Autor Tópico: Gasolina 95 ou 98 octanas?  (Lida 26695 vezes)

Julho 30, 2020, 12:30:20, 12:30
Responder #50

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Este é um assunto que provavelmente não fará sentido para muitos mas em casos específicos como o meu, posso garantir que as diferenças não são assim tão poucas!

Desde que comprei a actual moto em final de Outubro de 2017 até sensivelmente à primavera de 2019 que utilizava apenas a gasolina 95 sem aditivos ou por engano lá ia uma ou outra vez com aditivos.
Em determinada altura o mecânico pediu para retirar o filtro KN e colocar um filtro de origem e senti ligeiras diferenças, com redução de consumos e diminuição aparente do canto do bicho (a mota), e sensação de ficar mais "molenga".
Após novamente uma conversa com o mecânico, ele reiterou para não voltar a colocar o filtro KN e para substituir a gasolina 95 por gasolina 98 e eis que surgiram diferenças substanciais no comportamento da moto:
- ficou com um trabalhar mais regular, limpo e "bonito de se ouvir" (sentido-se mais vibrações quando puxa)
- os consumos estão ela por ela se bem que em passeios longos acabe por apresentar agora consumos ligeiramente mais baixos
- ganhou um cantar fantástico quando se pede que cante e as acelerações são mais brutas e cativantes (*)
- e acaba por atingir maior velocidade em cada uma dessas acelerações de "impulso"  :tornarseanjinho: ;D

No fim de semana passado não tive forma de colocar combustível 98, não havia, e senti logo a diferença... apesar de sentir a moto a "vibrar menos" mas também mais pastelona...
(e não teve influência seguir atrás de dois companheiros)

Hoje...bastou 5€ para sentir a diferença...  ;D ;D ;D  :cool:  (*)

Sobre este assunto, continuo a achar que cada um deverá ponderar experimentar e verificar se justifica.
No meu caso, com 3 cilindros e taxa de compressão alta (12,0:1) justifica!

nota: as diferenças mencionadas não são meras sensações, é fácil comprovar e basta pegar na moto e sentir as diferenças!
« Última modificação: Julho 30, 2020, 12:33:42, 12:33 por 2low »

Julho 30, 2020, 12:39:16, 12:39
Responder #51

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sei que o tópico é sobre 95 e 98, mas como já falamos em aditivada...

Vai de encontro aquilo que acredito, embora os resultados possam ser quase nulos.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Por acaso so reparei agora neste video, e ha que registrar uma coisa: a gasolina no Brasil nao tem nada a ver com a Portuguesa... eles la tem quase 30% de alcool.

Tanto alcool da muitos problemas na injecao e de sujidade acumulada nos motores porque a qualidade da gasolina é tao ma e por tantas vezes é adulterada que com facilidade decanta, isto é, ha uma separacao de gasolina e alcool logo no deposito.

2low, nao estou a chamar nomes a tua Sprint, mas vais sentir mais essa diferenca real que nos relatas quando andas com motos mais antigas, ainda Euro II ou III e com calculadores menos sofisiticados. Com a geracao actual de Euro IV ja pouca diferenca sentes  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 30, 2020, 13:02:37, 13:02
Responder #52

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No Brasil sei que têm alguns modelos preparados para levar gasolina ou etanol.

Curiosamente chegam a fazer mais potência com etanol do que com gasolina. Não muito mais, mas qualquer coisa...  :)

Mas depois tem o dowside da questão.

Fizeram há 2 anos um teste por lá (Link) e a rodar só com etanol fazia quase metade dos kms do que a rodar com gasolina.  :stuck_out_tongue_winking_eye:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 30, 2020, 13:08:31, 13:08
Responder #53

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
(...)
2low, nao estou a chamar nomes a tua Sprint, mas vais sentir mais essa diferenca real que nos relatas quando andas com motos mais antigas, ainda Euro II ou III e com calculadores menos sofisiticados. Com a geracao actual de Euro IV ja pouca diferenca sentes  :nice:

Podes chamar o que quiseres...  :convivio:
A velhinha já vai com 14 anos mas tem dado bem mais alegrias que a anterior que até era mais recente. E a maldita ainda anda de renda... a porca! :D
Se tivesse uma situação mais estável e sem ter que investir na própria empresa, pelo que "sei hoje" não sei se não ficaria na mesma com uma Sprint...

Face ao que acho justo pagar e pelo tipo de moto que gosto, não vejo assim quase nada que me faça fazer aumentar mais as pulsações que a actual oldy Sprint. :tornarseanjinho:

Em todo o caso é um acrescento de informação no fórum, a questão de motos Euro 2 e Euro 3 se sentirem essas diferenças no combustível...
Isto é o mais importante!
 :nice: :convivio:

« Última modificação: Julho 30, 2020, 13:22:09, 13:22 por 2low »

Julho 30, 2020, 13:23:56, 13:23
Responder #54

dfelix

• 5004
Na Triumph que tive cujo 1050 é o irmão rebelde da tua, nunca senti diferença nos consumos, prestações e sonoridade do motor ao alterar os combustíveis.
E até faria sentido sentir diferença, sobretudo depois ter levado com uma reprogramação em banco além de algumas alterações.
De resto levou 95, 98 fosse premium e low cost... e sempre a levar calor.

A única diferença que senti com diferentes combustíveis foi... o cheiro que ficava na roupa!
A posição daquelas ponteiras era já por si propícia a isso.
E o facto de ter "goela aberta" numa moto Euro 2 que já era Euro NADA potenciava ainda mais.

Mas nem era a concentração de anti-detonantes que fazia diferença..
Variava entre a própria "marca" do posto abastecimento. Nas observações pouco científicas desta experiência destacava-se o cheiro a baquelite queimada que ficava no casaco quando abastecia na Repsol. Um cheiro mais quimico intenso nas raras vezes que abastecia na CEPSA... um cheiro de cinzeiro apagado com a Galp. O mais neutro ainda conseguia ser a BP.

As únicas motos que senti real aumento de rendimento foram uma que estava severamente preparada e as duas que tenho cujo manual recomenda mesmo o uso de 98...
« Última modificação: Julho 30, 2020, 13:26:07, 13:26 por dfelix »

Julho 30, 2020, 14:19:41, 14:19
Responder #55

Ruben Nunes

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 31

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Virago 535
  • Localidade: Tomar
Tenho um amigo mecânico que me disse que as gasolinas agr tem menos Etanol e que aconselhou me a por 98

A verdade é que noto a diferença da 98 para a 95, o motor responde melhor e a virago já tem vinte e tal anos, por isso, isso das motas antigas só levarem 95 só se for as casais ou assim

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Julho 30, 2020, 14:29:55, 14:29
Responder #56

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Mais do mesmo. As linhas que já se escreveram sobre este tema e continua.  :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

João Santos  :scooter: :scooter:

Julho 30, 2020, 14:31:42, 14:31
Responder #57

dfelix

• 5004
Tenho um amigo mecânico que me disse que as gasolinas agr tem menos Etanol e que aconselhou me a por 98

Supostamente é o contrário...
Por questões "ambientais" hoje em dias combustíveis têm misturada com a parte de origem fóssil, uma parte de biocombustíveis.

A aditivação, nomeadamente os aditivos anti-detonantes é um tema diferente.
Servem estes (os anti-detonantes) para impedir que a gasolina inflame antes da faísca da vela.

Motores antigos cheios de carvão nas válvulas, pode depois de alguns esquentamentos podem se tornar propícios a autodetonação.
Um combustível mais aditivado até pode ajudar um pouco, mas é como tratar um melanoma com um penso rápido.  :)

« Última modificação: Julho 30, 2020, 15:00:33, 15:00 por dfelix »

Agosto 04, 2020, 15:24:03, 15:24
Responder #58

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Coloco sempre 95 simples e a mais barata, há muitos anos e sem problemas.

João  :sportbike: :sportbike:

No manual da minha, diz 95. Sendo assim, desde que está na minha mão, só leva 95.

Se acabarem com a 95, passa a levar da que houver...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 04, 2020, 15:35:27, 15:35
Responder #59

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não te preocupes, é mais fácil haver por aí alguma medida quanto ao gasóleo mais ano menos ano, do que verificar-se alguma limitação no uso e comercialização de gasolina na próxima década.

Apesar dos inequívocos avanços da tecnologia nos veículos electricos, ainda haverá uma looonga convivência dos motores eléctricos com os de combustão (com consequente consumo de gasolina 95 octanas).  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama