Obrigado, partilho dessas opiniões. Neste momento só há dois fatores que me farão optar pela Suzuki: a potência e os mil euros de diferença. Fora isso, tudo me faz pender para a Cb500x. Só tenho receio de sentir falta de potência daqui a pouco tempo. Não sou adepto de velocidades, apenas de acelerações e recuperações quando necessário. Será que a CB500x atende nesse aspeto?
Obrigado pela contribuição. Sendo mais leve em relação à Trk e andando eu sempre sem pendura, a CB500x deverá dar conta do recado. Por uns tempos largos deverá ser uma escolha acertada. Quando já estiver menos limitado ao nível de disponibilidade e puder dar uns passeios maiores, aí já se justificará algo com mais pulmão. Estou inclinado em seguir o coração que bate mais pela Cb500x, modelo que sempre me suscitou curiosidade.
(...) avaliando o conjunto, estou a chegar à conclusão que a mais indicada, neste momento, será a Cb500x. Mais recente, mais polivalente, mais confortável, económica (iuc, revisões, consumos), autonomia, motor satisfatório para o tipo de utilização que irei dar - poucos kms no dia a dia, estradas mais degradadas, pequenas incursões em autoestrada ocasionalmente e uma ou outra aventura se se proporcionar.A CB500x sempre foi uma mota que me encheu as medidas, mais do que qualquer outra. Sempre achei que era uma mota feita à minha medida. No entanto, havia sempre alguém que me alertava "vê lá que com o tempo vais achar que é pouco", "compra logo uma mota a sério". Com a 125 veio a revelar-se verdade, no entanto esta 500 já deverá ser suficiente para as encomendas. (...)
Para o Miguel Oliveira (que nem carta tem ) é certamente pouco, mas para o comum dos mortais (mesmo para motociclistas experientes) chega bem para satisfazer na vida real, são práticas, competentes e capazes de proporcionar gozo. Aliás, se disser que 8 em cada 10 proprietários provavelmente não as exploram na sua plenitude, se calhar estou a ser simpático...
Citação de: VCS em Novembro 30, 2020, 19:15:39, 19:15Para o Miguel Oliveira (que nem carta tem ) é certamente pouco, mas para o comum dos mortais (mesmo para motociclistas experientes) chega bem para satisfazer na vida real, são práticas, competentes e capazes de proporcionar gozo. Aliás, se disser que 8 em cada 10 proprietários provavelmente não as exploram na sua plenitude, se calhar estou a ser simpático...Não percebo a referência ao Miguel Oliveira.Não entendo como participar em provas de alta competição possa influenciar na escolha de uma utilitária.
A própria questão do "explorar" uma moto "na sua plenitude" é outra coisa muito relativa:Um condutor habilidoso pode perfeitamente ser o "rei das curvas" em estradas de montanha.Mas depois chega à autoestrada e puff... falta lá qualquer coisa.Aliás, nem sequer é preciso ser um piloto dotado.Basta numa situação de autoestrada ou via rápida se procurar uma velocidade cruzeiro "simpática".Neste contexto, a potência disponível faz toda a diferença entre a moto ir rolar forma fluída... parecer que vai a partir.Tudo isto claro, considerando as expectativas habituais e ignorando um pouco os limites legais.Porque se formos levar esse factor à risca... basta-nos uma 125.
Caros amigos, obrigado a todos pelas opiniões e conselhos. Uma vez que ainda estou muito indeciso, decidi pôr um travão na compra e vou tentar fazer alguns test-rides antes de avançar para o negócio. A CB500x é uma atração, visualmente e racionalmente. A Suzuki SV650 foi um negócio que surgiu mas vai ficar de parte, para já. Mais depressa vou para uma V-Strom usada pela versatilidade. A Honda NC750X é um desejo antigo mas queria testá-la para perceber se vale a diferença de preço para a CB500x. Uma vez que o inverno está a chegar e está para sair o novo modelo da NC, vou tentar controlar o impulso da compra e aguardar. É sempre aquela questão, são mais mil, mais dois mil euros, etc. Se for para investir nesta gama de preços queria sentir-me realizado com a compra... Entre a NC750X que está para sair e a CB500x ainda vai uma certa diferença, tanto a nível de preços como de valor da mota. Acho que a resposta está nos test-rides...A pressa é inimiga da razão e negócios há muitos. Difícil será passar tanto tempo sem mota 😭😜
Citação de: Krueger em Dezembro 02, 2020, 20:33:11, 20:33Caros amigos, obrigado a todos pelas opiniões e conselhos. Uma vez que ainda estou muito indeciso, decidi pôr um travão na compra e vou tentar fazer alguns test-rides antes de avançar para o negócio. A CB500x é uma atração, visualmente e racionalmente. A Suzuki SV650 foi um negócio que surgiu mas vai ficar de parte, para já. Mais depressa vou para uma V-Strom usada pela versatilidade. A Honda NC750X é um desejo antigo mas queria testá-la para perceber se vale a diferença de preço para a CB500x. Uma vez que o inverno está a chegar e está para sair o novo modelo da NC, vou tentar controlar o impulso da compra e aguardar. É sempre aquela questão, são mais mil, mais dois mil euros, etc. Se for para investir nesta gama de preços queria sentir-me realizado com a compra... Entre a NC750X que está para sair e a CB500x ainda vai uma certa diferença, tanto a nível de preços como de valor da mota. Acho que a resposta está nos test-rides...A pressa é inimiga da razão e negócios há muitos. Difícil será passar tanto tempo sem mota 😭😜Fazes bem em conduzir primeiro.Falando apenas das Honda's, entre a CB e a NC é um mundo de diferenças!!!!!
Dito isto, nunca percebi muito bem o complexo da malta que diz, com convicção, que uma 500 ou uma 600, "não é moto", "não chega", "vais fartar-te", etc... Como se a cilindrada/potência fosse factor eliminatório da ascensão a esse "olimpo" . Como se a cilindrada/potência do motor permitisse distinguir os motociclista "de pleno direito" dos outros.
O que eu noto como resultado disso, da minha singela observação de 30 anos de motociclismo, é que muitos desses casos de compras de motos "grandes" porque é melhor geram frustração nos seus proprietários, desconforto ou pouco à vontade a andar nelas, e muitas vezes desencadeiam abandono/desinteresse do/pelo motociclismo.
Concordo com o que disseram acima, neste tipo de escolhas (motas, carros, bicicletas, telemóveis, etc.) nem sempre se deve sobrepor a razão à emoção. E por vezes, razão em excesso dá em asneira, perde-se a paixão e acaba-se por comprar o que não se gosta, acabando por ter que se gastar dinheiro em duplicado.
Não testea a Rebel a contar que ficas a "perceber" a CB, com ciclísticas distintas, o comportamento é ele também bastante distinto. Tenta num outro concessionário!
Citação de: VCS em Dezembro 02, 2020, 16:23:48, 16:23Dito isto, nunca percebi muito bem o complexo da malta que diz, com convicção, que uma 500 ou uma 600, "não é moto", "não chega", "vais fartar-te", etc... Como se a cilindrada/potência fosse factor eliminatório da ascensão a esse "olimpo" . Como se a cilindrada/potência do motor permitisse distinguir os motociclista "de pleno direito" dos outros. Eu percebo a questão da malta "se fartar" porque eu próprio fartei-me de diversas motos que tive.Opções que no início até cumpriam a expectativa.. mas depois fui-me apercebendo que faltava ali qualquer coisinha.Por isso compreendo que quem já teve essa experiência lance o alerta.Não percebo é porque é que isto tem de ser visto como uma necessidade de "ascensão" no quer que seja.Na minha opinião existe uma vasta oferta de motos que se encaixam ali num "sweet spot" em que o comportamento é suficientemente dócil e intuitivo para não assustar principiantes e ao mesmo tempo versátil para diferentes tipos de andamento e sem ser aborrecido para condutores mais experientes, ou que simplesmente gostem de vez em quando fazer gosto ao punho.Apontar a isto parece-me bastante racional e pragmático.Daí que não compreendo a necessidade de se transformar isto numa tese de psicologia.
Sim, estive até hoje para decidir entre a CB500x e a NC750X... Acordei de manhã ainda com a ideia da CB mas depois de fazer o test - ride fiquei rendido... Mesmo não tendo experimentado a CB500x, com pena minha, gostei da prontidão de resposta e da estabilidade da 750. Espero que seja um amor duradouro, até porque o bolso não estica...
Se tivesses feito o test ride apenas à CB ias ter ficado rendido na mesma, acho que fizeste mal em não testar as duas pois são motas muito diferentes.
Parabéns pela escolha. Que a NC corresponda e supere as expectativas. ´É maquina para isso. Eu estou em "Lua de mel" com a minha e ainda ando a aprender as particularidades do maneio da bixinha, mas até agora, encantado.
Também tive pena que não tivesse experimentado a CB, não quero dizer com isso que a NC750 X foi má escolha muito longe disso até porque antes de optar pela CB foi na NC que me sentei primeiro e gostei mas o estilo aventureiro da CB500x marcou-me mais.
(dentro do possível) a vida é feita de escolhas / opções pessoais e 'isto das motas' não foge à regra ! Uma 'regra' que também dá para 'aferir' é que independentemente do modelo de mota que cada um possui , o 'retorno' que cada uma dá é idêntico para cada um dos proprietários: prazer de viajar e desfrutar da estrada 'em 2 rodas' ! Boa sorte com a máquina e muitos e bons kms 'montado nela' !