Autor Tópico: Onde te dá mais jeito guardar documentação relativa à moto? (livrete, seguro…)  (Lida 4693 vezes)

Março 14, 2018, 22:11:53, 22:11
Lida 4693 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Onde te dá mais jeito guardar a documentação relativa à moto? (livrete, seguro…)

Andava para criar este tópico e, há poucos dias atrás, na sequência de novo pagamento do seguro contra terceiros, lá fui abrir a zona do banco (bipartido) da moto, para colocar a documentação do seguro junto à pequena pasta onde tenho o livrete (correctamente designado por Documento Único Automóvel ou Certificado de Matrícula Automóvel).

Admito que é local que não tenho por hábito abrir, seja porque somente tenho lá umas ferramentas básicas, seja porque não tem existido necessidade de me dar ao trabalho de retirar o banco traseiro e que só se consegue com chave, numa zona bastante dissimulada na lateral da moto.

Mas nesse dia em que o fiz (e como disse foi há poucos dias), lembrei-me de captar um par de fotos com intenção de ser o ponto de partida para a criação deste mesmo tópico, nomeadamente no sentido de saber como fazem os membros do fórum.

Não sei se o meu "método" é ou não o melhor. Provavelmente não...
Apenas tem sido, desde há bastante tempo, o local (por baixo do banco) onde me habituei a colocar essa documentação.

Mas podendo a mesma ser guardada em tantos locais, inclusivamente a de andar sempre connosco (preferencial?), achei curioso questionar os membros e perceber os seus "hábitos".

Haverá quem a prefira guardar como eu fiz (havendo espaço para tal);
Haverá quem guarde na Top-Case;
Haverá quem guarde numa das Side-Cases;
Haverá quem tenha sempre num bolso interior do casaco;
Haverá quem tenha numa bolsa dentro da mochila;
Haverá quem tenha dentro da carteira, com a documentação dobrada e sem ocupar muito espaço…

Enfim, cada um guardará onde lhe dá mais jeito, sendo certo que não é algo que estejamos regularmente a manusear ou com necessidade de apresentar às autoridades que o solicitem.
É documentação que se mexe apenas uma vez por outra e de forma espaçada… :)
« Última modificação: Março 14, 2018, 22:16:15, 22:16 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 14, 2018, 22:21:55, 22:21
Responder #1

Cmiguelq

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 168

Março 14, 2018, 22:36:39, 22:36
Responder #2

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Ficar na moto é um convite a levarem a moto e nunca mais a vermos.

Eu coloco dentro de um saco e fica sempre num bolso supostamente impermeável que fica junto ao fecho do casaco, a meia altura, do lado de dentro.
Fica a dica.

Março 14, 2018, 23:11:35, 23:11
Responder #3

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

Sempre me mencionaram isso (provavelmente desde que tenho carta de carro e já lá vão uns bons anos), mas...habituei-me a guardar ali. Podia fazer diferente? Podia...

No entanto, sendo a moto furtada, as chances infelizmente são sempre poucas.

Os métodos são diversificados e a falta de documentação junto com a moto é algo que não me parece que preocupe minimamente quem furta. Mesmo nada.
Isso será porventura o menor dos seus problemas... 

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Março 14, 2018, 23:25:36, 23:25
Responder #4

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
(....)

Sempre me mencionaram isso (provavelmente desde que tenho carta de carro e já lá vão uns bons anos), mas...habituei-me a guardar ali. Podia fazer diferente? Podia...

No entanto, sendo a moto furtada, as chances infelizmente são sempre poucas.

Os métodos são diversificados e a falta de documentação junto com a moto é algo que não me parece que preocupe minimamente quem furta. Mesmo nada.
Isso será porventura o menor dos seus problemas...

Sapiens, aconselho-te vivamente a deixares de ter esse péssimo habito... ainda por mais com esta tua exposição aqui no fórum...

Em termos de segurança o que temos de fazer é minimizar as chances de roubo... assim é tipo: "levem a moto e façam logo o registo...nem precisam de arranjar documentos falsos...que eu so consigo apresentar queixa apos voces fazerem o registo"...

Março 14, 2018, 23:40:32, 23:40
Responder #5

Paulo Fradinho

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 856

Masculino
Nunca debaixo do banco, até as ferramentas de lá tirei pk ao lavar entra sempre agua para debaixo do banco e se nao tiver bem impermeabilizado onde tens guardado os documentos da mota podes dizer adeus a eles. Eu guardo na carteira em que qd vou vai sempre na TopCase... não me causa transtorno.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Março 15, 2018, 00:00:17, 00:00
Responder #6

jpcontreiras

• Global Moderator

• 104

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750 X DCT
https://www.facebook.com/joaopaulocontreiras
Membro n.º 332 do Clube Português de Motociclismo

Março 15, 2018, 00:10:50, 00:10
Responder #7

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Hum...  :pensador:

Vejamos uma coisa que me causa alguma dúvida e...pouco alarme. :)

Para requisitar o Documento Único Automóvel online (imaginando uma alteração de dados) não é necessário fazer autenticação através de certificado digital?
Não seria necessária a posse também do meu Cartão de Cidadão?? (pergunto apenas, não sei..)

Ou então...imaginando a ida - presencial - dos larápios a uma Conservatória do Registo Automóvel, como fariam?
Sem a minha presença e respectivo CC, ou então sem se munirem de uma procuração autenticada, não estou a ver como o fariam.

Não digo que não haja formas de furar o sistema (atenção), mas darem-se ao trabalho de mudar de nome a moto acabada de furtar, não seria meio caminho para num ápice se saber (após denúncia do furto) qual o novo dono da moto com aquela matrícula e a morada do mesmo??

Já para fazer sair uma moto do país...isso julgo ser outra história.
Aí até dentro de um contentor ou em peças.  :confused:

Sinceramente não estou nada alarmado com isto. A sério, meu caro.  :cool:
E acredito que nos veículos de 4 rodas, se calhar +50% dos veículos particulares ou de empresas, fazem o mesmo. Dentro do porta-luvas...

Dalai Lama

Março 15, 2018, 10:05:51, 10:05
Responder #8

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Hum...  :pensador:

Vejamos uma coisa que me causa alguma dúvida e...pouco alarme. :)

Para requisitar o Documento Único Automóvel online (imaginando uma alteração de dados) não é necessário fazer autenticação através de certificado digital?
Não seria necessária a posse também do meu Cartão de Cidadão?? (pergunto apenas, não sei..)

Ou então...imaginando a ida - presencial - dos larápios a uma Conservatória do Registo Automóvel, como fariam?
Sem a minha presença e respectivo CC, ou então sem se munirem de uma procuração autenticada, não estou a ver como o fariam.

Não digo que não haja formas de furar o sistema (atenção), mas darem-se ao trabalho de mudar de nome a moto acabada de furtar, não seria meio caminho para num ápice se saber (após denúncia do furto) qual o novo dono da moto com aquela matrícula e a morada do mesmo??

Já para fazer sair uma moto do país...isso julgo ser outra história.
Aí até dentro de um contentor ou em peças.  :confused:

Sinceramente não estou nada alarmado com isto. A sério, meu caro.  :cool:
E acredito que nos veículos de 4 rodas, se calhar +50% dos veículos particulares ou de empresas, fazem o mesmo. Dentro do porta-luvas...

Não é só o que podem fazer com os documentos da mota. É saberam mais de ti (os teus dados) para outros fins, esses provavelmente ainda darão maior dor de cabeça do que o roubo da mota.

Tira lá isso dentro da máquina. Usa-os contigo, no blusão ou na carteira. NUNCA facilitar.

Março 15, 2018, 11:26:12, 11:26
Responder #9

HBeiras

• Visitante
Apesar de achar dificil alguem querer roubar a tua "asa de frango"  :D, não há que facilitar no que toca a documentos.

Os meus andam sempre dentro do casaco numa especie de envelope plastificado. Não encomodam em nada.

Março 15, 2018, 11:27:41, 11:27
Responder #10

pedroareias

• Visitante
Olha que a moto do Sapiens21 custava 15000€ quando era nova. Em termos de qualidade, poucas se comparam.

Já a viste ao vivo?

Março 15, 2018, 11:48:01, 11:48
Responder #11

Tiago Parracho

• Visitante
Costumo levar sempre dentro de uma bolsa plástica no bolso interior do casaco. O problema é quando mudo de casaco na mudança de estações do ano. Por vezes esqueço-me  :D

Março 15, 2018, 12:52:52, 12:52
Responder #12

Rui Jorge

• **

• 146

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Normalmente dentro do bolso do blusão num bolso hermético.

Já os tive na top case mas, depois de reflectir, achei que isso era o mesmo que dar ao ladrão o porco com a corda e tudo,e habituei-me a traze-los comigo. Debaixo do banco não me parece de todo o melhor local atendendo a que pode estar susceptível a alguma água que possa entrar ou humidade por condensação.

Abraço e boas curvas

Março 15, 2018, 16:57:17, 16:57
Responder #13

Moto2cool

• 4386
É uma boa questão :) . Nunca guardo os documentos da mota na mota ( lembras-te da celebre máxima de não colocar os ovos todos na mesma cesta?)
 Guardo na mota o estojo de ferramentas, o livro da manutenção e um manual de utilizador. Nos alforges tenho permanentemente material de chuva, adaptador do pipo e umas coisitas que nem deviam lá estar e fica espaço de arrumação para quando ando com a mota: para alguma bagagem e a mochila, ou um saco da decathlon se quiser levar o capacete comigo. É nesta mochila ou no saco que ando com os documentos da mota.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 15, 2018, 23:49:00, 23:49
Responder #14

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1585

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Eu nunca deixo os documentos no veículo, seja carro ou moto.
Andam sempre comigo na carteira.
Se te roubarem a moto, como fazes prova nas autoridades que era tua? Com uma eventual cópia?
Imagina que o ladrão vende a moto às peças. Mostrando o "livrete", raramente alguém vai conferir se ele se chama x, y ou z.
Não lhes facilites a vida.
Anda com os docs em separado.

Um abraço

Março 16, 2018, 09:38:41, 09:38
Responder #15

n00b1e

• Visitante
Deixar os documentos nos veículos é mais ou menos como dar um bónus gratuito a quem os levar.

Assim, além de poder vender as peças (ou o veiculo inteiro) o "mitra" que o levou ainda consegue despachar também uns documentos "originais" que podem até valer mais do que o próprio veiculo.
Digamos que será assim uma espécie de "Complemento Social para Ladrão" mas isento de IRS...   :feliz:

Just saying...

Março 16, 2018, 17:08:25, 17:08
Responder #16

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Vai a carteira de documentos para o casaco...

Tá feito.  :)

Dalai Lama

Março 16, 2018, 20:55:04, 20:55
Responder #17

Moto2cool

• 4386
Vai a carteira de documentos para o casaco...

Tá feito.  :)
Desde que seja sempre o mesmo casaco... A multa por andar sem documentos não é meiga :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 17, 2018, 04:39:09, 04:39
Responder #18

António Teles

• **

• 476

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Normalmente tanto os dos carros como das motas ficam em casa na gaveta, só levando o do veículo a conduzir. Quem vai levar o carro x leva os documentos dele e depois devolve á gaveta.
Às vezes dá uma salganhada do caneco mas foi como nos habituámos.
Durante a condução vão na carteira.
A ver se paro quieto?! 🏍