Autor Tópico: São assim tão rápidas as eléctricas, por comparação ao motor de combustão?  (Lida 2076 vezes)

Maio 27, 2016, 13:36:59, 13:36
Lida 2076 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
São assim tão rápidas as eléctricas, por comparação ao motor de combustão?

O Mundo eléctrico, no que toca aos motociclos (e não só!), já sabemos que não avança mais rapidamente muito por culpa da força imposta em sentido contrário por parte das grandes petrolíferas....

Mas no presente, o desenvolvimento conseguido na área é já notável e, ainda que a autonomia e rapidez de carga não estejam no mercado da forma que seria mais desejável, já quanto ao desempenho da mecânica em pura utilização, dificilmente alguém lhes poderá negar valor.

No final vejam este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RNsXW6rF620

Energica Ego
100 kW
136 hp
195 Nm @ 0 - 4700 rpm
0-100 kph 3 seconds

Ferrari 458 Italia
419 kW
570 hp
540 Nm @ 6000 rpm
0-100 kph in 3.4 seconds

Tesla Roadster
225 kW
302 hp
370 Nm @ 0 - 5400 rpm
0-100 kph 3.9 seconds

BMW 1000RR HP4 (former Italian SBK racebike)
149.13 kW
200 hp
111.8 Nm @ 9000 rpm
0-100 kph unstated

Zero S
40 kW
54 hp @ 4,300 rpm
92 Nm
0-100 kph 4.8 seconds

Tesla Model S P85D
515kW
691 hp
931 Nm @ 5200 rpm
0-100 kph 3.1 seconds

É verdade que foi realizado em circuito, é verdade que foi apenas uma prova de aceleração pura, é verdade que em termos reais as autonomias ainda são o grande "calcanhar de Aquiles" das eléctricas, é verdade que os preços praticados são geralmente elevados, mas....e amanhã???

Como será daqui por algum tempo e com os avanços da tecnologia?
Por mais que o motor de combustão se esforce por via de avanços sucessivos na tecnologia e potência dada aos seus blocos, a verdade é que o ponto de viragem já se deu e vai-se cimentar ainda mais quando os grandes construtores virarem as costas ao petróleo.

O agrado de utilização e adrenalina pura não existe somente num motor que faz muitos decibéis...e o tempo provará que esta não é uma frase sem sentido!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 04, 2016, 22:31:31, 22:31
Responder #1

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Tens toda a razão ,só o tempo dirá...
Aqui os ctt já tem algumas eléctricas e dizem que aquilo anda,mas anda a sério .
A autonomia para eles não é má ,depende da configuração pedida ou feita na revisão ,pois dá para ter mais ou menos speed e mais ou menos autonomia....
Adorava testar uma...
membro numero 16

Julho 05, 2016, 11:23:47, 11:23
Responder #2

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Não é apenas com a leitura de um post sobre este assunto que me ponho a pensar como seria a minha vida a conduzir apenas em elétricos.

Estou muito inclinado para um enlatado Nissan, pois para a cidade dá-me perfeitamente.

E nas duas rodas sonho com a BMW. Acho a maxi muito bonita.

No entanto tenho um pequeno "grande" problema. Como moro num prédio a questão do abastecimento está condicionada.

Este teste, e apesar de feito em circuito fechado, deixa antever um futuro alegre para os veículos elétricos, sendo a sua autonomia o seu calcanhar de Aquiles, tal como referes.

A mudança para os elétricos chegará com a velocidade com que mais pessoas tenham a possibilidade de chegar a estes veículos.