) está já a extravasar o tema do motociclismo. Talvez não seja preciso tanto... :nice:

-----------------------------------------------------

Tentando dar outro rumo...

Dalai Lama

Abril 13, 2018, 16:17:48, 16:17
Responder #67

pedroareias

• Visitante
 :D

Duas citações do companheiro e amigo Sapiens21, a locomotiva do cpmoto:

1: "O fórum como espaço para estudo da psicologia comportamental. :)
 Agora recordei-me do tempo em que aprendi o condicionamento respondente e o condicionamento operante.
 Este espaço (fórum) está já a extravasar o tema do motociclismo. Talvez não seja preciso tanto...
"

2: "Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro.
"

Abril 13, 2018, 17:44:15, 17:44
Responder #68

Moto2cool

• 4386
Isto está altamente  :nice:  só para me centrar, discutimos teoria comportamental aplicada da roda no banco de ensaio? Eu diria que tem um comportamento repetitivo enquanto durar o estímulo

Abril 13, 2018, 17:52:04, 17:52
Responder #69

dfelix

• 4988
Sim, a regra é essa: resultados. Os detalhes internos de funcionamento são irrelevantes para o utilizador do equipamento.

Não me respondeste a isto:

Então e o "resultados" resume-se aos valores do dyno?
A experiência de utilização é irrelevante?

O que acabaste de escrever sugere que estas duas motorizações tão distintas com "resultados" identicos materializam-se em experiências idênticas.
Nada a ver...