Autor Tópico: Carregadores de Baterias  (Lida 5746 vezes)

Agosto 18, 2018, 13:17:48, 13:17
Lida 5746 vezes

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Nunca tive nem precisei de nenhum, visto que nunca fico muito tempo sem andar de mota. Mas recentemente, com a aquisição da segunda mota, tendo a bateria da 1º já 3 anos, noto alguma falta de energia quando a tento ligar, isto apenas com 1 semana de paragem.

O que recomendam?

Agosto 18, 2018, 13:32:51, 13:32
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vê aqui: http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=942.msg10304#top

Tenho o 5 e até a vizinhos já emprestei. Aliás, só uma vez a utilizei no passado num carro meu. Não houve uma única bateria que não "salvasse" desde que a comprei e foi colocada a uso.

Tens também por cá relatos no fórum de quem tenha comprado as do LIDL e ALDI e cumprem perfeitamente....quando solicitadas.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 18, 2018, 14:12:31, 14:12
Responder #2

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Compra um que tenha a capacidade de gerir e manter a carga da bateria, tipo um OPTIMATE ou um CTEK  :nice:

Uma alternativa mais barata o do Lidl... mas nao é a mesma coisa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 18, 2018, 14:21:46, 14:21
Responder #3

Africandruglord

• **

• 466
Essa Optimate 7 custa quase 200€ ?  :???:

Agosto 18, 2018, 15:10:27, 15:10
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não sei onde pesquisaste African, mas até em Portugal se encontra mais barato o Optimate 7 (com desconto, claro). :)

Aqui por €139....lembrando-nos que este será do melhor que existe em termos de carregadores.  :nice:

https://www.eurobikes.pt/carregador-de-bateria-optimate-7-12v-24v-1442

Mas um 3,4 ou 5 (como o que tenho), é + que suficiente. ;)

O atrás sugerido CTEK também é muito recomendável...
« Última modificação: Agosto 18, 2018, 15:15:53, 15:15 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 18, 2018, 15:26:11, 15:26
Responder #5

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Onde tenho comprado mais barato na zona é no Motomercado que fica ali na estrada que vai para Sesimbra, ainda em Fernão Ferro:
http://motomercado.pt/shopping/index.asp?familia=1804&submen=1804&subfamilia=1804&offset=50

Mas não sei se actualmente serão os mais baratos e se tenham o modelo 7 em questão.

No site da marca, indica que para motos só vai até ao modelo optimate6:
https://optimate1.com/product-category/battery-charger-en/moto/?v=35357b9c8fe4

Na box46 tem alguns para venda:
http://www.box46.pt/loja/pt/search?controller=search&orderby=position&orderway=desc&search_query=optimate&submit_search=

No meu caso...tenho um optimate 4 dual program e tinha uma ficha ligada na bateria.
Agora na Triumph, a moto tem tomada 12v para ligar acessorios, posso comprar apenas a ficha 12v tipo BMW e ligar nessa ficha da moto ou terei de fazer como na kawasaki e instalar de novo a tomada desde a bateria?

« Última modificação: Agosto 18, 2018, 15:30:26, 15:30 por 2low »

Agosto 18, 2018, 15:39:35, 15:39
Responder #6

Africandruglord

• **

• 466
Não sei onde pesquisaste African, mas até em Portugal se encontra mais barato o Optimate 7 (com desconto, claro). :)

Aqui por €139....lembrando-nos que este será do melhor que existe em termos de carregadores.  :nice:

Fiz uma busca rápida no ebay, estava a pensar  em algo a rondar os 50 paus.

Agosto 18, 2018, 15:44:27, 15:44
Responder #7

2low

• 5457

Fiz uma busca rápida no ebay, estava a pensar  em algo a rondar os 50 paus.

optimate 4

Agosto 19, 2018, 00:13:20, 00:13
Responder #8

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Nunca tive nem precisei de nenhum, visto que nunca fico muito tempo sem andar de mota. Mas recentemente, com a aquisição da segunda mota, tendo a bateria da 1º já 3 anos, noto alguma falta de energia quando a tento ligar, isto apenas com 1 semana de paragem.

O que recomendam?
Se quiseres cargar a bateria e a manter o do Aldi ultima versão é mais que suficiente.
Tem 7 programas 6v e 12v, modo inverno, desulfataçao etc... é completamente automático para manter as baterias. 13,99.
Não dá para 24v ou lithium nem para baterias abaixo de 11v ou 4,5v respectivamente. Identifica se as baterias estão boas ou não, se recebe carga ou se estão abaixo dos 11v no caso das 12v. O que é totalmente verdade se baixou dos 11v então a bateria está nas lonas e nunca mais vai recuperar e cargar totalmente qualquer que seja o carregador.
Tem as mesma specs que um ctek mxs3 ou o antigo xs3600 antes muito mais caros. Muitos dizem que é o mesmo circuito. Está ao nível do optimate 4 como referência. 3.8 A ou 0.8A dependendo do ciclo se que pode selecionar.

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 19, 2018, 23:35:57, 23:35
Responder #9

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE

Agosto 20, 2018, 01:03:59, 01:03
Responder #10

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Optimate!

Já adquirido??

Se sim...qual a versão e o que te fez optar por ele? :(  :nice: :nice:

Dalai Lama

Agosto 22, 2018, 13:17:51, 13:17
Responder #11

Africandruglord

• **

• 466

Fui pelo optimate 4, já esteve a funcionar ontem, aparentemente cumpre bem o que preciso.

Abril 05, 2020, 15:38:22, 15:38
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não sabendo bem onde colocar, já que existem alguns tópicos dispersos sobre baterias, informo que deverá existir alguma atenção para com a bateria, neste período em que está a ser recomendado o máximo de tempo em isolamento em casa e com deslocações reduzidas ao essencial.
Isto será especialmente válido para baterias que já tenham algum tempo de serviço...

Se acaso vão estar - ou já estão - com a vossa moto parada por um longo...longo período (semanas), então pensem em desligar pelo menos o borne negativo da mesma.

Se não o fizeram e sentem que já está nas últimas, nada como utilizar um carregador.

O meu vizinho teve de se socorrer dessa forma, tendo eu emprestado o meu Optimate.
Entretanto e após cerca de 5 horas de carga, voltou a entregar-mo.

Aproveito para dizer que quem me conhece por aqui e precisa dele emprestado para a sua moto, entrego em mão para safar quem dele necessite.  :nice:

Dalai Lama

Abril 19, 2020, 19:51:46, 19:51
Responder #13

2low

• 5457
Para quem tenha a moto estacionada no quintal, estando ou não tapada com capa, pode ainda optar por um carregador de bateria alternativo, utilizando a energia solar...
Não pesquisei no fórum se já aqui tinha sido debatido...

Oxford solariser
https://www.oxfordproducts.com/motorcycle/brands/oxford/battery_care_and_power_accessories/oxford_solariser/

nota: o painel solar até pode ficar fixo em alguma parede ao lado do estacionamento normal da moto, desde que não seja zona coberta...

« Última modificação: Abril 19, 2020, 19:54:22, 19:54 por 2low »

Abril 19, 2020, 20:10:35, 20:10
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Nem sabia que já os havia solares...  :nice:

É certo que já existem diversos powerbanks com energia solar, mas um carregador de bateria com essa tecnologia e capaz de servir para moto, automóvel, barco, jet ski...não fazia ideia que já os houvesse no mercado.

Bem...sendo da marca Oxford, sempre existe uma garantia mais do que válida para que funcione perfeitamente.

Mais ainda num país como o nosso em que temos seguramente 8 meses de sol por ano.  :-\

Dalai Lama

Abril 19, 2020, 20:21:22, 20:21
Responder #15

2low

• 5457
Nem sabia que já os havia solares...  :nice:

É certo que já existem diversos powerbanks com energia solar, mas um carregador de bateria com essa tecnologia e capaz de servir para moto, automóvel, barco, jet ski...não fazia ideia que já os houvesse no mercado.

Bem...sendo da marca Oxford, sempre existe uma garantia mais do que válida para que funcione perfeitamente.

Mais ainda num país como o nosso em que temos seguramente 8 meses de sol por ano.  :-\

Só há um senão... há que utilizar o equipamento com algum cuidado para não trilhar o cabo...
(ou reforçar o cabo talvez com "fita cola amaricana" na zona de entrada no painel solar, para minimizar possíveis danos...)
Eis uma imagem de alguém que teve que abrir o painel solar e "soldar" os fios...
Mas uma vez reparado, volta a funcionar muito bem, conforme as palavras do utilizador...

Agosto 07, 2020, 15:17:50, 15:17
Responder #16

msilva

• **

• 78

Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela