Autor Tópico: ZERO quer que autarquias avancem com criação de zonas livres de emissões  (Lida 1902 vezes)

Setembro 28, 2021, 19:45:37, 19:45
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Sapiens21

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ZERO quer que autarquias avancem com criação de zonas livres de emissões




Passaram poucos dias desde que se realizou o 'Dia Europeu sem Carros', tendo sido precisamente nessa ocasião que a associação ambientalista ZERO sugeriu às autarquias que criassem zonas onde apenas pudessem circular veículos com emissões zero.

A associação ambientalista ZERO entende que as autarquias devem começar a implementar progressivamente Zonas de Zero Emissões (ZZE), onde poderiam entrar todos os veículos que não fossem poluentes, que neste caso se traduziria em apenas haver permissão para...veículos veículos eléctricos ou a pedais (ou hidrogénio se os houvesse, claro). :)

As Zonas de Zero Emissões (ZZE), onde apenas são permitidos veículos com emissões zero, "são um instrumento de política pública ao dispor das cidades para melhoria da qualidade do ar e do conforto do espaço público"- Associação Ambientalista ZERO.


Podem ler mais sobre este tema aqui:

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/zero-defende-que-autarquias-devem-comecar-a-implantar-zonas-livres-de-emissoes-14146644.html
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 29, 2021, 01:01:39, 01:01
Responder #1

2low

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Bem... há aí questões completamente antagónicas e passo a explicar o porquê.

Uma coisa é criar zonas exclusivas para veículos eléctricos sem exclusão do tipo de veiculo e outra coisa distinta é criar zonas exclusivas para veículos e transportes colectivos e de uso comunitário de partilha que sejam totalmente todos eléctricos.

Logo no inicio da noticia o primeiro parágrafo resume a questão:
"Para a associação ambientalista, é imprescindível recorrer a medidas que façam reduzir o número de carros em circulação e a sua utilização, através de políticas públicas que fomentem a utilização do transporte público." (não indica que é para incentivar a troca de veiculos poluidores pessoais por veiculos electricos)

Posto isto, o que se pretende não é criar zonas exclusivas para veículos eléctricos, o que está em vista são zonas talvez onde apenas transportes públicos possam circular, mas claro, eléctricos não poluidores.
Não fosse esta noticia ter aparecido depois do "Dia Europeu Sem Carros" e leia-se que não existe alguma informação sobre "Dia Europeu Sem Carros Poluentes e apenas para Carros Eléctricos"...
Eu sei que os fundamentalistas dos carros eléctricos já se estavam a espumar pelo canto da boca que teriam vantagens ou benefícios sobre os demais mas...
O que parece é que caminhamos rapidamente para virmos a deixar de termos veiculo próprio, usarmos transportes colectivos, de partilha e autónomos sem condutor como se vivêssemos numa comunidade semelhante a muitos filmes de ficção cientifica!

Electrificar os Taxis... já foi dificil eles terem deixado os 190D...   :pensador:

O engraçado é que existe uma sub-marca da Renault, com automóveis totalmente eléctricos exclusivos para frotas tipo TVDE/Taxis.
(porque razão a Renault terá optado por esta via? será o futuro das marcas em criar apenas veículos comunitários?)
Provavelmente há muita coisa que está a ser preparada às escondidas e bem camufladas da opinião publica e quando se der por isso é tarde...
Pronto...lá vem a opinião de estarmos cada vez mais a perder a identidade de cidadão de um país de uma União Europeia que à muito que deixou de ser o que julgaríamos ser para começarmos a sentir o que é viver numa comunidade altamente limitativa nas nossas liberdades pessoais e apenas limitados ao que nos impõem e o que julgam ser o melhor para nós! E claro, nós sem termos forma de reclamarmos nem nos opormos! 

Saindo um pouco deste ambiente de ficção cientifica onde vivem muitos dos "idiotas ambientalistas" e voltando ao século em que vivemos e aproveitando para orientar o comentário para um determinada cidade de Portugal, Lisboa neste caso, face às recentes eleições autárquicas estou curioso por perceber o que aí vem, se mais "merdinoidiologia simcity" ou se agora com mais bom senso retroceder em algumas situações, melhoramento de outras e criação de novas soluções que realmente melhorem a vida de de TODAS as pessoas que vivem, trabalham e visitam a cidade. O sentimento de posse mesquinha que muitos moradores têm é pouco moderna e remonta ao mais básico sentimento do típico tuga nortenho do século passado em que se deve criar muros à volta das nossas propriedades... Veja-se a moderninade que se pode ver nos filmes americanos... as propriedades não têm muros a marcar a propriedade... claro que estou a falar no sentido figurado porque aquela coisa do "Eu vivo aqui logo tenho de ter mais vantagens" não é correcto e portanto voltando a esta noticia, se existe claramente uma oportunidade de todos caminharmos para não utilizarmos os veículos próprios, também não faz sentido os moradores terem lugares reservados e se o quiserem arranjem uma garagem!

Já agora... estamos então a caminhar para o que terá sido o Japão ainda à bem pouco tempo atrás onde apenas pessoas que tivessem forma de comprovar que tinham estacionamento garantido em casa e no trabalho seriam as únicas a garantir a hipótese de adquirir automóvel próprio e provavelmente pelos custo associados ao aluguer de garagens para tantos carros fosse um dos motivos para que os automóveis Japoneses eram tipo "micro-machines"...

Bem... por agora já chega de aumentar o testamento... poucos são os que vão ler...  :D

nota: juntando tudo o que já disse sobre "Mobilidade Urbana Sustentável" e tornar-se ia um comentário mais completo mas a preguiça de repetir o que já disse antes...

 :offtopic:

 :D
« Última modificação: Setembro 29, 2021, 01:20:27, 01:20 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Setembro 29, 2021, 06:57:30, 06:57
Responder #2

Sapiens21

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(não indica que é para incentivar a troca de veiculos poluidores pessoais por veiculos electricos)

Implicitamente acaba por incentivar...  :)


"(....) A associação ambientalista ZERO considera que as autarquias devem começar a implementar progressivamente Zonas de Zero Emissões (ZZE), onde não são permitidos veículos poluentes.(....)"

"(....) As Zonas de Zero Emissões (ZZE), onde apenas são permitidos veículos com emissões zero, "são um instrumento de política pública ao dispor das cidades para melhoria da qualidade do ar e do conforto do espaço público", sublinha a ZERO(....) "


No fundo a associação ambientalista ZERO defende ambas as coisas....
Por um lado efectivamente existe essa vontade de que haja menos veículos em circulação, promovendo o uso partilhado e transportes colectivos.

Mas por outro lado favorece de uma forma que a mim me parece clara, o uso de veículos não poluentes (inclusivamente pessoais), onde cabem todo o tipo de veículos eléctricos, também a pedais...e hidrogénio quando surgirem.  :)


EDIT:

Para quem quiser ler todas as propostas, é passar por aqui.  :nice:

https://zero.ong/zero-apresenta-as-suas-propostas-sobre-mobilidade-para-lisboa-e-porto-a-par-das-respostas-dadas-pelas-candidaturas-autarquicas/


Mobilidade elétrica: Como pretende incentivar a mobilidade elétrica na cidade?

"(....)A mobilidade elétrica é fulcral na transição energética e nas cidades tem um papel acrescido, pois é determinante na melhoria da qualidade do ar. Mas a existência de uma infraestrutura de carregamento bem distribuída e densa e de um conjunto de incentivos, como sejam fiscais ou subsídios ou de outra natureza, são imprescindíveis para a adoção de veículos elétricos por parte dos particulares, dos operadores de transporte público coletivo e das empresas de transporte individual de passageiros (táxis ou TVDE) e de distribuição de mercadorias. A ZERO considera essencial que as autarquias facilitem o carregamento de carros elétricos, não só de particulares mas também nas empresas, através da promoção da instalação de uma rede de carregamento bem distribuída e densa, incluindo nos locais de trabalho e praças de táxis. Deve haver ainda da parte das autarquias um incentivo à eletrificação das frotas de táxis e à descarbonização das frotas de logística urbana. Os mecanismos de incentivo ao veículo elétrico devem continuar a passar pela isenção ou redução acentuada das tarifas de estacionamento, e devem ser promovidos os sistemas de veículos elétricos partilhados, integrados com o sistema de transporte público.(....)"

No fundo, é pretendido aquilo que já se verifica em várias cidades Europeias e que têm levado as pessoas a fazer...escolhas.
Escolhas essas que também (mas não só) passam por trocar de veículo por um não poluente.
« Última modificação: Setembro 29, 2021, 13:03:25, 13:03 por Sapiens21 »
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