Autor Tópico: Moto regularmente ao sol...Que cuidados podemos ter?  (Lida 5268 vezes)

Julho 19, 2018, 19:57:51, 19:57
Lida 5268 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Moto regularmente ao sol...
Que cuidados podemos ter?

Bem...

Resido no Alentejo, tenho a minha actividade profissional no Alentejo e por aqui as temperaturas são muito pouco meigas para os veículos, sejam de 2 ou 4 rodas.

Actualmente com os pequenos em actividades de tempos livres e conseguindo um pouquinho mais disponibilidade para levar a moto para o trabalho, dou comigo com o dilema de arranjar uma sombra.

E isto no meu caso acreditem que se revela extremamente complicado, até porque - como sabemos - se em determinado local fica à sombra...passada 1h30 podemos ter a moto completamente ao sol e a levar com temperaturas elevadas.

No caso dos automóveis sei que existem algumas técnicas que se anunciam como muito boas para proteger a pintura - especialmente usadas no Brasil (cristalização e vitrificacão) - mas confesso-me algo céptico da sua eficácia nas arestas difíceis de muitos motociclos.
No caso da vitrificacão consiste na aplicação de um produto (Ultra Glass Coating Neo), que vitrifica a pintura do veículo onde é aplicado. Cria-se assim uma película protectora que se assemelha a uma película rígida de vidro e que anunciam como capaz de proteger a a pintura contra as variações do tempo, a sujidade e os raios UV.

Mas isto é algo de aplicação por profissionais, ou por parte de quem minimamente sabe o que faz...e não deve ser barato e capaz de justificar o gasto.

Porém, nem é só a pintura que me preocupa (e por certo a ti também...), mas sim uma exposição diária, com várias horas/dia a levar com temperaturas escaldantes e que levam a uma fácil descoloração dos plásticos, a um aquecimento extremo do tecido do assento e a todas as borrachas que estão mais expostas.

No meu caso não é fácil arranjar local para parar a moto muito perto do trabalho e como faço questão de saber que a tenho por perto, acabo por a manter horas a fio no mesmo local... pelo que movê-la para outro lado e assim perseguir a sombra com o movimento do sol, também não é no meu caso uma hipótese muito facil :)

Feita a exposição do meu caso e imaginando que ocasionalmente também te acontece deixar a moto ao sol, deixo o tópico à disposição para se partilhar o que fazem para manter a moto mais resguardada do sol, se lhe aplicam algum tipo de cera protectora (se sim... qual), se fazem uso de alguma capa (nem que seja somente para o banco)...no fundo, que cuidados são levados a cabo para evitar os malefícios de uma longa exposição ao sol e às temperaturas elevadas que se fazem sentir.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 19, 2018, 20:13:58, 20:13
Responder #1

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Nas motos a pintura até nem é aquela que sofre mais com os raios UV e temperaturas altas.

As primeiras peças e acessorios a se sentir são:
-manetes chinocas de aluminio, que até tinham a cor da moto e que entretanto ficaram amareladas e sem cor...
-"vidros" e viseiras (de base plastico) que começam a escurecer, ficarem ressequidos, com aspecto riscado e que com um pouco mais de pressao perdem as caracteristicas do material e partem-se facilmente...
-borrachas e tubos na parte mecanica
-suportes para topcase e malas lateriais de base plastica que ficam ressequidos e podem partir com um pouco mais de velocidade...

Eu deixo sugestao de quem tenha sempre uma topcase/mala lateral que leve um pano/lona (fixando com molas, atilhos de facil aperto/desaperto, cordas...) que seja capaz de cobrir apenas a parte de cima da moto na zona dos manometros e cobrindo mesmo o banco..., matendo à vista a parte mecanica, tanto que ainda pode estar quente do uso...

Existem lonas perfuradas de base pvc (permitindo circulação de ar com redução de quase 15ºC face à temperatura do ar) que podem ser cortadas ao tamanho, deixando as respectivas argolas cravadas que podem servir de zonas de aperto...

Para o aperto:

Uma das argolas pode estar fixa ao cadeado de disco, para que ninguem se tente a roubar esta coisa pratica...

É certo que não é solução para quem seja preguiçoso e sempre com a mania da pressa para ir para o trabalho e nao ter tempo para pequenas coisas...

Outra solução é só andar de moto à noite!  :lolol:

Já a sugestão de onde colocar a lona, sem ser em malas laterais ou top case... pode ser como no filme Easy Rider... o proprio elastico segura a lona atras do banco...

« Última modificação: Julho 19, 2018, 20:25:19, 20:25 por 2low »

Julho 19, 2018, 20:24:44, 20:24
Responder #2

pedroareias

• Visitante
Parei aqui: "...que vitrifica a pintura do veículo onde é aplicado..."

Sapiens21: como teu amigo aconselho-te a não caires que nem um patinho.

Quase tudo no "detailing" é banha da cobra. Por motivos familiares que não posso divulgar, sei que mesmo os glazes e sealers caros não funcionam a longo prazo.

Disse "quase tudo" porque descontaminação, polimento, etc, obviamente funcionam.

O resto, vais ao "Elefante Azul" e vai saindo.

Se não quiseres acreditar, tudo bem, mas essa é a verdade. Pergunta no Caixinha ou até na MotoDiana se isso resulta. Eles tinham lá um detailer.

Para venderes a moto, serve perfeitamente durante o período da venda.

Lembras-te da tua experiência com o wd40? É parecido.

Vitrificação:é vidro em pó a temperaturas muito elevadas para fundir. Se fosse possível a baixa temperatura, eles não iam gastar dinheiro, não te parece?

(
)
(
).
« Última modificação: Julho 19, 2018, 20:26:20, 20:26 por pedroareias »

Julho 19, 2018, 20:35:16, 20:35
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Por acaso tenho a mesma ideia de "banha da cobra", mas mencionei no tópico por haver esse tipo de coisas no mercado, ainda que bem mais no ramo automóvel.

Cheguei a ler uma duração de 3 anos de eficácia, o que me fez ainda duvidar mais de tamaha eficácia num prazo tão longo.

Após aplicação e nos tempos mais próximos, a vitrificação deve resultar, mas mais que isso...bem...partilho da opinião que será puro marketing.

Já agora, o que recomendas nos plásticos meu caro?

Se for cera de abelha, é algo que já usei. Se for o bastante...óptimo.
Se acaso existe algo diferente, estou receptivo. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Julho 19, 2018, 20:36:31, 20:36
Responder #4

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Assim nunca mais "gastas" a mota e arranjas outra... :)

Nenhuma solução é garantida e nem é para toda a vida por mais que se invente e se possa comprar, contra a natureza pouca coisas resiste.

Mas um aficionado de motas ir trocando também tem a sua piada! E é bom para a economia ... talvez não... se for uma AJP...

Já sei o que vão dizer mas no final de contas é um produto de consumo! Ou não!?

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 19, 2018, 20:43:56, 20:43
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não faço intenção de a vender. :) Não é por uma questão económica, mas simplesmente porque...afeiçoei-me a ela e a raridade do modelo também me refreia qualquer vontade de a despachar.

Quero mantê-la por muito tempo e nas melhores condições possíveis....no seu estado original. Nunca me veria a fazer o que vi na moto do Spitfire, p.ex...

Não me censurem, mas é assim que penso tendo este modelo.  :-\

Por esse razão parece--me que o tema aqui trazido é muito relevante e pode sê-lo igualmente para outros...  :nice:

« Última modificação: Julho 19, 2018, 20:45:10, 20:45 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Julho 19, 2018, 21:15:29, 21:15
Responder #6

2low

• 5457
sapiens, vai ver a minha sugestão ali atrás...

Julho 19, 2018, 22:10:32, 22:10
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
 :nice:

2low, a ideia de uma lona ficando por cima da moto parece ser algo a ter em consideração.

O tipo de material, se acaso é aquele que penso, é que será um pouco mais rígido do que o desejado.

Porém existe uma questão: o transporte da dita lona perfurada. :)
Apesar de ter top-case, não utilizo porque não gosto mesmo. Manias, o que queres.. :nice:

Tenho de ver o material em questão, mas existe sempre o back-up plan, que é deixar a moto bem mais longe e com a certeza que fica mais resguardada do sol que a deixa a ferver quando chego ao pé dela para abalar.
Vai-me custar, mas custa-me ainda mais deixá-la horas a fio ao sol. :(

Mas obrigado pela dica Nuno. Verei como é a lona perfurada.  :nice:

Dalai Lama

Julho 19, 2018, 22:14:11, 22:14
Responder #8

dfelix

• 5004
Nada como procurar uma sombra...
Deixa de sofrer com o sol directo. Mas passa a sofrer com as resinas que pingam e as cagadelas da passarada.

:)

Julho 19, 2018, 23:17:05, 23:17
Responder #9

2low

• 5457
:nice:

2low, a ideia de uma lona ficando por cima da moto parece ser algo a ter em consideração.

O tipo de material, se acaso é aquele que penso, é que será um pouco mais rígido do que o desejado.

Porém existe uma questão: o transporte da dita lona perfurada. :)
Apesar de ter top-case, não utilizo porque não gosto mesmo. Manias, o que queres.. :nice:

Tenho de ver o material em questão, mas existe sempre o back-up plan, que é deixar a moto bem mais longe e com a certeza que fica mais resguardada do sol que a deixa a ferver quando chego ao pé dela para abalar.
Vai-me custar, mas custa-me ainda mais deixá-la horas a fio ao sol. :(

Mas obrigado pela dica Nuno. Verei como é a lona perfurada.  :nice:

A ideia é cobrir a parte de cima da moto, mantendo a parte mecanica a arrefecer... e a chapa de matricula à vista por estar na via publica...

[a azul a localizaçao dos elascticos...]

Desculpa os gatafunhos... é só um boneco conceptual... ahahahahah

nota: a lona perfurada é por vezes utilizada para publicidade em fachadas de predios mas talvez encontres à venda a metro em alguma casa de toldos ou coberturas de piscina.

« Última modificação: Julho 19, 2018, 23:27:23, 23:27 por 2low »

Julho 19, 2018, 23:24:08, 23:24
Responder #10

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Percebo a ideia e obrigado pela facilidade na visualização de como ficaria. :nice:

Vendo assim, mesmo sem a cobertura, até me parece que resultaria. Mas terei de ver o material e a sua flexibilidade.  :nice:

A Tucano Urbano bem que podia lançar-se em algo assim do género.. ;)

Dalai Lama

Julho 19, 2018, 23:30:40, 23:30
Responder #11

2low

• 5457
Percebo a ideia e obrigado pela facilidade na visualização de como ficaria. :nice:

Vendo assim, mesmo sem a cobertura, até me parece que resultaria. Mas terei de ver o material e a sua flexibilidade.  :nice:

A Tucano Urbano bem que podia lançar-se em algo assim do género.. ;)

Cortas o material à dimensão da moto, e o rebordo tem de ser costurado para conseguires cravar as "argolas metálicas" sem se desfiar…
Há de varias espessuras e cores mas em Évora provavelmente encontres apenas em duas cores e apenas numa espessura.

Este material é resistente e tem flexibilidade em que consegues dobrar tipo lençol de cama, apesar de ficar vincado, mas com os elásticos aquilo depois fica no sitio.

Usei este material para uma cobertura ligeira para resolver os problemas do sol sobre o carro dos meus pais - resolveu em tudo.
Podes costurar na parte que fica em contacto com a moto um tecido qualquer perfurado mas que não risque a pintura da moto mas experimenta procurar primeiro o material que falo, pede uma amostra e depois vê comportamento dele na mao e como ele fica a mexer-se sobre a moto, se risca a pintura...

podes pedir amostra gratuita neste site e consegues ver que alem dos elásticos que falei, e dos vulgares atilhos que apertas uma vez e depois tens de cortar há ainda os elásticos com bola que talvez sejam mais eficientes e menos problemáticos para a moto… https://www.digicolour.pt/v2/index.php?route=product/product&product_id=62
[esquece os preços deste site, isto é para publicidade… nos fornecedores de toldos compras isso ao metro…]
« Última modificação: Julho 19, 2018, 23:54:15, 23:54 por 2low »

Julho 20, 2018, 02:17:30, 02:17
Responder #12

carly

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 34
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
« Última modificação: Julho 20, 2018, 10:03:15, 10:03 por carly »
Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Julho 20, 2018, 07:43:25, 07:43
Responder #13

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Carly, obrigado....

Aquilo que indicas parece-me ser a solução (dentro daquilo que também foi já acima avançado no desenho do 2low, ou seja, cobertura parcial).

O material não sei se é muito fino ou não, mas depois de ver atentamente as imagens, creio que em tempos já vi isso em pelo menos uma moto.

Numa próxima oportunidade (e que agora com o rápido aproximar das férias me vai complicar as voltas), irei passar por 2 concessionários daqui e vou mostrar exatamente essa imagem.  :nice:

Algo me diz que terão nos acessórios essa capa protectora UV e que pretendo ter nas mãos para saber de que forma prende para ninguém a levar , já que o local é de passagem por centenas de pessoas/dia.

Muito obrigado.

Dalai Lama

Julho 20, 2018, 19:02:43, 19:02
Responder #14

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Boas!

A unica forma de evitar o envelhecimento por exposicao a luz solar e aos nocivos UV é evitar ao maximo essa exposicao.

As primeiras partes a se sentir o evelhecimento será sempre as partes em plastico transparente (vulgo policarbonato), e este vai ser fazer sentir na zona exposta aos elementos e contaminantes, sendo que é normalmente facilmente eliminada com a eliminacao dessa camada de superficie.

Outro tipo de policarbonato de menor qualidade acaba por ficar amarelado com a exposição aos UVs e aí infelizmente só substituindo.

Quanto ao facto de os produtos de detail serem banha da cobra, na minha opiniao e pelo uso que faco dos mesmos... nao concordo.

Se disserem que nao fazem milagres, aí estamos de acordo. Se disserem que depois de terem um plastico que era originialmente preto e que esta esbranquicado... acredito que praticamente nenhum produto o volte a por preto (bem... talvez, o Solution Finish o faça mas também sei que a maioria de vos nao o iria utilizar por desconhecimento e por ser caro/dificil de conseguir em PT)

Ate porque no detalhe, existem varias gamas de produtos, de precos variados e algumas servem para embelezar ou diminuir o efeito que se ja se sente na pintura e plasticos...

E outros para proteger os eventuais danos....

Obviamente, os BONS produtos nao sao baratos, nem faceis de aplicar e depois do mal estar feito... ja nao resolvem nada!

Uma boa protecao de quartzo como por exemplo as da Gyeon sao otimas para proteger a pintura, tanto dos agentes contaminantes e dos UVs, como das proprias agressoes mecanicas  (limpezas com vassouras, maquina de rolos, etc). Quem diz Gyeon diz tambem por exemplo uma Nasiol...

Mas a aplicacao destes produtos nao é facil, nem barata... nem os proprios produtos sao baratos  :nice:

Muitas gente tambem para proteger a pintura tem decido aplicar pelicula PPF... é um investimento pesado, mas que a longo prazo tras retorno... para nao falar que para alem da protecao mecanica (abrasao, toques, etc) e protecao dos UVs, este tipo de pelicula é hidrofobia e tem capacidade de autoreparacao... ou seja no caso de alguém riscar o carro, basta passar com uma pistola de calor que a pelicula fica como nova

Obviamente, estes processos mais complexos nao sao baratos... e as tantas mediante o preco do veiculo que pretendemos proteger  ou mediante o tempo que o vamos possuir nao faz sentido.

Outra coisa a ponderar, será obviamente... o preco que custa a protecao versos o preco que custará repor plasticos e repintar o veiculo quando este comecar a ficar com aspecto envelhecido... acredito que em alguns casos, o custo da protecao serao tao ou mais elevado  :nice: :nice: :nice: :nice:

Tambem reconheco que os produtos utilizados pela maioria dos fabricantes na pintura e vernizes, e provavelmente plásticos também nao seja o "otimo" mas sim uma qualidade que seja um ponto de equilibrio entre qualidade e custo de aplicacao. (neste campo o Pedro Areias poderá dar a sua opiniao de conhecedor de materiais e métodos)

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 20, 2018, 20:03:53, 20:03
Responder #15

pedroareias

• Visitante
As peliculas sim, mas mais vale mandares aplicar verniz espesso anti-UV.

Os "coatings" de detalhe são um bocadinho para encher os riscos, mas há outros aspectos que me fazem duvidar.

Estes "coatings" têm 1 componente. Nenhum produto de 1 componente funciona. Perguntem aos grandes 'pintores', como o Lonny Speer, o nacional "Pura Fúria", o Australiano Gunman, o Jon Kosmoski, etc se há algum produto de 1 componente que funcione (todos respondem a emails e mensagens no Youtube e Facebook).

Simplisticamente:

a) É 1 componente e está dentro de um recipiente. Se é tão bom porque é que não solidificou dentro do recipiente? (o argumento da "falta de ar" também não funciona, só há ar à superfície).

b) Porque é que vai aderir à superfície a tratar quando nem sequer aderiu às paredes do recipiente onde está?

Depois há contra-exemplos como a Super-Cola 3 (1 componente) que é cianoacrilato, cura em contacto com a humidade do ar. Humidade variável e é um adesivo com os problemas que se conhecem.

Já alguma vez compararam epoxy de 2 componentes (ARALDITE) com uma cola de contacto de 1 componente?

Qual delas funciona?...
« Última modificação: Julho 20, 2018, 20:09:58, 20:09 por pedroareias »

Julho 20, 2018, 20:36:05, 20:36
Responder #16

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Muito obrigado a todos pelos inputs deixados neste tópico.

Tenho lido coisas de grande valor por aqui, inclusivamente em resultado de experiência pessoal com determinados produtos.  :nice
Este tópico cimentou ainda mais a minha certeza de que, por um lado a exposição prolongada a raios UV é mesmo algo de evitar (foram indicadas soluções) e, por outro lado, se acaso se pretende partir para o uso de produtos específicos, nem tudo funciona com resultados compensadores...e a própria aplicação tem que se lhe diga.

Gostei do debate.

Obrigado 2low, pedroareias, cross, dfelix, carly, tmaxer.  :convivio: :convivio:

Dalai Lama

Julho 20, 2018, 21:36:28, 21:36
Responder #17

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
As peliculas sim, mas mais vale mandares aplicar verniz espesso anti-UV.

Os "coatings" de detalhe são um bocadinho para encher os riscos, mas há outros aspectos que me fazem duvidar.

Estes "coatings" têm 1 componente. Nenhum produto de 1 componente funciona. Perguntem aos grandes 'pintores', como o Lonny Speer, o nacional "Pura Fúria", o Australiano Gunman, o Jon Kosmoski, etc se há algum produto de 1 componente que funcione (todos respondem a emails e mensagens no Youtube e Facebook).

Simplisticamente:

a) É 1 componente e está dentro de um recipiente. Se é tão bom porque é que não solidificou dentro do recipiente? (o argumento da "falta de ar" também não funciona, só há ar à superfície).

b) Porque é que vai aderir à superfície a tratar quando nem sequer aderiu às paredes do recipiente onde está?

Depois há contra-exemplos como a Super-Cola 3 (1 componente) que é cianoacrilato, cura em contacto com a humidade do ar. Humidade variável e é um adesivo com os problemas que se conhecem.

Já alguma vez compararam epoxy de 2 componentes (ARALDITE) com uma cola de contacto de 1 componente?

Qual delas funciona?...

Pedro, quando aplicas um coating nao podes ter a superficie riscada.

Se queres disfarcar os riscos, um filler ou um selante acrilico tipo o Grojet fazem milagres pois vao-te deixar a pintura com muito brilho e vao dar acentuar as formas das superficies do carro/moto.

Mesmo com um produto de aplicacao facil para deixar apenas uma pequena capa protectora como por exemplo um Gyeon Wet Coat que é o que eu costumo meter nas lavagens mais corriqueiras, fica lá qualquer coisa.

Alias, se quiseres posso demonstrar-to: basta aplicar o produto ao sol e nao lhe passar logo com a mangueira que vais ver que ele vai la ficar com um aspecto muito grosseiro... e para o tirar naquele momento, so com uma orbital com uma esponja de corte.

Ok, vais-me dizer que fica lá apenas 1 mes ou 2... e aí tens toda a razao, mas a verdade é que esta la durante esse tempo.

As capas de quartzo ou ceramicas, duram um pouco mais de tempo. Ja fiz algumas experiencias com o Mohs e consigo perceber que a pintura ainda tem lá qualquer coisa... provavelmente vai durar 1 ano ou 2 e depois vais precisar de nova aplicacao e cura.... mas ok, está certo, penso que provavelmente será precisamente dessa forma que o produto foi pensado e essas serao as suas limitacoes.

Percebo onde queres chegar, os vernizes de alta qualidade terao um desempenho muito mais duradouro do que um coating de quartzo. Mas para a maioria de nos nao será viavel meter uma nova pintura ou envernizar o carro, e entre o "nao ter nada" e ter alguma coisa que proteja, mesmo que essa protecao exiga ser renovada de tempos a tempos, a segunda hipotese agrada-me mais  ;) :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 20, 2018, 21:51:27, 21:51
Responder #18

dfelix

• 5004
As primeiras partes a se sentir o evelhecimento será sempre as partes em plastico transparente (vulgo policarbonato), e este vai ser fazer sentir na zona exposta aos elementos e contaminantes, sendo que é normalmente facilmente eliminada com a eliminacao dessa camada de superficie.

Embora até vá alternando, as minhas motos foram sempre utilizadas como veículo do dia-a-dia e consequentemente expostas aos elementos seja verão ou inverno.
Nunca fui picuinhas nesse aspecto. E portanto qualquer uma delas não esconde o seu uso regular.
E onde noto maior envelhecimento nem é nos plásticos transparentes.
Em todas elas sem excepção, o mais afectado são os plásticos não pintados. Habitualmente tampas ou peças intercalares que quando novas têm aquele ar de plástico preto rugoso... e com a idade começa a descolorar e ficar cinzento.

E é aborrecido, pois caso pretenda recondicionar... dificilmente voltam a ficar como eram.
Pois pintar uma peça de plástico crú mesmo com a cor que tinha em novo, não fica grande coisa.
 :(

Julho 20, 2018, 21:51:28, 21:51
Responder #19

pedroareias

• Visitante
Fica mais barato envernizar, quase de certeza...

Um verniz de altos-sólidos relativamente barato sem necessidade de polimento (daqui a 20 anos ainda cá está):

Sem polimento, 2 camadas:
« Última modificação: Julho 20, 2018, 21:52:40, 21:52 por pedroareias »

Julho 21, 2018, 19:20:13, 19:20
Responder #20

HBeiras

• Visitante
Nada melhor que não deixar a mota ao sol.

Julho 21, 2018, 19:44:15, 19:44
Responder #21

pedroareias

• Visitante
Sim, mas há soluções para tudo.

E soluções definitivas, mesmo para os plásticos crús. Aplicar um revestimento Raptor, por exemplo.

Eu usei um produto semelhante (na altura ainda não conhecia o Raptor) nos plásticos crús e não há problema nenhum com o sol.

É flexível, resistente e não desbota.

Se quiserem ponho umas fotos.

Nada melhor que não deixar a mota ao sol.

Julho 22, 2018, 16:35:49, 16:35
Responder #22

pedroareias

• Visitante
Solução 2 para "resolver" o problema do desbotamento dos plásticos crús.

Tinta texturada de 2 componentes sobre plástico crú: