Autor Tópico: Duvidas na Homologação  (Lida 3904 vezes)

Setembro 16, 2020, 11:39:38, 11:39
Lida 3904 vezes

LNobrega

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 6

Masculino
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: VIII Stone Night Pack
  • Localidade: Portimão
Bom dia,

Comprei recentemente uma Moto Guzzi V7, que segundo as especificações tem 38Kw, no entanto na placa cravada na coluna de direcção do quadro indica 34Kw.
Quando questionei o concessionário, foi me dito que era perfeitamente normal, pois existe a possibilidade de limitar a potencia para permitir o uso das cartas A2 e que por defeito todas vinham com a indicação da potencia mais baixa possível, mas que no meu caso não estava limitada.
Como ainda não tenho o certificado de matricula, não posso verificar se tem o averbamento de limitação de potencia, que segundo o concessionário, será a única forma legal de verificar a potencia da mota ou a limitação desta.

Antes de enveredar por outros caminhos, nomeadamente a verificação em bancos de ensaio, gostaria de saber se o que me foi dito está correcto ou estarei a ser levando na cantiga.

Obrigado pela ajuda,

LFN

Setembro 16, 2020, 11:47:24, 11:47
Responder #1

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Todos os motociclos "limitados" para carta A2 só legalmente podem ser comercializados pela marca e só para veículos novos, não sendo possível de se proceder para veículos existentes e é um processo (legalmente) não revertível.

Se o comprador informa o stand oficial da marca que tem de adquirir um modelo limitado, é da responsabilidade do stand em vender um motociclo limitado de fabrica/stand e se não o fizer é justa causa para dar o contrato como resolvido... 

Portanto, sendo um novo motociclo, quem se terá que preocupar não és tu mas sim o stand e podes sempre lembrar no stand que o teu pedido foi um motociclo limitado a 35kW para carta A2... e tens hipótese de iniciar o processo com preenchimento do livro de reclamações.

MAS não acredito ou não quero acreditar que a MotoGuzzi esteja a proceder de forma incorrecta, e até teres o DUA na tua mão, não vale a pena ficares preocupado ou desconfiado...

Setembro 16, 2020, 13:17:57, 13:17
Responder #2

LNobrega

• *

• 6

Masculino
Todos os motociclos "limitados" para carta A2 só legalmente podem ser comercializados pela marca e só para veículos novos, não sendo possível de se proceder para veículos existentes e é um processo (legalmente) não revertível.

Se o comprador informa o stand oficial da marca que tem de adquirir um modelo limitado, é da responsabilidade do stand em vender um motociclo limitado de fabrica/stand e se não o fizer é justa causa para dar o contrato como resolvido... 

Portanto, sendo um novo motociclo, quem se terá que preocupar não és tu mas sim o stand e podes sempre lembrar no stand que o teu pedido foi um motociclo limitado a 35kW para carta A2... e tens hipótese de iniciar o processo com preenchimento do livro de reclamações.

MAS não acredito ou não quero acreditar que a MotoGuzzi esteja a proceder de forma incorrecta, e até teres o DUA na tua mão, não vale a pena ficares preocupado ou desconfiado...

Eu nunca pedi a mota com limitação, tal como o representante aqui no algarve não encomendou a mota com limitação, achei estralho a indicação da potencia no quadro de 34Kw quando é suposto ter 38Kw. Agora a questão que se põe é, se está limitada ou não!

Setembro 16, 2020, 15:43:59, 15:43
Responder #3

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 586

Masculino
Ocorre o mesmo nas CB650R, ou pelo menos na altura em que comprei.
Foram todas entregues com indicação 35kW na etiqueta.
Questionei o Stand e foi-me dito que é mesmo assim, e que só são entregues com a limitação activa caso o Cliente assim o solicite.

Sei que na altura houve alguns (poucos) enganos com o DUA: moto deslimitada, mas no DUA constava limite a 35kW. Nesses casos o Stand assumiu o erro e pediu novo DUA corrigido.

Parece-me que é práctica corrente em alguns stands.
Talvez uma maneira indirecta de terem acesso a stock de forma mais expedita? :pensador:

Setembro 16, 2020, 16:20:56, 16:20
Responder #4

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

Eu nunca pedi a mota com limitação, tal como o representante aqui no algarve não encomendou a mota com limitação, achei estralho a indicação da potencia no quadro de 34Kw quando é suposto ter 38Kw. Agora a questão que se põe é, se está limitada ou não!

Se está limitada é de "origem" e só por erro crasso deixaria de constar no DUA.
Espera pela DUA... se estiver lá 34Kw, reclama pois não é a moto que pediste...
Se não estiver lá 34Kw mas sim 38Kw e se ainda assim tiveres duvidas, pede no stand que passem um documento (e que ainda assim duvido que passem(*) ) a atestar que se trata de uma versão deslimitada e depois sempre podes recorrer a um banco de potência para o tira-teimas.
Ou se tens dúvidas de estares a ser bem atendido no stand Algarvio... vai até ao stand de Évora ou de Lisboa e verifica lá a autenticidade do modelo, se o de 34Kw ou de 38Kw... e se esses stands toparem estares com um modelo de 34Kw, podes pedir ajuda nesses stands com uma reclamação directa à marca (*)...
Mas lá está... duvido que estejas a ser enganado... não quero acreditar que uma marca (e poucos stands oficiais) relançada recentemente quisesse ter chatices dessas...

« Última modificação: Setembro 16, 2020, 16:55:46, 16:55 por 2low »

Setembro 16, 2020, 16:53:36, 16:53
Responder #5

LNobrega

• *

• 6

Masculino
Aguardarei a chegada do DUA, obrigado.

Setembro 16, 2020, 16:55:34, 16:55
Responder #6

Wonderboy91

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Bom dia,

Comprei recentemente uma Moto Guzzi V7, que segundo as especificações tem 38Kw, no entanto na placa cravada na coluna de direcção do quadro indica 34Kw.
Quando questionei o concessionário, foi me dito que era perfeitamente normal, pois existe a possibilidade de limitar a potencia para permitir o uso das cartas A2 e que por defeito todas vinham com a indicação da potencia mais baixa possível, mas que no meu caso não estava limitada.
Como ainda não tenho o certificado de matricula, não posso verificar se tem o averbamento de limitação de potencia, que segundo o concessionário, será a única forma legal de verificar a potencia da mota ou a limitação desta.

Antes de enveredar por outros caminhos, nomeadamente a verificação em bancos de ensaio, gostaria de saber se o que me foi dito está correcto ou estarei a ser levando na cantiga.

Obrigado pela ajuda,

LFN

Se é só uma limitação de livrete eu nem me chatearia muito. 35kw na teoria há-de ter mais saída de procura de mercado uma vez que sim, dá para carta A2. Portanto se na prática se constatar a teoria acima até é algo positivo tendo em conta o mercado  :convivio:

Setembro 17, 2020, 07:36:09, 07:36
Responder #7

Krueger

• *

• 35
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750X
  • Localidade: Norte
Bom dia,

Obrigado pela ajuda,

LFN

Se é só uma limitação de livrete eu nem me chatearia muito. 35kw na teoria há-de ter mais saída de procura de mercado uma vez que sim, dá para carta A2. Portanto se na prática se constatar a teoria acima até é algo positivo tendo em conta o mercado  :convivio:

Concordo!
O caminho faz-se rodando o punho... 🌏🏍️

Setembro 17, 2020, 18:17:51, 18:17
Responder #8

Vitor_F_Silva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 414

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
Olá, LNobrega eu não me esqueci de ti! Mas como estou em tele trabalho, não tenho andado de mota e ela não está perto de mim não tive oportunidade de ver o que me pediste. Mas confirmei com outro companheiro Guzzista (que tem a mota sem limitador) que também tem essa referência no quadro.

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Setembro 17, 2020, 21:58:21, 21:58
Responder #9

LNobrega

• *

• 6

Masculino
Olá, LNobrega eu não me esqueci de ti! Mas como estou em tele trabalho, não tenho andado de mota e ela não está perto de mim não tive oportunidade de ver o que me pediste. Mas confirmei com outro companheiro Guzzista (que tem a mota sem limitador) que também tem essa referência no quadro.

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Sem stress, já indaguei um pouco por essa internet fora e de facto é como me foi indicado pelo concessionário, todas as motas com a capacidade de limitação vêem com a indicação 34/35Kw, depois são ou não limitadas electronicamente. Assim, se tudo estiver em conformidade, e acredito que sim, o DUA vem com a potencia original 38Kw.

Obrigado pela tua atenção