Autor Tópico: Luvas Drenaline Estoril  (Lida 5175 vezes)

Setembro 28, 2016, 13:30:39, 13:30
Lida 5175 vezes

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Num clima como temos a felicidade de ter em Portugal as estações não são extremas, pelo que existe um vasto período entre o pino do calor do verão e o frio mais insuportável do Inverno.

Nesta altura podemos prolongar o uso do equipamento de verão até o frio ser insuportável, assumindo algum frio no processo de transição, ou mudar mais cedo para o equipamento de inverno e suportar algum calor até que a temperatura esteja de acordo com a proteção térmica que escolhemos.

Nos casacos esta decisão é facilitada pelo forros amovíveis, sejam térmicos, sejam impermeáveis, que podem assegurar num mesmo casaco a capacidade de enfrentar frio intenso, chuva forte e calor ameno, conforme os forros que se escolhem ( na minha opinião estes casacos nunca conseguem fazer o pino do verão português).

Mas nas luvas não conheço alternativas que possam ser multiuso conforme as estações, ou são de inverno (quentes e impermeáveis) ou de verão ( muito frescas), ou meia estação ( para o tal extenso período temperado).

Todavia, porque são mais baratas, é menos inconveniente comprar umas luvas ajustadas a cada estação, por isso temos normalmente umas de verão e umas de inverno. Como as luvas acabam sempre por absorver alguma água  e por vezes após uma chuvada têm que secar durante algum tempo, fica sempre o desafio de duplicar as de inverno.

No meu caso decidi comprar umas de meia estação que pudessem cobrir uma primavera e um outono mais amenos, e enfrentar ainda algum do frio de inverno, sendo o recurso em caso de chuvada, logo teriam que ser impermeáveis mas sem forro muito quente.

Para isso escolhi as Dainese  Estoril numa promoção de motosolução ( 39€), são luvas compridas, no contacto parecem ser pele genuína, as proteções estão bem desenhadas, são sólidas nos nós dos dedos e falange, e não prejudicam o uso. Não parecem ser muito quentes dado que as tenho usado e não se pode dizer que está frio, mesmo no norte do país, só me falta experimentar a impermeabilidade.

Os sistemas de segurança são eficazes, nos nós dos dedos, já referido, e têm uma cinta abaixo da palma  da mão que impede a luva de se mover e uma outra no cano para prender sobre o punho do casaco.

Como contras apenas duas notas: o nº pode ser enganador na tabela normalizada ( no meu caso segundo a tabela estava entre o M e o L, todavia o L fica mesmo ajustado, se tivesse escolhido o M teria que trocar), e a pele da luva carece de um período de adaptação ( amolecimento?) durante o qual existe alguma insensibilidade.

No geral, e até testar em chuva, estou satisfeito com a compra, não sei mais alguém tem experiência com este modelo

« Última modificação: Novembro 06, 2017, 22:07:39, 22:07 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 28, 2016, 21:32:45, 21:32
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em primeiro lugar, parabéns pela óptima descrição dessas luvas de meia-estação, caro companheiro Moto2cool.  :) :palmas:

Apreciei aquilo que li como uma explicação detalhada de um bom par de luvas, com uma clara isenção na forma de as descrever.

E para o preço habitualmente pedido pelos produtos da Dainese, acho que essas Estoril ficaram a bom preço.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 19, 2016, 23:23:00, 23:23
Responder #2

Moto2cool

• 4386
Após experimentar em dois dias de chuva, um de chuva "normal" mais que chuveiro mas não copiosa e outro de chuva verdadeiramente forte, ambas viagens de cerca de 30 minutos, duas conclusões: As luvas asseguram impermeabilidade em chuva normal, mas em chuva muito forte atingem a saturação e deixam passar humidade para dentro.
Assim são luvas que suportam episódio de chuva, mas no inverno com dias muito chuvosos, merece a pena levar outro par ;)

Janeiro 10, 2017, 21:20:38, 21:20
Responder #3

Moto2cool

• 4386
Update após uns dias frios que se tem sentido no Norte: as luvas não são mesmo desenhadas para dias frios, ao fim de 10 minutos já os dedos vão gelados. Isto não é negativo porque assumidamente não são luvas para inverno como disse na review inicial. Apenas mais uma achega :)

Janeiro 10, 2017, 22:52:06, 22:52
Responder #4

Moto2cool

• 4386
Tenho umas luvas de inverno com Hipora, da RSW, são quentes mas não muito e impermeáveis até certo limites. São as que uso normalmente no inverno. Neste dia usei a Dainese porque estava sol e substimei o frio. Falavas das RAC3 certo? São mesmo impermeáveis?
« Última modificação: Janeiro 10, 2017, 22:54:09, 22:54 por Moto2cool »

Janeiro 10, 2017, 23:15:58, 23:15
Responder #5

dfelix

• 4988
Não sei se o nosso clima temperado facilita assim tanto a escolha...
Ao longo dos anos tenho acumulado imensos pares de luvas, sobretudo de inverno.
A maior parte dos casos porque ao fim de um ano ou dois já perderam totalmente a impermeabilidade.  :(

E em dias como nestas ultimas semanas... não há luva que aguente!

Janeiro 10, 2017, 23:20:06, 23:20
Responder #6

meneses85

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 142
Punhos aquecidos

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk

Janeiro 10, 2017, 23:50:30, 23:50
Responder #7

meneses85

• **

• 142
Tenho que tratar disso... 😀

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk

Janeiro 11, 2017, 20:51:41, 20:51
Responder #8

Moto2cool

• 4386
Velasquez, testaste as RAC3 em chuva mais ou menos intensa? e com frio intenso?  como disse tenho umas com hipora e são impermeáveis até um limite. Ou faço um upgrade mais definitivo e vou para gore-tex, ou aposto em luvas mais baratas, para um limite de dois anos e aí considerava as RAC

Quanto ao frio, mereço levar pancada  :toma: mas tenho usado de manhã umas luvas de ski da sport zone e o frio desapareceu, nem preciso de luvas interiores como cheguei a usar com as RSW ( tenho que fazer uma review das RSW   :pensador: ). O problema é que não têm proteções.
No regresso a casa já uso as RSW que são de motociclista  :sportbike:

Janeiro 11, 2017, 23:01:17, 23:01
Responder #9

Luis Salgueiro

• 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Há um ano atrás comprei umas Drenaline Eyedry que também recomendo . São quentes e impermeáveis (mas quando a chuva é muita e durante muito tempo ...não há luva que resista ) e têm boa protecção para os nós dos dedos .
Com os punhos aquecidos e estas luvas (têm forro térmico)  ...dá para aguentar o frio 'na boa' .
http://www.motobase.pt/loja/luvas-drenaline-orbis-eyedry

Janeiro 12, 2017, 09:46:17, 09:46
Responder #10

twin-pt

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Eu tenho umas Dainese GTX Scout Evo há mais de um ano já apanhei grandes molhas com as mesmas e até agora não tive problemas... Para ajudar são suficientemente quentes para o clima da zona de Sintra/Cascais, mas é verdade que estão numa gama de valores bastante diferentes...

Sent from my iPad using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Janeiro 12, 2017, 21:16:17, 21:16
Responder #11

Moto2cool

• 4386
Velasquez, seguiste a tabela deles e ficou justa, folgada? comprei umas luvas no ebay há algum tempo, mandei vir o XL e ficaram justas (mão de chinês :) )

Janeiro 13, 2017, 21:49:45, 21:49
Responder #12

Moto2cool

• 4386
Já vem a caminho umas RAC3 com protectores em aço, gentileza do conselho do companheiro Velásquez :) obrigado.

Janeiro 13, 2017, 22:30:50, 22:30
Responder #13

Moto2cool

• 4386
Obrigado :) percebi bem que recomendavas as com proteção em metal? O preço era o mesmo.

Janeiro 06, 2018, 13:07:37, 13:07
Responder #14

António Teles

• **

• 476

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Nunca consegui ter umas luvas que me permitissem ter a mão seca em dias de chuva ou quentes com muito frio. Pelo que usei sempre/quase sempre 2 pares de luvas de verãos na topcase para ir trocando e por baixo das luvas umas descartáveis para impedirem o contacto directo com a água e sempre aqueciam qualquer coisinha. Para o frio colocava por cima umas de ski e era um forno.
As que tive propriamente de inverno, eram muito difíceis de vestir com qualquer humidade, passando directamente para quando não havia mesmo mais nada. Sinceramente não ligo muito ás marcas pelo que não posso deixar a informação a desaconselhar. E custaram acima dos 100€
A ver se paro quieto?! 🏍

Janeiro 06, 2018, 20:04:29, 20:04
Responder #15

Moto2cool

• 4386
Há luvas de inverno que são quentes, e até certa medida protegem da chuva. Todavia para chuvas médias ou intensas não duram 30 minutos sem absorverem a água e passar para o interior. Esta é a minha experiência preta também não comprei luvas muito caras. Se alguns companheiros tiverem boas experiência com luvas que mantiveram as mãos secas durante chuva intensa por um período mínimo de 30 minutos seria bom que partilhassem. :)

Janeiro 08, 2018, 14:52:56, 14:52
Responder #16

dfelix

• 4988
Todavia para chuvas médias ou intensas não duram 30 minutos sem absorverem a água e passar para o interior.
(...)
Se alguns companheiros tiverem boas experiência com luvas que mantiveram as mãos secas durante chuva intensa por um período mínimo de 30 minutos seria bom que partilhassem.

É normal o tecido exterior absorver água.
Pois a esse cabe proteger!
A impermeabilidade costuma ser da responsabilidade duma membrana que fica dentro do forro.

O meu problema com luvas impermeáveis costuma ser a durabilidade!
Já tive algumas até caras que não chegaram a fazer um inverno completo sem deixar entrar água.
Outras até sobreviveram um inverno, mas não muito mais do que isso.

Há uns tempos atrás dissequei umas velhas para tentar perceber porquê!
E a conclusão é que a membrana tem tendencia a "partir" nas pontas e entre os dedos.

As que uso no presente são as Rev'it Kryptonite GTX e estão a ter uma duração surpreendente.
Este é o terceiro inverno que faço com elas e continuam a manter impermeabilidade.
Mas... há aqui alguns pormenores:
- Estes últimos invernos não têm chovido assim tanto..
- Comprei-as pela net e acabaram por me ficar mais largas que outras que tenho da mesma marca.
- Só as uso quando chove ou há probabilidade de chuva. Portanto o uso resume-se a poucas semanas por ano.

Janeiro 08, 2018, 19:25:18, 19:25
Responder #17

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Da minha experiência, as membranas impermeabilizantes "normais" das várias marcas- cada uma dá-lhe um nome diferente- são insuficientes e não se comparam às Gore Tex. Ressalvo que só tive Dainese (várias) e Alpinestars (1 par), portanto só falo por estas, não me perguntem nomes de modelos... Ao fim de pouco tempo com chuva intensa (mesmo novas), a água entra.

Nas Gore tex não é bem assim. Mas se andarem em viagem 2 ou 3 horas com chuva intensa, o que vai acontecer é que elas se aguentam sem passar água, mas começam a ficar pesadas.

Ao fim desse tempo é normal que parem ou para abastecer e/ou descansar / fazer uma pausa. Quando as tiram, dificilmente voltam a calçá-las confortáveis porque as mãos vão parecer grandes para as luvas, tal a água que absorveram. Mas é preciso que a chuva seja mesmo intensa.

Na prática, acabam por ter que usar outro par, ou então seguem menos confortáveis.

Claro que se tiverem outro par igual seco, seguem viagem para mais 2 ou 3 horas.

Resumindo, na minha opinião, Gore Tex é bastante melhor neste aspecto, mas não resolve tudo.

As Gore Tex que tenho actualmente são as IXS Sonar, penso.

Janeiro 09, 2018, 01:15:09, 01:15
Responder #18

dfelix

• 4988
...as membranas impermeabilizantes "normais" das várias marcas- cada uma dá-lhe um nome diferente- são insuficientes e não se comparam às Gore Tex. Ressalvo que só tive Dainese (várias) e Alpinestars (1 par),..

O gore-tex não é suposto ser "mais impermeável" que outras membranas.
Até porque a ideia é precisamente não ser totalmente estanque!
Mas sim... deixar transpirar!
Pois de pouco serve impedir que entre água se depois acaba por se formar à mesma no interior por condensação e suor!

Funciona bem e é referência...
O problema é que é se trata de um textil patenteado, produzido sob licenças, etc.
Portanto qualquer marca que use tem de pagar por isso!

Por essas razões que muitas marcas tentaram criar a sua própria abordagem alternativa seguindo mais ou menos o mesmo principio.
D-Dry da Dainese, DryStar da Alpinestars, Hydratex da Rev'It...

Tenho aqui à mão umas Bering velhas com um rasgão que permite ver a membrana:

É como se fosse uma luva "plástica" entre os forros interior e exterior.
« Última modificação: Janeiro 09, 2018, 01:19:46, 01:19 por dfelix »