Autor Tópico: Serão alguns cromados…não mais do que imitação barata??  (Lida 4218 vezes)

Julho 05, 2018, 20:14:17, 20:14
Lida 4218 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Serão alguns cromados…não mais do que imitação barata??

Ainda cheguei a equacionar não escrever, por enquanto, nada por aqui que versasse sobre certos temas, já que as conversas e certos "ódios" em tornos das marcas acabam por estranhamente vir ao de cima, ao ponto de se perder o interesse nos temas…

Mas ainda assim pensei…I will give it a try! :)

E faço-o para trazer um tema que me parece pertinente o bastante para aqui ser discutido …

A foto que podem ver acima, assim como as que colocarei depois mais abaixo neste tópico, já as devo ter captado há umas 3 semanas…

Aquilo que podem ver é uma muito apresentável Keeway Blackster de cor preta. Aliás, a unidade em questão…apesar do pó que tinha em cima, imagino que deveria ter apenas alguns meses, já que a Blackster 250 saiu por cá no decurso do ano passado…).

Mas se a certa distância a coisa se revela bastante interessante para este modelo de 250cc (sim…esta não é uma custom 125cc), quando nos aproximamos a coisa muda de figura.

Admito que neste caso iniciou-se logo em mim um processo crítico que me levou a captar algumas fotos, pois considerei demasiado evidente a falta de qualidade de alguns materiais que imitariam os cromados.

Seja em vários pontos do sistema de escape, seja no painel de instrumentos (vejam na zona que circunda os instrumentos), ou na tampa do depósito. Isto sem contar com alguns parafusos…se bem que isso são já "contas de outro rosário".

O acumular de pontos de ferrugem não se fazia de forma escondida e discreta, mas sim de maneira demasiado evidente para poder passar sem registar aquilo que via…

Ainda se estivéssemos a falar de uma moto com uma quantidade de anos apreciável (…e mesmo assim tenho exemplos que o contrariam e oportunamente aqui deixarei), ainda se poderia perceber.

Mas assim, o que via nesta Blackster era não mais do que uma imitação de cromados, numa seleção muito barata do material.

Verdade seja dita, já vi coisas noutras marcas (todas as japonesas e algumas europeias) também pouco "dignas", mas isto ultrapassava o que poderia esperar e que inclusivamente não me parece ter nada que ver com a exposição à maresia (se acaso a moto não fosse daqui onde me encontro, a mais de uma centena de Kms do mar).

Poderei entender as marcas na opção por…ir em busca da imitação de materiais mais "nobres", sobretudo quando o custo final é relevante em certos modelos…mas perante estas fotos, valerá mesmo a pena??

Nota: Oportunamente deixarei por cá 2 exemplos de motos com vários anos (entre 2 e 3 décadas) e onde os cromados estão impecáveis.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 05, 2018, 20:34:23, 20:34
Responder #1

pedroareias

• Visitante
Sapiens21 [edit: removi 3 palavras inúteis]:

Já constatei a corrosão em muitas motos com meses de idade. O que se apresenta pode ser cromado.

Para além do condicionamento de metal, normalmente devem ser aplicadas 3 camadas: cobreado, niquelado e cromado, cf.
http://www.castlechrome.co.uk/tripleplatedchrome.html
http://www.verneschromeplating.com/triple-chrome-plating.html
http://www.atlaschrome.com/chromeplating.html

Se for apenas crómio e o metal não tiver sido condicionado (ácido+neutralização -- a Spies Hecker até tem umas toalhitas que é só passar), ocorre o que se observa nas fotos.

« Última modificação: Julho 05, 2018, 21:50:16, 21:50 por pedroareias »

Julho 05, 2018, 21:09:12, 21:09
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Nesse caso e partindo do pressuposto de que pode ser mesmo cromado, existe então alguma falha no processo imputável à marca (...e outras em que tal sucede).

Depreendo pelo menos isso dada a explicação, já que se impressiona em fotos, acredita que ao vivo ainda mais, com o material todo "picado" de ferrugem.

Isto numa unidade que deve ter apenas alguns meses...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Julho 05, 2018, 22:13:03, 22:13
Responder #3

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Esse é sem dúvida o maior receio que tenho com a minha pois com a quantidade de cromado que aquilo tem se lhe acontecer o mesmo que a essa kee eu passo a ser o orgulhoso proprietário de uma custom "Rat Style"... :confused:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 05, 2018, 23:18:14, 23:18
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não julgo que haja como saber senão....aguardar que o tempo passe.

Mantendo-se, mesmo após algumas chuvadas, creio que não terás problemas.

De qualquer forma, no mercado dos produtos de limpeza e manutenção existe de tudo...para tudo. :)

Dalai Lama

Julho 05, 2018, 23:36:26, 23:36
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Onde leste crítica à marca?

A leitura do tópico revela uma situação infelizmente transversal a muitas outras.

Quanto a desleixo do dono, existe sempre possibilidade de manifestar-se de algum modo e de várias maneiras.
Mas qualquer que seja a moto, numa unidade com meses não é tolerável apresentar-se com esta extensão de ferrugem.

Dalai Lama

Julho 05, 2018, 23:43:36, 23:43
Responder #6

pedroareias

• Visitante

É complicado. Isto das superfícies é complicado.

Se forem a uma cromagem eles vão levar muiito dinheiro por um banho em condições.

Tirando de http://portalclassicos.com/foruns/index.php?threads/prepara%C3%A7%C3%A3o-para-cromagem.6732/, os passos são:

1 decapagem do cromo velho (se houver)
2 decapagem do níquel (se houver)
3 decapagem do cobre (se houver)
4 polimento
5 decapagem do ferro
6 lavagem
7 desengraxe químico
8 lavagem
9 desengraxe eletrolítico
10 lavagem
11 cobre alcalino
12 lavagem
13 cobre ácido
14 lavagem
15 ativação
16 lavagem
17 níquel
18 lavagem
19 ativação
20 lavagem
21 cromo
22 lavagem

Julho 05, 2018, 23:46:50, 23:46
Responder #7

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro

É complicado. Isto das superfícies é complicado.

Se forem a uma cromagem eles vão levar muiito dinheiro por um banho em condições.

Tirando de http://portalclassicos.com/foruns/index.php?threads/prepara%C3%A7%C3%A3o-para-cromagem.6732/, os passos são:

1 decapagem do cromo velho (se houver)
2 decapagem do níquel (se houver)
3 decapagem do cobre (se houver)
4 polimento
5 decapagem do ferro
6 lavagem
7 desengraxe químico
8 lavagem
9 desengraxe eletrolítico
10 lavagem
11 cobre alcalino
12 lavagem
13 cobre ácido
14 lavagem
15 ativação
16 lavagem
17 níquel
18 lavagem
19 ativação
20 lavagem
21 cromo
22 lavagem

Com essa lista Uiii. Fica já aqui declarado que me rendo ao Rat Style! :viufantasma:

« Última modificação: Julho 05, 2018, 23:51:38, 23:51 por JoãoPVCarvalho »
by JDilemas

Julho 05, 2018, 23:51:08, 23:51
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Aposto que é bem provável que numa situação dessas viesse a sair mais barato comprar um escape novo...

Dalai Lama

Julho 06, 2018, 01:02:19, 01:02
Responder #9

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Neste capítulo, não posso deixar de ser tendencioso :lolol:

A minha Primeira Custom foi uma Yamaha Dragstar 650 em 1998, a qualidade geral era boa, mas tinha muito plástico.....guarda-lamas, muitos cromados eram de facto peças plásticas e o resto, algum ferro.
Confesso que na altura embora a qualidade geral fosse muito boa, o que se veio a comprovar com o passar dos anos, deixava muita distância para as Harleys, algo que pude comprovar lado-a-lado na garagem, pois tive-a em simultâneo durante algum tempo com a minha primeira Hd Springer de 2000.

Quanto às chinesas, nem vale a pena comentar, deixo aqui uma foto da minha Actual Springer de 2002, com uma média de 2 limpezas anuais aos cromados com polish, para bom entendedor, meia palavra basta....

Os cromados feitos na terra do Tio Sam...são qq coisa
 :yeah:

Julho 06, 2018, 08:31:37, 08:31
Responder #10

mneves

• 3092

Masculino
Só uma questão
A aplicação do cromio não tinha sido proibida?
Daí os cromados hoje em dia não valerem nada....
membro numero 16

Julho 06, 2018, 09:27:52, 09:27
Responder #11

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Companheiros Eu trabalho em manutenção industrial onde damos amplo uso a metais resistentes à corrosão seja ela provocada pela exposição aos elementos naturais ou a outras substâncias químicas naturalmente agressivas para os metais e o que tenho constatado ao longo da última década é que a durabilidade dos materiais se tem vindo a degradar a um ritmo impressionante, e não me refiro apenas ao inox que é um parente próximo dos cromados, as ligas de bronze ou de cobre sofrem do mesmo problema e a justificação que os fabricantes nos dão é que a perda de qualidade se deve à utilização obrigatória de elevadas percentagens de matéria reciclada e para compor a situação temos as entidades reguladoras que certificam estes materiais.
Voltando ao tópico das motas e em particular às de origem Chinesa, não podemos esquecer que atualmente temos duas abordagens diferentes ao mercado por parte destes fabricantes, se por um lado continua a prosperar o negócio das generalistas que têm por objetivo colocar no mercado produtos descartáveis para chegar às massas, por outro (e não vou mencionar marcas) temos alguns que tentam agora alcançar mercados mais seletivos e para manterem os preços acessíveis comprometem   inevitavelmente a qualidade...
Estranho e de alguma forma frustrante seria para o comprador de uma mota de marca consagrada encontrar no mercado algo equivalente por menos 3 ou 4k€, de modo que é com estranheza que vejo certas comparações de motas de 10k€ com outras de 3000€!.
Ao longo da minha vida já tive várias motas de diferentes estilos e cilindradas, desde Niponicas a Alemãs em todas encontrei pequenos problemas mas nunca fiquei na estrada nem tive qualquer queixa a nível mecânico e acreditem que tive motas mal afamadas nesse capítulo, o que me leva a crer que o fator mais importante não é a mota mas sim o seu utilizador e a atenção que presta à sua máquina.
by JDilemas

Julho 06, 2018, 11:10:15, 11:10
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Caro companheiro dmanteigas, parece-me que estás a fazer "um filme". :)

Quando eu acho que que devo apontar a uma marca em concreto, o que quer que seja...faço-o e não estou com contemplações! Quando entendo que devo apontar alguma coisa a uma marca, aponto!

Neste caso em concreto referi-me a um modelo que vi na rua no estado em que as fotos documentam, questionando afinal o que farão as marcas para poupar nas imitações. Desconheço totalmente o que se passa na restante gama Keeway...porque não a conheço.

E para algo com meses, aquela Blackster 250 estava num estado deplorável...

E se acaso leste com atenção o início do tópico, referi isto que aqui recordo:

"Verdade seja dita, já vi coisas noutras marcas (todas as japonesas e algumas europeias) também pouco "dignas"(....)"

Quando entendo que devo apontar o dedo, faço-o e justifico o porquê. Ninguém me vê a fazê-lo por ódios a marcas nem por razões absurdas como por cá tenho lido.
A verdade não a encapoto...digo-a! E assim continuarei sempre que entendo que devo fazê-lo! :)

Dalai Lama

Julho 06, 2018, 11:38:24, 11:38
Responder #13

pedroareias

• Visitante
Eu aqui estou alinhado com o JoãoPVCarvalho. Obviamente que o crómio no inox é um elemento de liga para o aço e na cromagem é parte de um revestimento de 3 camadas. A minha mulher trabalha em metalurgia há muitos anos e eu estou por outra via dentro do tema.

O crómio hexavalente foi limitado, e não proibido. E há alternativas que não são muito piores.

A grande verdade é que vivemos uma época de ouro nos materiais e revestimentos. Mas não são os materiais de uso comum.
Para produtos caros, há o que nunca houve em termos de propriedades. Para os produtos low-cost cada vez é pior.

JoãoPVCarvalho: se quiseres um inox topo-de-gama, há disponível (martensítico por exemplo) e é superior em propriedades mecânicas e de corrosão a tudo o que existia até recentemente. Mas os preços são incomportáveis.

Companheiros Eu trabalho em manutenção industrial onde damos amplo uso a metais resistentes à corrosão seja ela provocada pela exposição aos elementos naturais ou a outras substâncias químicas naturalmente agressivas para os metais e o que tenho constatado ao longo da última década é que a durabilidade dos materiais se tem vindo a degradar a um ritmo impressionante, e não me refiro apenas ao inox que é um parente próximo dos cromados, as ligas de bronze ou de cobre sofrem do mesmo problema e a justificação que os fabricantes nos dão é que a perda de qualidade se deve à utilização obrigatória de elevadas percentagens de matéria reciclada e para compor a situação temos as entidades reguladoras que certificam estes materiais.
Voltando ao tópico das motas e em particular às de origem Chinesa, não podemos esquecer que atualmente temos duas abordagens diferentes ao mercado por parte destes fabricantes, se por um lado continua a prosperar o negócio das generalistas que têm por objetivo colocar no mercado produtos descartáveis para chegar às massas, por outro (e não vou mencionar marcas) temos alguns que tentam agora alcançar mercados mais seletivos e para manterem os preços acessíveis comprometem   inevitavelmente a qualidade...
Estranho e de alguma forma frustrante seria para o comprador de uma mota de marca consagrada encontrar no mercado algo equivalente por menos 3 ou 4k€, de modo que é com estranheza que vejo certas comparações de motas de 10k€ com outras de 3000€!.
Ao longo da minha vida já tive várias motas de diferentes estilos e cilindradas, desde Niponicas a Alemãs em todas encontrei pequenos problemas mas nunca fiquei na estrada nem tive qualquer queixa a nível mecânico e acreditem que tive motas mal afamadas nesse capítulo, o que me leva a crer que o fator mais importante não é a mota mas sim o seu utilizador e a atenção que presta à sua máquina.

Julho 06, 2018, 13:26:54, 13:26
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Sapiens, não estou a fazer filme nenhum. Estamos apenas a discutir saudavelmente. (....)

Isso é o que mais interessa.  :nice:
Isto do virtual, ao contrário do que tenho visto ocasionalmente, não tem de nos levar para outro campo senão a da discussão saudável dos temas.  :)

Mas o que tu escreveste foi:

Poderei entender as marcas na opção por…ir em busca da imitação de materiais mais "nobres", sobretudo quando o custo final é relevante em certos modelos…mas perante estas fotos, valerá mesmo a pena??

Ou seja, isto é uma critica direta à marca, assumindo de antemão que o problema está nos materiais. (....)

Isto é que não entendo, pois parece-me uma interpretação à revelia do que foi escrito... :)

Não tenho o mais pequeno problema em apontar uma marca quando o devo fazer e não tenho o mínimo interesse na Keeway ou noutras. Por acaso daqui a pouco vou "malhar" na KTM... Já se vai perceber porquê!  :zangadoregras:

Mas neste caso do tópico eu indicava exactamente o que escrevi e que tive o cuidado de agora colocar a negrito e sublinhado para melhor se perceber.
Quando mencionas que critiquei directamente a marca, quando na verdade eu até vou mais longe do que isso, apontado a crítica a todas as que fazem uso de materiais capazes de chegar rapidamente a este ponto, não posso deixar de o estranhar... :)

(....)E tudo o que aí aparece, não é nada que uma limpeza não remova facilmente (portanto sim, é mesmo "desleixo" do dono em andar com a mota nesse estado lastimável)

(....)
Para produtos caros, há o que nunca houve em termos de propriedades. Para os produtos low-cost cada vez é pior.
(....)

Decidi, antes de apagar a foto do cartão de memória, centrar a mesma num dos pontos que mais me chamou à atenção...

Depois de a analisarem (recordando tratar-se de uma moto que não deve ter mais de alguns meses), pergunto...

- Será que uma limpeza trará mesmo resultados??
- Este será, entre outros do género, caso isolado imputável ao proprietário ou na verdade será mesmo produto low-cost aplicado??

Vejam p.f...

Dalai Lama

Julho 06, 2018, 13:42:13, 13:42
Responder #15

jmartins13

• 954
Independentemente da qualidade da cromagem, há quase duas décadas que uso sempre o mesmo esquema, besuntar polish abundantemente, deixar actuar e polir com um pano ou boneca de algodão.
Se há mais humidade no ar, com a chegada do inverno ou simplesmente porque a garagem é muito húmida, spray de silicone abundantemente para proteger. Isto é essencial à conservação dos mesmos!!
Notando eventuais pequenos pontos de ferrugem a surgir, esfregar suavemente com óleo alimentar e papel de alumínio ou palha de aço da mais fina ( neste caso tem de estar muito bem embebida em óleo e tem de se esfregar muito levemente, pressão quase nula)

Pelo menos é o que tenho feito. Pela foto, como podem ver, resulta! :cool:

Julho 06, 2018, 23:51:42, 23:51
Responder #16

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Disse no início (em "nota de rodapé") que viria mais tarde aqui deixar dois exemplos de motos com uns bons aninhos em cima e imaculadas no que toca aos cromados…

Pois aí estão estes 2 belos exemplares que fotografei em alturas e locais diferentes. ;)

Dalai Lama

Julho 07, 2018, 00:45:34, 00:45
Responder #17

jmartins13

• 954
Décadas e países e preços e posicionamentos de mercado separam osvteus dois exemplos Sapiens. E além disso atenção, ao exemplo da Xvs650 que tive, muitos desses cromados, são peças plásticas, e essas não enferrujam. :cool:

Julho 07, 2018, 01:30:26, 01:30
Responder #18

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
 :)

Sei disso...perfeitamente.

Demonstrava apenas, com estes dois exemplos, que o facto de os anos passarem não significa uma deterioração na forma como se apresentam os cromados.

Os "tempos modernos" têm trazido (sem surpresa) materiais de custo mais reduzido e capazes de propor bons preços de venda final em muitas marcas.

Mas algumas concessões - umas mais do que outras - podem manifestar-se visualmente e mais cedo do que o desejável.

Já agora e na sequência daquilo que indicas quanto à XVS, eu duvido que estas tivessem plásticos a imitar cromados.

Nem uma nem outra... :)

Como curiosidade...sabes de que marca é a moto cinzenta?? ;)

Dalai Lama

Julho 07, 2018, 11:08:19, 11:08
Responder #19

jmartins13

• 954
A Xvs garanto-te tinha muitas peças cromadas, que na realidade eram plástico. Aliás, eram a maioria.
A moto cinza, pelo bloco, parece-me kawasaki, provavelmente uma Vulcan.

Julho 07, 2018, 12:21:34, 12:21
Responder #20

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
É mesmo... :cool:

Os anos passam...aquele efeito espelhado e como novo nos cromados, permanece!

Dalai Lama

Julho 07, 2018, 15:44:17, 15:44
Responder #21

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Mas se querem produtos baratos estão à espera que seja a custa de quê... só à custa de trabalho escravo não chega!!! Tem que vir dos materiais utilizados tambem.

E depois os mercado mudou. Os produtos que eram feitos para durar gerações são agora feitos para durar o periodo da garantia.

4 ou 5 anos ou 100.000 km e já está. Depois é para reciclar e comprar outro.

Senão como sobrevive a indústria... impossível.

Se está na garantia reclamem tambem pagaram mais por isso agora em relação a 20 anos atrás e siga.

Moda pegou e motas "low cost" das grandes marcas é o que sai para o mercado todos os dias...

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!