Autor Tópico: Zontes 310 T  (Lida 11146 vezes)

Setembro 17, 2018, 17:44:30, 17:44
Lida 11146 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Zontes 310 T

Depois de vos ter dado conta há umas semanas atrás da actual comercialização da marca Zontes em Portugal VER AQUI (com a 310R e 310X), eis que chega a notícia de a sua versão ADV e com o mesmo motor, ter seguido para a produção na China.

As cilindradas em torno dos 250cc~300cc estão com cada vez mais propostas no campo das motos de estilo mais aventureiro e, no caso desta em particular e do segmento em que se insere, duvido que haja alguma Europeia ou Japonesa que se aproxime sequer do preço pelo qual virá a ser comercializada.
Claro que nem tudo é preço...claro...mas tem muito boa pinta.  :)

Ficam aqui mais um par de fotos (quando apresentada em Milão no ano passado) e o link da notícia no final...

https://www.visordown.com/motorcycle-news-new-bikes/zontes-310-adv-reaches-production
« Última modificação: Maio 09, 2019, 17:42:15, 17:42 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 17, 2018, 18:11:48, 18:11
Responder #1

TMaxer

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3079

Masculino
Estou na duvida entre essa... ou esta:

Em qual ficara melhor com um kit de farois de nevoeiro LED??  ::P:

PS: o bico da Zontes é plagio do da Benelli  :lolol:
Ducati Multistrada 1260S

Setembro 17, 2018, 20:12:54, 20:12
Responder #2

paulo coelho

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 34
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Lisboa
Estou na duvida entre essa... ou esta:

Em qual ficara melhor com um kit de farois de nevoeiro LED??  ::P:
 :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

PS: o bico da Zontes é plagio do da Benelli  :lolol:

Setembro 17, 2018, 20:35:44, 20:35
Responder #3

Pedro diniz

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 53

Masculino
  • Texto Pessoal
    SYM Joyride 125evo
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Joyride 125 evo
  • Localidade: Castanheira do Ribatejo/Vila franca de Xira
  Para esta GS power ficar mais completa tem que levar um autocolante CPMOTO :scooter: :lolol:
Comprimentos,Pedro Diniz

Membro/ 43

Outubro 07, 2018, 22:40:41, 22:40
Responder #4

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
A moto tem mesmo muito bom aspecto e pelo que li, já chegou ao continente que está do outro lado do Atlântico.  :)

Aquela malta não perde tempo!
A marca é muito recente, mas já tem representação da mesma um pouco por toda a parte.

Sejamos sinceros...a moto tem um look muito bem conseguido. E àquele preço não é preciso juntar 2+2 para perceber que terá o seu sucesso em muitos mercados.

A assistência, com peças on time, é que pode (ou não) tramar as coisas..

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Outubro 08, 2018, 23:43:12, 23:43
Responder #5

2low

• 3906

Masculino
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Almada
Sapiens,

Não é assim tão recente… a Zontes já havia em 2010/2011 mas actualmente em Portugal praticamente só vendem os mesmos 3 modelos dessa altura…
Por acaso estes novos modelos são bastante atraentes…  essa X310 faz lembrar a tal CFmoto… pelo menos na cor...

Recente é a "nova" Benelle…
 8)

:ok: :convivio:

"Coragem é saber o que não temer.", Platão
"Se uma scooter é um aspirador, quantos sacos gasta aos 100?", Alguém

Fevereiro 10, 2019, 11:00:34, 11:00
Responder #6

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
Já está neste momento à venda em Espanha esta "ADV" por um preço absurdamente baixo...

4.495€...

Ora leiam aquilo que dizem os Espanhóis desta moto.

https://www.formulamoto.es/zontes/310/2019/02/07/prueba-zontes-t-310-trail/23454.html

Dalai Lama

Maio 09, 2019, 17:51:24, 17:51
Responder #7

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
Presentemente já é comercializada em Portugal pelo preço de 4.340€ (ISV inc.)
Será possível conseguirem um valor tão baixo??? Mas...como? :???: 

Ok, já sei que vão dizer que é fabricada na China e de lá tudi se consegue, mas mesmo assim... Pfff  :curtocircuito:

Bem, deixa ver o que vão dizendo (a médio prazo) os primeiros a adquiri-la.  :nice:

É representada em Portugal pela empresa Terra Bastos e estará disponível em 3 cores.

O look da moto é bastante porreiro.

Dalai Lama

Maio 09, 2019, 19:22:03, 19:22
Responder #8

Megamustaine

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1020

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Presentemente já é comercializada em Portugal pelo preço de 4.340€ (ISV inc.)
Será possível conseguirem um valor tão baixo??? Mas...como? :???: 

Ok, já sei que vão dizer que é fabricada na China e de lá tudi se consegue, mas mesmo assim... Pfff  :curtocircuito:

Bem, deixa ver o que vão dizendo (a médio prazo) os primeiros a adquiri-la.  :nice:

É representada em Portugal pela empresa Terra Bastos e estará disponível em 3 cores.

O look da moto é bastante porreiro.

O look é porreiro e o equipamento de série bastante completo. Se bem se lembram estive junto a uma quando esteve em testes para a Motojornal. É pena o representante ser em oliveira de Azeméis, senão ia experimentá-la para fazer uma review. Outra que tenho bastnte interesse em experimentar é a CFMoto 650GT
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Maio 09, 2019, 19:28:45, 19:28
Responder #9

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
 :pensador:

É impressão minha ou tens por exemplo aí na zona de Sintra a JaMotos?
Pelo menos representa a marca...

--------------------------------------------

Quanto à CF-Moto já estive junto ao modelo por 2x e fiquei muito bem impressionado.  :nice:

Dalai Lama

Maio 09, 2019, 19:37:00, 19:37
Responder #10

2low

• 3906

Masculino
Conforme o que tenho debatido ali com o Falcão e que já experimentou este fim de semana passado (na Motex Feijó) esta Zontes 310T... ele referiu a existência de 3 submodelos em determinados mercados:

A versão "normal" que está a ser publicitada agora um pouco por todo o lado, denominada Zontes 310T
http://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=658CF1C0008E4B72
...as especificações explicadas...http://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=658CF1C0008E4B72#3F

A versão 310T1
http://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=D23394950E853BEC
...as especificações explicadas...http://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=D23394950E853BEC#3F

(aparentemente a sua maior diferença para as outras versões é o seu "monobraço oscilante" e talvez posição de condução mais baixa e pneus mais para estrada...)

A versão 310T2 (com jantes raiadas e iluminação full led)
http://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=52776FD65DF6E9E3
(terá as mesmas opções da T1 e a diferença das jantes raiadas.

Pelas varias fotos parece ainda que há diferença na dimensão dos discos de travão entre a versão normal e as versões T1 e T2, tal como o écran TFT bem mais completo nestas duas versões de "topo".
Vi ainda que no site Chinês o deposito combustível nestas duas versões indica 19L em vez de 15L... (que dará talvez uma excelente autonomia…)

O Falcão adorou a moto e transmitiu a ideia que mesmo com apenas 35cv, o facto de ser um monocilindro com altissima taxa de compressão, mal se necessita de usar a caixa e mesmo a molengar em 6ª ela não se queixa nem anda ali aos soluços...
Achou a moto bastante confortável e a qualidade não é apenas aparente, tem de sobra!
Os travões disse que eram suficientes para a moto em questão mas em comparação com a sua Integra é normal que pareçam mais fraquitos...
Os poucos pontos menos positivos ditos por ele são o facto dos pedais estarem colocados de forma talvez mais ergonomica para quem realmente faça trail e goste de andar de pé e que na posição normal, sentado, poderá cansar um pouco...

Falcão, esqueci-me de dizer algo?  ::P:
« Última modificação: Maio 09, 2019, 20:02:08, 20:02 por 2low »

Maio 09, 2019, 22:10:06, 22:10
Responder #11

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, na minha indicação guiei-me pela indicação do próprio website da JaMotos.

Morada
Av. Joaquim da Silva nº45/47 Albogas
Almargem Do Bispo, Sintra, Portugal

Mas nada como ligar para lá.  :nice:
E já agora perceber se de facto têm alguma unidade para teste....ou não.

Dalai Lama

Maio 09, 2019, 23:31:16, 23:31
Responder #12

Falcão

• **

• 87
  • Modelo Motociclo: Crosstourer 1200X DCT
  • Localidade: ALMADA
Conforme o que tenho debatido ali com o Falcão e que já experimentou este fim de semana passado (na Motex Feijó) esta Zontes 310T... ele referiu a existência de 3 submodelos em determinados mercados:

A versão "normal" que está a ser publicitada agora um pouco por todo o lado, denominada Zontes 310T
http://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=658CF1C0008E4B72
...as especificações explicadas...http://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=658CF1C0008E4B72#3F

A versão 310T1
http://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=D23394950E853BEC
...as especificações explicadas...http://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=D23394950E853BEC#3F

(aparentemente a sua maior diferença para as outras versões é o seu "monobraço oscilante" e talvez posição de condução mais baixa e pneus mais para estrada...)

A versão 310T2 (com jantes raiadas e iluminação full led)
http://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=52776FD65DF6E9E3
(terá as mesmas opções da T1 e a diferença das jantes raiadas.

Pelas varias fotos parece ainda que há diferença na dimensão dos discos de travão entre a versão normal e as versões T1 e T2, tal como o écran TFT bem mais completo nestas duas versões de "topo".
Vi ainda que no site Chinês o deposito combustível nestas duas versões indica 19L em vez de 15L... (que dará talvez uma excelente autonomia…)

O Falcão adorou a moto e transmitiu a ideia que mesmo com apenas 35cv, o facto de ser um monocilindro com altissima taxa de compressão, mal se necessita de usar a caixa e mesmo a molengar em 6ª ela não se queixa nem anda ali aos soluços...
Achou a moto bastante confortável e a qualidade não é apenas aparente, tem de sobra!
Os travões disse que eram suficientes para a moto em questão mas em comparação com a sua Integra é normal que pareçam mais fraquitos...
Os poucos pontos menos positivos ditos por ele são o facto dos pedais estarem colocados de forma talvez mais ergonomica para quem realmente faça trail e goste de andar de pé e que na posição normal, sentado, poderá cansar um pouco...

Falcão, esqueci-me de dizer algo?  ::P:

Amigo e companheiro 2low... ora deixa cá ver:
A posição de condução deve ser normalíssima, eu é que não estou habituado porque é de facto diferente da Integra, mas como disseste é confortável. O catch é o pedal de travão estar muito baixo ( pode ser afinado, como vem descrito no manual de instruções) já o pedal da caixa para mim pelo menos parece curto no seu comprimento.
Relativamente a altura das várias versões, penso que em todas existem versões com as duas possibilidades, já o deposito de 19 lt., o ecrã fullcolor é os discos da frente com diâmetro maior e caixa de embolos diferente só nas versões T1 e T2 sendo que uma delas tem monobraço atrás.
É é como disseste, sai das baixas com muita facilidade e sem vibrações, fui com ela até aos 155 km/h sem crises, embora perceba logo a diferença entre ir na Íntegra à mesma velocidade, mas atenção, muito estável e bem agarrada ao asfalto. É muito ágil no trânsito intenso. A qualidade é evidente nos materiais, acho que as cenas maradas com ferrugens e parafusos aos saltos não fazem parte deste produto.
Abraço.

Maio 09, 2019, 23:42:37, 23:42
Responder #13

Lourenço

• **

• 471

Masculino
  • Modelo Motociclo: SH125
Sim, na minha indicação guiei-me pela indicação do próprio website da JaMotos.

Morada
Av. Joaquim da Silva nº45/47 Albogas
Almargem Do Bispo, Sintra, Portugal

Mas nada como ligar para lá.  :nice:
E já agora perceber se de facto têm alguma unidade para teste....ou não.

Sim, se alguém está a pensar passar é mesmo melhor ligar antes…
Comprem português, comprem nacional.
Viagem em Portugal.

Maio 10, 2019, 08:44:30, 08:44
Responder #14

Megamustaine

• 1020

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
:pensador:

É impressão minha ou tens por exemplo aí na zona de Sintra a JaMotos?
Pelo menos representa a marca...

--------------------------------------------

Quanto à CF-Moto já estive junto ao modelo por 2x e fiquei muito bem impressionado.  :nice:

Pronto, lá vou eu ter de ir lá experimentar.... :stuck_out_tongue_winking_eye:
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Maio 10, 2019, 09:50:06, 09:50
Responder #15

Hemisaro

• **

• 267
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
Há relato desse teste?
Até há uns dias só tinha visto coisas dos espanhóis.

Maio 17, 2019, 02:03:25, 02:03
Responder #16

Lourenço

• **

• 471

Masculino
  • Modelo Motociclo: SH125
Em zontes.pt, afirmam-se importadores exclusivos para Portugal e nos pontos de venda não referem na região de Lisboa a JAmotos acima citada.

https://zontes.pt/zontes-portugal-pontos-venda/
Comprem português, comprem nacional.
Viagem em Portugal.

Julho 29, 2019, 19:58:13, 19:58
Responder #17

xeoon

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 8
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
Em relação à Zontes 310 T já começam a surgir reviews portuguesas da máquina. Até agora são bastantes os pontos positivos.
Deixo aqui um video.

Julho 29, 2019, 20:11:06, 20:11
Responder #18

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
Segui agora novamente o link postado acima e parecem-me  bem mais vendedores agora do me parece ter visto na última vez.  :pensador:

No mapa aparecem agora seguramente uns 20 locais relativos a representantes da marca.

Estara a "crescer" assim tão rapidamente?  :pensador:

Dalai Lama

Agosto 21, 2019, 01:12:21, 01:12
Responder #19

João A

• **

• 282

Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
Fui ver a Zontes 310 na loja IBA - Megastore na Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 59-B, perto da Praça de Espanha e tinham lá as 3 versões. A minha preferência recai sem dúvida na T310, pois é mais o meu estilo de moto (de preferência a T2 com jantes raiadas, mas o vendedor nem sabia da existência desse modelo, possivelmente não virá para Portugal??). Gostei mesmo muito do que vi! A qualidade parece ressaltar á vista e ao toque... Deu para me sentar e comprovei que a altura do banco dava bem para mim (se fosse mais alta já se mostraria menos conveniente para o meu 1,73 m de altura).
Mas não têm nenhuma moto para teste, e gostaria muito de experimentar e quem sabe... O peso de 159 kg em ordem de marcha pareceu-me muito interessante e conveniente para mim...
Alguém sabe de algum concessionário que tenha alguma T310 para teste na zona de Lisboa e arredores?
 :convivio:
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Agosto 21, 2019, 01:56:38, 01:56
Responder #20

2low

• 3906

Masculino
Fui ver a Zontes 310 na loja IBA - Megastore na Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 59-B, perto da Praça de Espanha e tinham lá as 3 versões. A minha preferência recai sem dúvida na T310, pois é mais o meu estilo de moto (de preferência a T2 com jantes raiadas, mas o vendedor nem sabia da existência desse modelo, possivelmente não virá para Portugal??). Gostei mesmo muito do que vi! A qualidade parece ressaltar á vista e ao toque... Deu para me sentar e comprovei que a altura do banco dava bem para mim (se fosse mais alta já se mostraria menos conveniente para o meu 1,73 m de altura).
Mas não têm nenhuma moto para teste, e gostaria muito de experimentar e quem sabe... O peso de 159 kg em ordem de marcha pareceu-me muito interessante e conveniente para mim...
Alguém sabe de algum concessionário que tenha alguma T310 para teste na zona de Lisboa e arredores?

João, 

Ali a Motex no Feijó tem tido lá uma T310 preta para test drive.
O Falcão já lá foi experimentar.

Entretanto o Mneves tem ido ali a um stand que aparentemente tem dois ou três modelos para test drive...

Acho que te safas por estes dois stands.

Força nisso!

:cool: :convivio:

Agosto 28, 2019, 16:37:35, 16:37
Responder #21

João A

• **

• 282

Masculino

João, 

Ali a Motex no Feijó tem tido lá uma T310 preta para test drive.
O Falcão já lá foi experimentar.

Entretanto o Mneves tem ido ali a um stand que aparentemente tem dois ou três modelos para test drive...

Acho que te safas por estes dois stands.

Força nisso!

:cool: :convivio:

Obrigado Nuno pela informação. Este mês não me deve dar para marcar um test drive, mas no próximo vou explorar melhor este assunto...
Ultimamente, e até final do mês, tenho estado sem acesso fácil á Internet e passam dias sem poder vir aqui ao Fórum.
Abraço  :convivio:

Agosto 28, 2019, 17:04:00, 17:04
Responder #22

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
Tiveste anteriormente moto, entretanto vendeste e compraste maxiscooter, pois (creio...) terias dito que seria o mais indicado para o que pretendias.

Agora e passados poucos meses ponderas ter esta 310T... :)

Como é, caro João?
Vejo aí vontade em voltar às motos e com cilindrada semelhante ao que tens agora? :)

Dalai Lama

Setembro 02, 2019, 17:12:30, 17:12
Responder #23

João A

• **

• 282

Masculino
Tiveste anteriormente moto, entretanto vendeste e compraste maxiscooter, pois (creio...) terias dito que seria o mais indicado para o que pretendias.

Agora e passados poucos meses ponderas ter esta 310T... :)

Como é, caro João?
Vejo aí vontade em voltar às motos e com cilindrada semelhante ao que tens agora? :)

Eu passei para a scooter por uma questão mais de racionalidade e porque o peso da CBF 600 já me custava por vezes em situação de manobras parado. Mas eu sempre fui apaixonado por motos, principalmente tipo trail, ao passo que a scooter é para mim mais um meio de transporte bastante cómodo e fácil de utilizar, principalmente na cidade, mas não me dá o gozo de uma moto...
Assim, o meu coração está sempre virado para as motos e se me aparecer uma não muito pesada e um mínimo de potência (não preciso de muito), e se houver  disponibilidade $$$ (o que não é o caso nesta altura), talvez ainda possa vir a voltar ás motos. Uma Honda CB500X da última geração tem sempre estado no meu pensamento (as primeiras não me convenceram totalmente. Fiz um test drive antes de comprar a CBF 600 SA usada, e houve alguns aspectos que não me convenceram, mas julgo que a última versão já os terá corrigido em parte).
Face ás características que li relativa á Zontes 310 Adventure, fiquei interessado, mas há que aguardar um pouco a ver como se comportam, a fiabilidade, assistência, etc.

Setembro 17, 2019, 16:26:01, 16:26
Responder #24

João A

• **

• 282

Masculino
Já está á venda em Espanha a versão da Zontes 310T com jantes de raios, depósito de 19 litos, novo ecran TFT com 4 modos de visualização (realmente no inicial não gostava nada do modo de visualizar as rotações. Agora há 4 hipóteses á escolha, muito mais bem conseguidas)  e mais algumas modificações (mas julgo que perde o interruptor de desligar o ABS...). Tem a designação Zontes T2-310 e custa cerca de 600 € mais que o modelo T-310 já existente (mas o preço da Zontes é um pouco mais elevado em Espanha do que em Portugal, contrariamente a muitas outras marcas!?)

https://zontesmotos.es/productos/t2-310/

Continuo interessado em fazer o teste a esta moto, mas na Motex também já não têm nenhuma para teste... Estou a aguardar que esteja disponível uma num representante um pouco a Norte de Lisboa. Não é a JaMotos em Almargem do Bispo-Sintra, que também já não tem nenhuma disponível para teste.
« Última modificação: Setembro 17, 2019, 18:13:22, 18:13 por João A »

Outubro 04, 2019, 23:07:41, 23:07
Responder #25

João A

• **

• 282

Masculino
Olá pessoal!
Finalmente consegui encontrar uma Zontes T310 Adventure para experimentar, no Fiuza Motos na Venda do Pinheiro, perto de Lisboa. Uma simpatia o Sr Nuno Fiuza. Emprestou-me a moto para experimentar sem nenhuma formalidade, bastou deixar lá a minha Cruisym 300 e arrancar na Zontes T310 disponível para teste. Tanto quanto percebi esta moto é do importador, e vai "percorrendo" os diversos agentes que comercializam a Zontes pelo País. No Fiuza Motos só vai lá estar até ao final desta semana. Tem cerca de 4.000 e tal km e é a mesma que o Falcão experimentou na Motex (quando eu falei para a Motex já lá não estava...). Está impecável, e tem ainda um autocolante do Lés-a-Lés 2019 no para-brisas, pois por lá andou.
Para não me alongar posso dizer que gostei bastante da moto e subscrevo tudo o que o Falcão já disse da sua experiência, exceptuando a critica á alavanca das velocidades, que para mim pareceu-me de óptima utilização e posicionamento. Quanto ao pedal de travão está colocado muito abaixo do ideal, mas isso é facilmente solucionável, pois tem afinação. Estas 2 criticas são bastante recorrentes nos forúns em Espanha, mas também pouco ou nada mais tem merecido criticas a esta moto.
Como disse, gostei muito da moto, que para mim tem como principal atractivo o muito baixo peso (159 kg em ordem de marcha), e realmente na utilização não senti qualquer problema em manobras a baixa velocidade, como já me começava a suceder com a CBF 600 SA...Aliás, para a minha estatura (1,73 m) a moto está perfeita e poiso os dois pés no chão sem problema. Julgo que o formato do banco contribui bastante para esta facilidade.
A moto é muito cómoda e muito ágil, muito boa a curvar e em estrada sinuosa deu para apreciar com muito prazer. Para mim a velocidade que atinge é suficiente (num pequeno troço de AE dei 150 km/h com muita facilidade, ligeiramente a subir, e vi que daria ainda mais mas não quis abusar no breve ensaio que tive oportunidade de fazer) e a resposta do motor de 35 cv é muito boa e surpreendente para uma moto desta cilindrada!
Para quem vem duma 600 cc de 4 cilindros a diferença claro que é grande, mas quem vier de uma 125 cc vai apreciar grandemente a grande diferença de performance, e para mim (que já estarei numa fase descendente  :() parece-me suficiente. Apenas poderei sentir a falta duma maior cilindrada e potência por ocasião de viagens muito longas (mas provavelmente não serão muitas, e saliento que nunca viajo com pendura)... Mas o aumento de cilindrada implica um significativo aumento de peso da moto, o que para mim é um grande contra, que actualmente está a condicionar as minhas opções.
O que mais gostei foi:
- Estética (subjectivo, depende do gosto de cada um);
- Baixo peso (159 kg em ordem de marcha);
- Muito boa qualidade aparente de todo o material;
- Conforto e boa posição de condução;
- Muito boa performance do motor monocilíndrico de 310 cc e 35 cv, para a sua categoria;
- Consumos muito baixos, da ordem dos 3,5 l/100 km para uma condução normal, mesmo com alguns excessos (não foi comprovado por mim, pois foi uma experiência curta, mas tal tem sido afirmado em todos os testes e reviews que vi)
- Caixa de velocidades muito suave na utilização;
- Boas suspensões, quer no que respeita ao conforto quer na utilização;
- Travões adequados e suficientes para as características da moto (não testei esta componente em especial, mas pareceram-me adequados ás performances e peso da moto);
- Equipamento muito completo e de boa concepção (excepto no que respeita á visualização do conta-rotações, que não gostei e tem difícil leitura em andamento);

Muitas outras características poderia referir, mas de um modo geral pareceu-me uma moto muito bem conseguida a um preço muito competitivo. Quanto aos aspectos menos positivos, como não são muitos, passo a enumerar:

- Revisões (mudanças de óleo obrigatórias) de 3.000 em 3.000 km!!! (que exagero!), mas julgo que a garantia se estende por 3 anos.
- Escalonamento das velocidades muito curtas, principalmente da 3 primeiras velocidades, que têm de se meter muito rapidamente. Em baixa velocidade faz tudo em 3ª. A partir dos 60 km/h faz tudo em 6ª. Podiam (e deviam quanto a mim) ser mais bem escalonadas. Mas tenho lido nos fóruns espanhóis que se consegue melhorar muito este aspecto colocando um pinhão de ataque de 15 dentes, que vai permitir alongar um pouco mais as mudanças...
- A concepção e visionamento do conta-rotações não me parece bem conseguida.
- O banco é esteticamente bem conseguido e de bons materiais, mas como é bastante fino (pouco espesso), julgo que ao fim de algum tempo seguido de viagem poderá provocar algum desconforto, mas para uma utilização de curta duração (para a qual esta moto está mais vocacionada) julgo aceitável. Para viagens mais longas vai talvez requerer algum investimento... Na pequena volta que fiz de cerca de 40 minutos não cheguei a sentir incómodo.
- NENHUM espaço para guardar nada, nem um simples saco de ferramentas!!! Debaixo do banco não há nenhum espaço disponível!!! Apenas existe uma pequena caixa de fácil utilização á frente da moto, por baixo do écran TFT, mas é muito pequena, do tamanho de uma caixa de óculos e só podem caber pequenos objectos.
- Embora me parece ter muito poucas vibrações para uma moto monocilíndrica, em velocidades da ordem dos 120 km/h (cerca das 6.500 rpm) sente-se alguma vibração ao nível dos poisa-pés. Mas, curiosamente, a 150 km/h (cerca de 9.000 e tal rpm) não senti nenhuma vibração e na frente nunca senti vibrações em qualquer situação. Como venho de uma 4 cilindros de 600 cc, é natural que esteja mal (ou melhor, bem) habituado, e não serei o mais entendido para avaliar este aspecto. Mas para mim as vibrações são algo que não aprecio nada e teria de experimentar a moto por um período mais alongado antes de poder decidir pela sua aquisição.
- O desfazer do pisca-pisca é diferente do habitual e tem de se colocar o botão manualmente na posição central, e basta não calcular bem a força a exercer para ele accionar o pisca do lado oposto...
- A utilização de muita electrónica faz-me recear alguma avaria que possa ter em viagem longe de apoios, nomeadamente a utilização de uma keyless.

Fiquei muito bem impressionado com o curto teste que fiz, mas qualquer decisão terá de aguardar algum tempo para melhor avaliar da fiabilidade do material, e aguardar pelo lançamento em Portugal da versão 310-T2, que já está a ser comercializada em Espanha, e que tem 3 ou 4 melhoramentos que acho muito importantes, a saber:
- Novo écran LCD a cores com 4 modos de visualização á escolha (o que resolve nomeadamente o aspecto negativo que referi quanto á visibilidade do conta-rotações), e possibilidade de ligação por Bluetooth ao telemóvel com uma App que a Zontes irá disponibilzar;
- Novas jantes de raios!  :cool: (embora se mantenham nas 17");
- Aumento da capacidade do depósito de 15 para 19 litros;
- Aumento do diâmetro do disco de travão da frente;
- Melhoria na embraiagem (que não percebi bem qual?).
Julgo que estas alterações justificam os cerca de 600 € a mais que custa em Espanha relativamente ao modelo anterior, e quanto a mim valerá a pena esperar pelo novo modelo.
E por agora é tudo o que me ocorre salientar.

https://zontes.com/EN/Products/ModelsDetailed.aspx?Cid=52776FD65DF6E9E3

« Última modificação: Outubro 04, 2019, 23:17:07, 23:17 por João A »

Outubro 05, 2019, 08:43:20, 08:43
Responder #26

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
Que grande review.  :nice:

A moto de facto tem um design geral que atrai q.b.  :)

Essa menção das revisões, com "trocas obrigatórias" do lubrificante de motor a cada 3.000kms...é que me faz levantar o sobrolho.  :-\

Nos tempos que correm, uma moto desta gama ter de fazer visitas à oficina com essa regularidade, roça o ridículo.  :-X
Se fosse uma 50cc, aí até entendia... Agora esta... :pensador:

Pode ter os 3 anos de garantia e isso de facto não é de descartar (aliás, é mesmo um ponto positivo), mas um cliente para poder ter esse tempo de garantia...implica ter de estar sempre a abrir a carteira em sucessivas revisões.  :you.bet:

O que inicialmente fica mais barato, depois vai-se a ver e passado um tempo já não o é tanto.

De entre tudo quanto escreveste, de facto a maioria das coisas são pontos positivos.  :nice:
Se a marca melhorasse também isso, então ainda via o produto mais apelativo do que é.

Mas assim...  :pensador:

Dalai Lama

Outubro 05, 2019, 08:47:36, 08:47
Responder #27

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1170

Masculino
As revisões de 3k em 3k é que para mim são um indicador de tolerâncias internas muito baixas, e algo que me afastava imediatamente da compra, pois significava ir à oficina de 2 em 2 meses...

Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Outubro 05, 2019, 14:05:42, 14:05
Responder #28

Raminhos

• **

• 419

Masculino
Também acho sinal de pé atrás.

Andam os fabricantes a fazer esforços para aumentar os intervalos de manutenção sem comprometer a fiabilidade (a Ducati tem feito um excelente trabalho nesse sentido) e estes senhores definem isto. Não faz sentido.

Outubro 05, 2019, 14:25:37, 14:25
Responder #29

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
Sem dúvida.
É difícil de aceitar.

Além de que um plano de manutenções assim tão curto poderá tornar-se, pelo menos para muitos proprietários, bastante oneroso.
A médio-longo prazo, acabava por ficar mais cara a aquisição desta moto...do que o simpático preço inicial deixaria fazer supor.

Dalai Lama

Outubro 05, 2019, 15:39:00, 15:39
Responder #30

mneves

• 2816

Masculino
Nem punha por aí ,a yamaha nas xmax ,por exemplo, diz que as revisões sao de 10 em 10000km,mas,logo a seguir há muitos mas,o óleo é de 5 em 5k,o filtro de oleo aos 10,os filtros de ar aos 20 mas nao chegam la,a vela,etc logo nao são aos 10000,é um grande engano e para o tratamento que a maioria lhes dá os 3000km ja sao demais
membro numero 16

Outubro 05, 2019, 16:11:45, 16:11
Responder #31

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
Nem toda a gente anda a "partir".
O dinheiro custa a ganhar...  :)

E sim...nem toda a gente fará quilometragem que leve a fazer 3 ou 4 revisões por ano...

Mas quem tenha ideia de dar realmente uso regular e diário à moto (que é perfeitamente natural que tal aconteça, diga-se), vai rapidamente perceber que os custos de manutenções/ano, são bem capazes de ficar assim p'ró exagerados.  :you.bet:

Dalai Lama

Novembro 18, 2019, 17:41:21, 17:41
Responder #32

2low

• 3906

Masculino
Curiosamente, este motociclo foi o mais vendido este ano na Grécia, vendas essas contabilizadas até final de Outubro.
A Zontes T310 é apresentada na Grécia sobre outro nome/marca - Daytona T310.

A lista das 15 motos mais vendidas em 2019 na Grécia:
1 - DAYTONA T310 (333un)
2 - HONDA CB500X (314un)
3 - SUZUKI DL650 V-STROM (254un)
4 - YAMAHA TRACER900GT (197un) e YAMAHA TRACER900 (197un)
5 - BMW R 1250 GS ADVENTURE (130un)
6 - BENELLI TRK 502 X (121un)
7 - YAMAHA TRACER700 (112un)
8 - HONDA Χ-ADV750 (106un)
9 - YAMAHA MT-07 (97un)
10 - HONDA MONKEY 125 (83un)
11 - BMW R 1250 GS (81un)
12 - BMW G 310 GS (69un)
13 - HONDA NC750XD (60un)
14 - SUZUKI DL250 V-STROM (59un)
15 - YAMAHA MT-03 (58un)

Mais info e lista alargada às 35 motos mais vendidas na grécia inclui mais modelos da Zontes (Daytona): https://www.bikeit.gr/reportaz/item/21975-taksinomiseis-10minou-2019-top-35-motosykleton

"É um mercado plenamente idêntico ao nosso..."  :D 8)

Novembro 18, 2019, 18:35:37, 18:35
Responder #33

Moto2cool

• 4390
Sinais da austeridade :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 24, 2019, 11:15:29, 11:15
Responder #34

Sapiens21

• 16881

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
A Zontes T310 é apresentada na Grécia sobre outro nome/marca - Daytona T310.
(....)

Talvez a sonoridade do nome queira significar algo que deve ser evitado dizer por lá.  Digo eu...  :)
Por cá, recordo...a Hyundai teve de chamar Kauai a um modelo que tem como nome, no resto da Europa, de Kona.
E há mais exemplos...

Portanto, mesmo que seja por outro motivo qualquer, não me surpreenderia que tal sucedesse por "Zontes" ser algo que em Grego ficasse próximo a uma palavra assim a modos de se evitar dizer e ser mau para o negócio... :)

Outra coisa, no site da Zontes Portugal, ainda permanece a primeira geração. A segunda geração da 310T (tem algumas alterações) já está em comercialização na Europa, mas no site por cá ainda se mantém a mesma.  :pensador:

Deve ser até esgotar stock...  :-\

Dalai Lama

Dezembro 01, 2019, 23:52:05, 23:52
Responder #35

2low

• 3906

Masculino
Para todos os interessados neste modelo 310T, atenção que já vi publicidade à 310T2 em revistas Portuguesas, nomeadamente e pelo menos sobre um determinado representante (julgo que do norte).
Se encontrar coloco aqui.
Portanto... já deve ser possível perguntar sobre a 310T2 em qualquer revendedor Zontes...
« Última modificação: Dezembro 02, 2019, 00:02:07, 00:02 por 2low »

Dezembro 02, 2019, 08:32:50, 08:32
Responder #36

João A

• **

• 282

Masculino
Para todos os interessados neste modelo 310T, atenção que já vi publicidade à 310T2 em revistas Portuguesas, nomeadamente e pelo menos sobre um determinado representante (julgo que do norte).
Se encontrar coloco aqui.
Portanto... já deve ser possível perguntar sobre a 310T2 em qualquer revendedor Zontes...

Anúncio na página 15 da revista mensal de Dezembro "motos" (1,95 €).

Dezembro 14, 2019, 20:03:14, 20:03
Responder #37

João A

• **

• 282

Masculino

Apresentação da gama Zontes 310 para 2020 na EICMA 2019:
(continuo de olho na Zontes 310 T2 Adventure com jantes de raios...)

Dezembro 14, 2019, 21:09:30, 21:09
Responder #38

JoãoPVCarvalho

• 1220

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: X10 500ie
  • Localidade: Benavente
Toda a gama apresenta linhas desportivas muito bonitas e apelativas.
Eu gosto particularmente da 310 XI, era uma bela mota para complementar a minha scooter.  :cool:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 14, 2019, 21:12:34, 21:12
Responder #39

Vasco Gama

• **

• 314

Masculino
  • Marca Motociclo: V-Strom 650A
  • Localidade: Vialonga
Eu já tenho a Scooter para fazer companhia a minha trail!
Omnia tempus habent

Dezembro 14, 2019, 21:46:23, 21:46
Responder #40

mneves

• 2816

Masculino
Ja estão na in motos ha tempo...
membro numero 16

Dezembro 15, 2019, 02:38:45, 02:38
Responder #41

João A

• **

• 282

Masculino

No site da In motos não diz nada sobre a Zontes!?

Dezembro 15, 2019, 08:40:15, 08:40
Responder #42

mneves

• 2816

Masculino

No site da In motos não diz nada sobre a Zontes!?
Penso que nao,foi só uma publicação nas redes sociais a dizer que ja as tinha disponíveis
membro numero 16

Janeiro 01, 2020, 23:11:51, 23:11
Responder #43

LeoLopes

• **

• 285

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1150R
  • Localidade: Lagoa-Algarve

Outubro 09, 2020, 22:39:38, 22:39
Responder #44

2low

• 3906

Masculino
Agora que já começam algumas destas primeiras motos a atingir a maioridade e acabando a garantia, espera-se saber se com o tempo se serão motos fiáveis, sem problemas e mantendo sempre o aspecto de qualidade de origem.

Digo isto porque precisamente hoje passei por duas Zontes destas (uma preta e uma laranja das primeiras), conduzidas por tipos da Ubereats e chamou-me a atenção uma vibração estranha do escape, parecendo algo solto a chocalhar...

Será este mais um modelo tal como restantes modelos da Zontes, como modelo(s) tipicos de "perde parafusos" mas agora durando mais um pouco?

Como o Tmaxer diz, costumo apanhar a malta nas curvas  :lolol: , tenho mesmo curiosidade por apanhar alguém que tenha um destes modelos e possa deixar seu real relato...