Autor Tópico: Viagem Lisboa -> Holanda de Moto  (Lida 4572 vezes)

Julho 16, 2022, 18:32:27, 18:32
Lida 4572 vezes

Robson

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 220

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Boas pessoal,

Meu filho está indo para a Holanda estudar e eu já estou pensando numa desculpa pra botar a magrela na estrada.

O percurso é mais ou menos 2200 km, onde penso em fazer bem a passeio, em 4 dias. Outubro ou Novembro.

Uma procura básica no Maps diz que passarei por França e Bélgica antes de entrar na Holanda.

Penso que informacoes importantes são:

- temperatura e tempo
- portagens (via verde funciona  em outros países?)
- lugares para dormir, abastecer, manutenção (Deus queira que não)
- condições de entrada nestes países (equipamentos que podem ser obrigatórios, que não são em Portugal)
- regiões a evitar (roubo, perigo natural, etc)

Alguém tem alguma experiência neste trajeto?

Obrigado

Julho 16, 2022, 21:25:29, 21:25
Responder #1

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Da para fazer mas ja está demasiado frio para fazer essa viagem

A fazer em outubro / Novembro conta já com temperaturas perto do 0 e de dias muito pequenos o norte da Europa

O percurso e todo em rodovia com pedagio, com excepção de Espanha onde podes fazer quando todo o percurso evitando os pedagios.

Da para cruzar a França sem pedagio por RN mas o limite de velocidade máximo e cerca de 100 km/h e da para inventar muito com a velocidade porque os controles com radar são constantes. C

Apesar de em França haver uma categoria para moto, conta com um valor substancial apenas para pedagios. O combustível também e mais caro em França e Holanda do que que em Espanha

A via verde só funciona em Espanha

Onde dormir depende de onde estás. O melhor a fazer e quando quiseres parar, consultares o teu smartphone e através de uma plataforma tipo booking.com ver quais as propostas de hotel ma região. Franca e bem servido de redes de hotéis low cost. Conta com 50€ por dormida

Pelo preço actual de um voo Lisboa Amsterdão não faz sentido fazer a viagem nessa altura do ano de moto, mas como digo, e fazível apenas não e a altura do ano para o fazer com o melhor conforto
« Última modificação: Julho 16, 2022, 21:27:29, 21:27 por TMXR »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 16, 2022, 22:42:25, 22:42
Responder #2

Robson

• **

• 220

Masculino
Da para fazer mas ja está demasiado frio para fazer essa viagem
A fazer em outubro / Novembro conta já com temperaturas perto do 0 e de dias muito pequenos o norte da Europa
Realmente este é um ponto importante a pensar 😒

Onde dormir depende de onde estás. O melhor a fazer e quando quiseres parar, consultares o teu smartphone e através de uma plataforma tipo booking.com ver quais as propostas de hotel ma região. Franca e bem servido de redes de hotéis low cost. Conta com 50€ por dormida
Este item é um risco, talvez seja melhor já sair de casa com tudo planejado. Imagine no meio da viagem ter problemas para achar um lugar pra dormir? É um tanto dificil, mas...

Pelo preço actual de um voo Lisboa Amsterdão não faz sentido fazer a viagem nessa altura do ano de moto, mas como digo, e fazível apenas não e a altura do ano para o fazer com o melhor conforto
A ideia é mesmo ter uma desculpa pra ir viajar. Estou ainda analisando e seus pontos foram bem colocados.

Muito obrigado  :scooter:

Julho 16, 2022, 23:04:00, 23:04
Responder #3

TMXR

• 4156

Masculino
Há uma enorme oferta de hotéis pelo caminho, pelo que não há que ter medo da opção de ter as estadias em aberto.

Não há que ter medo e e começar a planear a viagem… a partir de Novembro a viagem complica-se tanto devido ao frio, já fiz várias viagens de moto no mês de Novembro do tipo Munique ou Frankfurt e sempre cheguei ao destino, mas já apanhei mínimas de -6 graus e dias em que a temperatura máxima foi 1 grau…. E preciso ter coragem e bom equipamento. E saber o que se vaia a fazer porque com facilidade mesmo em AE se apanha zonas em que a aderência e muito reduzida devido a temperatura

A única coisa a ter atenção e ao produto que deitam na AE por causa do gelo, e uma pulverização de um liquido branco…. Se passar por um camião destes, desvie-se o máximo dele e pare na área de serviço seguinte, limpe a moto com água corrente e tenha o cuidado de limpar corrente e coroa e voltar a lubrificar
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 17, 2022, 10:31:47, 10:31
Responder #4

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Em Espanha os parques de campismo que têm bungalows podem ser uma boa alternativa para pernoitar.
Ainda existem os albergues que estejam no Caminho de Santiago com preços simpáticos mas é dormir em camaratas ao molho (podem estar vazias nessa altura do ano).
Para se ter acesso à maioria dos albergues é preciso adquirir a credencial/passaporte de peregrino mas há albergues que nem pedem, é um custo residual abaixo de 5€ e contando com alguns albergues a 6€ a noite...

Não sei se a melhor opção de trajecto (face ao clima na altura) seja ir por Andorra, seguir pelo Sul de França e Mónaco, atravessar Norte Itália por Milão, Liechtenstein, e atravessar Alemanha de Sul a Norte por Munique (obrigatório beber uma caneca numa cervejaria típica) - Nuremberga - Frankfurt - Colónia.
Eu evitaria o Norte de França e Bélgica nessa altura - vento, chuva, frio...
Tenho ideia que as estradas alemãs são mantidas limpas de neve mas posso estar redondamente enganado...

Sobre a moto, se estiver em condições, a manutenção será a normal:
- lubrificar a corrente de x em x quilómetros
- verificar pressão pneus
É de fazer uma boa revisão antes do "passeio" e verificar se no geral está tudo bem.
« Última modificação: Julho 17, 2022, 10:34:08, 10:34 por 2low »

Julho 17, 2022, 12:55:37, 12:55
Responder #5

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Companheiro,

Desde que não uses uma Triumph ST, vai tudo correr bem.
Não é @2low?

Boa viagem.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 17, 2022, 14:24:07, 14:24
Responder #6

TMXR

• 4156

Masculino

Não sei se a melhor opção de trajecto (face ao clima na altura) seja ir por Andorra, seguir pelo Sul de França e Mónaco, atravessar Norte Itália por Milão, Liechtenstein, e atravessar Alemanha de Sul a Norte por Munique (obrigatório beber uma caneca numa cervejaria típica) - Nuremberga - Frankfurt - Colónia.
Eu evitaria o Norte de França e Bélgica nessa altura - vento, chuva, frio...
Tenho ideia que as estradas alemãs são mantidas limpas de neve mas posso estar redondamente enganado...

Para ir para a Holanda essa volta implica muitos mais kms e depois vai implicar cruzar a Áustria em direção norte. E toda a Alemanha… e mais quentinho mas substancialmente mais longe

O melhor caminho é seguir para Salamanca e tomar a direção San Sebastián. A partir de vitória ter o cuidado de optar pelas vias não portageadas e passar para França em direção a Bordéus.

Os primeiros kms em França convém ser por auto route porque há muito trânsito mas uns kms depois de biarritz já para passar para RN. Após Bordéus a direção e Paris havendo a hipótese de la pagando a boa da peage ou indo sempre por RN. Por RN demoro sensivelmente 2 dias de viagem desde Lisboa até Paris apenas parando para comer e dormir.

De Paris e seguir em direção a Lille e entrar na Bélgica e tomar logo a direção do destino na Holanda. Na Bélgica as auto estradas são gratuitas  :nice:
« Última modificação: Julho 17, 2022, 14:33:31, 14:33 por TMXR »

Julho 17, 2022, 20:13:04, 20:13
Responder #7

Robson

• **

• 220

Masculino
Não é @2low?
Alguma aventura que eu desconheça??? 🤔🤔🤔🤔🤔

Julho 18, 2022, 07:55:33, 07:55
Responder #8

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Não é @2low?
Alguma aventura que eu desconheça??? 🤔🤔🤔🤔🤔

Nada a apontar:
- única vez que fiquei apeado foi a sair da garagem e no primeiro mês depois de a comprar, rectificador de corrente KO (situação resolvida até agora definitiva)
- duas vezes tive de parar na berma da estrada para apertar o parafuso de acerto do pedal de mudanças (situação já resolvida - nem conta como "ficar apeado")

Mas tem cuidado com qualquer moto que o JoãoPVCarvalho tenha ou já teve pois ele é que é perito em ficar apeado no meio do nada e naqueles dias de calor...
 :lolol: :D

Mas os meus amigos têm a mania de gozar com a minha moto e pensam que eu levo a mal...  :corado:

Julho 18, 2022, 16:09:45, 16:09
Responder #9

Robson

• **

• 220

Masculino
Ok. Obrigado pelas dicas. Vou analisar os prós e contras.

Caso decida ir, deixo todos avisados aqui