Autor Tópico: BMW F900 XR a anti Tracer 900?  (Lida 5237 vezes)

Fevereiro 10, 2018, 23:53:14, 23:53
Lida 5237 vezes

Joao_Cruz

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1572

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Olha esta novidade é que não esperava.
Parece que a Tracer 900 estará a fazer cócegas à BMW e preveem lançar até final do ano algo como uma F900XR.
Pegam no chassis da S 1000 XR e aplicam- lhe o novo bicilindrico desenvolvido para a F GS.

Aqui segue a noticia de Espanha:

https://www.todocircuito.com/noticias/16771-bmw-f-800-xr-2019:-el-motor-de-dos-cilindros-llega-a-la-familia-xr.html

Vai ser um ano 2018 com muita novidade.
« Última modificação: Fevereiro 11, 2018, 15:07:33, 15:07 por Joao_Cruz »

Fevereiro 11, 2018, 07:39:11, 07:39
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Olha esta novidade é que não esperava.
Parece que a Tracer 900 estará a fazer consigas à BMW e preveem lançar até final do ano algo como uma F900XR.
Pegam no chassis da S 1000 XR e aplicam- lhe o novo bicilindrico desenvolvido para a F GS.

Aqui segue a noticia de Espanha:

https://www.todocircuito.com/noticias/16771-bmw-f-800-xr-2019:-el-motor-de-dos-cilindros-llega-a-la-familia-xr.html

Vai ser um ano 2018 com muita novidade.
A notícia descreve uma F800XR e não 900 pelo que li, mas de qualquer maneira será uma iniciativa que vai agitar o mercado
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 11, 2018, 08:46:03, 08:46
Responder #2

carlos-kb

• Visitante
Para fazer frente à Versys 1000 e Tracer 900?

Falam do motor da F800R (Rotax 804) e não do novo crossplane da 850GS.
Mas para poder "dar cartas", então não seria com o Rotax 804. Quanto muito, fazia mais sentido o Rotax 904 (derivado da Nuda 900) e mesmo assim teria de ser bem "trabalhado", para não ficar muito aquém dos números das japonesas.
« Última modificação: Fevereiro 11, 2018, 08:48:57, 08:48 por carlos-kb »

Agosto 02, 2018, 09:25:09, 09:25
Responder #3

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Já estava à espera e inclusive já tinha pensado/dito que sairia até ao final do ano esse modelo, precisamente quando aqui se falou na 9cento...
...e disse mesmo "Vamos estando atentos pois acho que lá para Agosto ou Setembro sairá novidade…"

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3770.msg46837#msg46837
Dá para ver a montagem que fiz em petashop com a 9cento levar a traseira da s1000xr, será que está muito identica a esta nova F800XR ?!
 :lolol: :lolol: :lolol:

E esta deverá sair como F850XR e depois ainda sairá a versão capada, F650XR ou F700XR ou F750XR, e depois a S1000XR sairá de produção para desenvolverem novo 4cilindros de 1000cc para ficar exclusivo da futura s1000rr e do modelo naked da mesma... (apesar de ali no outro post da 9cento dizerem que a BMW nao largará a S1000XR)

Só não percebo aquela coisa da 1200RS ser considerada no site da bmw por supersport como a s1000rr....

Querem ver que... tambem vao acabar com a 1200RS e transformá-la numa F1200XR ?!

Parece assim mais logico...

« Última modificação: Agosto 02, 2018, 09:52:45, 09:52 por 2low »

Agosto 02, 2018, 10:31:51, 10:31
Responder #4

dfelix

• 5004
Agora vir fazer competição à Tracer já é algo que vai depender bastante do preço e posicionamento de mercado do produto. Se à semelhança da 850GS vier para os 17/18 mil €, já entra na gama acima e compete diretamente com a Multistrada 950 por exemplo.

Onde foste buscar esses valores?
 :pensador:

A F850GS segundo o site é 12.219,00 € para a versão normal. Ou 12.489,00 € para os esquemas de cores especiais.
Por 17/18 mil compras uma R1200GS (16.819,00 base) ou mesmo a S1000XR (16.819,00 base) até á com alguns extras!!!

A própria Multistrada 950 tem um pvp de 13.499 €
Não acredito que uma F900XR supere estes valores.

E depois também é preciso ver como é que vem este motor... porque se for exatamente o mesmo que o da 850GS dificilmente consegue convencer alguém para quem o motor seja algo primordial na decisão de compra.

A Tracer 700 surgiu precisamente por muita gente considerar que a 900 seria "demais"...
Portanto... há mercado para specs mais honestas.

(...)
A Tracer é a mota do povo que compete essencialmente pela relação qualidade preço. E a BMW para todos os efeitos não é uma marca do povo.
(...)
Quem pode (e deve) apresentar concorrência à Tracer é a Honda, que enquanto marca tem um posicionamento muito semelhante mas que por algum motivo, parece que comercialmente desistiu do segmento...

Queres mesmo comparar a quantidade de NC7*X e CB500X a circular com o números de Tracers?
Sim, não correspondem exactamente o mesmo segmento.
Mas dá para perceber que se calhar não é bem a Tracer que é a "moto do povo".

...e depois a S1000XR sairá de produção para desenvolverem novo 4cilindros de 1000cc para ficar exclusivo da futura s1000rr e do modelo naked da mesma... (apesar de ali no outro post da 9cento dizerem que a BMW nao largará a S1000XR)

A XR tem boas vendas e é uma opção bastante válida para concorrer com as Multistrada e Super Duke GT.
Não há argumentos válidos para o abandono.

Além de que funciona muito bem para despejar os motores das anteriores gerações da S1000RR...
Considerando que no final do ano será anunciada uma nova RR, poderá estar para breve uma actualização.  Algo que fará mais sentido ser no próximo ano.

Só não percebo aquela coisa da 1200RS ser considerada no site da bmw por supersport como a s1000rr....

Querem ver que... tambem vao acabar com a 1200RS e transformá-la numa F1200XR ?!

Não vejo lá Supersport, mas sim Sport.

A R1200RS é uma sport-touring.
Certamente optaram por esta organização para evitar uma categoria com apenas um único produto.

« Última modificação: Agosto 02, 2018, 10:57:35, 10:57 por dfelix »

Agosto 02, 2018, 11:28:32, 11:28
Responder #5

2low

• 5457
Dfelix fiz confusão com o site da Yamaha mas lá está… está no mesmo patamar da S1000RR e da HP4... acho que não deveria estar aí mas sim no outro patamar… nas Tour's tanto que tu até confirmas: é uma sport touring e não uma R...

Quanto áquilo da S1000XR descontinuarem ou não… logo se vê… mas pelo menos eu acho que vão mesmo descontinuar… é tudo uma questão de marketing e nisso os Alemães são estranhos… não se percebe… também em tempos diziam que seria a ultima Passat Carrinha… e entretanto saiu de novo e o que acabou foi o modelo Passat CC mas que foi transformado em Arteon…

Deixo ideia do que pode vir acontecer… a S1000XR ser transformada em F900XR ou F950XR com o motor da Rnine mais puxado para uns 120cv, querem ver que…
Eles gostam do boxer, é a cena deles...

Estou a especular… mas é com base nestas minhas especulações que vou acreditando mais nisto...

Agosto 02, 2018, 13:57:32, 13:57
Responder #6

dfelix

• 5004
Dfelix fiz confusão com o site da Yamaha mas lá está… está no mesmo patamar da S1000RR e da HP4... acho que não deveria estar aí mas sim no outro patamar… nas Tour's tanto que tu até confirmas: é uma sport touring e não uma R...

Podes sempre sugerir à BMW para reorganizar o catálogo.  :D

Quanto áquilo da S1000XR descontinuarem ou não… logo se vê… mas pelo menos eu acho que vão mesmo descontinuar… é tudo uma questão de marketing e nisso os Alemães são estranhos…

Não vejo qualquer sentido em uma marca descontinuar um produto que estava no top 10 das vendas o ano passado em alguns países.

... não se percebe… também em tempos diziam que seria a ultima Passat Carrinha… e entretanto saiu de novo e o que acabou foi o modelo Passat CC mas que foi transformado em Arteon…

Vocês e as latas..  :-\

Deixo ideia do que pode vir acontecer… a S1000XR ser transformada em F900XR ou F950XR com o motor da Rnine mais puxado para uns 120cv, querem ver que…

A S1000XR é um produto de referência dentro do lote de motos como a Super Duke 1290 GT e Multistrada 1200
Uma F900XR faz todo o sentido está cada vez mais próximo de ser uma realidade. Tal como faz todo o sentido que venha a ser concorrente da Tracer.

A plataforma da Nine T é bastante versátil.
No entanto, não me parece que desvinculem estes produto do conceito "heritage".

Além de que o "heritage" é uma forma inteligente de continuar a despachar os oilhead que entretanto foram sendo substituidos pelos de refrigeração liquida.
Motores esses cuja sobrevivência depois de 2020 (euro 5) ainda será uma incognita.

Eles gostam do boxer, é a cena deles...

O boxer é a "bandeira" da BMW Motorrad...
No entanto é um motor caro de produzir e bem menos versátil de adaptar a alguns géneros.
Além de que, apesar de ser bastante competente, não surpreende nas especificações técnicas.

Agosto 02, 2018, 18:41:50, 18:41
Responder #7

2low

• 5457
dfelix, ambos sabemos o quanto a BMW bateu com a tola na parede até ter um 4 cilindros decente e capaz, excepto nas provas de superbikes que acabam por arrebentar com os motores… quase que fazem um brilharete antes de acabar a prova...  :lolol: :lolol: :lolol:

por isso digo que a BMW deve preferir seguir na mesma linha de pensamentos e conhecimentos e daí continuar com o boxer até aos limites…

quanto a acabarem ou não com o modelo que ate é um best seller, não seria de estranhar, o marketing e filosofia alemã é difícil de se compreender…
...mas tendo eles essa "filosofia alemã", não tem logica terem um produto que não é nem carne nem peixe conforme o que eles próprios catalogam…

também sabes da quantidade de modelos que foram aparecendo e que eram esquisitos e que foram descontinuados, mesmo alguns que até vendiam…

mas dá um desconto ao que eu digo quando digo que estou a especular... é apenas com base no que eu penso sobre o que leio, a minha sincera opinião e que para uns vale muito e para outros vale bola, tem portanto um valor relativo...

mas nao desgosto do que escreves  :ok: :convivio:

:offtopic:
já agora... comparando a actual BMW F1200GS rallye ou outra cor qualquer com kit rebaixamento e a actual Triumph Tiger 1200 XRx low (ahahahah) preta (em branco e ou azul é bastante foleira...) qual delas achas o melhor compromisso relação preço/qualidade e qual delas achas realmente melhor que a outra independentemente do custo?
[não...não estou a pensar comprar uma, é um estilo de moto que sabes que não dá para a nossa estatura... MAS quem sabe... provavelmente como vem aí a nova Sprint com o mesmo motor da Speed Triple RS (150cv) e com aquele painel digital muito bonito... já me babo só de pensar...]
« Última modificação: Agosto 02, 2018, 18:44:11, 18:44 por 2low »

Agosto 02, 2018, 19:20:41, 19:20
Responder #8

pedroareias

• Visitante
2low: se fosse eu iria para a Street Triple RS.

Nem sempre quanto mais melhor. Dizem as más línguas (o google é nosso amigo) que pelo acréscimo de preço e peso, o banco de potência é muito favorável à Street e desfavorável à Speed.

Só o binário da Speed faz a grande diferença, mas estas motos são para andar a solo.

A Street é mais leve, mais ágil, mais económica, igualmente bem acabada e pintada, display semelhante, etc...

Agosto 03, 2018, 04:01:24, 04:01
Responder #9

dfelix

• 5004
dfelix, ambos sabemos o quanto a BMW bateu com a tola na parede até ter um 4 cilindros decente e capaz, excepto nas provas de superbikes que acabam por arrebentar com os motores… quase que fazem um brilharete antes de acabar a prova...

Na realidade, a BMW nunca se preocupou muito em ter uma "superbike" convencional... até ter conforto financeiro para investir nesse capricho.

Quando o tema é BMW Motorrad convém não esquecer que por volta de 2004 assistiu-se a uma mudança profunda quanto á postura no mercado:

Antes disso era uma marca de "velhos".
A generalidade do catálogo era bastante conservador. As motorizações e própria estética eram pouco apelativas à grande maioria do público.
E onde obtinham alguma notoriedade era ao nível das turísticas.

Depois disso, a marca abriu horizontes.
Com as F800 conseguiram chegar a um público mais diversificado.
E com as K conseguiram atrair uma vasta clientela das japonesas.
Entretanto sem que ninguém estivesse à espera surge o fenómeno GS... e a marca enche-se de dinheiro.

E não me parece que tivessem andado a "bater com a tola na parede".
A marca tinha já produzido alguns inline-four, mas nenhum com aquelas características e finalidade.
E até diria que não saiu nada mal. Tal como a S1000RR é um produto bastante bem sucedido.

E é certo que o desempenho nas WSBK ficou aquém das expectativas.
Mas infelizmente na competição não basta ter uma moto e dinheiro. O know-how, equipa e sorte também contam.

quanto a acabarem ou não com o modelo que ate é um best seller, não seria de estranhar, o marketing e filosofia alemã é difícil de se compreender…

A filosofia deles parece-me bastante simples: Facturar!

E se há dúvidas quanto a isto basta olhar para o catálogo para perceber que combatem em todas as frentes.
Desde as pequenas 310 ás grandes 1600, o que não faltam são opções dentro dos mais variados géneros.

também sabes da quantidade de modelos que foram aparecendo e que eram esquisitos e que foram descontinuados, mesmo alguns que até vendiam…

Quais?

As únicas que me parecem deixar algumas saudades será as K1200S/K1300S e de certa forma as K1200R/K1300R.

As K1*00R eram meio esquisitóides.
Apesar da estética pouco consensual, tinham a mais-valia de serem uma naked potente e ao mesmo tempo algum potencial turístico.
Só que não sei até que ponto isto materializa vendas. Parece-me que o mercado é mais favorável a nakeds potentes mais ao estilo da S1000R. Tal como a opçao por algo polivalente previligie opções como a S1000XR.

As K1*00S eram excelentes sport-tourer.
Bonitas, elegantes e bem equipadas. Porém, tal como muitas outras boas sport-tourers de outras marcas... despertavam paixões mas não vendiam.
Este é o público que actualmente anda de GS ou XR.

E nem vale a pena falar das GT/GTL porque essas evoluiram de forma bastante feliz nas actuais K1600.

já agora... comparando a actual BMW F1200GS rallye ou outra cor qualquer com kit rebaixamento e a actual Triumph Tiger 1200 XRx low (ahahahah) preta (em branco e ou azul é bastante foleira...) qual delas achas o melhor compromisso relação preço/qualidade e qual delas achas realmente melhor que a outra independentemente do custo?

A (F?) R1200GS Rallye é muito catita!

Não estava a par do preço destas novas Tiger. E agora depois de consultar no site, a primeira reacção foi de que a Triumph esticou-se um bocado.
Porém, os 18.150,00 € que pedem pela XRx (low) inclui já um vasto número de mariquices que para ter na GS implica juntar-lhe os packs confort, dynamic e touring!
O que atira a Rallye de 17.344,00 para os 21.319,00!
É um salto enorme. Embora não convém esquecer que estes packs incluem outras gadgets que a XRx não tem.

No fim, se tudo isto justica... cabe a cada um avaliar e decidir.

Há um gajo lá no edifício onde trabalho que comprou (esta) XRX no final do ano passado. Andou uns meses com ela... e acabou por a entrega à troca por uma Multistrada 950.
Ele diz que adorava tudo na moto... excepto o peso!

Entretanto estas novas de 2018 são... 2kg mais leves!  :D

[não...não estou a pensar comprar uma, é um estilo de moto que sabes que não dá para a nossa estatura... MAS quem sabe... provavelmente como vem aí a nova Sprint com o mesmo motor da Speed Triple RS (150cv) e com aquele painel digital muito bonito... já me babo só de pensar...]

Tenho dúvidas que lancem uma nova Sprint...  :pensador:

Nem sempre quanto mais melhor. Dizem as más línguas (o google é nosso amigo) que pelo acréscimo de preço e peso, o banco de potência é muito favorável à Street e desfavorável à Speed.

A Street é uma moto muito equilibrada, precisa e eficiente.
A ergonomia e agilidade que indicas torna-a muito intuitiva e portanto muito fácil de tirar proveito.

A Speed é uma moto que oferece outro tipo de experiência e sensações.
« Última modificação: Agosto 03, 2018, 04:30:49, 04:30 por dfelix »