2ª moto - pesquisa de soluções viáveisNOTA INTRODUTÓRIA À 2LOWDesde que tive oportunidade de experimentar a Royal Enfield himalayan que fiquei fã daquele modelo, ser tão modesto mas tão capaz.Atendendo que já tenho em mente também fugir à minha zona de conforto (estrada) e entrar num campo que nunca pensei ou nunca tive interesse em entrar - o mundo do offroad de aventura - tenho andado numa crescente batalha interior com o que fazer daqui a uns tempos, quando nos for possível desconfinar mais à vontade e quando tiver convites para ir partir à aventura, sem complexos de chegar a casa com lama até ao cabelo nem sequer horários de entrada em casa... Assim... tenho pensado quando poderei voltar a ter uma 2ª moto para fazer o que a outra não é capaz sem depois ter custos elevados de a reparar ou manter... Estou para já maravilhado com a Royal Enfield mas tenho noção que às vezes a razão é bem melhor que o que diz o coração... Os custos totais envolvidos também terão de ter em conta, como o preço da moto (2ª mão), a idade da moto (anterior a 1992 para cilindrada superior a 250cc nem sequer paga IUC) e se face a uma moto não tão recente pode haver facilmente peças de substituição, mesmo as de não desgaste... e o custo do próprio seguro!É certo que esta coisa do confinamento também nos altera mentalmente... mau seria não aceitar mudanças... E também não digo que não tenha pensado em vender a minha moto actual e trocar por uma que seja capaz de fazer tudo minimamente razoável e a eleita seria a MV Agusta Turismo Veloce... mas ir para o mato, deixá-la cair e ver riscada... xiça... não seria capaz de a deixar maltratada e iria reduzir a minha vontade de "abusar" e ficava ali muito certinho a 10 à hora... O QUE PRETENDOPretendo uma 2ª moto para ir à aventura, com conforto e sem necessidade de ser propriamente baixa, capaz de se meter pelo mato a dentro e facilmente explorar locais onde normalmente não iria com a outra moto... Poderei ter interesse de no máximo ter colocado uma topcase ou malas laterais que caibam capacete.Se houver alternativa ainda mais económica em termos de custos totais (manutenção e/ou reparações) mais favorável que a Royal Enfield que tenho como referência... Não tenho interesse em ter a melhor solução em termos de perfomance... para isso já tenho a outra moto...Até 3000€ mas quanto menos melhor! E um modelo que passe mais despercebido sem ser daqueles da moda... REFERÊNCIAPara já a minha referência é a Royal Enfield Himalayan mas gostava de encontrar modelos alternativos, igualmente despidos de rococós e sem "paneleirices" - uma moto bruta e simples! - e sem medo de deixar cair ao chão, portanto com determinadas protecções...JÁ OLHEI PARA...Já tive a ver umas XT's velhinhas (Por julgar que haja mais peças), sem serem as 600/660 que isso é mais que o que pretendo, tanto que vi umas Suzuki DR BIG 800 mas não me apetece gastar 5000/5500€Talvez 250/450cc seja o que procure...
Uma Himalayan com esse budget também quero... As que aparecem em 2ª mão... mais vale comprar novas.As minhas sugestões seriam:- XR 250, XR400 (com maior pendor enduro); só andei na 400 e é uma moto de poucos compromissos...- XT350 (talvez a mais polivalente) ou DR350; NX250 (motor é LC e as que aparecem à venda parecem banhadas a ouro)- wild cards: NX400 (faz tudo e até é agradável na estrada) ; Yamaha Serow 225 (uma "bicicleta" de aventura super estreita e muito fixe para deixar cair). Grande parte delas já são difíceis de encontrar sem estarem muito modificadas.
A XT350 e DR350 parecem-me boa alternativa, embora a XT seja aparentemente e ligeiramente superior a à concorrência da época, é também a talvez mais amiga do alheio... algo que também não quero... mas tem a vantagem de haver peças... Talvez a DR350 que em termos de fiabilidade/qualidade não seja assim tão diferente da Aprilia ETX 350 possa ser uma solução... vou aprofundar, embora seja difícil de as encontrar (em bom estado)...
Já escolheste a Himalayan.Este tópico só te vai servir para ficares confuso.
Cuidado com algumas venenosas..
Citação de: saraiva em Fevereiro 24, 2021, 17:01:45, 17:01Cuidado com algumas venenosas..É uma dessas 'pouco venenosas' que me continua a prender a atenção. E não é pouco... Como 2a moto (para uso quotidiano), existem dezenas de melhores opções. Isso é incontestável...Mas é-me impossível esconder que se trata de um modelo que me capta muito a atenção desde que surgiu no mercado. Gosto muito do conceito, baixa cilindrada, mecânica mais que testada e muito durável e ser uma moto capaz de ir para qualquer lado sem problemas.Aliás, as limitações do potencial estariam sempre do lado do condutor e não da moto. Mas sim...existem muitas outras propostas bem melhores como 2a moto. E mais baratas, claro.
As Royal Enfield têm estado "valorizadas" no mercado de usados e isso é bom para quem as tem mas para quem as quer comprar é mais aborrecido...
Citação de: 2low em Fevereiro 24, 2021, 22:29:05, 22:29As Royal Enfield têm estado "valorizadas" no mercado de usados e isso é bom para quem as tem mas para quem as quer comprar é mais aborrecido... É uma moto abaixo dos 5K que tem "pinta".E a RE apesar de indiana tem bastante carisma . Não vejo razões para desvalorizar tanto quanto fosse uma chinesa.Fui dar uma vista de olhos no standvirtual... e as que aparecem estão <1000 euros de nova.Não sei se as novidades introduzidas no modelo de 2021 já estão incluídas no preço.Mas por 1000/1500 nem sequer pensava 2x no que diz respeito a optar por nova.O cheirinho nos primeiros quilómetros, junto ao facto de sermos nós a fazer a rodagem e os primeiros riscos na pintura.. é algo que vale mais do que essa diferença. Para não falar que sempre são 2 anos de garantia que nenhum particular te dará.Tá escolhida.Quando é que a vais buscar?
Citação de: dfelix em Fevereiro 24, 2021, 22:49:40, 22:49Citação de: 2low em Fevereiro 24, 2021, 22:29:05, 22:29As Royal Enfield têm estado "valorizadas" no mercado de usados e isso é bom para quem as tem mas para quem as quer comprar é mais aborrecido... É uma moto abaixo dos 5K que tem "pinta".E a RE apesar de indiana tem bastante carisma . Não vejo razões para desvalorizar tanto quanto fosse uma chinesa.Fui dar uma vista de olhos no standvirtual... e as que aparecem estão <1000 euros de nova.Não sei se as novidades introduzidas no modelo de 2021 já estão incluídas no preço.Mas por 1000/1500 nem sequer pensava 2x no que diz respeito a optar por nova.O cheirinho nos primeiros quilómetros, junto ao facto de sermos nós a fazer a rodagem e os primeiros riscos na pintura.. é algo que vale mais do que essa diferença. Para não falar que sempre são 2 anos de garantia que nenhum particular te dará.Tá escolhida.Quando é que a vais buscar?As dores de cabeça serão só no desconfinamento... aí pode não haver volta a dar... Tenho que começar a simular "pacote seguros para as duas motos" para ver se consigo justificar minimamente em casa que não é um acréscimo de custos mensal/anual... A N-Seguros ainda ontem fiz simulação para a Royal Enfield e continua a dar um valor acima de 150€... que torna inviável... Tenho de perguntar à Vitorinos quanto poderá ficar o "pacote das duas motos" ou negociar com a Logo e ver outras alternativas... até o ACP parece ser uma solução...(de recordar que as tarifas baratas da logo não permitem ir a Marrocos...)Já sobre algumas potenciais alternativas à RE... já percebi que a Vstrom650 (ou semelhantes) não é propriamente o melhor exemplo para o pretendido:A KLE500 parece-me ter argumentos válidos... "maneirinha"
Citação de: 2low em Fevereiro 24, 2021, 22:53:12, 22:53Citação de: dfelix em Fevereiro 24, 2021, 22:49:40, 22:49Citação de: 2low em Fevereiro 24, 2021, 22:29:05, 22:29As Royal Enfield têm estado "valorizadas" no mercado de usados e isso é bom para quem as tem mas para quem as quer comprar é mais aborrecido... É uma moto abaixo dos 5K que tem "pinta".E a RE apesar de indiana tem bastante carisma . Não vejo razões para desvalorizar tanto quanto fosse uma chinesa.Fui dar uma vista de olhos no standvirtual... e as que aparecem estão <1000 euros de nova.Não sei se as novidades introduzidas no modelo de 2021 já estão incluídas no preço.Mas por 1000/1500 nem sequer pensava 2x no que diz respeito a optar por nova.O cheirinho nos primeiros quilómetros, junto ao facto de sermos nós a fazer a rodagem e os primeiros riscos na pintura.. é algo que vale mais do que essa diferença. Para não falar que sempre são 2 anos de garantia que nenhum particular te dará.Tá escolhida.Quando é que a vais buscar?As dores de cabeça serão só no desconfinamento... aí pode não haver volta a dar... Tenho que começar a simular "pacote seguros para as duas motos" para ver se consigo justificar minimamente em casa que não é um acréscimo de custos mensal/anual... A N-Seguros ainda ontem fiz simulação para a Royal Enfield e continua a dar um valor acima de 150€... que torna inviável... Tenho de perguntar à Vitorinos quanto poderá ficar o "pacote das duas motos" ou negociar com a Logo e ver outras alternativas... até o ACP parece ser uma solução...(de recordar que as tarifas baratas da logo não permitem ir a Marrocos...)Já sobre algumas potenciais alternativas à RE... já percebi que a Vstrom650 (ou semelhantes) não é propriamente o melhor exemplo para o pretendido:A KLE500 parece-me ter argumentos válidos... "maneirinha"Eu não percebo porque razão continuam a insistir em fazer seguros nas low-cost...Especialmente na Logo.A minha na Fidelidade paga 80€ e na Tranquilidade pediram 86€.Ambos apenas de protecção a terceiros claro. Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
As dores de cabeça serão só no desconfinamento... aí pode não haver volta a dar...
... para ver se consigo justificar minimamente em casa que não é um acréscimo de custos mensal/anual...
Já sobre algumas potenciais alternativas à RE...
Eu não percebo porque razão continuam a insistir em fazer seguros nas low-cost...Especialmente na Logo.A minha na Fidelidade paga 80€ e na Tranquilidade pediram 86€.Ambos apenas de protecção a terceiros claro.
Já tiveste necessidade de acionar algum?Comigo falharam duas vezes, não lhes dei hipótese de falhar a terceira.Partiram o para-brisas do Kaptur. Só pagavam a substituição na car glass. Fui lá o vidro não era igual, o vidro de origem do meu é anti reflexo e tem uma abertura no shadow rib para a câmara e para o sensor de luminosidade. Eles só colocam o modelo base que é branco e tapa a caixa da câmara... Wtf??? Ficava inutilizada, reclamei e os senhores alertaram que essa situação estava prevista nas condições particulares e que eu tinha aceite (isto num seguro multiriscos) e tinham razão, esta lá preto no branco que só substituem vidros nos parceiros e só pagam marca branca. Perguntei se colocavam um original pagando eu a diferença, a carglass não tem nem compra. Conclusão fui até à Renault colocar o vidro que custou 400 e tal paus mais montagem e a logo só me pagou 120€ que é o preço da carglass. 1 a zero para a Logo. Bateram no twingo, encontrei o carro no estacionamento com uma porta metida dentro e não foi ninguém... Ok não há problema, o seguro paga, o carro foi para a Renault e fui levantar a viatura de substituição na Sixt e tudo porreiro, o Twingo só ficou pronto 10 dias depois e entreguei o clio da renta car nesse dia. Tcharam!!! Recebo uma fatura em casa para pagar 7 dias de aluguer da viatura porque a seguradora só para 3. Reclamei e mais uma vez a seguradora tinha razão, estava lá nas letrinhas das condições particulares. Na Fidelidade não tenho essas exclusões, mas também ainda não precisei deles porque na altura certamente também vou encontrar alguma cláusula de exclusão para me enfiar o dedo!!! Na Fidelidade :Caravana seguro próprio paga 120€ AnoKadjar multiriscos com carro de substituição e 500€ de franquia paga 565€ anoKaptur multiriscos com carro de substituição 500€ de franquia 418€ anoRenault twingo multiriscos com carro de substituição 398€ ano 500€ de franquia Moto Guzzi so responsabilidade civil e as tretas básicas como assistência em viagem e transporte para os passageiros 80€ Ano...Yamaha Slider 50cc 54€ (este é o mais caro de todos)É só por esta razão que não entendo onde é que vocês arranjam essas simulações.
Maquinas de guerra, perfeitamente capazes para o que procuras: https://www.standvirtual.com/anuncio/honda-transalp-xl-600v-ID8OXxWu.html#5eed1dd3f1
Tenho também a certeza que as Transalp sejam boas motos para o efeito mas no meu caso é superior em termos de moto (cilindrada/peso, iuc/seguro, peças/manutenção) do que pretendo.
Citação de: 2low em Fevereiro 26, 2021, 15:05:06, 15:05Tenho também a certeza que as Transalp sejam boas motos para o efeito mas no meu caso é superior em termos de moto (cilindrada/peso, iuc/seguro, peças/manutenção) do que pretendo.Eu adoro a TA, é uma moto cheia de qualidades mas não é uma moto para andar no mato. É uma moto pesada, gorda e alta. Eu gosto de andar na TA em estrada e em estradões abertos, não mais do que isso.Se o que se pretende é "estar à vontade para cair" (salvo seja) não parece grande opção, na minha opinião.
Olha esta DRhttps://www.facebook.com/commerce/listing/437409590651165/?media_id=0&ref=share_attachment
Como 2a moto, talvez seja esta a hipótese nunca antes equacionada...E sim...a bom preço e com (salvo erro) 5 anos de garantia. https://www.sym.pt/pt/models/nh-t.html
Citação de: Sapiens21 em Fevereiro 27, 2021, 18:07:44, 18:07Como 2a moto, talvez seja esta a hipótese nunca antes equacionada...E sim...a bom preço e com (salvo erro) 5 anos de garantia. https://www.sym.pt/pt/models/nh-t.htmlObrigado pela sugestão mas para 125cc a minha escolha seria a Varadero125 que também gostei bastante de a experimentar em.... 2010/2011MAS há uma alternativa eléctrica que já nem me lembrava: ZERO DSR/BestFriendVou ver preços e analisar especificações...Mas teria de fazer um test drive semelhante ao que fiz com a himalayan... As especificações genéricas desta Zero:~165kmh~157Nmautonomia combinada ~185km (muito pouco...é o que arrelia sem também saber se o preço pode arreliar...(conforme modelo escolhido, em cidade a autonomia sobe para até 315km)Jantes liga-leve... 5 anos garantia241kg, I'M OUT!
Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Citação de: Nuno YB em Fevereiro 27, 2021, 10:47:53, 10:47Olha esta DRhttps://www.facebook.com/commerce/listing/437409590651165/?media_id=0&ref=share_attachmentTambém já tinha visto Entretanto sobre a recente noticia Buell estar em vias de ser ressuscitada pelos tipos da LAP, e sendo a Hero uma "Co-Responsável" pela EBR ter ido à falência (sacanas dos indianos ahahahah), eis uma concorrente da Royal Enfield himalayan... a Hero Xpulse 200:(até fazem comparação de distância de voo... ahahahah)Não acredito que se encontre à venda por cá... mas ainda assim a diferença de preço não é substancial e a RE tem mais aptidão para despreocupação por não a deixar cair... E eis um comparativo bem interessante feito por dois tipos nada conhecidos:
Citação de: JoãoPVCarvalho em Fevereiro 27, 2021, 23:33:46, 23:33Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkJoão,Esses pneus são os chamados "sapatinhos de ir ao Figo" , andar com isso em pisos enlameados ou cheios de erva como esse aí, faz-me lembrar quando um gajo vê uma pessoa toda aperaltada com sapatos de "berloque" a querer ir por terrenos onde um gajo anda de galochas!! Isso é para andar no alcatrão, ponto... nada de inventar!
(....) MAS há uma alternativa eléctrica que já nem me lembrava: ZERO DSR/BestFriend
Citação de: JoãoPVCarvalho em Fevereiro 27, 2021, 23:33:46, 23:33(....) MAS há uma alternativa eléctrica que já nem me lembrava: ZERO DSR/BestFriendÉ um modelo que gosto bastante e já vi uns quantos reviews no YT. Até existem várias na policia norte americana. Mas o preço é altíssimo. Usadas não sei se existem em Portugal, mas imagino que o que aparece...não ficará muito tempo sem comprador.Sobre o peso, é algo que até ao momento não dá para as marcas conseguirem fugir muito. Não sei se o conseguirão depois no futuro com outros materiais, mas é possível. O peso das baterias, para autonomias minimamente satisfatórias, acaba por significar uma grande percentagem do peso total.
Não percebo.O 2low ficou com esta "tesão do mijo" desde que andou numa himalayan.Então começou a procurar alternativas baratas usadas.E as opções que surgem são motos velhas por 2/3 mil euros. Motos que já ninguém quer. E que provavelmente vão implicar andar a gastar dinheiro ao ponto de em 2-3 anos custarem-lhe tanto ou mais do que teria gasto por uma himalayan nova.Mas já se fala em eléctricas que novas custam prai o mesmo que 4 himalayan novas.E usadas devem dar para comprar 2 himalayan novas. Não confundam mais o 2low...
Foi ele próprio que avançou com a hipótese de uma eléctrica...E sim, mesmo usadas (se acaso se encontrarem DSR's), serão caríssimas.