Autor Tópico: "A cidade estraga..a estrada e a A.E. prolongam!" Que opinião tens da expressão?  (Lida 10958 vezes)

Junho 02, 2018, 01:11:45, 01:11
Lida 10958 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"A cidade estraga...a estrada e a A.E. prolongam!"
Que opinião tens desta expressão?

Ok…ok…eu admito que aquelas palavras foram, praticamente word by word, proferidas por um taxista.

Mas não fujam já! Calma… :)

O assunto pode ter pertinência também no que toca aos motociclos…
Assim me parece e vocês melhor do que ninguém o dirão.

Por um lado poderá pensar-se que a utilização de regimes mais altos de motor, consecutivamente e ao longo de meses ou anos de utilização, podem ser nefastos para a mecânica, mas…por outro lado, haverá os que refutam essa ideia e olham antes sim para os problemas para as suspensões com os constantes buracos, piso degradado ou lombas em tudo quanto em sítio.

Depois existem outros tantos que dirão que noutras velocidades se gasta muito mais o sistema de travagem, especialmente em certos percursos sinuosos e que impliquem solicitações mais fortes dos travões, ao passo que outros não só dizem que é na cidade que o sistema mais sofre com as constantes travagens, como ainda mencionam o ganhar de várias folgas um pouco por todo o lado na circulação em empedrado, além de desgaste da embraiagem, correntes ou correias.

Depois ainda existe a questão do motor a frio e do fazer 1/2 dúzia de kms VS fazer umas quantas dezenas em estrada ou A.E.

Ou o desgaste (e duração) dos pneus…e que também pode ter interpretações diferentes conforme o tipo de via em que se circule.

Que te parece daquela expressão aplicada às 2 rodas?

Porventura os mais focados no assunto até dirão….depende! Uma resposta que pode ter alguma sensatez e também um eventual fundo de verdade.

Depende do tipo de modelo, se é moto ou scooter, se é mais estradista ou utilitária, se é de alta ou muito baixa cilindrada…etc.

"A cidade estraga...a estrada e a A.E. prolongam!"

Concordas?  Discordas?  Depende de muita coisa…? ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 02, 2018, 05:49:24, 05:49
Responder #1

Clemente Vicente

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Pura realidade

a cidade estraga muito mais as motos do que a estrada ou auto estrada

onde tudo é utilizado muito menos vezes

já a cidade tudo é utilizado muitas mais  vezes, desde cx, travões sinoblocos, quadro etc,etc

claro estamos a falar do mesmo total em kms, cidade/estrada ou AE

:bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 02, 2018, 08:34:02, 08:34
Responder #2

Moto2cool

• 4386
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 02, 2018, 11:08:41, 11:08
Responder #3

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Eu discordo porque:

-isto é válido [apenas] para os carros, camionetas e camiões (filtros partículas, turbos e catalisadores marados à conta das viagens curtas e das quais os elementos mecânicos não chegam a atingir as temperaturas recomendáveis)
-nas motos, o que interessa é que andem e que façam as manutenções quando precisam, conforme aquilo que nós andamos e não cumprindo rigorosamente o que diz no manual - que é meramente indicativo…
-uma moto parada é que se estraga!!!  [por isso estou a pensar em vender uma]
-nas motos o aquecimento é bastante mais rapido que num qualquer outro veiculo, mas as antigas "betoneiras" [ducatis] para nao terem avarias dizia-se que se deveria primeiro aquecer um pouco antes de se meter a acelerar...

:lolol:

TMaxer desculpa lá isto mas a tua já não é assim  :ok: :convivio:
[também ouvi dizer que os 1050cc da triumph também gostam de um aquecimento antes de…]

Junho 02, 2018, 12:50:06, 12:50
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Nas motos parece-te suficientemente diferente, ou menos verdade? :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 02, 2018, 13:23:20, 13:23
Responder #5

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
2low... as que fazem esse barulho e que são fixes... acredito que muita gente se afaste com receio do motor estar prestes a explodir...

Há uma entrevista com o Jay Leno onde ele conta que sempre que para num semáforo, o carro do lado abre o vidro e grita-lhe “a sua embraiagem está...”
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 02, 2018, 13:32:41, 13:32
Responder #6

2low

• 5457
2low... as que fazem esse barulho e que são fixes... acredito que muita gente se afaste com receio do motor estar prestes a explodir...

Há uma entrevista com o Jay Leno onde ele conta que sempre que para num semáforo, o carro do lado abre o vidro e grita-lhe “a sua embraiagem está...”

Eu sei… posso brincar (ou gozar conforme o que a malta julgue) mas não me importava de ter uma moto que até tem um pouco relacionado com a minha profissão… ahahahah
"Punha-lhe um reboque e levava mesmo a betoneira atrás" Seria deveras engraçado e ver a malta a rir!"
[há pelo menos duas imagens na net, com betoneiras que são engraçadas e incrivelmente ambas com BMW 320i descapotável (modelo 1988-1997), um a rebocar a betoneira e outro com a betoneira desmontada no banco de trás, capota aberta…]

O que achas da Ducati 748?

Junho 02, 2018, 14:23:22, 14:23
Responder #7

Moto2cool

• 4386
2slow, ganhaste!
Apesar da minha imensa cultura motociclística não consigo identificar o modelo da Ducati pardacenta do vídeo

Junho 02, 2018, 14:59:40, 14:59
Responder #8

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
só para dar uma ideia, não quero estar a divagar mais...

a caixa de velocidades em 50.000 kms em cidade e os travões a suspensão e todos os carretos são chamados a atuarem 500.000 vezes

em estrada ou Auto estrada, esses mesmos componentes nem 1/4 desses kms, têm necessidade de atuar

penso que não se precisa de ser muito perspicaz na avaliação para chegar a esta conclusão.

meus amigos , a cidade escavaca uma moto toda por completo em 70.000 kms, ou menos !!!

:convivio:
« Última modificação: Junho 02, 2018, 15:05:52, 15:05 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 02, 2018, 15:11:18, 15:11
Responder #9

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures

a caixa de velocidades em 50.000 kms em cidade e os travões a suspensão e todos os carretos são chamados a atuarem 500.000 vezes

em estrada ou Auto estrada, esses mesmos componentes nem 1/4 desses kms, têm necessidade de atuar

penso que não se precisa de ser muito perspicaz na avaliação para chegar a esta conclusão.

meus amigos , a cidade escavaca uma moto toda por completo em 70.000 kms, ou menos !!!

Em que te baseias para tal afirmação?

Uma das minhas tem 50.000 maioritariamente em cidades/serras e está pronta para mais 50k.

A manutenção das motas tem muito a ver com isso.
Não compro motas para andar em autoestrada, evito-as sempre que posso.

Numa autoestrada usas menos o travão que em cidade, mas quando tens que usar, metes-lhe muito mais stress pela velocidade que que circulas, sem falar de outros componentes como pneus, que ficam reduzidos a arames em poucos kilometros em autoestrada.

Junho 02, 2018, 15:17:38, 15:17
Responder #10

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Uma das minhas tem 50.000 maioritariamente em cidades/serras e está pronta para mais 50k.

Numa autoestrada usas menos o travão que em cidade, mas quando tens que usar, metes-lhe muito mais stress pela velocidade que que circulas, sem falar de outros componentes como pneus, que ficam reduzidos a arames em poucos kilometros em autoestrada.

pneus e outros, são bens de consumo da moto

a moto é muito mais do que isso...

tem milhentas peças que são chamadas a intervir quando se anda sempre no pára arranca

eu tb faço cidade, mas mais maioritariamente estrada

compreendo a preocupação de quem só faça praticamente cidade, mas olha.. temos pena , é a vida...

não podemos só puxar a brasa para a nossa sardinha ..... temos que ver a realidade

Junho 02, 2018, 15:19:21, 15:19
Responder #11

Africandruglord

• **

• 466

tem milhentas peças que são chamadas a intervir quando se anda sempre no pára arranca

compreendo a preocupação de quem só faça praticamente cidade, mas olha.. temos pena , é a vida...

não podemos só puxar a brasa para a nossa sardinha ..... temos que ver a realidade

A realidade é que um set de pneus passa os 200€ e pastilhas de travão compro por 10€.  :convivio:

Junho 02, 2018, 15:27:44, 15:27
Responder #12

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

A realidade é que um set de pneus passa os 200€ e pastilhas de travão compro por 10€.  :convivio:

vou-te dar um exemplo de uma peça em concreto

os sinoblocos em uma mota e tem dezenas deles, a andar na cidade com 30.000 kms estão nas couves

esses mesmos sinoblocos a andar em AE e estrada com 100.000 estão a meio uso

sabes qual o preço para mudar certos sinoblocos que têm dificil acesso, a hora de mão de obra está ao preço que todos sabemos

pois o preço dos sinoblocos mais a mão de obra, é muito mais do que 1 jogo de pneus 

para não ir buscar borrachas e outros componentes da moto

mas cada um fica com a sua opinião.... sem stress ...

Junho 02, 2018, 15:32:48, 15:32
Responder #13

Africandruglord

• **

• 466
Ou seja, eu já os devia ter reparado 2x por essa lógica. Ainda assim, nunca o fiz, e ia jurar que agora é que ela tá boa.

Junho 02, 2018, 15:35:34, 15:35
Responder #14

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Ou seja, eu já os devia ter reparado 2x por essa lógica. Ainda assim, nunca o fiz, e ia jurar que agora é que ela tá boa.

pois já somos dois a jurar, isto é fácill ....

calha a tudo e a todos, ficar-mos velhos...

Na boa companheiro  :convivio:

Junho 02, 2018, 19:45:40, 19:45
Responder #15

2low

• 5457
2slow, ganhaste!
Apesar da minha imensa cultura motociclística não consigo identificar o modelo da Ducati pardacenta do vídeo

:pensador: Porque ganharia algo? Não me recordo de estar em alguma competição…

A moto do vídeo parece-me ser uma 848Evo (talvez 2011) mas não quero induzir a erro.

Junho 02, 2018, 22:57:08, 22:57
Responder #16

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Portanto...temos malta com a convicção de que é a cidade que mais desgasta uma moto, temos quem discorde e diga que o desgaste ocorre sim na estrada e A.E, temos também quem diga que depende muita coisa...e temos finalmente quem ache que este tipo de "coisas" são mais próprias dos automóveis e camiões.

Diversidade de opiniões é o que se quer.  ;)

Dalai Lama

Junho 02, 2018, 23:03:09, 23:03
Responder #17

mneves

• 3092

Masculino
Por isso os construtores alegam que trajetos curtos ,intensivos ,cidade,tem de se encurtar as revisões ,por outro lado quem faz estrada tem outros parâmetros.
Lembro da primeira troca de óleo de um motor de 13000cc se fizesse longo curso ser aos 80k se fosse em cidade 20000km.
membro numero 16

Junho 03, 2018, 02:12:33, 02:12
Responder #18

dfelix

• 5005
Cidade tem semáforos. E cada vez mais.
Não sei ainda é a "Gertrudes" que os opera em Lisboa ou se a "senhora" já se reformou...mas alguns parecem sofrer de alzheimer.
Portanto, mesmo que de moto se consiga evitar algum para-arranca no trânsito... dificilmente se escapa a parar nos vermelhos.
E neste aspecto os motores levam valentes escaldões.

Se isto queima mais que andar a espremer em AE com o ponteiro predominantemente no último terço do regime?
Venha o diabo e escolha.

Junho 03, 2018, 05:31:39, 05:31
Responder #19

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Por isso os construtores alegam que trajetos curtos ,intensivos ,cidade,tem de se encurtar as revisões ,por outro lado quem faz estrada tem outros parâmetros.
Lembro da primeira troca de óleo de um motor de  13000cc se fizesse longo curso ser aos 80k se fosse em cidade 20000km.

Um motor de  :wtf:  13000cc   :napodeser: ???? mas que raio de motor é esse  :pensador:

eu ultimamente tenho lido aqui com cada coisa .... :lolol: :lolol: mas é bom ser assim dá para partir o carolo a rir  :lolol:

O Neves andas a escrever muito rápido e depois dá nisto rapaz  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Junho 03, 2018, 08:18:49, 08:18
Responder #20

mneves

• 3092

Masculino
Lembro da primeira troca de óleo de um motor de  13000cc se fizesse longo curso ser aos 80k se fosse em cidade 20000km.

Um motor de  :wtf:  13000cc   :napodeser: ???? mas que raio de motor é esse  :pensador:

eu ultimamente tenho lido aqui com cada coisa .... ol: ol: mas é bom ser assim dá para partir o carolo a rir  ol:

O Neves andas a escrever muito rápido e depois dá nisto rapaz  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Então escrevo mais devagar ,estamos a falar de motores e eu referi esse caso é um motor diesel de camião uma man por exemplo com 400cv ,em termos de manutenção em relação ao uso ser estrada ou cidade eles procedem assim,nos carros ,motos alguns construtores também o indicam,por exemplo a minha ex scooter era igual , os intervalos variam consoante o uso mas o normal era de 5 em 5000km.
Já entendeste onde quis chegar ?
membro numero 16

Junho 03, 2018, 11:32:04, 11:32
Responder #21

2low

• 5457
Loool

O Clemente só percebe de motores de rega e motocultivadores pá  :lolol: :lolol:

Vá...estava a brincar  ;D

Honda, Kawasaki, Hyundai, ou chinoca qualquer?
 8)

Junho 03, 2018, 13:03:58, 13:03
Responder #22

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Loool

isto é que vai aqui uma açorda....     :toma:   :lolol:

:stuck_out_tongue_winking_eye:  :convivio:

Loool

Honda, Kawasaki, Hyundai, ou chinoca qualquer?
 8)

Na verdade, só de Chinocas quaisquer ..... :lolol:

é de partir o carôlo .. :lolol:

Junho 03, 2018, 17:10:10, 17:10
Responder #23

Moto2cool

• 4386
2slow, ganhaste!

A moto do vídeo parece-me ser uma 848Evo (talvez 2011) mas não quero induzir a erro.
Às vezes não consigo passar as minhas piadas, tenho que treinar mais :)

No vídeo há dois equipamentos,  referia-me à " Ducati" pardacenta ( a Ducati que referes é vermelha)

Junho 03, 2018, 17:35:41, 17:35
Responder #24

2low

• 5457
2slow, ganhaste!

Às vezes não consigo passar as minhas piadas, tenho que treinar mais :)

No vídeo há dois equipamentos,  referia-me à " Ducati" pardacenta ( a Ducati que referes é vermelha)

:convivio: :convivio: :ok:

Junho 04, 2018, 00:39:19, 00:39
Responder #25

dfelix

• 5005

É uma 1098.
As 848 nem sequer têm embraiagem a seco.

Mas existe um kit de conversão!  :)

Junho 04, 2018, 08:38:23, 08:38
Responder #26

Moto2cool

• 4386

É uma 1098.
As 848 nem sequer têm embraiagem a seco.

Mas existe um kit de conversão!  :)

Mais um vez a motopédia a funcionar :) :)

Junho 04, 2018, 10:55:03, 10:55
Responder #27

Alkatrone

• **

• 146

Masculino
  • Modelo Motociclo: Pan European ST1300abs
  • Localidade: Lisboa
Pois, lá está!!!!!!  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Deviam fazer as cidades no campo...  :lolol: :lolol: :lolol: ::P: :???: :wtf:
I drink, i get drunk, i fall down... no problem...
Tomorow is just another pain in the ass.
I`m a sexy mãe da foca !!!

Junho 04, 2018, 13:14:01, 13:14
Responder #28

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
A bem dizer...o problema nem são as cidades per se, mas tudo o que nelas leva a que os veículos circulem em ritmos constantemente irregulares.

Acelerações, reduções, arranques, 2 ou 3 trocas de mudanças, travagens, passagem por lombas ou tampas de esgoto mais elevadas ou afundadas...isto são coisas que acontecem muitas vezes num espaço de algumas dezenas de metros ou quanto muito centena e meia.

Em estrada ou A.E., vários orgões são chamados a intervir em espaços muito maiores (ainda que seja admissível dizer que alguns deles o são com outra exigência).

Depois, obviamente, o tipo de condução e a manutenção "nas horas" podem ditar resultados bastante diferentes, inclusivamente entre utilizadores de um mesmo modelo. ;)

Dalai Lama

Junho 04, 2018, 13:20:28, 13:20
Responder #29

Moto2cool

• 4386
Em AE o único grande problema que pode acontecer mecanicamente é andar demasiado tempo perto da red line, se as rotações estiverem num patamar com folga  tem tudo para não prejudicar significativamente a vida do veículo, pelo menos comparado com o pára-arranca do trânsito citadino
( E nas AE não é vulgar encontrar buracos na estrada, etc :) )

Junho 04, 2018, 13:29:40, 13:29
Responder #30

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Se lhe aplicares uma valente travagem quando segues a ritmo bem rápido, acredita que o sistema de travagem também se desgasta mais rápido.  ;)

Quanto a pneus, num percurso habitual com estradas retorcidas, também se "comem" mais rápido.

( E nas AE não é vulgar encontrar buracos na estrada, etc :) )

Referia-me nesse momento às cidades... :)

Dalai Lama

Junho 04, 2018, 18:13:12, 18:13
Responder #31

Moto2cool

• 4386
Tens razão Velásquez, ainda que parcialmente. Normalmente quando compramos uma mota nunca é 100% o que queremos, compramos o mais parecido possível e depois, se possível, adaptamos ao nosso objectivo.
A SV é uma mota que tem tudo o que eu queria para andar na cidade e limítrofes, faltava-lhe algumas características de conforto que encontras na VStrom, como o vidro frontal ou o protector das mãos. Os alforges já não são tão adventure, nesses modelos é mais usual as malas laterais.
Assim fiquei com uma mota mais confortável para fazer os circuitos que costumo fazer, [também mais parecida com a VStrom :) ] , mas como sabes porque tens uma, a SV tem mais potência, pneus mais largos, é mais leve e de banco mais baixo.
Um mota de asfalto com conforto parecido à adventure ( claro que nunca é igual)

É o melhor que podia arranjar? Somos sempre ambiciosos ;) gosto muito da Z1000SX. Mas esta está claramente no meu patamar de conforto e a Z era apenas pelo gosto de ter uma coisa melhor. ;) Repara que a Z tem quase tudo o que apontei como o meu objectivo, mas aquele motor era capaz de se suicidar se andasse continuamente à velocidade que eu ando. LOL

Junho 04, 2018, 18:45:08, 18:45
Responder #32

dfelix

• 5005
...se as rotações estiverem num patamar com folga  tem tudo para não prejudicar significativamente a vida do veículo, pelo menos comparado com o pára-arranca do trânsito citadino

Não sei até que ponto longos periodos de utilização dentro dos mesmos regimes será de todo "mais saudável".
Pelo menos na rodagem, practicamente todos os construtores indicam no manual como algo desaconselhado.

Quanto a pneus, num percurso habitual com estradas retorcidas, também se "comem" mais rápido.

Mais ou menos.
Até pode gastar uma maior quantidade de borracha... mas será de uma forma mais "distribuida".
Na inexistência de curvas o desgaste concentra-se no centro.

E o próprio tipo de piso também tem influencia fundamental.
Algumas das nossas AE's (ex da A8) tem longos troços em que o pavimento é betão.
Aquilo é extremamente abrasivo. Infelizmente desgasta mais do que propriamente adere.

Normalmente quando compramos uma mota nunca é 100% o que queremos,...

Do que tenho visto, o mais habitual é a malta nem sequer saber ao certo o que realmente quer!

Junho 04, 2018, 19:59:59, 19:59
Responder #33

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal

Mais ou menos.
Até pode gastar uma maior quantidade de borracha... mas será de uma forma mais "distribuida".
Na inexistência de curvas o desgaste concentra-se no centro.

(....)

Quando escrevi acima, mencionava o desgaste VS a utilização em cidade. Nem está em questão a maior ou menor homogeneidade no desgaste. Claro que é maior numa utilização variada do rasto do pneu. :nice:

Não deixa de haver problemas para os pneus numa utilização citadina...atenção, pois pancadas como subir passeios, empedrados, desníveis do pavimento e constantes lombas...causam dilatações e deformações da borracha, que se reflectem na duração. Mesmo não apresentando desgaste visível que aparentemente o justificasse.
« Última modificação: Junho 04, 2018, 20:01:14, 20:01 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Junho 06, 2018, 12:00:37, 12:00
Responder #34

dfelix

• 5005
No meu caso pessoal, a autoestrada degrada substancialmente mais os pneus que a utilização urbana.
Quando fazia diariamente A8, o desgaste era absurdo!

Actualmente o meu percurso diário tem menos AE e mais cidade.
E essa questão das deformações consequentes do tipo de piso não me parece de todo relevante.

Acho que do ponto de vista de deformação e perda de aderência é muito pior... que a moto esteja arrumada na garagem!
Deformação porque o peso da moto se concentra na mesma área de borracha. Que agrava quando o pneu perde pressão interna.
Aderência no sentido que que com o passar do tempo os compostos começam a "plastificar".

Nos últimos tempos tenho andado muito menos com a bmw.
Porém, esta semana decidir tirar-lhe o carvão... e os pilot power que tenho instalados apesar de estarem a meia vida já não oferecem a mesma sensação de segurança.

Junho 06, 2018, 13:41:01, 13:41
Responder #35

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
E essa questão das deformações consequentes do tipo de piso não me parece de todo relevante.
(....)

A questão que levantava mais acima é que na cidade o problema não é somente o tipo de piso, mas todas as condições e dificuldades que as vias citadinas oferecem a um pneu no tocante à sua duração. Isto depende naturalmente da utilização que se faz de um pneu ao longo da sua vida útil e até da percentagem de cidade VS estrada, mas as cidades (muitas delas) estão pejadas de situações que, não os levando a evidente desgaste proprimente dito, podem ditar uma série de situações que influenciam a sua flexibilidade e capacidade de duração, como o são o "stress" causado na banda de rodagem e nos flancos dos pneus quando sujeitos ao subir de passeios ou lancis, assim como tampas de esgoto elevadas ou afundadas no piso...ou até mesmo zonas de empedrado e que dão uma tareia não só nos pneus como na suspensão.

Esta imagem é de um teste que fiz a uma Piaggio Medley e onde os seus pneus foram sujeitos a um percurso de zona histórica com a duração de alguns kms. Se fosse reproduzido isto na utilização durante o ano, tenho a certeza que o desgaste não seria sequer comparável a uma mesma utilização ao longo do ano em estrada, mas os efeitos nefastos para o pneu existiriam na mesma, ainda que não visíveis pela perda de borracha. :)

A própria boracha vai perdendo a sua capacidade e flexibilidade, quando sujeito a este tipo de percursos...e quase aposto que de forma mais acelerada. Acaba por acontecer aquilo que se verifica e referes...um endurecimento da borracha com a perda das suas propriedades. O tal "plastificar"...

Dalai Lama

Junho 06, 2018, 16:23:42, 16:23
Responder #36

dfelix

• 5005
A própria boracha vai perdendo a sua capacidade e flexibilidade, quando sujeito a este tipo de percursos...e quase aposto que de forma mais acelerada. Acaba por acontecer aquilo que se verifica e referes...um endurecimento da borracha com a perda das suas propriedades. O tal "plastificar"...

Ocorre-me pelo menos duas situações em que pneus (ainda com bastante borracha por gastar) começaram a "plastificar":

- Longos periodos sem utilização.
- Utilização recorrente em condições de chuva pneus com caracteristicas mais "sport".

Fora isso, não tenho nada a apontar.
Os meus pneus são sujeitos diariamente a ruas de empredrado, com carris de eléctricos e remendos. Todos os dias sobem e descem passeios. E não sinto que isso os afecte mais que valentes escaldões que levam em estrada aberta e AE.

Junho 06, 2018, 16:35:05, 16:35
Responder #37

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Porque muito provavelmente a tua utilização dos pneus é variada (estrada, A.E. e cidade) e a adicionar a isso, não lhes dás tempo de evidenciarem sintomas que não o simples desaparecer de borracha. :)

De certa maneira é como me está a suceder de há um par de anos a esta parte de carro... :(
Com o nascimento do 2º filhote, a utilização das 4 rodas tornou-se "massiva" e a borracha desaparece muito mais rápido do que me lembro no passado.
« Última modificação: Junho 06, 2018, 16:38:33, 16:38 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Junho 06, 2018, 16:47:24, 16:47
Responder #38

dfelix

• 5005
...e a adicionar a isso, não lhes dás tempo de evidenciarem sintomas que não o simples desaparecer de borracha.

A scrambler é usada praticamente todos os dias em pisos bastante diversificados...
E sim, não lhe sobra muito tempo para evidenciar alguma outra coisa que não seja o desgaste.

A bmw tem andado pouco. Estes dias tenho andado com ela, mas a última vez foi quando a scrambler estava na revisão.
A borracha ontem estava com ar "polido" e "plastificado". Entretanto como já levou uns esquentamentos ficou com ar mais saudável... mas não transmite a mesma confiança do que quando eram novos.
Por coincidência ou talvez não... sempre que tenho andado com ela está mau tempo. Ontem e hoje não foi excepção.

A cagiva coitada... está parada há mais de um ano. Como antes disso já só saia esporadicamente... tem uns sportec m3 que mais parece rocha.