Li a extensa "dúvida" que aqui deixaste - muito bem descrita - e fiquei com uma clara sensação de que está quase escolhida. No entanto, o diferencial de preço (a mais) é substancial e será coisa que deves ponderar bem.
Logo à partida não serás um típico novato que parte do ponto zero e que nem sequer sabe que marcas e modelos de motos 125cc existem.Isso já é bom!
Definiste um tipo de moto - naked - mas depois escolheste três modelos distintos: uma mais desportiva e moderna, uma mais retro scrambler e outra mais retro-futurista.Escolheste apenas por definires 3 preços distintos ou por outro motivo especifico?
Se a questão prioritária for o preço e se sabes que daqui a 1/2 anos estarás disposto a tirar a carta e subir de cilindrada, diria para olhares para outras marcas do mercado que terão propostas não muito diferentes da Keeway e Mondiale e com preços se calhar mais simpáticos: UM motorcycles (preços a rondar os 2500€), Hanway, entre outras...Mas se a tua procupação for qualidade e durabilidade além de teres acesso a uma mecânica mais fiável e duradoura, podes olhar para as outras marcas do mesmo patamar da Honda (Yamaha, Kawasaki, KTM, Suzuki).
Sobre ponderares uma boa moto usada parece igualmente uma boa solução, para ganhares pratica e quando subires de cilindrada a desvalorização não será tanta...
Para concluir que se fores adquirir uma moto nova, tenta experimentar todas as que gostas, mesmo aquelas que à partida possas não gostar de apenas uma ou outra coisa......às vezes podem surgir boas surpresas com os test drives... tanto que a função principal das motos é para serem conduzidas!
Procura no fórum aqui no separador dos "test-rides". Link...Verás por lá à opinião de quem já testou pelo menos 2 daquelas que te causam indecisão. Boa decisão e vai-nos mantendo a par.
(....)Mas sinceramente gosto das 3... embora perceba a diferença de qualidade entre elas e a diferença histórica de potencial ciclística. A escolha recaiu sobre as 3 que mais gostei esteticamente, onde me senti mais confortável (altura e largura do assento), tendo a possibilidade de pagar 5000 euros por uma 125 (ex: Yamaha, KTM, etc.) (....)
Citação de: Sapiens21 em Novembro 24, 2019, 18:15:53, 18:15Procura no fórum aqui no separador dos "test-rides". Link...Verás por lá à opinião de quem já testou pelo menos 2 daquelas que te causam indecisão. Boa decisão e vai-nos mantendo a par. O MPA Neves já testou as 3... e já sou subscritor do canal dele no youtube. Ainda assim... confesso que gosto mais do Cager mas ele ainda não testou a RKF
Não sei se tens ideia de mais tarde subir de cilindrada, se sim deves ponderar essa mota que mencionaste do teu amigo. O investimento será certamente mais baixo, servirá para ganhares experiência e mais tarde trocas para uma montada mais potente.
É normal, perfeitamente normal, ter sempre a questão do preço como factor eliminatório. Ou seja, mesmo tendo um plafond mais alto, nunca é de descartar a possibilidade de se poupar qualquer coisa e ficar na mesma com uma boa moto.
E é por essa mesma razão que te pergunto se ponderaste - porque ainda não vi escrito - p.ex. a GSX-S125A (esteticamente não é para o meu gosto, mas nunca se sabe se até gostas d€la) ou até mesmo a Z125, que apesar de bem mais cara, não deixa de ser máquina a considerar.
Tens tudo muito bem pensado e a Honda é sem dúvida a melhor escolha.A resposta ficava aqui se não metesse o bichinho da dúvida. Temos acompanhado muitos companheiros que a 125 satisfaz completamente.... Até deixar de satisfazer Se te conheces bem e achas que esse bichinho não entra a minha opinião resume - se ao primeiro parágrafo.Se admites que podes vir a ser tentado a tirar a carta A a melhor solução foi indicada por ti, mas ficou um pouco "escondida ": uma usada para habituar e ver o que vem a seguir.Muito poucos ficam nas 125 e o preço da honda justifica - se para conservar a mota alguns anos
O (mais) importante não é o que outros possam dizer de determinada moto.Não é que não possa ser importante retirar-se uma ideia/apreciação do que um motovlogger possa dizer (dando o peso e importância que cada um quiser dar), mas dificilmente suplanta a sensação de poder testar e ficar com uma ideia bem mais segura e realista.
Se é para uso diário convém não esquecer os períodos de revisão das mesmas.Qual a sua periodicidade e custos de manutenção, peças, etc.Uma 125cc terá sempre "problemas" em acompanhar o transito em vias rápidas, logo se percurso for isso terás de comtemplar um uso mais "puxado" do motor em rotações mais altas.Se é para uso diário a aquisição de uma topcase também fará sentido ou conseguirás meter tudo numa mochila?As 125cc estão caras porque a "lei das 125cc" permitiu muitos negócios e até em 2ª mão alguns preços são proibitivos.
No geral - não digo que não tenhas já passado por isso - uma pessoa poder pelo menos sentar-se, mexer nos comandos, sentir o peso, a altura da moto, perceber in loco a qualidade visível, etc...já é algo importante q.b.
Vou pregar a minha lenga lenga do costume. Se calhar mais vale comprares uma usada, experimentar e depois decides se te queres manter ou não naquela cilindrada. É o meu conselho de pessoa que há 1 ano não tinha mota comprou uma rkf nova e desde julho tenho a carta A eheh.. e perdi ainda uns €s valentes porque a mota nova não é cara. Eu percebo o teu ponto e foi por isso que comprei nova mas uma mota de 3200€ com documentos também custa a tirar 1000€. Num carro é normal que 1000€ pareça pouco comparando novo vs usado mas numa mota de 3000 já é uma desvalorização valente. E se arranjares um bom negócio agora se calhar no verão consegues despachar bem a mota sem perder dinheiro. Mas é só a minha opinião.Mas tirando a mondial tive mais ou menos a mesma dúvida que tu. Honda muito gira e melhor claro mas a diferença de preço e tendo em conta ser estreante pesou um bocado na decisão. Se comprares nova e a pronto tenta sempre negociar o valor da mota não perdes muito em tentar.
Compra aquela que sempre que a deixares estacionada vais olhar para trás e dizer “fosga-se, a sacana da mota é mesmo linda”.
Citação de: Quico em Novembro 27, 2019, 08:30:14, 08:30Compra aquela que sempre que a deixares estacionada vais olhar para trás e dizer “fosga-se, a sacana da mota é mesmo linda”.É isso.A minha maxi não é a mais bonita, não é a mais potente nem sequer a mais leve, mas quando me sento em cima dela e a conduzo, digo:"Fosga-se esta é a minha máquina do mundo. É a minha."
Citação de: JViegas em Novembro 27, 2019, 09:51:08, 09:51Citação de: Quico em Novembro 27, 2019, 08:30:14, 08:30Compra aquela que sempre que a deixares estacionada vais olhar para trás e dizer “fosga-se, a sacana da mota é mesmo linda”.É isso.A minha maxi não é a mais bonita, não é a mais potente nem sequer a mais leve, mas quando me sento em cima dela e a conduzo, digo:"Fosga-se esta é a minha máquina do mundo. É a minha." Entretanto encontrei uma Cb125R com 5000 km... A um preço racional. Vendeu pelo mesmo valor que o stand lhe dava para ir buscar a NC750X mas sem topcase e manetes (não me interessava nenhuma das duas coisas). Em muito bom estado, tinha apenas dois risquinhos no display e um risquinho no depósito (zona da pança) e a jante dianteira ratada mas direcção estava boa. Fui buscá-la ao Algarve e em um dia e uma tarde pela N2 e por VFX já cá estava em Lisboa. Foi uma boa aventura Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk