Autor Tópico: Será que se vive muito em função de aparências?...do querer mostrar mais?  (Lida 7275 vezes)

Maio 31, 2018, 18:31:31, 18:31
Lida 7275 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Será que se vive em Portugal muito em função de aparências?...do querer mostrar mais?...modas?

Aqui há uns quantos dias atrás li algo que me ficou gravado na mente e com vontade de tornar as palavras lidas num debate sério.

Sei (porque nesse mesmo momento assim foi indicado), que aquele desabafo era dito com uma certa dose de sarcasmo pelo que, naturalmente, não se pode entender como dando uma visão que abranja toda a gente. Isto sem contar com a carga de sátira provocatória e ironia que se gera por norma na boa "camaradagem" entre motociclistas.

Ainda assim não deixava de ser um desabafo contendo uma mensagem sobre algo que se parece evitar falar …uma forma de dizer que há coisas bem mais importantes do que ter uma moto cara ou para "dar nas vistas".

Outra forma de eventualmente olhar para a questão é o seguir de "modas", não se percebendo se uma aquisição é feita porque é aquilo que se procurava mesmo, ou porque outros disseram que era bom, ou sequer se vai ser utilizada no sentido de dar uso às suas capacidades.

Não sendo um exclusivo do povo português, a verdade é que aquelas palavras encerram em si mesmas, apesar da ironia…também de alguma forma uma faceta da realidade.

E nisto há de tudo…

…quem pode e compra muito bom;
…quem pode e opta por algo mais "modesto" no custo, preferindo aplicar o que tem de outra forma;
…quem não pode mas esforça-se por comprar o melhor que o seu dinheiro não recomendaria fazer;
…quem, podendo ou não podendo, compra porque lhe "disseram" que determinado modelo é que é fixe e lá se faz o obséquio de o adquirir...
...
...

(….)em Portugal a malta prefere ter um bom veiculo a ter uma casa realmente confortável(….)

(….)há um enorme desejo da malta se sentir rica e deslumbrada com passear marcas.(….)

Ora bem…

Com estas duas frases que li e deixo acima, está aberto o debate, solicitando que não haja pruridos…mas ao mesmo tempo sem um discurso irado ou instigador de um clima menos abonatório a uma normal discussão.

Obviamente que somos diferentes, temos as nossas prioridades, os nossos gostos, os nossos objectivos, os nossos propósitos com a compra de determinado modelo ou até, simplesmente, sonhos.

Mas isto não retirará validade a uma questão que a sociedade me parece evitar falar e se encontra nessas palavras que li há dias atrás.

Vai-se a ver e é afinal condição muito própria aos povos Latinos…

O que te parece? Que visão tens tu da sociedade neste tocante?

Tópico à vossa disposição… ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 31, 2018, 19:04:48, 19:04
Responder #1

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
 :D :D :D

por acaso tambem li esse post... penso que do companheiro 2low, mas pensei que estaria no gozo e a fazer uma grossa generalização pois nao me senti ofendido embora achasse que poderia, numa leitura mais na diagonal, ofender alguns companheiros...

O que achei e mais uma vez confirmei, é que a BMW como marca e GS como modelo, trazem para alem da moto e dos extras com que sao encomendadas, uma carga de estigma brutal. Entendo que a clientela GS ate tenha alguns tiques proprios, mas a omnipresença deste sentimento apenas leva a que as pessoas apenas se afaste e convivam em ambientes fechados e entre os seus.  :D

ora... quer estejamos a falar de GSAs de 25 mil € ou naquilo que seja, o dinheiro é sempre de quem o gasta, logo de quem o ganha... e só este e apenas este tem a legitimidade para analisar a forma como o gasta  :nice:

Portugal, à semelhança com outros países pobres tem um enorme fosso entre os rendimentos... é normal  para alguém que ganhar 500 € por mes achar que uma moto de 25 mil é um luxo extraordinário, como também é normal para alguém que ganhe 2000 achar que uma moto de 25 mil nao é objectivo inatingível.

E quem tem o rendimento dos 2 ou 3 ou 5 mil, não vai querer comprar uma Keeway (sem qualquer ofensa à marca e a quem as compra), vai querer comprar o melhor que conseguir com o orçamento que tem disponível. E a partir de um certo preço, é normal que os consumidores ao gastar o seu dinheiro queiram algum tipo de garantia de qualidade face ao seu investimento e procurar uma marca onde revejam essa qualidade (ou outros factores)

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 31, 2018, 19:23:23, 19:23
Responder #2

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
 :nice: :nice:

No entanto...não me parece que aquelas palavras fossem direccionadas à GS. Mas não mesmo...
É muito mais abrangente do que isso. Se quem tem uma GS o entende em exclusivo para si, então algo vai muito mal...e o estigma existe no extremo que não se supunha. :)

Isto chega a ir para lá das 2 rodas...

Basta recordar novamente as palavras... :nice:

"a malta prefere ter um bom veiculo a ter uma casa realmente confortável"

(….)há um enorme desejo da malta se sentir rica e deslumbrada com passear marcas.(….)

« Última modificação: Maio 31, 2018, 19:24:38, 19:24 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 31, 2018, 21:48:22, 21:48
Responder #3

Moto2cool

• 4386
No mercado livre cada um compra conforme as suas posses e o seu gosto.
Uns podem comprar novo, outros usado, uns compram altas cilindradas,  outros média ou baixa, uns adventure, outros naked.
Nunca sabemos no determinante em cada escolha qual a percentagem de gosto e qual a das possibilidades económicas Por isso respeito o gosto e as posses de cada um e não comento a sua compra, limito-me a aplaudir mesmo que não fosse essa a minha escolha.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 31, 2018, 21:54:45, 21:54
Responder #4

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
No mercado livre cada um compra conforme as suas posses e o seu gosto.
Uns podem comprar novo, outros usado, uns compram altas cilindradas,  outros média ou baixa, uns adventure, outros naked.
Nunca sabemos no determinante em cada escolha qual a percentagem de gosto e qual a das possibilidades económicas Por isso respeito o gosto e as posses de cada um e não comento a sua compra, limito-me a aplaudir mesmo que não fosse essa a minha escolha.

O 'politicamente correcto' em todo o seu esplendor !
[ Invalid YouTube link ]

Junho 01, 2018, 00:05:55, 00:05
Responder #5

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Com estes posts ha uma serie de falacias que nao consigo entender:

Em primeiro lugar critica-se alguém devido a sua escolha... depois atribui-se erradamente a motivação relativamente á compra a factores como "carneirada", "moda", etc... a seguir critica-se a escolha da marca e do preço, partindo do pressuposto que a escolha da marca foi apenas feita devido ao status e que o preco do produto é incomportável para quem adquiriu  :D :D :D

Desculpem lá... com o tipo de post do tipo "os fulanos do grupo X" so sabem é comprar motos do tipo "X" e da marca "Y" que custam o preco "Z0 000 €"  porque é moda

Com isto, espera-se o que???

Que os fulanos do "grupo X" passem a comprar motos do tipo "A" e da marca "B" que apenas custam "Z 000€" ????

:D :D :D :D :D :D :D

Ja estou a ver a malta que ia comprar Harley Davidson de 20000 € a comprar Keeway superlights 125 para nao "serem ovelhas"  :lolol: :lolol: :lolol:

E quem ia comprar GSA com os 3 packs e full extras, esteja amanha já a correr para a Rame Moto a encomendar Benellis TRK com kit de malas da Shad para sair mais baratinho  :D :D

Parti a moca a rir  :D :D ::P: ::P:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 01, 2018, 10:37:03, 10:37
Responder #6

twin-pt

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Olha, é não é que concordo contigo? :nice:

TMaxer, eu acho que a critica não deve ser tanto pelo preço da mota. A mota custa esse valor também porque a qualidade está lá. Agora, o tipo de mota que é, pressupõe um uso que eu duvido que 80% dos compradores lhe dê. Eu tenho um amigo que quer comprar uma, não pelo status mas porque como eu quer fazer muitos e bons kms em todo o tipo de estrada e acha que esta é a melhor opção de todas as que testou. Mas depois conheço muitos outros que usam a mota para ir para o trabalho e para fazer 50 ou 60km ao fim de semana e que dizem que a mota dos sonhos deles é... a BMW GS. Porque para dar a voltinha de 50km ao Domingo uma vez por mês precisam mesmo de investir 20k numa mota.

Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Junho 01, 2018, 10:39:39, 10:39
Responder #7

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
O curioso (pelo menos eu acho) é a associação e canalização do tema para a GS... ;)

O tópico não foi criado nesse âmbito.

Será que se leu o tópico inicial até ao fim ou ficou-se pelo meio? ;)

Cada um compra o que quer...não sendo isso que está em causa! :convivio:

Prioridades da vida que conduzem a determinadas escolhas... O caminho escolhido...isso sim.
« Última modificação: Junho 01, 2018, 10:43:01, 10:43 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Junho 01, 2018, 11:15:12, 11:15
Responder #8

dfelix

• 5006
Dá-se demasiada importância ás escolhas dos outros.

Junho 01, 2018, 11:23:07, 11:23
Responder #9

pedroareias

• Visitante
Cada um sabe de si. Não nos devemos preocupar com o que os outros pensam ou exteriorizam.

A questão a discutir é sempre da racionalidade, e só vale a pena para chegarmos a conclusões.

Vejamos um exemplo. Com que frequência o utilizador das PCX/Sym, NC, TRK troca de moto?

Por quanto fica?

Uma Harley é "cara" e uma Benelli é "barata". Quanto valem no mercado de usadas? Quanto tempo é que "dura" a Benelli?

Uma foto de hoje de manhã no Saldanha. Harley de 2007 e Benelli de 2018.

Qual delas tem melhor aspecto e parece menos desgastada? Adivinhem….

« Última modificação: Junho 01, 2018, 11:26:36, 11:26 por pedroareias »

Junho 01, 2018, 11:23:55, 11:23
Responder #10

pedroareias

• Visitante
Inadvertidamente dei a mesma resposta que tu, mas com foto  :)

Junho 01, 2018, 11:24:09, 11:24
Responder #11

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal

"
Obviamente que somos diferentes, temos as nossas prioridades, os nossos gostos, os nossos objectivos, os nossos propósitos com a compra de determinado modelo ou até, simplesmente, sonhos.

Mas isto não retirará validade a uma questão que a sociedade me parece evitar falar e se encontra nessas palavras que li há dias atrás."

Também está bem visto, sim senhor. :nice: :nice:
« Última modificação: Junho 01, 2018, 11:29:49, 11:29 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Junho 01, 2018, 12:02:23, 12:02
Responder #12

Rui Jorge

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 146

Masculino
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Acho que as modas existem e que ninguém é imune a elas, mesmo os mais bem intencionados.
Mesmo o pessoal que olha com desdém para o vizinho da GS que a usa aos fins de semana para ir ao café, já foi sentar-se numa na FIL ou noutra exposição de motas, só para depois dizer como a raposa do La Fontaine  que "estão verdes, não prestam".
A fasquia de preços está elevadíssima, não correspondendo nem de perto ao valor real pelo qual as unidades são produzidas mais um lucro aceitável. Os valores são a resposta das marcas à procura e, se as necessidades induzidas pelas modas se criam e aumentam, o preço também vai aumentar, para lucro dos fabricantes e vontade de ser exclusivo dos compradores. Isto cria o fenómeno engraçado inverso que as GS corporizam plenamente- O aumento do número dos que querem mostrar nas suas idas ao café o último modelo da casa Bávara, é tão elevado, que a BM criou modelos de crédito que permitem o acesso a um universo mais alargado de potenciais compradores deste tipo de motas, resultando em que os que queriam exclusividade, para além de não a terem, passarem a pagar uma pipa de massa por um objecto de desejo que rapidamente se massificou, tornando-se quase uma espécie de pimba motociclistico.
Sabemos que se há matéria onde as emoções dominam a razão, as motas são uma delas certamente. Já me deixei perder por paixões que depois se revelaram uma verdadeira dor de cabeça, mas tenho vindo a saber dominar o impulso e fazer as opções mais racionais para o que vou usar da mota. Hoje tenho uma V strom que comprei trocando uma Trophy 1200. É a opção mais racional porque já não faço grandes viagens e os meus percursos são diários da casa para o trabalho. Perdi exclusividade. Certo! Ganhei nos outros aspectos todos, até no gozo que a mota me dá a conduzi-la.
Um exemplo do racional vs emoção - Se hoje fosse fazer uma volta ao mundo, a não ser que tivesse fortes patrocínios, não compraria uma GS, apesar de essa ser a mota que num primeiro momento me lembraria para uma aventura dessas, mas sim qualquer coisa como uma Himalayan. A diferença de 20 000 euros pagava-me a viagem e dava-me uma mecânica simples que poderia resolver qualquer problema onde estivesse e com os recursos disponíveis.
No fim o importante é andar de mota e tirarmos o maior gozo disso, não as aparências e a futilidade.

Junho 01, 2018, 12:12:01, 12:12
Responder #13

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Qual delas tem melhor aspecto e parece menos desgastada? Adivinhem….

Eu adivinho Pedro....

É a Benelli,  eh,eh,eh

grande Pedro sempre a tentar-me surpreender...  :lolol: :lolol: :lolol:

:convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 01, 2018, 13:25:28, 13:25
Responder #14

pedroareias

• Visitante
Clemente: mais uma vez quase descobres o truque.

Pronto, confesso. Foi uma armadilha a pensar em ti.

A moto com melhor aspecto estava estacionada atrás do fotógrafo e é uma Sym 600 de 2014 com 387000 km.

Irrepreensível, ainda com tudo de origem, inclusivamente o óleo. A Sym 600 é uma scooter estupenda.
Altamente aconselhável.

Junho 01, 2018, 13:56:49, 13:56
Responder #15

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Clemente: mais uma vez quase descobres o truque.

Pronto, confesso. Foi uma armadilha a pensar em ti.

A moto com melhor aspecto estava estacionada atrás do fotógrafo e é uma Sym 600 de 2014 com 387000 km.

Irrepreensível, ainda com tudo de origem, inclusivamente o óleo. A Sym 600 é uma scooter estupenda.
Altamente aconselhável.

E quem sou eu para contrariar tal afirmação....  :lolol: :lolol: :lolol:

Mas a brincar a brincar, deparei-ma esta semana nos semáforos com a nova SYM Cruisym  penso que fosse a 300cc. e fiquei de queixo caído  :wtf: é linda mas linda

« Última modificação: Junho 01, 2018, 14:25:47, 14:25 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 01, 2018, 14:13:28, 14:13
Responder #16

JViegas

• 4723

Masculino
De acordo com dados da PORDATA (não sei se existem mais dados atualizados) em 19/2/2018, o número de particulares com crédito mal parado era em 2009 de 13,2% e em 2017 foi de 11,8%, logo depreende-se que devido a diversas variantes o crédito mal parado foi reduzido, ou seja, mais Portugueses têm conseguido honrar os seus compromissos.

No entanto os montantes de crédito malparado de particulares, subiu de 2,9% em 2009 para 4,8% em 2017.

Não sou nenhum analista, mas deduzo que menos Portugueses devem mas por maiores quantias.

O link:
https://www.pordata.pt/Portugal/Cr%c3%a9dito+malparado+particulares+devedores+e+montantes+(percentagem)-2952-247934

No site da Segurança Social podem aceder à lista dos devedores à Segurança Social que à data se encontram com processos de execução fiscal a 1/6/2018.

http://www.seg-social.pt/lista-de-devedores-na-seguranca-social

A lista divide-se pelos pessoas singulares e coletivas.

Penso que estes serão simples exemplos da realidade da sociedade civil Portuguesa.

Uma morte na família, desemprego, divorcio, etc. etc. são condicionantes que podem alterar a vida de todos nós.
Um azar acontece mesmo quando não se anda em "duas rodas", e por vezes cair de cima dela é o menor dos problemas.
Se hoje se tem uma boa qualidade de vida, amanhã pode não ser assim.

Logo, penso que existe uma "ligeiríssima" diferença entre quem pode e quem "faz de conta" que pode.

Não critico nem os primeiros ou os segundos, mas com a devida ressalva para os segundos, quando com as suas "trapaças" ou à custa de terceiros têm uma vida acima das suas possibilidades.

E isto acontece, porque o sistema assim o permite. Ou porque existem pessoas fáceis de enganar.

Visto por outro prisma: o de demonstrar um estatuto de vida para o qual não consegue suportar ou apenas para manter um status no circulo de amigos.

Existem diversos exemplos de aquisições de pessoas que nos conhecemos e que nos perguntamos porquê?

Confesso que às vezes me pergunto, mas rapidamente considero que nada tenho a haver com isso, pois a vida é de quem a gere e desde que não conflitue com a minha vida ou não ande a roubar ou enganar, apenas posso desejar vida longa para usufruir daquilo que tem ou demonstra ter.

Existirá sempre quem seja rico e quem pareça rico, e infelizmente existirá sempre quem seja pobre ou desenrascado.
Existirá quem fará sempre das "tripas coração" para obter aquilo com que sonha... e que satisfação não deve ser em conquistar algo que tanto esforço nos deu a ganhar?

Não é bom?
Não tiveram já essa sensação?
Eu com a minha 300cc fiquei radiante, quando conseguir a Africa Twin, imaginem a minha alegria.
O que estou disposto a sacrificar com este sonho?
Se calhar pouca coisa e investir em outras coisas que se calhar irei aproveitar melhor ou mais.

O assunto que o Sapiens21 aborda não ficará apenas na esfera das duas rodas, mas é transversal, aliás é assim que penso que o mesmo quer "levar" o assunto e não "reduzir" o assunto a uma marca de mota.

Mas tentando manter isto nas "duas rodas":
Existem motas que pelo seu preço ou exotismo são "apenas" para muito poucos, e não são exclusividade da BMW, nada disso. É reduzir toda a questão de bom motociclismo à apenas uns quantos.
O crédito facilita?
Ainda bem, Portugal precisa de uma consciência em duas rodas, aventura, partilha e comunhão que apenas as duas rodas trazem de maneira diferente mas tão grande como um grupo de amigos de todo o terreno ou de pesca, ou outro modo de vida/hobbie.

Todos nós conhecemos o efeito GS e o seu sucesso. É caro? Sim. É acessível? Sim, a marca parece que dá boas condições de aquisição. E pelo que se lê, parece ser suportável financeiramente a sua manutenção.

Agora comprar um veículo de 20 mil euros para andar poucos kms?
Tudo depende das prioridades de cada um e a cada um diz respeito.

Junho 01, 2018, 15:26:13, 15:26
Responder #17

Tiago Parracho

• Visitante

Esta é para mim a melhor frase daqui e que resume bem o que eu também penso. Um bem haja ao Dfelix  ;)

Junho 01, 2018, 19:16:29, 19:16
Responder #18

2low

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
O tópico, que não é da minha autoria, teve como origem em algumas frases soltas que fui largando aqui e ali.
O autor do tópico pareceu-me entender o que eu quis dizer e daí ter decidido criar o tópico de modo a haver um debate cordial e sem atropelos, um tema de conversa como qualquer outro.

No fundo, não se trata de maneira nenhuma criticar ou atacar uma determinada pessoa ou grupo de pessoas. [excepto um, já digo - e não é uma critica às pessoas mas sim às decisões de grupo]
É apenas um exercicio de pensamento, na tentativa de descobrir um pouco mais de lógica na/da coisa e sim, um ataque áquilo que é efémero e sem lógica, mais conhecida por "moda/modas".

Parece-me (é o meu ponto de vista mas também é bom e saudável que hajam outros pontos de vista) que não tem lógica alguma, uma pessoa falar com seus amigos a informar que irá iniciar no mundo das 2 rodas e esses amigos, que nada entendem de motos, a primeira coisa que dizem é "vais comprar uma PCX? vais, não vais? dizem que é boa..."
Digam lá quantos de vós, em que já vos aconteceu algo parecido?! [irrita tanto…]

O termo carneirada ou manada, que significam a mesma coisa, têm um carácter assim para o rude, mas é utilizada como claramente uma afronta e critica a tudo o que é "moda" e que "leva pessoas a terem gostos comuns por semelhança ou uma espécie de metamorfose, de inicio nem sequer ponderaríamos seguir ou ter, mas depois como todos os outros têm, é porque também devo ter..." e não é de maneira nenhuma uma critica directa a determinada pessoa, mas sim á sua decisão talvez pouco pensada e bastante influenciada por tudo o que nos rodeia.
(até um fórum pode ser, e é!, um bom ou mau influenciador, conforme a situação)

Para mim, acho bastante saudável um grupo de Amigos e companheiros das 2 rodas, em que cada um deles tem uma moto diferente, porque cada um deles decidiu comprar a moto que gostam, a moto que se sentem confortáveis, o estilo de moto com que se sentem bem, etc...
Já o inverso, pode-se tornar um pouco secante e algumas vezes perigoso, se for esse o termo... é um pouco como no futebol:
-lá fora indivíduos de clubes diferentes reúnem-se em pubs para juntos beberem uns bons canecos e rirem-se
-por cá, ai do "zé" que for ter com o grupo dos amigos dos clubes rivais...
Voltando ao inicio deste parágrafo, um grupo heterogéneo é mais enriquecedor em tudo!
Somos todos iguais (humanos) mas todos diferentes (personalidades e fisicamente), para quê todos com motos iguais?

Quanto ao sucesso das GS, não é novamente uma critica à moto nem uma afronta às pessoas que as compram.
Esta questão, para mim, está relacionada com aqueles (e sim, agora é uma critica a decisões de determinadas pessoas, que nem sequer as conheço, mas que possam ser decisões sem lógica ou de forma bruta e pura, decisões estupidas! Pronto...um pouco subjectivo conforme cada um) que largaram as fantásticas Varadero1000 e foram todos a correr para a novidade da altura, GS1200, ficando o mercado atulado de motos fantásticas e como foram tantas, os preços dessas usadas foram por ali abaixo...e mesmo no final desta ultima crise, chegaram algumas a preços de pechincha!!!
É lógico terem largado essas Varaderos todas e terem trocado por GS1200?! Foi uma decisão inteligente dessas pessoas? Havia Varaderos com apenas 15.000km à venda...
Nessa altura, para quem se recorda, já era um grupo elitista e deveras cagão! Varaderos do clube só mesmo 1000cc, todas as de cilindrada inferior eram mal recebidas.
E foram todos esses associados que de repente fizeram o mesmo mas agora com BMW's. Um comportamento tipico de manada/carneirada.
Foram estas as pessoas que criaram a má fama dos actuais utilizadores de BMW e digam lá quem nunca ouviu falar "lá vai o cagão" ou "aquele cagão não fala a ninguém"
Outro comportamento desse grupo elitista é de não cumprimentarem companheiros das 2 rodas que não tenham tambem motos da mesma marca e mesmo modelo.
É uma critica a um comportamento de manada e não uma critica a determinada pessoa.
No fundo, será que alguma vez eles realmente gostariam de ter estas motos, realmente são estas as motos que tanto gostam ou apenas as querem por se sentir diferentes dos outros?
[Não quero descambar a conversa que acho que estava a ir no bom caminho...acho que já entenderam o meu ponto de vista.]

Quanto a tudo o resto, já deixei escrito aqui e ali sobre o que penso.

MAS porra, é preciso ir tudo para PCX, tudo para Tracers tudo para GS?!
Não quero acreditar que tudo o resto é assim tão mau... e o que para uns pode ser bom, para outros pode ser o inverso.

É apenas o que eu acho, a minha sincera opinião.
Repito, não quero de maneira nenhuma atingir seja quem for aqui do forum e espero que sejam felizes com as motos que têm e as que comprarem depois.

Tmaxer tens uma moto fantástica.
Velasquez também tens uma moto à maneira.
Pianoman tens das motos mais lógicas que há para uso citadino e que tambem consegue facilmente fazer tudo para lá do citadino.
Só não gosto é de PCX's ahahahahah (desculpem qualquer coisinha a quem tenha)

:offtopic:
Lés-a-Lés: "aquilo é só GS's"
Para mim seria bem mais interessante, ver ainda mais Vespas, mais Famels, mais DT's, até Goldwings, Tracers, Multistradas, etc... diversidade portanto!

« Última modificação: Junho 01, 2018, 19:21:31, 19:21 por 2low »

Junho 01, 2018, 19:58:23, 19:58
Responder #19

Moto2cool

• 4386
2slow, concordo contigo em quase tudo ( acho a pcx fantástica para andar na cidade), nomeadamente, permite-me que que te cite: "Para mim, acho bastante saudável um grupo de Amigos e companheiros das 2 rodas, em que cada um deles tem uma moto diferente, porque cada um deles decidiu comprar a moto que gostam, a moto que se sentem confortáveis, o estilo de moto com que se sentem bem, etc"
Disse algo parecido, que foi aqui considerado "politicamente correcto". Sem entrar no domínio da hermenêutica, vou presumir que foi dito num sentido elogioso. :)
Cada um tem a sua verdade, e a sua opinião, mas questão fica consigo.
Eu não comprava uma mota de grande envergadura, cara, para uso diário em trânsito local, mas se há quem o queria fazer e possa, está no seu direito, não me prejudica em nada. (*)
Tenho mais problemas em aceitar quem usa uma mota, seja qual for, de forma irrefletida, em condições de risco, porque se houver acidente pagamos todos, seja pelo serviço público envolvido no tratamento e recuperação, seja pelo aumento do seguro por causa da sinistralidade.

(*) Ressalvo aqui aqueles que compram sem poder pagar ou criam situações graves de índole social para si ou família, que se reflectem em todos nós, mas nestes caso reparto as culpas com quem vende sem se preocupar com a capacidade financeira.
Estes são passíveis de censura.

Junho 01, 2018, 20:14:48, 20:14
Responder #20

Luis Salgueiro

• 1797

Disse algo parecido, que foi aqui considerado "politicamente correcto". Sem entrar no domínio da hermenêutica, vou presumir que foi dito num sentido elogioso. :)

não, não foi !  :nempenses:

Junho 01, 2018, 20:41:47, 20:41
Responder #21

Luis Salgueiro

• 1797
Uma das críticas mais frequentes que leio acerca do pessoal que compra GS é terem comprado uma mota cara e andarem pouco .
Bom... eu conheço pessoalmente uma série de gente que tem GS/GSA e que pegam na mota poucas vezes ao ano mas.... é gente que não falha um ano sem fazerem uma viagem grande de mota e é essencialmente e quase exclusivamente isso que querem usufruir da mota .
A malta do  MAV- Motoclube de Arruda dos Vinhos nos seus 4 anos de existência como clube já foi a Marrocos, aos Picos da Europa, a Stelvio e este ano vamos fazer uma Transpirenaica, estando para o ano já agendado um tour à Escócia . É quase tudo gente que já tem muitos anos a andar de mota, que já teve vários modelos de motas (alguns ainda hoje tem na garagem 1 ou 2 dessas 'antigas' motas que possuiram) , gente que agora apenas quer a mota para 'conhecer mundo' (apesar de haver 1 passeio mensal/bimestral para 'consumo interno' ) e portanto têm uma GS (ou similar) na garagem para esse fim. 'Qual é a crise' ?

Que mota acham que melhor se adapta (melhor conforto/segurança/capacidade de bagagem)  para viagens longas ?
 Pois ! 
Se pudessem escolher uma mota para alinhar nestas viagens , que modelo escolheriam ? 
 Pois !

O número máximo de participantes estabelecido pelo MAV para cada evento destes é de 12 participantes (os primeiros 12 a 'darem um passo em frente' ) e este ano para os Pirinéus vão 7 BMW GS/ GSA , 1 Honda Africa Twin , 1 Honda Varadero 1000, 2 KTM Adventure 1190 e ..... 1 Honda VFR800 X ('um robalo no meio dos tubarões'  :D

É uma forma/'modo de estar' no motociclismo , e a maior parte das vezes as críticas acerca deste 'cirúrgico' propósito é tão só .... 'cotovelite' (embora por vezes eu próprio também  lhes mande 'bocas' sobre esse facto , mas , tal como quase sempre faço, é só para 'agitar as águas' numa de saudável picardia entre amigos) 

p.s. Ontem estive a almoçar com eles e um deles tinha uma outra GS , diferente da que possuía , usada com 8.000 kms já rodados . A razão para tal foi que a sua ex-GS tinha partido o cardan (com 33.000 kms rodados)  !! Pelos vistos não são 'á prova de bala' e também lhes acontece destas coisas que geralmente 'não vêm a público' . Chegou a um acordo qualquer com a BomCar  (que lhe tinha vendido a mota ) e veio de lá com uma outra GS  vendida a um preço 'simpático' (tendo em conta o sucedido).
« Última modificação: Junho 01, 2018, 20:55:30, 20:55 por Luis Salgueiro »

Junho 01, 2018, 20:58:18, 20:58
Responder #22

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
O tópico ainda permanece, praticamente por inteiro, dedicado à GS??

Vou mas é dar um giro por outros temas... :-X

Dalai Lama

Junho 01, 2018, 21:07:19, 21:07
Responder #23

Luis Salgueiro

• 1797

quando tu próprio lanças um tópico com as premissas 'querer mostrar mais'  e 'modas' referindo-te a motas e depois ficas 'surpreendentemente chocado' com o facto de se falar mais de GS ... eu é que fico    :???: :???: :???: (o que seria que ele tinha em mente ?) 

Junho 01, 2018, 21:08:05, 21:08
Responder #24

2low

• 5470

E PCX?!  :lolol: :lolol: :lolol:

Junho 01, 2018, 21:15:45, 21:15
Responder #25

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Caro Luís...eu não estou "chocado" (palavra por ti utilizada), nem nada que se pareça com tal sentimento.

Considero é que se trata de um canalizar de tema para um modelo específico, quase se responsabilizando em exclusivo a GS por tudo.

Capiche??

Edit: Isto não invalida que tenha apreciado a tua intervenção mais acima. :nice:
« Última modificação: Junho 01, 2018, 21:30:39, 21:30 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Junho 01, 2018, 21:22:43, 21:22
Responder #26

2low

• 5470
Caro Luís...eu não estou "chocado" (palavra por ti utilizada), nem nada que se pareça com tal sentimento.

Considero é que se trata de um canalizar de tema para um modelo específico, quase se responsabilizando em exclusivo a GS por tudo.

Capiche??

"Mamma dice che è la GS. Non, é lá PCX"  :lolol: :lolol: :lolol:
[isto é por ser 6ªfeira... vá...bom fim de semana para todos excepto os da GS's que tem já as orelhas encarnadas…]
 :lolol: :lolol: :lolol:

Junho 01, 2018, 21:53:44, 21:53
Responder #27

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Primeiro esqueceram-se das Maxsym 600

Depois, esqueceram-se tb das mais importantes, as HONDA INTEGRAs e NCs

por ultimo, desejava comprar uman BMW 1200GS, mas só para não ficar com as orelhas a queimadas desisti da ideia  :lolol: :lolol:

Estes tipo de tópicos;  " medição de pilinhnas ", por vezes têm tendência azedar, por esse motivo, os meus comentários neste tópico de propositadamente  estão um pouco desenquadrados com o tema

:bandeiraportugal:

« Última modificação: Junho 01, 2018, 21:55:47, 21:55 por Clemente Vicente »

Junho 01, 2018, 22:35:43, 22:35
Responder #28

Moto2cool

• 4386
Regressando do post original, e lendo melhor acho mesmo que o objectivo subliminar era o pessoal da pcx.

Vejamos:
" (….)em Portugal a malta prefere ter um bom veiculo a ter uma casa realmente confortável(….) "

Se há veículo cujo preço obrigue o comum cidadão a deixar a casa cair aos bocados ou viver numa roullote é a pcx. Em alguns casos podemos ver um desses elementos usar a pcx no trajecto casa-emprego numa clara ostentação do seu poder económico enquanto em casa come ervilhas com toucinho e bebe água da torneira.
Raramente usam a sua portentosa pcx em viagens maiores, apesar desta estar desenhada para viagens transcontinentais.
A principal razão da pcx ser objecto de desejo é ser Honda. ( Italiana e não suiça)

"(….)há um enorme desejo da malta se sentir rica e deslumbrada com passear marcas"

É verdade, nos motoclubes que frequento, cerca de dezena e meia, a maioria da malta anda deslumbrada com a Honda, de tal modo que só existem duas marcas: a Honda e a "qual é a outra?"
O resto é apelidado de chinês (ou pior ainda, de Benelli). Normalmente fazem grandes viagens ( sempre mais de 1,5 km) circulam em grupo ( ou manada) e desprezam os companheiros que têm NC (que pertence a uma marca que mantêm em segredo).
Noutros motoclubes que também pertencem à elite, além da Honda aceita-se marca vizinha. Caracterizam-se por
atingir sempre grandes velocidades ( 3xx para cima, quando vão pescar robalos de 12 metros e com 460 kg) também circulam de preferência em manada ( ou grupo) desprezam os que usam motorizadas ( ciclomotores?)  no dia-a-dia de baixa cilindrada ( baixa cilindrada é até 800 cc) e também NC ( quem não detesta a NC?)
Todos estes motoclubes têm em comum que os membros têm que manter secreto o desejo de ter uma pcx ( usam a foto da pcx nas cuecas)

Posto isto, a pcx é comum a todas as insustentáveis levezas do desejo, sendo o grupo de proprietários o verdadeiro alvo da censura colectiva e inveja desmedida.
Vade retro satanás!

Concluo que a pcx é o anátema do motociclismo, quod erat demonstrandum.

Hou barqueiros da má-hora,
que é da prancha, que eis me vou?

Junho 01, 2018, 23:32:17, 23:32
Responder #29

Luis Salgueiro

• 1797

Capiche??

Edit: Isto não invalida que tenha apreciado a tua intervenção mais acima. :nice:

Capiche ??!!!  :wtf:

R U TÓ KING 2 MI ??

[ Invalid YouTube link ]
« Última modificação: Junho 01, 2018, 23:33:43, 23:33 por Luis Salgueiro »

Junho 01, 2018, 23:32:23, 23:32
Responder #30

2low

• 5470
Belo. Molto bello

Vado a comprare un PCX e una tenda decathlon da 2 secondi. Penso che avrò conforto e sarò ricco.

:lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Moto2Cool: estás lá!  8) :cool: :convivio:

(isto já descambou à muito)

Junho 01, 2018, 23:35:14, 23:35
Responder #31

2low

• 5470

quando tu próprio lanças um tópico com as premissas 'querer mostrar mais'  e 'modas' referindo-te a motas e depois ficas 'surpreendentemente chocado' com o facto de se falar mais de GS ... eu é que fico    :???: :???: :???: (o que seria que ele tinha em mente ?)

Podes crer.
Quando canibalizam o tema para as marcas ou modelos favoritos, aí já é numa boa  ;)

Ou deveríamos falar de certos modelos aquando de "função das aparências e o querer mostrar mais" em motas que gastam pouco?  :D

É isto? É isto?

:lolol: :lolol: :lolol:

Junho 02, 2018, 00:10:59, 00:10
Responder #32

2low

• 5470
O objectivo deste tópico não era nem denegrir nenhum modelo de motos, nem PCX, nem sequer entrar no ataque pessoal seja a quem for o companheiro.
Era para ser uma critica à sociedade em que vivemos, tudo efémero, tudo momentâneo/instantâneo ou descartável (as chinocas)  :lolol:

Mas como já descambou à muito (Pianoman com H?  8) ) sem que houvesse interesse mostrado pela maioria, resta a meu ver, "trancar" e tipo como no "missão impossível" em que "este tópico irá destruir-se automaticamente dentro de 48horas"

Junho 02, 2018, 00:49:50, 00:49
Responder #33

Luis Salgueiro

• 1797

Junho 02, 2018, 10:27:57, 10:27
Responder #34

Moto2cool

• 4386

não, não foi !  :nempenses:
:) :) :) :)

https://m.youtube.com/watch?v=QveJv7V4OZI&time_continue=79

Junho 02, 2018, 12:40:23, 12:40
Responder #35

Luis Salgueiro

• 1797

https://m.youtube.com/watch?v=QveJv7V4OZI&time_continue=79

Fónix , nunca esperei !  com esta escolha conseguiste subir uns furos na minha consideração !!  :nice:

(e agora repetes o link como resposta  ;))

Junho 02, 2018, 16:17:49, 16:17
Responder #36

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

Mas como já descambou à muito (Pianoman com H?  8) ) sem que houvesse interesse mostrado pela maioria

Obviamente que sim, Nuno.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14