Bem... há aí questões completamente antagónicas e passo a explicar o porquê.
Uma coisa é criar zonas exclusivas para veículos eléctricos sem exclusão do tipo de veiculo e outra coisa distinta é criar zonas exclusivas para veículos e transportes colectivos e de uso comunitário de partilha que sejam totalmente todos eléctricos.
Logo no inicio da noticia o primeiro parágrafo resume a questão:
"Para a associação ambientalista, é imprescindível recorrer a medidas que façam
reduzir o número de carros em circulação e a sua utilização, através de políticas públicas que fomentem a utilização do transporte público." (não indica que é para incentivar a troca de veiculos poluidores pessoais por veiculos electricos)
Posto isto, o que se pretende não é criar zonas exclusivas para veículos eléctricos, o que está em vista são zonas talvez onde apenas transportes públicos possam circular, mas claro, eléctricos não poluidores.
Não fosse esta noticia ter aparecido depois do "Dia Europeu Sem Carros" e leia-se que não existe alguma informação sobre "Dia Europeu Sem Carros Poluentes e apenas para Carros Eléctricos"...
Eu sei que os fundamentalistas dos carros eléctricos já se estavam a espumar pelo canto da boca que teriam vantagens ou benefícios sobre os demais mas...
O que parece é que caminhamos rapidamente para virmos a deixar de termos veiculo próprio, usarmos transportes colectivos, de partilha e autónomos sem condutor como se vivêssemos numa comunidade semelhante a muitos filmes de ficção cientifica!
Electrificar os Taxis... já foi dificil eles terem deixado os 190D...

O engraçado é que existe uma sub-marca da Renault, com automóveis totalmente eléctricos exclusivos para frotas tipo TVDE/Taxis.
(porque razão a Renault terá optado por esta via? será o futuro das marcas em criar apenas veículos comunitários?)
Provavelmente há muita coisa que está a ser preparada às escondidas e bem camufladas da opinião publica e quando se der por isso é tarde...
Pronto...lá vem a opinião de estarmos cada vez mais a perder a identidade de cidadão de um país de uma União Europeia que à muito que deixou de ser o que julgaríamos ser para começarmos a sentir o que é viver numa comunidade altamente limitativa nas nossas liberdades pessoais e apenas limitados ao que nos impõem e o que julgam ser o melhor para nós! E claro, nós sem termos forma de reclamarmos nem nos opormos!
Saindo um pouco deste ambiente de ficção cientifica onde vivem muitos dos "idiotas ambientalistas" e voltando ao século em que vivemos e aproveitando para orientar o comentário para um determinada cidade de Portugal, Lisboa neste caso, face às recentes eleições autárquicas estou curioso por perceber o que aí vem, se mais "merdinoidiologia simcity" ou se agora com mais bom senso retroceder em algumas situações, melhoramento de outras e criação de novas soluções que realmente melhorem a vida de de TODAS as pessoas que vivem, trabalham e visitam a cidade. O sentimento de posse mesquinha que muitos moradores têm é pouco moderna e remonta ao mais básico sentimento do típico tuga nortenho do século passado em que se deve criar muros à volta das nossas propriedades... Veja-se a moderninade que se pode ver nos filmes americanos... as propriedades não têm muros a marcar a propriedade... claro que estou a falar no sentido figurado porque aquela coisa do "Eu vivo aqui logo tenho de ter mais vantagens" não é correcto e portanto voltando a esta noticia, se existe claramente uma oportunidade de todos caminharmos para não utilizarmos os veículos próprios, também não faz sentido os moradores terem lugares reservados e se o quiserem arranjem uma garagem!
Já agora... estamos então a caminhar para o que terá sido o Japão ainda à bem pouco tempo atrás onde apenas pessoas que tivessem forma de comprovar que tinham estacionamento garantido em casa e no trabalho seriam as únicas a garantir a hipótese de adquirir automóvel próprio e provavelmente pelos custo associados ao aluguer de garagens para tantos carros fosse um dos motivos para que os automóveis Japoneses eram tipo "micro-machines"...
Bem... por agora já chega de aumentar o testamento... poucos são os que vão ler...
nota: juntando tudo o que já disse sobre "Mobilidade Urbana Sustentável" e tornar-se ia um comentário mais completo mas a preguiça de repetir o que já disse antes...