Autor Tópico: Os 10 motociclos mais vendidos na Europa em 2015!  (Lida 14187 vezes)

Maio 26, 2016, 18:51:46, 18:51
Lida 14187 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Os 10 motociclos mais vendidos na Europa em 2015!

Já me tinha perguntado quando é que seriam divulgados os números de vendas de motociclos na Europa durante o ano transacto...e finalmente foram divulgados, pelo que os partilho convosco para vosso conhecimento.  _pol_ _pol_

1. BMW R1200 GS  » 15.216 unidades
2. Honda SH 125  » 13.451 unidades *
3. Yamaha MT-07  » 11.816 unidades
4. Yamaha T-Max 530  » 11.731 unidades
5. Peugeot Kisbee 50  » 10.381 unidades (ciclomotor)
6. Honda PCX  » 10.237 unidades
7. Yamaha MT-09 Tracer ABS  » 9.141 unidades
8. Honda SH 150  » 8.447 unidades *
9. Honda Forza  » 8.201 unidades
10. Piaggio Zip 50 2T  » 8.057 unidades (ciclomotor)

* Trata-se do mesmo modelo, dividido na tabela com as motorizações de 125cc e 150cc.

Por incrível que possa parecer a muitos dos que não estarão a par das massivas vendas daquela que ocupa o 1º lugar, a verdade é que os números não enganam, e mesmo tendo um preço na Europa que por certo se situa entre os €15.000 - €17.000 sem contar com os extras...ainda assim vendem-se imenso.

Fontes: http://www.masmoto.net/; http://www.acem.eu/
« Última modificação: Fevereiro 15, 2018, 11:01:45, 11:01 por twin-pt »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 22, 2016, 15:36:54, 15:36
Responder #1

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Pensei que a PCX sendo uma campeã de vendas, tivesse muito mais unidades vendidas...

Penso ser apenas campeã de vendas no seu segmento.

Agosto 22, 2016, 15:51:57, 15:51
Responder #2

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Pensei que a PCX sendo uma campeã de vendas, tivesse muito mais unidades vendidas...

Penso ser apenas campeã de vendas no seu segmento.

Em Portugal a PCX tem estado sempre no TOP3 dos últimos anos  ;)....mas na Europa os "voos" são mais altos. 

Acho que percebes o que quero dizer... :)  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 22, 2016, 16:30:51, 16:30
Responder #3

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Bem a MT-07 deu um salto para terceiro lugar que só visto... muito bom mesmo.

Agosto 22, 2016, 16:40:47, 16:40
Responder #4

LoneRider

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 364
Fico tão feliz de não ter nenhuma dessa lista....
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 22, 2016, 19:34:36, 19:34
Responder #5

Pianoman

• 1313

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Uma das campeãs em Portugal (a Honda NC) nem aparece no top europeu...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 23, 2016, 19:27:01, 19:27
Responder #6

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
É verdade Nuno.
São particularidades também do nosso mercado.

Noutros países como Itália e França (que são mercados enormes), o que se vende melhor - sem desprimor de outras que também atingem números elevados - são as scooters de roda alta e também as de 3 rodas.

E estas últimas nem são particularmente baratas...

Dalai Lama

Fevereiro 15, 2018, 20:10:52, 20:10
Responder #7

Moto2cool

• 4386
A cavalgada da GS + GS adventure é sempre impressionante e não se vê sinais de cedência
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 16, 2018, 11:45:25, 11:45
Responder #8

carlos-kb

• Visitante
Não estou sequer a colocar em causa a moto em si (GS1200)... e apesar de jamais ponderar a sua escolha (a optar por um actual boxer, a escolha iria sempre recair na RS), tenho plena noção que a moto é muito interessante sob os mais variados domínios.

Agora, faz-me confusão é apetência de tanta e tanta gente, para ter uma moto tão igual a tantos outros. Especialmente quando até existem coisas parecidas, dentro do mesmo conceito, com o mesmo tipo de tecnologia e com comportamento e prestações tão similares.
E já nem entro dentro do capítulo "preço", pois uma GS / GSA 1200, não são propriamente motos baratas ou acessíveis (ok.... que neste caso o BMW Financial também deve ajudar a dar um bom "empurrãozinho" nas vendas).

Hoje em dia sair à rua e não nos cruzarmos com uma GS1200, é quase um caso digno de registo.

Fevereiro 16, 2018, 12:16:06, 12:16
Responder #9

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
Qual será a real explicação para aparecer apenas no top a BMW R1200 GS, e não c.c. menores (850, 800)? Estas cilindradas menores nas GS não são interessantes? Ou será pela diferença de preço entre elas e a 1200?

Fevereiro 16, 2018, 12:44:32, 12:44
Responder #10

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Não cerio que seja pela diferença de preço....

Será com toda a certeza pela diferença real e sentida das 800/850 para as 1200cc.  :nice:

Dalai Lama

Fevereiro 16, 2018, 14:49:00, 14:49
Responder #11

JViegas

• 4723

Masculino
Da listagem de vendas em Inglaterra que é apresentada, de facto os modelos da BMW são mesmo um sucesso. Ainda hoje estive no site da BMW e por 23 mil e mais uns trocos trago uma máquina dessas.

É preciso mesmo gostar do modelo para lhe dar o destino de mais de 20 mil euros. Tem que se gostar muito de motas.

Destaco ainda os três modelos da Yamaha: MT-10 em 9º, a MT-09 em 8º e a Tracer 900 em 7º lugar na tabela.

Em 5º a Africa Twin. Se fosse contabilizado o modelo DCT, estaria em 2º lugar. Parece que em Inglaterra este modelo da Honda tem diferentes entradas no registo de veículos: 593 (caixa "normal") e 374 modelos com DCT.

Fevereiro 16, 2018, 15:39:07, 15:39
Responder #12

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Desde quando o mercado da Inglaterra é referência para o que se passa com o resto...
Espanha, Itália, França... talvez fosse mais indicativo.

Os ingleses e alemães que conheço a maioria tem seguro sazonal de 3 ou 6 meses apenas... verdade que têm moto na mesma mas diferentes utilizações. Geralmente para moto turismo apenas.

Se não vão andar todos os dias então umas utilitárias e Road bikes não vão aparecer na tabela.

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 16, 2018, 16:01:05, 16:01
Responder #13

carlos-kb

• Visitante
Por acaso ainda a última vez que andei pela zona "alpina" (Sul da Suiça - Ticino e Norte de Itália - Lago Maggiore e zona de Varese), eram GS1200 "aos pontapés", em grupos, a fazer aquelas estradas... de matrículas suiças, como também italianas, francesas ou alemãs.

Mas também se via muita R1200RT, Multistrada ou até algumas Turismo Veloce ou ainda Trophy. Curiosamente e tirando também umas quantas Honda (especialmente Pan-European), japonesas eram raras.

Fevereiro 16, 2018, 19:24:57, 19:24
Responder #14

Moto2cool

• 4386
O mercado varia com vários factores, um deles o poder aquisitivo dos compradores.
A GS, reconheçamos, é uma mota muito interessante, com quase tudo o que se pode querer numa mota e muito bem inserida num pico de moda que se prolonga.
A principal limitação é o preço, mesmo com processos de financiamento muito generosos.
Mas a limitação preço varia com o rendimento médio dos clientes, logo países com nível de vida mais alto ( quantos ficam atrás na Europa?) :)  terão probabilidade de comprar motas mais caras e de melhor qualidade.
Resumindo, a compra depende da vontade e da capacidade, nós devemos querer tanto com os outros europeus, mas....
Talvez me admire mais ver tantas serem vendidas cá.

Fevereiro 16, 2018, 21:08:31, 21:08
Responder #15

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
Elas não são vendidas...são emprestadas...
Não tenho duvidas que cerca de 80% das GS que andam por ai, é devido aos empréstimos generosos que a BMW faz!

Fevereiro 17, 2018, 09:07:56, 09:07
Responder #16

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
Desde quando o mercado da Inglaterra é referência para o que se passa com o resto...
Espanha, Itália, França... talvez fosse mais indicativo.

Os ingleses e alemães que conheço a maioria tem seguro sazonal de 3 ou 6 meses apenas... verdade que têm moto na mesma mas diferentes utilizações. Geralmente para moto turismo apenas.

Se não vão andar todos os dias então umas utilitárias e Road bikes não vão aparecer na tabela.

Não é assim tão linear Cross.

Aliás, dos grupos onde estou inserido estou sempre a ver as motos (a maioria delas commuters) deles na rua cheias de neve em cima com comentários de que 'lá terá de ser'

Se todos o fazem? Não.
Aqui também todos que teem mota andam de inverno? Também não.

Logo é um mercado perfeitamente aceitável. (E onde há um grande fluxo de compra e venda)

Falares de Itália ou França como as grandes referências nas motas, epá.....(o mercado mexe bem mas nas scooter como sabes)
Continua a não ser um mercado de referência para o nosso país.

E um indicador de quantas mais vendidas quantas mais vão ser roubadas.

O que referiste com os daily comuters são marginais em relação ao grosso dos utilizadores de motos. Depois modéstia lá é algo ligeiramente overated... tem que ter o melhor etc e tal... o que a BMW faz muito bem o seu marketing... é mais para passear e mais no verão porque sinceramente aquilo não há nada para fazer com chuva todos os dias...

O mercado do Sul é diferente. A tradição é outra e o dinheiro para investir em motas igualmente. Basta ter duas rodas que a malta aceita. O tempo é melhor e ajuda em tudo.
Espanha e Itália então é uma tradição muito forte. Para ilustrar os dias via senhoras nos seus Golden years dos 50-60 com lenço Burberries e capacete no cotovelo a andar no centro comercial.

No que diz respeito às scooters sim correcto são e cada vez mais serão as duas rodas de eleição porque é o que faz sentido no seu conjunto. Mais baratas, proteção aerodinâmica, consumos...

Naturalmente que vão vender mais em especial com as limitações à circulação nas cidades em que o futuro será scooters eléctricas.

Fevereiro 17, 2018, 15:59:45, 15:59
Responder #17

dfelix

• 4988
Resumindo, a compra depende da vontade e da capacidade, nós devemos querer tanto com os outros europeus, mas....

...mas ainda assim também as temos entre as mais vendidas.

Não tenho duvidas que cerca de 80% das GS que andam por ai, é devido aos empréstimos generosos que a BMW faz!

Isso é irrelevante.
Até porque os empréstimos não são de borla.

Além de que o financiamento não é algo exclusivo dos países "pobres".
Antes pelo contrário.

Sim.
O UK tem uma forte tradição de motociclismo.
Nós não.

O que referiste com os daily comuters são marginais em relação ao grosso dos utilizadores de motos.

Os daily comuters são uma pequena fracção do grosso dos utilizadores de motos em todo o mercado ocidental.

Depois modéstia lá é algo ligeiramente overated... tem que ter o melhor etc e tal...

Parece-me uma visão bastante redutora dum mercado tão diversificado.

O mercado do Sul é diferente. A tradição é outra e o dinheiro para investir em motas igualmente. Basta ter duas rodas que a malta aceita. O tempo é melhor e ajuda em tudo.

Queres mesmo comparar Espanha com Itália no que diz respeito a tradição de motociclismo?
Queres mesmo fazer acreditar que o facto da oferta mais exótica de motociclos ser produzida em Itália é apenas coincidência, já que "basta ter duas rodas que a malta aceita"?

;)
« Última modificação: Fevereiro 17, 2018, 16:01:02, 16:01 por dfelix »

Fevereiro 17, 2018, 17:33:34, 17:33
Responder #18

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino

Sim.
O UK tem uma forte tradição de motociclismo.
Nós não.

A resposta para o comentário do Velasquez. Só porque existe compra e venda de muita motos não é de referência.

No que diz respeito à tradição não estou a comparar com Portugal e também não é o ponto relevante para uma marca selecionar o produto para o mercado Português ter como referencia o Inglês.

O que referiste com os daily comuters são marginais em relação ao grosso dos utilizadores de motos.

Os daily comuters são uma pequena fracção do grosso dos utilizadores de motos em todo o mercado ocidental.

Na Inglaterra e Alemanha etc... sim até porque ele preferem andar de bicicleta mas no Sul não. Já não o são e vão a continuar a decrescer. Em Espanha e França esta faixa de mercado domina. Barcelona e Paris quase não vês GS's.

Depois modéstia lá é algo ligeiramente overated... tem que ter o melhor etc e tal...

Parece-me uma visão bastante redutora dum mercado tão diversificado.

Ah.... Não é redutora, é a realidade! Basta estar lá e sente-se....

O que é triste é "O português" entrar no joguinho do "wanna be". Endividar-se com o que não têm para andar com a marca xpto, BMW, Ducati, etc... chamados exclusivos... Triste realidade e é a diferença que explica o extra das vendas em relação as outras marcas.

As rendas de financial services não pesam o mesmo para um bolso Português ou Inglês.

Queres mesmo comparar Espanha com Itália no que diz respeito a tradição de motociclismo?
Queres mesmo fazer acreditar que o facto da oferta mais exótica de motociclos ser produzida em Itália é apenas coincidência, já que "basta ter duas rodas que a malta aceita"?

;)

A comparação era norte vs sul e não Espanha e Itália.  E sim existe muito design e tecnologia etc... mas a realidade e que é para exportar e marketing que até o governo suporta.
Internamente a diferença passa por "Espanha + 2 X Portugal = Itália" só em população e depois é outra cultura.

Podes fazer um teste que eu já fiz de carro. Pára num semáforo com alguém ao lado, e dá umas gazadas em Espanha e faz o mesmo em Itália. Nem que seja num Fiat Punto podre o Italiano vai a jogo :) e espanhol nem sempre! Existe uma diferença cultural e não de tradição no seu sentido lato.

[/quote]

Fevereiro 17, 2018, 23:31:37, 23:31
Responder #19

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino

O que é triste é "O português" entrar no joguinho do "wanna be". Endividar-se com o que não têm para andar com a marca xpto, BMW, Ducati, etc... chamados exclusivos... Triste realidade e é a diferença que explica o extra das vendas em relação as outras marcas

Culturalmente percebo.
Fica bem dizer que temos tudo pago. Por acaso até tenho. Mas se fosse para uma GS não teria. Isso é um problema? Se sim apenas para uma pessoa que assinou o contrato :)
Não gosto de formar opinião sobre as posses de outrem. Chamem-me antiquado ou que o valha, mas cada um sabe de si.
Se explica a diferença das vendas para outras marcas só posso dizer duas coisas:
-parabéns ao marketing da BMW (e aos clientes da BMW)
-"cotovelite"  :convivio: (não levem a mal  :stuck_out_tongue_winking_eye:)

Acho que o que disse foi mal interpretado.

Não disse nada relativo ao comprar a pronto e ter tudo pago ou a prestações. Ou fiz qualquer juizo de valor sobre as posses e que isso leve a comprar a prestações. O que disse foi de seguir as modas dos outros paises neste caso e ir comprar BMW's e Sucati's etc... e ficar endividado. Isto faz que aumente o numero de vendas que é o que estamos a falar. Não é só a BMW que faz credito ao consumo.

Não sou eu que o digo é o pais que somos:
Temos das mais altas taxas de endividamento no consumo privado
Temos um rendimento muito mais baixo que nos outros países logo a rendas tem um esforço muito acrescido
Impostos mais elevados neste bens
Manutenção e peças sofremos da insularidade desta nossa ilha afastada da Europa,,,

Longe de mim de estar a "personalizar" o cliente BMW.
Como tu disseste e bem cada um sabe de si.
Respeito quem goste das maquinas da BMW e a escolha dos seus produtos, como também o esforço que fazem para as comprar e as gozarem.

Sobre a "cotovelite" não será certamente para mim.
Tenho mais de 20 anos ligado ao negocio auto e posso afirmar que não ter uma BMW GS é uma decisão absolutamente convicta da minha parte.
Até que mude de opinião quando justificado assim será!

Fevereiro 20, 2018, 18:06:38, 18:06
Responder #20

dfelix

• 4988
Só porque existe compra e venda de muita motos não é de referência.

O mercado define-se pelo volume de vendas.
E o UK é o 5º maior da Europa.

É referência.
Seja pelo volume de vendas.
Seja por factores bastante diversificados associados á tradição e legado histórico do motociclismo naquela ilha.
Não podemos ignorar que já dominaram a industria. A moto teve um papel fundamental nas culturas, contraculturas e reinvenção do motociclismo. Que têm dos campeonatos mais antigos, diversificados e competitivos.  E cuja imprensa especializada é conceituada e de referência mundial.

No que diz respeito à tradição não estou a comparar com Portugal e também não é o ponto relevante para uma marca selecionar o produto para o mercado Português ter como referencia o Inglês.

Sim... não queremos correr o risco de comprar uma moto com o guiador instalado do lado errado!   :stuck_out_tongue:

Na Inglaterra e Alemanha etc... sim até porque ele preferem andar de bicicleta mas no Sul não. Já não o são e vão a continuar a decrescer. Em Espanha e França esta faixa de mercado domina. Barcelona e Paris quase não vês GS's.

Se o que está em causa é a falar do uso do motociclo penso que não faz sentido comparar com outras preferências de transportes.

Desconheço a realidade de Paris e Barcelona.
Parece-me interessante que dois países onde a GS esteja entre os modelos mais vendidos... a mesma não se ver nas grandes cidades.
(mais estranho ainda não se ver em Barcelona, quando em Madrid é aos pontapés)

Não sei como funciona no resto da ilha, mas em Londres "o que se sente" é muito diferente do que sugeres...
Só o facto de haver dezenas de locais onde motociclistas dos mais diferentes estilos e géneros se juntam diariamente para beber um copo depois do trabalho é impressionante.

O que é triste é "O português" entrar no joguinho do "wanna be". Endividar-se com o que não têm para andar com a marca xpto, BMW, Ducati, etc... chamados exclusivos... Triste realidade e é a diferença que explica o extra das vendas em relação as outras marcas.

Quando o tema é a GS ou outras motos deste segmento de preço há sempre quem direccione a conversa para esta questão dos endividados e das escolhas por status... bla bla bla.

E isto parece-me igualmente representativo de outros tipos de joguinhos tristes muito característicos do nosso mundinho.  :(

As rendas de financial services não pesam o mesmo para um bolso Português ou Inglês.

O custo de aquisição de uma moto deste genero é pesado para o orçamento de um português com salário médio.
Mas manter uma moto em Portugal até é bastante acessível.

A ideia de que pelos ordenados nos países do norte serem substancialmente mais altos se consegue chegar ao final do mês com mais dinheiro de parte é bastante discutível.

Internamente a diferença passa por "Espanha + 2 X Portugal = Itália" só em população e depois é outra cultura.

Portugal e Espanha têm hábitos muito semelhantes de consumo no que diz respeito ás marcas e modelos.
Só muda os volumes de vendas.
Já Itália é muito volátil.
Até kawasakis ocasionalmente aparecem no top de vendas!  :diabolico:

Podes fazer um teste que eu já fiz de carro. Pára num semáforo com alguém ao lado, e dá umas gazadas em Espanha e faz o mesmo em Itália.
Nem que seja num Fiat Punto podre o Italiano vai a jogo :) e espanhol nem sempre! Existe uma diferença cultural e não de tradição no seu sentido lato.

Sim, completamente...
Em Milão os semáforos vermelhos é o equivalente a uma cedência de prioridade...

Em Espanha a realidade tem mudado muito sobretudo devido à mão pesada da guardia civil.
Ainda assim... assisto a mais comportamentos selvagens nas 4-5 vezes que anualmente me desloco pela Estramadura e Andaluzia que cá todo o ano!

Fevereiro 20, 2018, 18:17:13, 18:17
Responder #21

Moto2cool

• 4386
às vezes vejo o argumento do preço da GS e não deixo de pensar que qualquer carro de gama média ou mesmo dos melhores da gama baixa deve ser mais caro, é uma questão de opção numa família a dois, ou uma pessoa só.

A questão do preço pode colocar-se nas famílias onde ter o carro é "obrigatório" e a mota é um adicional, aí é preciso algum poder financeiro, mas há quem possa sem sacrificar nada e há quem sacrifique o dispensável.
Bem, e pode existir quem sacrifique o indispensável, mas desses há em tudo.  :napodeser:

Fevereiro 21, 2018, 01:20:15, 01:20
Responder #22

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
Só porque existe compra e venda de muita motos não é de referência.

O mercado define-se pelo volume de vendas.
E o UK é o 5º maior da Europa.

É referência.
Seja pelo volume de vendas.
Seja por factores bastante diversificados associados á tradição e legado histórico do motociclismo naquela ilha.
Não podemos ignorar que já dominaram a industria. A moto teve um papel fundamental nas culturas, contraculturas e reinvenção do motociclismo. Que têm dos campeonatos mais antigos, diversificados e competitivos.  E cuja imprensa especializada é conceituada e de referência mundial.

Sim... não queremos correr o risco de comprar uma moto com o guiador instalado do lado errado!   :stuck_out_tongue:

Se o que está em causa é a falar do uso do motociclo penso que não faz sentido comparar com outras preferências de transportes.

Desconheço a realidade de Paris e Barcelona.
Parece-me interessante que dois países onde a GS esteja entre os modelos mais vendidos... a mesma não se ver nas grandes cidades.
(mais estranho ainda não se ver em Barcelona, quando em Madrid é aos pontapés)

Não sei como funciona no resto da ilha, mas em Londres "o que se sente" é muito diferente do que sugeres...
Só o facto de haver dezenas de locais onde motociclistas dos mais diferentes estilos e géneros se juntam diariamente para beber um copo depois do trabalho é impressionante.

Quando o tema é a GS ou outras motos deste segmento de preço há sempre quem direccione a conversa para esta questão dos endividados e das escolhas por status... bla bla bla.

E isto parece-me igualmente representativo de outros tipos de joguinhos tristes muito característicos do nosso mundinho.  :(

O custo de aquisição de uma moto deste genero é pesado para o orçamento de um português com salário médio.
Mas manter uma moto em Portugal até é bastante acessível.

A ideia de que pelos ordenados nos países do norte serem substancialmente mais altos se consegue chegar ao final do mês com mais dinheiro de parte é bastante discutível.

Portugal e Espanha têm hábitos muito semelhantes de consumo no que diz respeito ás marcas e modelos.
Só muda os volumes de vendas.
Já Itália é muito volátil.
Até kawasakis ocasionalmente aparecem no top de vendas!  :diabolico:

Podes fazer um teste que eu já fiz de carro. Pára num semáforo com alguém ao lado, e dá umas gazadas em Espanha e faz o mesmo em Itália.
Nem que seja num Fiat Punto podre o Italiano vai a jogo :) e espanhol nem sempre! Existe uma diferença cultural e não de tradição no seu sentido lato.

Sim, completamente...
Em Milão os semáforos vermelhos é o equivalente a uma cedência de prioridade...

Em Espanha a realidade tem mudado muito sobretudo devido à mão pesada da guardia civil.
Ainda assim... assisto a mais comportamentos selvagens nas 4-5 vezes que anualmente me desloco pela Estramadura e Andaluzia que cá todo o ano!

Tudo correcto mas não foi isso que eu disse.
O mercado é relevante tem volume de Vendas sim, mas não é de referência ao mercado Português.

Podes não comprar uma mota com o guiador do lado errado mas poderias eventualmente comprar uma mota com pneus de inverno por que não....

Entendo e aceito isso mas por exemplo as preferências dependem das condições das próprias cidades.  Barcelona esta entre colinas e Madrid nas sua maioria é tudo a direito... Em Amsterdão é mais bicicletas que motociclos e os que existem pelo menos os que vejo são scooters piagio como vidro alto...

Sim não existe muito que fazem senão parar num pub todos os dias... Londres é cosmopolita e existe de tudo mas não sei porquê os motociclistas que vejo são mais imigrantes... No midlands outro mundo... Scooters nem velas, grandes GT and ST's.

Se os ordenados são mais altos e as motos mais baratas os peso é menor.
A gestão que fazem do orçamento é uma questão segundaria. Os nosso amigos Suecos ao jantar comem bolachas com Ketchup!!! Mas entendo o que queres dizer se comparar com o mesmo cabaz de consumo em Portugal.

Correcto mesmo habitos de consumos por isso os OEM's ou importadores utilizam esses mercados como referência

às vezes vejo o argumento do preço da GS e não deixo de pensar que qualquer carro de gama média ou mesmo dos melhores da gama baixa deve ser mais caro, é uma questão de opção numa família a dois, ou uma pessoa só.

A questão do preço pode colocar-se nas famílias onde ter o carro é "obrigatório" e a mota é um adicional, aí é preciso algum poder financeiro, mas há quem possa sem sacrificar nada e há quem sacrifique o dispensável.
Bem, e pode existir quem sacrifique o indispensável, mas desses há em tudo.  :napodeser:

A ideia que a utilização de um motociclo é mais barato que um carro é um mito que custa a entender mas não deixa de ser realidade.

Fevereiro 21, 2018, 10:28:51, 10:28
Responder #23

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Há ene despesas que Jan uns bons anos não havia mas hoje são suportadas mensalmente...

boas,

esta observação é por mim utilizada á uns anos a esta parte, porque é a realidade do Tuga

os rendimentos são os mesmos e em certos casos pior ainda, são menos, conforme acontece com as pessoas que ingressaram no ordenado minimo nacional, que ao longo da vida auferiram sempre acima deste e como todos sabemos, é ordenado que não chega para comer....

:bandeiraportugal:

« Última modificação: Fevereiro 21, 2018, 10:31:16, 10:31 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Fevereiro 21, 2018, 10:43:44, 10:43
Responder #24

JViegas

• 4723

Masculino
Sociedade de consumo e por vezes vidas que não se coadunam com os rendimentos obtidos.

Deixo-vos a letra da musica de um dos meus músicos favoritos de adolescência:

What shall we use to fill the empty spaces
Where waves of hunger gnaw
Shall we set out across this sea of faces
In search of more and more applause
Shall we buy a new guitar
Shall we drive a more powerful car
Shall we work straight through the night
Shall we get into fights
Leave the lights on
Drop bombs
Do tours of the east
Contract disease
Bury bones
Break up homes
Send flowers by phone
Take to drink
Go to shrinks
Give up meat
Rarely sleep
Keep people as pets
Train dogs
Race rats
Fill the attic with cash
Bury treasure
Store up leisure
But never relax at all
With our backs to the wall
Where we used to talk?
How shall I fill the final places?
How shall I complete the wall?

O recurso ao crédito automóvel, na minha vida pessoal, tem-me permitido garantir a minha mobilidade e da minha família. Sem esse recurso, provavelmente andaria ainda de transportes públicos. Não tenho nenhum problema nisso SE os transporte que tenho ao meu alcance me facilitasse a vida profissional e até pessoal.

O recurso ao crédito para comprar uma GS (e para manter a conversa ao nível motociclista) não é algo que me faça sentido, atendendo à relação custo/usufruto que obteria da mesma. Não critico quem as tem ou para que uso lhes dê.

É uma máquina excelente para aquilo a que se propõe...e assim é que tem que ser.
A qualidade paga-se.

O problema é quando se quer dar o salto maior do que a perna e infelizmente são inúmeros os casos de famílias com problemas financeiros.

MAS a culpa não pode ser "apenas" da família que se individa (pessoalmente não acredito nessa ideia que nos querem vender), mas igualmente das instituições que vendem "dinheiro", apostando no facilitismo e por vezes na ignorância.

Fevereiro 21, 2018, 11:27:34, 11:27
Responder #25

JViegas

• 4723

Masculino
Isto é uma pura verdade também. Quando fiz o cartão FNAC e o cartão RP ON, ambos cartões de crédito FNAC, o que me perguntaram foi "está empregado? quanto recebe? Contrato a termo ou sem termo?" e 5 minutos depois tinha cartões com 1000€ de crédito para gastar com base em respostas que poderiam ser uma mentira completa. Mas é a nossa realidade, e a nossa falta de senso vem também da falta de formação. Na escola alguem vos ensina o básico de um planeamento orçamental adequado? A saber interpretar um crédito para além da prestação mensal? Quantos de nós é que têm por hábito fazer orçamentos anuais e planear os gastos extras durante o ano de acordo com esse planeamento?

No caso das motas, a não ser que sejam 125 citadinas, mas planeamento requer uma vez que tipicamente falamos de algo que serve para lazer e não para obrigação. Porque comprar a mota e depois não sobrar dinheiro para usufruir dela é uma estupidez completa.

Concordo 101% companheiro dmanteigas.
Quantas motas não se compram em 2ª mão assim?
O antigo dono pensava que a conseguiria manter e depois, infelizmente (para ele), teve que a vender, para alegria de um outro?

Hoje em dia, e talvez devido à Lei das 125, muita gente conseguiu aceder às duas rodas para garantir a sua mobilidade. E quantos acederam a cilindradas maiores?

Quantos stands/marcas/representantes estavam por aí nas ruas da amargura com a quantidade de motas que vendiam?

O crédito, naturalmente que ajudou. Bastava passar pelo site de um qualquer fabricante para ver promoções e campanhas.

Não vejo nenhum mal no crédito. E não me faz menos consumidor nem tenho vergonha de assumir que compro a crédito (falo em carro e mota - situação que utilizei unicamente crédito).

Hoje em dia é cartões e promoções para todo o lado. Consegues um crédito num apíce.

E esse facilitismo é perigoso.

Faz-me lembrar os carros a diesel: caros mas vendem-se bastante e depois existem empresas que retiram o FAP por menos de metade do preço que custa substituir um.

Fevereiro 21, 2018, 12:56:13, 12:56
Responder #26

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Faz-me lembrar os carros a diesel: caros mas vendem-se bastante e depois existem empresas que retiram o FAP por menos de metade do preço que custa substituir um.

Até ao presente é uma realidade, de facto.

Mas daqui para a frente irá ver-se uma modificação enorme nessa procura dos veículos diesel.
São já várias as cidades europeias, incluindo Madrid e Paris, a "prometer" que vão proibir a entrada deste tipo de veículos já em 2025.

Dalai Lama

Fevereiro 21, 2018, 14:48:29, 14:48
Responder #27

carlos-kb

• Visitante
Isto é uma pura verdade também. Quando fiz o cartão FNAC e o cartão RP ON, ambos cartões de crédito FNAC, o que me perguntaram foi "está empregado? quanto recebe? Contrato a termo ou sem termo?" e 5 minutos depois tinha cartões com 1000€ de crédito para gastar com base em respostas que poderiam ser uma mentira completa. Mas é a nossa realidade, e a nossa falta de senso vem também da falta de formação. Na escola alguem vos ensina o básico de um planeamento orçamental adequado? A saber interpretar um crédito para além da prestação mensal? Quantos de nós é que têm por hábito fazer orçamentos anuais e planear os gastos extras durante o ano de acordo com esse planeamento?

No caso das motas, a não ser que sejam 125 citadinas, mas planeamento requer uma vez que tipicamente falamos de algo que serve para lazer e não para obrigação. Porque comprar a mota e depois não sobrar dinheiro para usufruir dela é uma estupidez completa.

Concordo 101% companheiro dmanteigas.
Quantas motas não se compram em 2ª mão assim?
O antigo dono pensava que a conseguiria manter e depois, infelizmente (para ele), teve que a vender, para alegria de um outro?

Hoje em dia, e talvez devido à Lei das 125, muita gente conseguiu aceder às duas rodas para garantir a sua mobilidade. E quantos acederam a cilindradas maiores?

Quantos stands/marcas/representantes estavam por aí nas ruas da amargura com a quantidade de motas que vendiam?

O crédito, naturalmente que ajudou. Bastava passar pelo site de um qualquer fabricante para ver promoções e campanhas.

Não vejo nenhum mal no crédito. E não me faz menos consumidor nem tenho vergonha de assumir que compro a crédito (falo em carro e mota - situação que utilizei unicamente crédito).

Hoje em dia é cartões e promoções para todo o lado. Consegues um crédito num apíce.

E esse facilitismo é perigoso.

O crédito é um negócio de venda de um produto, como outro qualquer. Se não tivesse ganhos para quem o fomenta e vende.... não existiria.

No caso concreto de bens de consumo (sejam motos, carros, electrodomésticos, férias, etc.), o objectivo primeiro é a venda... se depois a mesma se concretiza por meio de financiamento ou não, é relativo. Até porque o crédito é atribuído por uma financeira, mas a entidade vendedora acaba sempre a receber o montante total do bem, independentemente do modo de compra que o cliente opte. Por isso, para os stands de motos, é quase igual ao litro, vender a PP ou a crédito... Aliás... para eles até é aliciante por vender a crédito, pois acabam também a receber as respectivas comissões pela venda desse crédito, da parte da financeira.

Nas motos nem tanto, mas por exemplo e actualmente, no crédito automóvel, compensa mais optar por financiamento, do que comprar a P.P. (been there, seen that)

Tenho um exemplo recente, na primeira pessoa, no meu actual carro, que adquiri novo, há cerca de 1 ano.
Quando andei à cata de preços e condições, e do leque de opções de marcas e modelos que meti em cima da mesa, e me deparei que em tudo o que vi, testei e me interessei, as condições de compra com financiamento eram francamente mais atractivas.
Para além do preço do carro a P.P. ser invariavelmente mais caro que com financiamento (na casa dos 1000 a 2000 euros mais), não poderia de usufruir de algumas campanhas e ofertas (como por exemplo, oferecerem-me o pack de equipamento superior).

O que posso dizer é que em números redondos, o carro que comprei, cujo valor de tabela eram 32,5 mil euros, com pedido de financiamento e ofertas, me saiu mais barato cerca de 6 mil euros em relação ao valor de tabela + oferta do pack de equipamento acima... e curiosamente, quase ao mesmo preço dos semi-novos que vi no mercado para o mesmo modelo, com cerca de 1 ano.
Entrei com 50% de entrada (valor máximo que poderia dar para usufruir de todas estas vantagens) + o carro que dei como retoma. Ou seja, tenho sensivelmente apenas 1/3 do carro por pagar. O valor do juro, no tempo de pagamento que negociei, não perfaz assim a diferença do valor do preço final com que me ficou, face ao preço de tabela.... ou seja, por todos e mais motivos, compensou logo desde aí. Ainda que o meu objectivo seja amortizar em breve, na totalidade, pois felizmente tenho esse dinheiro disponível.

Por outro lado, beneficiei da vantagem do pedido de financiamento (os 6 mil euros de desconto + oferta de equipamento), metade do dinheiro ficou aqui "deste lado", saí com um carro a estrear, e posso agora e a qualquer altura (por lei datada de 2015), amortizar parte ou todo o montante em dívida, sem grandes penalizações.
No meu caso concreto, e do que contratualizei, só tenho penalizações se amortizasse no 1º ano, sendo que estas são de 0,5% por cada 1000€ de amortização.... ou seja, uma comissão de 5 euros apenas (bagatela) por cada 1000 euros que amortize (que já não se aplica, visto o carro ter acabado de completar agora 1 ano). As comissões de amortização findo o 1º ano são praticamente residuais.

Nas motos ainda não existem (que eu saiba) condições tão aliciantes.... ainda que  não seja raro já ver ofertas de financiamento sem juros, como a recente campanha da Kawasaki.

Compete apenas a cada um saber o que optar, no acto da compra... que modalidade se pode tornar mais atractiva e a real taxa de esforço que irá pesar no seu orçamento, face aquilo que aufere.

Se o crédito existe, é para ser usado!

Edit: utilizei o termo "crédito" de forma genérica... pois o efectivamente, o recurso a crédito acaba por ser uma modalidade de financiamento, dentro de outras tantas como o Leasing, o A.L.D., etc...
« Última modificação: Fevereiro 21, 2018, 14:51:38, 14:51 por carlos-kb »

Fevereiro 21, 2018, 15:15:10, 15:15
Responder #28

JViegas

• 4723

Masculino
Ora... tentando transportar isto para a esfera das vendas... da BMW (GS).

Talvez o sucesso de vendas passe por aí, nas campanhas e facilidades na compra destes modelos da BMW.

(não quero com isto diminuir o valor da máquina. nunca a experimentei mas daquilo que conheço é uma máquina muito boa)

Queria levar a questão mais longe: independentemente da facilidade em comprar uma GS, independentemente da qualidade do produto, não haverá mais do que estes dois pontos?

Acredito que sim. será ainda o status? Sim também isso, mas não queria reduzir este modelo da BMW apenas a uma "moda". Não pode ser só uma moda.

É todo um espírito de aventura que a máquina apela à reunião de milhares de homens e mulheres de um ideal de duas rodas, não muito diferente do espírito motard tão apregoado.

Se calhar isto também demonstra o sucesso desta máquina.

Reparem que até a saída da Africa Twin, com todo aquele marketing e espírito de aventura. Este ano sai um novo modelo, e tal etc... mas... vamos sempre parar à GS.

Faz-me lembrar quando cheguei ao mundo das maxiscooters. Quem é a rainha? A Burgman, claro. Há existem as outras, a T-Max, mais tarde a Integra (nem carne nem peixe, mas igualmente muito boa), mas... quem é a rainha? A Burgman.

É claro que me lembro de outros modelos: Hyabusa, a Z ou outras que o Euro IV "matou". Quais é que aguentaram bem o passar dos anos?

Se calhar muito poucas como a GS.

Fevereiro 21, 2018, 15:23:32, 15:23
Responder #29

carlos-kb

• Visitante
É claro que me lembro de outros modelos: Hyabusa, a Z ou outras que o Euro IV "matou". Quais é que aguentaram bem o passar dos anos?

A Euro 4.... essa carrasca!!!  :(

A VFR1200F foi outra que saltou fora à conta dela.

Fevereiro 21, 2018, 16:07:50, 16:07
Responder #30

dfelix

• 4988
Podes não comprar uma mota com o guiador do lado errado mas poderias eventualmente comprar uma mota com pneus de inverno por que não....

A generalidade dos construtores recorrem a um ou dois fornecedores de pneumáticos que instalam nas motos como oem.
E a escolha costuma estar relacionada com o segmento de mercado e não com o tipo de clima.
Até porque isso dos "pneus de inverno" é bastante relativo.

A Triumph que tive ainda era das produzidas em Hinckley e vinha com um Pilot Power cá.. como lá... como no resto do mundo.

Em Amsterdão é mais bicicletas que motociclos e os que existem pelo menos os que vejo são scooters piagio como vidro alto...

A utilização massiva da bicicleta em Amsterdão tal como a utilização massiva do automóvel e tantas outras grandes cidades não invalida a existência de um elevado número de commuters em motociclo.

Tenho vários amigos meus lá emigrados que continuam a ser motociclistas regulares.
Em regral geral queixam-se é do custo que envolve...já que é normal praticarem valores acima dos 100EUR/hora de mão-de-obra.

Sim não existe muito que fazem senão parar num pub todos os dias... Londres é cosmopolita e existe de tudo mas não sei porquê os motociclistas que vejo são mais imigrantes...

A quantidade de brasileiros a trabalhar por lá como estafetas é impressionante.

EU não vejo mal nenhum no recurso ao crédito.

Não há mal!
Mas faz parte da nossa cultura associar o recurso ao crédito ao viver acima das possibilidades.

Situações dessas existem e certamente não são poucas.
Mas a postura "bota abaixo" acaba também ela por ser (usando uma expressão do Cross) um joguinho do "wanna be".
Uma forma de justificação aquilo que se tem... em bicos dos pés!

Outro hábito comum é associar o recurso ao crédito a algo de "tesos"... quando pode perfeitamente ser usado para não se perder liquidez na conta.

Talvez o sucesso de vendas passe por aí, nas campanhas e facilidades na compra destes modelos da BMW.

Quando sairam as primeiras refrigeradas a liquido, um conhecido meu queria de imediato uma GSA.
O problema é as GSA habitualmente são lançadas posteriormente à GS.
Mas ele queria forçosamente algo que ainda não havia!
Como é que o agente resolveu essa situação? Vendeu-lhe uma GS com promessa de retoma pelo valor a que foi vendida assim que saísse a GSA.

Esta é a poderosa máquina comercial desta marca actualmente.

Acredito que sim. será ainda o status? Sim também isso,...

Tenho alguma dificuldade em perceber essa coisa do "status" perante uma marca que se tornou tão corriqueira.

É suposto o cliente se sentir "diferenciado"?
Como? Se conduz uma moto igual a tantos outros que diaramente se cruza na estrada...

« Última modificação: Fevereiro 21, 2018, 16:11:13, 16:11 por dfelix »

Fevereiro 25, 2018, 22:27:49, 22:27
Responder #31

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Fico um pouco espantado com a posição da Multistrada...na sua terra Natal (Itália).

Um décimo-quinto lugar e com outras propostas (no segmento adventure e trail asfaltado) na frente... :pensador:

Por causa do preço não pode ser, já que a BMW vende bem...mas bem. :)

Dalai Lama

Fevereiro 25, 2018, 22:45:16, 22:45
Responder #32

carlos-kb

• Visitante
Em Itália

Ora aí está uma tabela "à séria", composta na sua maioria por motos também "à séria" (com duas ou três excepções  :diabolico:).

O nosso top 15, ao pé desse.... é completamente desanimador e decepcionante.  :(

Fevereiro 26, 2018, 11:15:16, 11:15
Responder #33

dfelix

• 4988
Fico um pouco espantado com a posição da Multistrada...na sua terra Natal (Itália).

Esta tabela demonstra uma suspeita que já tinha que seria a 950 canibalizar vendas da 1200.

Ao contrário da BMW em que a 800 é um produto muito diferente da 1200... na Ducati nem por isso.
A versão base da 1200 nunca foi tão interessante, sobretudo desde que engordou.
E a 950 enquadra-se muito melhor nas expectativas do público.

Se somássemos as vendas de ambas estaria no top 5.
Se somássemos as vendas de GS + GSA... seria um primeiro lugar com números esmagadores!  :o

Outro pormenor interessante (além do que o carlos referiu) : nenhuma outra BMW aparece neste top de itália.

« Última modificação: Fevereiro 26, 2018, 11:17:05, 11:17 por dfelix »

Agosto 06, 2018, 20:47:59, 20:47
Responder #34

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
A Keeway em 3° lugar??  :o

É verdade que tenho visto alguns ciclomotores da marca à porta das escolas e que a Superlight tem vindo a ter há uns anos a esta parte uma óptima prestação comercial (sendo a best-seller entre os modelos da marca), mas nunca pensei que estivessem a vender-se tantas unidades da gama da marca, ao ponto de ocuparem o Top3.

Dalai Lama

Agosto 06, 2018, 21:02:12, 21:02
Responder #35

mneves

• 3092

Masculino

É verdade que tenho visto alguns ciclomotores da marca à porta das escolas e que a Superlight tem vindo a ter há uns anos a esta parte uma óptima prestação comercial (sendo a best-seller entre os modelos da marca), mas nunca pensei que estivessem a vender-se tantas unidades da gama da marca, ao ponto de ocuparem o Top3.
A supermotard 125 vende bem agora
membro numero 16

Agosto 06, 2018, 21:51:02, 21:51
Responder #36

Pianoman

• 1313

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

Isaac, a SL de há uns anos para cá era a SEGUNDA 125cc mais vendida em Portugal (depois da PCX, pois claro).

Felizmente tem tido uma quebra nas vendas...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 06, 2018, 22:15:53, 22:15
Responder #37

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Felizmente tem tido uma quebra nas vendas...

Nada existe como a sinceridade...  :) :nice:

Um primo meu que trabalha na Siemens na zona de Alfragide, ainda guarda numa garagem, meio ao abandono, uma Keeway que deve ter uns 10-12 anos à vontade...
Poucos kms, pouco uso, mas a verdade é que...muito muito tempo parada, plásticos super desgastados e sem revisões registadas em parte alguma. :)

Ora numa altura em que ele pensava em adquirir uma scooter 125cc para as suas deslocações (já que contar com a outra era impossível por variadas razões), fui franco com ele e disse-lhe algo deste género, estando junto àquela Keeway (uma F-Act 50, creio):

- Aposto contigo que qualquer concessionário prefere fazer-te um desconto na compra de um motociclo novo, do que ficar-te com essa scooter...

O valor comercial da scooter desta marca era (e é...) baixíssimo, e no estado em que se encontrava, pior ainda...

Entretanto e passado este tempo, já vai tirar a carta...  :sportbike: e nem sequer se vai dar ao trabalho de levar aquilo que tem na garagem.

Dalai Lama

Agosto 07, 2018, 09:28:13, 09:28
Responder #38

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
É verdade. Tem estado sempre bem classificada em termos de vendas, de há uns anos para cá.

Mas apesar de ver bastante ciclomotores da marca à porta de escolas, não fazia ideia que a prestação comercial da marca em 2018 continuasse tão forte.
Nem sequer me tinha ocorrido tal coisa e por isso fiquei um bocado espantado com o Top3.

O mais barato, em Portugal, sai bem... (este agora até parecia um anuncio da Pescanova).  :)

Na Europa o que se verifica em termos de marcas mais vendidas é, curiosamente, diferente q.b. da nossa realidade...

Aqui ao lado em Espanha tem sido +/- assim (Top5), ainda que de ano para ano posso ir sofrendo umas alterações:

Honda
Yamaha
Kymco
Piaggio
BMW

Dalai Lama

Agosto 07, 2018, 11:47:27, 11:47
Responder #39

Svitre

• 539
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
A questão é que muitas das vezes fica mais barato comprar uma "chinesa" do que a mensalidade/contrato com um operador de TV por cabo + Internet + Telefone + 1 ou 2 packs de canais.

Agosto 07, 2018, 12:04:05, 12:04
Responder #40

dfelix

• 4988
É mais fácil a Benelli e Keeway penetrarem nos mercados como o português, onde o poder de compra é baixo e os baixos preços atraem compradores. No UK onde o poder de compra é mais alto, uma diferença de 2 ou 3 mil euros para ter algo substancialmente melhor não lhes faz tanta diferença.

No UK o poder de compra é mais alto, mas "manter" uma moto é muito mais dispendioso.
Os seguros são muito caros.
E qualquer agente cobra valores de mão-de-obra na casa das 100 libras por hora.

Algo que não deve ser ignorado é que o UK, sobretudo Inglaterra tem uma cultura de motociclismo muito forte. (apesar do clima)

Algo que também não deve ser ignorado é que em Portugal, o que disparou as vendas nos últimos anos foram os novos motociclistas provenientes da lei das 125.

« Última modificação: Agosto 07, 2018, 14:00:05, 14:00 por dfelix »

Agosto 07, 2018, 12:46:15, 12:46
Responder #41

Hemisaro

• **

• 291
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
"Facilmente passar a Honda", não acredito que seja assim tão fácil. Se assim fosse já alguém teria conseguido, não?

Para mim tanto faz quem vende mais, e como se costuma dizer, mais concorrência melhor para o mercado, mas isso não deve ser tão "fácil" como escrevê-lo.

A Yamaha, com as MT/Tracer e também teho visto algumas scooters, tem ganho muitos clientes neste últimos anos.

A Honda a "perder cota de mercado" não acho que seja muito relevante, olhando apenas para os números deste quadro, quando a mesma aumenta o número de unidades vendidas. Claro que o crescimento não será tão grande como o da Yamaha ou Benelli, mas também quem vende menos tem maior margem para crescer mais.
Mal era, ou estranho era, se as marcas não tentassem inovar, ou apresentar algo diferenciador (seja preço, características, etc), para tentarem vender mais e se fosse criando um fosso cada vez maior entre quem vende mais (no caso, uma marca) e quem vende menos.

Já o decréscimo da BMW, tendo em conta a oferta que têm neste momento, que me parece ser até bastante alargada com as scooters e modelos de menor cilindrada, acho mais de salientar.
Será que irão recuperar algo com as novas 850/750?
« Última modificação: Agosto 07, 2018, 12:52:35, 12:52 por Hemisaro »

Agosto 07, 2018, 13:32:33, 13:32
Responder #42

pedroareias

• Visitante
Na minha humilde opinião, a Yamaha tem ganho quota porque apresenta um mix de modelos míticos que fazem de navio-almirante, como a Tmax, e modelos muito baratos e que se distinguem pela qualidade acima das concorrentes da mesma origem, como é o caso das MT-09.

A Tmax faz vender muitas Nmax e Xmax e a MT-09 faz vender muitas... MT-07, MT-09, MT-10,  Tracer 900, etc.

Olha-se para os catálogos e vê-se mais modelos atractivos na Yamaha

A Yamaha tem também alguns modelos desfasados, mas não é altura para mencioná-los.

Hemisaro, é significativo sim que a Honda perca cota de mercado mesmo aumentando ligeiramente o numero de unidades vendidas. É significativo de uma acomodação ao que já têm, porque apesar de estarem a vender ligeiramente mais unidades não estão a conquistar um mercado novo, estão apenas a manter o que já têm. O que não é mau nem bom, é apenas uma estratégia comercial como qualquer outra. Já a Yamaha ganhar cota de mercado e o aumento significativo de vendas também é que me parece mais surpreendente. Concerteza não foram as 50 Tracers GT que tinham encomendadas para Portugal que se refletem neste aumento e nem tão pouco assistimos a alguma campanha que fizesse antever um crescimento de 30% nas vendas... será da MT-09SP? Era interessante perceber o que está a levar a Yamaha e também a KTM (apesar de que sendo menos unidades pode ser apenas uma variação residual) a ganhar cota de mercado quando todas as outras perdem... porque verdade seja dita, não é como se de 2017 para 2018 tivesse apresentado algo de substancialmente novo.

Bem...é sem dúvida interessante o rating. Claro que a Benelli esta-se a posicionar bem no mercado, no entanto não creio que haja canibalização. O nosso mercado é pouco representativo em termos globais e comparo-o ao Brasileiro, a malta quer motas económicas, custo de aquisição não muito alto e que percam pouco valor...com uma diferença que no Brasil as baixas cilindradas existem em mais número:150/200/250/300...

Por isso a Benelli vai se estabilizar mas creio que nunca irá passar a perna aos dois maiores construtores japoneses, porque há muita Malta que prefere dar mais euros e ter uma coisa que perde menos valor, que "à partida" da menos chatices ou cuja a marca está ligada ou interligada a fiabilidade...
Quer queiramos, quer não ainda conta...bastante.

A canibalização que falo é a modelos que competem diretamente com a keeway. A BN125 com as RKV, por exemplo. Ou até a TNT pois muita malta quando vai para as 125 acaba por optar por esta em vez de outras opções da keeway por ser barata, já que o "tipo" de comprador é o mesmo. Daí que me faça todo o sentido que a diminuição de vendas da keeway seja justificada também pelo aumento de vendas da Benelli.

Quanto à tua 2ª parte... depende muito do que vier para aí no futuro e de qual for o posicionamento da Benelli. Está visto que o modelo de negócio deles vende. Basicamente, para darem o "salto" só lhes falta uma scooter capaz de rivalizar com a PCX e uma mota que roube clientes à NC.

E não sei até que ponto a "African Twin dos pobres" aka TRK502X não vai fazer também algum sucesso... Como dizes, em mercados como Portugal e Brasil é "isto" que vende. Motas baratas
« Última modificação: Agosto 07, 2018, 13:36:58, 13:36 por pedroareias »

Agosto 07, 2018, 13:43:08, 13:43
Responder #43

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Não vou colocar o TOP100 completo do que se passa em Itália em termos de modelos (até porque o link que deixarei abaixo as revela a todas), mas com as que coloco aqui já dá para ter uma ideia de como é esse mercado e onde exixte uma "cultura motociclista" diferente q.b. da nossa...  :)

http://www.motociclismo.it/mercato-due-ruote-classifiche-vendita-moto-scooter-2018-giugno-bmw-r-1200-gs-davanti-honda-africa-twin-gs-adventure-70224

A 1ª Keeway a aparecer na tabela vem em 63º lugar...
(Claro que o peso da Piaggio e da fábrica da Honda por lá, influencia...e de que maneira)

Dalai Lama

Agosto 07, 2018, 13:46:47, 13:46
Responder #44

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
O caso anterior era das motos.

Este é o das scooters/maxiscooters...

Dalai Lama

Agosto 07, 2018, 14:04:38, 14:04
Responder #45

Hemisaro

• **

• 291
Claro que a Honda está a manter, até diria que é muito bom (um milagre!) manter a posição tendo em conta que não tem nada de extraordinário no seu "portfólio" (tirando a AT e XADV, a meu ver, claro)!
Se isso indica que poderá estar em declínio é aqui que já tenho dúvidas...

Agora imagina se tivesse alguma coisa para concorrer com a MT09 (aqui incluo tanto a MT, como SP, como Tracer)?
Agora imagina que tinha algo para combater no segmento das trail média (não considero a NC750X como trail, estou a pensar em algo mais como uma Vstrom)?
Se com a NC vendem o que vendem....

A Yamaha tem o embalo das, que penso ser, vendas dos anos anteriores com a gama MT (há por aí os dados da variação desde 2014/2015 (foi aqui que chegaram as MT?)), entre outras (tenho a sensação na rua de estar a vender também mais scooters), que deve derivar das suas campanhas com preços competitivos em relação, nomeadamente, à Honda.

Surpreendente a NC vender relativamente bem em Itália.

Agosto 07, 2018, 14:20:06, 14:20
Responder #46

paulo coelho

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 34
Eu não consigo perceber porque tanta gente se mostra surpreendido com as vendas da NC...vou só dar três razões pois existem muito mais: fiabilidade, economia, versatilidade.
Em caso de dúvidas perguntem aos felizes proprietários que eles explicam :yeah:

Agosto 07, 2018, 14:33:11, 14:33
Responder #47

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S

Penso que os motivos pelo sucesso da NC sao faceis de entender. Até porque se formos analisar bem a oferta dos construtores da gama media (nao china e nao marcas premium) a NC praticamente esta sozinha no mercado enquanto oferta "racional", sendo que neste campo, até será a que oferece o produto mais poderado para o tipo de utilizacao "nao emotiva".

O que acontece é que penso que seria futil para a Yamaha ou para a Suzuki lancarem um produto como precisamente as mesmas caracteristicas e o mesmo ethos do que a gama NC...

Normalmente quem o faz neste momento sao os contrutores Asiaticos (China) que nao tem capacidade de lancar algo original e se limitam a copiar (muitas vezes emular ou clonar seria mesmo o termo mais certo  :D) o produto ou modelo que mais sucesso tem no mercado, oferecendo-o ao mercado com um preco e qualidade inferior

Para um grande construtor, mais vale aproveitar as lacunas que a Honda (ou qualquer outro player) tem na sua gama e explorar esse filao... e se voltarmos uns anos atras, penso que terá sido essa o caminho escolhido pela Yamaha: enquanto o rival japones seguia o caminho da racionalidade, a Yamaha seguia o da emotividade.

Penso que nao faltarao clientes para qualquer um dos produtos... embora em termos de clientela sejam dispares. A luta frontal entre 2 gigantes nunca é boa tactica.

No meio destas marcas todas, a unica coisa que consigo ver, nao sao as rivalidades das marcas e modelos porque isso é algo criado por nós, clientes. A unica coisa que consigo ver e me deixa triste é a distancia que o nosso mercado está do mercado Italiano, tanto em numero de vendas, como na riquesa da escolha... por cá temos um mercado pobre e atipico e so aquilo que é barato consegue-se vender em numeros consideraveis  :toma:
« Última modificação: Agosto 07, 2018, 14:37:35, 14:37 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 07, 2018, 14:33:35, 14:33
Responder #48

Hemisaro

• **

• 291
Não é no sentido geral, é mais no mercado específico italiano, porque não me lembro de a ver em posição tão destacada nos anos anteriores (posso não ter reparado bem nos números).

Até porque percebo bem porque se vende muito. E faz todo o sentido para quem tiver esses objectivos em mente (eu próprio já cheguei a ponderá-la).

Agosto 07, 2018, 15:26:51, 15:26
Responder #49

paulo coelho

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 34
Sustentar um veículo motorizado hoje em dia sai muito caro, sobretudo no nosso país, impostos e mais impostos...o poder de compra não é muito grande e o mercado vai reflectir isso mesmo. Ter um veículo de duas rodas não representa só uma paixão mas também uma utilidade e portanto a tendência é para se adquirir um que satisfaça os vários pontos. O ideal seria ter uma mota para cada ocasião. tipo uma scooter para ir ao pão, uma big trail para passear e uma race para ir ás concentrações :yeah: Tal não sendo possível terá que se pensar num três em um e as grandes marcas já se aperceberam disso, é só ver as tendências.