Autor Tópico: Algumas das scooters 125cc mais rápidas do mercado...  (Lida 3980 vezes)

Junho 11, 2020, 15:58:11, 15:58
Lida 3980 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Algumas das scooters 125cc mais rápidas do mercado...

Aqui há coisa de nem sequer 2 semanas, a conhecida publicação espanhola FormulaMotos.es publicou o resultado da velocidade máxima real de scooters 125cc, resultante dos vários testes a scooters que têm feito nos tempos mais recentes.

Neste caso, das cerca de vinte 125cc que estão entre as testadas mais recentemente...

Trata-se de uma espécie de "ranking" que esta publicação Espanhola decidiu divulgar, após testes levados a cabo, indicando mesmo (no artigo que deixarei mais abaixo) que será um ranking que vai ser actualizado com futuros testes a modelos 125cc que venham também a passar pelas suas mãos e seguindo assim a mesmo metodologia de testes.

Ainda assim não deixam de destacar uma coisa que de alguma forma era esperado e inevitável, que foi a perda gradual de prestações (no geral) com a chegada de novos regulamentos anti-poluição, pois apesar de manterem potências semelhantes ao que existia há uns anos, perderam algum fulgor que antes tinham.

Mas vamos então ao que indicaram como velocidades reais medidas em cada uma e com a mesma metodologia (presumo que medido em plano, claro):

https://www.formulamoto.es/zona-scooter125/2020/04/07/scooters-125-cc-rapidos-mercado/27311.html

Velocidades reais medidas:

1º Honda Forza: 116 km/h

2º Peugeot Pulsion: 114 km/h

3º Yamaha XMAX: 110 km/h

4º Honda SH 125i: 105 km/h

5º SYM Symphony ST: 105 km/h

6º Peugeot Speedfight 4: 102 km/h

7º Daelim XQ1: 102 km/h

8º Piaggio Liberty: 101 km/h

9º Piaggio Medley: 100 km/h

10º Honda PCX: 99 km/h

11º KYMCO People S: 99 km/h

12º KYMCO Super Dink: 99 km/h

13º Vespa Primavera S: 98 km/h

14º Suzuki Address: 97 km/h

15º KYMCO Agility City 2020: 96  km/h

16º Daelim Besbi: 96 km/h

17º KYMCO Filly: 96 km/h

18º MH Vince: 96 km/h

19º Honda Vision: 94 km/h

20º MX Motor Canyon: 91 km/h
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 11, 2020, 17:31:06, 17:31
Responder #1

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Boa partilha mas tenho muitas duvidas na metoologia usada e resultados obtidos....
membro numero 16

Junho 11, 2020, 17:40:04, 17:40
Responder #2

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Bem...uma coisa é certa.

Tratando-se da mesma publicação, presumivelmente foi levada a cabo +/- de forma semelhante para todas as unidades testadas e com o mesmo aparelho de medição.

Seria estranho até que assim não fosse.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 11, 2020, 18:55:21, 18:55
Responder #3

2low

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Realmente acho muito estranho esses valores.

Apesar de acreditar que durante o ultimo ano todos os motociclos apresentem perfomances ligeiramente inferiores face aos modelos precedentes, na medida de as marcas começarem a proceder a alterações na parte do motor para cumprirem as novas normas anti-poluição, não quero acreditar que a XMAX125 que facilmente chegava a 140kmh de ponteiro, tivesse um erro tão grande... e mesmo que tivesse pelo menos 125/130kmh conseguiria dar facilmente (reais), comparando com os menos de 120kmh apontados...
Ainda assim em alguns dos modelos dessa publicação falam em perdas de 3/5kmh de determinado modelo de nova geração face à geração anterior, que não me parece ser assim tão significante.
Já os valores em si, sim... fazem confusão... parecem muito poucos para alguns dos modelos.
Até a PCX que não parece ter perdido nada...

Mas desconhecendo totalmente o desempenho dos mesmos, nas suas versões actuais mais vale restringir-me a esta publicação ou outras do género.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Junho 11, 2020, 19:15:02, 19:15
Responder #4

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
A X-Max 125, assim como outras, em determinadas condições (como uma valente descida) até podem apresentar mais do que os 140kmh.
Mas pelo que percebi eles referem-se às gerações mais recentes, onde perceberam ter havido um certo corte nas prestações, por contraponto ao que se verificava, em face das normas anti-poluição.

Sobre a PCX, teve na última geração actualizações de diversa ordem (inclusivamente ligeiro aumento de potência) para continuar a registar sensivelmente o mesmo top-speed que já fazia. Que não é nada por aí além, até porque não é esse o foco do modelo.
Pequenas actualizações, mas aparentemente suficientes para compensar o facto de os blocos terem de continuar a ser o mais eficientes possível.

E com o continuar desta necessidade de os blocos serem mais eficientes, mais económicos...abre-se paulatinamente caminho à electrificação.

Ainda sobre o antes e o depois (que é o agora), basta ver o que disseram por ali:

"(....)Nosotros llevamos años probando scooters de este tipo y midiendo sus prestaciones. Una de las cosas que se ha comentado mucho, pero es inevitable, es la pérdida de prestaciones según han llegado nuevas normativas anti contaminación. Los motores, más restringidos, a pesar de alcanzar potencias similares han perdido "alegría", sobre todo en la zona alta del cuentavueltas. Las motos, más equipadas y con nuevos catalizadores, también son algo más pesadas y todo ello sumado hace que aquellos scooters que hace 15 años alcanzaban (e incluso alguno superaba) los 120 km/h, resulte ahora algo inalcanzable. Pero los mejores de los actuales no están lejos.(....)"

Dalai Lama

Junho 11, 2020, 23:58:27, 23:58
Responder #5

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Há sempre uma pequena variação normal mesmo dentro do mesmo modelo.
As motos também não são testadas todas no mesmo dia e exactamente nas mesmas condições.
Faz alguma diferença se pensarmos que por ex. 10kms/h representam perto de 10% de diferencial.
Há modelos aí que sofreram e outros que nem por isso (por ex. a Besbi acho que nem sequer atinge a velocidade que eles indicam).
Mas dá para ter uma ideia.

Eu sou daqueles que acha que as 125 até andam muito bem para um 4 tempos "normal", que é sempre um compromisso.
A questão não é se dão 150 ou mais. É que são motos polivalentes, que é suposto fazerem tudo.
Se for para velocidade, há 50cc com 30 anos a dar +200. Mas são motos só para velocidade de ponta, para bater récords.

Junho 12, 2020, 00:19:24, 00:19
Responder #6

EML

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 338

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Confirmo que a minha Sym Symphony 125 ST, com topcase, em plano chega pelo menos aos 100 km/h no GPS e 115 no conta-quilómetros. Sem a topcase deve atingir um pouco mais!
Se for levemente inclinado já atingiu os 106 km/h no GPS e 123 km/h no conta-quilómetros. Mas não costumo andar a estas velocidades porque quase não faço autoestrada. Nas raras ocasiões em que aí circulo, prefiro ir a 90/100 km/h no conta-quilómetros, sinto que o motor não vai em esforço, nas subidas não morre e eu vou confortável.
Boas curvas! :scooter:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (23421 Km - 24/10/2024)

Junho 12, 2020, 07:32:07, 07:32
Responder #7

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Eu refiro-me mais as condições das maquinas ,pois uma scooter com 5000km não é o mesmo e ter 10 ou mais 1000km,e se eu limpo um vareador  embriagem e fizer medições antes e pois ja  vai haver diferença, mas pronto fica a informação
membro numero 16

Junho 12, 2020, 08:07:42, 08:07
Responder #8

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Nesse tocante também existirão sempre algumas diferenças.
Uma unidade já com 3 ou 4 mil kms rodados estará mais solta.

No caso da publicação Espanhola presume-se que os testes são sempre em unidades novas ou praticamente novas.

Ainda assim (e crendo nessa diferença como dizia) não me parece que depois seja de tal modo a oscilação no ranking para todas elas, que mereça especial apontamento.

Como disse o membro VCS, as 125cc são de facto polivalentes q.b.
O top-speed é apenas um dado. Existem outros factores que contribuem para uma escolha e que começa desde logo pelo olhar (o design).  :nice:

Dalai Lama