Não consigo perceber muito bem a brutidade de cavalagem numa naked...
Por enquanto é apenas um exercício de estilo "photoshopístico" da parte da KarDesigns Concept.Nada aponta de forma credível para que a nova Fireblade RR-R derive numa naked street-fighter (CB1000RR-R)e muito menos com este look.É que nem as primeiras unidades da Fireblade ainda foram entregues (e algumas já tiveram de ser chamadas para trás, ainda antes da sua chegada aos concessionários, por um eventual problema ao nível das bielas do motor.Portanto a afirmação «Como sempre, um louvável exercício de design que poderá antecipar a chegada de um modelo naked premium da marca japonesa» é totalmente falso, e não espanta, vindo da motorcycleonline.info... não fosse esta um pasquim tipo "Correio da Manhã" do mundo motociclístico.
Atendendo que a Honda tem quase sempre acompanhado a concorrência
apesar de para já ser uma pura especulação, não se deve contudo pensar ou julgar que não passe daí... O mais certo é vires a ficar surpreendido com a "velocidade" a que a Honda irá desenvolver um produto do género
não como para já se especula (esta até tem uma frente a fazer lembrar as nakeds da kawasaki)
mas em termos de motorização já tem a base... ao que poderão "castrar" para adequar a esse modelo...
nota: misturar CM e motociclismo é algo que não funciona... os tipos detestam as motos!
(...)A Honda é a marca que mais assume a política do "user friendly com motas fofinhas e acessíveis a "todos", sem grandes preocupações no sentido das prestações puras, potências pico e guerra de números (PCX / NC / CB500 / etc).É a marca que teima em manter-se fiel a certo tipo de soluções e arquitecturas de motor, quando outras seguem soluções mais consensuais e de produção mais barata (por exemplo, continua a teimar em ter médias cilindradas de 4 cilindros, quando a concorrência directa vão optando por soluções de menos cilindros, que neste segmento de cubicagens intermédias, se traduzem numa maior disponibilidade ao longo do espectro de rotações).É a marca que, enquanto a maioria cria uma linha estilística nas suas naked a apelar à agressividade e radicalismo de linhas e potências pico de realce, aparece com um conceito de uma retro com toques de modernidade e chama-lhe de "neo café coiso e tal", aonde as prestações puras são o menos importante.É a marca que teima em ir deitando cá para fora coisas "estranhas" e completamente "fora da caixa", desenquadradas dos segmentos de mercado "instituídos", muitos desses modelos revelando-se autênticos flops de vendas e acabando descatalogados em pouco tempo (Integra, DN-01, CTX, Vultus, etc.).É a marca que continua a ter uma ultra-luxuosa hexacilíndrica, caríssima, cheia de mariquices e gadgets (que só tem aproximação pela concorrência, na K16GTL), mota esta que apesar de representar um historial, tem um nicho mesmo muito restrito de mercado.É a marca que teima em manter bibelots de produção limitada e custo obsceno, que mais que motociclistas, servem a coleccionadores e especuladores (falo da RCV213-S, da qual irá surgir uma 2ª geração, e que na concorrência comercial só encontras praticamente numa Desmosedici RR, Superleggera ou numa HP4 race)... e que começou há quase 3 décadas com a RC40 (NR750).Tirando a recente Fireblade dos 3 "érres", que urgia lançar, pois também aí a "frangaria" estava atrasada 10 anos pelo menos em relação à concorrência e havia que mostrar resultados desportivos em motos de produção (que ainda vamos a ver se surgem), há muito que a Honda não segue (nem tenta) a concorrência em nada.(...)A Honda já tem por agora, uma naked derivada da "sua" desportiva (geração anterior da RR)... a actual CB1000R "neo café coiso" (SC80), que até está em catálogo apenas há 2 anos, e lá está, numa linhagem diferente do que a concorrência tem.E nem ainda a RR-R anda por aí. Não digo que não apareça uma naked derivada desta... entretanto! Mas estou em crer que não seja para já, e muito menos antes da RR-R poder mostrar efectivamente o que vale.Até mesmo entre a Panig V4 e a SFV4, por exemplo, temos um time gap de 2 anos.(...)De todo... não! Apesar de ser um exercício de estilo da Kardesign (como tantos outros), aquela frente (felizmente para ela), nada tem que ver com as feias Kawa actuais (acho que não há uma que escape e que seja minimamente bonita no catálogo actual).Imaginado hipoteticamente que uma CB1000RR-R viesse mesmo a ser assim, nota-se bem que a receita seria a mesma que a Ducati seguiu com as Panig V4 e SFV4. É nítida a colagem do frontal da irmã desportiva, à escala 1:2 (ou aproximado). (...)Mas não esquecer que mesmo para a Fireblade, havia leaks a circular, em que até um deles se tornou famoso (da Young Machine) e que adoçou a boca de muita gente...(...)O resultado final não teve nada que ver e acabou a ser um pouco "agridoce"! Ainda não há muito tempo, foi também a Kardesign Concept que vestiu a actual RR-R com a mítica Fireblade Urban Tiger (que também não me parece que passe daí)!(...)A questão é que se a Honda quer ter um produto concorrencial, derivado directamente da desportiva de topo, não pode ser muito castrada... quanto muito, "ajustada". Senão passará totalmente despercebida face a uma SFV4, uma SDR 1290, uma Tuono ou até a uma Z H2.Para ter nakeds fofinhas, a actual CB1000R cumpre na totalidade. (...)
Sem querer ferir susceptabilidades (juro!), há por vezes que saber-se afastar da marca da moto que se possui para de forma mais desinibida poder-se fazer criticas mais reais e menos influenciadas... Como seria a tua resposta se não tivesses uma Honda?
Mas repara no que disseste com... "É a marca que teima em manter-se fiel a certo tipo de soluções e arquitecturas de motor"... a BMW é fiel e teima em manter os motor boxer, não é portanto algo exclusivo da Honda, o ser fiel a determinada tecnologia... e olha os 3 cilindros da triumph que só mais recentemente parece ter captado a atenção de outras marcas...
Sobre ter mencionado semelhança com design da kawasaki, refiro-me aos modelos anteriores da linha Z da Kawasaki quando começaram a fazer parecer a frente retirada de um filme do "Aliens"...
Mas esta especulação da CB1000RR-R pode vir a torná-la uma potencial concorrente com a Ducati Streetfighter, Aprilia Tuono, .... apesar de tipo de motorizações diferentes... Ou não?!
E sobre o motor castrado que falei... a S1000XR deriva do motor da S1000RR e no entanto não dispõe a mesma potência dessa S1000RR e no entanto tem um produto bem cativante, certo que distinto da Ducati Streetfighter e Aprilia Tuono... mas estamos a falar no campo das especulações... e face a isso, nada garante que a Honda não opte mesmo por diminuir ligeiramente a potencia desta nova "streetfighter by Honda" mas apesar de potencia ser inferior, poder apresentar eficiência superior...
A S1000R não pode ser considerada como super naked também?
MV Agusta Brutalle 1000 RR Aprilia V4 TuonoKawasaki Z H2
Mas repara no que disseste com... "É a marca que teima em manter-se fiel a certo tipo de soluções e arquitecturas de motor"... a BMW é fiel e teima em manter os motor boxer,
e olha os 3 cilindros da triumph que só mais recentemente parece ter captado a atenção de outras marcas...
Citação de: 2low em Maio 28, 2020, 02:34:16, 02:34Sem querer ferir susceptabilidades (juro!), há por vezes que saber-se afastar da marca da moto que se possui para de forma mais desinibida poder-se fazer criticas mais reais e menos influenciadas... Como seria a tua resposta se não tivesses uma Honda?Sem querer ferir susceptibilidades (juro) , acho que estás a ler aquilo que escrevi, ou com a visão turva ou entendo-o totalmente ao contrário.Se me conhecesses, saberias que não sou addicted a marcas, mas sim a motos (modelos) de características específicas. E muito menos à Honda, a qual vejo como a dita marca que faz motos "estranhas, fofinhas e user friendly. É uma política conservadora e quase anti-concorrencial, que a torna campeã de vendas e dá para pagar contas, é um facto... mas com a qual não me identifico. Se voltei a ter Honda (já tive no passado), foi precisamente porque entre a maioria de coisas desinteressantes (para mim) que tem, também tinha uma moto que respondia às premissas e características que coloquei em cima da mesa, quando troquei de moto. Citação de: 2low em Maio 28, 2020, 02:34:16, 02:34Mas repara no que disseste com... "É a marca que teima em manter-se fiel a certo tipo de soluções e arquitecturas de motor"... a BMW é fiel e teima em manter os motor boxer, O boxer continua a existir não só, mas também, pelo legado histórico, proveniente da R32. Mas face à actualidade e restrições, está no limite. Ou continua a crescer (receita que temos assistido, com os inerentes inconvenientes), ou multiplica cilindros, para continuar a anunciar números convidativos e a cumprir com as normativas legais.Mas para mim, o boxer tem um território bem demarcado e definido no mercado, e distinto dos outros construtores. Aliás, basta ver quando a BMW quebrou com a auto-imposta limitação de 100cv, qual a motorização escolhida para isso (que daí só mudou na disposição)... E as soluções que tem apresentado desde aí para continuar na senda de mercado concorrencial e da guerra de números. Não é com o boxer, como é evidente!Citação de: 2low em Maio 28, 2020, 02:34:16, 02:34 e olha os 3 cilindros da triumph que só mais recentemente parece ter captado a atenção de outras marcas...No caso da Triumph, é precisamente o contrário... o triple nunca foi legado de coisa nenhuma, numa marca que se caracterizou liderar no mundo das motos juntamente com outras conterrâneas, até definhar com o surgimento da concorrência nipónica, em finais de 70. Até lá, apenas monos ou twins completaram o catálogo da marca inglesa. Só há 3 décadas renasceu das cinzas, com um motor modular de 3 e 4 cilindros, e novos modelos que partilhavam imensos componentes, numa tentativa de rentabilização de material... é daqui de onde deriva o triple.Sabes qual foi a marca percursora dos triple? A Laverda, que em plenos anos 60, já fabricava e montava motores de 3 canecos.Citação de: 2low em Maio 28, 2020, 02:34:16, 02:34Mas esta especulação da CB1000RR-R pode vir a torná-la uma potencial concorrente com a Ducati Streetfighter, Aprilia Tuono, .... apesar de tipo de motorizações diferentes... Ou não?!A CBR1000RR até à geração imediatamente anterior a esta (nova) RR-R, esteve sempre aquém e atrás das rivais... não admira por isso que dela derivassem também modelos também pouco aliciantes no mercado street-fighter (como a anterior CB1000R - SC60) ou até totalmente distintos e com uma marketing muito próprio (a tal "neo café coiso" CB1000R - SC80). Aliás, até uma CBF1000 foi servida por aquela unidade motriz.Uma concorrente a uma SFV4 ou Tuono V4 (ou até a uma SD1290R), da parte da Honda, só teria sentido primeiramente com uma afirmação plena da RR-R. Mas a hipoteticamente acontecer, possivelmente virá tarde, como já esta nova Fireblade veio tarde. Até porque street-fighters derivadas das SBK de cada construtor, também não são raras nas restantes rivais japoneses (MT-10, Z1000 ou GSXS1000)... mas são igualmente desinteressantes face aos produtos mais "premium" vindos do velho continente. E para produtos sensaborões, já têm a actual CB1000R.
Sobre a tua Honda, só por ser tua, é feia, horrorosa e não presta para nadinha.
Citação de: 2low em Junho 23, 2020, 12:45:14, 12:45Sobre a tua Honda, só por ser tua, é feia, horrorosa e não presta para nadinha. Mas eu sei disso... e olha que não é por ser minha! Vale é por nunca ter precisado de com ela, recorrer à assistência em viagem, nem ter com fotos dela em cima de reboques... o sub-quadro nunca partiu, no dia a seguir a tê-la comprado, pegou logo à primeira e pude ir dar o passeio a que me propus... e imagine-se, tirando consumíveis, tem ainda as peças todas de origem, incluindo o rectificador, entre outras coisas!Os gajos na Honda realmente fazem motos lentinhas, feias e horrorosas... mas o maior defeito é mesmo serem fiáveis... é que aquela porra custa mesmo a avariar! Só me consola que podia ainda ser pior... ser feia, horrorosa, não prestar para nadinha, como é... e ainda ser ser azul, julgando eu que é uma grande mota!
Haja espírito para se falar... e brincar. (...) o meu último post, foi apagado. 2low, vale pelo teu quote (que entretanto já foi apagado também... (...)Sim, tenho noção que meti uma imagem em toada de brincadeira com o 2low, que até poderia ser "desajustada". Mas pelos vistos há susceptibilidades(...)E mesmo que a imagem não fosse adequada, era de bom tom tal me ser comunicado por PM por parte da moderação, antes de a mesma ser apagada... E ser-me dada a opção de contrapor (ou não) as razões dessa censura... e até no limite, editar o post de livre vontade e retirar a imagem... ou não!Até porque havia nesse post demais informação pertinente e para além da imagem, no seguimento da troca de impressões que estava a ter com o 2low.(...)