Autor Tópico: Novas Honda NC com motor 800cc+ ?  (Lida 3741 vezes)

Abril 28, 2020, 13:26:12, 13:26
Lida 3741 vezes

dfelix

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Começam a surgir detalhes da nova motorização para a linha NC.



Aparentemente o motor será 800 ou 850cc.
E com o sistema unicam já adoptado em outros modelos da marca.

Portanto, uma actualização de forma a obedecer ás normas euro 5, já que as actuais ainda vão beneficiando do período de transição.

A confirmar-se este aumento de cilindrada... poderá surgir alguns "problemas" em alguns mercados como o nosso. Pois fiscalmente passa a ser taxada no escalão máximo.

Artigo original:
https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/news-and-views/news/2020/april/all-new-engine-for-honda-nc750-replacement

 



Abril 28, 2020, 13:31:58, 13:31
Responder #1

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por acaso em tempos acho que se tinha falado dessa mera possibilidade..

Creio que tinha sido o membro Pedroareias (que já cá não está faz tempo) que tinha alvitrado com a possibilidade de um dia a NC vir a crescer nos cc's.

A concretizar-se, acabará por afastá-la (duplamente) da actual no que toca a IUC e no que concerne a estar integrada na carta Cat A2 (isto sem alterações como possibilitado na actual para os 35kW claro).

Haverá vantagens e desvantagens no crescimento da cilindrada.

Mas veremos...

Já vinha a pensar que fosse uma AT a caminho com o motor 850cc e que era falado desde há meses, mas assim já não sei bem.  :pensador:
« Última modificação: Abril 28, 2020, 13:40:37, 13:40 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 28, 2020, 13:43:29, 13:43
Responder #2

2low

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(...) a possibilidade de um dia a NC vir a crescer nos cc's.

A concretizar-se, cabará por afastá-la (duplamente) da actual no que toca a IUC e no que concerne a estar integrada na carta Cat A2.
(...)

Quanto à carta Cat A2 e a questão do IUC, certamente que a Honda não ficará a perder, simplesmente o produto que para já tem passado um pouco despercebido (ou talvez não) também venha a sofrer um significativo aumento de potência para conquistar o publico alvo que normalmente adquire uma NC700/NC750, a tal CB500X que poderá tornar-se em CB550X ou CB600X...

(...)
A confirmar-se este aumento de cilindrada... poderá surgir alguns "problemas" em alguns mercados como o nosso. Pois fiscalmente passa a ser taxada no escalão máximo.

Sobre a parte fiscal fica mais ou menos respondido no que disse atrás.

Mas este novo modelo, entrando no campo do IUC máximo obrigatoriamente deverá proporcionar outros atributos para que mantenha um determinado nivel de vendas:
- acelerações e velocidade de ponta bem superiores
- consumos, será que terão de cumprir o mesmo paradigma do "veiculo de 2 rodas para a mobilidade citadina e que até dá para uns valentes passeios de forma económica", ou terão um consumo mais em linha com as restantes motos de todas as marcas com IUC máximo ?! Ficando esse "paradigma do veiculo de 2 rodas económico" restrito à actual CB500X, um produto que para já oferece tanto quase como uma NC750X e aparentar ter alguns regimes bem mais divertidos que este ultimo modelo (NC750X) ?!
-será esta uma mudança na estratégia da Honda ?

De resto é sempre bom ficarmos ocupados com novos modelos!  ;D 8)
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Abril 28, 2020, 13:49:25, 13:49
Responder #3

dfelix

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O IUC será afectado pelas mesmas regras idiotas de sempre.
Sempre achei idiota que os escalões fossem definidos pela cilindrada. Deveria ser pela potência.
Isto para não se falar da actualização dos anos nas tabelas. Pois em 2020 haverá motos com 23 anos ainda a pagar o valor máximo!

Já a opção A2 poderá nem ser um problema.
Tendo em conta o sucesso da gama certamente que estará disponível em versão limitada 35kw como já acontece com outros modelos.

Isto considerando que o aumento de cilindrada será acompanhado também de aumento de performance.

De qualquer forma, o aumento de cc's para contornar normas é uma prática de longa data.
Falou-se imenso disto no tópico do downsizing

Abril 28, 2020, 13:50:13, 13:50
Responder #4

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A carta Cat A2 até pode vir a ser um "não problema", como expliquei acima.

É que a actual, mesmo tendo mais de 35kW de potência, também tem uma versão que vem preparada para quem tem essa carta.

Agora...se virá a ser mais uma de tantas outras notícias que depois nem dão em nada...ou se até poderá mesmo a concretizar-se, temos de esperar.

A marca costuma ser boa a "esconder" o que tem em preparação.
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Dalai Lama

Abril 28, 2020, 13:54:12, 13:54
Responder #5

Rodrigues1

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Francamente não entendo,... há mesmo necessidade de aumentar a cilindrada para cumprir a norma euro5 ?

Abril 28, 2020, 14:29:09, 14:29
Responder #6

2low

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Francamente não entendo,... há mesmo necessidade de aumentar a cilindrada para cumprir a norma euro5 ?

Sem haver aumento de cilindrada, provavelmente teriam de "capar" o motor e depois conseguiriam ter um produto cativante?!
Fora esta solução de aumento de cilindrada, existem igualmente hipóteses de manter ou diminuir cilindrada utilizando turbo/compressor, algo que já se vê com muita frequência nos automóveis e que nos motociclos ainda parece ser demasiado tabu...
« Última modificação: Abril 28, 2020, 14:39:20, 14:39 por 2low »
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(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Abril 28, 2020, 14:39:08, 14:39
Responder #7

Rodrigues1

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Francamente não entendo,... há mesmo necessidade de aumentar a cilindrada para cumprir a norma euro5 ?

Sem haver aumento de cilindrada, provavelmente teriam de "capar" o motor e depois conseguiriam ter um produto cativante?!
Fora esta solução de aumento de potência, existem igualmente hipóteses de manter ou diminuir cilindrada utilizando turbo/compressor, algo que já se vê com muita frequência nos automóveis e que nos motociclos ainda parece ser demasiado tabu...


Então venha lá o turbo,..também não ocupa muito espaço

É que por essa ordem de ideias daqui a uns anos para cumprirem a norma euro5 só veremos cilindradas acima de 850 cc e já é um favor.

Abril 28, 2020, 14:41:31, 14:41
Responder #8

mneves

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Francamente não entendo,... há mesmo necessidade de aumentar a cilindrada para cumprir a norma euro5 ?
Tal como aconteceu na tmax ,a mesma tem mais 2 catalisadores que a euro 4,na nc se a marca quisesse bastava dar mais cv ,rpm e binario,mas como é normal,não querem
membro numero 16

Abril 28, 2020, 14:48:49, 14:48
Responder #9

Rodrigues1

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Francamente não entendo,... há mesmo necessidade de aumentar a cilindrada para cumprir a norma euro5 ?
Tal como aconteceu na tmax ,a mesma tem mais 2 catalisadores que a euro 4,na nc se a marca quisesse bastava dar mais cv ,rpm e binario,mas como é normal,não querem


Não vale a pena, para isso têm a VFR800X que também usa o sistema unicame.

Cá para mim é para escoarem o motor 800
« Última modificação: Abril 28, 2020, 14:51:48, 14:51 por Rodrigues1 »

Abril 28, 2020, 14:58:15, 14:58
Responder #10

JViegas

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Reparei no entanto que no site oficial da Honda é permitido configurar a naked NC750S o que anteriormente não sucedia.

Mas justifica-se no caso da imagem colocada pelo dfelix (que me parece ser uma NC750S), o surgimento de um motor 800cc/850cc?

Sendo uma naked e então a CB650R "ali ao lado"?




Abril 28, 2020, 15:42:57, 15:42
Responder #11

Sapiens21

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O artigo refere igualmente dois pontos que "chamam à atenção".

Se bem que isto, a uma distância temporal de uma substituição que talvez não seja assim tão breve, deve sempre levar a umas certas reservas.

Refiro-me ao facto de terem mencionado que esse novo bloco, pela sua configuração que o leva a ser muito mais plano que o anterior ("much flatter than the current one"), tornar expectável um crescimento da capacidade do muito útil met-in.

O outro ponto tem novamente por base o motor, mas neste caso a menção de tudo levar a crer que o quadro actual seria ali incompatível.
Ou seja, além do motor, o próprio quadro seria outro.

Digamos que, a confirmar-se tudo isto (e volto a dizer que é preciso ter certas reservas), não seria propriamente uma actualização profunda...mas muito mais que isso.  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Abril 28, 2020, 15:55:44, 15:55
Responder #12

dfelix

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Não vale a pena, para isso têm a VFR800X que também usa o sistema unicame.

A 800 é um dohc com vtec.

Abril 28, 2020, 16:23:39, 16:23
Responder #13

Wonderboy91

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O IUC será afectado pelas mesmas regras idiotas de sempre.
Sempre achei idiota que os escalões fossem definidos pela cilindrada. Deveria ser pela potência.
Isto para não se falar da actualização dos anos nas tabelas. Pois em 2020 haverá motos com 23 anos ainda a pagar o valor máximo!

Já a opção A2 poderá nem ser um problema.
Tendo em conta o sucesso da gama certamente que estará disponível em versão limitada 35kw como já acontece com outros modelos.

Isto considerando que o aumento de cilindrada será acompanhado também de aumento de performance.

De qualquer forma, o aumento de cc's para contornar normas é uma prática de longa data.
Falou-se imenso disto no tópico do downsizing

Camarada, bastante interessante esse tópico do Downsizing. Nunca tinha pensado realmente nisso, tenho que concordar, pelo menos em algumas das marcas.
Nc700 > Nc750
Bmw 1150 > 1200 > 1250
AfricaTwin 1000 > 1100
Até a Triump tiger 800 > 900

O que é pior é realmente a passagem do imposto. Para quem escolhe a mota como companheira de dia a dia e poupada vejo os proprietários a manter o modelo antigo e proprietários novos a talvez escolher a Tracer 700 por exemplo como alternativa

Boas  curvas!  :convivio:

Abril 28, 2020, 16:50:51, 16:50
Responder #14

dfelix

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O que é pior é realmente a passagem do imposto. Para quem escolhe a mota como companheira de dia a dia e poupada vejo os proprietários a manter o modelo antigo e ...

Para quem escolhe a mota como companheira de dia-a-dia o IUC acaba por ter menos impacto.
Paga-se... mas está a tirar-se proveito do que se tem.

Mas haverá quem tenha >750cc paradas na garagem praticamente todo o ano.
Para quem tenha uma moto que "gasta" mais de IUC que de combustível, é que poderá fazer um pouco mais de confusão.










Abril 28, 2020, 16:59:09, 16:59
Responder #15

Rodrigues1

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Não vale a pena, para isso têm a VFR800X que também usa o sistema unicame.

A 800 é um dohc com vtec.

 :nice:

Tens razão, a 800 é dupla árvore de cames estava a pensar na 1200X

Maio 04, 2020, 23:58:59, 23:58
Responder #16

Wonderboy91

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Camaradas, não sei se pertence aqui mas parece-me interessante....mas acima da NC, não será?

https://www.rideapart.com/articles/419828/honda-four-cylinder-adventure-bike-patent/

Uma espécie de Tracer/Versys mas dá Honda

Maio 05, 2020, 10:38:48, 10:38
Responder #17

VCS

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 :???:
Vai contra toda a lógica de uma "ADV", como aliás é dito no artigo. Mas se tiver suspensões e pneus de estrada... já vi coisas mais aberrantes. :D

Maio 05, 2020, 10:57:21, 10:57
Responder #18

JViegas

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 :pensador:

Ora bem a Kawasaki tem a Versys 650...
A Suzuki tem a V-Strom 650...
A Yamaha tem a Tracer 700...
... e outros modelos "touring acessível"
A Honda tem a NC 750.

A Yamaha tem a Tracer 900...
A Ducati tem a "Multi"...
A BMW tem a nova 900...
... e outros modelos "touring mais a sério"
A Honda tem... estas patentes registadas...

(não me refiro a modelos antigos, mas sim ao que está no catálogo atualmente)

Na minha opinião a Honda terá que responder...


Maio 05, 2020, 11:58:47, 11:58
Responder #19

Wonderboy91

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Pois..talvez o ADV tenha alguma derivação de design naquela scooter que a Honda terá, a ADV 750? Veremos  :cool:

Maio 05, 2020, 12:34:12, 12:34
Responder #20

MotardFeio

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Isto é uma CBF 650 versão "tracer", da Honda.
As novas sport-turismo da Honda.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 05, 2020, 12:52:45, 12:52
Responder #21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isto é uma CBF 650 versão "tracer", da Honda.
As novas sport-turismo da Honda.


Parece-me que é isso!  :nice:

A resposta da marca num segmento onde é a concorrência, com a Tracer, quem tem vendido bem.

Essa no link do rideapart, aparenta ser precisamente a resposta a isso.

Pegam na mecânica da actual CB650R com 95cv e mudam tudo o que é necessário para encarar de frente este segmento sport turismo.

Aguardemos... :pensador:
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Dalai Lama

Maio 05, 2020, 16:53:47, 16:53
Responder #22

VCS

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é dar um pontapé em cada um dos cilindros "de fora". Fica uma bicilíndrica com algum nexo.  :lolol:

Maio 05, 2020, 17:12:43, 17:12
Responder #23

DnA

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Acho que são esse 4 cilindros que marcam a diferença  :have.idea:, pois é uma das unicas marcas no mid-weight a continar com 4 cilindros  :megafeliz:
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Maio 06, 2020, 01:57:42, 01:57
Responder #24

2low

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Pelos vistos é uma subida substancial de potência de 54cv(40kw) para 70cv(52kw)...
E contará com uma versão A2 de 47,5cv (35kw).

Suspeito que com esta nova motorização será capaz de atingir velocidades de 210/220kmh (nada mau) e pelos vistos manterá na mesma um "comportamento diesel das motos" em termos de consumo (e rotações) face às gamas tradicionais de 600cc a 900cc mas quase que obviamente se poderá dizer que os consumos deverão igualmente subir um pouco... mesmo média de 4Lt/100km não me parece ser um valor escandaloso... ganhando um papel mais importante a CB500X para os que realmente procuram economia (3Lt/100km) e não assim tanta velocidade de ponta mas contar ainda assim com um motor nervosinho...

Esta nova motorização de 850cc estará disponível para os seguintes modelos:
- NC850 S/X
- NC850 D integra
- X-ADV 850
Pelo que a Little-AfricaTwin de 850 contará com uma motorização distinta desta...

Fonte: https://moto-station.com/moto-revue/actu/honda-nc-850-s-nouvelle-plateforme-pour-2021/474919

Nota final:
Será apenas chato a questão do IUC mais elevado, pois de resto e se for assim como descrito, poderá ter um sucesso garantido na mesma!
« Última modificação: Maio 06, 2020, 02:02:36, 02:02 por 2low »
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Maio 06, 2020, 04:14:42, 04:14
Responder #25

DnA

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2low muito bem resumido  :palmas: obg
Quem fala assim não é gago
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Maio 06, 2020, 07:21:04, 07:21
Responder #26

Sapiens21

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Ainda é, naturalmente, somente uma expectativa em face do aumento da cilindrada.  :)

A moto-station tenta perceber o que pode trazer esse hipotético novo bloco, assim como que outras alterações podem estar presentes (como por exemplo o duplo disco à frente...).

Por enquanto ainda hipóteses.  :nice:
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Dalai Lama

Maio 06, 2020, 10:39:37, 10:39
Responder #27

dfelix

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Suspeito que com esta nova motorização será capaz de atingir velocidades de 210/220kmh (nada mau) e pelos vistos manterá na mesma um "comportamento diesel das motos" em termos de consumo...

Parece-me uma expectativa demasiado alta...
A minha scrambler tem 75cv, é mais rotativa e não atinge essa velocidade de ponta!  :D


Maio 07, 2020, 15:07:07, 15:07
Responder #28

MotardFeio

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A Hornet 600 de 2002 (tetra cilíndrica), dava 240 em 5ª (de manómetros).
Não chegava a ter 100 cv mas andava perto disso.
Agora é fazer contas a motores (teoricamente) menos rotativos...
Sendo que a caixa de velocidades tem parte fundamental nisso, mas sem cv, não vale a pena aumentar muito a relação final, que ela só a descer pinheiros é que lá vai!!!
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Maio 07, 2020, 15:36:55, 15:36
Responder #29

2low

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Suspeito que com esta nova motorização será capaz de atingir velocidades de 210/220kmh (nada mau) e pelos vistos manterá na mesma um "comportamento diesel das motos" em termos de consumo...

Parece-me uma expectativa demasiado alta...
A minha scrambler tem 75cv, é mais rotativa e não atinge essa velocidade de ponta!  :D



A Hornet 600 de 2002 (tetra cilíndrica), dava 240 em 5ª (de manómetros).
Não chegava a ter 100 cv mas andava perto disso.
Agora é fazer contas a motores (teoricamente) menos rotativos...
Sendo que a caixa de velocidades tem parte fundamental nisso, mas sem cv, não vale a pena aumentar muito a relação final, que ela só a descer pinheiros é que lá vai!!!

Fazendo uma aritmética de merceeiro e pegando em vários exemplos existentes, chega-se à conclusão ser possível que as novas NC850 possam atingir essas velocidades de 210/220, talvez mais para os 210 e talvez nunca inferior a isso...
A minha ER6F chegou a dar 216 mas depois de afinações, dava 212/213 mas ganhou bastante em baixo... era foguete que atormentava Varaderos 1000 e GS1200 e seguia a cauda de algumas VFR1200F  :lolol: :lolol: :lolol:
Cheguei a ver videos de ER6F a darem 225kmh... provavelmente com escapes não stock e restante equipamento (powercomands)...
A ER6F na altura tinha 73cv e apenas 650cc...
A NC850 com mais 200cc, e potência semelhante, mesmo que tenha um regime "diesel" acredito que seja capaz de pelo menos 210kmh!

Dfelix, Sobre a tua scrambler...sabes perfeitamente que "a afinação" dela não é para estradas a direito e velocidade de topo... provavelmente a caixa de velocidades tenha algo a dizer...
Mas ainda assim tem uma velocidade de topo considerável!  :nice:

MotardFeio, até a Suzuki GSXF650 dava velocidades de ponteiro acima de 220kmh mas já tinha ~84cv e um peso substancial em cima, alem de um panelão de escape bem comprido que faria resistência ao ar...  :lolol:

Como o mercado mudou nos últimos anos, sem haver grande escolha ou talvez procura no segmento das desportivas 600-750cc, a malta virou-se para as 1000cc e qual delas a que não dê 299kmh de ponteiro... e depois acaba-se por ter uma noção talvez distorcida que por causa do antigo segmento de desportivas 600cc, TODAS as motos do segmento de 600cc fossem muitas capazes de atingir velocidades de 240/250kmh...
Não será isto?

As "antigas desportivas" 600cc rondavam os 120/140cv e obviamente que teriam esses requerimentos para atingirem mais velocidade... mas motos genéricas de 600cc apesar de terem na mesma 4 cilindros, tinham menos potencia... a rondar os 70/80cv, o qual 220kmh seria um valor já muito bem aceitável...
De lembrar a Fazer600S2 com quase 98cv que de ponteiro chegava quase aos 250kmh... ou a antiga VFR800 e mesmo últimos modelos da VFR750 mas com motor bem especifico, maior cilindrada e potencia à mistura... contudo a actual VFR não dá tanta velocidade, mentira ?!
« Última modificação: Maio 07, 2020, 15:42:33, 15:42 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Maio 07, 2020, 17:02:49, 17:02
Responder #30

Wonderboy91

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Pois Camarada Félix, sou obrigado a concordar. Tive uma Strom 650 antes da minha Tracer e não é que com 70 e poucos cavalos a mota dificilmente marcava 200....e desses 200, acredito que não sejam reais, apenas de mostrador. Por isso também não vejo uma NC a dar 200 e pouco, mesmo que seja de mostrador.
A NC não é mota para isso e não chega lá é também muito pesada..., ao invés faz uns consumos de inveja, essa é que é essa!

Boas curvas!

Maio 07, 2020, 18:31:21, 18:31
Responder #31

Sapiens21

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(....) e não é que com 70 e poucos cavalos a mota dificilmente marcava 200....e desses 200, acredito que não sejam reais, apenas de mostrador. (....)

Perfeitamente normal não ser o real.

A diferença entre mostrador e o real, não é incomum andar pelos 5-6-7%. :)
Ou seja, a uma velocidade dessas pode significar que vai na realidade a - 10kmh (pelo menos, claro).


(....) Por isso também não vejo uma NC a dar 200 e pouco, mesmo que seja de mostrador.
A NC não é mota para isso e não chega lá é também muito pesada..., ao invés faz uns consumos de inveja, essa é que é essa!
(....)

Fiquei com Ideia que a referência feita lá atrás à hipotética velocidade não seria quanto à actual (750cc de 54cv), mas sim a nova 850cc e com uma potência que também aumentava.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Maio 07, 2020, 18:52:46, 18:52
Responder #32

2low

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(....) e não é que com 70 e poucos cavalos a mota dificilmente marcava 200....e desses 200, acredito que não sejam reais, apenas de mostrador. (....)

Perfeitamente normal não ser o real.

A diferença entre mostrador e o real, não é incomum andar pelos 5-6-7%. :)
Ou seja, a uma velocidade dessas pode significar que vai na realidade a - 10kmh (pelo menos, claro).


(....) Por isso também não vejo uma NC a dar 200 e pouco, mesmo que seja de mostrador.
A NC não é mota para isso e não chega lá é também muito pesada..., ao invés faz uns consumos de inveja, essa é que é essa!
(....)

Fiquei com Ideia que a referência feita lá atrás à hipotética velocidade não seria quanto à actual (750cc de 54cv), mas sim a nova 850cc e com uma potência que também aumentava.

Em todo o caso, conheço quem tenha tido das primeiras NC700X em Portugal e que de ponteiro (digital) chegou mesmo aos 195/196kmh mas é um condutor não muito pesado...
E sim Sapiens21, temos debatido e especulando sobre prováveis especificações e perfomances da futura NC850 e não as actuais NC700/NC750...
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(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Maio 07, 2020, 19:27:51, 19:27
Responder #33

Sapiens21

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Existe o caso deste Português, pela Alemanha, que o fez com a anterior (700X).

Ele próprio comenta a dada altura (vejam os comentários ao vídeo) que fez o teste para perceber a velocidade real.
E na verdade nem é tão pouco como se poderia supor para aquela potência.



Mas sim, como já dito o foco da NC (pelo menos até ao momento), não tem sido bem esse.  :)
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Maio 07, 2020, 20:47:14, 20:47
Responder #34

Rodrigues1

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Desculpem começar de novo (estava distraído) mas é assim tão importante chegar aos 200/220 km/h?

Boa pergunta

Para mim o importante é chegar inteiro

Maio 07, 2020, 21:43:35, 21:43
Responder #35

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O mais relevante neste modelo e desde que apareceu por altura do ano 2012, foi um foco claro em se tornar uma fácil, económica e de uso diário....commuter bike.

Foi em certa medida isso que lhe ditou algum sucesso em mercados Europeus.

Numa nova geração e com a maturidade que o próprio produto vai ganhando, não vejo como excessivo pensar-se nalgum ganho em áreas como as prestações.

Não que seja algo como determinante, mas sim algo que faz parte da evolução e acompanhar da concorrência (ainda que não seja algo com que a marca me pareça que perca o sono).
« Última modificação: Maio 07, 2020, 22:08:17, 22:08 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Maio 07, 2020, 22:40:18, 22:40
Responder #36

2low

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Desculpem começar de novo (estava distraído) mas é assim tão importante chegar aos 200/220 km/h?

Boa pergunta

Para mim o importante é chegar inteiro

A questão principal não é perceber se dá 211 ou 216 mas sim perceber REALMENTE o que poderá corresponder ao aumento REAL em termos de cilindrada, tal como já se percebeu que poderá "sofrer ou não sofrer" perdas de vendas por causa da questão pertinente desta nova evolução da NC passar para o escalão superior de IUC e o que poderá significar isso em termos REAIS de potenciais compradores e/ou interessados... e o que estes possam esperar e perspectivar sobre o que o novo modelo possa trazer a mais que justifique:
- ser mais cara
- pagar mais iuc
- ser mais pesada
- ....
Assim visto desta perspectiva a coisa torna-se "feia"...

MAS se o docinho for:
- aumento de cilindrada
- aumento de potencia
- aumento de velocidade máxima
- aumento de acelerações
- pouco aumento de consumos
- pouco aumento do preço base final
- pouco aumento dos preços de todos os acessórios
....

Assim o panorama é bastante mais simpático e poderá cativar mais...

Por exemplo: a minha moto actual pode dar 2XXkmh mas só dei mais velocidade que a anterior moto que tive, por uma ocasião, sendo que tenho uma condução semelhante apesar de ter noção que acabo é por chegar mais rápido aos mesmos regimes...
No entanto pelo menos a mim (e acho que não é uma questão pessoal), dá um gozo saber que se quiser posso rodar e ela só começar a dizer que já não dá muito mais ali a partir dos 260/265kmh (mesmo com videos na Alemanha de quem tenha dado 279kmh)...
Se a minha actual moto não desse mais do que a anterior, não fosse mais segura e mais confortável, para que é que eu quereria trocar de moto, tanto que eu até gostava bem da outra...
E pagar mais de IUC, alguma coisa tem de haver em troca para melhor, não ?!

O que dirão os actuais proprietários de NC750X a saberem que aí poderá vir uma NC850X e o que isso realmente possa significar mais do que uns € a mais de IUC e um novo autocolante a dizer NC850X... ?!
« Última modificação: Maio 07, 2020, 23:44:11, 23:44 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Maio 08, 2020, 09:10:31, 09:10
Responder #37

Moto2cool

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O aumento da cilindrada estará muito ligado às normas de poluição, claro que podemos pensar que os proprietários ficam muito satisfeitos com o facto de terem uma mota menos poluidora.
Deixando os sonhos , claro que as specs ajudam a vender, mesmo que não sirvam para nada na maioria dos casos (se não fosse assim muitos modelos estariam dentro da fábrica, sem saída).
Mas é apenas para "inglês ver".
Claro que existem excepções, se alguém achar que circular a uma velocidade média de 150 km/h numa estrada nacional não é uma loucura, vai querer dar 250 na AE, pelo menos. Aí precisa de 850 NC bem puxada
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 08, 2020, 09:25:08, 09:25
Responder #38

Wonderboy91

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... e o que estes possam esperar e perspectivar sobre o que o novo modelo possa trazer a mais que justifique:
- ser mais cara
- pagar mais iuc
- ser mais pesada
- ....
Assim visto desta perspectiva a coisa torna-se "feia"...

MAS se o docinho for:
- aumento de cilindrada
- aumento de potencia
- aumento de velocidade máxima
- aumento de acelerações
- pouco aumento de consumos
- pouco aumento do preço base final
- pouco aumento dos preços de todos os acessórios
....

Assim o panorama é bastante mais simpático e poderá cativar mais...



Camarada 2low, concordo consigo no panomara, mas para isso a pessoa pode escolher uma Strom 650 como a que tive ou a nova Tracer 700 na casa dos 70 cavalos, com os mesmos consumos de 4 litros e pouco e mais andamento porque são mais leves, com as mesmas vantagens e com ainda mais uma vantagem a do imposto ser 50€ em vez dos cento e tal.

Como tenho dois amigalhaços do motoclube com NC750 e já por variadas vezes conversamos, eles gostam delas mas é poupadinhas nos bolsos  :convivio:

Maio 08, 2020, 09:27:20, 09:27
Responder #39

Sapiens21

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Ou a 850cc (ou mesmo 800cc que fosse) mudaria radicalmente aquilo que esteve na origem da sua aparição há 8 anos atrás, perseguindo um propósito completamente diferente...ou aquilo que vai acontecer (e em que acredito) é uma evolução em diversas áreas e onde a economia, facilidade de uso e aspectos práticos como o met-in se vão manter como o seu "cartão de visita".

Uma mudança para outro tipo de moto, esquecendo o lado commuter, não estou a ver que venha a ser o propósito.
Nem um foco especial na velocidade, ainda que e como demonstrado acima...mesmo com pouco potência nem era moto que se negasse a rodar por números que poucos julgariam possíveis.

Com mais uns 10 ou 15cv, a coisa só tem tendência a mudar para melhor, parece-me.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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