Boas tardes boa gente!Peço desde já desculpa se estiver a fazer uma duplicação de tópicos ... Mas pesquisei e o unico que tinha algo a ver parecia já ter algum tempo sem novidade, ao que o CPM me aconselhou a criar novo topico... O topico que consultei tinha também mais a ver com as condições da mota e o ler nas entrelinhas do aspeto e desgaste (super util de resto)...
(....)Por isso, mesmo perdendo algum dinheiro, opto sempre pela retoma.
(....)o cheque bancário é passado pelo banco e o banco já terá retirado da conta o valor de quem pediu o cheque (....)
Citação de: 2low em Março 26, 2019, 21:51:32, 21:51(....)o cheque bancário é passado pelo banco e o banco já terá retirado da conta o valor de quem pediu o cheque (....)Seria esta a hipótese mais segura de todas...
(....)nota: em termos legais tens de dar garantia de 6 meses apos a venda / novo registo apenas ao que não é passível de falhar por falta de manutenção, isto é... se o motor pifar entretanto és responsável mas se furar um pneu a culpa nunca é tua… ou se fundir uma lâmpada também não tens que pagar nada.
Citação de: 2low em Março 26, 2019, 21:51:32, 21:51(....)nota: em termos legais tens de dar garantia de 6 meses apos a venda / novo registo apenas ao que não é passível de falhar por falta de manutenção, isto é... se o motor pifar entretanto és responsável mas se furar um pneu a culpa nunca é tua… ou se fundir uma lâmpada também não tens que pagar nada.Reparei que depois acrescentaste esta parte, Nuno.Admito que estou longe de ser um habitué no que toca a vendas, pois opto pela retoma com entrega a concessionário.Mas ainda assim, tenho ideia que não há imposição legal para que um particular dê garantia de bom funcionamento a outro particular na venda de um veículo.Naturalmente que isto não obsta a que possa haver um prévio acordo entre as partes (com assinaturas reconhecidas por exemplo notarialmemte), onde se estabeleça uma garantia.Mas de resto....existe alguma obrigação dessa 6 meses em particulares??Eu admito então o meu desconhecimento...
Bem...eu aceito por bem a informação que me dás. Sempre me disseram o contrário (entre particulares não há garantia obrigatória), mas na boa. É nestas coisas que se vai aprendendo algo mais. Vou tentar ler sobre o assunto.
...Além de, em última instância, poder mesmo ser manifestamente injusto perante uma utilização abusiva e lesiva de componentes por parte do comprador ao longo de p.ex. 5 meses de utilização.É que neste espaço de tempo pode acontecer muita coisa...Só estou a ver isto poder dar alguma coisa judicialmente no casa de se ter ocultado um prévio acidente do veículo, com reparação mal feita (que envolverá peritagem), tendo sido ocultada gravemente essa situação ao comprador aquando do negócio...De resto, caramba....pode acontecer um "sem número de coisas" com um veículo usado, pelo que assacar responsabilidades a um vendedor após meses de utilização seria mesmo injusto.
Por isso, mesmo perdendo algum dinheiro, opto sempre pela retoma.
(....)Mas essa questão eu nem estava a equacionar, enquanto privado dar garantia!??? (....)