- JoãoPVCarvalho, existe algum motivo porque só te focaste nas italianas? Mais uma vez, obrigado!
- a legislação nacional e autoridades são o calcanhar de aquiles deste "cantinho" do motociclismo
- a personalização não está morta e pode não ser assim tão cíclica - sempre tem havido- quanto muito existe uma cíclica vontade de publicitar esses trabalhos em que essas "feiras" é que podem ser modas cíclicas
- se as transformações esbarram na legislação (dificuldades e custos de homologação), especificamente no que concerne ao mundo das Harley Davidon, Indian e afins, estão bem patentes e nunca morreram e cada vez tem vindo a haver mais pessoas interessadas e com capacidade financeira a querer gastar nessas "Amaricanas"
Citação de: 2low em Fevereiro 20, 2021, 12:59:33, 12:59- a legislação nacional e autoridades são o calcanhar de aquiles deste "cantinho" do motociclismoNa realidade o "aperto" só se fez sentir recentemente.Só no passado ano (2020) se assistiu a uma perseguição ás alterações que se pode considerar digna de registo.Porque durante muitos anos as alterações era algo... tolerado.Desde que não se entrasse em extremos, não se procurasse confusão e a documentação estivesse em dia... mandavam seguir.Citação de: 2low em Fevereiro 20, 2021, 12:59:33, 12:59- a personalização não está morta e pode não ser assim tão cíclica - sempre tem havido- quanto muito existe uma cíclica vontade de publicitar esses trabalhos em que essas "feiras" é que podem ser modas cíclicas O mundo das "customizações" é transversal a diferentes estilos e géneros.No que diz respeito a transformações inspiradas em "café racers" desde o nascimento destas nos anos 50 que se pode contar alguns períodos em que ressurgiram. Daí... ser cíclico.Esta mais recente vaga surgiu há 12/13 anos atrás.E foi bastante intensa. Porque surge num momento em que imensa malta jovem aderiu ao vintage.Seja nos filtros das fotos do instagram, como no regresso das barbas e camisa de flanela.As motos vintage tornaram-se apetecidas. E a internet foi inundada por malta que decidiu meter mãos à obra.Mais do que as motos... pesava esta coisa do "lifestyle"... Videos como este tornaram-se referência e inspiração:Durante um curto período de tempo a coisa fervilhou em diversas direcções...Muitos começaram por achar piada ás café racers... mas imediato começaram a surgir e a ressurgir novos estilos e inspirações... brats, trackers, scramblers...Cá em Portugal estivemos alinhados com as tendências.Não faltam trabalhos tugas no bikeexif que se tornou provavelmente o expoente máximo de reconhecimento para qualquer hipster que desejasse ser "construtor".Tanto que não resisto a colocar esta brincadeira:A importância desta vaga de transformações foi tão grande que graças a ela hoje em dia todos os construtores têm no seu catálogo neoclássicas ou motos inspiradas nestes géneros.E muitos deles promovem as transformações.A Yamaha com o yard built, as Ducati Scrambler com o Custom Rumble, a bmw com varios contests envolvendo a rNineT, etc...Mas nos últimos anos tem se perdido um pouco a embalagem...Comparativamente ao que existia há 6/7 anos atrás só continuam a dedicar-se a isto os que levaram a sério..A esmagadora maioria foi perdendo interesse... tal como as barbas e camisas de flanelas foram deixando de estar na moda.Depois disto a malta dedicou-se ás bicicletas...Agora anda tudo numa de espiritualidade, sustentabilidade, permacultura... Citação de: 2low em Fevereiro 20, 2021, 12:59:33, 12:59- se as transformações esbarram na legislação (dificuldades e custos de homologação), especificamente no que concerne ao mundo das Harley Davidon, Indian e afins, estão bem patentes e nunca morreram e cada vez tem vindo a haver mais pessoas interessadas e com capacidade financeira a querer gastar nessas "Amaricanas"Como referi atrás, o mundo das "customizações" é transversal a diferentes estilos e géneros.E nessa vertente das cruisers a coisa também acaba por ser meio cíclica.Há muita gente interessante interessada, é verdade... Mas não concordo "que tem vindo a haver mais pessoas interessadas" face ao que foi o passado.Se recuarmos a 90's até inicios de 00's havia um enorme apelo por este tipo de "customs".As HD podiam ser referência, mas venderam-se muitas Viragos, Dragstar, Intruder, etc...Hoje olhas para o catálogo de qualquer construtor e já não tens uma aposta tão forte como no passado.Ao passo que tens neoclássicas que não existiam antes. O que pode dar a entender que um mercado acabou por substituir o outro... Mas com esta vertente mais europeia das transformações agora em fase descendente, não será de estranhar um ressurgimento das vertentes mais americanas da coisa.Até porque muita gente nos últimos anos se iniciou no mundo das motos com a keeway superlight.
Há um factor que te poderás estar a esquecer... antes de 2009 havia um talvez mercado "residual" de comercialização de motociclos (onde se incluem os que se apelidam de "verdadeiros motards") face ao que sucede depois de 2009, onde a lei de 125cc veio transformar substancialmente o mercado de venda de novos motociclos, que diga-se que tem vindo a crescer todos os anos... pelo que... mesmo que seja cíclico o catálogo de tipos de moto que as marcas vão "proporcionando", também existe um numero crescente de pessoas que realmente gostem de transformação, aliás, é mais "personalização" pois a tendência é cada vez termos mais um veículo único e exclusivo que mais ninguém tenha... não será isso?!
Mas no mercado das "amaricanas" é verdade, é um numero significante crescente de interessados à espera que a legalidade os deixe gastar os valentes €uros que têm guardado para o efeito, mas olha que não são assim tão poucas pessoas...
Aqueles anos de ouro da ArtMoto etc... têm dado a novas feiras mais especificas e talvez menos conhecidas para o publico geral mas se fores ver a tendência das papelarias é terem cada vez mais revistas tanto de motociclismo geral como também cada vez mais revistas especificas de "cafe racers / transformações " e/ou as "tradicionais custom amaricanas"...