Autor Tópico: Capacetes mais seguros do mercado (Métodos de avaliação SHARP)  (Lida 21407 vezes)

Setembro 23, 2016, 13:34:50, 13:34
Lida 21407 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Capacetes mais seguros do mercado
(Métodos de avaliação SHARP)

O conhecido site da SHARP iniciou-se em 2007, depois de o Departamento dos Transportes em Inglaterra ter encontrado notórias diferenças na segurança e performance oferecida pelos capacetes existentes no mercado, tendo-se tornado muito possivelmente, num dos mais visitados pela sua vertente técnica (características completas dos capacetes) e também...e sobretudo por esta razão, pelos rigorosos testes de impacto levados a cabo, por forma a dar uma informação isenta e independente ao consumidor que pretende saber se o seu capacete (que até poderá dizer que cumpre as normas europeias) oferece um bom nível de protecção em caso de acidente.

A informação em termos de resultado final é de muito fácil compreensão e a pontuação varia numa escala de 1 a 5 estrelas, aí sendo reflectidos o nível de segurança e protecção oferecidos.

Porém, para que os capacetes possam pertencer à lista publicada pela SHARP, terão de ser submetidos a duras provas de resistência, movimento, impacto, etc., em instalações próprias e com elevado rigor técnico, por forma a ser indicado o seu nível de segurança e possibilitando desta forma ao consumidor aferir da sua relação qualidade/preço/performance em termos de protecção.

As provas por que terão de passar os capacetes....

Sabendo de antemão que cada embate é único, que acontece em circunstâncias muito próprias e a velocidades distintas, a SHARP não se fica por simples análises sumárias e antes de qualquer um poder pertencer sequer à tabela de pontuações, terá de ser submetido a nada mais nada menos do que 32 testes diferentes.
Mas não se pense que os testes são feitos em apenas uma unidade de cada marca/modelo....a SHARP não recebe os seus capacetes do próprio fabricante ou por qualquer outra via que pudesse comprometer ou dar  a ideia de falta de isenção. A SHARP compra os capacetes em lojas normais e opera os seus testes em 7 (sete) capacetes do mesmo modelo e em diferentes tamanhos de calota, por forma a revelar com o máximo de rigor o real potencial de protecção oferecido.

Teste linear: O capacete é submetido a uma prova em que se faz o mesmo cair num ângulo vertical, com aplicação de um certo nível de energia (peso) e velocidade, sobre uma bigorna. Os testes têm em conta diferentes tipos de bigorna (sem corte, pontiagudos, etc) para aferir a possibilidade de lesões na cabeça, também elas quantificadas e analisadas caso a caso. VIDEO nas instalações da SHARP - impacto linear

Teste oblíquo: O capacete é submetido a um impacto de fricção por rotação sobre uma bigorna, contendo a mesma uma superfície rugosa (semelhante ao pavimento). Em termos práticos seria o equivalente a cair com a moto e consequentemente bater e esfregar a cabeça contra o asfalto. O teste mede igualmente os potenciais ferimentos na cabeça e pescoço.

Nas investigações sucessivas da SHARP, concluiu-se que a área de impacto mais frequente é a zona lateral do capacete, representando 53% dos golpes, seguida pela zona frontal (24%), a parte traseira (21%) e a zona superior do mesmo, neste caso com apenas 2%.

A velocidade mais alta dos testes é feita presentemente com um embate do capacete a uma velocidade de 8,5m/seg, o que em termos práticos representa um embate numa superfície dura e indeformável à velocidade de 30Km/h.
Acreditem companheiros....um embate a esta velocidade pode ser fatal caso não se use correctamente o capacete e/ou o mesmo não ofereça um bom nível de protecção.

De qualquer forma, a SHARP já informou (com uma mensagem clara aos fabricantes de capacetes) que os futuros testes deverão ser realizados até uma velocidade de 9,5m/seg (34 km/h), numa intenção clara que os mesmos continuam a apostar na segurança oferecida pelos seus capacetes.

Na senda da isenção e independência que se encontra já plenamente alcançada pela SHARP, considero importante dizer que os fabricantes de capacetes são avisados da classificação SHARP antes da publicação, por forma a permitir que os mesmos possam apresentar um recurso (...e resultados provados), se acharem que os dados medidos por este organismo não coincidem com os que viram no desenvolvimento ou testes de produção por si levados a cabo.

Finalmente considero também importante referir que, tal como mencionado na página da SHARP, um capacete que alcance apenas 1 estrela no testes, não significa que não irá proteger o motociclista. Simplesmente não alcança os padrões mais altos de segurança.
Independentemente da classificação SHARP, cada capacete à venda terá de satisfazer pelo menos um padrão reconhecido, garantindo que ele oferece, pelo menos, um nível mínimo de protecção.

De tudo quanto li e aqui condensei neste tópico de carácter informativo, existe algo que destaco pela sua importância e que pretendo seja também levado em consideração sempre que algum companheiro procura adquirir o seu novo capacete: "Remember, fit comes first. The secret is finding several helmets that fit you best, and then selecting the helmet with the highest SHARP rating."

Tradução: Lembre-se, o ajuste (perfeito) vem em primeiro lugar. O segredo é encontrar vários capacetes em que o ajuste seja melhor e, em seguida, seleccionar de entre esses o capacete com a mais alta classificação SHARP.

Texto próprio após consulta de algumas fontes de informação.
Fontes para a realização deste tópico: Sharp.direct.gov.uk; Motorcycle Mc AMS - Accident Management Services; Web Bike World; Motociclismo.es; Youtube
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 23, 2016, 15:03:34, 15:03
Responder #1

Sal

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Por acaso ja conhecia esta avaliação havendo inclusivé capacetes que trazem a sua avaliação SHARP no autocolante da viseira.  :toma:

O que não posso deixar de reparar é em alguns capacetes "Premium" terem avaliações mais baixas do que capacetes de "meia dúzia de euros"  :pensador:

Setembro 23, 2016, 16:28:54, 16:28
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
É um facto aquilo que dizes!
É um facto!

O diferencial de €€€'s entre capacetes (que pode atingir 2 ou 3 x mais), não significa necessariamente um melhor desempenho em testes de impacto.

Existem capacetes na faixa dos €100»€200, com melhor desempenho nesse particular, do que capacetes de €400»€600.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Setembro 23, 2016, 17:37:22, 17:37
Responder #3

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Excelente tópico. Na compra do meu capacete usei a classificação sharp como critério n. 1: Primeiro um de 5 estrelas, depois que me faça sentir confortável e dos que respeitam os dois critérios aquele que encaixava na carteira ;) ficou o Caberg Duke  :)
[EDIT] Não sei se foi noobice minha mas não vi o link, já que se fala deles aqui fica: http://sharp.direct.gov.uk/
« Última modificação: Setembro 25, 2016, 21:37:03, 21:37 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 22, 2018, 13:58:54, 13:58
Responder #4

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas

andei á procura de um tópico onde pudesse encaixar este teste a este capacete BMW System 7 em que eu já tenho dois, um todo preto e outro desta cor que é o que gosto mais,para mim foi o melhor capacete que eu tive oportunidade de ter até agora,

aqui o teste, http://www.motoradn.com/2018/05/21/prueba-casco-bmw-system-7-carbon-la-madre-de-todos-los-convertibles/

estou para adquirir tb o novíssimo HJC RPHA90 RABRIGO nesta cor,

.

Entretanto aproveito para informar, que tenho o BMW  System 7  (M) preto para vender e é novo dentro da cx. e é fabricação de Fevereiro de 2018.

:convivio:

« Última modificação: Maio 22, 2018, 14:25:10, 14:25 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 23, 2018, 13:35:40, 13:35
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Bolas...isso é que tem sido uma "roda viva" de capacetes, Clemente. :)

Gosto bastante do look desse System 7. Para o meu gosto, é algo que se encaixa na perfeição.  :nice:

No entanto, depois de ter visto um pouco mais sobre o mesmo, estou em crer que passado algum tempo iria sofrer exactamente do mesmo mal do meu Schubreth na zona inferior, onde se verifica um desgaste rápido daquela espécie de membrana..

Isto que aqui se pode ver (tecido cinzento mais claro)...

Dalai Lama

Maio 23, 2018, 14:13:46, 14:13
Responder #6

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Boas Sapiens,

como disse eu tenho dois System 7 um que recebi a semana passada só o encaixei na cabeça ainda não andei com ele, mas já vi pelo menos uma alteração em relação ao meu System 7,  foi adicionado uma patilha de segurança ao botão que faz correr a pala do sol

porque o meu que não tem esse travão a pala do sol descai ligeiramente um pouco para a frente, nada que incomode na visibilidade, mas neste preto está melhor

como disse este capacete tem lá dentro escrito ano e semana de fabrico, atenção que não é mês, mas sim semana 08 de 2018, como tb diversas homologações para poder circular com o modular levantado ou mesmo circular em JET porque ele faz de JET conforme podem ver nos videos

essa parte que tu referes não é de tecido mas sim de um género de pel sintética ???? não sei bem,mas não me parece que vá acontecer esse tipo de situação

Para já o que tenho a dizer é que o novo System 7 é excelente, muito superior aos C3 que eu tive, que foram para aí uns 6 ou 7 capacetes, já não tenho nenhum vendi o ultimo á duas semanas +/-

« Última modificação: Maio 23, 2018, 14:15:21, 14:15 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 23, 2018, 14:37:26, 14:37
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(...)
essa parte que tu referes não é de tecido mas sim de um género de pel sintética ???? não sei bem,mas não me parece que vá acontecer esse tipo de situação
(....)

Sim...é tipo uma "pele sintética".
É exactamente como o meu e o desgaste é evidente com o uso e o tempo.

No entanto devo mencionar que não tenho o cuidado de o guardar no saco do capacete.
Isso pode fazer a diferença, mas como disse...a zona inferior do meu está totalmente desgastada.

De resto...não muito a assinalar, felizmente. :nice:

Dalai Lama

Junho 13, 2018, 11:52:15, 11:52
Responder #8

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Junho 13, 2018, 13:15:58, 13:15
Responder #9

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não és tu que tens o BMW System 7, Clemente?
Se sim, está muito bem classificado, hein.  ;)  :nice:

Dalai Lama

Junho 13, 2018, 13:30:32, 13:30
Responder #10

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

sim tenho e é igual ao da imagem, è o que ando no dia a dia

como tenho dito, até á data é o melhor capacete que já me passou pela cabeça  :nice:

Junho 14, 2018, 08:22:50, 08:22
Responder #11

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

boas

eu disse sim que tenho um BMW System 7 igual ao da imagem, mas tenho mais outro medida M em preto novo dentro da caixa e aproveito para dizer que está para venda

até me esqueci deste preto (suplente)

tenho que tomar Memofante  :lolol:

Junho 14, 2018, 12:59:02, 12:59
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Nunca conheci ninguém que comprasse tanto capacete.... :corado:

E ainda por cima capacetes que estão bem longe de ser uma pechincha.

Do que já tiveste até agora (e parece-me que já foram vários), qual ou quais os melhores e porquê, Clemente?  :nice:

Dalai Lama

Junho 14, 2018, 15:58:05, 15:58
Responder #13

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Nunca conheci ninguém que comprasse tanto capacete.... :corado:

E ainda por cima capacetes que estão bem longe de ser uma pechincha.

Do que já tiveste até agora (e parece-me que já foram vários), qual ou quais os melhores e porquê, Clemente?  :nice:

Os Schuberth C3 o melhor como todos sabemos é o PRO o HJC tb não é mau e esse ainda o tenho porque é um L e é a medida da pendura

este BMW está acima dos C3,  uma coisa muito boa que ele tem é o escoamento da água atrás não vai para dentro do blusão porque se repararem ele faz curva no casco com tb o embaciamento até hoje nunca aconteceu com chuva o que já acontecia nos C3

os próximos a adquirir são os C4 e o HJC 90

os capacetes para mim é um ano ou ano e meio e está a vender

normalmente tenho sempre um de reserva como é o caso deste BMW System 7 preto (novo) está dentro da caixa.

:bandeiraportugal:

Junho 14, 2018, 19:16:11, 19:16
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, creio que será isto (espécie de aileron traseiro perto da base) a que te referes acima... :nice:

Dalai Lama

Junho 14, 2018, 21:22:28, 21:22
Responder #15

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Sim, creio que será isto (espécie de aileron traseiro perto da base) a que te referes acima... :nice:

Esse mesmo

isso faz toda a diferença, não sei como outras marcas não lhes seguem os passos

porque a água chega ao rebordo e vai cair já nas costas do blusão, não é na gola

Junho 15, 2018, 12:30:39, 12:30
Responder #16

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

deixar aqui um video interessante de um dos meus futuros capacetes o HJC 90 RABRIGO

Junho 15, 2018, 13:34:51, 13:34
Responder #17

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Mas a troca é por ainda procurares algo mais do que aquilo que já tens (e que é excelente)?

Ou porque gostas mesmos mesmo mesmo deste HJC RPHA 90 RABRIGO?

É que ainda são perto de €450, conforme a loja onde se adquira. :)

Dalai Lama

Junho 15, 2018, 14:40:22, 14:40
Responder #18

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Mas a troca é por ainda procurares algo mais do que aquilo que já tens (e que é excelente)?

Ou porque gostas mesmos mesmo mesmo deste HJC RPHA 90 RABRIGO?

É que ainda são perto de €450, conforme a loja onde se adquira. :)

eu faço como disse 1 a 1,5 anos com o capacete e vendo

eu esqueceu-me de dizer que  o BMW System 7 a nivel de entradas de ar é o melhor que tive até hoje a da cabeça então, essa tenho que a fechar senão noto logo a cabeça a ficar fria, vamos ver como vai ser com o calor do verão

esse HJC Rabrigo  em branco vermelho e azul é lindíssimo

mas acabei de me debruçar tb sobre os novos Shoei Neotec 2 II e tb têm, aquela aba para o escoamento da água

está tb na calha.....

Junho 15, 2018, 17:20:35, 17:20
Responder #19

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Espero que os consigas ir vendendo Clemente, porque senão reúnes uma grande quantidade deles...  :)

Já agora e em complemento da informação deste tópico, deixo um vídeo bastante interessante de um Youtuber já também por cá "conhecido" e que faz a distinção dos capacetes muito baratos VS os outros mais caros e com melhores materiais.

É o teste da pressão de ar... Uma forma de testar bem diferente das avaliações SHARP.  ;)

Dalai Lama

Junho 15, 2018, 17:39:31, 17:39
Responder #20

carlos-kb

• Visitante
É o teste da pressão de ar... Uma forma de testar bem diferente das avaliações SHARP.  ;)

E depois há ainda os testes mais "caseiros"... :lolol:

mas igualmente demonstrativos em termos de resultados finais.  :D

Junho 15, 2018, 21:17:23, 21:17
Responder #21

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
 :???:

Nao esperava de todo....

Aos 1:02min. foi claríssimo como o material não valia mesmo nadinha.
O martelo acho que perdurava 2 ou 3 capacetes iguais, só de uma vez.

Nao vale mesmo a pena economizar num "capacete". E coloco entre aspas porque aquilo de capacete só tem o formato... 8)

Dalai Lama

Junho 16, 2018, 00:06:30, 00:06
Responder #22

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Junho 16, 2018, 00:22:53, 00:22
Responder #23

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Com esse vídeo que postaste Cross, apercebi-me daquilo qu já tinha visto...mas nunca tinha percebido muito bem para que era.

Falo do Scorpion EXO-R410 e em que ele mostra na base as duas pequenas cintas em vermelho e que são os Emergency Release Cheek Pads para o caso de num acidente facilitar a paramédicos a remoção daquela zona da almofadas de colar e que ficam mais justas ao pescoço.

Muito bem pensado.

Dalai Lama

Junho 16, 2018, 08:58:58, 08:58
Responder #24

Moto2cool

• 4386
Tenho o exo 510 air, que também tem essas fitas vermelhas e um sistema de bomba de ar para adaptar melhor na mandíbula e evitar entrada de ar por baixo.
Dou muita importância aos testes Sharp, e não compro nada abaixo das 4*. Podem não avaliar tudo magnífico indo à página deles e vendo como fazem os testes ficamos impressionados.

Junho 16, 2018, 15:50:29, 15:50
Responder #25

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
De que forma funciona (ou onde se localiza) essa bomba que insufla a zona inferior que indicas?

Funciona sem falhas? Notas eficácia no evitar de entrada de ar? :)

Coloca aí um par de fotos, 2cool. :nice:

Dalai Lama

Junho 16, 2018, 16:03:39, 16:03
Responder #26

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Com esse vídeo que postaste Cross, apercebi-me daquilo qu já tinha visto...mas nunca tinha percebido muito bem para que era.

Falo do Scorpion EXO-R410 e em que ele mostra na base as duas pequenas cintas em vermelho e que são os Emergency Release Cheek Pads para o caso de num acidente facilitar a paramédicos a remoção daquela zona da almofadas de colar e que ficam mais justas ao pescoço.

Muito bem pensado.

Esse video do FortNine gostei muito do "approach" de ver as escolhas de cada um face as dele.

Tenho 4 capacetes cá em casa da HJC. São Rhpa maxs, sys max iii , open facec etc... Será que sou um HJC boy.... hummm. Integral só mesmo NEXXT de primeira geração.

Tenho pena que não tenham o sistema de release que têm estes, que acho que deveria ser mandatório para todos os capacetes... Acho que é uma coisa de lobbies ou algo que ainda não percebi...

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Junho 16, 2018, 16:20:03, 16:20
Responder #27

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Provavelmente será apenas questão de tempo até que este sistema de emergência passe a ficar disponível em várias marcas e de preços mais baixos.

A primeira vez que vi (ou me apercebi) desse sistema Emergency Release Cheek Pads deve ter sido num Schuberth R2 e portanto bem mais recente do que o meu actual...

Dalai Lama

Junho 17, 2018, 09:13:53, 09:13
Responder #28

Moto2cool

• 4386
De que forma funciona (ou onde se localiza) essa bomba que insufla a zona inferior que indicas?

Funciona sem falhas? Notas eficácia no evitar de entrada de ar? :)

Coloca aí um par de fotos, 2cool. :nice:
Neste fds não posso tirar as fotos durante a semana coloco aqui.

Julho 23, 2018, 17:19:39, 17:19
Responder #29

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Boas,

acabei hoje de receber um novo capacete Shuberth C4 em branco e vermelho, com o tempo vou fazer uma comparação direta entre os dois, este e o  BMW System 7 carbon,

Pesados por mim na balança,

Este Schuberth C4 ,  pesa 1.730 gramas +/-

e este, o excelente BMW System 7 Carbon pesa 1.630 gramas +/-

« Última modificação: Julho 23, 2018, 19:04:07, 19:04 por Clemente Vicente »

Julho 23, 2018, 18:27:16, 18:27
Responder #30

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
 Não posso deixar de perguntar... :)

Se o BMW System 7 Carbon é tão bom (e eu acredito mesmo que o seja), qual a razão para aplicar agora e passado tão pouco tempo, uma valente nota no C4 da Schuberth?

Será porque já o tinhas entretanto experimentado e a diferença de um para o outro valia a pena? É isso?

Dalai Lama

Julho 23, 2018, 19:02:19, 19:02
Responder #31

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Não posso deixar de perguntar... :)

Se o BMW System 7 Carbon é tão bom (e eu acredito mesmo que o seja), qual a razão para aplicar agora e passado tão pouco tempo, uma valente nota no C4 da Schuberth?

Será porque já o tinhas entretanto experimentado e a diferença de um para o outro valia a pena? É isso?

Sim o BMW para já parece-me a ser de outro campeonato, vamos ver com o tempo....

Eu sempre tive como tu sabes os Schuberth C3, para aí uns 6 ou 7 já não me recorda, e nunca tinha tido nenhum BMW mas estive quase para comprar o anterior System 6 na altura

sempre  gostei dos Schuberth mas este C4 estavam e alguns ainda estão a preços proibitivos, agora que baixaram adquiri

eu tenho dois BMW system 7 , que um deles está novo porque só fiz uma viagem de minha casa para o trabalho em Loures e agora este BMW System 7  está para venda é o size M e é fabricação do mês de Abril deste ano é todo preto .

eu gosto de ter sempre dois capacetes para no inverno quando apanho uma molha com um deles no dia seguinte substituo por outro, mas como este inverno não choveu só andei com um dos BMW não dando uso ao BMW preto

brevemente seguem-se o HJC Rabrigo 90 e o Shoei neotec II

« Última modificação: Julho 23, 2018, 19:06:47, 19:06 por Clemente Vicente »

Julho 24, 2018, 14:17:29, 14:17
Responder #32

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Boas,

ora aqui está mais uma novidade da HJC RPHA 90 Darth Vader (STAR WARS)

El fabricante de cascos de moto HJC ha presentado su nuevo modelo RPHA 90 Darth Vader inspirado en la saga Star Wars.

« Última modificação: Julho 24, 2018, 14:18:57, 14:18 por Clemente Vicente »

Julho 24, 2018, 15:47:36, 15:47
Responder #33

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Eu gosto mais do HJC Rabrigo do que propriamente este modelo da Star Wars

são gostos....

Julho 24, 2018, 21:05:49, 21:05
Responder #34

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Será que alcançam boa prestação nos testes da SHARP?

Talvez seja prematuro saber (ainda que a marca tenha a segurança como a sua top priority), mas a nível de design... não aprecio muito.

Quem sabe se ao vivo mudo de opinião.  ;)

Dalai Lama

Setembro 13, 2018, 10:07:52, 10:07
Responder #35

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Boas pessoal

acabei de adquirir um dos ultimos três em stock,  HJC 90 Rabrigo

quem quiser eles só têm um ou dois (M) em stock com este preço especial 345,10, foi o preço negociado por mim, mais EUR 14.90 Standard Shipping, para fazer os 360 euros certos.

que tiver interesse não demore muito, porque o preço muda rápidamente

https://www.ebay.com/itm/173336162620?ul_noapp=true

« Última modificação: Setembro 13, 2018, 10:29:58, 10:29 por Clemente Vicente »

Setembro 13, 2018, 13:06:20, 13:06
Responder #36

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Outro capacete, Clemente??

Tens de deixar review (se possível)  :nice: mas estou mesmo impressionado com a quantidade de capacetes que tens reunido.  :o

Dalai Lama

Setembro 13, 2018, 14:44:54, 14:44
Responder #37

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Setembro 13, 2018, 15:00:14, 15:00
Responder #38

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Outro capacete, Clemente??

Tens de deixar review (se possível)  :nice: mas estou mesmo impressionado com a quantidade de capacetes que tens reunido.  :o

Acontece... gosto do design deste capacete, vendi um dos BMW System 7 o preto, estava dentro da cx sem ser usado e é mal empregado não dar uso

se gostar do HJC vou poupar o que mais gosto que é  este BMW System 7 o tricolor

ainda tenho o HJC RPHA 10 ou 11 já não me recorda, é igual ao do Luis salgueiro, que anda a minha esposa com ele porque é um L, na altura comprei o tamanho errado e ele é de muito boa qualidade, é tão bom ou melhor que os Schuberth C3

falando de C3 já não tenho nenhum, tenho é o C4 comprado á pouco tempo e já o tenho á venda

brevemente segue-se o Shoei neotec II

O meu foi baratinho, 120€ mas está bem classificado 👍

https://sharp.dft.gov.uk/helmets/nitro-n1600vn/

Pessoalmente não dou importância alguma aos métodos SHARP ou outros quaisquer, por norma, os mais caros são sempre os melhores

« Última modificação: Setembro 13, 2018, 15:08:12, 15:08 por Clemente Vicente »

Setembro 13, 2018, 16:10:26, 16:10
Responder #39

dfelix

• 5004
...por norma, os mais caros são sempre os melhores

Ou não.

Em muitos pagas a marca.
Outros além da marca pagas pelo luxo e a exclusividade.

Setembro 19, 2018, 18:50:49, 18:50
Responder #40

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Boas,

acabei hoje de receber um novo capacete Shuberth C4 em branco e vermelho, com o tempo vou fazer uma comparação direta entre os dois, este e o  BMW System 7 carbon,

Pesados por mim na balança,

Este Schuberth C4 ,  pesa 1.730 gramas +/-

e este, o excelente BMW System 7 Carbon pesa 1.630 gramas +/-

Boas,

Acabei de receber o HJC 90 RABRIGO MC1  (M)

é espetacular pintura igual ou superior ao BMW System 7 e muito melhor que o C4 é o mais leve de todos sem o pinlook porque não veio por isso fizeram o preço mais barato mas não me disseram nada

o sistema de abertura é muito bom, mas não gosto da fivela em metal

HJC 90 RABRIGO MC1  (M)  PESA 1.600 GRS. pesa menos que o BMW e menos que o SCHUBERTH C4 todos M

« Última modificação: Janeiro 16, 2019, 10:11:02, 10:11 por Clemente Vicente »

Setembro 19, 2018, 21:22:20, 21:22
Responder #41

Hemisaro

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 291
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Parece bem.

Experimentaste em loja antes de mandar vir?

Setembro 19, 2018, 23:17:37, 23:17
Responder #42

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)o sistema de abertura é muito bom, mas não gosto da fivela em metal

(....)

Referes-te ao facto de ser Doble-D e não sistema micrométrico, Clemente?

Dalai Lama

Setembro 20, 2018, 09:18:00, 09:18
Responder #43

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Parece bem.

Experimentaste em loja antes de mandar vir?

Boas,

não experimentei antes de mandar vir porque eu já tenho o modelo anterior a este o HJC R-PHA MAX EVO Zoomwalt e pouca coisa mudava neste, mas afinal, está bastante diferente

Uma das coisas que está diferente para melhor é o botão dos óculos de sol que já está igual aos Schuberth e BMW, ao invés do botão em cima como estava no anterior, nesse local agora está uma saída de ar que faz bastante jeito

(....)o sistema de abertura é muito bom, mas não gosto da fivela em metal

(....)

Referes-te ao facto de ser Doble-D e não sistema micrométrico, Clemente?

Não Isaac, o sistema não é esse

este sistema tem uma qualidade excelente, foi o melhor que vi até hoje, idêntica aos BMW e Scuberth C3 e C4 mas sem o pedaço de fita de tecido para puxar, com luvas não dá muito jeito estar a abrir e tanto o fecho como a fivela que vai encaixar é de metal

penso eu  :pensador: que em caso de acidente aquelas duas peças de metal devem de deixar marcas, com isto não quero dizer que as plásticas não deixem tb.

podem ver o fecho aqui nas imagens, https://www.hjchelmets.fr/pdf/block/1528272582--test-moto-magazine-346-avril-2018-hjc-2--1.pdf

Ontem á tarde senti o calor conforme senti tb no C4 em comparação com o BMW penso que seja mais quente

Todo ele tem uma qualidade excelente e destaque para a pintura está igual e ao mesmo nivel do BMW System 7

insonorização é o melhor deles todos, não se ouve nada, simplesmente um pouco de vento mas isso ouve-se em todos, no BMW por exemplo ás vezes consoante a direção do vento,  ouve-se um zumbido que faz mal aos ouvidos.

o tamanho,  eles reduziram as dimensões das esponjas no interior porque quando eu á 3 anos experimentei o outro HJC que tenho a medida M estava-me apertada nas fontes que até me fazia doer, por isso mandei na altura vir um L e passado algum tempo ficou-me largo a cair na testa para cima dos olhos e agora passou a ser o capacete da minha,  porque ela usa o L  não é o caso deste que tem as medidas exatas.

Ainda não tenho uma opinião formada definitivamente dos 3 capacetes HJC 90,C4,System 7, vou tê-la brevemente....

« Última modificação: Setembro 20, 2018, 10:04:10, 10:04 por Clemente Vicente »

Novembro 14, 2018, 15:14:55, 15:14
Responder #44

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Boas,

não tive tempo de ler, é recente e pode ter alguma informação de relevo...

https://www.championhelmets.com/en/blogs/blog/test/

Novembro 20, 2018, 00:21:28, 00:21
Responder #45

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Boas,

após uns bons meses de pesquisa e uma longa espera, este fim de semana lá acabei por adquirir o tão esperado SHOEI NEOTEC II SPLICER TC-6

este é o novo modelo para 2019 atenção que ainda não o recebi e vai demorar

confesso que não foi nada barato, aliás foi o mais caro que adquiri até hoje, mas sou coleccionista, isto é como tudo, nem todos somos iguais, uns gastam dinheiro no tabaco outros na bebida e no jogo, e eu gasto o dinheiro em capacetes

podia me dar para pior, mas pronto, nem todos temos o juizo perfeito e eu sou um deles

ora aqui fica a foto do menino,

« Última modificação: Novembro 20, 2018, 00:24:28, 00:24 por Clemente Vicente »

Novembro 20, 2018, 00:38:07, 00:38
Responder #46

dfelix

• 5004

Novembro 20, 2018, 00:52:56, 00:52
Responder #47

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Nem aqueceste o HJC...  :D

tem sido o capacete que tenho andado ultimamente e posso te dizer que o adoro,o problema é quando fica molhado e no dia a seguir ainda se sente a humidade por isso um segundo capacete

o Schuberth C4 continua á venda no OLX

como já disse lá mais para a frente farei aqui uma pequena revisão dos que já tive até agora

Novembro 20, 2018, 11:46:46, 11:46
Responder #48

Lourenço

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Nem aqueceste o HJC...  :D

tem sido o capacete que tenho andado ultimamente e posso te dizer que o adoro,o problema é quando fica molhado e no dia a seguir ainda se sente a humidade por isso um segundo capacete

o Schuberth C4 continua á venda no OLX

como já disse lá mais para a frente farei aqui uma pequena revisão dos que já tive até agora

Isso é que vai ser tambem muito interessante, obg.

Tive um AGV com o qual tive um acidente. Quando me levantaram tinha 1/2 capacete pendurado em cima do ombro apesar do esferovite estar mais ou menos no sítio mas esburacado, o exterior tinha "explodido" e separado em duas metades perfeitas no sentido longitudinal só ligadas por um friso, mas isto foi há 32 anos e este capacete salvou-me a vida, tinha 24 anos e desde os 10 que andava nas motos e nos karts. Nunca mais andei de mota tendo recomeçado há 2 meses com uma modesta scooter 125 para tentar combater algumas fobias.

Por tudo isto para mim um capacete é 95% segurança e o restante insonorização, conforto, que tambem são segurança e finalmente dispensavel mas bem vindo o look.

Para recomeçar comprei um Caberg Duke 2, não por ser dos mais baratos mas porque tenho de acreditar na reputação de segurança. Claro que quero evoluir para algo que sendo seguro tenha boa apreciação de companheiros experientes.

Novembro 21, 2018, 18:06:31, 18:06
Responder #49

Clemente Vicente

• 1780

Masculino