Autor Tópico: Dúvida na Escolha  (Lida 3843 vezes)

Novembro 09, 2021, 11:45:34, 11:45
Lida 3843 vezes

JDG

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 18

Masculino
  • Marca Motociclo: Voge
  • Modelo Motociclo: DSX525
  • Localidade: Charneca da Caparica
Bom dia pessoal, sou novo por cá e caso não esteja no sitio certo direcionem-me para o correcto sff.

Procuro uma mota (125cc) para deslocações Casa-Trabalho-Casa (Almada-Lisboa-Almada), já usada,  com poucos ou alguns anos (depende).
Orçamento MENOS DE 3000€
Tenho mudado de opinião constantemente entre ser mota ou scooter. Mas tem de ser poupadinha e de boa qualidade/fiabilidade, pois é pra durar muito tempo...
Já estive inclinado para PCX, depois mudei para FORZA... De momento estou inclinado para KTM DUKE 125, CB125R estas duas principalmente adoro mas o orçamento só dá para estas já com quase 10anos!!!

Dúvida: Será que a KTM continua a ser melhor proposta mesmo sendo de 2012/2014 com cerca de 30milKm, do que uma KEEWAY RKF/RKV por exemplo com 2 anos e cerca de 10milKm ?

Dúvida 2: É preferivel uma PCX ou Forza (já com uns aninhos) do que uma mota KEEWAY, SYM, ZONTES, etc...

Novembro 09, 2021, 12:30:08, 12:30
Responder #1

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Olá e bem vindo a este espaço.

Quanto a moto vs scooter depende dos teus gostos.

Comprar mota "antiga" depende de como foi estimada pelo seu dono anterior. Revisões atempadas e em representante "oficial" seria o que eu procuraria numa mota/scooter em 2ª mão.

Uma 125cc para passar a Ponte 25 de abril em dias de Inverno é quase um risco, contando com os dias de muito vento. Há que ter isso em conta.

Se numa mota terás que colocar uma top case, numa scooter, o espaço debaixo do banco pode servir para colocares alguns essenciais para o trabalho.

Da PCX à Forza são scooters de filosofias diferentes. A PCX é "cavalo" para toda a "obra" à semelhança das suas diretas concorrentes.
A Forza está mais virada para uma componente de passeios, com maior proteção aerodinâmica e por exemplo: melhores pneus.

Lá vai do teu poder de compra e que esperas obter de uma scooter/maxiscooter.

Quanto às motas, mais desprotegidas, tens de preparar para o mau tempo e para lubrificares regularmente a corrente, principalmente nos dias de inverno onde a chuva e porcaria fazem maior "estrago" na corrente.

Outra questão que deves ter em conta é os espaços de manutenção. Existem motas/scooters que têm intervalos "curto" de manutenção, logo deves contemplar isso numa mota/scooter que vais utilizar diariamente. Mais kms = mais despesa.

E ainda: equipamento. Atenção que um equipamento em condições é essencial para quem conduz mota/scooter mas mais ainda quem utiliza diariamente seja no verão/inverno.

Contempla isso no teu orçamento pois conduzir na Ponte 25 de abril em dia de chuva e frio sem equipamento "em condições" não deve ser nada agradável.

Boa sorte com as tuas escolhas e... bem vindo a este espaço.

Novembro 09, 2021, 13:01:18, 13:01
Responder #2

Tojas

• *

• 36
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT-07
  • Localidade: Maia
Olá! Bem-vindo.

Sinceramente no teu caso não pensava muito. Se tens um orçamento de 3000 euros e tendo em conta a utilidade que queres dar à moto, eu compraria a pcx. Elas novas 0km com documentos devem andar na casa dos 3500 euros ou menos um pouco até. Não acho que faça sentido gastares 3000 euros numa duke 125 com 8 anos e 20k ou 30k km.

Apenas a minha opinião, com certeza farás a escolha certa!!

Novembro 09, 2021, 13:27:36, 13:27
Responder #3

ThatsMe

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1414

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Antes de mais, é importante ter em consideração que a mota é apenas a uma parte. Convém comprares equipamento também.
Vejo demasiada gente a gastar 100% do plafond na mota, e depois andam de calça de ganga e casaco da Decathlon.

Dou-te um exemplo de como podes andar muitíssimo bem equipado da cabeça aos pés sem gastar os olhos da cara:
  • Capacete - Scorpion Exo 1400 Air: 200€, e é um capacete excelente com concorrência a perto de 500€;
  • Casaco - Macna Epitude: 100€, casaco de 3 estações muito decente;
  • Luvas - Course Journey: 20€, luvas impermeáveis com proteção decente;
  • Calças - Course Rocker: 40€, calças de ganga com camada em Aramid e proteções de joelho;
  • Botas - Oxford Hunter: 81€, impermeáveis e decentes para o dia-a-dia.
  • Impermeáveis: Acerbis Pro Rain 3.0: 26€, impermeável para fazer face aos dias chuvosos.
Deixo a nota de que não fiz qualquer pesquisa por melhores preços, e à exceção do capacete e casaco não posso atestar a qualidade do equipamento.
Mas com isto andarias muito melhor equipado que 90% dos motociclista que vejo por aí, e tudo pela módica quantia de 487€.

Com alguma pesquisa certamente que consegues poupar ainda uns 50€ ao bolo total, ou até encontrar melhor equipamento e mais barato.
Relembro que há por aí muito quem só ande de capacete e nada mais, tendo esse capacete custado tanto ou mais do que estas 6 peças que te sugiro.

O segundo ponto que quero deixar, é que não acho que faça sentido estar a gastar tanto dinheiro por uma 125 com anos e anos só para ser de marca japonesa.
A Keeway RKF custa NOVA(!) 3190€. A Keeway Vieste custa NOVA(!) 2790€.

Se têm a qualidade de uma MT125 ou de uma Forza? Se calhar não, mas não é possível teres 3000€ de plafond total e querer ir para uma japonesa ao mesmo tempo que ainda compras equipamento e tudo mais.

Comecei a minha vida de motociclista numa Keeway Superlight, que custou nova 1950€ e fui duramente criticado por muita gente por não ir para uma Honda ou Yamaha que eram mais fiáveis.
A única diferença é que essas japonesas custavam mais do dobro da Keeway, e esta serviu-me tão bem como serviria uma japonesa qualquer.

Mas cabe-te a ti decidir.
« Última modificação: Novembro 09, 2021, 13:46:32, 13:46 por ThatsMe »

Novembro 09, 2021, 13:37:51, 13:37
Responder #4

NSilva

• *

• 26
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: GTS 300i EVO
  • Localidade: Lisboa
O That'sme disse tudo.
Acrescento apenas que a compra de uma usada envolve não só um risco por não saber como foi tratada, bem como uma revisão geral que irá custar mais dinheiro (esta questão não se coloca numa mota nova) e ainda tens garantia.

Novembro 09, 2021, 14:47:19, 14:47
Responder #5

JDG

• *

• 18

Masculino
Antes de mais um agradecimento a todos, foram impecáveis.

JViegas, sim passar a ponte em dias de clima complicados não será fácil numa 125, mas apenas tenho carta de carro, para já! A ideia é mesmo cortar nas despesas...
A ideia que tinha em mente, há uns tempos, tendo mota será pau pa toda a obra de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro...  :D
A realidade talvez será diferente, pelo menos nos primeiros tempos... o tempo não ajudando vou de carro mesmo  ;D
ThatsMe, fizeste bem relembrar de todos esses acessórios, os únicos em que de momento pensava era um capacete e umas luvas... mas agora tenho de repensar bem a coisa!

Pensando nesse caso, e em algo mais recente, novo ou semi-novo, uma PCX ou uma KEEWAY RKF penso que andará por aí...

Falta-me saber em quanto andará os seguros para esse tipo de motas....
Uma altura quis fazer uma simulação a ligar para uma seguradora, mas sem ter moto primeiro não me fizeram... tudo bem fiquei na mesma...

um obrigado a todos e vou ver a coisa.

Novembro 09, 2021, 14:53:01, 14:53
Responder #6

NSilva

• *

• 26
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: GTS 300i EVO
Entre as duas iria para a PCX devido à desvalorização da Keeway e também devido à PCX / NMAX serem ambas, grandes máquinas e super fiáveis com mais do que provas dadas.
Quanto a seguros, podes falar com a OkTeleseguros por exemplo. De certeza que te apresentam uma simulação.

Novembro 09, 2021, 17:17:00, 17:17
Responder #7

AMDista

• *

• 3
  • Marca Motociclo: Keeway
  • Modelo Motociclo: Blackster 250i
  • Localidade: Coimbra
Eu sou suspeito, mas Keeway está há muitos anos no mercado com provas dadas. Se o orçamento não der mesmo para a PCX, eu não descartaria a Keeway.

Novembro 09, 2021, 17:31:42, 17:31
Responder #8

saraiva

• 1046
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Antes de mais, é importante ter em consideração que a mota é apenas a uma parte. Convém comprares equipamento também.
Vejo demasiada gente a gastar 100% do plafond na mota, e depois andam de calça de ganga e casaco da Decathlon.

Dou-te um exemplo de como podes andar muitíssimo bem equipado da cabeça aos pés sem gastar os olhos da cara:
  • Capacete - Scorpion Exo 1400 Air: 200€, e é um capacete excelente com concorrência a perto de 500€;
  • Casaco - Macna Epitude: 100€, casaco de 3 estações muito decente;
  • Luvas - Course Journey: 20€, luvas impermeáveis com proteção decente;
  • Calças - Course Rocker: 40€, calças de ganga com camada em Aramid e proteções de joelho;
  • Botas - Oxford Hunter: 81€, impermeáveis e decentes para o dia-a-dia.
  • Impermeáveis: Acerbis Pro Rain 3.0: 26€, impermeável para fazer face aos dias chuvosos.
Deixo a nota de que não fiz qualquer pesquisa por melhores preços, e à exceção do capacete e casaco não posso atestar a qualidade do equipamento.
Mas com isto andarias muito melhor equipado que 90% dos motociclista que vejo por aí, e tudo pela módica quantia de 487€.

Com alguma pesquisa certamente que consegues poupar ainda uns 50€ ao bolo total, ou até encontrar melhor equipamento e mais barato.
Relembro que há por aí muito quem só ande de capacete e nada mais, tendo esse capacete custado tanto ou mais do que estas 6 peças que te sugiro.

O segundo ponto que quero deixar, é que não acho que faça sentido estar a gastar tanto dinheiro por uma 125 com anos e anos só para ser de marca japonesa.
A Keeway RKF custa NOVA(!) 3190€. A Keeway Vieste custa NOVA(!) 2790€.

Se têm a qualidade de uma MT125 ou de uma Forza? Se calhar não, mas não é possível teres 3000€ de plafond total e querer ir para uma japonesa ao mesmo tempo que ainda compras equipamento e tudo mais.

Comecei a minha vida de motociclista numa Keeway Superlight, que custou nova 1950€ e fui duramente criticado por muita gente por não ir para uma Honda ou Yamaha que eram mais fiáveis.
A única diferença é que essas japonesas custavam mais do dobro da Keeway, e esta serviu-me tão bem como serviria uma japonesa qualquer.

Mas cabe-te a ti decidir.

Vinha cá dizer isto. Não com a profundidade do Thats me mas um alerta para o equipamento. Se for nova, tem mais a pincelada da matricula (custo).

Também já é conhecido o meu acordo neste tema com o Thats Me em relação à mota. Quando comprei a primeira scooter, também li muito para não o fazer porque a viagem era grande e uma scooter pequena não era adequada (38km ida + 38km volta incluinto toda a IC19)

Depois à data, preferi comprar a Sym Jet14 nova que uma pcx usada (já a pcx era a mota do povo).

Hoje, e tendo 3.000 euros para uma scooter tomava a mesma opção, talvez a Vieste ou a Kymco Nova Like 125.
Tentava ainda investigar o comportamento da Sym NHT ou da Vortex, por causa do vento da ponte.

Claro que isto é como tudo. O que interessa é o que realmente queres e sei que é possível veres no olx uma duke ou uma MT e não resistir.

Só tu podes decidir.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Novembro 09, 2021, 19:38:36, 19:38
Responder #9

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Relativamente às motos que indicas, não acho que seja despropositada a compra de motos usadas de 2012/2014 porque:
- as actuais 125cc estão ainda mais "amordaçadas" só para garantir os fetiches lá dos tipos idiotas dos pseudo ambientalismos
- as motos de 2012/2014 têm velocidade de ponta garantidamente superior a quase todas as actuais propostas
- uma moto de marca como a KTM ou Honda deve garantir uma experiência de utilização superior mesmo que usada quando comparada com uma alternativa que é apenas mais barata quando nova
- todas as motos estão caras ou caríssimas, sejam as novas sejam as usadas e podes ver até Yamaha YZF-R125 de 2012 quase ao preço que elas custaram novas em 2012...

Entre a CB125R e a KTM Duke 125, eu penderia para a KTM por ser aquela que garante um comportamento real mais dinâmico e divertido (e obviamente por ser uma candidata a 2ª moto), mesmo com as suas limitações de ser apenas uma 125cc e quase 15cv enquanto a Honda acaba por ser algo mais confortável e talvez um compromisso para aquilo que pretendes.

Sobre a diferença de KTM/Honda com 30.000km para uma Keeway com 10.000km depende apenas do estado da KTM/Honda, tal como do estado da Keeway...
Podes ter Keeways com 30.000km talvez em melhor estar que algumas com 10.000km e o mesmo acontece em comparação com as KTM/Honda apesar de serem genericamente mais robustas e capazes de aguentar com negligencias maiores...

Sobre a ultima duvida, diria que poderias incluir a Zontes no mesmo patamar da PCX/Forza apesar de garantidamente que a Forza deverá ser (ainda) actualmente o "topo de gama" das scooters 125cc. Mas a Zontes tem scooter?!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Novembro 10, 2021, 09:55:38, 09:55
Responder #10

JViegas

• 4723

Masculino
Fui dar uma volta ao site da Keeway e encontrei este modelo já com topcase (cerca 2.500 "paus"):

https://www.keeway.pt/pt/modelos/7-moto-125/50-tx-125-end-ext

Para scooters gostei muito desta:

https://www.keeway.pt/pt/modelos/5-scooter-125/29-zahara-125

Teria sempre que vir ao vivo, mas consideraria estes modelos pois já têm muitos anos no mercado nacional.

Vai do teu gosto pessoal e daquilo que consegues comprar.

Novembro 10, 2021, 10:51:02, 10:51
Responder #11

saraiva

• 1046
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

Para scooters gostei muito desta:

https://www.keeway.pt/pt/modelos/5-scooter-125/29-zahara-125

Teria sempre que vir ao vivo, mas consideraria estes modelos pois já têm muitos anos no mercado nacional.

Vai do teu gosto pessoal e daquilo que consegues comprar.

Acho que a Zahara é muito pequena, essa sim para conforto diário e para quem quer passar a ponte. Ao vivo é ainda mais pequena do que já se vê na foto.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Novembro 11, 2021, 10:02:15, 10:02
Responder #12

JViegas

• 4723

Masculino
Pois... será mesmo para as voltinhas de fim-de-semana ou para quem não tem que trazer muita "coisa" de casa para o trabalho.

E uma top case ali ficaria feia.

Novembro 12, 2021, 12:42:35, 12:42
Responder #13

replicantz

• 580

Masculino

Uma altura quis fazer uma simulação a ligar para uma seguradora, mas sem ter moto primeiro não me fizeram... tudo bem fiquei na mesma...

Faz simulação na OK Teleseguros ou na Logo. Não precisas meter a matrícula, seleciona a opção "não tenho matrícula". Top: na data da carta, mete a data da de carro -- dá para fazer mas é necessário ter lá ambos os seguros.
No caso das 125 não sei, mas com carta de moto há menos de 1 ano e com carta de carro há mais de 10 a diferença nos valores é simplesmente abismal!

Para travessias na ponte a Forza seria melhor opção que qualquer moto com menos proteção aerodinâmica. Oferece uma boa proteção e estabilidade sob ventos fortes.
Mas o orçamento é limitador nesse caso.

Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk

Novembro 12, 2021, 18:53:05, 18:53
Responder #14

JDG

• *

• 18

Masculino

Faz simulação na OK Teleseguros ou na Logo. Não precisas meter a matrícula, seleciona a opção "não tenho matrícula". Top: na data da carta, mete a data da de carro -- dá para fazer mas é necessário ter lá ambos os seguros.
No caso das 125 não sei, mas com carta de moto há menos de 1 ano e com carta de carro há mais de 10 a diferença nos valores é simplesmente abismal!

Para travessias na ponte a Forza seria melhor opção que qualquer moto com menos proteção aerodinâmica. Oferece uma boa proteção e estabilidade sob ventos fortes.
Mas o orçamento é limitador nesse caso.

Desde já agradeço os feedbacks, estão a ser muito úteis e a fazer pensar.

Replicantz, sim já tinha tentado fazer uma simulação onde tenho o seguro do carro (Directo), mas pedia-me a matricula da moto, ou seja, qualquer matricula que desse viam logo ou que não era de moto, ou seria outra moto e de alguém com outro nome, penso que não desse para inventar muito!!!!

Quanto à FORZA, sim, apesar de gostar bem mais de moto, acho a Forza a opção mais inteligente para o trajecto que faço (anda bem, tem a sua protecção que uma moto não dá, e +Importante, gasta poucoxinho), o problema mesmo é o preço...! Depois vem outro problema, recais sobre uma e aparecem-te outras do género também válidas, tipo a GTS da SYM, vejo-a mais como a Forza e não como a PCX, talvez gaste um pouco mais... mas penso já ter sido descontinuada... portanto, tanto uma como outra seriam com alguns aninhos e Kms... Será que valeria a pena?

Novembro 14, 2021, 18:53:06, 18:53
Responder #15

lferreira

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 216
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S

Desde já agradeço os feedbacks, estão a ser muito úteis e a fazer pensar.

Replicantz, sim já tinha tentado fazer uma simulação onde tenho o seguro do carro (Directo), mas pedia-me a matricula da moto, ou seja, qualquer matricula que desse viam logo ou que não era de moto, ou seria outra moto e de alguém com outro nome, penso que não desse para inventar muito!!!!

Quanto à FORZA, sim, apesar de gostar bem mais de moto, acho a Forza a opção mais inteligente para o trajecto que faço (anda bem, tem a sua protecção que uma moto não dá, e +Importante, gasta poucoxinho), o problema mesmo é o preço...! Depois vem outro problema, recais sobre uma e aparecem-te outras do género também válidas, tipo a GTS da SYM, vejo-a mais como a Forza e não como a PCX, talvez gaste um pouco mais... mas penso já ter sido descontinuada... portanto, tanto uma como outra seriam com alguns aninhos e Kms... Será que valeria a pena?

Da minha experiência na Forza, quando a comprei em 2015, achei a mota excelente, tinha a potencia máxima permitida para uma 125cc (15 Cv), o que lhe permitia ir em AE na casa dos 100/110 sem esforço, (apesar de dar mais velocidade), poupada em consumo, quase tanto como a PCX, (fazia quase 500km's com 1 depósito), era bem mais avançada tecnologicamente que a concorrência mais conhecida da altura (SYM's e Xmax's), já toda em led's, ABS e com o vidro que descia e subia manualmente sem precisar de mexer em parafusos, vinha com uns pneus ditos normais, nada de pneus de bicicleta como eram as Pcx's e afins! E o espaço debaixo do banco era sublime, nunca precisei de comprar Top case!

Se puder avançar numa Forza, acredito que ñ se arrependerá!!  :nice:

Novembro 15, 2021, 12:52:56, 12:52
Responder #16

JDG

• *

• 18

Masculino

Da minha experiência na Forza, quando a comprei em 2015, achei a mota excelente, tinha a potencia máxima permitida para uma 125cc (15 Cv), o que lhe permitia ir em AE na casa dos 100/110 sem esforço, (apesar de dar mais velocidade), poupada em consumo, quase tanto como a PCX, (fazia quase 500km's com 1 depósito), era bem mais avançada tecnologicamente que a concorrência mais conhecida da altura (SYM's e Xmax's), já toda em led's, ABS e com o vidro que descia e subia manualmente sem precisar de mexer em parafusos, vinha com uns pneus ditos normais, nada de pneus de bicicleta como eram as Pcx's e afins! E o espaço debaixo do banco era sublime, nunca precisei de comprar Top case!

Se puder avançar numa Forza, acredito que ñ se arrependerá!!  :nice:

Sim em scooters, a Forza tem tudo aquilo que quero (à excepção do preço  ;D), vamos a ver se consigo uma porreira, será é em segunda mão com uns Km's, pelo que tenho visto na casa dos VINTE E TAL MIL Km...
Senão, terá de ser uma mais em conta...

Obrigado pelos feedbacks, têm sido muito úteis.
Qualquer que seja a minha escolha, depois dou noticias   :nice: