Autor Tópico: Serei o bota de elástico?  (Lida 44406 vezes)

Agosto 04, 2020, 19:27:30, 19:27
Responder #50

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
As lâmpadas de halogéneo e led emitem luz de maneira diferente e isso é um problema para o holofote do carro. Se o teu holofote está preparado para halogéneo não podes trocar apenas para led. Eu sei que já disseste atrás que quem anda contigo não se queixa mas eu queixo. Não de ti claro eheh.

Vejo muita mota de noite que me cega com isso tanto em carros como em motas. Se calibrares para apontar para o chão menos mal para mim mas depois se calhar para ti também não consegues ver muito para a frente.

Eu também queria trocar as minhas lâmpadas de halogéneo do carro por led mas ou troco o holofote ou chumbo na inspecção. Ou tenho de andar sempre a trocar as coisas. E acho que está não tem só relação com alteração às características.

Como disse, apenas troquei a lampada de halogeneo da moto por uma de LED. Sei que quem anda comigo não é afectado, pois se fosse o caso, já se tinham queixado.
E mesmo á noite, quando me cruzo com outros veiculos, nunca nenhum me fez sinal para baixar as luzes. Se os estivesse a incomodar, era mais que certo que o fariam.

Sei que o "espelhado" de um farol de halogeneo não foi pensado para os feixes de luz "localizados" das lampadas de LED. Foram feitos para funcionar com a luz uniforme do halogeneo. No entanto, e enquanto não houver inspeções, não for multado, ou a malta  não se começar a queixar, vou manter. Embora não tenha ficado muito melhor em termos de alcance, a luz projectada para os metros mais á frente e, muito importante tambem, para os lados aumentou bastante... por isso, vou manter.

Poderia investir logo num farol de LED, que vem preparado para dar mais luz e não encandear. Mas o investimento acaba por ser demasiado elevado, visto tratar-se de um acessório ilegal e passivel de coimas.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 04, 2020, 19:31:42, 19:31
Responder #51

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
Expliquei-me mal. Não me referia a veiculos a partir de 2015, mas sim uma lei referente ao ano. Como se, por exemplo, fosse agora em 2020 publicada uma portaria que obrigasse todos os veiculos que circulam na via publica a usar iluminação de LED.

Não me ocorre nenhuma situação que tenha obrigado carros e motos a mudar alguma coisa com que tenha para diferente fora das características com que foram homologados.

Poderá haver... mas não me ocorre nada.

O mais parecido que me ocorre foi por exemplo o fim da gasolina com chumbo.
Por tempos ainda chegou a ser fornecida a sem chumbo aditivada nos postos de abastecimento.
Hoje nem por isso. Sobretudo porque desde que introduzidos os "simples" algumas estações de serviço mais pequenas ficaram tão limitadas que tiveram de optar pelas com maior procura. Algumas muito pequenas nem 98 têm!
Mas ainda assim, o aditivo é comercializado para o efeito.
Apesar de... conheço malta com carros e motos do tempo do chumbo que andam por aí a andar com 95 simples.

Outra situação poderia ser por exemplo... não permitir circular em determinadas zonas.
Como acontece nas zonas de emissões reduzidas da cidade de Lisboa.
Mas essas regras estão a ligadas as temas que não me parece que o uso de uma lâmpada de halogenio ao invés de led tenha impacto.  :)

Há uma situação curiosa ainda relativamente a lâmpadas.
Por exemplo, os carros (franceses) que em outros tempos traziam de origem lâmpadas de cor amarela... nunca foram obrigados a trocar. E embora raros, ainda se arranja facilmente lâmpadas para eles.

Daí que a escassez de lâmpadas para veículos, ao contrário do que acontece com o uso doméstico onde tem peso directo no consumo da electricidade, parece ser uma não-questão.

Não percebo muito de pesca ou caça.
Mas tenho ideia que existem limites legais na apanha do quer que seja.
E que esses limites vão variando ou mesmo interditando a captura de algumas espécies.
Alguém se terá lembrado de proibir a caça ao lagostim. Certamente que quem elegeu o PAN e todos os que confundem amor aos bichos com ecologia terá comemorado isso!  :)

« Última modificação: Agosto 04, 2020, 19:32:47, 19:32 por dfelix »

Agosto 04, 2020, 19:38:09, 19:38
Responder #52

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Expliquei-me mal. Não me referia a veiculos a partir de 2015, mas sim uma lei referente ao ano. Como se, por exemplo, fosse agora em 2020 publicada uma portaria que obrigasse todos os veiculos que circulam na via publica a usar iluminação de LED.

Não me ocorre nenhuma situação que tenha obrigado carros e motos a mudar alguma coisa com que tenha para diferente fora das características com que foram homologados.

Poderá haver... mas não me ocorre nada.

O mais parecido que me ocorre foi por exemplo o fim da gasolina com chumbo.
Por tempos ainda chegou a ser fornecida a sem chumbo aditivada nos postos de abastecimento.
Hoje nem por isso. Sobretudo porque desde que introduzidos os "simples" algumas estações de serviço mais pequenas ficaram tão limitadas que tiveram de optar pelas com maior procura. Algumas muito pequenas nem 98 têm!
Mas ainda assim, o aditivo é comercializado para o efeito.
Apesar de... conheço malta com carros e motos do tempo do chumbo que andam por aí a andar com 95 simples.

Outra situação poderia ser por exemplo... não permitir circular em determinadas zonas.
Como acontece nas zonas de emissões reduzidas da cidade de Lisboa.
Mas essas regras estão a ligadas as temas que não me parece que o uso de uma lâmpada de halogenio ao invés de led tenha impacto.  :)

Há uma situação curiosa ainda relativamente a lâmpadas.
Por exemplo, os carros (franceses) que em outros tempos traziam de origem lâmpadas de cor amarela... nunca foram obrigados a trocar. E embora raros, ainda se arranja facilmente lâmpadas para eles.

Daí que a escassez de lâmpadas para veículos, ao contrário do que acontece com o uso doméstico onde tem peso directo no consumo da electricidade, parece ser uma não-questão.

Não percebo muito de pesca ou caça.
Mas tenho ideia que existem limites legais na apanha do quer que seja.
E que esses limites vão variando ou mesmo interditando a captura de algumas espécies.
Alguém se terá lembrado de proibir a caça ao lagostim. Certamente que quem elegeu o PAN e todos os que confundem amor aos bichos com ecologia terá comemorado isso!  :)
Aqui há uns anos obrigaram à instalação de farol de nevoeiro traseiro.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 04, 2020, 20:30:51, 20:30
Responder #53

Nuno YB

• 1209
Essa foi uma das alterações obrigatórias, mesmo os veiculos que não traziam isso foram obrigados a instalar.

E depois dessa, como exemplo da falta de lógica de quem define as leis, os veiculos que NÃO traziam cintos de segurança, nunca foram obrigados a instalar. Ok, o farol de nevoeiro faz falta... mas os cintos de segurança não fazem?

Dfelix, é claro que tem que haver limites á capturas das variadas espécies animais, concordo em absoluto. Mas não no caso dos Lagostins do Louisiana, que são uma espécie invasora, que só prejudica fauna e flora autoctone e que destrói todo o tipo de infraestruturas.
A propria EDIA, empresa que gere a Barragem do Alqueva, está do lado dos pescadores e já fez uma exposição ao Governo... sem resultados.

Concordo que esta espécie tenha direita á vida, como qualquer outra... mas lá, no Louisiana, de onde são originários, não em Portugal onde fazem muito mal e nenhum bem.
« Última modificação: Agosto 04, 2020, 20:34:25, 20:34 por Nuno YB »
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 05, 2020, 10:21:12, 10:21
Responder #54

dfelix

• 5006
O carro do meu pai é um VW Golf de 82 e não tem luz de nevoeiro.
Anda todos os dias com ele. E tem sempre passado na IPO.
 :-\

E conheço mais uns quantos casos de malta com carros velhos.
Uns têm. Outros não.

Como isto me está a fazer alguma confusão, decidi googlar sobre o tema.
Encontrei no site da ANTRAM uma espécie de compilação dos diplomas legais relativos categorizados pelos temas, incluindo as luzes.

A única referência que encontrei a luzes nevoeiro é na Portaria n.º 851/94 que refere o seguinte:

8.º Com excepção dos motociclos, tractores e reboques agrícolas, os veículos automóveis e reboques matriculados após 27 de Maio de 1990 devem possuir luzes de nevoeiro à retaguarda, com as seguintes características: (...)

Parece-me fazer mais sentido.
A lei teve efeitos retroactivos mas só até determinada data.
E olhando para a mesma, sugere ser alguma "normalização" com directivas comunitárias.

Agosto 05, 2020, 11:15:05, 11:15
Responder #55

Quico

• Visitante
Como proprietário de um carro velho, daqueles que precisa de chumbo e que eu assiduamente me esqueço, deixo a minha opinião.

Nunca foi obrigatório instalar farol de nevoeiro nos carros "velhos" (por acaso já não me lembrava que era pré 90), as pessoas é que foram levadas a acreditar que sim, e muitos fizeram-no.
Houve até chicos-espertos que montaram negócio à porta dos centros de inspecção, primeiro assustavam as pessoas alegando a reprovação, e depois lá os convenciam à instalação a troco de alguns contos de reis. O mesmo se passou com as primeiras "matriculas brancas". :zangadoplus:

Relativamente aos cintos de segurança traseiros, embora os meus filhos adorassem andar à solta eu resolvi instalar cintos sem essa obrigatoriedade, se o automóvel em causa não tiver pontos de ancoragem próprios ( chamem-lhe pré instalação se quiserem) o mesmo reprova na inspecção.
Perante as regras, aparentemente é melhor os putos saírem pelo vidro da frente se necessitar de travar a fundo do que ter cintos hipoteticamente mal instalados.  :napodeser: Isto porque um cinto mal instalado, num acidente ligeiro, poderá provocar lesões graves.
Lembrem-se que a bitola tem de ser igual para todos, uma vez que nem todos os que fazem este tipo de instalação sabem bem o que estão a fazer.

Existe muita coisa que aparentemente pode não fazer sentido, só que faz.  :zangadoregras:

Agosto 05, 2020, 11:35:28, 11:35
Responder #56

dfelix

• 5006
....as pessoas é que foram levadas a acreditar que sim, e muitos fizeram-no.

Como ostentar o colete reflector pendurado no banco ou na chapeleira quando este passou a ser obrigatório.  :D

Agosto 05, 2020, 11:59:23, 11:59
Responder #57

Nuno YB

• 1209
O carro do meu pai é um VW Golf de 82 e não tem luz de nevoeiro.
Anda todos os dias com ele. E tem sempre passado na IPO.
 :-\

E conheço mais uns quantos casos de malta com carros velhos.
Uns têm. Outros não.

Como isto me está a fazer alguma confusão, decidi googlar sobre o tema.
Encontrei no site da ANTRAM uma espécie de compilação dos diplomas legais relativos categorizados pelos temas, incluindo as luzes.

A única referência que encontrei a luzes nevoeiro é na Portaria n.º 851/94 que refere o seguinte:

8.º Com excepção dos motociclos, tractores e reboques agrícolas, os veículos automóveis e reboques matriculados após 27 de Maio de 1990 devem possuir luzes de nevoeiro à retaguarda, com as seguintes características: (...)

Parece-me fazer mais sentido.
A lei teve efeitos retroactivos mas só até determinada data.
E olhando para a mesma, sugere ser alguma "normalização" com directivas comunitárias.

Ainda que apenas por 4 anos, teve efeitos retroactivos.
O que demonstra a falta de lógica, maus uma vez.
Senão vejamos: um veículo mais idoso, à partida, é mais lento. Sendo mais lento, a falta da luz de nevoeiro acrescenta mais perigo para os outros condutores... ou estarei a ver mal as coisas?

Agosto 05, 2020, 12:23:16, 12:23
Responder #58

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
os veiculos que NÃO traziam cintos de segurança, nunca foram obrigados a instalar.

Em tempos tive um Golf II de 1990, que não trazia cintos atrás de origem.
A determinada altura  o carro chumbou na IPO (atté acho que foi na 1ª) porque, por alguns dias, foi apanhado pela regra retroactiva que exigia cintos atrás.
Para não me chatear (até porque esse podia ser um problema recorrente em qualquer IPO), e porque precisava do carro, acabei por comprar e instalar uns cintos. :zangadoplus:

Agosto 05, 2020, 12:33:39, 12:33
Responder #59

dfelix

• 5006

Há muitas lógicas...  :D

Quando compras um veículo é suposto cumprir a lei em vigor.
Se a lei muda, não é justo ser aplicada com retroactivos.
Porque para todos os efeitos pagaste algo que estava a cumprir o que estava em vigor na altura.

Há depois outro fenómeno que é o tempo entre uma lei ser publicada e ser colocada em prática.
Por exemplo: A minha bmw tem matricula pequena de chapa. Porém, segundo a lei, ela já deveria ter a matricula (ainda que ligeiramente maior era mais pequena que as actuais) em acrílico.
Quando foi comprada a lei já estava publicada há prai um ano.
Mas as motos continuavam a sair novas com a chapa antiga emitida pela própria DGV.
Já me fizeram várias abordagens por isso. No entanto, quando chamo a atenção para o carimbo da DGV não chateiam mais.
Não vou estranhar que se for mandado parar agora em 2020 impliquem mais a sério. Ou com outras coisas que nunca implicaram nos últimos 16 anos.

Olhando para a data desta portaria e considerando que corresponde à época em que se estavam a adoptar imensas directivas europeias, não me admiraria que o que tivesse ocorrido fosse uma "normalização" das regras de forma a aproximar-nos de outros estados membros.

Agosto 05, 2020, 14:31:28, 14:31
Responder #60

Quico

• Visitante

8.º Com excepção dos motociclos, tractores e reboques agrícolas, os veículos automóveis e reboques matriculados após 27 de Maio de 1990 devem possuir luzes de nevoeiro à retaguarda, com as seguintes características:

a) Número:

Automóveis ligeiros e pesados - uma ou duas luzes;

Reboques - uma ou duas luzes;

b) Cor da luz emitida - vermelha;

c) Deve ser respeitado o seguinte posicionamento:

Em largura:

Quando a luz de nevoeiro for única, deve estar situada do lado esquerdo do plano longitudinal médio do veículo;

A distância entre qualquer luz de nevoeiro à retaguarda e a luz de travagem mais próxima deve ser superior a 100 mm;

Agosto 05, 2020, 16:16:03, 16:16
Responder #61

Nuno YB

• 1209
os veiculos que NÃO traziam cintos de segurança, nunca foram obrigados a instalar.

Em tempos tive um Golf II de 1990, que não trazia cintos atrás de origem.
A determinada altura  o carro chumbou na IPO (atté acho que foi na 1ª) porque, por alguns dias, foi apanhado pela regra retroactiva que exigia cintos atrás.
Para não me chatear (até porque esse podia ser um problema recorrente em qualquer IPO), e porque precisava do carro, acabei por comprar e instalar uns cintos. :zangadoplus:

Estive alguns anos a carregar cerveja nas férias do verão.
Os veiculos utilizados pelo meu colega ( eu ainda não tinha 18 anos, logo não tinha carta ) eram uma Toyota Hiace, para descargas no centro da cidade, e uma Toyota Dyna, para fazer as terreolas.

Nenhuma tinha cintos de segurança, nem nunca foram obrigadas a ter. E olhem que erámos parados pela GNR e PSP quase diariamente. Das poucas vezes que nos perguntaram pela falta de cinto, o meu colega mostrava os documentos e mandavam seguir.

Agosto 05, 2020, 16:24:50, 16:24
Responder #62

Nuno YB

• 1209

Há muitas lógicas...  :D

Quando compras um veículo é suposto cumprir a lei em vigor.
Se a lei muda, não é justo ser aplicada com retroactivos.
Porque para todos os efeitos pagaste algo que estava a cumprir o que estava em vigor na altura.

Há depois outro fenómeno que é o tempo entre uma lei ser publicada e ser colocada em prática.
Por exemplo: A minha bmw tem matricula pequena de chapa. Porém, segundo a lei, ela já deveria ter a matricula (ainda que ligeiramente maior era mais pequena que as actuais) em acrílico.
Quando foi comprada a lei já estava publicada há prai um ano.
Mas as motos continuavam a sair novas com a chapa antiga emitida pela própria DGV.
Já me fizeram várias abordagens por isso. No entanto, quando chamo a atenção para o carimbo da DGV não chateiam mais.
Não vou estranhar que se for mandado parar agora em 2020 impliquem mais a sério. Ou com outras coisas que nunca implicaram nos últimos 16 anos.

Olhando para a data desta portaria e considerando que corresponde à época em que se estavam a adoptar imensas directivas europeias, não me admiraria que o que tivesse ocorrido fosse uma "normalização" das regras de forma a aproximar-nos de outros estados membros.

Justo, não é... tal como não muito justo a malta comprar uma carrada de acessórios da marca, no representante da marca, homologados pela CE... e ser multado por alterações ás caracteristicas originais do veiculo...

Como já disse várias vezes, as leis são vomitadas cá para fora por quem não percebe nada dos assuntos em questão e depois a malta é que se entala...

Agosto 05, 2020, 16:27:39, 16:27
Responder #63

dfelix

• 5006
Quando a luz de nevoeiro for única, deve estar situada do lado esquerdo do plano longitudinal médio do veículo;

No entanto esse peugeot pode circular.
Mais uma vez... já muitas lógicas em tudo isto.  :D

Nenhuma tinha cintos de segurança, nem nunca foram obrigadas a ter.

A ter existido uma "regra retroactiva que exigia cintos atrás" certamente que foi nos mesmos moldes que o da luz de nevoeiro.
Ou seja, a abranger apenas determinados anos.

Tanto o golf de 82 que o meu pai usa diariamente (que também não tem luz de nevoeiro nem espelho do lado do morto), assim como um mini de 83 que ele restaurou nunca tiveram cintos atrás e ambos têm todos anos passado na inspecção.

Justo, não é... tal como não muito justo a malta comprar uma carrada de acessórios da marca, no representante da marca, homologados pela CE... e ser multado por alterações ás caracteristicas originais do veiculo...

Parece-me que há vários níveis de equipamento e acessórios, e cada um eles pode ser mais ou menos discutível.

O equipamento cuja moto trás já de fábrica no momento da compra.
Como é o exemplo do tão falado banco das gsxr. Não é um acessório opcional. Ele vem incluído na moto.
E e moto passa pelo processo de homologação sabendo-se que trás este componente.

O equipamento opcional oficial, ou os chamados "extras".
Estamos a falar de equipamento concebido e recomendado pelo fabricante para determinado modelo.
E este divide-se no que é considerado "street legal". E o "off road or race only".
Habitualmente os fabricantes são bastante explícitos nos seus catálogos quanto à legalidade do componente.
Qualquer um à partida tem o CE que garante que cumpre os critérios para ser comercializado. O que não é a mesma coisa que cumprir os critérios para circular legalmente na via pública.
Para todos os efeitos, a realidade que se assiste em 2020 é que se não estiver no DUA... está ilegal.

O equipamento "after-market".
E aqui estamos a falar de toda a panóplia de equipamento produzida por terceiros para as nossas motos.
Desde vidros, malas, top cases, barras de protecção, holofotes, etc, etc.
Acessórios cujo desenvolvimento é alheio ao fabricante. Que à partida tem o CE que lhes conferem a possibilidade serem comercializados. Mas cuja legalidade para circular ou ser considerada alteração é bastante discutível e dependerá da interpretação da lei que em muitos casos nem sequer há legislação.

Por exemplo:
Podes comprar uns piscas mais pequenos em led. Os mesmos terem a certificação CE que permite serem comercializados... nem que seja para uma moto que só serve para bike shows. E ainda assim não terem as dimensões indicadas na legislação tornando-os ilegais.

Neste aspecto os alemães tem a TUV. Que garante determinados acessórios serem utilizados porque além da certificação que permite a comercialização tem esta que permite a utilização se que seja preciso andar a alterar documentações. Algo deste género cá desbloquearia imensas situações.
« Última modificação: Agosto 05, 2020, 16:47:55, 16:47 por dfelix »

Agosto 05, 2020, 17:59:41, 17:59
Responder #64

MotardFeio

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Uma coisa são lâmpadas domésticas, outra são lâmpadas para automóveis/motos.

Quando um modelo de carro é descontinuado, por lei, as marcas são obrigadas a garantir peças de serviço por 10 a 15 anos, dependendo dos países.

Ora, ainda se fabricam motos com faróis "não"-LED, portanto, tá garantido mais uns anos valentes.

Percebo isso tudo, mas não seria a primeira vez que as leis são revistas/extintas/criadas segundo os interesses dos fabricantes.

Se, numa qualquer jogada estratégica das agencias ambientais em conjunto com os construtores, todos os veiculos a partir de ( imagine-se ) 2015 forem obrigados a terem iluminação de LED, isso seria mau para quem? Para os construtores? Para os governos? Claro que não, já se sabe quem iria arcar com as despesas da mudança...

Mas nem meti isso em questão. O que eu tentei dizer foi o seguinte:
Sabendo-se das vantagens dos LEDs, e sabendo tambem que já são legais em certos países devido a essas vantagens, porque é que um português não pode modificar a iluminação da sua moto para LED? É legal noutros países ( e, futuramente, legal em Portugal ), e ilegal em Portugal?

Vejo diariamente, ou quase, uma moto identica á minha, toda de origem, com lampadas de halogeneo na optica dianteira, nos piscas e no farol traseiro. Se de noite ainda se consegue ver a iluminação, de dia é quase impossivel ver a luz traseira, a dianteira parece que está apagada ( só se nota que está acesa em certos angulos ) e os piscas são quase imperceptiveis de ver o seu funcionamento.
porque raio não pode o homem mudar aquilo tudo, de modo a que fique mais visivel? Ok, percebo que mudar apenas a lampada da otica dianteira não seja o mais indicado. Mas, mudando o farol completo, porque não? É mais seguro para ele e para os outros estar quase invisivel?

Inteiramente de acordo!!
Lâmpada de LED, se adequada, deveria poder ser montada e ponto final!
Piscas e farolim nem se fala das vantagens, não há desvantagens!!!
Mas depois era uma fonte de receita que ia ao ar... e a lei que indica que não se podem alterar características dos veículos dá tanto jeito...
Nem que seja para melhorar a segurança de veículos, de quem os conduz e de quem partilha a estrada com eles!!!

Quanto ao legal/ilegal noutros países vs em PT, basta ver a dupla tributação do IA e IVA...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Agosto 05, 2020, 18:39:05, 18:39
Responder #65

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Pegando no tema da alteração de características :

Hoje em conversa com um cliente da OficinaMoto que por acaso é agente da PSP veio à baila a estória das matriculas novas nos carros "velhos" e diz o Sôr guarda: Já temos indicações para andar uma fita métrica. Todas as viaturas com matrícula antiga no formato novo vai ser alvo de inspecção, se não tiver pontos ou as medidas regulamentares vão ver os documentos aprendidos e a obrigatoriedade de comparecer a uma inspecção B, e por falar em inspecção, todas as viaturas que forem à inspecção com essas matrículas vão ser reprovadas...

Portanto, vem aí uma nova fonte de receita fácil para estes senhores porque cada vez se vêm mais azeiteiros com carros velhos e matriculas novas e algumas com os dados todos concentrados ao centro.

Isto é só "diz que disse" mas...

by JDilemas

Agosto 05, 2020, 19:01:11, 19:01
Responder #66

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Pegando no tema da alteração de características :

Hoje em conversa com um cliente da OficinaMoto que por acaso é agente da PSP veio à baila a estória das matriculas novas nos carros "velhos" e diz o Sôr guarda: Já temos indicações para andar uma fita métrica. Todas as viaturas com matrícula antiga no formato novo vai ser alvo de inspecção, se não tiver pontos ou as medidas regulamentares vão ver os documentos aprendidos e a obrigatoriedade de comparecer a uma inspecção B, e por falar em inspecção, todas as viaturas que forem à inspecção com essas matrículas vão ser reprovadas...

Portanto, vem aí uma nova fonte de receita fácil para estes senhores porque cada vez se vêm mais azeiteiros com carros velhos e matriculas novas e algumas com os dados todos concentrados ao centro.

Isto é só "diz que disse" mas...

É a maneira dos pobres sentirem que compraram um carro novo... pois o que vão gastar nas reinspecções e inspecção B... é como uma primeira prestação de um carro novo!
(que continuam a não ter...)  8)

nota: eu cá continuo com as velhinhas e na moto... maravilha... aquelas pequenas que todos tanto queriam mas que já ninguém se lembra...
« Última modificação: Agosto 05, 2020, 19:02:25, 19:02 por 2low »

Agosto 05, 2020, 19:29:33, 19:29
Responder #67

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Isso é uma estupidez absoluta.

Realmente a civilização moderna caminha a passos largos para ser a mais compreensiva para causas ridículas e inúteis ao mesmo tempo que tem percentagem avassaladoras de pessoas associais e que nutrem o maior desprezo e ódio pelo seu semelhante.

Alguem na policia acha "azeiteiro" porque se tem de mudar uma matricula, e o dono no carro, uma vez que é dono e tem vontade SOBERANA para decidir que matricula mete, vai ser perseguido, aliviado de 250€ e mandado para uma inspecao B.

Porque alguem na policia acha que é "azeiteiro"

Ja agora... nas matriculas vem la um numero que acho ser o alvara de quem as fabricou... nao seria melhor ideia ver quem a fabricou e responsabilizar criminalmente quem as fez mal???

A CMTV acho que tinha um senhor assim forte e de oculos que era o "policia da moda", sera que o dito senhor vai marcar presenca nas operacoes stop da policia??? entao, se eu for parado e ele nao gostar da minha mochila, oculos de sol ou achar que a cor da minha T Shirt nao combina com os meus sapatos, arrisco-me a que?? Perder pontos na carta???

E se a musica que for a ouvir nao agradar??? vou a ouvir a M80 mas o "agente da moda" acha que deveria ir a ouvir a TSF??? Arrisco multa? uma  inspecao auditiva???

Os senhores agentes e quem manda neles, que tenha mas é vergonha e vao fazer a mer**a do trabalhinho deles... nao falta é aí criminosos, carros e motos roubadas para serem localizadas e crimes para serem investigados e resolvidos... calculo que para esses estejam com pouca vontade "porque o juiz poem os ca fora"... é mais facil e preferivel andar a gozar com quem anda a trabalhar  :zangadoregras:   
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 05, 2020, 19:39:26, 19:39
Responder #68

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Isso é uma estupidez absoluta.

Realmente a civilização moderna caminha a passos largos para ser a mais compreensiva para causas ridículas e inúteis ao mesmo tempo que tem percentagem avassaladoras de pessoas associais e que nutrem o maior desprezo e ódio pelo seu semelhante.

Alguem na policia acha "azeiteiro" porque se tem de mudar uma matricula, e o dono no carro, uma vez que é dono e tem vontade SOBERANA para decidir que matricula mete, vai ser perseguido, aliviado de 250€ e mandado para uma inspecao B.

Porque alguem na policia acha que é "azeiteiro"

Ja agora... nas matriculas vem la um numero que acho ser o alvara de quem as fabricou... nao seria melhor ideia ver quem a fabricou e responsabilizar criminalmente quem as fez mal???

A CMTV acho que tinha um senhor assim forte e de oculos que era o "policia da moda", sera que o dito senhor vai marcar presenca nas operacoes stop da policia??? entao, se eu for parado e ele nao gostar da minha mochila, oculos de sol ou achar que a cor da minha T Shirt nao combina com os meus sapatos, arrisco-me a que?? Perder pontos na carta???

E se a musica que for a ouvir nao agradar??? vou a ouvir a M80 mas o "agente da moda" acha que deveria ir a ouvir a TSF??? Arrisco multa? uma  inspecao auditiva???

Os senhores agentes e quem manda neles, que tenha mas é vergonha e vao fazer a mer**a do trabalhinho deles... nao falta é aí criminosos, carros e motos roubadas para serem localizadas e crimes para serem investigados e resolvidos... calculo que para esses estejam com pouca vontade "porque o juiz poem os ca fora"... é mais facil e preferivel andar a gozar com quem anda a trabalhar  :zangadoregras:
Porque os juízes os metem cá fora e não dão receita ao estado nem prémios de produtividade aos agentes...
É o que temos, eles bem que podiam ser substituídos por funcionários da EMEL que nós Tugas nem dávamos pela diferença.

Mas atenção que isto foi conversa de esquina.

by JDilemas

Agosto 05, 2020, 20:02:01, 20:02
Responder #69

dfelix

• 5006
Se prestarem atenção aos "stands de estrada" vão reparar que estão cheios de carros antigos com matrículas novas.
Diria que esta troca é muito apelativa a esse tipo de negócio.
Oculta ano e mês da matricula. E qualquer carro recente de cara lavada parece novo.

Haverá muita gente que por razões próprias (chame-se azeite ou não) terá trocado.
Mas haverá muita gente que pode entretanto ter comprado usado com matricula nova pelos motivos anteriores.

Multar por isso é absurdo.
Porque se foram fabricadas por quem está habilitado a tal... são legais.
Nunca foi ilegal ter matriculas no formato posterior ao que estava em vigor ao ano da primeira matricula. (Se não for até ano de fabrico, pois há malta com clássicas importadas a usar matriculas de época... e tenho ideia que é legal)
Apenas o inverso. (malta das neoclassicas que tenta colocar matriculas pretas)

« Última modificação: Agosto 05, 2020, 20:03:29, 20:03 por dfelix »

Agosto 05, 2020, 20:03:56, 20:03
Responder #70

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Calma, malta...  :nice:

Este tipo de situações tem de ser visto apenas como um ou outro caso isolado.

A melhor imagem que define isto e por cá colocada no fórum há uns dias, é esta...

Empolar conversas de esquina ou dar-lhes maior relevância do que podem depois ter na realidade, é coisa que não vale mesmo a pena.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 05, 2020, 20:07:00, 20:07
Responder #71

dfelix

• 5006
Este tipo de situações tem de ser visto apenas como um ou outro caso isolado.

Não diria isolado, porque tantos isolados começa a ser padrão.
Só aqui já se falou uns quantos. Caso da tampa. Caso do espelho na vespa que só tem um. Caso do vidro opaco.
Por entre grupos das MT's e malta que frequenta encontros assíduos como o de Azeitão ou os de Lisboa então é um fartote.

Esse diagrama poderia ainda incluir um outro esquema.
O que de maus políticos tornam bons polícias em maus polícias.

Agosto 05, 2020, 20:19:15, 20:19
Responder #72

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Dfelix, estava-me a referir ao que aqui originou esta discussão das matrículas e referida lá atrás pelo JoãoPVCarvalho...

Por isso referi caso isolado...
Por isso referi conversa de esquina...

Isto...

(....)
(....)

Já agora aproveito para dizer (imaginando o que terá sido dito por esse agente...) que esta parte talvez não tenha sido bem assim. Parece-me, atenção.  :nice:

(...)"se não tiver pontos ou as medidas regulamentares vão ver os documentos aprendidos(....)" já que agora não existem nem "pontos" nem traços separadores.  :nice:

Com sinceridade não estou a ver os agentes a andarem com fita métrica a medir o espaçamento das letras e números.
Não estou mesmo...  :nempenses:

Um desabafo de alguém, não fará daí espelho para os casos todos.
Era isso que pretendia dar a entender.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 05, 2020, 20:42:48, 20:42
Responder #73

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Bem, Eu avisei que isto foi apenas conversa circunstancial...

Mas que o Sôr agente disse o que disse não duvidem.

Tal como aqui já foi referido, segundo a legislação desde que os itens estejam homologados não há lugar a coima mas...
Como também já foi referido, é até temos por cá algumas vítimas das vontades dos senhores agentes, se eles resolverem embirrar só nos resta pagar e posteriormente contestar a multa...

by JDilemas

Agosto 05, 2020, 21:12:57, 21:12
Responder #74

TMXR

• 4156

Masculino
Bem, Eu avisei que isto foi apenas conversa circunstancial...

Mas que o Sôr agente disse o que disse não duvidem.

Tal como aqui já foi referido, segundo a legislação desde que os itens estejam homologados não há lugar a coima mas...
Como também já foi referido, é até temos por cá algumas vítimas das vontades dos senhores agentes, se eles resolverem embirrar só nos resta pagar e posteriormente contestar a multa...

Sim, eu entendo as circunstancias da conversa.

Aquilo que acho é que perverte na totalidade aquele que deveria ser a funcao da policia.

Ainda ha dias vi num grupo do FB alguem a vender uma geringonca daquelas que esconde a matricula. Se apanhassem esse gajo e se lhe tirassem a moto, carta e a carteira, eu aplaudiria!

Agora, apanharem um gajo qualquer que vai na sua vida, de matricula visivel, e multarem o homem em 250€ + apreensao de documentos + inspecao B porque falta um par de milimetros no espacamento das letras da matricula...

Isso é estar a gozar com quem trabalha para lhe pagar o ordenado.... e esse tipo de trabalho nao dignifica farda, a força que representa, nem tao pouco o homem que enverga a farda. É a falta total de ética e de vergonha.

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 05, 2020, 21:27:42, 21:27
Responder #75

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Por isso não estou a ver que ocorra esse tipo de medição de espaçamentos, nomeadamente quando tem sido algo que, pelo que vou lendo, será de atribuição dos centros de Inspecção.

No entanto existe aqui algo que não deixa de merecer atenção por parte de quem pretenda uma nova matrícula.

Ou seja, todo aquele que opte pela mudança, deve mesmo fazê-lo num estabelecimento certificado que cumpra as medidas homologadas. E essa indicação deve aparecer em letras pequenas na base da matrícula.
Parece-me que houve alguém que lá atrás o mencionou e bem...

O risco de se ser multado, não mudando num desses estabelecimentos "acreditados" (e será isso que se calhar um agente deve verificar)...é nessa situação elevado.
Só para poupar se calhar uns euritos fazendo-o num local não certificado, é capaz de sair caro.  :you.bet:

Pelo que li as coimas podem ir até aos 600 euros e levar ainda ao chumbo da inspeção periódica obrigatória.

Dalai Lama

Agosto 05, 2020, 21:51:02, 21:51
Responder #76

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Não se esqueçam do que tem acontecido à malta que muda a matrícula da mota para as mais pequenas ou ainda as que ficam mais inclinadas como foi relatado recentemente por um companheiro aqui no fórum.

Atenção, Eu também não me agrada nada a forma como os agentes da autoridade (na sua grande parte) atua, mas sabendo nós como funciona o sistema o melhor é não lhes dar pretextos e mesmo assim...

Por exemplo :
Há umas semanas atrás nas portagens de Alverca no sentido Norte/Sul estava o radar instalado no primeiro corredor logo a seguir aos corredores da Via Verde. Fecharam o primeiro corredor com portageiro só para lá instalar o radar para caçar a malta que passa na via Verde e ali o limite é 40kmh (ninguém cumpre)

Isto é claramente o jogo do gato e do rato em que as regras são pouco claras e um dos elementos tem a supremacia.
Se estou de acordo? De forma nenhuma. Isto é uma autêntica filha da putissss.
Mas volto a dizer: É o que temos!

by JDilemas

Agosto 05, 2020, 22:31:51, 22:31
Responder #77

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Fecharam o primeiro corredor com portageiro só para lá instalar o radar para caçar a malta que passa na via Verde e ali o limite é 40kmh (ninguém cumpre)

(....)

Esse tema dava um belo tópico autónomo...   :pensador:
Até porque a realidade é mesmo essa...ninguém, ou quase ninguém passa por lá a tão baixa velocidade.
Tenho de pensar nisso.

Dalai Lama

Agosto 06, 2020, 10:12:56, 10:12
Responder #78

Nuno YB

• 1209
Nos meus carros, não mexi na matricula. Não vejo lógica meter uma matricula nova, só porque é moda, num carro velho.
O Nissan da minha esposa levou um averbamento na ultima inspeção, acerca da cor "desmaiada" da matricula dianteira. Estando averbado, não me safo a ter que comprar 2 chapas novas porque, se embirraram com a dianteira o ano passado ( que está quase igual á outra ), este ano vão embirrar com a traseira.
Deste modo, meto já as 2 chapas novas... iguais ás chapas que lá tenho actualmente. Não vou meter das chapas "novas" só porque é moda, acho parvo.

Na moto, já comprei, mas ainda não instalei, uma chapa das novas. E a razão é simples:
A chapa nova para os motociclos já inclui o "P", o que dispensa o uso do autocolante indicador do país e que me permite ir mais á vontade a Espanha.
Já aqui disseram, várias vezes, que estão fartos de viajar no estrangeiro e nunca embirraram com isso. Acredito nisso, mas sei que dá multa de 250€ e/ou apreensão de documentos ( dito por um agente da Guardia Civil ).
Até pode ser pouco frequente a fiscalização ao "P" ou ao autocolante, mas se posso evitar 250€ de multa e dispensar o inestético autocolante ( que, na minha moto que nem malas tem, nem sequer tenho um sitio decente para o colar )... mais vale meter uma chapa nova.

Quanto a todas as embirrações com acessórios, chapas, escapes e outras modificações... ainda bem que vivo onde vivo, onde a caça á multa se restringe quase em exclusivo ao excesso de velocidade.
Raramente vou a Lisboa ou ao Porto ( ou a qualquer outro grande centro urbano, embora me pareça que essa caça ás modificações incida mais nesses distritos ), e muito menos de moto.
Posso dizer que, em 45 anos de vida, só me mediram o barulho do escape uma vez e foi quando andava de DT50. E nem foi propriamente pelo barulho, foi mais porque o tipo de "condução" de alguns elementos do grupo em que eu ia era um bocado... atrevido, digamos assim...

Agosto 06, 2020, 10:42:27, 10:42
Responder #79

dfelix

• 5006
Nos meus carros, não mexi na matricula. Não vejo lógica meter uma matricula nova, só porque é moda, num carro velho.

Para ti enquanto condutor que está satisfeito com o carro que tem pode não ter lógica.

Para um vendedor de usados ou até mesmo particular que procura vender o um carro recente ao melhor preço já pode ter.
Pois oculta ano e mês de matricula. E como "lavadinho é como novo" consegue atrair mais interessados.

Haverá quem troque porque acha piada.
Haverá quem o compre assim já assim. Porque quem vende trocou para captar mais interessados.
(Digo isto porque vejo nos "stands de rua" grande parte dos carros à venda com matriculas trocadas)
« Última modificação: Agosto 06, 2020, 10:45:17, 10:45 por dfelix »

Agosto 06, 2020, 10:52:22, 10:52
Responder #80

Nuno YB

• 1209

Para ti enquanto condutor que está satisfeito com o carro que tem pode não ter lógica.

Para um vendedor de usados ou até mesmo particular que procura vender o um carro recente ao melhor preço já pode ter.
Pois oculta ano e mês de matricula. E como "lavadinho é como novo" consegue atrair mais interessados.

Haverá quem troque porque acha piada.
Haverá quem o compre assim já assim. Porque quem vende trocou para captar mais interessados.
(Digo isto porque vejo nos "stands de rua" grande parte dos carros à venda com matriculas trocadas)

Poderá ser assim, mas eu não compro um automovel sem ver os documentos e sem testar. Não é por estar lavado, besuntado com oleo para ficar mais brilhante ou por ter uma matricula das novas que eu vou deixar de fazer os procedimentos habituais, ver o histórico de manutenção, dar uma voltinha com uma ou duas curvas apertadas para ele balançar, uma virada brusca para ver se não tem nada a bater, um pouquinho de off-road para ver o que bate e/ou vibra no interior( e, na minha cidade, nem é preciso apanhar estradas de terra para fazer isso ), etc.
Se no caso do melhor aspecto até pode atrair mais clientes, no caso da matricula não vejo bem a lógica, sou sincero.
Mas ok, poderá haver gente parva a esse ponto...

Agosto 06, 2020, 17:04:29, 17:04
Responder #81

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Acho que já tinha deixado isto aqui mas continuam a dizer que as luzes de nevoeiro são ilegais nos motociclos...
Página 18, Capítulo IV:

2 - Todos os motociclos de duas rodas podem, além do referido, estar equipados com os seguintes dispositivos de iluminação e de sinalização luminosa:
 a) Luz de nevoeiro da frente;
 b) Luz de nevoeiro da retaguarda;
 c) Sinal de perigo;
 d) Reflectores laterais não triangulares.

http://cloud.tapatalk.com/s/5f2c27e210dde/44824532.pdf
« Última modificação: Agosto 06, 2020, 17:05:35, 17:05 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 06, 2020, 18:17:05, 18:17
Responder #82

dfelix

• 5006
Acho que já tinha deixado isto aqui mas continuam a dizer que as luzes de nevoeiro são ilegais nos motociclos...

Penso que discussão em torno das luzes de nevoeiro surgiu como exemplo de uma lei com efeitos retroactivos.
Um exemplo dado pelo JoãoPVCarvalho de algo do género ter acontecido.
E aplicada aos automóveis.

O que já se levantou em questão por várias vezes em outros tópicos é a legalidade das luzes auxiliares.
Ou seja, os projectores que a malta instala nas aventureiras e pseudoaventureiras.
Não faço ideia se as luzes auxiliares se podem considerar luzes de nevoeiro.

Agosto 06, 2020, 18:39:48, 18:39
Responder #83

2low

• 5464

Penso que discussão em torno das luzes de nevoeiro surgiu como exemplo de uma lei com efeitos retroactivos.
Um exemplo dado pelo JoãoPVCarvalho de algo do género ter acontecido.
E aplicada aos automóveis.

O que já se levantou em questão por várias vezes em outros tópicos é a legalidade das luzes auxiliares.
Ou seja, os projectores que a malta instala nas aventureiras e pseudoaventureiras.

Sobre essa coisa das luzes auxiliares pode ser consultado o tópico "original" : https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1995.0

Agosto 06, 2020, 21:25:32, 21:25
Responder #84

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD

Há de vários tipos: De nevoeiro, DRL e outras.
Não sei o que isso muda em temos legais.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 07, 2020, 00:07:02, 00:07
Responder #85

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Durante uma operação Stop em que fui inspeccionado pela autoridade o sr. agente puxou do livro da lei e leu-me o artigo em que se referia que os faróis auxiliares só poderiam estar ligados caso as condições atmosféricas estivessem em conformidade com o dito uso e indicou-me que a multa prevista era de 60 euros caso eu teimasse em os ligar e fosse de novo avistado nesta situação  :policia:.

Agosto 07, 2020, 10:01:22, 10:01
Responder #86

2low

• 5464
Durante uma operação Stop em que fui inspeccionado pela autoridade o sr. agente puxou do livro da lei e leu-me o artigo em que se referia que os faróis auxiliares só poderiam estar ligados caso as condições atmosféricas estivessem em conformidade com o dito uso e indicou-me que a multa prevista era de 60 euros caso eu teimasse em os ligar e fosse de novo avistado nesta situação  :policia:.

:cool: :palmas:

A situação que relatas não é de todo diferente com o que acontecia nas operações de fiscalização aos enlatados nos anos 90 (e inicio anos 2000)... em que parecia que era cool (badboy) andar com os faróis de nevoeiro à frente ligados e recordo-me que não foram assim tão poucas as pessoas que chegaram a ser autuadas, pelo que seria lógico sendo um mesmo código de estrada que o comportamento errado de uns seja considerado idêntico aos de outros, neste caso os motociclistas que usam e abusam dos faróis auxiliares.

Relativamente aos ditos faróis de nevoeiro aparentemente só mesmo residualmente lá vamos actualmente vendo essa malta dos enlatados que ficaram parados nos anos 90, ou o efeito psicológico do carro parecer muito melhor e maior se tiver os faróis de nevoeiro ligados... "ai eu sou mau, sai lá da frente"...
Em todo o caso há uma situação que continua a passar despercebida aos agentes de autoridade e que nunca os vi minimamente interessados em fazer receita...
...que é sobre os enlatados que circulam diariamente com o farol de nevoeiro da traseira ligado mesmo que as condições atmosféricas não sejam suficientes para a sua utilização e é mais por descuido do condutor ou mesmo falta de aptidão para o acto de conduzir ou desrespeito e egoísmo pelos restantes, pois circular com um farol desses ligado é tão perigoso como circular com os máximos da frente ligados - encadeiam!
E como os faróis de nevoeiro da frente se não estiverem colocados a determinada altura do solo e com inclinação especifica, obviamente que também podem encadear e deverá ser esse o motivo pelo qual não se deve utilizar os faróis auxiliares quando não nos encontramos com condições meteorológicas que possam justificar a sua utilização!

Como motociclista sou constantemente encadeado tanto pelos motociclistas que circulam com os respectivos faróis auxiliares ligados que se cruzam à minha frente como os que circulam na minha rectaguarda e eu tenho que sistematicamente focar a vista ao longe para tentar não apanhar com os reflexos fortes que os espelhos retrovisores me "mandam" para a cara, ou seja, não ser encadeado...
Na anterior moto, normalmente passeava com um mesmo grupo de companheiros (de um extinto outro fórum) e um deles garanto que quando circulava na minha rectaguarda com os seus "faróis à camião" desestabiliza (*) por completo a minha condução porque me encadeava tão fortamente que garanto que para a frente em pouco ou nada via da luz da minha moto e as lâmpadas da anterior moto eram tão fracas comparativamente a esses faróis auxiliares que parecia que à minha frente havia um efeito de sombra em formato triangular...
Com a actual moto nunca me aconteceu este efeito de "sombra" pelo que não sinto necessidade de substituir as 3 lâmpadas de médios e máximos...
(*) chamava-lhe todos os nomes nessas alturas e não olhava às regras de etiqueta da Paula Bobone!  :lolol: :lolol: :lolol:

Portanto...se querem melhorar a iluminação da moto, mudem primeiro as lâmpadas de médios e máximos (para as mais eficientes da Philips e/ou Osram) e apenas utilizem os faróis auxiliares se com nevoeiro forte ou se forem para condução fora de estrada e não deverão ter nunca problemas com a autoridade!

Nota:
Quando aparecerem as inspecções aos motociclos...prevejo que muitas chumbarão por não cumprirem essas posições, dimensões e inclinações na colocação de faróis auxiliares...
« Última modificação: Agosto 07, 2020, 10:29:35, 10:29 por 2low »

Agosto 07, 2020, 11:58:05, 11:58
Responder #87

dfelix

• 5006

Também não!
O desafio é percebermos se as "luzes auxiliares" podem legalmente passar por "luzes de nevoeiro".

Pois em termos práticos não são luzes de nevoeiro.
São o que o nome indica: luzes auxiliares. Um reforço à iluminação muito útil para circular fora de estrada à noite.
E que pode fazer toda a diferença entre passar o resto da noite a dormir numa vala até aparecer ajuda... ou continuar calmamente o resto da viagem.  :)

Claro que na maior parte dos casos a malta instala por razões cosméticas.
Mas isso não invalida o fim para que foram concebidas.

Durante uma operação Stop em que fui inspeccionado pela autoridade o sr. agente puxou do livro da lei e leu-me o artigo em que se referia que os faróis auxiliares só poderiam estar ligados caso as condições atmosféricas estivessem em conformidade com o dito uso e indicou-me que a multa prevista era de 60 euros caso eu teimasse em os ligar e fosse de novo avistado nesta situação 

Portanto, segundo a interpretação da lei por esse agente, as luzes auxiliares passaram por luzes nevoeiro.   :)

Bem-vindo de novo! Tens feito cá falta!  :nice:
« Última modificação: Agosto 07, 2020, 12:00:53, 12:00 por dfelix »

Agosto 07, 2020, 12:33:27, 12:33
Responder #88

2low

• 5464

Também não!
O desafio é percebermos se as "luzes auxiliares" podem legalmente passar por "luzes de nevoeiro".

Pois em termos práticos não são luzes de nevoeiro.
São o que o nome indica: luzes auxiliares. Um reforço à iluminação muito útil para circular fora de estrada à noite.
E que pode fazer toda a diferença entre passar o resto da noite a dormir numa vala até aparecer ajuda... ou continuar calmamente o resto da viagem.  :)

Claro que na maior parte dos casos a malta instala por razões cosméticas.
Mas isso não invalida o fim para que foram concebidas.

Durante uma operação Stop em que fui inspeccionado pela autoridade o sr. agente puxou do livro da lei e leu-me o artigo em que se referia que os faróis auxiliares só poderiam estar ligados caso as condições atmosféricas estivessem em conformidade com o dito uso e indicou-me que a multa prevista era de 60 euros caso eu teimasse em os ligar e fosse de novo avistado nesta situação 

Portanto, segundo a interpretação da lei por esse agente, as luzes auxiliares passaram por luzes nevoeiro.   :)

(...)

Se procurares por luzes auxiliares moto, provavelmente encontrarás referência a "luzes de nevoeiro auxiliares (BMW)" ou "faróis nevoeiro auxiliares (rizoma)", isto se de marcas de venda de acessórios e equipamentos para motociclos minimamente credíveis. Mas se fores ao chinês podes apenas encontrar referência a faróis ou lâmpadas auxiliares sem referência a nevoeiro.
Resumindo... as marcas conceituadas sabem que têm de vender os produtos conforme toda a legislação em vigor...

Nada melhor como recapitular sobre uma das perguntas de código e com respectiva indicação de toda a legislação na base da resposta:
https://www.bomcondutor.pt/questao/847

E como tu até ali acabaste por responder... "Um reforço à iluminação muito útil para circular fora de estrada à noite."
Ou seja, para fora de estrada é possível circularmos sem termos que cumprir o que diz no código de estrada, mas sem descurar no que diz a obrigatoriedade de manter seguro e não circular em vias ou locais proibidos e protegidos ou... em ultimo caso, não circular em locais proibidos por serem propriedade privada... Mas aqui já nem é o código de estrada mas sim o código civil...
Mas andar com os faróis auxiliares (de nevoeiro) ligados sem ser em condições como nevoeiro, queda de neve, tempestade ou nuvem de pó ou situações de visibilidade reduzida semelhantes... facilmente se incorre numa coima que pode ir dos 30€ aos 150€... https://pplware.sapo.pt/motores/codigo-da-estrada-luzes-nevoeiro-multas/

Portanto... não vale a pena justificar por uma melhoria pessoal que realmente possamos sentir quando o código de estrada não o permite!

(...)

Bem-vindo de novo! Tens feito cá falta!  :nice:

Verdade!  :cool: :convivio:
« Última modificação: Agosto 07, 2020, 12:40:52, 12:40 por 2low »

Agosto 07, 2020, 13:21:36, 13:21
Responder #89

dfelix

• 5006
Se procurares por luzes auxiliares moto, provavelmente encontrarás referência a "luzes de nevoeiro auxiliares (BMW)" ou "faróis nevoeiro auxiliares (rizoma)", isto se de marcas de venda de acessórios e equipamentos para motociclos minimamente credíveis. Mas se fores ao chinês podes apenas encontrar referência a faróis ou lâmpadas auxiliares sem referência a nevoeiro.
Resumindo... as marcas conceituadas sabem que têm de vender os produtos conforme toda a legislação em vigor...

Como não gosto de opinar sem um mínimo de certeza, decidi entrar no site da BMW.
E decidi configurar uma GS(A).
E o que aparece seja através do "pack touring" ou avulso são "luzes auxiliares" e não "luzes de nevoeiro auxiliares".
Aparece também as "diurnas".

Fiz o mesmo no site da Rizoma para a 1250GS normal e 1250GS Adventure e nem sequer encontrei luzes do quer que seja...
Há no entanto um LED fog light kit universal. No entanto na descrição não indica "ensures compliance with European homologation standards" como indica estes piscas ou "E-Homologation" (deduzindo que é European homologation) como este espelho que até trás pisca integrado, algo que pode nem ser uma característica original da moto em que for instalada.

Portanto, a BMW nem sequer assume as luzes auxiliares que comercializa como extra como sendo de nevoeiro.
E os "fabricantes conceituados" parecem nem ser coerentes na forma como descrevem os seus produtos.
Os não conceituados nem me vou dar ao trabalho de pesquisar porque vale o que vale.

Se tens certezas quanto à interpretação de tudo isto... porreiro!
Porque quanto mais pesquiso, mais dúvidas tenho.  :D

E como tu até ali acabaste por responder... "Um reforço à iluminação muito útil para circular fora de estrada à noite."
Ou seja, para fora de estrada é possível circularmos sem termos que cumprir o que diz no código de estrada, mas sem descurar no que diz a obrigatoriedade de manter seguro e não circular em vias ou locais proibidos e protegidos ou... em ultimo caso, não circular em locais proibidos por serem propriedade privada...
Mas andar com os faróis auxiliares (de nevoeiro) ligados sem ser em condições como nevoeiro, queda de neve, tempestade ou nuvem de pó...

O desafio é percebermos até que ponto "luzes auxiliares" é o mesmo que "luzes de nevoeiro"/"luzes auxiliares de nevoeiro".
Ou até que ponto aos olhos da lei umas passam por outras.

É que as luzes de nevoeiro têm de respeita dimensões legais, posição de instalação e iluminar até (penso que) 30 metros.
Mas se fores para o Tibete provavelmente vai ser útil luzes auxiliares para reforçar a iluminação legal quando circulares pelos trilhos dos Himalaias... e quem diz Tibete, diz ali o Samouco.  :)
Não vejo a que propósito estas não possam ser vendidas e instaladas desde que não sejam usadas em via publica.

Ainda assim, nada garante que auxiliares (não possíveis de usar em via publica) ou de nevoeiro (de acordo com o código da estrada) possam levar a uma coima porque... não estão indicadas no DUA e portanto mesmo recorrendo a acessórios homologados ou supostamente homologados a moto não tem essa indicação nas observações do documento.
E este último está a ser o derradeiro argumento das autoridades agora em 2020.

« Última modificação: Agosto 07, 2020, 13:27:06, 13:27 por dfelix »

Agosto 07, 2020, 13:59:55, 13:59
Responder #90

2low

• 5464
Dfelix,

Tanto estás tu certo conforme demonstraste como eu que também consigo demonstrar...
O importante não é portanto saber quem tem mais razão mas sim encontrar-se uma informação mais correcta e legal para não enganar terceiros!

Podes pesquisar mais um pouquinho pelas letrinhas pequeninas...
O proprio site Português emcaminha algumas vezes para a versão internacional onde podes retirar por exemplo do catálogo de acessórios para a R1250GS ADV:
"State-of-the-art LED auxiliary headlights increase safety in road traffic.To be fitted and/or enabled in a specialist workshop, and ideally at your BMW Motorrad dealership.The auxiliary headlights are approved for use as fog lights, and may only be used in poor weather conditions. Country-specific road traffic regulations apply.(*)"

Já agora... uma pechincha para uns faróis originais:  https://www.titanmoto.com/pt/mounting-kit-for-the-original-bmw-fog-lamps.html

Mas em modo internacional a coisa é mais profissional:
https://www.wunderlich.de/shop/en/fog-beam-auxiliary-fog-light-with-light-panels-right-side-28660-000-1.html
"Additional fog beam *The lamps are road legal “E” approved in Germany. Please check the law regarding additional lights in your country."

É certo que Portugal não é um exemplo mas certamente todos os stands da marca terão as suas directivas...
Na Motomil podes encontrar ainda referência à descrição do "Pack touring" a "Faróis Nevoeiro Auxiliares" como equipamento para a anterior coqueluche R1200GS ADV: https://www.motomil.pt/pt/premium-selection/adventure/bmw-r-1200-gs-adventure/

Provavelmente o que se está a assistir é a um demasiado facilitismo como a velha história do merceeiro a vir à baila em que muitos dos stands nacionais possam não estar a cumprir directivas da marca... uns talvez estejam, outros talvez não...
Mas é certo que acompanham as "modas do mercado" e precisamente na descrição de "Faróis adicionais LED" na página onde fizeste a configuração, não deixa de referir o seguinte: "
Os potentes faróis adicionais LED em caixa de alumínio garantem melhor iluminação e visibilidade, mesmo com nevoeiro ou chuva, melhorando a segurança. Ao mesmo tempo, a cor da luz, semelhante à luz diurna, garante uma melhor iluminação da estrada. A tecnologia LED garante uma utilização praticamente sem desgaste." (*), agora repara no erro de tradução à merceeiro...

Pode ser que saia um alerta para a BMW Portugal (e internacional em inglês que já fui confirmar) rever a informação disponibilizada no site para retomar as anteriores indicações que mencionavam questões legais em determinados países, mas como estamos na Europa, ou o código de estrada será novamente alterado para incluir novas normas europeias que ainda não tenhamos conhecimento ou então há de facto excesso de zelo por parte dos agentes de autoridade em quererem fazer cumprir normas inconstitucionais ou que ainda não foram corrigidas mas que não estão a cumprir normativas europeias, que desconheço quais sejam se as existir!
 :lolol:

Em todo o caso, são luzes auxiliares APENAS para utilização em condições adversas e são bem diferentes dos vulgares faróis auxiliares que os bolides de rally e os antigos tunings colocavam (anos 80/90) que... poderiam na mesma serem ilegais de se utilizarem na via publica... ou não?! (encadeamento)

notas:
- sobre a rizoma com certificação DEKRA "LED fog light kit" https://www.rizoma.com/universal/light-kits/ee140/en
- a história do merceeiro significa falta de profissionalismo por parte de alguém ou alguns ou por descuidos negligentes pelas legislações de forma intencionais ou não

« Última modificação: Agosto 07, 2020, 14:19:02, 14:19 por 2low »

Agosto 07, 2020, 14:20:17, 14:20
Responder #91

Quico

• Visitante
Country-specific road traffic regulations apply

já disse isto 10x acerca de outros acessórios, ainda que sejam "oferecidos" no acto da compra

quem diz noutros países diz em track-days, ou há até quem compre motos só para andar em propriedade privada

se concordo ou não!? não, mas na minha interpretação da lei faz sentido que multem.

Agosto 07, 2020, 14:44:22, 14:44
Responder #92

dfelix

• 5006
Tanto estás tu certo conforme demonstraste como eu que também consigo demonstrar...

Não sei se estou certo porque nem certezas tenho.
Muito menos o objectivo é ter mais ou menos razão.

Parece-me útil debater e pesquisar nem que seja para estarmos informados o suficiente para aprofundar este tipo de questões numa eventual operação stop em que se seja confrontado com uma eventual "alteração ás características" do veículo só porque se substituiu um acessório ou componente (que até poderia estar danificado) por outro diferente do original. Ou adicionou um acessório como vidro ou malas que não está nem faço ideia se deverá estar identificado no DUA.
Não deixam por isso ser argumentos que valem o que valem...
Ou seja, nada... caso o agente decida actuar como inspector, legislador, juiz e carrasco.

Agosto 07, 2020, 14:49:37, 14:49
Responder #93

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
As queixas do pessoal multiplicam-se...

(post retirado do GRUPO TDR no Facebook)

desculpem o extenso texto, mas esta caça indiscriminada aos condutores de motociclos, já ultrapassou os limites da razão.

Para os Motociclistas, passem e repassem a vergonha que se tem assistido, em massa, nas ultimas semanas.
Motociclistas, quando forem autuados por estas situações, favor de pedir ao agente da autoridade que coloque o checkbox em caução e impugnem a mesma e se ao fim de 2 anos prescrever solicitem o retorno do vosso dinheiro
Não compreendo como ainda não saiu nenhuma notícia pelo que se tem passado nas últimas semanas, anda tudo a pensar no COVID e agora a esmifrar Explosão do ilegal armazém em Beirute.
Quando aqui, de baixo no nosso nariz, está-se a cometer um massificação de coimas ridículas aos condutores de motociclos e ninguém dá o alarme nos noticiários nacionais.
Quase todo os dias são efetuadas gigantescas caças indiscriminadas aos condutores dos motociclos, com o intuito de multar porque agora a polícia faz interpretação da lei.
Multa-se os condutores, com piscas homologados na Comunidade Europeia? Vendidos em Portugal e que pagam 23% de IVA?
Multa-se os condutores com têm espelhos retrovisores que são homologados na Comunidade Europeia? Vendidos em Portugal e que pagam 23% de IVA?
Multa-se os condutores, porque têm nas motas as chamadas topcases, que se trata de uma mala fixa á mota e que em muitos dos casos vem de origem? Homologadas que têm tem valores na ordem dos 300 a 1600 euros + 23% de IVA. E a explicação da polícia é porque no livrete trás a informação de que não tem caixa?, alínea que existiu sempre no livrete e estava associada a veículos de 4 rodas de mercadorias?
Quer dizer os desgraçados que no meio desta crise, que andam a entregar pizzas, aqueles que vão para o trabalho e precisam de transportar os seus meios de trabalho (laptops, manuais, livros, etc) para poderem pagar as suas contas, agora são alvo discriminatório das autoridades.
Multa-se os condutores que substituem o banco traseiro por capas plásticas que são adquiridas nos concessionários a preços exorbitantes e que pagam 23% de IVA? Com a desculpa que a lotação da mota é de 2 lugares?
Agora o bode expiatório são os condutores de motas que prescindem de usar o carro por razões economicas, que contribuem para uma menor “pegada ecológica” e passam a ser perseguidos pela autoridade que sem escrúpulos faz interpretação das leis.
Acho que é um tema de reflexão que devia ser explorado e denunciado para que acabe este massacre aos condutores de duas rodas, que se tem observado nas últimas semanas, e pelo que parece é para continuar.
Antes era por que faltava piscas, espelhos, luz de matricula, refletor.
E agora é por existirem? homologados pela comunidade europeia, vendidos em Portugal e que pagam 23% de IVA.
Para pagar IVA é legal para a "LEI" é ilegal??

by JDilemas

Agosto 07, 2020, 14:54:33, 14:54
Responder #94

ThatsMe

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Há casos de quem seja multado por ter top case? Custa-me muito a crer.

E o facto de alguma coisa pagar IVA não está minimamente relacionado com a sua legalidade, ou não, em estrada. Eu posso perfeitamente comprar um jogo de pneus slick, pagar 23% de IVA por eles e continuo sem os poder usar na mota em via pública.

Agosto 07, 2020, 15:02:05, 15:02
Responder #95

dfelix

• 5006

Não conheço ninguém que tivesse sido multado.
Mas é algo que ao longos dos anos ocasionalmente surge alguém cujo amigo do amigo do primo da tia aparentemente foi.
Vale o que vale.

Para todos os efeitos, o código da estrada é explicito no artigo 92.º da secção II do código da estrada, "o transporte de carga em motociclo, triciclo, quadriciclo, ciclomotor ou velocípede só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga".

Se essa "caixa de carga" é a mesma que está no DUA é algo que mais uma vez dependerá da interpretação do agente que fiscaliza.
A lei é tão genérica que se o agente estiver zangado pelos resultados do seu clube desportivo, até uma mochila pode multar.  :D

Para todos os efeitos, nos carros o engate de reboque tem de ter essa indicação no DUA.
E circular com um reboque mesmo que o engate seja oficial da marca e comprado à posteriori, se não estiver indicado no DUA dá direito a coima.

« Última modificação: Agosto 07, 2020, 15:04:56, 15:04 por dfelix »

Agosto 07, 2020, 15:15:24, 15:15
Responder #96

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Grande Luís!
Sentimos a tua falta!
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 07, 2020, 16:22:51, 16:22
Responder #97

TMXR

• 4156

Masculino

E o facto de alguma coisa pagar IVA não está minimamente relacionado com a sua legalidade, ou não, em estrada. Eu posso perfeitamente comprar um jogo de pneus slick, pagar 23% de IVA por eles e continuo sem os poder usar na mota em via pública.

Já li em mais do que um grupo, relatos que a psp de Almada tinha multado e apreendido documentos de uma moto da telepizza ou equivalente por ter caixa.

Por ter top case ou malas não é possível multar

E o campo “caixa” no dua refere-se a caixa de carga dos pesados ou ligeiro de passageiro. Isso está explicado em vários locais, até salvo erro no modelo 9 do imtt.

Portanto... da-me ideia que somado ao que aconteceu a alguns companheiros e foi relatado e documentado nas redes sociais, já se acrescentou alguma “conversa de café” e a argumentação já perdeu lucidez

Agosto 07, 2020, 18:04:49, 18:04
Responder #98

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Portanto... da-me ideia que somado ao que aconteceu a alguns companheiros e foi relatado e documentado nas redes sociais, já se acrescentou alguma “conversa de café” e a argumentação já perdeu lucidez

Parece-me que é um bocado isso que acabas de escrever...

No meio de muitas verdades, também existem uns quantos "diz que disse".
E depois, por maior razão para contestação que exista para casos que mereceriam uma análise cuidada ao invés da multa...outros aparecem (sobretudo em redes sociais) que empolam a coisa fazendo parecer já essa conversa de café.

Mas pronto...
Faz parte. Para ser franco não estranho que apareçam.  :)

Dalai Lama

Agosto 17, 2020, 23:02:04, 23:02
Responder #99

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14