Autor Tópico: Rebaixamento de suspensão  (Lida 13506 vezes)

Julho 02, 2018, 14:11:35, 14:11
Lida 13506 vezes

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Na sequência deste post lembrei-me de criar este tópico, relativo ao rebaixamento de suspensão e as suas consequências (tirando o facto de ser mais fácil chegar com os pés ao chão).

Isto é uma coisa que vejo (ou leio) que é feita de forma recorrente para minimizar o facto de algumas motas serem altas e dos seus condutores terem pernas curtas (e não digo isto com desprezo).

Tenho a ideia (mas posso estar errado) que as motas são desenhadas para terem uma determinada "postura" - que se quer neutra - conforme o estilo de mota que são.

Ao se alterar a suspensão da mota, não se está alterar esta dita "postura" levando a que a mota tenha um comportamento diferente, por alteração da geometria da suspensão?

Estas alterações não deviam ser feitas na suspensão dianteira e traseira, em simultâneo? Ou seja, se se baixa a frente em 2,5cm, não se deveria baixar a traseira na mesma medida?

Julho 02, 2018, 14:20:10, 14:20
Responder #1

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Na sequência deste post lembrei-me de criar este tópico, relativo ao rebaixamento de suspensão e as suas consequências (tirando o facto de ser mais fácil chegar com os pés ao chão).

Isto é uma coisa que vejo (ou leio) que é feita de forma recorrente para minimizar o facto de algumas motas serem altas e dos seus condutores terem pernas curtas (e não digo isto com desprezo).

Tenho a ideia (mas posso estar errado) que as motas são desenhadas para terem uma determinada "postura" - que se quer neutra - conforme o estilo de mota que são.

Ao se alterar a suspensão da mota, não se está alterar esta dita "postura" levando a que a mota tenha um comportamento diferente, por alteração da geometria da suspensão?

Estas alterações não deviam ser feitas na suspensão dianteira e traseira, em simultâneo? Ou seja, se se baixa a frente em 2,5cm, não se deveria baixar a traseira na mesma medida?

Dependendo do modelo (e não quero estar a induzir a erro pois não percebo grande coisa), as que têm hipótese de afinar também à frente sim, deveriam também manter o mesmo tipo de perfil da moto MAS o desempenho da suspensão vai ser sempre diferente porque se está a reduzir o curso… baixando a moto pode ficar mais dura e subindo a moto pode ficar mais balofa…
E em ultimo caso, uma má regulação julgo que possa provocar mesmo o partir da mola de suspensão…
Mas as mais completas devem dar para pelo menos atrás regular manualmente o curso e depois regular com uma maçaneta a força da mola, ou mais dura ou mais mole… à frente esse tipo de regulações é só para algumas…

Por exemplo, a minha ER6F deve estar regulada mais parecida com a figura do meio mas o mecanico uma vez tentou alterar e parecia mais com a figura da direita... ficou como estava de "origem"... [nao tem forma de regular à frente e na traseira só dá para regular em altura...]
« Última modificação: Julho 02, 2018, 14:21:55, 14:21 por 2low »

Julho 02, 2018, 17:24:58, 17:24
Responder #2

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Idealmente não  se deve fazer pois altera o comportamento da mota.

Julho 02, 2018, 17:33:21, 17:33
Responder #3

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

As motos têm hipótese de regular para...e julgo que…quando se andar com pendura uma regulação, e quando se andar sozinho a regulação normal.
Não será assim?

Julho 02, 2018, 18:12:30, 18:12
Responder #4

Africandruglord

• **

• 466

As motos têm hipótese de regular para...e julgo que…quando se andar com pendura uma regulação, e quando se andar sozinho a regulação normal.
Não será assim?

Refiro-me a kits de rebaixamento, não  a uma simples afinada na suspensão  para a tornar mais mole ou dura.

Julho 02, 2018, 18:41:09, 18:41
Responder #5

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
Dependendo do modelo (e não quero estar a induzir a erro pois não percebo grande coisa), as que têm hipótese de afinar também à frente sim, deveriam também manter o mesmo tipo de perfil da moto MAS o desempenho da suspensão vai ser sempre diferente porque se está a reduzir o curso… baixando a moto pode ficar mais dura e subindo a moto pode ficar mais balofa…
E em ultimo caso, uma má regulação julgo que possa provocar mesmo o partir da mola de suspensão…
Mas as mais completas devem dar para pelo menos atrás regular manualmente o curso e depois regular com uma maçaneta a força da mola, ou mais dura ou mais mole… à frente esse tipo de regulações é só para algumas…

Por exemplo, a minha ER6F deve estar regulada mais parecida com a figura do meio mas o mecanico uma vez tentou alterar e parecia mais com a figura da direita... ficou como estava de "origem"... [nao tem forma de regular à frente e na traseira só dá para regular em altura...]

Isto que estás a falar é da pré-carga do amortecedor e, sim, altera ligeiramente a altura da mota mas, a pré-carga do amortecedor, serve só para regular a altura da mota por causa do peso que vai lá em cima, para que fique com a tal "postura" inicial... não torna o amortecedor mais "duro" nem mais "macio" (embora quando a pré-carga é demasiada, transmite a sensação do amortecedor ser mais "duro"). Penso que qualquer mota permite fazer isto no(s) amortecedor(es) traseiros e as mais "racing" também permitem afinar a pré-carga na frente.

A pré-carga, basicamente, permite colocar o embolo do amortecedor mais ou menos a meio do curso, para que tenha "espaço" suficiente para se movimentar quando o amortecedor é comprimido e também quando é distendido... se a pré-carga for em demasia, o embolo do amortecedor vai andar sempre na "parte de baixo" do amortecedor pelo que, num solavanco em que a traseira da mota suba, o amortecedor já não distende... e a roda traseira pode descolar do chão. Ao contrário, se a pré-carga for pouca, o embolo vai andar sempre na "parte de cima" do amortecedor e, no caso de se cair num buraco, ele já não comprime mais (é o chamado bottom out) e o que amortece é o pneu.

O ser "duro" ou "macio" é feito pela mola do amortecedor... molas mais "finas" ou com menos voltas são mais macias e vice-versa.

Refiro-me a kits de rebaixamento, não  a uma simples afinada na suspensão  para a tornar mais mole ou dura.

É esta a minha questão  :ok:
« Última modificação: Julho 02, 2018, 18:53:17, 18:53 por pjmartinho »

Julho 03, 2018, 22:58:43, 22:58
Responder #7

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nao estas a modificar a "postura" como escreveste no post inicial para a geometria da suspensao.

Mas as motos tem geometria variavel: sempre que travas numa moto (numa suspensao classica, exceptuando telelevers, etc) estas a diminuir o angulo de caster (rake) e a diminuir tambem a distancia de trail, tornando a moto muito mais agil e tambem instavel.

Por outro lado quando aceleras, ha uma compressao da suspensao traseira, implicando um aumento do rake e do trail, o que aumenta a estabilidade da moto mas diminui a rapidez da direcao.

Subir e descer a moto é um bocado complicado, é certo que a sobes sempre que comprimes a mola, mas estas a faze-lo precisamente para contrariar o facto de levares lá mais peso em cima.

Outra situacao a que tambem se tem de estar atento é à corrente, pois a afinacao de fabrica é para a altura standard.

É um tema complicado que so deve ser feito por quem perceba da coisa, se fizerem alteracoes, aconselho sempre a utilizarem um tecnico muito competente ou entao uma solucao "chave na mao" de alguem que perceba do assunto  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 04, 2018, 01:13:28, 01:13
Responder #8

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
Outra situacao a que tambem se tem de estar atento é à corrente, pois a afinacao de fabrica é para a altura standard.

Isto era uma coisa que desconhecia por completo, que se a corrente estiver demasiado esticada bloqueia o movimento da suspensão traseira não deixando o amortecedor comprimir. Encontrei essa informação no meio das pesquisas que fiz  :ok:

Julho 04, 2018, 13:47:57, 13:47
Responder #9

Moto2cool

• 4386
TMaxer, obrigado pela explicação estamos a aprender. Mas se baixarmos em ambos os pontos de sustentação o que fica comprometida é a resposta da suspensão?, Isto é, o curso possível e a resistência?
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 07, 2018, 04:09:54, 04:09
Responder #10

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
Nao estas a modificar a "postura" como escreveste no post inicial para a geometria da suspensao.

Mas as motos tem geometria variavel: sempre que travas numa moto (numa suspensao classica, exceptuando telelevers, etc) estas a diminuir o angulo de caster (rake) e a diminuir tambem a distancia de trail, tornando a moto muito mais agil e tambem instavel.

Por outro lado quando aceleras, ha uma compressao da suspensao traseira, implicando um aumento do rake e do trail, o que aumenta a estabilidade da moto mas diminui a rapidez da direcao.

Subir e descer a moto é um bocado complicado, é certo que a sobes sempre que comprimes a mola, mas estas a faze-lo precisamente para contrariar o facto de levares lá mais peso em cima.

É um tema complicado que so deve ser feito por quem perceba da coisa, se fizerem alteracoes, aconselho sempre a utilizarem um tecnico muito competente ou entao uma solucao "chave na mao" de alguem que perceba do assunto  :nice:

A duvida do post inicial, teve origem num post colocado aqui no forum por um companheiro que disse que tinha baixado a frente da mota em 2,5cm.

Não sei como foi feito isso, nem se baixou a traseira da mota, na mesma medida. Assumindo que não baixou a traseira, a mota vai andar habitualmente com a "postura" da mota na posição mais à direita do boneco que está no post inicial (angulo de caster menor do que foi pensado, e um trail menor... mais agil e mais instavel) pelo que, numa travagem mais forte a instabilidade vai ser ainda maior (por diminuição do caster e do trail), pois o ponto de partida destes parâmetros já é "deficitário".

É claro que o efeito destas alterações é mais significativo em situações mais próximas do "limite" pois, no dia-a-dia e em situações de condução "normal" pouca influência tem exceptuando, talvez, a confiança que a mota inspira ao condutor... a não ser que as alterações sejam em demasia.

TMaxer, obrigado pela explicação estamos a aprender. Mas se baixarmos em ambos os pontos de sustentação o que fica comprometida é a resposta da suspensão?, Isto é, o curso possível e a resistência?

Se o rebaixamento for feito nos 2 pontos de sustentação, por colocação de um amortecedor mais curto na traseira (ou alteração dos pontos de fixação do amortecedor) e por fazer subir os garfos na frente (nem todas as motas o permitem fazer) não há comprometimento nenhum da resposta da suspensão... funciona tudo como deve ser, só que funciona mais perto do chão, correndo-se o risco de raspar com a mota no chão.

Tenho andado a consumir informação sobre este assunto (suspensões) pois é uma coisa pela qual tenho curiosidade em saber como se aplica nas motas, não porque tenha pretensões a destronar o Rossi, ou que porque tenha um mota com muitos RRR no nome e queira fazer boa figura em track days mas, simplesmente, pela minha curiosidade em perceber o funcionamento da física da coisa pois em tempos tive um hobby em que a física, e as afinações mecânicas, faziam uma diferença muito grande entre "andar depressa" ou "voar baixinho"...

Julho 18, 2018, 19:11:02, 19:11
Responder #11

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto

Agosto 14, 2018, 15:24:58, 15:24
Responder #12

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 586

Masculino
He pa, eu devia ter encontrado este tópico há umas semanas atrás...  :wtf:

Vou repetir um post que adicionei em outro fórum

Andei com a moto na posição de origem desde que a comprei há ano e meio, mas sempre com muito cuidado quando tenho que parar ou efectuar manobras parado ou baixa velocidade.

Como queria ganhar mais confiança nessa parte, e por duas vezes quase foi ao chão (não há duas sem três!) mandei rebaixar na L&L.

Agora já fico mais confortável, chego melhor com os pés ao chão mas... mudou a ciclística da moto, para pior.
Agora em baixa velocidade o felling da direcção é mais parecido a uma chopper! É um pouco estranho manter aquele momentum em que estamos 1 ou 2 segundos parados, e depois damos marcha de novo, por exemplo.
E em curva também noto diferenças.

Pior, o que ganhei em confiança quando a manobrar ou parado perdi um pouco em andamento: já passei duas vezes em rotundas com piso muito irregular (pequenas e muitas lombas!) e felizmente nem ia muito depressa, deu para corrigir a rota e passar mais direito - fiquei com receio de ir aos papéis se me mantivesse inclinado  :Dressed_bek035:

Estou a ponderar voltar a reverter ao estado original.
Alguém sabe onde posso comprar um descanso lateral mais em conta?

Vou ali bater com a pinha na parede e já volto...  :curtocircuito:

Já agora, kudos para todos pela participação neste tema!
Sempre a aprender  :nice:
« Última modificação: Agosto 14, 2018, 15:26:52, 15:26 por replicantz »

Agosto 14, 2018, 20:25:25, 20:25
Responder #13

Africandruglord

• **

• 466
Na minha opinião o melhor que tens a fazer é metê-la como estava, acredita, os cm's extra não valem a pena.

Olha que na minha nova montada, não fico, de longe, com os pés bem assentes, mas mais facilmente optaria por não a comprar do que comprar e fazer essa operação. Se há coisa que não admito são alterações que sacrifiquem performance.

Agosto 15, 2018, 01:32:27, 01:32
Responder #14

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Já vi pelo mencionar no descanso lateral que foi bielas mais longas na suspensão traseira.
Sobre o descanso sempre podes cotar outra vez e soldar um bocado.

Qual foi o rebaixamento na frente se foi feito? Tem que ser em linha com o rebaixamento na traseira para começar.

Podes primeiro antes de voltar ao inicio de testar em diferentes afinações na frente para encontrar o ponto de equilíbrio.

Falo nisto porque fiz o mesmo numa NC700DCT, e foi testar algumas vezes para ajustar o quanto se poderia baixar sem afectar o comportamento dinâmico na condução.
Ah resolvemos dobrar o descanso em vez de lhe sacar um bocado fora.

He pa, eu devia ter encontrado este tópico há umas semanas atrás...  :wtf:

Vou repetir um post que adicionei em outro fórum

Andei com a moto na posição de origem desde que a comprei há ano e meio, mas sempre com muito cuidado quando tenho que parar ou efectuar manobras parado ou baixa velocidade.

Como queria ganhar mais confiança nessa parte, e por duas vezes quase foi ao chão (não há duas sem três!) mandei rebaixar na L&L.

Agora já fico mais confortável, chego melhor com os pés ao chão mas... mudou a ciclística da moto, para pior.
Agora em baixa velocidade o felling da direcção é mais parecido a uma chopper! É um pouco estranho manter aquele momentum em que estamos 1 ou 2 segundos parados, e depois damos marcha de novo, por exemplo.
E em curva também noto diferenças.

Pior, o que ganhei em confiança quando a manobrar ou parado perdi um pouco em andamento: já passei duas vezes em rotundas com piso muito irregular (pequenas e muitas lombas!) e felizmente nem ia muito depressa, deu para corrigir a rota e passar mais direito - fiquei com receio de ir aos papéis se me mantivesse inclinado  :Dressed_bek035:

Estou a ponderar voltar a reverter ao estado original.
Alguém sabe onde posso comprar um descanso lateral mais em conta?

Vou ali bater com a pinha na parede e já volto...  :curtocircuito:

Já agora, kudos para todos pela participação neste tema!
Sempre a aprender  :nice:
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 15, 2018, 10:56:19, 10:56
Responder #15

replicantz

• 586

Masculino
O rebaixamento na frente foi feito em linha com o rebaixamento na traseira.

Seja como for, não gosto do aspecto da moto agora e dei por mim a ter dores no pulso direito, coisa que antes nunca tive.

E sim, a diferença entre normal ou rebaixada não é assim tão notória na altura dos pés ao chão. Ajuda, mas não passamos de bicos de pés a quase assentes, nem de longe.

Encontrei uma casa de salvados que me arranja um descanso lateral por 50 paus, assim que o tiver a NC  volta ao estado original!

Sent from my Mi A1 using Tapatalk

Agosto 16, 2018, 00:41:53, 00:41
Responder #16

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
...
minhas notas rebaixadas.
...

Isto é um male que afecta a maioria dos portugueses  :D

Agosto 27, 2018, 11:29:39, 11:29
Responder #17

replicantz

• 586

Masculino
E pronto, voltou ao original!
Prefiro andar em bicos-de-pés mas ter a moto a responder como é suposto.

E nem é preciso ir para a serra: nota-se bem que o handling e a posição de condução são muito diferentes  :nice:

Fica a dica: se estão a pensar em rebaixar a moto, tentem primeiro ver soluções com alteração os bancos, como já referido atrás. Se puderem, vejam se conseguem dar umas voltas com uma semelhante já rebaixada para avaliar a diferença de comportamento.