Autor Tópico: Garagem com porta pequena  (Lida 3305 vezes)

Agosto 18, 2019, 14:06:22, 14:06
Lida 3305 vezes

javac

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 19

Masculino
  • Marca Motociclo: ainda à procura
  • Modelo Motociclo: ainda à procura
  • Localidade: Lisboa
Boas, não sei se aqui é o melhor sitio para colocar este tema mas tenho uma garagem que tem uma arrecadação e cabe lá uma moto. O problema é a largura da porta que tem 69,5 cm. A moto que procuro é uma honda rebel 500 que tem 82 cm de largura. Existe alguma posição que a moto consiga passar ou tenho de optar por motas com largura mais pequena? Aqui há alguém com o mesmo problema, se sim como resolveu?

Foto da arrecadação/porta
www.dropbox.com/s/t1wtva4mktphkal/2019-08-18%2012.23.41.jpg?dl=

Obrigado

Agosto 18, 2019, 15:21:57, 15:21
Responder #1

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas,
Deves pensar também em algums outros factores que não apenas o passar a porta. Quando fores "arrumar" a moto deves pensar que o motor está quente como o escape e deve ser um espaço arejado para poder arrefecer do mesmo modo que nada entre em contacto com essas pecas quentes sobre risco de incêndio, libertar o calor e não ficar confinado em um espaço pequeno.

Pode ver uma solução tipo patim ou padock para a roda da frente para que possas deslisar a mota com o guiador de lado. Ja vi essa solução numa officina mas era para arrumação de motos paeadas para manutenção.

https://www.xlmoto.eu/mc-accessories/motorcycle-accessories_c90/motorcycle-stands_c98/jmp-centre-paddock-stand_pid-7228001?fmb=0

Ah e depois a chatisse de estar a pôr  e tirar do padock todos os dias não é  para mim mas não deixa de ser uma opção para quem tem paciência.
Boas curvas

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 18, 2019, 17:48:59, 17:48
Responder #2

javac

• *

• 19

Masculino
Boas,
Deves pensar também em algums outros factores que não apenas o passar a porta. Quando fores "arrumar" a moto deves pensar que o motor está quente como o escape e deve ser um espaço arejado para poder arrefecer do mesmo modo que nada entre em contacto com essas pecas quentes sobre risco de incêndio, libertar o calor e não ficar confinado em um espaço pequeno.

Pode ver uma solução tipo patim ou padock para a roda da frente para que possas deslisar a mota com o guiador de lado. Ja vi essa solução numa officina mas era para arrumação de motos paeadas para manutenção.

https://www.xlmoto.eu/mc-accessories/motorcycle-accessories_c90/motorcycle-stands_c98/jmp-centre-paddock-stand_pid-7228001?fmb=0

Ah e depois a chatisse de estar a pôr  e tirar do padock todos os dias não é  para mim mas não deixa de ser uma opção para quem tem paciência.
Boas curvas

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

A arrecadação seria limpa para a moto caber lá sem estar em contacto com anda e poder arrefecer em boas condições. Quando conhecer alguem que tenha a moto e more perto peço se ele pode ir experimentar entrar na garagem. Obrigado pela resposta.

Agosto 18, 2019, 20:46:34, 20:46
Responder #3

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
A minha sugestão é diferente.

Se a arrecadação tem largura suficiente para qualquer moto, porque não alterar e substituir a porta da arrecadação?
(falta ainda verificar se não existe cablagem eléctrica que inviabilize esse "alargamento" - mas mesmo que haja, consegue-se desviar... )

O custo da porta em si não é nada por ali além...
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Madeiras/Portas/Portas-de-servico/WPR_REF_15302651
(uma pintura idêntica às portas existentes é suficiente para ficar "enquadrada")

A questão é arranjares alguém que te faça o trabalho, ou então se tiveres coragem de o fazeres tu...

Alerto contudo e apenas para que possas ter que pedir autorização ao condomínio para procederes a essa alteração.

De resto... a porta existente realmente é bem estreitinha e se alguma moto passar... só talvez uma Honda Vision ou uma Honda SH...
Mesmo com a roda de lado em cima do "paddock" a largura total ainda assim pode ser acima dos 69,5cm... é uma questão de testares e verificares antes de te meteres a comprar esse acessório (que também tem a sua largura)...

« Última modificação: Agosto 18, 2019, 20:51:34, 20:51 por 2low »

Agosto 19, 2019, 08:36:59, 08:36
Responder #4

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Sendo eu proprietário da minha propria casa e sem contas a prestar a ninguem, nunca equacionaria optar por outra moto devido a uma porta. Como não me ajeito na construção civil ( só na questão de carregar baldes, de resto não me ajeito ), era contratar um pedreiro e "porta abaixo"!

Não sabendo qual o teu caso... optaria na mesma pela mesma solução...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 19, 2019, 10:24:42, 10:24
Responder #5

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Se a arrecadação fica ao lado do lugar de estacionamento do teu carro porque não tirar a parede e ficar com espaço amplo? (se a parede não for mestra claro)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 19, 2019, 10:37:58, 10:37
Responder #6

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Atenção que os estacionamentos com ou sem arrumos em cave e as próprias arrumações em sotao são considerados "espaços comuns do prédio" com ou sem usufruto em determinada parte pela determinada fracção X ou Y ou Z ou...
Como disse atrás... é preciso na mesma pedir autorização ao condomínio para proceder a essa alteração de porta e dizer que apenas se pretende aumentar a largura da porta, colocando uma porta de idênticas características e pintada à cor da existente...

E para se conseguir proceder a esta alteração é preciso ter autorização de pelo menos 2/3 do total de condóminos... e porque não se está a alterar as áreas dos compartimentos, mas sim alterar a dimensão de uma porta, mantendo o mesmo local de acesso...

Se a arrecadação fica ao lado do lugar de estacionamento do teu carro porque não tirar a parede e ficar com espaço amplo? (se a parede não for mestra claro)

Como disse no ultimo paragrafo... [e fazendo tudo conforme a lei]
Derrubar a parede e ficar o espaço amplo é alterar as áreas e compartimentos existentes no predio - só com autorização total dos condóminos...
...e é necessário alterar (PH) propriedade horizontal do prédio - alem da papelada, os custos totais... [alteração de áreas/compartimentos e permilagens]
A não ser que todo o condomínio autorize e todos tenham a mesma intenção mas sem quererem alterar PH's e ficando de forma "ilicita"...

« Última modificação: Agosto 19, 2019, 10:44:37, 10:44 por 2low »

Agosto 19, 2019, 13:41:29, 13:41
Responder #7

JViegas

• 4723

Masculino
Parece-me que o espaço interior não é bem quadrado.

Olhando para a foto não existe um espaço à direita?
Tentando meter a mota na diagonal não se ganha aí uns cms dando para meter a moto lá dentro?

Algum amigo com mota semelhante dá aí um salto e experimentam ver "in-loco" com uma mota?

A alteração da porta, com a demolição de parte da parede para a colocação de uma porta maior, carece de autorização expressa do condomínio e arrisco a dizer que é uma alteração que carece de autorizações a outro nível (municipal). No entanto não precisarás de demolir muito: uma porta de 90 cms retirando "apenas" o lado da fechadura , aproveitando o aro (se for de madeira)... é possível... tens de equacionar o trabalho que dá e os pedidos a fazer para o que ganharás.

Agosto 29, 2019, 09:25:23, 09:25
Responder #8

javac

• *

• 19

Masculino
Parece-me que o espaço interior não é bem quadrado.

Olhando para a foto não existe um espaço à direita?
Tentando meter a mota na diagonal não se ganha aí uns cms dando para meter a moto lá dentro?

Algum amigo com mota semelhante dá aí um salto e experimentam ver "in-loco" com uma mota?

A alteração da porta, com a demolição de parte da parede para a colocação de uma porta maior, carece de autorização expressa do condomínio e arrisco a dizer que é uma alteração que carece de autorizações a outro nível (municipal). No entanto não precisarás de demolir muito: uma porta de 90 cms retirando "apenas" o lado da fechadura , aproveitando o aro (se for de madeira)... é possível... tens de equacionar o trabalho que dá e os pedidos a fazer para o que ganharás.

Obrigado a todos pelas dicar.

Acho que o melhor mesmo é encontrar alguém perto com este modelo que possa passar em aqui em casa, pago a gasolina. Em que secção do forum posso pedir ajuda? Sou de Póvoa S. Iria

PS: Sim tem um espaço à direita que pode entrar de lado como refere.
« Última modificação: Agosto 29, 2019, 10:21:44, 10:21 por javac »

Setembro 02, 2019, 23:19:14, 23:19
Responder #9

salvador99

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 413

Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Boas, não sei se aqui é o melhor sitio para colocar este tema mas tenho uma garagem que tem uma arrecadação e cabe lá uma moto. O problema é a largura da porta que tem 69,5 cm. A moto que procuro é uma honda rebel 500 que tem 82 cm de largura. Existe alguma posição que a moto consiga passar ou tenho de optar por motas com largura mais pequena? Aqui há alguém com o mesmo problema, se sim como resolveu?

Foto da arrecadação/porta
www.dropbox.com/s/t1wtva4mktphkal/2019-08-18%2012.23.41.jpg?dl=

Obrigado
Camarada th vivo na Póvoa de Santa iria, mais concretamente na ****** e a minha Honda cb 500 X tb não cabe na porta da minha arrecadação, infelizmente  fica na fora sempre.

Enviado do meu MIX 2S através do Tapatalk
« Última modificação: Setembro 03, 2019, 10:59:37, 10:59 por salvador99 »

Setembro 03, 2019, 09:49:24, 09:49
Responder #10

JViegas

• 4723

Masculino
Atenção pessoal às informações sobre a localização das nossas "montadas" e à forma como são parqueadas e onde. Não sabemos quem por aqui anda e a que propósito.

Setembro 03, 2019, 10:12:51, 10:12
Responder #11

Rodrigues1

• Visitante
Existem estes descansos centrais com rodas que permitem levar a mota para onde quiseres

O guiador fica de lado e cabe de certeza em portas de 69,5 cm

Não é caro e permite manobrar dentro de espaços curtos.

https://www.olx.pt/anuncio/elevador-descanso-de-motos-e-moto-4-at-680kg-IDAzAi6.html

Setembro 03, 2019, 11:06:58, 11:06
Responder #12

javac

• *

• 19

Masculino
Boas,

obrigado a todos pela ajuda.  ;)

Setembro 03, 2019, 11:09:12, 11:09
Responder #13

Svitre

• 541
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Em casa do meu pai costumo guardar uma Keeway Superlight dentro da garagem e passo a mesma por uma porta apenas (a porta da garagem é tripartida), tenho é de meter o guiador meio de lado para passar um punho de cada vez.
Nota: passo com a mota na porta montado em cima dela.

Edit: a largura da Superlight é de 850 mm e a largura da porta da garagem é de 2.350 mm (cada porta tem menos de 800 mm).
« Última modificação: Setembro 03, 2019, 11:16:26, 11:16 por Svitre »