Autor Tópico: A eterna questão da gasolina normal VS "premium"...com mais um estudo  (Lida 8573 vezes)

Maio 11, 2018, 16:50:10, 16:50
Lida 8573 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A eterna questão da gasolina normal VS "premium"...com mais um estudo!

Mais um estudo sobre a gasolina...com resultados que para uns não espantará, ao passo que outros mantêm para si que..."não é bem assim".  :)

O resultado do teste levado a cabo pelo Consumer Reports nos Estados Unidos (Connecticut) não nega que haja benefícios da gasolina "premium" em alguns automóveis desportivos, mas a maioria dos veículos à venda demonstra resultados idênticos quer utilize gasolina que designam por lá como "premium" ou utilize gaslina "normal". Não sei se esta última equivalerá por cá à simples.

O consumo foi igual...
A aceleração das 0-60Mph foi idêntica...
Ambos os veículos testados (ver Link) mostraram desempenho igual e a própria sonoridade não tinha diferenças...

Resultado? Chamaram-lhe - num dos artigo que deixo abaixo - aquilo que me escuso a traduzir por tão óbvio que é: "Premium Gas Is Mostly a Waste Of Money"

https://www.autoevolution.com/news/consumer-reports-finds-out-that-premium-gas-is-mostly-a-waste-of-money-125622.html

LINK do Estudo: https://www.consumerreports.org/fuel-economy-efficiency/why-you-might-not-actually-need-premium-gas/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 11, 2018, 23:24:54, 23:24
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Sapiens, não sei se conheces um teste feito em Portugal para testar exatamente isso  em scooter ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 12, 2018, 16:01:22, 16:01
Responder #2

mneves

• 3092

Masculino
Obrigado, mas não estamos nos EUA ,a gasolina é diferente,as octanas, refinação...
Quero ver isso cá.
membro numero 16

Maio 12, 2018, 16:11:33, 16:11
Responder #3

carlos-kb

• Visitante
Obrigado, mas não estamos nos EUA ,a gasolina é diferente,as octanas, refinação...
Quero ver isso cá.

Já é velho.... porém...

De qualquer forma, todos os postos, mesmo os de marca branca ou de supermercado, por norma também já têm combustíveis (alegadamente) aditivados (os tais "premium")... tal como os simples (que supostamente sempre venderam).

Maio 12, 2018, 21:27:06, 21:27
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Sapiens, não sei se conheces um teste feito em Portugal para testar exatamente isso  em scooter ;)

Sei onde queres chegar.... ;)

...e gostei bastante de fazer esse teste (que naturalmente vale o que vale, mas feito com rigor) e que nos levou a fazer umas boas centenas de Kms.  :nice:

------------------------------------------------------

Quero ver isso cá.

Tens por cá (Europa) testes com resultados que não diferem. O teste da DECO foi provavelmente o mais falado e onde não mais foi esquecido o... "Tudo igual ao Litro".
O ter colocado um vídeo vindo dos EUA, acaba por demonstrar resultados idênticos...

Ainda assim e acreditando que na maioria dos motores não haverá diferença de rendimento ou consumo capaz de ser considerada relevante entre a gasolina simples VS aditivada 95/98...não posso deixar de dizer que mantenho para mim que poderá haver resultados a médio e longo prazo.

Com isto quero dizer que fiz aquele teste, que resultou naquilo que não esperava de todo (a "simples" fez bem mais kms), mas...bem...continuo sem desacreditar quem diga que a aditivada e os seus detergentes e dispersantes actuam na diminuição dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor, preservando o sistema de alimentação.

Quem achar de forma diferente...na boa. Eu por acaso até no carro já me dei a esse trabalho de teste, mas não consigo concluir com a segurança do teste que fiz nas 2 rodas.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 12, 2018, 22:07:04, 22:07
Responder #5

mneves

• 3092

Masculino
Isaac acho que já falamos disso e do meu caso é de outros companheiros .
Há fabricantes quer de 4 ou 2 rodas que só recomendam aditivado(premium),por exemplo a Yamaha, porque? Se se alega não existir diferenças.
Não sei se me entendes?
membro numero 16

Maio 12, 2018, 22:45:18, 22:45
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
A resposta a isso encontras na parte final do que escrevi... :)
Segundo e terceiro parágrafo a contar do fim.

As marcas que o recomendam não me espanta que o façam. Como expliquei, a proteção a médio-longo prazo não o nego que exista, Marco. :nice:

Mas com gasolina aditivada (testado e provado), o consumo e o rendimento extraído, em motores que não sejam de desportivas, acaba por revelar-se...de certa maneira e num pensamento mais imediato circunscrito à carteira, um "waste of money".

Mas amigo Marco...ainda bem que temos opiniões diferentes. Isto seria um "waste of time" se pensássemos todos igual. :)

Dalai Lama

Maio 12, 2018, 23:26:11, 23:26
Responder #7

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Pois para minha é Banha da cobra...
Os aditivos sempre a mesma conversa. Bla bla bla e onde estão as provas? Porque não há provas?
Os factores externos com o acondicionamento nos depositos das bombas, a limpeza e manutenção em geral dos mesmos.... são mais relevantes que as diferenças ds aditivos!

... a água que acaba sempre por entrar nos depositos por acidente porquê?

Depois é a ligeireza que se fala de coisas dispares. O mesmo da publicidade das gasolineiras... uma vergonha.

Qual é o contexto aqui? Estamos outra vez baseados em aspectos totalmente subjetivos?

Se é assim para mim a melhor é aquela que menos prejudica o ambiente e se danificar o motor a longo prazo ou se der menos performance igualmente azarito ... essa menos danosa para todos é aquela que deveria ser obrigada a existir nas bombas e tabelada a um cap maximo subsidiada etc.

As outras Premium performance deveriam aumentar de preço até que estão baratissimas e quem quer afirmar pela diferença deve pagar o preço.

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Maio 12, 2018, 23:57:59, 23:57
Responder #8

Moto2cool

• 4386
Continuo a achar que o teste executado em scooters em que Sapiens esteve envolvido foi relevante. Naturalmente não terá significância estatística, mas não conheço outros estudos que tenham esse atributo e desmintam este teste, logo vale tanto como os outros e com a vantagem de ser feito por quem nós sabemos ser absolutamente isento.
E falo naturalmente dos efeitos imediatos: potência sentida e médias de consumo, porque os efeitos a longo prazo não seriam medidos desta forma.
Mas não é estranho que não exista nenhum estudo relevante estatisticamente que justifique que as premium são melhores para o motor no longo prazo ( pelo menos do meu conhecimento)? E a petrolíferas tiveram décadas e recursos para o fazer.
Se fosse verdade acredito que já o tinham apresentado, em vez de tentar influenciar a opinião com testemunhos

Maio 13, 2018, 00:33:24, 00:33
Responder #9

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Exacto... :)

Por isso referi mais acima isto e que escrevi com certa escolha de palavras:

"continuo sem desacreditar quem diga que a aditivada e os seus detergentes e dispersantes actuam na diminuição dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor, preservando o sistema de alimentação."

E não desacredito porque não tenho provas ou resultados...nem os conheço.
Mas, se me dizem que sim (e não havendo provas que contrariem), aceito.

Dalai Lama

Maio 13, 2018, 13:31:03, 13:31
Responder #10

carlos-kb

• Visitante
A questão em torno disto actualmente já nem é tanto entre marcas brancas (low cost / supermercado)  vs marcas de "bandeira". Porque por norma (e por lei) já existem as variantes "simples" e "aditivadas" praticamente em todos os postos de combustível, seja ele low cost ou high cost.

Agora, gostaria de ver um teste feito por entidade "isenta" entre os "simples" e "aditivados" da mesma marca (que na reportagem da TVnet, por acaso atéo  faz em certa medida, comparando gasolina da Galp Base e a Galp, revelando que não verificou diferenças notórias ou relevantes, que não as da base do erro experimental).

No que concerne às recomendações dos construtores de motos / automóveis, não esqueçam também que muitas das vezes, essas recomendações resultam e têm que ver com as parcerias de negócio feitas com determinadas companhias petrolíferas.

No fundo (e sob o meu ponto de vista), acho que deverá mais haver um cuidado sim na escolha da octanagem (I.O.) da gasolina, mediante a taxa de compressão dos nossos motores, e não tanto em torno do ser "simples" ou "aditivado". Motores com taxas de compressão iguais ou maiores a 12.0:1 é recomendável usarem combustível com maior resistência à auto-detonação, ou seja gasolina RON 98.
Em Portugal basicamente (e na actualidade) só temos gasolina 95 e 98 (penso que as gasolinas de 100 octanas acabaram de vez), e esta questão dos "simples vs aditivado" coloca-se mais na 95, pois a 98 já de si, é uma gasolina "aditivada".

No entanto acho peculiar uma questão na minha moto. Recomenda o uso de 98... mas se não houver, pode usar 95  :pensador:. Faz lembrar, em certa medida, aquele >>sketch<< do G.F. sobre o Marcelo e a questão do aborto... "É proibido, mas pode-se fazer!"  :D

Maio 13, 2018, 17:01:41, 17:01
Responder #11

carlos-kb

• Visitante
45 mil de 95 simples na Tracer....

Está explicada a tua falta de andamento e ritmo, quando vens com o pessoal....   :lolol:  :diabolico:

Maio 13, 2018, 18:04:02, 18:04
Responder #12

carlos-kb

• Visitante
Bora lá... ;)

Sempre em modo "track day"!!!  :lolol:

Vamos é a ver se consigo ir. Por acaso gostava mesmo muito... nunca faltei a nenhum.  ;D

Maio 13, 2018, 23:11:10, 23:11
Responder #13

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Bora lá... ;)

Sempre em modo "track day"!!!  :lolol:

Vamos é a ver se consigo ir. Por acaso gostava mesmo muito... nunca faltei a nenhum.  ;D

Hoje andei em modo trackday pela Estrada Atlântica !  8) Todos levámos o pisca esquerdo ligado do princípio ao fim  ;). Depois fomos hidratar no bar da 'Old Beach' em S.Pedro de Moel,  :convivio:

Maio 14, 2018, 10:23:57, 10:23
Responder #14

HBeiras

• Visitante
Resta-me dizer que é praticamente tudo igual ao litro.

As condições de armazenamento do produto tem muito mais importância do que a grande maioria das pessoas pensa.

Basta não existir qualquer tipo de manutenção nos tanques ou sondas que detectem a presença de àgua que a coisa se torna mais complicada.

Depois temos a questão de alguns postos de marca "normal" que ao trabalharem em conta-firme podem por exemplo, não comprar sempre o combustivel à marca de bandeira.

Por exemplo, por norma os postos da CEPSA trabalham em conta-firme, tanto podem comprar 3 camiões à CEPSA como o 4º ser comprado ao zé manel da esquina.

Custa-me a querer que em postos de supermercados se tenha a mesma atenção a determinados pormenores que se têm numa estação de serviço convencional, nomeadamente a nivel de equipamentos de controlo.

Abasteço onde calhar, evito Intermarché, Leclerc, alguns Jumbo e uma ou outra Cepsa.
« Última modificação: Maio 14, 2018, 15:34:29, 15:34 por HBeiras »

Maio 14, 2018, 12:55:53, 12:55
Responder #15

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Custa-me a querer que em postos de supermercados se tenha a mesma atenção a determinados pormenores que se têm numa estação de serviço convencional, nomeadamente a nivel de equipamentos de controlo.
(....)

Ainda assim, é importante mencionar que a ENMC, através da unidade orgânica UPP - Unidade de Produtos Petrolíferos, tem feito inúmeros controlos de qualidade em Postos de Abastecimento nacionais.

Vou abrir tópico especificamente sobre o tema, pois é pertinente...  :nice:

Dalai Lama

Maio 14, 2018, 12:58:09, 12:58
Responder #16

mneves

• 3092

Masculino
Não percebo nada disto....
Pois uma vez um colega deixo me uma pcx para fazer revisão,levei para casa com mais de meio depósito,a scooter não dava 100kmh,fiz tudo ,mudei tudo ,levei de volta e em 30 km o depósito foi se , perguntei qual era o combustível,era low cost, voltou a colocar premium parecia outra scooter, não percebo....
membro numero 16

Maio 14, 2018, 13:18:36, 13:18
Responder #17

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Tudo bem Marco.  :nice: :nice:

Pois eu tenho algo que foi feito com imenso rigor, ao ponto de até o peso, na rotação dos condutores a cada paragem, ter sido levado em conta...

Estas foram as premissas respeitadas desde o início ao fim:

> As 3 unidades, todas com quilometragem inferior a 10.000Kms, estavam completamente stock (escape original, pneus originais, correia original, roletes originais, variador original, etc...), sem top-case ou side-bags e com o vidro de série montado;

> A pressão dos pneus foi exactamente igual entre as 3 unidades e colocada no mesmo local e com o mesmo aparelho;

> O último abastecimento antes da realização do teste e que poderia ocorrer até vários dias antes, teria de ser feito já com o tipo de gasolina que essa mesma unidade faria uso, por forma a evitar ao máximo a existência de vestígios no depósito de outra gasolina com diferente octanagem da que se fará uso;

> Os depósitos das unidades em teste (Forza’s NSS300) foram atestados até ao topo, com respectivamente gasolina 95 “simples” / gasolina 95 Hi-Energy / gasolina 98 Hi-Energy e no mesmo posto de combustível;

> Havendo diferenças no peso dos condutores (que houve mesmo!), fez-se uso de 1 garrafão de água (colocado debaixo do banco) contendo o peso que distava do condutor mais pesado e assim ficaram todos em condições de igualdade em plena condução;

> Ao longo do percurso houve uma rotação na liderança - de cada moto - a cada 70-80Kms para evitar que os resultados não saíssem inquinados por haver sempre uma mesma moto na frente. Houve assim uma regular alternância nas posições, do início ao fim do teste;

> A velocidade praticada situou-se na grande maioria do percurso nos 85-100Km/h (num ou nouro momento terá sido superior, mas pouco), respeitando tanto quanto possível a sinalética de velocidade ao longo do percurso;

> A distância entre os 3 participantes do teste nunca foi, em qualquer momento, superior a 15m, por forma a manter as unidades num andamento com o mesmo regime/velocidade;

> Sempre que houve paragens (para troca de pilotos), as unidades foram desligadas ao mesmo tempo e depois repostas em funcionamento também em simultâneo aquando do reinício da marcha. Nestas paragens e como indicado acima, foram trocadas entre nós as unidades testadas, por forma a evitar qualquer tipo de viciação de resultados por via de um tipo de condução diferente, por mais pequeno que o mesmo fosse;

> O teste foi SEMPRE acompanhado por 2 membros exeriores ao teste aos combustíveis nas unidades indicadas (também por aqui inscritos), em que cada um deles, transportou um jerrican com gasolina, por forma a poder ser colocado combustível nas unidades de teste, à medida que vão parando por falta de combustível. 

Dalai Lama

Maio 14, 2018, 13:27:18, 13:27
Responder #18

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Momentos antes da partida....para o posto de combustível, onde se iniciaram os procedimentos:

Já na bomba de combustível...

A primeira a desistir por falta de "gota"...

A segunda...

A terceira...

A primeira a parar e como poderam ver foi a 98 aditivada....depois a 95 aditivada...e depois por fim a simples, que fez mais Kms do que todas.

Volto a dizer...vale o que vale. Quem não aceitar, na boa.  :)

FOI FEITO COM O MÁXIMO RIGOR que nos era possível, isso podem crer. :nice:
E até confesso que tinha apostado um resultado diferente...e perdi a aposta.

Um dia com boa malta e em que fizemos quase 600Kms na ligação Évora - FARO - Évora. 

Dalai Lama

Maio 14, 2018, 13:35:29, 13:35
Responder #19

dfelix

• 5004
Deixo aqui a minha posta de pescada...

Sobre o post inicial deste tópico:

As gasolinas comercializadas nos EUA e Europa são substancialmente diferentes do ponto de vista da aditivação.
Só no que diz respeito a antidetonantes os valores de referência lá andam em torno dos 92 ao passo que por cá é 95.
Quanto a outros tipos de aditivos nem existe grande informação.

No que diz respeito a motorizações as diferenças também são enormes.
E em motores "pequenos" como os que predominam na Europa, nomeadamente os sobrealimentados a aditivação faz-se sentir muito mais.

Logo, independentemente dos resultados dos testes, as conclusões devem não devem ser exactamente interpretadas como algo aplicável ao nosso contexto.

Sobre a questão do lowcost vs normal:

A generalidade dos postos de abastecimento low cost até pouco tempo atrás funcionava através de concessões.
Sobretudo os hipermercados abriam concursos que eram disputados pelos habituais fornecedores ganhando o que oferecia melhor valor.
Na generalidade dos casos, os combustiveis eram exactamente os mesmos e os lucros eram obtidos através dos maiores volumes de vendas.

Com o aparecimento de "marcas low-cost" a coisa é mais complicada.
Pois estas basicamente revendem combustivel dos mais diversos fornecedores nacionais e internacionais, muitas vezes até comprado através de formas bastante alternativas.

No presente, com a obrigatoriedade de todas as estações de serviço venderem a "simples", isto ficou bastante baralhado.
E consequentemente contribuiu para até mesmo estas ficassem mais caras.

Sobre a questão da aditivação própriamente dita:

Nem tudo "é igual ao litro" e os principais distribuidores têm os seus próprios quimicos.
Os antidetonantes são obviamente o aditivo mais popular pois é o que distingue uma 95 duma 98.
Mas muitos outros podem estar mais ou menos presentes. Desde os responsáveis por eliminar o enxofre aos que aumentam a detergência e redução de depósitos da combustão.
Porém, não são fornecidos dados concretos que nos permitam fazer uma comparação.
E quaisquer benefícios do ponto de vista da saúde do motor é algo só poderia ser concluido com testes efectuados a longo prazo.

Uma das grandes diferenças que se nota entre combustiveis de diferentes fornecedores é o cheiro.
E quem tem motos com escapes próximos da roupa certamente já se apercebeu disso.

Sobre a questão do 95 vs 98:

Os manuais dos fabricantes são bastante explícitos sobre o que é recomendado.

« Última modificação: Maio 14, 2018, 13:42:00, 13:42 por dfelix »

Maio 14, 2018, 13:44:42, 13:44
Responder #20

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Devo dizer que nestas questões tenho uma mente aberta e em consciência não posso dizer que se fôssemos fazer no dia seguinte novo teste nos mesmos moldes, com os mesmos intervenientes e com as mesmas unidades, não houvesse diferenças face a este.

Aliás, também sou o primeiro a dizer que somente uma amostragem de, no mínimo mais 4 ou 5 testes subsequentes, feitos da mesma forma, poderiam fazer uma amostragem mais sólida e (suficientemente) à prova de objeção.

Mas pronto, fizemos o que fizemos e...além da satisfação e prazer que nos deu, posso dizer que nos saiu a todos do pêlo", pois circulámos com temperaturas absurdamente altas...

Dalai Lama

Maio 14, 2018, 13:51:27, 13:51
Responder #21

dfelix

• 5004
Testes de consumo só fazem sentido em "ambiente controlado".
Colocar uma moto num tapete ligada a um automatismo que a obrigue rolar determinados periodos de tempo em diferentes regimes.
E repetir o teste para diferentes combustiveis sob as mesmas condições.

Tudo o resto é extremamente falível.

Dêem-me as vossas motos para a minha mão meto-as a gastar valores que nunca imaginaram que seria possível.
Passo as minhas motos para a vossa mão e vou certamente me surpreender com os consumos que conseguem fazer.
 :D

Maio 14, 2018, 15:40:14, 15:40
Responder #22

HBeiras

• Visitante
A questão do igual ao litro a meu ver só entre a 95, aditivada e 98 de marca, pois já tive um colega meu que trocou o sistema de injecção tinha a mota 15 mil. (Só de jumbos e intermarches...)

É tal como referi. O armazenamento é muito importante. E nesses supers a coisa é mais abandalhada, falta de controlo.

Maio 14, 2018, 15:51:59, 15:51
Responder #23

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Já fiz 50.000 kms numa 07, com 90% dos depósitos a serem em intermarche. Como o tanque não dura mais que um par de dias, se calhar é por isso que não se passa nada.

Maio 14, 2018, 17:29:03, 17:29
Responder #24

Moto2cool

• 4386
Acho que o Sapiens deu a resposta final do tópico quando o abriu, será mesmo uma questão eterna porque não existem estudos credíveis que a respondam.
Ficamos no domínio da sensação, "eu acho que a gasolina A é melhor" "com a gasolina B poupo mais" "com a gasolina C o sistemas da mota ficam mais protegidos" Acho que todos têm razão  :smiley:, mas o domínio subjectivo varia de pessoa para pessoa.
Este é apenas mais um contributo, que já deu para um troca de impressões  :palmas:
O que teria piada discutir ( Sapiens?)  é se existe uma gasolina simples imposta por força do Estado, idealmente igual em todo o lado, porque o preço não está normalizado?

Maio 14, 2018, 18:23:05, 18:23
Responder #25

dfelix

• 5004
...é se existe uma gasolina simples imposta por força do Estado, idealmente igual em todo o lado, porque o preço não está normalizado?

O preço "não está normalizado" porque os preços dos combustíveis foram liberalizados há quase 15 anos atrás.
Foi uma das primeiras medidas do governo do Durão Barroso.
Antes disso era o estado que afixava os preços. A vantagem é que havia preços fixos... mas a desvantagem é que os preços não acompanhavam as oscilações do preço do petroleo levando a que muitas vezes acabava por ser o Estado a pagar essa factura com dinheiro dos nossos impostos.

Na altura, o grande argumento é que com preços livres iria existir maior concorrência entre as várias entidades do sector o que poderia levar a baixar os preços.
O que realmente aconteceu foi uma cartelização do sector que passou a combinar os preços entre si.

Os "combustíveis simples" foi uma ideia imposta na altura do Passos Coelho.
Com as eleições a aproximar, a ideia era agradar a malta que se queixava da enorme disparidade entre os preços dos combustíveis "linha branca" e os das marcas conhecidas.
Portanto... obrigaram a que todos disponibilizassem este tipo de produtos.

O que realmente aconteceu foi os preços das "simples" subirem em todo o lado.