Autor Tópico: Posso reutilizar meu capacete?  (Lida 4086 vezes)

Março 10, 2019, 08:31:09, 08:31
Lida 4086 vezes

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Pergunta: "Eu tive uma queda de baixa velocidade há pouco tempo atrás. Meu braço levou o peso da queda, mas acabei batendo com a minha cabeça no chão. Eu não bati com força, posso reutilizar meu capacete ?

A resposta direta para isso é não. Quero dizer, tecnicamente falando, sim, pode usar o capacete de novo; Tudo se resume ao quanto valoriza sua cabeça. Mesmo que a calota mostre pouco ou nenhum dano externo, até mesmo um leve impacto no solo com a sua cabeça comprometeu a integridade do capacete.

A razão pela qual um capacete se torna obsoleto depois de um acidente não tem nada a ver com a aparência externa do casco. É tudo sobre o composto absorvente de choque encontrado no interior, entre as camadas interior e exterior da tampa. A proteção é geralmente fornecida pelo poliestireno expandido (EPS), mais amplamente conhecido sob o nome de marca registrada de “isopor”. O material é utilizado em diversas aplicações pelas suas propriedades de absorção e difusão de energia, incluindo pára-choques de automóveis e, claro, em capacetes para motociclistas.

Se você está a usar o capacete e bate a cabeça no chão, o EPS absorve e dispersa parte da energia do impactoo. Mesmo em situações de baixa velocidade ou baixo impacto, a força do impacto, por mais suave que seja, combinada com o peso da sua cabeça, esmaga as esferas de poliestireno do EPS. Uma vez esmagadas não recuperam sua forma, o que significa que o revestimento perdeu sua eficiência.

Se você usar um capacete comprometido e fizer outra queda, o EPS amassado não será capaz de absorver tanta energia, o que significa que o impacto na sua cabeça será mais significativo.

É por isso que, por mais frustrante e desolador que seja, não importa o quanto você tenha batido com a cabeça, a melhor decisão para garantir sua própria segurança é comprar um novo capacete.

fonte:https://www.rideapart.com/articles/308632/gear-reuse-helmet-safety/
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 12, 2019, 10:02:41, 10:02
Responder #1

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Os capacetes são construidos segundo um processo de harmonização de linhas, materiais e fusão desses mesmos materiais.

A partir da altura que sofrem um impacto, essa harmonização fica comprometida. Pode até não ser visivel a olho nu, mas o estrago está feito. Esse é o principal motivo porque eu desaconselho, de todo, a compra de capacetes em 2ª mão, até podem estar bons de pintura, serem um bom modelo de uma boa marca mas não existe maneira de saber se já estiveram envolvidos em quedas.

Por isso, não, se caiu, é lixo.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 12, 2019, 11:28:08, 11:28
Responder #2

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5005
Isso do "caiu" é relativo...
Para haver deformação da EPS tem de estar uma cabeça lá dentro a fazer força suficiente para espremer os materiais contra a calota.
Estamos a falar dum impacto vigoroso.

Não é uma cabeçadinha que vai inviabilizar o capacete.

Mas se acharem que no momento em que cair de cima do banco ou de depósito e rolar pelo chão deixa de cumprir a sua função...
Os fabricantes agradecem!
 ;)

Março 12, 2019, 12:11:51, 12:11
Responder #3

Quico

• Visitante
Mas se acharem que no momento em que cair de cima do banco ou de depósito e rolar pelo chão deixa de cumprir a sua função...
 ;)

E já agora quando isso acontecer deixem-o aqui em casa que eu guardo.

Março 12, 2019, 12:50:47, 12:50
Responder #4

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Também ouvi dizer que se cair directamente no chão com a parte de cima "central" o mais provável é nunca mais puder ser utilizado.

Verdade ou mentira, já deixei cair o meu assim de lado e só lá ficou 2risquinhos mas um companheiro com um capacete igual, deixou cair exactamente da tal maneira atrás descrito e que provocou o estalar de quase toda a camada de verniz do capacete - esse claramente que nunca mais vai usar...

Março 12, 2019, 14:23:49, 14:23
Responder #5

dfelix

• 5005
Os meus capacetes estão fartos de cair de cima da moto...
É o que dá ter bicilindricas!
Parece que têm parkinson!
Basta por a trabalhar que tudo o que esteja equilibrado em cima não se aguenta...  :D

Provavelmente no dia que algum tiver o azar de cair em cima duma pedra de gravilha estrategicamente colocada para lhe fazer um buraco até ao material da calota... vai pró lixo.
Mas aquelas pequenas "quincadas" no verniz, raspadelas e riscos...
Só quem não os usa é que não as tem.

Março 13, 2019, 08:13:56, 08:13
Responder #6

Nuno YB

• 1209
Isso do "caiu" é relativo...
Para haver deformação da EPS tem de estar uma cabeça lá dentro a fazer força suficiente para espremer os materiais contra a calota.
Estamos a falar dum impacto vigoroso.

Não é uma cabeçadinha que vai inviabilizar o capacete.

;)

Quando falei em quedas, referia-me a quedas do condutor, não do casco.

No caso dos capacetes usados, e volto a dizer que NUNCA na vida ia comprar um, não há maneira de provar que um autocolante fora do sitio, um risco ou uma raspadela não foram originados por uma queda "a sério".

Nunca tive um capacete que acabasse "virgem", todos eles cairam de cima da moto, do sofá ou da mesa da cozinha. Não os troquei por isso mas faria isso se fosse resultado de uma queda minha, ou embate. E os meus capacetes excedem, e bem, o prazo de validade aconselhado pelos fabricantes. Não andaram metidos em acidentes, os materiais interiores ainda cumprem, a viseira é facilmente substituivel? Então duram mais de 5 anos, sem a minima duvida ( o Nexx que era da minha esposa ainda cumpre com isto tudo e está guardado na garagem, pronto a ser usado ).
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 13, 2019, 11:19:39, 11:19
Responder #7

dfelix

• 5005
Não me vejo a comprar um capacete usado mais por questões de higiene!
Mesmo lavando os interiores..
Não deixa de ser algo onde outro gajo qualquer andou prai a transpirar e bafejar dentro...
 :D

Março 13, 2019, 19:47:44, 19:47
Responder #8

Nuno YB

• 1209
Não me vejo a comprar um capacete usado mais por questões de higiene!
Mesmo lavando os interiores..
Não deixa de ser algo onde outro gajo qualquer andou prai a transpirar e bafejar dentro...
 :D

Esse é outro factor, existem por aí cabeças que são autenticos zoológicos e eu já tenho bichos suficientes em casa, não preciso de mais.  :lolol: