Autor Tópico: Pinlock - Dúvidas  (Lida 435 vezes)

Maio 19, 2020, 21:53:24, 21:53
Lida 435 vezes

Quico

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 282

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
Olá a todos.
Se no inverno me pareceu a melhor invenção depois da roda, agora com o bom tempo a melhorar não é que incomode mas era melhor que lá não estivesse.
Queria perguntar a quem usa pinlock se no verão costuma remover, e se caso afirmativo, como costuma guarda-lo até ao próximo tempo frio, e se depois é reutilizável.

Obrigado.

Devagar se vai ao longe!

Maio 19, 2020, 22:05:59, 22:05
Responder #1

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 901

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: X10 500ie
  • Localidade: Benavente
Amigo Quico,

Não recomendo que o retires a fim de evitar que se suje pelo lado que encosta na viseira, eu nunca retiro o meu, mas isto é só uma opinião pessoal, não disponho de qualquer dado que ateste ou o contrarie...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Maio 19, 2020, 22:43:55, 22:43
Responder #2

Joao_Cruz

• 868

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Eu também acabo por andar com ele o ano inteiro,  mas já ouvi que se deveria retirar com tempo mais seco (inclusive de noite recomendam não usar).
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Maio 19, 2020, 23:33:28, 23:33
Responder #3

pjmartinho

• 1076

Masculino
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Por aí...
Ao contrário dos restantes companheiros eu retiro o meu por esta altura do ano, e só o volto a colocar lá para Novembro. Básicamente retiro quando deixa de chover (regularmente) e coloco-o quando (em principio) começam as chuvas.

A razão de o fazer tem a haver com o facto do pinlock se degradar com os raios UV. É claro que no inverno os raios UV andam por aí, mas nessa altura o pinlock leva com os UV mas cumpre a sua função não deixando embaciar a viseira. No verão, e sem chuvas, não precisa de lá estar a bronzear-se além de que é sempre mais agradável ver as coisas sem estarem distorcidas (o pinlock distorce pouco a visão, mas distorce).

Para guardar o pinlock, uso a embalagem onde vinha quando o comprei. Caso a dita embalagem já tenha ido para o lixo, pode-se colocar o pinlock entre 2 folhas de acetato, que por sua vez vão para dentro de um livro, ou um caderno A4.

Haaaa... isto tudo é feito sem tocar com os dedos na parte que fica "encostada" à viseira pois, se essa parte se sujar é uma chatice para a limpar sem riscar a superficie... e aquilo risca com uma facilidade bestial (já dei cabo de um pinlock assim)  :zangadoplus:

O pinlock se for "bem tratado" dura uns 4 invernos mas, se andar lá sempre (verão e inverno) faz 2 ou 3 e já está pronto para ser trocado.

Maio 20, 2020, 01:28:39, 01:28
Responder #4

pete_vieira

• **

• 118

Masculino
  • Modelo Motociclo: MT-07 Tracer
  • Localidade: Lisboa
Eu no meu HJC rpha 70 deixei-o durante o verão inteiro e o capacete sofreu temperaturas bem elevadas numa viagem. No inverno seguinte, ter o pinlock ou não ter ia dar ao mesmo. Ao ir à caparica peles trocar o pinlock (uns 40€), perguntei o que eles achavam de retirar durante o verão. Eles recomendam que não se tire, porque perde o "vacuo" inicial que ganha quando o metes pela primeira vez....  :pensador: mas foi isso que acabou por acontecer na mesma, ao andar com ele o verão inteiro, por isso acho que agora vou passar a usar um capacete para o verão e outro para os dias de chuva e húmidos  :D ou então faço o que o pjmartinho disse, parece-me uma boa dica, há que guardar realmente para quando é preciso, se não é todos os anos um pinlock novo
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌

Maio 20, 2020, 09:14:23, 09:14
Responder #5

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4277
Há opiniões para todos os gostos. Que se deve tirar para evitar a deterioração agravada pelo sol de verão ou que não se deve tirar porque compromete a aderência futura.
O último que tirei para poupar do sol nunca mais teve aderência suficiente e sempre deixou criar embaciamento a partir dessa data ( mas menos do que se não tivesse)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 20, 2020, 10:41:45, 10:41
Responder #6

replicantz

• **

• 312

Masculino
Nunca pensei muito nisso, mas agora lendo os vossos relatos é um facto que nas ultimas chuvas notei que embaciou mais do que o habitual.
Mas só aconteceu depois de o tirar e re-colocar há uns tempos atrás para fazer uma limpeza geral ao capacete.

Nunca notei grande diferença no dia a dia em termos de comprometer a visão, mas também não costumo andar de noite.

Seja como for está na altura de o trocar, já o tenho instalado há 3 anos pelo menos  :-\

Artigo com umas boas dicas sobre este tema:
https://www.infinitymotorcycles.com/news-and-events/everything-you-need-to-know-about-pinlocks

Maio 20, 2020, 10:49:17, 10:49
Responder #7

Moto2cool

• 4277
Nunca pensei muito nisso, mas agora lendo os vossos relatos é um facto que nas ultimas chuvas notei que embaciou mais do que o habitual.
Mas só aconteceu depois de o tirar e re-colocar há uns tempos atrás para fazer uma limpeza geral ao capacete.

Nunca notei grande diferença no dia a dia em termos de comprometer a visão, mas também não costumo andar de noite.

Seja como for está na altura de o trocar, já o tenho instalado há 3 anos pelo menos  :-\

Artigo com umas boas dicas sobre este tema:
https://www.infinitymotorcycles.com/news-and-events/everything-you-need-to-know-about-pinlocks
Excelente artigo

Maio 20, 2020, 12:27:58, 12:27
Responder #8

pjmartinho

• 1076

Masculino
E quando voltaram a colocar, fizeram-no em condições?

Pergunto isso pois o meu já fez 3 invernos sem problemas de embaciamento.

Maio 20, 2020, 13:00:05, 13:00
Responder #9

replicantz

• **

• 312

Masculino
Eu recoloquei da mesma forma que o fiz na primeira vez.
Apenas tive o cuidado de o armazenar convenientemente para não apanhar pó e riscos enquanto lavei as espumas e limpei o capacete.

Mas antes disso, fez 2 invernos sem problemas.
Só notei um pouco a perda de eficácia depois desta última re-aplicação. Mas já tem uns anitos, vou trocar em breve.

Maio 20, 2020, 13:08:03, 13:08
Responder #10

pete_vieira

• **

• 118

Masculino
  • Modelo Motociclo: MT-07 Tracer
  • Localidade: Lisboa
o meu HJC não é o melhor exemplo, mesmo com o novo pinlock embaciou mt rápido, e foi colocado com todo o cuidado e limpeza devida pelo funcionário da loja (até com spray anti embaciamento e tudo). mesmo sem encontrar nenhum defeito visível acredito que a própria viseira pode ter ganho um defeito qualquer onde o pinlock encaixa e esteja a deixar entrar ar... agora só comprando uma viseira nova e testando..
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌

Maio 20, 2020, 13:23:46, 13:23
Responder #11

petervivas

• **

• 85

Masculino
  • Texto Pessoal
    Quem muito corre, pouco acerta!
  • Modelo Motociclo: CB500X 2019
  • Localidade: Amadora
Eu falo pela experiência que tive ....

Tinha pinlock instalado, desde Maio até ao final do inverno e recomeçar a primavera que o retirei.
Como não tinha a embalagem dele, guardei o dito entre um livro ... resultado: A curvatura que o pinlock tinha, perdeu-se e quando o fui recolocar no iniciar do novo inverno, era como já foi aqui dito, havia zonas que ja nao fazia vácuo e estar la ou não estar era quase igual .

Sou total defensor de retirar o pinlock durante o verão (por tudo o que aqui foi dito e também porque se andarmos com a viseira aberta no verão, o vento que passa em deslocação faz "mal" ao pinlock pois move-o de sitio e entorta-o ou força a partir onde encaixa no capacete)

Dessa altura em diante faço sempre assim: Verão retiro-o e coloco em cima de um movel ou um sitio onde sei que ninguem vai bater nele, e deixando que ele fique com a curvatura que tenha quando foi retirado do capacete: Foi remédio santo, volto a colocar e está impecável  :cool:
Macal 50cc M70 Sport de 1990 (para sempre na garagem) / Daelim S2 125i: '16-'17-13000 kms <3L/100 / Kymco Downtown 125i ABS: '17-'19-23000kms <3.3L/100
Piaggio Medley 125 ABS iGet S&S: 2/'19 - 900kms ...
Honda CB500X 2019: 11/19' - 0kms ...

Maio 20, 2020, 13:54:15, 13:54
Responder #12

ThatsMe

• 560

Masculino
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: TRK 502
  • Localidade: Porto
No meu caso, instalei o pinlock em Março do ano passado e neste momento já não faz grande coisa.

Já li em vários sítios que convém tirar durante o verão, que o calor danifica o silicone.

Maio 20, 2020, 13:54:45, 13:54
Responder #13

Moto2cool

• 4277
O pinlock quando é comprado vem num envelope todo direito. A curvatura resulta do uso, por isso talvez não seja a razão, ele é flexível. Eu também optei por o guardar no envelope de origem e nunca mais voltou a ter a mesma aderência á viseira, presumivelmente a linha de silicone perde características e não consegue ter a mesma aderência de quanto é nova, na primeira aplicação

Maio 20, 2020, 14:26:56, 14:26
Responder #14

replicantz

• **

• 312

Masculino
Dessa altura em diante faço sempre assim: Verão retiro-o e coloco em cima de um movel ou um sitio onde sei que ninguem vai bater nele, e deixando que ele fique com a curvatura que tenha quando foi retirado do capacete: Foi remédio santo, volto a colocar e está impecável  :cool:

Boa dica!
Vou experimentar fazer isso na próxima vez ;)

Maio 20, 2020, 16:15:15, 16:15
Responder #15

pjmartinho

• 1076

Masculino
O pinlock quando é comprado vem num envelope todo direito. A curvatura resulta do uso, por isso talvez não seja a razão, ele é flexível.

Ia dizer exactamente isto  :)

Em minha opinião, quanto menos curvatura tiver, mais pressão faz sobre a viseira quando for colocado, aumentando a sua eficácia.

Mas, verdade seja dita, aquilo não dura eternamente e estamos a falar de gastar entre 30 a 40€ (dependendo do modelo do capacete que faz variar o preço do pinlock) a cada 2, 3 ou 4 anos.

Maio 20, 2020, 18:44:20, 18:44
Responder #16

MotardFeio

• **

• 195
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Passar pó talco no silicone antes de voltar a colocar o pin-lock na viseira.

Experimentem.

E MUUUUITO cuidado a limpar o pinlock. Qq coisinha risca...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 21, 2020, 16:25:06, 16:25
Responder #17

petervivas

• **

• 85

Masculino
  • Texto Pessoal
    Quem muito corre, pouco acerta!
  • Modelo Motociclo: CB500X 2019
  • Localidade: Amadora
Passar pó talco no silicone antes de voltar a colocar o pin-lock na viseira.

Sim, e nas borrachas do capacete também dá resultado ... ajuda a manter e cuidar as mesmas

Eu também optei por o guardar no envelope de origem e nunca mais voltou a ter a mesma aderência á viseira, presumivelmente a linha de silicone perde características e não consegue ter a mesma aderência de quanto é nova, na primeira aplicação

A curvatura que fica diferente ao ser "endireitado" a força no envelope de origem, também ajuda a perder a eficácia do mesmo.... pelo menos eu senti issso
Macal 50cc M70 Sport de 1990 (para sempre na garagem) / Daelim S2 125i: '16-'17-13000 kms <3L/100 / Kymco Downtown 125i ABS: '17-'19-23000kms <3.3L/100
Piaggio Medley 125 ABS iGet S&S: 2/'19 - 900kms ...
Honda CB500X 2019: 11/19' - 0kms ...

Maio 21, 2020, 16:45:57, 16:45
Responder #18

replicantz

• **

• 312

Masculino
mesmo com o novo pinlock embaciou mt rápido, e foi colocado com todo o cuidado e limpeza devida pelo funcionário da loja

Pode ser da própria qualidade do "pinlock" (toda a gente chama a isto "pinlock" pela mesma razão que chamam "black&decker" a um berbequim).

Será mesmo da marca Pinlock® (https://pinlock.com/explore/) ou de outra qualquer?

Se for de outra marca, atenção que em vez de silicone na parte de contacto pode ser apenas plástico macio -- faz toda a diferença na eficácia do vedante. Sei que em tempos existiram muitos com plástico em vez de silicone, não sei se ainda se vendem.
« Última modificação: Maio 21, 2020, 16:47:00, 16:47 por replicantz »

Maio 21, 2020, 16:50:19, 16:50
Responder #19

replicantz

• **

• 312

Masculino
O pinlock quando é comprado vem num envelope todo direito. A curvatura resulta do uso, por isso talvez não seja a razão, ele é flexível.
Mas, verdade seja dita, aquilo não dura eternamente e estamos a falar de gastar entre 30 a 40€ (dependendo do modelo do capacete que faz variar o preço do pinlock) a cada 2, 3 ou 4 anos.

Exacto, e a relação custo beneficio é imensa para quem circula muito com tempo húmido/chuva :D

Agora só falta inventarem um sistema semelhante, mas práctico, para quem não pode prescindir de óculos... isso é que era de valor!

Maio 22, 2020, 14:00:25, 14:00
Responder #20

Rodrigues1

• 1694

Masculino
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Loures
O melhor será comprar o Pinlock adequado à viseira para que ao encaixar nos pequenos pernos laterais fique a fazer pressão na viseira mantendo a sua estanqueidade.

De outra forma até pode comprometer o mau encaixe  da viseira ao fechar.

Por acaso uso o Caberg mas serve como exemplo:

Maio 22, 2020, 15:23:58, 15:23
Responder #21

pjmartinho

• 1076

Masculino
O melhor será comprar o Pinlock adequado à viseira para que ao encaixar nos pequenos pernos laterais fique a fazer pressão na viseira mantendo a sua estanqueidade.

De outra forma até pode comprometer o mau encaixe  da viseira ao fechar.

Por acaso uso o Caberg mas serve como exemplo:

E mesmo esse pernos laterais onde o Pinlock fica preso, podem ser rodados para ajudar a fazer mais ou menos pressão contra a viseira.

Ao segundo 24 do video...

Maio 22, 2020, 15:59:40, 15:59
Responder #22

Rodrigues1

• 1694

Masculino
Depende do capacete, no meu Caberg é fixo porque o Pinlock foi feito para a viseira, fica justo e nunca mostrou sinais de cansaço, já lá anda há 4 anos sem amarelar.

Maio 22, 2020, 18:38:08, 18:38
Responder #23

pjmartinho

• 1076

Masculino
Rodrigues, o sistema é o mesmo. Aqueles pernos rodam em qualquer viseira.

Quando comprei o meu Caberg, trazia já os pernos na viseira mas, dentro da embalagem do Pinlock vinham mais 2 sobresselentes, talvez porque se aquilo rodar é fácil desencaixarem-se e cairem dali para fora.

Maio 22, 2020, 19:00:04, 19:00
Responder #24

Rodrigues1

• 1694

Masculino
Rodrigues, o sistema é o mesmo. Aqueles pernos rodam em qualquer viseira.

Quando comprei o meu Caberg, trazia já os pernos na viseira mas, dentro da embalagem do Pinlock vinham mais 2 sobresselentes, talvez porque se aquilo rodar é fácil desencaixarem-se e cairem dali para fora.

Cada vez que faço um comentário há-de ser contrariado e parece que tenho de provar o que digo.

O SISTEMA NÃO É O MESMO

A VISEIRA DO MEU CAPACETE NÃO TRÁS ESSES PERNOS CONCENTRICOS, SÃO FIXOS OU SEJA COLADOS NA VISEIRA PORQUE O PINLOCK VEM À MEDIDA

Livra que já começo a ficar farto

Maio 22, 2020, 19:03:44, 19:03
Responder #25

pjmartinho

• 1076

Masculino
Rodrigues não fique incomodado com o meu comentário. Aqui, ninguém tem que provar nada a ninguém!

Como disse, também já tive um Caberg em que esses pinos rodavam porque não estavam colados. Mas admito que nos entretantos o sistema já tenha sido mudado.

Maio 22, 2020, 19:05:07, 19:05
Responder #26

ThatsMe

• 560

Masculino
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: TRK 502
  • Localidade: Porto
Os do meu scorpion também são fixos.

Maio 22, 2020, 21:52:59, 21:52
Responder #27

Moto2cool

• 4277
Depende do capacete, no meu Caberg é fixo porque o Pinlock foi feito para a viseira, fica justo e nunca mostrou sinais de cansaço, já lá anda há 4 anos sem amarelar.

Essa foto do Caberg é de quando foi comprado? Porque o meu tem 5 anos e está todo riscado

Maio 23, 2020, 11:36:37, 11:36
Responder #28

Rodrigues1

• 1694

Masculino

Essa foto do Caberg é de quando foi comprado? Porque o meu tem 5 anos e está todo riscado

E que culpa tenho eu ?  :lolol:

Nas mãos do Rodrigues nada se estraga, tudo é eterno  ::P:

Fotos tiradas hoje de propósito, Caberg Modus, a foto do post é de 2016

« Última modificação: Maio 23, 2020, 11:56:48, 11:56 por Rodrigues1 »

Maio 23, 2020, 12:26:21, 12:26
Responder #29

replicantz

• **

• 312

Masculino
Nem todos os pinos rodam, no meu Neotec os pinos também são fixos.

Mesmo se rodassem o efeito seria nulo pois são redondos.

Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk

Maio 23, 2020, 12:49:03, 12:49
Responder #30

dfelix

• 3808
Há pinos que rodam.
Há pinos que são fixos.
Há pinos com uma rosca de aperto.

No final, o que realmente conta é o arqueamento da viseira comprimir a película contra a mesma.

Maio 23, 2020, 15:36:29, 15:36
Responder #31

Moto2cool

• 4277

E que culpa tenho eu ?  ol:

Nas mãos do Rodrigues nada se estraga, tudo é eterno  ::P:

Fotos tiradas hoje de propósito, Caberg Modus, a foto do post é de 2016

Espectacular

Maio 23, 2020, 18:06:48, 18:06
Responder #32

Quico

• **

• 282

Masculino
  • Modelo Motociclo: CB125F
Bem, já que lancei o tópico acho que tenho o dever de partilhar a minha decisão.
Sem saber o que fazer fui pedir ajuda numa loja onde sou sempre bem atendido, para além dum conselho de quem sabe perguntei também o preço de uma viseira para o meu k3, de modo a não tirar o pinlock mas sim alternar entre viseiras consoante a necessidade. cerca de 50€
Foi me dito que desde que não deixe o capacete ao sol, ou dentro da topcase ao sol, ele não se iria estragar e que pelo menos 2 ou 3 anos ia durar.
Basicamente a mota dorme na garagem, e durante o dia no trabalho está na garagem. Sempre sombra, para alem disso quando está muito calor uso com frequência um capacete aberto que tenho.
Feitas as contas, um pinlock custa 30, uma viseira 50€... se durar 2 anos x 2pinlocks = 4 anos = trocar de capacete.... Pronto resolvi não tirar.
Obrigado a todos pelas dicas.  :convivio:

Devagar se vai ao longe!

Maio 23, 2020, 20:46:04, 20:46
Responder #33

dfelix

• 3808
Podes sempre experimentar retirar nem que seja para perceber a diferença que é andar sem esse plástico fazer reflexos de noite e a deformar q visão durante o dia!
 :D