Autor Tópico: FB Mondial 125 HPS; Keeway RKF; Honda CB 125 R;  (Lida 5784 vezes)

Novembro 24, 2019, 17:39:39, 17:39
Lida 5784 vezes

ZarbFR

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Pois é lá decidi comprar uma motinha.

Experiência com motas é simplesmente zero. De qualquer modo, já conduzi uma 125 com mudanças e até não me atrapalhei, embora me falte a prática. Mas para a prática, nada como começar a conduzir frequentemente.

Infelizmente, contrariamente aos carros, não percebo grande coisa de motas, nem do seu mercado. Estive a tentar perceber o tipo de motas (e até de marcas que estão no mercado) e cheguei a várias conclusões, entre as quais, o mercado de usados é completamente louco.

Cheguei a ver motos mais caras usadas do que novas do stand (desocnsiderando as despesas de documentação). Sinceramente não percebo como é que alguém abdica de um ano ou mais de garantia e poder fazer a sua própria rodagem para poder poupar 200 ou 300 euros... Por outro lado, contraraiemnte aos carros, a negociação nos stands é muito limitada e mesmo estando a chegar ao final do ano (altura que os carros são muito em negociados, pela questão do ano da matrícula e para os vendedores cumprirem metas de venda para os prémios), esse é um aspecto irrelevante para a compra de uma mota nova  :crazy:

Tudo já pensado e já com algumas visitas a stands, fiquei com 3 opções, todas elas diferentes e todas satisfazem em menor ou maior medida. Vinha aqui pedir a vossa ajuda para uma escolha mais fundamentada. Então é assim: Honda CB 125 R; FB Mondial 125 HPS; Keeway RKF 125.

Quando a material só me faltam umas botas (a considerar ) e um casaco para o Verão. Por outro lado, estava a pensar comprar uma mota de 1000 euros de um amigo para ganhar experiência aqui por Lisboa e depois  avançar para a compra de uma moto 125 melhorzinha. É que isto de pagar 3000 ou 4000 euros por uma mota nova para quem tem experiência praticamente Zero é simplesmente, à primeira vista, uma burrice.

Vamos às vantagens e desvantagens de cada uma...

:nice:Keeway RFK e Honda CB 125 R:

a melhor das chinesas? A marca é chinesa, o motor é chinês, chinês, chinês. Mas mesmo assi parece a melhor das chinesas.

há sempre a questão das peças que demoram algum tempo a chegar e a própria qualidade dos materiais, em particular os plásticos, especialmente face à honda, basta tocar nos materiais e nas protecções dos fios para perceber). Já vi uma com 5000 km e comparei com outra ao lado Honda com 7800 km e claramente os materiais da Keeway já denotavam algum uso (riscos de uso e material com algum desgaste de tempo, não apenas de uso). De notar que a Keeway era mais recente além de ter menos km.

Do meu toque parece que a Keeway usa plásticos de cozinha e honda plásticos de máquinas industriais... é a melhor forma que tenho para descrever: uns plásticos são para cobrir, frágeis, finos, etc (keeway), os outros são para durar até daqui a umas décadas, duros, não móveis, grossos, bom toque (honda). Os pneus da RKF é para trocar assim que saírem do stand por isso é mais um gasto logo inicial de cerca de 200 euros.

Da posição de condução gosto das duas e adapto-me bem às duas, embora sinta que a Honda tem melhor sentar. Talvez a suspensão brutal que têm da Showa ajude a esse sentimento.

Alguns pormenores onde se percebe a grande diferença entre as duas: o tirar do descanso. A Keeway parece que estamos a atirar com um portão de metal, a Honda recolhe com cuidado e sem ruído. A protecção dos fios também é bem diferente. Além disso, em termos de suspensão, de pneus, etc, a Honda é uma 300 com o motor de 125... Por exemplo, a manete da embraiagem na Honda quase não tem play... na Keeway, mexe bem na vertical (parece que a manete está muito solta). O banco do pendura da Keeway também mexe por todo o lado, parece que está solto, mal apertado. Ao contrário, tudo na Honda parece estar bem apertado, bem ajustado, sem folgas (por exemplo, os botões nas manetes face aos da Keeway que tem um toque pior mais frágil e com maior gap). Só consegui perceber que o banco da Honda na zona perto do depósito não está preso ou seja conseguimos colocar um dedo debaixo do banco, mas não parece que tenha um grande play, para mais porque é uma zona onde as coxas encostam.

:nice:A FB Mondial HPS:

Pela estética estava mais do que escolhida. Contudo, quando me sentei nela achei que o banco era demasiado largo e apesar dos escapes poderem aqueceu um pouco a perna no Verão, o principal problema é que sentia o escape no tornozelo direito o que impedia de carregar com toda a sola do sapato no travão traseiro (apenas conseguia apanhar cerca de 50% do pedal do travão, mantendo o pé direito na peseira sem o entortar). Também a zona dos joelhos (apesar de só ter 1,70 m) parece que fica mal encaixada na zona do depósito, tenho de chegar um pouco para trás no banco para ficar com o joelho encaixado na lateral do depósito).

Por outro lado, apesar da qualidade dos plásticos ser mais próximo da Honda do que da Keeway e de ter um motor Piaggio bem reputado (também equipa a Aprilia 125) notei algumas formas de descuido: os punhos quando vermelhos desgastam-se rapidamente, os pneus são mistos (faz parte do estilo, não será descuido) e principalemnte alguns fios parecem muito desprotegidos, por exemplo os fios das luzes de matriculas (em que até vemos os dois fios em separados) e alguns fios na zona das manetes/guiador. A acrescer a tudo isto, a posição normal dos espelhos (mais laterais) deverá trazer alguns problemas no "remar" entre o trânsito... Por último, com os espelhos para dentro e tendo luvas acabam

Além disso, tem apenas dois concessionários em Lisboa, por isso não sei se em termos de peças será ter de esperar uma temporada ou não. E em termos de assistência também não há muita concorrência/opções.

Vamos a preços das novas, já chave na mão e negociadas no stand (incluindo a oferta de material ou desconto no preço de aquisição):

Keeway RKF: € 2.850 (+ 200 euros para pneus novos)

Honda CB 125 R: € 4.430

FB Mondial: € 3.850

Resumo:

Em termos de ciclística (é quase impossível arranjar um test-drive) não sei. Mas do que tenho visto, a Honda é a melhor mas as outras também não são más. Além disso a Honda tem ABS à frente e atrás enquanto a Keeway e a FB Mondial têm apenas CBS (sei que são 125 mas mesmo assim...). De igual modo, os discos de travão e pneus da Honda são maiores que os restantes. E a FB Mondial tem suspensao traseira a gás e a Honda e a Keeway tem suspensão monobraço (a Keeway ajustável em carga e a Honda não).

Em termos de qualidade, a Honda está noutro patamar, sendo a Keeway (no que se vê, sabe-se lá no que não se vê) a piorzinha.

Em termos de preço, a Honda acaba por ser a mais barata das premium (ainda que tenha também o motor menos potente) mas muito cara face à Keeway (estamos a falar de um aumento de preço na ordem de um terço). Há que considerar que sou novato nisto das motas, por isso comprar uma 125 premium é um pouco como comprar um mercedes ou um BMW para um miúdo que acaba de tirar a carta: não o mais inteligente a fazer.

Em termos de retoma, parece-me que as motos quase não desvalorizam nos primeiros tempos. Ainda assim, admito que a Honda mantenha um bom valor, especialmente, porque contrariamente à Keeway/FB Mondial é aceite como mota de retoma em todos os stands que aceitam retomas. Nisso é um pouco idêntica à Yamaha ou a à Kawa.

Em termos de conforto, posição na mota, a Honda foi a que melhor adaptei. Ainda assim, também gostei da posição de condução da Keeway (embora a embraiagem seja mais dura, a colocação das mudanças é mais grosseira. Apesar das manetes da Honda não serem ajustáveis, adaptam-se bem à minha mão. A FB Mondial aqui é a pior (infelizmente) porque fico com o tornozelo encostado ao escape (não queima mas magoa) se quiser carregar na totalidade do pedal do travão. E os joelhos ficam ali na quina do depósito. Ou encaixo as virilhas no depósito ou os joelhos... os dois em simultâneo é difívil.

Sem dúvida que a FB Mondial parece vir a ser desconfortável, pelo que acho que tem de sair das escolhas. Já entre a Honda e a Keeway, obviamente prefiro a Honda mas acho que dar 4500 euros para uma 125 de quem não tem experência é parvoíce. Seria uma Honda usada a melhor solução? Mesmo assim, a mais barata do mercado está nos 3800 euros e já com quase 8000 km. Assim, haveria que comprar uma extensão de garantia, mais 150 euros... a juntar a um desgaste de pneus, de transmissão, de não termos sido nós a fazer a rodagem... acho que acaba por compensar comprar uma nova porque em termos de valor acabamos por não poupar mais do que 100 ou 200 euros no máximo...

Indecisões... preciso das vossas opiniões, gente mais experimentada e com muito maior conhecimento do que eu.

Honda parece a melhor opção, mas e entre uma Keeway nova e uma Honda usada com poucos km (3000 km ou à volta disso) e mesmo negociando para uns valores de 3700 euros... e ainda que tenha de adquirir uma garantia adicional por mais 150 euros. Seria essa opção da Honda usada a mais adequada?

Novembro 24, 2019, 18:15:53, 18:15
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Li a extensa "dúvida" que aqui deixaste - muito bem descrita - e fiquei com uma clara sensação de que está quase escolhida. 

No entanto, o diferencial de preço (a mais) é substancial e será coisa que deves ponderar bem.

A FB Mondial, face às outras duas, parece-me ser destinada a um certo gosto pelo género. Que pelos vistos tens...
É diferente q.b. das outras naked.

Mencionas a HPS, mas se fosse a Sport Classic, ainda é mais bonita na minha opinião, indo buscar aquele ar das desportivas de outras décadas.  :nice:
Mas depois...representações da marca não serão muitas e não existe muito feedback de como seria caso se necessitasse de peças.

Procura no fórum aqui no separador dos "test-rides". Link...
Verás por lá à opinião de quem já testou pelo menos 2 daquelas que te causam indecisão.  :nice:

Boa decisão e vai-nos mantendo a par.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 24, 2019, 18:59:54, 18:59
Responder #2

2low

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Logo à partida não serás um típico novato que parte do ponto zero e que nem sequer sabe que marcas e modelos de motos 125cc existem.
Isso já é bom!
Definiste um tipo de moto - naked - mas depois escolheste três modelos distintos: uma mais desportiva e moderna, uma mais retro scrambler e outra mais retro-futurista.
Escolheste apenas por definires 3 preços distintos ou por outro motivo especifico?

Se a questão prioritária for o preço e se sabes que daqui a 1/2 anos estarás disposto a tirar a carta e subir de cilindrada, diria para olhares para outras marcas do mercado que terão propostas não muito diferentes da Keeway e Mondiale e com preços se calhar mais simpáticos: UM motorcycles (preços a rondar os 2500€), Hanway, entre outras...
Mas se a tua procupação for qualidade e durabilidade além de teres acesso a uma mecânica mais fiável e duradoura, podes olhar para as outras marcas do mesmo patamar da Honda (Yamaha, Kawasaki, KTM, Suzuki).

Sobre a UM motorcycles, existem aqui utilizadores que têm ou já tiveram motos dessa marca.
https://www.umiberica.com/pt/inicio
Da Hanway não conheço ninguém que tenha mas já vi passar ali por Lisboa e têm muito bom aspecto, tanto que tenho até curiosidade em vir a experimentar.
https://hanwaymotos.com/pt/ (ver o site espanhol para todos os modelos)
A FB Mondial apesar da sua origem oriental, ostenta um patamar superior mas como isso também se reflecte no preço, será que vale, será que não vale?
Sobre ponderares uma boa moto usada parece igualmente uma boa solução, para ganhares pratica e quando subires de cilindrada a desvalorização não será tanta...

Quanto ao comentário das motos usadas serem caras... repara que as motos novas cada vez são mais caras, é normal que as usadas também subam os preços, tanto que a procura é tanta e o tempo de espera por uma moto nova é às vezes tanto que pode justificar essa diferença de 300€ que falas, sem ser propriamente só por causa da diferença da documentação...
Mas cada um é livre de comprar ou não comprar. Essa é a liberdade do mercado e há que respeitar todos.

Para concluir que se fores adquirir uma moto nova, tenta experimentar todas as que gostas, mesmo aquelas que à partida possas não gostar de apenas uma ou outra coisa...
...às vezes podem surgir boas surpresas com os test drives... tanto que a função principal das motos é para serem conduzidas!
« Última modificação: Novembro 24, 2019, 19:06:25, 19:06 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Novembro 25, 2019, 01:33:18, 01:33
Responder #3

ZarbFR

• **

• 101
Li a extensa "dúvida" que aqui deixaste - muito bem descrita - e fiquei com uma clara sensação de que está quase escolhida. 

No entanto, o diferencial de preço (a mais) é substancial e será coisa que deves ponderar bem.

A real dúvida é exactamente essa...

Quanto à FB Mondial HPS (não gosto muito do estilo da Pagani) o grande problema é aquele escape (que esteticamente adoro) bater-me no tornozelo quando tento carregar no pedal do travão em todaa sua extensão. O que me surpreendeu porque das muitas reviews que vi (a grnde queixa era o aquecimento no Verão e para o pendura) nunca vi essa queixa relatada. Por isso, infelizmente acho que a FB Mondial está arrumada.

Novembro 25, 2019, 01:51:09, 01:51
Responder #4

ZarbFR

• **

• 101
Logo à partida não serás um típico novato que parte do ponto zero e que nem sequer sabe que marcas e modelos de motos 125cc existem.
Isso já é bom!

MAs acredita que era essa a minha posição há 1 mês... mas os foruns portugueses e estrangeiros e as reviews do youtube ajudam muito  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Definiste um tipo de moto - naked - mas depois escolheste três modelos distintos: uma mais desportiva e moderna, uma mais retro scrambler e outra mais retro-futurista.
Escolheste apenas por definires 3 preços distintos ou por outro motivo especifico?

Sim, são motos diferentes que não concorrem directamente. E para mais em três categorias diferentes. Mas sinceramente gosto das 3... embora perceba a diferença de qualidade entre elas e a diferença histórica de potencial ciclística. A escolha recaiu sobre as 3 que mais gostei esteticamente, onde me senti mais confortável (altura e largura do assento), tendo a possibilidade de pagar 5000 euros por uma 125 (ex: Yamaha, KTM, etc.) quando pensei em arranjar uma motinha foi no sentido de fazer deslocações casa-trabalho (10 km dia) quando estivesse bom tempo... por isso até pensei em arranjar uma mota de 1000 euros de um amigo.

Aspiradores estavam fora de questão... mas entretanto voltei a experimentar uma mota e comecei pensar: e se levasse a 125 a uns passeios para o Guincho, Ericeira, etc... bem, se calhar mais vale comprar uma melhorzinha ao invés de estar a trocar a mota ao fim de 6 meses. Foi então que esqueci um pouco o meu "objectivo" de 1000 euros e fui ver o que o mercado tinha para oferecer. Dito isto, não acho correcto comprar um topo de gama 125 para quem não tem sequer experiência com motas e mais certamente a vai fazer ir ao chão por erros de principiante (e que sejam sempre erros sem gravidade).

Se a questão prioritária for o preço e se sabes que daqui a 1/2 anos estarás disposto a tirar a carta e subir de cilindrada, diria para olhares para outras marcas do mercado que terão propostas não muito diferentes da Keeway e Mondiale e com preços se calhar mais simpáticos: UM motorcycles (preços a rondar os 2500€), Hanway, entre outras...
Mas se a tua procupação for qualidade e durabilidade além de teres acesso a uma mecânica mais fiável e duradoura, podes olhar para as outras marcas do mesmo patamar da Honda (Yamaha, Kawasaki, KTM, Suzuki).

Não posso tirar a carta de mota porque conheço-me demasiado bem... por isso quero ficar nas 125. Por isso quero comprar algo bom, com qualidade e durabilidade (fiabilidade) mas também não considero que deva ter a possibilidade de me meter num "topo de gama" sem ter qualquer experiêcia relevante com motos. Por outro lado, comprar uma coisinha agora para daqui a 6 meses ou 1 ano pensar em comprar um "topo de gama" 125 também parece estar a perder dinheiro... A Honda entrou um pouco nessa lógica de fiabilidade, qualidade e ainda assim um preço não tão ofensivo (4300€ face aos 5.000 da Yamaha ou da KTM) com a vantagem de ser, para mim, a mais agradável do ponto de vista estético.
Sobre as outras marcas já não estou interessado. Já estive a ver umas espanholas, coreanas, etc., mas sinceramente todas pareceram-me piores ou idênticas na qualidade à Keeway, que ainda assim acaba por ser a melhor entre elas. Além disso algumas partilham componentes com a FB Mondial mas claramente a FB mondial parece-me a melhor entre esse estilo scrambler, qeur na qualidade, quer na estética. Por isso fico-me por estas marcas e modelos já escolhidos.

Sobre ponderares uma boa moto usada parece igualmente uma boa solução, para ganhares pratica e quando subires de cilindrada a desvalorização não será tanta...

Subir de cilindrada? That cannot happen...

Para concluir que se fores adquirir uma moto nova, tenta experimentar todas as que gostas, mesmo aquelas que à partida possas não gostar de apenas uma ou outra coisa...
...às vezes podem surgir boas surpresas com os test drives... tanto que a função principal das motos é para serem conduzidas!

Pois... mas não é fácil. Aliás, já tive um vendedor num stand a dizer-me para ir ao olx e fazer um test-drive numa mota que estivesse à venda que eles não podiam fazer test-drives... e mesmo numa usada que estive a ver (em stand) a resposta foi que não tinha seguro, nem bateria...
Assim é difícil... acho que quando escolher a mota, tenho de ligar para o importador para fazer um test-drive...

Novembro 25, 2019, 01:56:13, 01:56
Responder #5

ZarbFR

• **

• 101
Verás por lá à opinião de quem já testou pelo menos 2 daquelas que te causam indecisão.  :nice:

O MPA Neves já testou as 3... e já sou subscritor do canal dele no youtube. Ainda assim... confesso que gosto mais do Cager  :( mas ele ainda não testou a RKF :sportbike:

Novembro 25, 2019, 08:54:09, 08:54
Responder #6

Quico

• Visitante
Passei por essas dúvidas há um ano atrás.
Concordo com tudo o que disseste e por isso percebi porque dizem que “Honda é Honda” mas como acho descabido pagar por uma 125 quase o mesmo de uma 300 acabei por ir para a mais modesta CB125F e não me arrependo.

Não sei se tens ideia de mais tarde subir de cilindrada, se sim deves ponderar essa mota que mencionaste do teu amigo.
O investimento será certamente mais baixo, servirá para ganhares experiência e mais tarde trocas para uma montada mais potente. 

Novembro 25, 2019, 12:57:42, 12:57
Responder #7

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Mas sinceramente gosto das 3... embora perceba a diferença de qualidade entre elas e a diferença histórica de potencial ciclística. A escolha recaiu sobre as 3 que mais gostei esteticamente, onde me senti mais confortável (altura e largura do assento), tendo a possibilidade de pagar 5000 euros por uma 125 (ex: Yamaha, KTM, etc.) (....)

É normal, perfeitamente normal, ter sempre a questão do preço como factor eliminatório. Ou seja, mesmo tendo um plafond mais alto, nunca é de descartar a possibilidade de se poupar qualquer coisa e ficar na mesma com uma boa moto.
Ainda p'ra mais estando a falar de 125cc onde abundam diferenças relevantes nos preços, inclusivamente nas Japonesas.

E é por essa mesma razão que te pergunto se ponderaste - porque ainda não vi escrito - p.ex. a GSX-S125A (esteticamente não é para o meu gosto, mas nunca se sabe se até gostas d€la)  :you.bet: ou até mesmo a Z125, que apesar de bem mais cara, não deixa de ser máquina a considerar.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Novembro 25, 2019, 13:30:40, 13:30
Responder #8

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Tens tudo muito bem pensado e a Honda é sem dúvida a melhor escolha.
A resposta ficava aqui se não metesse o bichinho da dúvida. Temos acompanhado muitos companheiros que a 125 satisfaz completamente.... Até deixar de satisfazer :)
Se te conheces bem e achas que esse bichinho não entra a minha opinião resume - se ao primeiro parágrafo.
Se admites que podes vir a ser tentado a tirar a carta A a melhor solução foi indicada por ti, mas ficou um pouco "escondida ": uma usada para habituar e ver o que vem a seguir.
Muito poucos ficam nas 125 e o preço da honda justifica - se para conservar a mota alguns anos
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 25, 2019, 13:40:32, 13:40
Responder #9

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal

O MPA Neves já testou as 3... e já sou subscritor do canal dele no youtube. Ainda assim... confesso que gosto mais do Cager  :( mas ele ainda não testou a RKF :sportbike:

O (mais) importante não é o que outros possam dizer de determinada moto.
Não é que não possa ser importante retirar-se uma ideia/apreciação do que um motovlogger possa dizer (dando o peso e importância que cada um quiser dar), mas dificilmente suplanta a sensação de poder testar e ficar com uma ideia bem mais segura e realista.

Portanto, independentemente de perceber e concordar que deves ler uns reviews e ver uns vídeos das que te interessam, tenta perceber por ti onde achas que vale a pena aplicar o dinheiro.  :cost:

Se não, olha...simplifica a coisa e faz como o tipo do programa Alta definição, com o seu habitual "o que dizem os teus olhos" e vai para a que gostas mais.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Dalai Lama

Novembro 25, 2019, 13:50:22, 13:50
Responder #10

JViegas

• 4723

Masculino
Se é para uso diário convém não esquecer os períodos de revisão das mesmas.
Qual a sua periodicidade e custos de manutenção, peças, etc.

Uma 125cc terá sempre "problemas" em acompanhar o transito em vias rápidas, logo se percurso for isso terás de comtemplar um uso mais "puxado" do motor em rotações mais altas.

Se é para uso diário a aquisição de uma topcase também fará sentido ou conseguirás meter tudo numa mochila?

As 125cc estão caras porque a "lei das 125cc" permitiu muitos negócios e até em 2ª mão alguns preços são proibitivos.

Novembro 25, 2019, 16:24:09, 16:24
Responder #11

ZarbFR

• **

• 101
Não sei se tens ideia de mais tarde subir de cilindrada, se sim deves ponderar essa mota que mencionaste do teu amigo.
O investimento será certamente mais baixo, servirá para ganhares experiência e mais tarde trocas para uma montada mais potente.

essa ideia era ouro sobre azul... mesmo "desperdiçando" 300 ou 400 euros acabavba por ser a melhor solução. Infelizmente, no entretanto a mota foi vendida a outrem.

Novembro 25, 2019, 16:26:34, 16:26
Responder #12

ZarbFR

• **

• 101
É normal, perfeitamente normal, ter sempre a questão do preço como factor eliminatório. Ou seja, mesmo tendo um plafond mais alto, nunca é de descartar a possibilidade de se poupar qualquer coisa e ficar na mesma com uma boa moto.

E é por essa mesma razão que te pergunto se ponderaste - porque ainda não vi escrito - p.ex. a GSX-S125A (esteticamente não é para o meu gosto, mas nunca se sabe se até gostas d€la)  :you.bet: ou até mesmo a Z125, que apesar de bem mais cara, não deixa de ser máquina a considerar.

Sim, a Suzuki é mais barata mas ao nível de preço da Honda e esteticamente a Honda dá 1000 a 0 à Suzuki. E Kawa Z125 não gostei da estética e tem uma grande falha para um novato como eu: não tem indicação da mudança engrenada, para além de ser mais cara (anda nos 5100 euros, preços de KTM)

Novembro 25, 2019, 16:30:19, 16:30
Responder #13

ZarbFR

• **

• 101
Tens tudo muito bem pensado e a Honda é sem dúvida a melhor escolha.
A resposta ficava aqui se não metesse o bichinho da dúvida. Temos acompanhado muitos companheiros que a 125 satisfaz completamente.... Até deixar de satisfazer :)
Se te conheces bem e achas que esse bichinho não entra a minha opinião resume - se ao primeiro parágrafo.
Se admites que podes vir a ser tentado a tirar a carta A a melhor solução foi indicada por ti, mas ficou um pouco "escondida ": uma usada para habituar e ver o que vem a seguir.
Muito poucos ficam nas 125 e o preço da honda justifica - se para conservar a mota alguns anos

A ideia é essa mesmo de ter uma mota durante vários anos, sem ter de preocupar-me com mecânica e troca de mota por desgaste. É mesmo para ficar nas 125... não vou tirar a carta A, sob pena de divórcio. Conheço-me demasiado bem... :corado:

Novembro 25, 2019, 16:33:37, 16:33
Responder #14

ZarbFR

• **

• 101
O (mais) importante não é o que outros possam dizer de determinada moto.
Não é que não possa ser importante retirar-se uma ideia/apreciação do que um motovlogger possa dizer (dando o peso e importância que cada um quiser dar), mas dificilmente suplanta a sensação de poder testar e ficar com uma ideia bem mais segura e realista.

Pois... jamais comprar sem test-drive. Mas ao que parece, mesmo as usadas de stand é complicado fazer um test-drive...
Assim, haverá que confiar na opinião de quem nela consegue andar (seja uma review, seja por actuais proprietários (que aliás, era um pouco a ideia deste tópico, receber feedbacks sobre experiências reais)

Novembro 25, 2019, 16:36:49, 16:36
Responder #15

ZarbFR

• **

• 101
Se é para uso diário convém não esquecer os períodos de revisão das mesmas.
Qual a sua periodicidade e custos de manutenção, peças, etc.

Uma 125cc terá sempre "problemas" em acompanhar o transito em vias rápidas, logo se percurso for isso terás de comtemplar um uso mais "puxado" do motor em rotações mais altas.

Se é para uso diário a aquisição de uma topcase também fará sentido ou conseguirás meter tudo numa mochila?

As 125cc estão caras porque a "lei das 125cc" permitiu muitos negócios e até em 2ª mão alguns preços são proibitivos.

Pois, já notei isso. Vejo Keeways à venda mais caras que novas no stand (descontando as despesas de documentação)... é irreal.

Vejo CB125 R novas a 4400 euros chave na mão e  outras usadas com 5.000 km e apenas meio ano de garantia a restar com valores de 3900 e até mesmo 4000...

Como é que alguém por uma diferença de 500 euros ia abdicar de fazer a própria rodagem, ter os pneus novos, ter garantia de 24 meses, etc, etc, etc. Imagino que fiquem para venda durante muito tempo e lá devem baixar o valor uns 1000 euros ou mais, senão não fazem negócio.

Novembro 25, 2019, 17:29:02, 17:29
Responder #16

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, isso que dizes um pouco mais acima acontece por vezes.
Dificuldade em se conseguir um test-ride, ou então não haver em determinado concessionários uma unidade para teste.
Tenho conhecimento que nalguns casos e para facilitar essa situação, já chegou a haver "empréstimo" de determinada(s) unidade(s) para possibilitar a um cliente fazer test-ride.

Mas também e sendo possível, por vezes fazer algumas dezenas de Kms pode valer a pena para formar uma opinião daquilo que se pretende comprar.

No geral - não digo que não tenhas já passado por isso - uma pessoa poder pelo menos sentar-se, mexer nos comandos, sentir o peso, a altura da moto, perceber in loco a qualidade visível, etc...já é algo importante q.b.

Dalai Lama

Novembro 25, 2019, 19:19:50, 19:19
Responder #17

NFRod

• **

• 305

Masculino
Vou pregar a minha lenga lenga do costume. Se calhar mais vale comprares uma usada, experimentar e depois decides se te queres manter ou não naquela cilindrada. É o meu conselho de pessoa que há 1 ano não tinha mota comprou uma rkf nova e desde julho tenho a carta A eheh.. e perdi ainda uns €s valentes porque a mota nova não é cara. Eu percebo o teu ponto e foi por isso que comprei nova mas uma mota de 3200€ com documentos também custa a tirar 1000€. Num carro é normal que 1000€ pareça pouco comparando novo vs usado mas numa mota de 3000 já é uma desvalorização valente.

E se arranjares um bom negócio agora se calhar no verão consegues despachar bem a mota sem perder dinheiro. Mas é só a minha opinião.

Mas tirando a mondial tive mais ou menos a mesma dúvida que tu. Honda muito gira e melhor claro mas a diferença de preço e tendo em conta ser estreante pesou um bocado na decisão. Se comprares nova e a pronto tenta sempre negociar o valor da mota não perdes muito em tentar.

Novembro 26, 2019, 21:53:39, 21:53
Responder #18

ZarbFR

• **

• 101
No geral - não digo que não tenhas já passado por isso - uma pessoa poder pelo menos sentar-se, mexer nos comandos, sentir o peso, a altura da moto, perceber in loco a qualidade visível, etc...já é algo importante q.b.

Sim, isso já fiz. Quanto ao test-drive é que não foi possível. Já pedi mesmo à Honda (pelo site) agora presumo que seja contactado por eles...

Mesmo nos carros por vezes é difícil. Andei num 420 para experimentar a caixa manual porque os stands aqui na zona de Lisboa só tinham a 320 com caixa automática da ZF (que também acabei por experimentar). Quer dizes, a carrinha experimentei com caixa automática e depois fui experimentar a caixa manual noutro carro com o mesmo motor mas modelo diferente  :toma: :toma:

Novembro 26, 2019, 22:00:44, 22:00
Responder #19

ZarbFR

• **

• 101
Vou pregar a minha lenga lenga do costume. Se calhar mais vale comprares uma usada, experimentar e depois decides se te queres manter ou não naquela cilindrada. É o meu conselho de pessoa que há 1 ano não tinha mota comprou uma rkf nova e desde julho tenho a carta A eheh.. e perdi ainda uns €s valentes porque a mota nova não é cara. Eu percebo o teu ponto e foi por isso que comprei nova mas uma mota de 3200€ com documentos também custa a tirar 1000€. Num carro é normal que 1000€ pareça pouco comparando novo vs usado mas numa mota de 3000 já é uma desvalorização valente.

E se arranjares um bom negócio agora se calhar no verão consegues despachar bem a mota sem perder dinheiro. Mas é só a minha opinião.

Mas tirando a mondial tive mais ou menos a mesma dúvida que tu. Honda muito gira e melhor claro mas a diferença de preço e tendo em conta ser estreante pesou um bocado na decisão. Se comprares nova e a pronto tenta sempre negociar o valor da mota não perdes muito em tentar.

Penso como tu... usada seria o melhor. Agora quando o PVP de uma mota é € 2.690 e temos à venda coisas com 2000 ou mais km por € 2.700 e € 2.800... só pode ser para rir. O usado é mais caro que o novo :confetti: :confetti:

De qualquer modo, tirar a carta A não está sequer em cima da mesa, nem nunca poderá acontecer.

Os preços negociados são os seguintes:

A Keeway são € 2.690 + documentação e ISV fica por €3.030. O preço chave na mão fica nos € 3.030, a que acresce 200 euros em pneus porque não vou querer sair do stand com aqueles pneus Cordial.

A Honda são € 4390 + despesas documentação e ISV fica por 4.700 mas já consegui preços chaves na mão de € 4.430 (Honda Sesimbra e Parede). Noutros (Lisboa) consigo alguns descontos em material (capacetes, casaco, etc.) ou oferta mão de obra 1.º revisão mas não estou interessado em nada disso porque já tenho material quase todo (o que falta vou ficar com material de amigos que não usam mas está praticamente novo). Tenho aqui colega que também está a negociar uma Honda CB125R e conseguiu ligeiramente melhor mas disse que era porque tinha conhecimento com o vendedor. Além disso, ele é cigano da Malveira (é mesmo, no joking).

Resumindo:

Honda por € 4.430 e eventualmente algum descontinho em material que não preciso.
Keeway por € 3.230 e eventualmente algum descontinho em material que não preciso.
« Última modificação: Novembro 27, 2019, 02:21:41, 02:21 por ZarbFR »

Novembro 27, 2019, 06:20:54, 06:20
Responder #20

NFRod

• **

• 305

Masculino
Sinceramente se estás mais virado para a CB eu apostava na CB. Se é uma mota para manter acho que o teu gosto pessoal deve imperar. São cerca de 1000€ de diferença mas se ficares com aquele amargo de boca porque gostavas mais da CB acho que mais tarde ou mais cedo vais querer despachar a mota. Eu só fiz cerca de 2000 km com a RKF e gostei. Não troquei de pneus mas sim não são grande coisa mas por acaso não tive nenhum susto acho. Também não sei se andei a chuva com ela. Digo isto porque agora na chuva percebo bem a diferença por isso é possível que esses pneus mais chuva seja meio caminho andado para o tapete. Tive um problema que demorou um pouco a arranjar mas depois ficou ok. Também a altura que foi para arranjar foi no meio de tudo o que era feriado e não ajudou. Tenho um DB num forum dedicado só a 125cc se quiseres posso enviar-te PM com o link.

Mas o mercado das usadas é como é. Eu meti a minha RKF a venda por 2500€ e vendi por 2300€. Dei 3030€ como disseste mas li muita malta que comprou por 2850€. Por isso se explorares um pouco se calhar consegues melhor e o que não falta agora é revendedores keeway/Benelli.

Novembro 27, 2019, 08:30:14, 08:30
Responder #21

Quico

• Visitante
Compra aquela que sempre que a deixares estacionada vais olhar para trás e dizer “fosga-se, a sacana da mota é mesmo linda”.
« Última modificação: Novembro 27, 2019, 08:31:16, 08:31 por Quico »

Novembro 27, 2019, 09:51:08, 09:51
Responder #22

JViegas

• 4723

Masculino
Compra aquela que sempre que a deixares estacionada vais olhar para trás e dizer “fosga-se, a sacana da mota é mesmo linda”.

É isso.

A minha maxi não é a mais bonita, não é a mais potente nem sequer a mais leve, mas quando me sento em cima dela e a conduzo, digo:

"Fosga-se esta é a minha máquina do mundo. É a minha."  :smiley:

Janeiro 06, 2020, 22:25:58, 22:25
Responder #23

ZarbFR

• **

• 101

É isso.

A minha maxi não é a mais bonita, não é a mais potente nem sequer a mais leve, mas quando me sento em cima dela e a conduzo, digo:

Entretanto encontrei uma Cb125R com 5000 km... A um preço racional. Vendeu pelo mesmo valor que o stand lhe dava para ir buscar a NC750X mas sem topcase e manetes (não me interessava nenhuma das duas coisas).

Em muito bom estado, tinha apenas dois risquinhos no display e um risquinho no depósito (zona da pança) e a jante dianteira ratada mas direcção estava boa. Fui buscá-la ao Algarve e em um dia e uma tarde pela N2 e por VFX já cá estava em Lisboa.
Foi uma boa aventura

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

Janeiro 08, 2020, 09:49:31, 09:49
Responder #24

2low

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

É isso.

Entretanto encontrei uma Cb125R com 5000 km... A um preço racional. Vendeu pelo mesmo valor que o stand lhe dava para ir buscar a NC750X mas sem topcase e manetes (não me interessava nenhuma das duas coisas).

Em muito bom estado, tinha apenas dois risquinhos no display e um risquinho no depósito (zona da pança) e a jante dianteira ratada mas direcção estava boa. Fui buscá-la ao Algarve e em um dia e uma tarde pela N2 e por VFX já cá estava em Lisboa.
Foi uma boa aventura

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

:nice:

Agora é ver e actualizar o DB e aproveitar e colocar lá umas fotos da apresentação da "menina"!

:palmas: :convivio:

nota: desconfio que irás acabar por tirar a carta... acontece com 99% da malta...  ::P: 8)
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)