Autor Tópico: Fitas térmicas para coletores  (Lida 3645 vezes)

Setembro 07, 2021, 14:31:03, 14:31
Lida 3645 vezes

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Olá a todos !
Deixo-vos aqui algumas questões ás quais agradeço comentários .

'komékié ' para colocar fitas térmicas nos colectores do escape ? Geralmente só vejo estas fitas colocadas em motas ao estilo racer-café mas ... aquilo é coisa que se coloque por um nabiço ? ou requer algum know-how e quem é bom nisso ? Há diferentes tipos de fitas térmicas ? Quais as melhores ? Onde se compram ?

Cumps.

Setembro 07, 2021, 16:05:21, 16:05
Responder #1

dfelix

• 4988
É um acessório sobretudo cosmético, por esse motivo só o encontras em projectos como os que referiste.

Não tem grande ciência para se colocar.

Normalmente usa-se uma abraçadeira metálica para prender as pontas. Como as  usadas em mangueiras de rega.

E para enrolar, fica mais fácil de trabalhar com a fita molhada. Pois fica mais pesada e não se solta tão facilmente.

Depois de tudo isolado, usas outra abraçadeira para prender a ponta final.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

Setembro 07, 2021, 16:16:32, 16:16
Responder #2

Luis Salgueiro

• 1796
É um acessório sobretudo cosmético, por esse motivo só o encontras em projectos como os que referiste.

Não tem grande ciência para se colocar.

Normalmente usa-se uma abraçadeira metálica para prender as pontas. Como as  usadas em mangueiras de rega.

E para enrolar, fica mais fácil de trabalhar com a fita molhada. Pois fica mais pesada e não se solta tão facilmente.

Depois de tudo isolado, usas outra abraçadeira para prender a ponta final.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
Antes de colocar o post pensei " bom...pelo menos o dfelix irá dizer-me alguma coisa '  e ... 'catrapum' aqui está ele ! 
:convivio:
dfelix , aquilo não é só cosmética , na verdade isola o calor vindo do escape  :diabolico: .
Recentemente tive um problema  na minha F800ST (resolvido gratuitamente pela Mototrofa pela substituição de peças ao abrigo da garantia de usados) que foi o alternador ter 'fritado' . Segundo li num fórum estrangeiro deste modelo esse imbróglio já aconteceu a outros proprietários e tem um bocado a ver com o aquecimento que o 'stator' apanha após certas viagens mais longas e debaixo de temperaturas quentes do Verão.
Para prolongar a vida do alternador ,um conselho que lá deram foi colocar fita térmica nos coletores para minimizar o calor que dali vem para a zona próxima onde está o alternador e retificador de corrente .

Abraço

Setembro 07, 2021, 17:13:48, 17:13
Responder #3

ThatsMe

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1414

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Uma coisa importante a ter em consideração é que a fita deve ser colocada de baixo para cima, caso contrário a água a escorrer entranha mais facilmente e pode dar asneira mais tarde.

Setembro 07, 2021, 17:14:21, 17:14
Responder #4

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O melhor isolamento térmico presentemete e o cerâmico

Podes também colocar uma manga de proteção térmica (não a fita que falas). E uma manga cinzenta que depois te posso colocar aqui a foto

As fitas que falas funcionam, o único contra é a sujidade que vão ganhando e a coceira que vais ter após as montares.

Se quiseres posso te dizer onde podes comprar…. Cá em PT possivelmente na Lugo ou na QF

Em relação ao rectificadot que creio ter sido o que fritou porque o esatatot está dentro do motor, tens sempre outra solução que é criares ou aumentar um/o fluxo  de arrefecimento do mesmo.

Já desmontei uma moto igual a tua as peças, não era a ST mas a R, mas agora não me recordo onde é que esta o rectificador  :D e questão de veres o que preferes
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 07, 2021, 17:27:23, 17:27
Responder #5

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
O dfelix é grande!
 8)

Sobre onde comprar e como complemento ao que o dfelix disse...
AdvSpirit!
https://www.advspirit.pt/epages/960415146.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/960415146/Categories/%22Artigos%20p/%20a%20tua%20Mota%22/Pagina__Categoria1
(posso tentar ver alternativas mas até lá sempre tens um pretexto para vires à margem sul passear)

Eu não quero ser má língua mas não acredito que uma fita térmica vá resolver o problema ou que te possa salvaguardar de não acontecer de novo...
Não é exclusivo desse modelo e até o modelo da minha moto também é recorrente ter problema idêntico mas ainda assim e apesar de não se falar, é tão recorrente quanto a alguns modelos desportivos de uma marca de referência, que prefiro nem dizer qual é para não me acusarem de estar a falar mal da Honda.  :D
No caso da minha moto a malta consegue resolver de outra forma bem mais directa ao problema(s):
 - moto carenada muito fechada e rectificador de corrente num local óptimo para fritar
 - rectificador de corrente com propriedades e capacidades inferiores à exigência eléctrica da moto
A malta da triumph optou por na sua maioria investir uns cobres em mandar substituir o local do rectificador para um local mais arejado e onde não seja tão afectado pelos calores do motor e escape, mas exige alguma cablagem nova.
Em alternativa é colocar um rectificador de corrente com maior capacidade, a Sprint ST 1050 de 2005/2006 tinha um de referência X e depois de tantos problemas a partir do modelo de 2007/2008 a referência é Y e onde se pode ver que existe realmente diferença na capacidade do rectificador.
ORA... na parte eléctrica é sabido que é um dos motivos que pode levar a fritar muita coisa... normalmente é o rectificador de corrente, outras vezes acaba por ser o "alternador/stator", outras vezes é só a bateria... ou em ultimo caso é tudo de uma vez como a um conhecido que fritou esse conjunto na Hayabusa e teve de desembolsar algo como 650/700€ de uma vez...  :o
Mas Luis...as marcas nisto não são nenhumas santinhas... elas sabem onde podem ir comendo dinheiro no pós venda ou como cobrar fora da garantia... nas motos, esta coisa do rectificador de corrente pode ser um caso disso mesmo... mas nos enlatados tem sido mais pacifico tipo "elevadores de vidro" que até têm os motores a funcionar mas o que se parte é uma patilha de plástico onde a bicha gira e que as marcas optam deliberadamente por essa patilha não ser de metal... ficas a saber que em 2004 uma determinada marca fez recall a um modelo precisamente para e apenas substituir os elevadores eléctricos que vinham com essa peça em metal...pois pois... não se estragavam e não lhes garantia ir ganhando dinheiro... sei disso através de um Amigo e que acabou por mandar fazer ao serralheiro uma peça idêntica fazendo com que voltasse a não ter mais problemas...

Voltando ao teu caso... o stand cobrou tudo ou fez-te pagar alguma coisa?
 :convivio:

EDITADO: ora bolas... já mais grandes falaram entretanto... bem... que sirva de complemento ao que foi entretanto "introduzido"

Pode não ser o mais correcto mas atilhos podem ajudar no processo de ir mantendo fixo para no caso de se desenrolar não ter que enrolar tudo de novo....

« Última modificação: Setembro 07, 2021, 17:57:28, 17:57 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Setembro 07, 2021, 17:44:13, 17:44
Responder #6

MotardFeio

• 914
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Se for para trocar para um rectificador novo, que seja a MOS-Fet.
Devido à sua concepção, "fritam" menos que os comuns J-Fet.
A malta das CBR's que fazia essa troca, nunca mais tinha esses problemas.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 07, 2021, 18:22:23, 18:22
Responder #7

Luis Salgueiro

• 1796
ok ... o fórum funcionou e os (bons) comentários foram aparecendo !  :convivio:
Obrigado a todos (dfelix, TMaxer, 2low, ThatsMe, MotardFeio)  !  :cool:

p.s. :
 1-Nuno, sim a Mototrofa trocou as 2 peças (rectificador e alternador) sem qualquer encargo da minha parte  :festa: .
A mota está pronta  e só não a tenho ainda comigo porque pedi à Mototrofa se a podia enviar para um outro concessionário mais próximo e o chefe da oficina está a ver o que consegue para esta semana, nem que fosse para a BomCar em Coimbra já poupava cento e tal kms na viagem  :bejeca:.

2- TMaxer , Explica-me melhor quando dizes "Em relação ao rectificadot que creio ter sido o que fritou porque o esatatot está dentro do motor, tens sempre outra solução que é criares ou aumentar um/o fluxo  de arrefecimento do mesmo" . Tás a dizer que é possível abrir este segmento e furar a peça sem que hajam 'efeitos secundários' problemáticos ?
« Última modificação: Setembro 07, 2021, 18:32:25, 18:32 por Luis Salgueiro »

Setembro 07, 2021, 18:58:47, 18:58
Responder #8

dfelix

• 4988
Luis,

O alternador está dentro do motor!
Se "queimou" não foi pela temperatura a que esteve sujeito.
Mas pelas cargas eléctricas pouco adequadas que levou derivado ao mau funcionamento do rectificador.

Também não sei onde se encontra o rectificador na tua moto.
Habitualmente é colocado em zona onde o ar circule.
Se estiver proximo do colector... isolar este pode ser uma opção. Mas acredito que existam formas mais eficientes que a fita de silica.
Mas mais eficiente que tudo isso, será talvez mover o retificador para outra zona.

Setembro 07, 2021, 19:44:51, 19:44
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino
O que leva o rectificador a queimar e o aquecimento por falta de fluxo de ar e e para este item que podes criar um fluxo suplementar…. Ora mudando-o de lugar ou abrindo um fluxo de ar na caranagem para ele.

O alternador está dentro do motor do lado oposto a embraiagem…. Creio eu porque há motors que tem o alternador fora do motor… de qq forma tenho montes de foto motor da F800 as peças porque desmontei e voltei a montar um unidade (no fim até ficou a funcionar  :D :D :)

O alternador consiste em 2 partes, o rotor e o estator, Um deles ou os 2 são bobinados e o facto do rectificador queima uma ou várias bobinas levando a que este tenha de ser reparado (refazendo as bobines) ou substituindo o dito.

O alternador tb pode queimar por lhe pedires mais potência do que ele pode entregar… vamos supor que um alternador tenha uma capacidade de 500w, se colocares na moto 900w de consumo ele não vai gostar

De qq forma e respondendo a tua pergunta, o alternador não necessita de arrefecimento…. O rectificador sim  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 07, 2021, 20:18:24, 20:18
Responder #10

Reiner

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 264
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
TMaxer,  em quase todas as motos, os alternadores ficam no interior do motor, banhado em óleo. O retificador fica fixado ao quadro e possui aletas de refrigeração. Os casos de queima do alternador, na maioria dos casos são provocados por dimensionamento e ou produção  inadequada do equipamento. No caso da R1200GS LC 2013/2014 houve casos de queima por conta da qualidade do verniz isolante das bobinas do estator. Não suporta a temperatura do óleo do motor e se desfaz, provocando o curto-circuito da bobina.
Portanto, cada caso deve bem estudado para resolver a causa do problema.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Setembro 07, 2021, 20:40:51, 20:40
Responder #11

Pianoman

• 1313

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Não te metas nisso!
São fáceis de instalar (eu instalei sozinho) mas têm um perigo na instalação: devido às pequenas fibras metálicas que as fitas têm podes inalar e é complicado. Usar máscara!

Para além disso, com a chuva acabam por ficar empapados e depois o tubo de escape fica enferrujado e feio.
Foi por isso que a semana passada pintei o tubo de escape da minha.

Muito sinceramente: esquece isso.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 07, 2021, 21:00:54, 21:00
Responder #12

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Sou da mesma opinião que as fitas não vão resolver muito. Se existir uma hipótese de pôr uma chapa por cima, espaçada entre o escape ou seja ficar uma "caixa" de ar entres as duas, isto seria apenas no lado que interessa vai isolar muito melhor e vai arrefecer mais rápido por escoamento laminar. Tipo aquelas existem para proteção de pernas.

As fitas vai servir de isolante do escape e apenas vai manter mais tempo a temperatura ou seja efeito completamente oposto ao que se quer.

Sobre o retificador normalmente em motos de exigência elevada de corrente com baterias com mais amperes/h não é uma questão de se...mas melhor de quando vai acontecer...

Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 07, 2021, 21:19:13, 21:19
Responder #13

Luis Salgueiro

• 1796
............
Muito sinceramente: esquece isso.

Olá Nuno ! Ainda há dias falei de ti a propósito da estratégia(vídeo ) da mudança dos pianos para a tua nova casa  :D :nice: e da tua presença na passeata com a malta dos 'motonliners' onde mostraste que "o que interessa não é o tamanho do cão na luta, mas sim o tamanho da luta no cão"  8) ! ès da 'old school' , 'made to last ' !

Abraço !

Setembro 07, 2021, 21:25:50, 21:25
Responder #14

Luis Salgueiro

• 1796

....................
As fitas vai servir de isolante do escape e apenas vai manter mais tempo a temperatura ou seja efeito completamente oposto ao que se quer.

Sobre o retificador normalmente em motos de exigência elevada de corrente com baterias com mais amperes/h não é uma questão de se...mas melhor de quando vai acontecer...

Percebo o teu 'ponto de vista' mas ... se as fitas isolam o calor do escape é aceitável que mantenham por mais tempo o calor do escape só que ... ele nunca será transferido para aquela zona do 'stator' . Am I wrong ?
Cumps. Cross !  ;)

Setembro 07, 2021, 22:33:59, 22:33
Responder #15

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino

....................

Percebo o teu 'ponto de vista' mas ... se as fitas isolam o calor do escape é aceitável que mantenham por mais tempo o calor do escape só que ... ele nunca será transferido para aquela zona do 'stator' . Am I wrong ?
Cumps. Cross !  ;)
Não sei qual é a condutividade térmica da fita mas acho que será maior que do Ar que será menor por isso mais isolante que a fita. Tendo esse valor seria mais claro.

Tens que ver a coisa, como transferência de calor entre um corpo (escape) com uma temperatura alta de um lado e do outro lado tens o outro corpo com temperatura mais baixa. No meio tens o Ar  como isolante. O calor vai ser transferido do temp mais alta para a mais baixa por radiação imagino e/ou convenção se tiver no caminho do fluxo do ar quente por exemplo, portanto será mais rapidamente ou menos dependente da resistência térmica que encontra. Não existem isolantes perfeitos.  Se for o Ar que tem baixa condutividade ou melhor dizendo maior resistência térmica que a fita quer dizer que isola melhor que a fita. Menos calor transmitido. De qualquer modo o ideal era conseguires fazer um funil ou algo que levasse o ar para essa zona para fazer uma convenção forçada e com isso sim arrecer essa área a séria e fazia mais diferença que tentar isolar a irradiação. As vezes não é difícil de fazer.

Estou no telele e é difícil ir sacar a foto para explicar isto melhor. Se conseguir ainda posto.

O proposito da fita no escape é para evitar essencialmente as queimaduras ou seja a transferência de calor por contacto com o metal que tem uma resistência muito baixa.

Era uma conversa que se fazia melhor com uma bejeca

Setembro 07, 2021, 22:47:39, 22:47
Responder #16

MotardFeio

• 914
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A fita o que irá fazer é "não deixar" que o calor se dissipe tanto na zona onde existe a dita cuja, e vá dissipar após acabar a fita.

No fundo, vai afastar um pouco o calor da zona onde a aplicares.

O rectificador deverá estar sempre numa zona onde o ar flua sem dificuldade, e entenda-se ar "fresco".

Na minha XX está na carenagem lateral direita por baixo do banco da pendura, onde existe uma abertura na carenagem para que o ar ali passe pelas alhetas de refrigeração do mesmo.

Numa XSR está aparafusado na trave direita do quadro, completamente exposto ao ar, se não estou em erro.

Um rectificador o que faz é adequar a corrente às necessidades de consumo do momento, pois o alternador (o que produz a corrente eléctrica com o motor em funcionamento) a partir de uma certa rotação produz sempre o valor de corrente nominal.
Ora se os máximos da moto estão apagados e não estás a fazer piscas, nem tens punhos aquecidos ligados (assumindo os casos em que vêem de origem), a bateria da  moto está carregada, etc e tal, nunca consomes tudo o que produzes.
A função do rectificador é dissipar a energia extra (o que usa J-Fet dissipa, o de MOS-Fet não - por isso queima menos facilmente) pois caso contrário todo o circuito eléctrico da moto sofreria uma sobrecarga, e PUFFFFF - fusíveis nas couves.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 07, 2021, 23:38:30, 23:38
Responder #17

TMXR

• 4156

Masculino
TMaxer,  em quase todas as motos, os alternadores ficam no interior do motor, banhado em óleo. O retificador fica fixado ao quadro e possui aletas de refrigeração. Os casos de queima do alternador, na maioria dos casos são provocados por dimensionamento e ou produção  inadequada do equipamento. No caso da R1200GS LC 2013/2014 houve casos de queima por conta da qualidade do verniz isolante das bobinas do estator. Não suporta a temperatura do óleo do motor e se desfaz, provocando o curto-circuito da bobina.
Portanto, cada caso deve bem estudado para resolver a causa do problema.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Sim, eu tenho curso de engenharia nessa area   :D :D :D. Um dos casos mais recentes de problema de estatores queimados é o do Renault Zoe com motor Continental, que tem uma falha cronica e que a marca não esta a resolver   

No caso do motor da F800 estava em duvida porque já abri e fechei o motor e não me recordava porque estava a fazer confusão com os motores boxer mais antigos que essas sim, tem o alternador externo!!!  :D

Aqui estão as fotos da vitima:

Como podem ver ali aqueles 3 fios amarelos, sao 3 fases (corrente alternada) que como na corrente de casa tem um desfasamento de 120º entre elas... o rectificador na verdade tem 2 funcoes: rectificador e regulador porque a tensao que entra é variavel entre os poucos volts ao ralenti a cerca de 70v em alto regime, o rectificador tem o primeiro trabalho a passar de AC para DC (alternado para continuo) e o segundo trabalho que tem é reduzir a tensao para um valor que agora para incorrectamente mas para simplificar o teclar e o compreender anda 1,5 acima da tensao da bateria... a rectificacao é feita usando o principio da ponte de diodos que apenas permitem a circulação de  electroes num sentido, sendo os que querem circular no outro sentido os que provocam a maior parte do aquecimento.   :nice:

Luis, tinha a ideia errada que esse motor nao era grande coisa porque tinha lido um comentario depreciativo naquele outro forum das scooters. Afinal o motor é top e cheio de tecnologia...  ate tem 2 bombas de oleo  :D Se quiseres posso por aqui mais umas fotos :nice:

Setembro 07, 2021, 23:53:32, 23:53
Responder #18

Luis Salgueiro

• 1796

A função do rectificador é dissipar a energia extra (o que usa J-Fet dissipa, o de MOS-Fet não - por isso queima menos facilmente) pois caso contrário todo o circuito eléctrico da moto sofreria uma sobrecarga, e PUFFFFF - fusíveis nas couves.

Ok ! Essa dica dos rectificadores do tipo MOS-fet eu 'arquivei' , resta saber da compatibilidade com as ligações do original ( em matérias de 'electricidade' sou um burro a olhar para um palácio ) e se é fácil a adaptação .

Para este modelo a  BMW não vende o alternador 'à parte' , vende apenas o bloco completo onde está inserido o alternador e é brincadeira para 'mil e tal aéreos' . O positivo é que já vendem um bloco mais sofisticado (com um outro design interior)  do que aquele que equipou de origem este modelo , tem mais espaço para o óleo da lubrificação , não proporciona tanto aquecimento .

Já li que há malta no estrangeiro que quando lhes aconteceu algo do género mandou rebobinar o alternador , deve haver também por cá empresas que tratem disso mas desconheço . Á partida não deverá durar muitos milhares de kms mas ... 'enquanto o pau vai e vem, folgam as costas' !

De qualquer modo a burra está agora com retificador e alternador novos e este caso só aconteceu aos 50.000kms por isso vou apostar que poderei andar tranquilo por outros tantos .
Boas curvas !
« Última modificação: Setembro 08, 2021, 07:33:07, 07:33 por ModeradorB »

Setembro 07, 2021, 23:58:51, 23:58
Responder #19

Luis Salgueiro

• 1796

Luis, tinha a ideia errada que esse motor nao era grande coisa porque tinha lido um comentario depreciativo naquele outro forum das scooters. Afinal o motor é top e cheio de tecnologia...  ate tem 2 bombas de oleo  :D Se quiseres posso por aqui mais umas fotos :nice:

Obrigado pela tua colaboração TMaxer !  :nice: Ès um dos membros deste fórum que eu mais estimo e gosto de ler o que dizes . Boa sorte aí pelas terras do Cabral ! "Volta que estás perdoado !"  ;D :cool:

Setembro 08, 2021, 00:13:47, 00:13
Responder #20

TMXR

• 4156

Masculino
 :nice:

Eu estou em PT :D

Mas regresso para Sampa daqui por uns meses

Rebobinar um estator e fácil, até eu consigo fazer  :D :D  :convivio:

Setembro 08, 2021, 10:00:43, 10:00
Responder #21

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
Boas,
Sobre a solução de pôr fitas em vez de um protector por cima tipo isto (existe todo tipo de tamanhos, materiais etc.... https://images.app.goo.gl/ovCjLNfFPnXn8n8i7 e qual a melhor opção já tentei expliquei a diferença e tipo de aplicação que vai contra o objectivo aqui pedido. E preferivel apostar no arrefecimento. Portanto é testar e ver.

Ainda mais um pequeno achega, o resultado de pôr as fitas claro que vai por o escape em temperaturas mais altas por muito mais tempo e que não foi desenhado para isso. Alem de acumular merddas e humidade, criar ambiente óptimo para se instalar ferrugem etc. Claro pode dar mais 1 ou 2CV mas valerá a pena ir por aí...
Muitas marcas consideram que é uma alteração e abusiva e portanto esqueçam as garantias respeitantes a todo o sistema de escape.

Retificadores existe por aqui um tópico sobre isso mais completo. Os varios tipos e as diferente aplicações com os impactos nos alternadores.

"Retifica" a onda de corrente alterna AC para corrente continua DC e "regula" ou seja estabilizar a saida da mesma na mesma tensão V para carregar a bateria. Quem tem um laptop tem seguramente um tipo de rectificador ao lado

Setembro 08, 2021, 12:32:37, 12:32
Responder #22

Luis Salgueiro

• 1796
Obrigado pelo teu comentário Cross ! Foi útil ! Já tinha "posto de parte" colocar as fitas e reforçaste  essa ideia . Vou aprofundar a tua dica do tópico acerca dos rectificadores.
Cumps.
 :nice:

« Última modificação: Setembro 08, 2021, 12:36:20, 12:36 por Luis Salgueiro »