Autor Tópico: Moto Guzzi V85 (novo modelo 2019)  (Lida 2804 vezes)

Março 25, 2019, 08:49:43, 08:49
Responder #50

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 243
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Já vi um gajo a andar numa ali atrás de uns edifícios, entre a rotunda de Entrecampos e o cruzamento da Av Forças Armadas com a Álvaro Pais.
Deve haver ali qualquer coisa da BMW...

Tal como nas fotos, bom aspecto...


Também a queria ver e, se houvesse essa oportunidade, de a experimentar... muito.


Para o próximo mês conto ir ao museu da Moto Guzzi, em Mandello del Lario.
Andei a ver e só está aberto uma hora nos dias úteis, 15-16h. Não há muita margem :D
« Última modificação: Março 25, 2019, 08:53:12, 08:53 por Hemisaro »

Março 25, 2019, 09:05:33, 09:05
Responder #51

halmeida

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 230
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
Quando vi este modelo pela primeira vez achei-o espetacular… no entanto com o passar do tempo cada vez que me começou a incomodar mais o realce do quadro vermelho… Da-lhe um aspeto bastante pesado, todos os "ferros e ferrinhos"...

Nas outras livrarias fica mais engraçada… mas dá uns ares de tiger montada em casa com kit da lego technics :)

Março 25, 2019, 09:09:28, 09:09
Responder #52

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3440
Deve haver ali qualquer coisa da BMW...

Sim, ao longo da história a Guzzi tem desbravado caminho com algumas ideias que depois mais tarde a BMW adopta conseguindo ser comercialmente sucedida, ao contrário dos italianos.

Não será bem o caso desta TT...
Mas mais uma vez a Guzzi fez aquilo que a BMW deveria ter feito quando lançou a Urban G/S.


Março 25, 2019, 09:13:14, 09:13
Responder #53

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Para o próximo mês conto ir ao museu da Moto Guzzi, em Mandello del Lario.
Andei a ver e só está aberto uma hora nos dias úteis, 15-16h. Não há muita margem :D

Uaaauu.

Gostava de ler depois por cá uma apreciação dessa visita, em espaço próprio.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 25, 2019, 09:44:14, 09:44
Responder #54

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 243
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Deve haver ali qualquer coisa da BMW...

Sim, ao longo da história a Guzzi tem desbravado caminho com algumas ideias que depois mais tarde a BMW adopta conseguindo ser comercialmente sucedida, ao contrário dos italianos.

Não será bem o caso desta TT...
Mas mais uma vez a Guzzi fez aquilo que a BMW deveria ter feito quando lançou a Urban G/S.

Se bem que os italianos têm muitas vezes ideias inovadoras mas que nem sempre as colocam da melhor forma no terreno, eu queria mesmo dizer é que deve existir ali alguma instalação ou serviço da BMW naqueles prédios porque vi várias BMW lá estacionadas e esse gajo a andar com a TT como se fosse um "parque" de uma loja.

Março 25, 2019, 16:08:11, 16:08
Responder #55

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3440
... eu queria mesmo dizer é que deve existir ali alguma instalação ou serviço da BMW naqueles prédios porque vi várias BMW lá estacionadas e esse gajo a andar com a TT como se fosse um "parque" de uma loja.

A Caetano Baviera é na Rua de Entrecampos...
Mas a rua é escondida e não têm grande espaço à porta.
Desconheço se as param algures nas redondezas.

A Guzzi é em Marvila...
Vou lá passar logo quando sair do trabalho para ver se está alguma TT.
 :)

Março 25, 2019, 16:12:10, 16:12
Responder #56

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas já tiveste informação da sua chegada ao mercado nacional?

A mim disseram-me Abril, mas de facto aí (Lisboa) pode chegar umas semanas antes...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 25, 2019, 17:20:47, 17:20
Responder #57

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 243
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Inside information não, apenas a vi com estes que a terra há-de comer um dia.
Abril deve ser então quando estará disponível ao público.
Depois há sempre os privilegiados, o representante da marca, os amigos do representante, os amigos do concessionário, etc, etc.

Roí-me de inveja mas lá continuei a descer para a rotunda, no trânsito de hora de ponta...

Março 25, 2019, 17:38:38, 17:38
Responder #58

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quando a for ver, fica já em jeito de promessa deixar por cá pelo menos umas quantas fotos "xpto" (de pormenores) deste modelo, com alguma descrição a acompanhar. :nice:

O resto logo se vê. Depende da disponibilidade do concessionário e do estado da unidade (exposição apenas ou para teste).  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 25, 2019, 20:02:43, 20:02
Responder #59

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3440
Na Oficina Moto não está...

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk


Março 25, 2019, 20:11:04, 20:11
Responder #60

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas segundo o que li agora no site andardemoto, já terá chegado mesmo a Portugal.

"Já chegou a Portugal a Moto Guzzi V85 TT

Depois de um interregno nas motos de aventura, a Moto Guzzi acaba de lançar no mercado nacional a nova V85 TT, uma moto de estilo clássico e pronta para se aventurar fora de estrada.(....)"



https://www.andardemoto.pt/moto-news/42454-ja-chegou-a-portugal-a-moto-guzzi-v85-tt/

O preço da versão base parece-me ser...justo.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 25, 2019, 22:01:43, 22:01
Responder #61

halmeida

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 230
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto


Até raspa a curvar… :)

Abril 12, 2019, 13:19:09, 13:19
Responder #62

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 243
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa

Abril 15, 2019, 18:35:24, 18:35
Responder #63

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Acabo de ser informado pelo gerente do concessionário MotoSpazio (Évora) que receberam 2 unidades da Moto Guzzi V85.  :feliz:

Tenho de ver se conseguirei passar por lá esta semana.
É um modelo que desde a apresentação na EICMA de 2017 me despertou uma certa curiosidade.
E visualmente pouco mudou entre o protótipo e o modelo de produção.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 16, 2019, 08:40:12, 08:40
Responder #64

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 243
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Deve ser para a apresentação de amanhã.
Se tivesse tempo gostava de passar na officina moto em Marvila para ver esta mota.

Abril 16, 2019, 09:52:32, 09:52
Responder #65

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Deve ser para a apresentação de amanhã.
Se tivesse tempo gostava de passar na officina moto em Marvila para ver esta mota.

Precisamente.
É a contar com a apresentação do modelo e que deve ser coincidente na data em vários concessionários com representação da marca.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 22, 2019, 20:26:21, 20:26
Responder #66

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já a vi (foi uma situação totalmente fortuita, curiosamente)...e fiquei muito bem impressionado com a máquina.

A Moto Guzzi tem aqui uma moto de estilo Adventure que capta facilmente a atenção.
Gostei bastante do que vi.  :love0001:

Tenho umas quantas fotos que tirei em modo ultra-rápido, já que a minha filha mais velha ia-me puxando para o carro.

Aqui fica uma das fotos.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 23, 2019, 00:21:07, 00:21
Responder #67

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 772
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Curiosa a moto.
Gostava de a ver ao vivo.

Abril 23, 2019, 07:55:17, 07:55
Responder #68

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tem pormenores que levariam a uma atenção mais demorada, se bem que na situação em que a vi não pude fazer muito mais do que captar umas fotos.

A moto dava ideia que tinha acabado de sair do stand.

Uma das curiosidades que retive foi bonita fora nas jantes com indicação a vermelho "Moto Guzzi", algo que tenho algumas dúvidas que se mantenha tão reluzente ao longo do tempo, como vi ontem.

Os faróis duplos dão-lhe também muita personalidade, tendo apreciado ver uma grande protecção inferior do motor, que lhe ajuda ao ar robusto que transmite.









"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 26, 2019, 15:18:10, 15:18
Responder #69

miscaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 57
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X; crf 1000 Africa Twin
  • Localidade: Guarda
Moto muito cativante esteticamente. Também estou com grande curiosidade de a ver ao vivo. É uma moto que nos faz parar para a mirar não passa despercebida... Eu que andava atrás de uma Africa Twin... Não sei não, é menos potente, o preço é ligeiramente mais baixo, mas de resto não conheço a máquina.   

Abril 26, 2019, 15:54:58, 15:54
Responder #70

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 677
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500XA
  • Localidade: Arraiolos
A moto tinha quanto tempo? É que pelas fotos parece que tinha levado sapatos novos..... Das duas uma ou anda bem ou então os pneus de origem são fraquinhos.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS

Abril 26, 2019, 15:58:29, 15:58
Responder #71

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A moto acabou de sair no mercado, Paulo. :)

Provavelmente estão no mercado português há uns 15 dias, se tanto...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 27, 2019, 07:02:52, 07:02
Responder #72

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3440
Mas os pneus foram realmente trocados.
Ela de origem calça anakee e na foto está com uns tourance next.

A troca foi certamente muito recente... e às "três pancadas" pois nem se deram ao trabalho de limpar aquela quantidade absurda de pasta.


Abril 27, 2019, 09:46:43, 09:46
Responder #73

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nada disso.
São mesmo pneus com que também vem de origem...
Não existe aqui nada de transcendente, pois vem mesmo assim de fábrica na versão standard.

"Spoked wheels come standard, with a 19-inch front and 17-inch rear wrapped in either Michelin Anakee Adventure tires on the Adventure model, or Metzeler Tourance Next on the standard V85 TT" link
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 27, 2019, 10:56:13, 10:56
Responder #74

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3440
E será que também vem de fábrica assim todo cagado da pasta que usa para facilitar a troca?
 :pensador:

Abril 27, 2019, 11:25:22, 11:25
Responder #75

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :)

Não faço ideia como é que chegam aos concessionários.
A única coisa que percebi daquela unidade é que estava novinha em folha.

Nem os pneus apresentavam o mínimo sinal de pó, o que me leva a crer que fez o percurso do concessionário...até ao supermercado onde a encontrei.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 13, 2019, 13:26:02, 13:26
Responder #76

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como está a decorrer o período "Moto Guzzi Eagle Days', que vai até 22 de Maio...e em que a Moto Guzzi na compra da V85 TT oferece a Top Case de alumínio, podia ser que o companheiro que por aí anda indeciso entre uma Multistrada 950 e uma Africa Twin, fizesse o inesperado e fosse afinal buscar uma destas.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 13, 2019, 23:47:39, 23:47
Responder #77

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 772
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Estás a picar Sapiens:-)

Maio 14, 2019, 09:48:06, 09:48
Responder #78

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 2252
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Linda (já gosto mais dela), exclusiva e certamente de qualidade.  :nice:

Maio 16, 2019, 18:21:19, 18:21
Responder #79

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3440
Testei-a há bocado.
Está catita.



(era para colocar foto com pirete, mas não quero ferir as susceptibilidades e/ou obrigar o limpinho aeditar novamente os meus posts, apesar de habitualmente o conteúdo das fotos até ser pedagógico)
 :D
« Última modificação: Maio 16, 2019, 18:22:22, 18:22 por dfelix »

Maio 16, 2019, 18:40:09, 18:40
Responder #80

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E que pontos podes apontar assim por alto, resultantes desse teste?

Que tal esse bloco, que ao contrário da concorrência, levou a marca a optar por (man)ter um arrefecido a ar?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 16, 2019, 22:32:46, 22:32
Responder #81

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3440
Gostei da moto.
Não posso dizer que é aquilo que eu gostaria que fosse... porque não é.
Em alguns aspectos superou as minhas expectativas.
Em outros nem por isso.

A questão da refrigeração a ar só é relevante no que diz respeito a emissões e consumos.
A Guzzi tal como BMW e Ducati, enquanto forem conseguindo cumprir esses requisitos certamente irão continuar a manter estes motores no catálogo para produtos dentro deste género. Até porque são bandeira das respectivas marcas.


Maio 17, 2019, 00:42:18, 00:42
Responder #82

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 926
  • Marca Motociclo: Harley Springer Softail
  • Localidade: WORLDWIDE
Gostei da moto.
Não posso dizer que é aquilo que eu gostaria que fosse... porque não é.
Em alguns aspectos superou as minhas expectativas.
Em outros nem por isso.

A questão da refrigeração a ar só é relevante no que diz respeito a emissões e consumos.
A Guzzi tal como BMW e Ducati, enquanto forem conseguindo cumprir esses requisitos certamente irão continuar a manter estes motores no catálogo para produtos dentro deste género. Até porque são bandeira das respectivas marcas.

Tenho no último ano ou dois experimentado muitas motos do segmento trail, regrigeradas a líquido claro, e uma coisa que reparo é que passado 5-minutos de trânsito, viram o inferno de calor.... um gajo começa a sentir um calor extremo nas pernas e a ouvir as ventoinhas do radiador logo a disparar muito cedo. Senti isso mais em tom incomodativo na tiger 800, e na versys 1000. Incomodada mesmo.o calor vindo do motor. Eu não sinto isso na minha velhinha springer de 2002 arrefecida a ar.... é que incomoda mesmo.....
Esta V85, ando desejoso...mas o trabalho não tem dado folga para tomar contacto com ela...
« Última modificação: Maio 17, 2019, 00:45:14, 00:45 por jmartins13 »

Maio 17, 2019, 02:53:10, 02:53
Responder #83

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3440
...regrigeradas a líquido claro, e uma coisa que reparo é que passado 5-minutos de trânsito, viram o inferno de calor.... um gajo começa a sentir um calor extremo nas pernas e a ouvir as ventoinhas do radiador logo a disparar muito cedo.

É comum em muitas motos refrigeradas a líquido sem que seja algo exclusivo de trails.
Quando a ventoinha dispara, o calor tem de ir para algum lado.
Depois, a posição do radiador e o plástico envolvente, assim como a forma para onde aquilo canaliza faz toda a diferença.
 :-\

Tal como nos refrigerados a ar aquecerem as pernas... depende muito do tipo do motor.
A minha bmw por exemplo não se sente absolutamente nada. Já a minha scrambler sente-se um pouco na perna direita quando circulo muito devagar "abafado" entre filas compactas depois de lhe dar uma valente esfrega. E nem são as cabeças propriamente ditas mas os colectores que se juntam ali.

Quando penso em Guzzi e calor, a primeira coisas que me ocorre foi o estado em que ficou um amigo que na altura andava numa California III... e como é meio pró calmeirão tocava com as pernas nas cabeças.
Um dia lembro-se de ir para a praia nela de calções...
 :D


Maio 17, 2019, 07:52:38, 07:52
Responder #84

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mesmo que de forma breve, que tal achaste os seguintes pontos na condução desta moto...

- capacidade de filtragem da suspensão em prol do conforto e, da mesma forma, a sua capacidade em manter a dinâmica se a condução entra num lado mais empenhado. No fundo, se tem um bom setting entre conforto e firmeza, ou mais voltado para o primeiro?;

- a nível aerodinâmico sentiste que aquele pequeno windscreen é suficientemente eficaz, ou para cima dos 120kmh leva-se vento com fartura? (Sim, estou ciente que não és um 'Sultan Kosen');

- A nível de travagem, aqueles Brembo fazem jus ao seu nome e são bem potentes e perfeitamente doseáveis nesta máquina?

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 17, 2019, 12:06:59, 12:06
Responder #85

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 2252
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não é aquilo que gostarias que fosse.

Relação tamanho/peso? É um mamute ou leva-se bem?
Desenvoltura do motor? Dá "pica" ou é "conservadora"?

Vá lá diz mais qualquer coisa amigo.  :nice:

Maio 17, 2019, 12:26:24, 12:26
Responder #86

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3440
Ontem à noite escrevi uma espécie de resumo do que achei da V85TT.
Mas quando o voltei a ler, fiquei com a sensação que estava a passar uma imagem menos positiva de algo que até me agradou bastante.
Entretanto, e enquanto a memória ainda está fresca, corrigi algumas coisas e adicionei outras.

Para quem não quer perder tempo com um texto longo e aborrecido sobre uma moto que certamente não lhe será relevante, começo já pela conclusão:

Gostei da moto.
Para quem pretende uma maxi-trail, com um motor adequado, bem equipada, dentro duma linha estética moderna mas inspirada em traços clássicos, fora das opções mais banais e por um preço atractivo... é uma excelente opção!




______ ______ ______

Quanto à experiência e conclusões pessoais sobre a mesma... é mais ou menos isto:

A primeira surpresa foi o peso.
Não por ser pesada. Mas por parecer pesada.
Entregaram-me a moto atestada com os 23 litros que aquele tanque leva.
E a minha reacção foi levantá-la com tanta força que... quase ia tombando para o outro lado!
Não é que seja uma moto leve, mas o peso está bem distribuído e não se faz sentir seja parada ou nas manobras.

Não será moto adequada para quem tem baixa estatura.
Não é das mais altas dentro deste segmento. Mas o banco é largo o suficiente para obrigar a abrir a perna e dificultar a chegar ao chão.
Para terem uma ideia, tenho 1,66 e de botas rasas e com o bico do pé direito assente no chão não consigo com o pé esquerdo empurrar o descanso até ao fim da mola! Tenho que sair da moto para colocar o descanso!
Alguém na casa do 1,75 estará certamente no "sweet spot".
Há um banco opcional mais baixo. Mas não sei se será também mais estreito.

A questão da estatura também se aplica à protecção aerodinâmica.
Habitualmente condutores mais pequenos até costumam ficar mais protegidos.
Mas neste caso não é bem assim! Inicialmente fez-me alguma confusão a enorme turbulência que sentia no capacete. Mas bastou esticar o pescoço e endireitar o corpo para concluir que a zona protegida pelo ecrã é... um pouco mais acima!
Não sei se o ecrã será regulável.

Esta V85TT é surpreendentemente confortável.
A posição direita com guiador largo é muito agradável e certamente permite longos percursos sem se que se torne cansativo.
As suspensões cumprem devidamente a sua função mesmo em mau piso.
O banco é espaçoso e tem um bom sentar, sem ser demasiado duro nem demasiado mole. E é muito aderente. O que também não facilita quem tenha de se chegar para um lado ou para outro de forma a alcançar o chão.
Puxando o corpo para trás fica-se devidamente encaixado na "almofada" que separa a área do passageiro.

O quadrante é um LCD bastante completo e com boa visualização.
É bastante informativo, porém achei pouco arrumado, pouco intuitivo e algo confuso.
O taquímetro é uma barra azul que sobe num formato redondo que tenta parecer os tradicionais. Mas não é muito perceptível, tal como a cor demasiado clara dos números não ajuda a quem ainda não está habituado perceber a quantas vai.
A velocidade instantânea actualiza demasiado rápido, e algumas vezes chamou-me a atenção pois ficava ali indecisa entre que número mostrar e parecia estar a piscar.
A alternância entre o modo diurno e nocturno é excelente. (mas também foi a primeira vez que passei num túnel enquanto conduzia uma moto com quadrantes em LCD)

Os comandos e selectores são soberbos.
Do melhor que já vi e experimentei até hoje.
Bonitos, com a arrumação certa, agradáveis ao toque com luvas e muito simples de usar.

A qualidade geral de construção e acabamentos tal como habitual nas marcas italianas, parece conciliar o que de melhor se faz... com um ou outro pormenor do pior!
As estruturas metálicas têm soldaduras com bom aspecto. O quadro aparenta ser robusto. As peças de fundição são bastante perfeitas e sem marca do molde. A pintura tem excelente aspecto e passa uma imagem de durabilidade. Sobretudo no motor que combina o preto texturizado com apontamentos "escovados". As cablagens estão muito bem arrumadas sem fios pendurados ou fichas à vista.
Por outro lado algumas tampas parece que foram desenhadas "a olho" sem o devido cuidado com as distâncias a outros componentes. E acessórios como os piscas parecem frágeis, alguns já com sinais de condensação numa unidade que não tinham sequer 1000km percorridos.

A travagem é muito competente.
Não oferece o tacto e sensibilidade que habitualmente se encontra em outros géneros.
Mas é bastante responsiva e sente-se "morder".
O ABS não é intrusivo. Consegue-se fazer chiar o pneu da frente antes de se sentir activar.

As suspensões parecem perfeitamente adequadas ao que esta moto se destina.
São muito competentes numa perspectiva de conforto sem se revelar demasiado moles ou com afundamento excessivo nas travagens.
Porém, acabam por evidenciar as suas limitações assim que se impõe outro tipo de andamento.
Sendo reguláveis certamente será possível obter outro tipo de configuração, mas que provavelmente sem o mesmo compromisso quanto ao conforto.

O motor é o que me despertava maior curiosidade e alguma expectativa.
Afinal, trata-se duma unidade refrigerada a ar derivada do V9 (que tem 55cv) espremido a 80cv poucos meses antes de rebentar o Euro 5!

Bicilíndricos com arquitecturas mais tradicionais são habitualmente motores que entregam bastante binário desde cedo e mantém alguma progressividade e linearidade ao longo da subida de regime. Porém, ao contrário da minha expectativa, este não é assim!

É muito dócil nos baixos regimes.
Não "bate" nem reage ao acelerador de forma bruta. É muito silencioso, civilizado e com uma sonoridade metálica bastante agradável proveniente da distribuição.
Mas quando entra nas 4-5K rpm solta um rugido por debaixo do depósito e começa-se finalmente a sentir o binário! É a partir daqui que ganha outra alma... mas também rapidamente acaba a festa, pois rapidamente esgota e o quadrante vira uma autêntica árvore de natal com várias luzes amarelas a piscar.

Não é um motor nervoso que suba explosivamente na rotação.
Sente-se até alguma latência entre o enrolar do punho e a resposta.
E quando se corta punho, a aceleração cai muito rápido.

E isto é um pouco estranho quando se trabalha com a caixa.
Num ritmo mais entusiasmado com passagens directas não é evidente. Mas numa utilização "normal" recorrendo à embraiagem, por muito rápido que se efectue a sequência de cortar punho, engrenar e desembraiar, a rotação parece cair mais do que o suposto fazendo-se sentir na transmissão.
(nota: não tem quickshifter)

O facto da transmissão ser por veio também tem influência.
Pois sendo um sistema bastante directo e com pouca elasticidade torna mais difícil mascarar este tipo de reacção.
É quase inevitável comparar esta motorização com o boxer da BMW que tem também o faz, porém mesmo em gerações mais antigas não é tão evidente. Porque a rotação não cai tão abruptamente.

Mas a caixa mecanicamente é muito precisa.
O pedal é curto, sem folgas, transmite perfeitamente a passagem e não encontrei qualquer ponto morto fantasma ou evidências que os possa sequer ter!
Por outro lado, o escalonamento é estranho e sugere um enorme salto entre relações como acontecia nas caixas de 5... embora esta seja de 6.

Fiz a N250 entre Sacavém e Frielas, que tem umas curvas porreiras (especialmente esta) e numa perspectiva mais "apimentada" rapidamente evidencia as suas limitações.
Não quero com isto dizer que após alguma habituação seja impossível espremer em curvas mais técnicas. No entanto, a sensação que transmite é que obriga a um empenho considerável na inserção em curva, que transmite pouca sensibilidade ao longo desta e necessita de algumas correcções pois tende a abrir as trajectórias.

Não sei até que ponto os pneus terão influência.
Desconheço o feedback que o mercado possa ter dos Tourance Next... mas não me impressionaram propriamente pela positiva.

A V85TT parece corresponder aquilo a que está vocacionada.
E não tenho qualquer dúvida que é uma excelente moto para quem tenciona numa perspectiva relaxada fazer uso urbano diário, alinhar em passeios de fim-de-semana e ocasionalmente carregá-la com as malas para viagens maiores.
Acredito que será competente o suficiente para estradas de terra batida e trilhos simples. (não me aventurei mais do que entrar num terreno com terra batida e erva pois não me senti confortável o suficiente para a meter no sitio onde a atascasse ou pudesse tombar por faltar comprimento de perna.)

Usei no modo "road" e tendo em conta que os restantes é o de chuva e offroad, deduzo que o comportamento normal dela seja mesmo assim.
E até vejo vantagens no comportamento pouco linear que descrevi atrás.
Pois a suavidade em baixas torna-a muito fácil de conduzir em condições de trânsito lento e compacto onde os "twins" convencionais têm um comportamento on/off levando ao uso recorrente da embraiagem.
Apanhei bastante trânsito em boa parte do meu percurso devida a umas obras que iniciaram na Av. Infante D. Henrique. E dei por mim a tentar conservar a moto dentro deste regime que provou ser bem adequado. Por outro lado, acaba por se recorrer excessivamente à caixa.

No que diz respeito a consumos não prestei muita atenção.
A moto foi me entregue com o depósito de 23 litros atestado e indicava no quadrante uma autonomia pouco acima dos 450km.
Fazendo as contas, isto andará na casa dos 5L/100.

Para uma moto abaixo dos 12.000 euros parece-me bastante interessante tendo em conta todo o conjunto.
A única moto no mercado que me parece enquadrada com a V85TT será a nineT Urban G/S cujo preço base é 14.700 (sem o ASC e as jantes raiadas) e cuja oferta de opcionais não se compara sequer com o que esta já trás de origem.

(acho que não me esqueci de nada que possa ser relevante)
« Última modificação: Maio 17, 2019, 12:44:11, 12:44 por dfelix »

Maio 17, 2019, 14:30:14, 14:30
Responder #87

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 2252
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Parece-me então que, esta mota, será uma "menina" para viagens longas sem muitas pressas mas confortáveis certamente.

A altura da mesma, mesmo sendo das mais baixas ainda deixam apreensivos os condutores de estatura mais baixa, o que neste tipo de motociclos é mesmo assim.

Penso que este será um modelo para apreciadores da marca e a desejarem algo "fora" do mainstream: BMW's, Multi's, KTM's, Tracers e/ou AT's 

Obrigado pela tua opinião dfelix, que respeito. Faltava o pirete de qualidade, mas a moderação talvez não gostasse.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

(essa curva/estrada faço-a frequentemente. É preciso alguma atenção pois existe por ali um ressalto de alcatrão que poderá provocar alguma surpresa)

Maio 18, 2019, 08:46:25, 08:46
Responder #88

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gostei de ler o teste.

Foca de forma breve e concisa (longe de ser maçudo portanto) os pontos que se pretendem saber.

Por acaso já calculava que a moto fosse algo alta para 'perna curta'. E aquele assento é assim para o larguito, o que também não ajuda muito.

Quanto ao peso de facto não é nada por aí além comparado com modelos que poderão ser vistos como seus concorrentes, mas ter ali eventualmente muito peso na metade superior não ajuda nada. Levar um depósito desses atestado até à rolha ainda menos.

Achei curiosa a menção de a protecção aerodinâmica daquele windscreen não ser o bastante para a tua estatura. O turbilhão de vento ali criado pelos vistos necessitaria de um recurso à concorrência, com um Ermax, Puig etc..

Quanto ao quadrante todo ele digital, tenho ideia de ter lido num qualquer review estrangeiro que era do tipo TFT e não LCD (por isso a leitura fácil), mas não tenho já a certeza onde encontrei esta informação.
Reparo é que as dimensões e formato, me levam ao pensamento que o foram buscar ao utilizado na Aprilia, mudando a disposição das coisas e o seu aspecto gráfico.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 03, 2019, 07:55:34, 07:55
Responder #89

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pois bem...

O embaixador da V85 é o conhecido actor de Hollywood, Ewan McGregor.  :)

E não é inédita esta "relação publicitária", já que em 2013 foi também o protagonista do lançamento da Moto Guzzi California 1400.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 12, 2019, 15:29:25, 15:29
Responder #90

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A Moto Guzzi V85 TT é mais uma que iniciou já, pelas mãos dos Alemães da Motorradonline.de, o endurance test dos 50.000Kms.

Vamos lá ver como corre e se esta Italiana mostra que os 50.000Kms em "modo flash" são peanuts.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 10, 2019, 17:59:34, 17:59
Responder #91

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pois bem...

A unidade que falo acima e que está em teste de longa duração já chegou aos 10.000Kms, mas as coisas não estão a correr muito bem.
Mais ainda para uma unidade que tem tão pouca quilometragem e tempo de uso.

Os problemas relatados são perda de lubrificante que chegou à roda e só não causou um despiste por muita sorte ("(....)loss of oil at the shaft seal in the rear axle drive(....)"

Depois o mecanismo de regulação do windscreen parece ganhar vida própria e sai da posição, levando a que tivessem de colocar, temporariamente, uma abraçadeira plástica até resolução.

Depois os piscas parecem ser tudo menos à prova de humidade, ficando como as imagens documentam.

Vamos lá ver se as coisas a partir de agora correm melhor, pois é uma moto lindíssima e que gostaria de ver muito mais vezes a circular.  :nice: :nice:







"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 11, 2019, 15:35:38, 15:35
Responder #92

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 2252
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
"Males de juventude"  :pensador:

Setembro 11, 2019, 15:39:03, 15:39
Responder #93

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3551
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 11, 2019, 15:42:29, 15:42
Responder #94

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
São situações que podem (mas não deviam) suceder...

Deixa ver como correm os seguintes 40.000Kms que faltam, até final do endurance test.

Mas sim, de facto não era suposto acontecer.

Vou reportando à medida que forem informando mais.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 11, 2019, 23:33:28, 23:33
Responder #95

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 926
  • Marca Motociclo: Harley Springer Softail
  • Localidade: WORLDWIDE
Está visto que as Italianas continuam........Italianas ::P: ::P: ::P:

Setembro 12, 2019, 10:27:27, 10:27
Responder #96

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 2252
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
São situações que podem (mas não deviam) suceder...

Lembro-me de ler e ouvir diversos especialistas na área do motociclismo em escrever/falar no tempo (anos) que alguns modelos demoram a surgir no mercado depois de apresentados como protótipos.

Parece-me que os "males" que esta unidade apresentou ao fim de 10 mil kms revelam que não houve um tempo necessário de testes.

Setembro 12, 2019, 11:02:21, 11:02
Responder #97

Hemisaro

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 243
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Essa braçadeira não parece ter nada a ver com a regulação do vidro frontal. Quanto muito parece estar relacionado com o cabo da embraiagem.
Parece que é o parafuso de ajuste no cabo que se solta (segundo tradução do google, que eu não percebo nadinha de alemão!).

O pisca parece que é à prova da água... sair :D
Talvez com uma borracha mais forte ou com alguma dimensão mais adequada, ou então o aperto não ser o apropriado em todos os pontos da caixa do pisca.

De resto é bom que testem e a marca devia ter isso em consideração e ver junto deles o que se passou para esses problemas.

Problemas no cardan é realmente estranho tendo em conta a experiência deles nesse ponto, com todas as suas motas das últimas décadas com esse sistema e aparentemente sem problemas de maior.

Também diz no artigo que foi confirmado um vedante defeituoso e entretanto foi resolvido com coordenação entre o representante alemão e a fábrica de Itália (na altura parece que estavam em Itália, em passeio por um editor da parte online, de acordo com a tradução).
Substituíram o eixo traseiro por um novo e o defeituoso foi para análise na fábrica, e posteriormente darão conta do relatório do problema no artigo.

Em relação ao motor também dizem que não tem a pujança que seria de esperar. Aqui acho que percebo um pouco a frustração :D

Para seguir o artigo aqui:
https://www.motorradonline.de/enduro/moto-guzzi-v85-tt-50000-kilometer-dauertest/
« Última modificação: Setembro 12, 2019, 11:03:31, 11:03 por Hemisaro »

Setembro 12, 2019, 11:15:47, 11:15
Responder #98

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13631
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, é de um cabo.
Fui ler novamente.
O parafuso segundo indicam, estava sempre a sair do sítio e tiveram de arranjar essa solução temporária.

Se era modelo que precisava de mais tempo de testes?

Sim...parece que sim.  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 12, 2019, 14:29:30, 14:29
Responder #99

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3440
A unidade que testei em Maio ainda nem tinha 1000km e também já tinha os piscas cheios de condensação...


Conheço casos de Guzzi com centenas de milhares quilómetros ainda a circular. E conheço casos de quem se tenha livrado delas por passarem mais tempo na oficina que em casa. Portanto, será uma questão de sorte no que diz respeito a apanhar uma que tenham fabricado antes da hora de almoço.