A. Quem tem garagem partilhada / condomínio como funciona colocar um carregador individual ou de uso partilhado? Fornecedores e melhor opções do mercado?
B. Carregar na empresa, no publico e em casa. Como funciona as despesas de representação? Posso segregar as despesas de carregamento privadas e da empresa? da mota? e do carro? Mota é pessoal e o carro é da empresa? Por ID? facturas separadas? Só com contracto CEME (Comercializadores de Energia de Mobilidade Elétrica)?
Excelente debate por aqui. Temas interessantes trazidos e muuuito mais existe para ir debatendo.E desde já pegando no que agora foi dito anteriormente, pergunto para aprender mais um pouco: As tomadas convencionais são (ou não!?) aconselhadas para carregamento regular de veículos elétricos? E faço a questão porque creio já ter lido que alguns fabricantes, no caso das 4 rodas, desaconselham recorrer-se regularmente a esta forma de carregamento. Aconselham mais especificamente as wallbox.
Não sei mesmo até que ponto tomadas domésticas mais antigas estarão, de forma genérica, preparadas para suportar longas sessões de carga com correntes elevadas. Já no caso específico de tomadas Schuko e abordadas anteriormente, sei que além de terem já a ligação terra, pelo menos virão com todos os certificados mais recentes de segurança a nível Europeu e capazes de evitar o sobreaquecimento da instalação quando o veículo está a carregar, o que é bom. Desde já obrigado pelos esclarecimentos no tema.
Os cabos e adaptadores fornecidos pelas marcas de veículos servem para carregar AC e eventualmente com um EVSE resolvem a maioria das situações em casa ou em viagem para carga em AC. Os carregadores DC tem cabos e fichas proprietários.
Citação de: Lourenço em Dezembro 29, 2020, 12:47:02, 12:47Entre O CEME, o OPC e outros, cada qual com a sua parcela no preço final de uma recarga, que na maior parte das vezes é ao minuto e não á unidade de energia a recarga de um veículo elétrico fica em Portugal amiúde mais cara ao km que um diesel e mesmo que um gasolina.Como podes dizer isso? Um exemplo prático:Quando carregamos na rede pública, os valores a pagar são:1- custo por kWh indicado no contrato com o CEME;2- a tarifa do operador do posto;3- taxas e impostos.Tomando como exemplo o tarifário da EDP Comercial (sem descontos especiais que há!):1- custo por kWh: 0,1680€;2- a tarifa do operador: 0,15€ de valor fixo por carregamento e 0,11€/kWh; ---ERRADO---3- taxas e impostos: 0,001€/kWh pelo IEC (Imposto Especial ao Consumo de Energia Elétrica) e o IVA do carregamento.Assim, utilizando um carro com uma bateria de 38,3kWh, como o Hyundai Ioniq ou o Kauai 39, ficam, para 100% da bateria, os seguintes custos:1- custo total kWh: 6,4344€;2- tarifa do operador: 4,363€;3- taxas e impostos: 0,0383€ pelo IEC e 2,4322€ de IVA.Assim, o carregamento de 100% da bateria ficariam no total de 13,3279€Estes carros que indiquei, têm uma autonomia estimada de cerca de 300 km (até dá mais...), portanto dá 0,0433€ por quilómetro.Se compararmos estes veículos a outros veículos a combustão:- a gasolina, com um consumo médio de 7 L/100 km, considerando 1,45€ por litro (estou a ser bonzinho...), resulta em 0,1015 por quilómetro- a diesel, com um consumo médio de 5 L/100 km, considerando 1,34€ por litro, resulta em 0,067€ por quilómetro- mota a gasolina, com um consumo médio de 3,6 L/100 km (estou a considerar a minha experiência pessoal com a NC750X), considerando 1,45€ por litro, resulta em 0,0522€ por quilómetroResumindo (custo por quilómetro):1º- Eléctrico, carregado num posto rápido público: 0,0433€;2º- Mota a gasolina: 0,0522€;3º- Carro a diesel: 0,067€;4º- Carro a gasolina: 0,1015€.Para vermos melhor a diferença, custos para 300 quilómetros (valores arredondados):1º- Eléctrico, carregado num posto rápido público: 13€;2º- Mota a gasolina: 16€ (+3);3º- Carro a diesel: 20€ (+7);4º- Carro a gasolina: 30€ (+17).Logo, NÃO é verdade que "a recarga de um veículo elétrico fica em Portugal amiúde mais cara ao km que um diesel e mesmo que um gasolina."
Entre O CEME, o OPC e outros, cada qual com a sua parcela no preço final de uma recarga, que na maior parte das vezes é ao minuto e não á unidade de energia a recarga de um veículo elétrico fica em Portugal amiúde mais cara ao km que um diesel e mesmo que um gasolina.
Carregar em casa (de preferência com tarifa bi-horária), eu diria que é essencial. Ficas a gastar aproximadamente 2 euros para fazeres 100km. Isto num carro que gaste uns 16kw/100km. Calculo que numa moto ainda seja mais vantajoso, pois o consumo é menor.Se carregares fora, em postos públicos, o custo varia muito, dependendo se são carregamento normal (PCN), rápido (PCR) ou ultra-rápido (PCUR), pois, infelizmente, a maioria dos postos cobra ao minuto! Uma verdadeira imbecilidade...Mas muito depende da capacidade do veículo. Imagina que o carro é um tubo onde só passa um determinado caudal. Se fornecerws muita água não adianta nada. Se forneceres pouca, estás a perder dinheiro...É preciso fazer bem contas...
Indo um pouco mais longe na mobilidade elétrica.Atualmente, somando o consumo de 3 locais de residência com dois agregados, uns anexos, 3 VEs na família e uma scooter elétrica, a eletricidade que produzo excede o consumo.Estava há uns tempos a injetar na rede, de borla, uma boa parte da produção e depois resolvi combater um dos que é dos principais problemas ainda das renováveis, a intermitência, com uma solução de armazenamento, viável financeiramente e que tivesse provas dadas com exemplos concretos.Comecei a com a construção de uma bateria pequena mas devia ter avançado logo para o triplo.Quanto aos vídeos isto é States, "muita" liberdade, com algumas nuances é o que já se faz por cá, muitos só continuam ligados á rede porque a lei obriga, em certos casos O Will utiliza dois bancos de baterias auto construídos com células, num caso de grau B bastante conhecidas, noutro caso foram-lhe confiadas para ensaio.Também já utilizou outro tipo de baterias de recuperação.O canal dele tem tudo o que é necessário saber e o seu site assim como o fórum onde participa são uma mina de informação.Ele tem conhecimento, não é um hobby para todos, é indispensável dominar a matéria em todos os aspetos nomeadamente os regulamentares, legais e de segurança.Parte das ações visíveis nestes vídeos, em Portugal, só devem ser executadas por eletricistas certificados.Recuperação de um pack de bateria Tesla:
As versões anteriores do ZOE, creio que exceptuando a ultima (que é mesmo a ultima porque acaba), tinham grandes perdas em cargas lentas, há medições a indicar perdas enormes, para carregar 55 kWh o carregador/conversor perderia 20.5 kWh no pior dos casos e em vários comparativos era de longe a pior eficiência de carga, ou seja passavam na tomada 75.5 kWh mas na bateria só entravam 55.
Excelente feedback Obrigado. Entendo agora melhor o que anda a volta dos carregamentos fora de casa e a problemática envolvida. Realmente não sei se a flexibilidade compensa o custo elevado ao nível do fóssil no final.O que me é estranho é que o sistema Português li em alguns artigos, é indicado que é o melhor que existe e a seguir pelos outros países da união europeias. E em jeito comparação feita com Espanha foi que para ir de Caceres a Madrid é necessário contratar com até 6 fornecedores do serviço para poder carregar nos varios diferentes fornecedores e que em Portugal não interessava o fornecedor qualquer um serve....Sobre os Will já conhecia o jovem, um pouco anarquista e autodidata, mas para quem viveu num trailer 9 anos na California e onde começou os videos e que com o youtube e o livro que escreveu etc... comprou a casa cash ou quase em las vegas fazendo agora 30 a 50 mil dolares mensais está muito bem.Não estou de acordo com algumas coisas que diz ou faz mas no geral ainda é baixa tensão (quase porque 48v já pica) ou os painéis em série já vai/pode ir para média tensão (assumindo instaladores neste caso) só pelas correntes envolvidas e as baterias de lítio para quem não sabe da poda são muito perigosas. E depois o código americano é diferente do nosso. Split phase só para dar um exemplo Eu solar só tenho "brincado" com micro painéis de 5 ou 6V para alimentar circuito de electronica mas vou um dia destes pode ser que "suba" a voltagem.Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Citação de: Lourenço em Setembro 01, 2021, 17:13:52, 17:13As versões anteriores do ZOE, creio que exceptuando a ultima (que é mesmo a ultima porque acaba), tinham grandes perdas em cargas lentas, há medições a indicar perdas enormes, para carregar 55 kWh o carregador/conversor perderia 20.5 kWh no pior dos casos e em vários comparativos era de longe a pior eficiência de carga, ou seja passavam na tomada 75.5 kWh mas na bateria só entravam 55.Dificilmente as versões anteriores carregavam os 55kWh porque essa é a spec das versões actuais. A minha referência foi no sentido de comparar as diferenças de tempo entre usar o cabo "carregador" a uma schuko e ligar o cabo standard à powerbox que partilham a mesma instalação.
....... (a outra foi a água, risco de incêndio e inundação). Vou deixar espaço negativo do "quadro" a ligar placa/telhado, fundo do terreno, garagem (para eventualidade baterias)....e caixinha no muro (nunca se sabe quem me irá cravar )
Citação de: ALCLCF em Setembro 23, 2021, 12:22:26, 12:22agora a olhar para a tabela é que me lembrei da palhaçada que é levar um EVSE....mesmo que uma pessoa não tenha ou use um.Numa mota sem malas, levo como adereço à volta do pescoço? ol:ALCLCF, Por favor, o que é um EVSE?
agora a olhar para a tabela é que me lembrei da palhaçada que é levar um EVSE....mesmo que uma pessoa não tenha ou use um.Numa mota sem malas, levo como adereço à volta do pescoço? ol:
EVSE's mais evoluídos não é comigo, eu sou forreta vou às "Amazon's" comprá-los e é schuko para a frente....também verdade seja dita, 6A chegam para carregar uma mota de um dia para o outro. Carros é outra história
A. Quem tem garagem partilhada / condomínio como funciona colocar um carregador individual ou de uso partilhado? Fornecedores e melhor opções do mercado?(....)
Citação de: Cross em Agosto 31, 2021, 09:59:04, 09:59A. Quem tem garagem partilhada / condomínio como funciona colocar um carregador individual ou de uso partilhado? Fornecedores e melhor opções do mercado?(....)Remexo neste tópico aberto pelo @Cross, porque existe algo que será conveniente trazer para o tópico.No Fundo Ambiental foi incluída uma verba para carregadores para condomínios.Significa que passa a existir apoio para aquisição de carregadores em condomínios (80% por lugar de estacionamento, com um máximo de 800 euros por lugar).Existe aqui é um busílis e se pensam na obrigação de uma ligação à Mobi.e...estão correctos.Além daquele valor comparticipado, ainda acrescentam 80% para instalação eléctrica (com um máximo de mil euros por lugar).
Não são utilizadores normais habituados à mobilidade eléctrica mas sim experts ou utilizadores avançados!!! Sendo a senhora CEO de uma empresa que coloca no mercado mais uma app e serviço etc...
Como se trata de uma notícia (bem recente) que, com alguma boa vontade, se poderá integrar aqui no tópico sobre os veículos eléctricos, aqui vai: O Governo propôs uma redução do IVA da eletricidade de 13 para 6%!!!A discussão na Assembleia da República tem carácter de urgência, de modo a entrar em efeito até ao dia 1 de Outubro.