Autor Tópico: UberMoto - Um novo tipo de mobilidade à distância de um click?  (Lida 5461 vezes)

Outubro 10, 2016, 23:24:34, 23:24
Lida 5461 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
UberMoto - Um novo tipo de mobilidade à distância de um click??

Este tema está totalmente na ordem do dia.

Não na vertente das motos é claro...mas a verdade é que a UBER (e mais recente a Cabify), têm vindo a ganhar adeptos um pouco por todo o Mundo, conseguindo que os seus clientes, através de uma simples "reserva" feita numa app instalada no smartphone, consigam ter um meio de transporte ao seu dispor.

O serviço, como será do conhecimento geral, utiliza um programa que funciona como central de atendimento para enviar um motorista profissional o mais próximo possivel do local da pessoa que o chamou. O serviço oferece uma solução de pagamento que cobra automaticamente o valor do percurso e gorjeta no cartão de crédito registado na conta.

Mas...e com motos??

Já se sabe que existem moto-táxis em todo o Mundo (não é novidade nenhuma) e na Europa chegam a utilizar-se GoldWings para esse tipo de serviço de transporte.

Mas a verdade é que a UBER parece querer entrar por esse filão também... Aliás, já entrou, mas na Europa a coisa não corre de feição. Lembro-me a este respeito da resposta dos taxistas Parisienses a um motorista da UberMoto... O vídeo encontra-se no Youtube e é bem conhecido.

Já na Tailândia, no decurso do primeiro trimestre deste ano, iniciaram ali um período experimental de maior escala com a UberMoto...situação que ocorreu também no Vietnam, na Índia, em São Paulo (Brasil), entre outros países e cidades.

A questão que se coloca é que ao nível cultural existem diferenças e a Europa não me parece tão dada a este tipo de transporte em 2 rodas (com motorista), por comparação p. ex. à Índia.

Falo por mim também neste caso...

Acho que não me vejo com facilidade à pendura de um qualquer motociclo, preferindo (até comprovar eventualmente o contrário) o conforto e segurança de um automóvel, em caso de ter de recorrer a um serviço de transporte.

Uma coisa é eu conduzir o meu motociclo e outra é ser conduzido....parece-me.   :-X

-------------------------------------------------------

Dado ser este um tema que está numa fase de ebulição nos meios de comunicação social e até porque existem bons e muito competentes profissionais no sector do transporte de taxi, tentemos que as intervenções se façam dando lugar à opinião e não a acesa discussão.  :convivio:  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 11, 2016, 07:52:59, 07:52
Responder #1

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
No que tu vieste falar Isaac....
Logo eu que tenho de lidar com isso no dia a dia.
Sou contra, mas explico:
Sou contra uma concorrência que não é legal ,os táxis tem licenças,seguros próprios para transporte público,tem formação embora ela não se veja tem de pagar inspecções aos taxímetros,etc.
Sou contra o que eles fizeram ontem,perderam a pouca razão que tinham.
Um uber aluga um carro e começa a trabalhar ,não paga licenças,nao tem seguro de transporte público,nao tem formação,nao tem nada.
E acima de tudo sou eu que os recebo numa porta de um hotel e vejo que ,tal como os taxistas ,há os bons e os maus,na uber aqui perdem e muito.
Qualquer um pode trabalhar para eles ,nao há controlo.
Tem de prejuízo só este ano mais de 500 milhões de euros e isso ninguém vê.
Neste caso não há concorrência nas motos e por cá não sei até que ponto daria.
Dou um exemplo e termino
Um uber leva de Cascais a lx cerca de 25/30€,dos quais 25%sao para a uber ,querem mais contas?como é possível aquilo dar lucro ?a quem? Ao governo já se soube que deu 1%
Mas com os acontecimentos os taxistas perderam tudo.
« Última modificação: Outubro 11, 2016, 07:54:14, 07:54 por mneves »
membro numero 16

Outubro 11, 2016, 10:00:47, 10:00
Responder #2

Tiago Parracho

• Visitante
...
Qualquer um pode trabalhar para eles ,nao há controlo.
...

Marco, não me vou alongar neste tema, por ser polémico e eu não o conhecer em detalhe, mas vou apenas responder a esta questão.

De facto no inicio o Uber não tem formação, não tem que requerer licença, etc. Mas ao efetuar o transporte de passageiros, esses mesmos passageiros podem classificar o serviço prestado por esse mesmo profissional, e caso o mesmo tenha várias avaliações negativas, a Uber retira-o do serviço.

Sinceramente a minha opinião é de que é bem vinda concorrência ao sector do transporte privado de passageiros, mas com igualdade de condições legais.

Sobre a questão do ubermotos, de facto acho que tudo depende sobre qual o trajecto que iria fazer à pendura de um motociclo cujo condutor desconheço. Se fosse no meio do trânsito citadino, se calhar não arriscava, mas sendo por exemplo num trajecto tranquilo, talvez fosse capaz de recorrer a isso.

Outubro 11, 2016, 10:11:07, 10:11
Responder #3

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas a todos, na minha opinião, em um simples slogan  " Isto não é a lei da selva, ou a republica das bananas " , com isto quero dizer que os taxistas (Patrões) para ter um veículo na praça tiveram que fazer um esforço enorme a todos os niveis, papelada, cursos, reuniões,licenças,compra do veículo,pintura do veiculo, esse veículo tem que ser substituido a não sei quantos anos, os motoristas têm que ter o CAP, etc.etc

Depois aparecem aqui uns senhores, para eles andar na praça é como eu ou outro, bebe um copo de água.

Vou acabar como comecei;

" Isto não é a lei da selva, ou a republica das bananas "

Quero fazer aqui uma salvaguarda; este Governo ou coligação, não tem culpa direta neste problema, isto já vem de trás do anterior governo !!!

:bandeiraportugal:
« Última modificação: Outubro 11, 2016, 10:17:26, 10:17 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 11, 2016, 10:36:57, 10:36
Responder #4

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Eu sou um dos poucos que apoia a causa dos taxistas.

É certo: a maioria dos taxistas são uns energumenos e eu não gosto e evito andar de taxi.

Mas sao pessoas... sao pessoas que para ganhar a vida trabalham muitas horas, fazem horarios que muitos de nos recusaríamos e estão expostos a que todo o lixo da sociedade lhes entre pela porta adentro (a partir de uma certa hora, calculo que o nível da clientela baixe e muito).

Agora, para terem um taxi tem que pagar os impostos, iva, irs, ss, alvara, licenciamentos, inspecoes, calibragens, etc... carro, combustível, revisoes, pneus, etc...

Ou seja, ainda é uma actividade em que alguem que nao tem grande escolaridade ou que está a passar por dificuldades consegue ganhar a sua vida de forma honesta.

A UBER, faz isso... mas "comendo" uma comissão aos trabalhadores que passam a suportar todo o risco e despesa: aquisição de veiculo, combustível, etc etc. O funcionario deixou em parte de ser patrao e passou a ser um simples funcionario precario... por qualquer motivo a UBER com 2 ou 3 clicks pode denunciar o contrato e nao dar mais trabalho aquela pessoa.

No final do mes, a UBER paga o iva que deve em PT e os IRC dos lucros sao pagos no Luxemburgo ou na Holanda e o dinheiro depachado para um paraiso fiscal qualquer.

No fundo, isto nao é mais do que ja aconteceu em praticamente todos os sectores de actividade onde as multinacionais ou as grandes empresas tomaram conta dos negocios: supermercados, roupa, electrodomesticos,

E os que nao foram tomados pela grande empresas, foram fechados pela concorrência desleal dos Chineses 

Por isso temos o pais que temos e estamos onde estamos: não temos grande industria e a que temos em grande parte já foi deslocalizada para a Asia, grande parte do comercio apenas da trabalho a miúdos ate aos 30/35 que andam a rodar em contratos precários entre os grandes grupos e depois quando são "velhotes" sao descartados, o pequeno comercio que ainda pode garantir 1 ou 2 postos de trabalho está a agonizar com a perca de poder de compra e depois temos os servicos...

Felizmente, temos agora a bolha do turismo que ainda vai dando trabalho a algumas pessoas, mas estamos a beneficiar de uma conjuntura que a qualquer momento nos pode fazer perder competitividade... ou seja: NAO HA EMPREGOS... temos miudos a tirar cursos a terem que emigrar pois nao tem emprego ou o que arranjam é um estagio ou mal pago

E depois temos que cada vez mais, ha menos pessoas a trabalhar e mais pessoas desempregadas ou reformadas.... ou seja a cobranca de descontos da SS nao garante o pagamento do benificiarios sem que haja um endividamento mensal do país para pagar todas as prestacoes sociais.

E para resolver isto, o que se tem assistido é a todo o genero de medidas bastante imaginativas para sacar dinheiro... a classe media ja praticamente deixou de existir e penso que muitas pessoas tiveram uma dura perca de rendimentos e muitos tiveram uma grande perca de alguma liquidez que poderia ter... 

E no meio disto tudo, temos um politicos autistas (ou bastante expertos para o lado deles) que ainda vem com a lenga-lenga da "fuga e evasao fiscal" para justificar a baixa (e insuficiente) cobrança de impostos

O problema real disto, era que quando o gajo do café não enfiava ao bolso o dinheiro de 3 ou 4 refeições, a seguir ia gasta-lo no comercio ou serviços ao lado do restaurante, ou seja o dinheiro era re-injectado na economia local.

Hoje, quando os Pingos Doces, as Ubers, as Zaras e outros grandes grupos fazem precisamente o mesmo que o gajo do café, não é evasão fiscal pois eles pagaram para haver uma lei que os permite fazer isto. O problema é aquele dinheiro desaparece de portugal e nunca mais cá volta... a única coisa que cá fica são os salários mínimos dos funcionários.

Portanto, temos que a Uber que tem participações de mega-empresas como a Google e que nunca deu lucro um unico dia na sua vida, tem o poder económico para influenciar os políticos de todo o espectro e manda fazer as leis para fazer aquilo que bem quer e lhe apetece.

Os taxistas apenas tem a culpa de ser a "fruta baixa" neste momento...

A UBER nunca deu lucro, porque o dinheiro pago aos "taxistas" tem-lhes comido a margem, por isso como o dinheiro nao é problema, este ano compraram à Mercedes 100 mil Classe S com sistema de conducao autonoma que deverao comecar a ser entregues em 2020... ou seja daqui por 5 anos, a UBER pode cancelar os contratos com aqueles que hoje lhes presta os servicos e lhes come a margem e em troca contratar alguem pelo ordenado minimo para ir atras do volante e carregar malas e o automovel fará todo o trabalho  :zangadoplus:

Portanto... taxista é uma profissao que vai desaparecer a medio prazo... mais uns milhares de pessoas que vao para o desemprego, sobrecarregar a parte social do estado e aumentar a taxa de pessoas de pessoas pobres para que 3 ou 4 pessoas que ja sao mega-ricos hoje, possa ser mega-mega-ricos amanha  :napodeser:

E assim que os camiões com condução autónoma chegarem ao mercado os camionistas vão passar a ser a "fruta mais baixa"  :tiros:
« Última modificação: Outubro 11, 2016, 10:44:53, 10:44 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 11, 2016, 10:50:18, 10:50
Responder #5

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
TMaxer, conclusão,  os Chineses dão cabo disto tudo, eu bem tenho razão... :lolol: :lolol: :lolol:

............................   :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 11, 2016, 11:00:58, 11:00
Responder #6

TMXR

• 4156

Masculino

Para mim sao o grande problema porque a Europa está a passar.

A grande maioria da industria foi descentralizada para a Asia e perdemos milhoes de postos de trabalho. Muito deles feito atraves de plagio directo de marcas Europeias e Americanas

Grande maioria da mercadoria Asiatica chega aqui atraves de portos muito porosos como por exemplo Napoles e vem sabe-se lá como  :Dressed_bek035: mas isso ninguem controla

A Europa neste momento nao tem qualquer liderança politica e está em desfragmentação... e a continuar assim vai ser (ja é) uma regiao sem qualquer poder ou influencia geo-politica... ainda vamos ter a tristeza de ver a Europa numa das zonas mais pobres do mundo  :nice:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 11, 2016, 11:50:10, 11:50
Responder #7

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Para mim sao o grande problema porque a Europa está a passar.

A grande maioria da industria foi descentralizada para a Asia e perdemos milhoes de postos de trabalho. Muito deles feito atraves de plagio directo de marcas Europeias e Americanas

Grande maioria da mercadoria Asiatica chega aqui atraves de portos muito porosos como por exemplo Napoles e vem sabe-se lá como  :Dressed_bek035: mas isso ninguem controla

A Europa neste momento nao tem qualquer liderança politica e está em desfragmentação... e a continuar assim vai ser (ja é) uma regiao sem qualquer poder ou influencia geo-politica... ainda vamos ter a tristeza de ver a Europa numa das zonas mais pobres do mundo  :nice:

Eu vou mais á frente um pouco e dizer que a 3ª. Guerra Mundial   :Dressed_bek035:  já sabemos com quem vai ser, só falta saber a data, mais nada .

Mas não é a Europa, é o mundo vs China.
Não tenham duvidas....
 :convivio:
« Última modificação: Outubro 11, 2016, 11:51:38, 11:51 por Clemente Vicente »

Outubro 11, 2016, 13:35:55, 13:35
Responder #8

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Confesso que criei este tópico de forma muito pouco inocente (pelo menos o timing em que o fiz), tendo estado no entanto algo relutante desde o início, por não saber se o assunto seria discutido com a necessária elevação...

Com isto quero dizer que estava perfeitamente ciente que o assunto principal (Uber Motos) seria colocado completamente de lado, mas não queria ver aqui minimamente - e em palavras - o que se assistiu por parte de manifestantes que decidiram partir para actos irreflectidos, perdendo por completo alguma razão que lhes pudesse assistir em ali estar a mostrar a sua presença e a sua voz.

Assim e depois de ter lido as intervenções (e cada um com a sua opinião), :) foi com agrado que constatei que souberam aceitar o que cada um escreveu e que sabem olhar para esta questão com um certo distanciamento.  :palmas: :palmas: :convivio: :convivio:

Mas já agora... :feliz:
Se a Uber decidir adquirir uma frota destas, não digo que não dê uma voltinha à pendura, contrariadno o que tinha dito na minha primeira intervenção neste tópico!  :stuck_out_tongue_winking_eye:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Outubro 25, 2016, 23:39:12, 23:39
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino
Yop... já começa, uns meses ou ano mais cedo do que estava à espera

A Uber, mais precisamente a sua sub-divisão chamada Skynet... perdao... OTTO que se destina ao mercado de Pesados, acabou de fazer a sua primeira viagem: Precisamente 120 milhas entre Fort Collins e Colorado Springs para entregar precisamente 51,744 latas of Budweiser. (inserir smiley apropriados:  :convivio: :convivio: :convivio: :convivio:)

A OTTO está a preparar para entrar no mercado, onde a sua grande area de facturação será a construcao de kits de conducao autonoma para serem "retrofitted" nas frotas de pesados actuais.

Para ja, ainda será necessário um humano atras do volante, contudo o sistema nao necessita de qualquer intervenção para conduzir o camião...(inserir smiley pouco apropriado: :enlatado: :enlatado: :enlatado:)

Será expectável que os salários nesta área desçam a pique  :nice:

Nao sei se ja escrevi isto aqui ou se tem este conhecimento, mas o binómio de condução de veículos ligeiros  e pesados (taxis, transporte pesado, distribuição de mercadoria) é precisamente a área que tem a maior fatia no mercado de trabalho masculino na America do Norte  :toma:

Estao a pensar o mesmo que eu????
« Última modificação: Outubro 25, 2016, 23:41:18, 23:41 por TMaxer »

Outubro 25, 2016, 23:52:12, 23:52
Responder #10

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Se for uma conclusão de que o crescente número de veículos de condução autónoma (tendo por base leis que dispensem futuramente um humano atrás do volante) terá potencial para "eliminar" milhões de empregos em todo o Mundo...então sim, percebo a tua conclusão.

E é de se reflectir...

Dalai Lama

Outubro 25, 2016, 23:56:34, 23:56
Responder #11

TMXR

• 4156

Masculino

Nada acontece por acaso... o afastamento destas pessoas da vida activa e de uma forma licita de ganharem a vida apenas vai criar mais carga nos sistemas sociais dos países e alienar mais pessoas para "monstruosidades" como é caso dos "Trumps" e das "Frentes Nacionais"  :napodeser: :napodeser:

Bem... daqui a bocado aparece aí o outro rapaz a dizer que venho para aqui despejar as minhas frustacoes  :D :D :D :D

Outubro 26, 2016, 00:08:06, 00:08
Responder #12

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Opiniões são opiniões e o tema tem uma enorme relevância.  :nice:

Creio que a Admin./Mod. levará este tipo de debates em conta e não fora de um contexto que é mais vasto que o motociclismo em si, mas que acaba por também o abarcar de certa forma, com o crescente número (futuro) de veículos autónomos a coexistir com motociclos.

Aliás, pondero mesmo a abertura de um tópico para breve com um tema algo paralelo, nomeadamente a questão da robótica nas fábricas: A sua capacidade para o perfeccionismo em série e a capacidade (nefasta do ponto de vista social) de substituir toda uma linha antes preenchida de trabalhadores...

Dalai Lama