Autor Tópico: De volta ( em breve ) ás duas rodas: opiniões  (Lida 5031 vezes)

Fevereiro 17, 2022, 14:11:27, 14:11
Lida 5031 vezes

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Bom dia a todos.
Segundo opinião médica, lá mais para a frente ( provavelmente, a seguir ao Verão, inicio do Outono ) estarei apto a voltar ás duas rodas.
Sei que ainda é cedo, mas não custa nada começar a prospeção de mercado, e gostaria muito por isso das opiniões de quem as possa e queira dar.

O segmento será o mesmo, naked, mas estou inclinado para outra "coisa" menos pesada. Adorei a Bulldog mas, com esta pequena limitação na musculatura da perna esquerda, decidi optar por algo mais maneirinho, mais "user friendly", digamos assim.

Os modelos em apreciação, até agora, serão os seguintes:

1- Yamaha FZ8.
2- Honda CB650R.
3- Honda CB650F.
4- Yamaha XSR700.
5- Yamaha XSR900.
6- Yamaha MT07.
7- Yamaha MT09.
8- Kawazaki Z650RS.

Estes são os modelos preferidos, com diferentes numeros de cilindros e diferentes CC. Como podem reparar, deixei de fora vários modelos de várias marcas, não por não gostar deles ( excetuando a linha Z650, 750, 800, 900 e 1000 da Kawazaki, que não aprecio mesmo a estética ), apenas porque os apresentados são os preferenciais. Se acharem por bem aumentar a confusão, juntando mais, estão á vontade.

A quem tenha, ou alguma vez tenha tido, algum dos modelos acima mencionados, agradeço o feed-back ( especialmente em potenciais problemas crónicos que possam existir ).

De referir que será aquisição no mercado de usados, sendo essa a principal razão da Z900RS não integrar a lista acima mencionada ( até mesmo a Z650RS só está presente porque poderá, até á altura da aquisição, aparecer alguma com valor simpático ).

O valor disponivel poderá esticar-se ( já bem esticado ) aos 7500€. Mais que isso, não me apetece ( não querendo dizer que, a aparecer um excelente negocio, não possa esticar mais um bocadinho, com muito boa vontade ).

Já agora, e sem querer afastar ninguem do tópico, não vale a pena darem sugestões sobre outro segmento que não as naked. Antes do acidente pensei em mudar para uma sport-tourer, experimentei a Versys650, as duas Tracers e uma Transalp do ultimo modelo. Não "gostei" de nenhuma, por nenhuma razão em particular... tirando que não gosto do segmento das sport-tourers.
Desportivas mais radicais, já tive, gostei, mas já não estou na fase de andar escondido atrás do ecrã a mais de 200klm/h e a raspar avisadores. E, se não for para isso, não vale a pena comprar uma super desportiva.
Trails, ou maxi- trails, estão tambem fora de órbita, nunca gostei muito de off-road e tendem a ser pesadotas e altas, o que tambem não ajuda na questão da "deficiente" capacidade de fazer força com a perna esquerda ( "pesadotas" e "altas" é um elogio, no caso de ser uma maxi-trail ).
Pelas mesmas razões, e mais algumas, além de que não é a minha praia, as tourings ( Goldwings e afins ) estão tambem fora da lista.
Finalmente, os "ferros"... gosto, é um segmento que me cativa, mas o peso de grande parte delas é desmotivador, além das prestações não serem bem o que procuro quando estou na estrada.

Isto não é uma potencial compra, é só para saber se alguem tem ou já teve ( ou conhece quem tem ou já teve ) alguns dos modelos acima descritos, com vista a saber de eventuais problemas/mazelas que possam ter. Se acharem algum modelo dos acima descritos em boas condições ou a bom preço, não há problema que partilhem aqui. Mas o objectivo, para já, é só mesmo pesquisa e não a compra.
Não estou na disposição de começar já com dor de cabeça, ter a moto na garagem e só poder usar daqui a alguns ( ainda longos ) meses.

Desde já, o meu obrigado a todos os que possam ajudar, e tambem a quem não possa.  :nice:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 17, 2022, 15:04:27, 15:04
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não te vou sugerir nenhuma, pelo que venho aqui só registar (com muito agrado!) esse regresso às 2 rodas.

O acidente motivou recuperação que envolveu fisioterapia e um afastamento que foi bem longo como sabemos e descreveste em tópico próprio, pelo que ver  em breve um companheiro e conterrâneo voltar às 2 rodas, é algo que registo com muito agrado.

Qualquer uma das motos que colovas na lista será uma boa aposta. Qualquer uma delas.

Boa sorte Nuno e espero que possamos partilhar um ou outro passeio um destes dias. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 17, 2022, 18:26:55, 18:26
Responder #2

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
É com muito agrado que verifico que há boas previsões de regresso às 2 rodas no final do ano.

Quanto às tuas propostas: tal como diz o Sapiens21, são todas boas com sensações diferentes. E para quem conduz um motão, qualquer uma delas irás notar diferença significativa, tanto no peso como no motor.

Se as Honda são mais "pesadotas" as Yamaha serão mais leves.
Pessoalmente prefiro o look das XSR às MT
E prefiro o look das Kawasaki RS do que das Z

Vistas as "coisas" sou como tu: prefiro o clásico.

Quando mudei da Forza300, procurava uma trail, mas a altura ou o peso nunca me deixaram confortável.

Optei por uma naked por ser mais baixa e digo-te que na cidade é um must poder parar e colocar o pé no chão. Pelo menos para  mim.

Escolhi a CB650R pelo motor: mais rotativo do que explosivo o que se adapta muito ao meu estilo de condução. O facto de poder ir em 3ª ou 4ª a passar pelo trânsito sem necessitar de andar sempre a "trabalhar" com a caixa de velocidades tem sido muito bom. No entanto para acelerar não sentes a velocidade se não levares a velocidade certa. Por isso motos mais "explosivas" como o SP da Yamaha darão outro prazer.

O peso na CB650R nota-se, principalmente nas pequenas manobras e em determinadas velocidades. Para mim é um misto de satisfação: se para manobrar tenho que ter cuidado, em certas velocidades ter a mota "assente" no chão dá outra segurança do que sentir que a frente vai fugir a qualquer momento.

Acho que deves considerar como vais utilizar a mota e qual o teu estilo de condução e locais por onde andas. Não deixes de experimentar (quando experimentei a CB650R esqueci a MT), mas arrependo-me de não ter experimentado a SV 650 da Suzuki.

Recentemente apareceu a Trident que estou curioso por experimentar.

Não sei se uma mudança de 1000/1200cc(?) para uma 650cc não será muita diferença para aquilo que estás habituado, mas se calhar uma "descida" para uma 900cc não notarás tanta diferença, mas tens tempo... com calma... amadurece a ideia... experimenta quando te sentires capaz e em segurança para teres uma melhor ideia.

Fevereiro 18, 2022, 13:25:24, 13:25
Responder #3

Nuno YB

• 1209
É com muito agrado que verifico que há boas previsões de regresso às 2 rodas no final do ano.

Quanto às tuas propostas: tal como diz o Sapiens21, são todas boas com sensações diferentes. E para quem conduz um motão, qualquer uma delas irás notar diferença significativa, tanto no peso como no motor.

Se as Honda são mais "pesadotas" as Yamaha serão mais leves.
Pessoalmente prefiro o look das XSR às MT
E prefiro o look das Kawasaki RS do que das Z

Vistas as "coisas" sou como tu: prefiro o clásico.

Quando mudei da Forza300, procurava uma trail, mas a altura ou o peso nunca me deixaram confortável.

Optei por uma naked por ser mais baixa e digo-te que na cidade é um must poder parar e colocar o pé no chão. Pelo menos para  mim.

Escolhi a CB650R pelo motor: mais rotativo do que explosivo o que se adapta muito ao meu estilo de condução. O facto de poder ir em 3ª ou 4ª a passar pelo trânsito sem necessitar de andar sempre a "trabalhar" com a caixa de velocidades tem sido muito bom. No entanto para acelerar não sentes a velocidade se não levares a velocidade certa. Por isso motos mais "explosivas" como o SP da Yamaha darão outro prazer.

O peso na CB650R nota-se, principalmente nas pequenas manobras e em determinadas velocidades. Para mim é um misto de satisfação: se para manobrar tenho que ter cuidado, em certas velocidades ter a mota "assente" no chão dá outra segurança do que sentir que a frente vai fugir a qualquer momento.

Acho que deves considerar como vais utilizar a mota e qual o teu estilo de condução e locais por onde andas. Não deixes de experimentar (quando experimentei a CB650R esqueci a MT), mas arrependo-me de não ter experimentado a SV 650 da Suzuki.

Recentemente apareceu a Trident que estou curioso por experimentar.

Não sei se uma mudança de 1000/1200cc(?) para uma 650cc não será muita diferença para aquilo que estás habituado, mas se calhar uma "descida" para uma 900cc não notarás tanta diferença, mas tens tempo... com calma... amadurece a ideia... experimenta quando te sentires capaz e em segurança para teres uma melhor ideia.

A Bulldog, apesar de ter 1100cc, era uma moto peculiar. Motor 1100cc para 65cv e 265kg de peso. Não era dada a grandes prestações em altas, embora tivesse força que nem um camelo.
Qualquer uma das que enumerei acima tem mais ponta do que a Bulldog, o que tambem não é dificil, visto que marcava pouco abaixo dos 200, a descer.

A minha ideia agora é adquirir outra que faça o mesmo que a Bulldog ( utilização maioritariamente urbana, com umas saidas ao fim de semana, mais ou menos longas ). Não quero moto para turismo, visto não ter tempo nem € para passar dias em viagem cada vez que me apetece. Simplesmente, quero uma coisa mais recente e com menos peso. Não precisa ser recordista de velocidade, apenas o suficiente para manter velocidade de cruzeiro um pouco acima dos limites legais e com capacidade para ultrapassar alguns automoveis mais pachorrentos nas nacionais.

Tenho preferencia por um look mais clássico, mas tambem não desgosto das mais modernas. A SV tambem pode entrar na seleção, já a Triumph... duvido que apanhe alguma usada dentro dos valores que defini, do modelo novo. Do modelo mais antigo, tenho procurado... mas aparecem poucas e o aspecto quase nunca me agrada...
« Última modificação: Fevereiro 18, 2022, 13:27:06, 13:27 por Nuno YB »
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 18, 2022, 13:43:52, 13:43
Responder #4

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
É bom saber que essa recuperação está a evoluir e que já pensas na próxima moto.
Não consigo ajudar com nenhuma das motos que referes, tenho uma ligeira preferência mas totalmente subjectiva pela XSR. E mesmo assim não é nenhuma paixão que me fizesse comprá-la, pelo que tudo o que possa dizer não será de utilidade.
Nesse segmento naked pessoalmente gosto das RS da Kawa (650 e 900), das CB1100 RS e EX, e da pequena bicicleta Guzzi V7, todas bastante diferentes entre si.
Continuação de boa recuperação!

Abril 27, 2022, 20:49:56, 20:49
Responder #5

Nuno YB

• 1209
E é isto. Não era para ser já, nem era para ser esta.
Já tinha experimentado, gostei, o negócio proporcionou-se.
Apresento-vos a Red.

Enviado do meu POT-LX1A através do Tapatalk

Abril 27, 2022, 22:18:26, 22:18
Responder #6

JustGil

• 510

Masculino
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Parabéns pela aquisição! :confetti:
Que venham bons km em cima dessa máquina  :yeah:
Só uma pequena questão: esse pequeno defletor está pintado da mesma cor que a mota? Faço esta questão porque geralmente o defletor para as CBs é de um tom acinzentado.
Que a recuperação seja rápida! Tudo de bom!  :nice:

Abril 28, 2022, 00:03:47, 00:03
Responder #7

Sapiens21

• 18505

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Felicidades com a máquina, Nuno. :nice: :palmas:

Acertei na cor do que aí vinha, ao menos. :stuck_out_tongue_winking_eye:

É bom ver-te de volta às 2 rodas, depois do que te sucedeu. :convivio:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 28, 2022, 09:04:35, 09:04
Responder #8

Nuno YB

• 1209
Parabéns pela aquisição! :confetti:
Que venham bons km em cima dessa máquina  :yeah:
Só uma pequena questão: esse pequeno defletor está pintado da mesma cor que a mota? Faço esta questão porque geralmente o defletor para as CBs é de um tom acinzentado.
Que a recuperação seja rápida! Tudo de bom!  :nice:
Obrigado.
O deflector é da Ermax, já vinha como extra e é da cor da moto. Não sei se foi pintado ou se há em catálogo da Ermax.

Abril 28, 2022, 11:12:36, 11:12
Responder #9

nfkart

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 451

Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Felicidades para este maquinão!

Boas Curvas  :nice: :cool:

Abril 28, 2022, 13:26:27, 13:26
Responder #10

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Apresento-vos a Red.

O bichinho é terrivel e a vontade de voltar às 2 rodas é muita.... como te compreendo  ;D ;D... Ja fiz test drive a uma e gostei muito, muito maneirinha de se conduzir e o som dos 4 cilindros é algo que é fenomenal... Boa sorte com a maquina  :festa:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Abril 28, 2022, 19:05:46, 19:05
Responder #11

SARider

• 830

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Apresento-vos a Red.

Bela maquina!

Felicidades e muitos km de puro gozo!

:convivio:
R1250RT [K52]

Abril 28, 2022, 20:41:12, 20:41
Responder #12

2low

• 5458
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
É bom regressar e ver boas noticias!

Parabéns e sorte na nova burra!
 :cool: :convivio:

Maio 05, 2022, 13:11:25, 13:11
Responder #13

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Bolas... um gajo está um tempo sem aqui vir e depois é só boas noticias.

Muuuuittooos parabéns Nuno. É com grande alegria que vejo escolheste a CB. Uma boa máquina. Ainda hoje ao passar por um pequeno túnel, reduzir uma mudança antes de entrar e rolar o punho com vontade... que som meu Deus  :love0001:

É algo que me apaixona todos os dias e cada vez que me faço à estrada.

Espero que gostes igualmente de a conduzir e muitas felicidades.

Quando for a Évora tenho que a ver ao vivo.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Maio 05, 2022, 15:20:31, 15:20
Responder #14

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa