Autor Tópico: Carta A com mota limitada 35kw  (Lida 5956 vezes)

Setembro 21, 2022, 23:08:38, 23:08
Lida 5956 vezes

philares

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 20

Masculino
Olá a todos!
Após procurar em vários sitios e não conseguir encontrar resposta concreta, e ter contactado o IMT várias vezes sem sucesso, deixo aqui a minha questão.
Tendo eu carta A2, posso-me autopropor a exame de carta A com uma mota 600/700 limitada a 35kw? (por exemplo uma MT-07 35kw ou Cb650r 35kw) ou a mota obrigatóriamente para carta A tem de estar full power?

Se for uma questão parva, lamento mas gostava mesmo de conseguir esclarecer este assunto! obrigado.   :festa:

Setembro 22, 2022, 09:51:49, 09:51
Responder #1

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Penso que condutores com uma determinada idade e que possuem carta A2 podem auto propor-se a exame.

Numa pesquisa encontrei isto:
https://www.honda.pt/motorcycles/owners/licence.html

ATENÇÃO:
Não sei se a informação está atualizada e qual o suporte legal. Sugiro que continues a tentar entrar em contacto com o IMTT ou então dá um pulo a uma escola de condução, pois certamente mesmo que não tenhas aulas teóricas/condução será através da escola que te deverás propor a exame. Penso eu de que...  :pensador:

O site do IMTT também não é muito preciso:
https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Paginas/Motociclos.aspx

Espera por mais sugestões aqui do pessoal.

Setembro 22, 2022, 10:24:39, 10:24
Responder #2

JustGil

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 507

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Viva!
Tenho um amigo que tirou a carta A como autoproposto há uns anos atrás. Ele contou-me que na altura levou uma GS1200 do tio numa carrinha( por ainda não ter carta para andar com a mota), e ele disse-me que se levasse a sua mota (uma Hornet 600 de 25kw de livrete, eles não aceitavam). Portanto, creio que terás que levar uma mota com mais de 35kw (uma mota da categoria A).
Quando for a altura do exame, não esquecer de levar auricular e colete refletor, e se eu não me engano, o resto do equipamento é da tua conta, incluindo o carro para levar o examinador durante o trajeto do exame.
Pelo menos, foi isto que na altura eu entendi.
Como referiu o @JViegas, o melhor será pedir informações numa escola de condução ou ir pessoalmente ao IMTT ( que é uma seca total  >:( )

Setembro 22, 2022, 11:13:28, 11:13
Responder #3

philares

• *

• 20

Masculino
Penso que condutores com uma determinada idade e que possuem carta A2 podem auto propor-se a exame.

Numa pesquisa encontrei isto:
https://www.honda.pt/motorcycles/owners/licence.html

ATENÇÃO:
Não sei se a informação está atualizada e qual o suporte legal. Sugiro que continues a tentar entrar em contacto com o IMTT ou então dá um pulo a uma escola de condução, pois certamente mesmo que não tenhas aulas teóricas/condução será através da escola que te deverás propor a exame. Penso eu de que...  :pensador:

O site do IMTT também não é muito preciso:
https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Paginas/Motociclos.aspx

Espera por mais sugestões aqui do pessoal.
Muito obrigado desde já pela ajuda!
Eu ja tenho carta A2 desde 2020, tenho neste momento 24, quase 25anos, e apesar de ter uma MT-07 35kw e poder deslimita-la, não quero ficar preso aos 35kw da carta, ou seja, se um dia quiser uma mota de cilindrada superior, não quero ter o impedimento de ter carta A2.
Nas escolas de condução o melhor preço que consegui foram os 250-300eur, o que acho um absurdo visto eu não ter de fazer a parte teórica e apenas precisar de 1/2 aulas de condução apenas para me habituar a mota da escola.
Se me autopropor o custo total fica-me a rondar os 80euros, que é uma diferença enorme de valor comparado aos 300eur que me pedem nas escolas.
Como tenho então uma MT-07 mas limitada a 35kw surge a minha dúvida de poder ou não fazer exame A com ela.
Vou continuar a tentar contactar com o IMT, muito obrigado!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Setembro 22, 2022, 11:16:09, 11:16
Responder #4

philares

• *

• 20

Masculino
Viva!
Tenho um amigo que tirou a carta A como autoproposto há uns anos atrás. Ele contou-me que na altura levou uma GS1200 do tio numa carrinha( por ainda não ter carta para andar com a mota), e ele disse-me que se levasse a sua mota (uma Hornet 600 de 25kw de livrete, eles não aceitavam). Portanto, creio que terás que levar uma mota com mais de 35kw (uma mota da categoria A).
Quando for a altura do exame, não esquecer de levar auricular e colete refletor, e se eu não me engano, o resto do equipamento é da tua conta, incluindo o carro para levar o examinador durante o trajeto do exame.
Pelo menos, foi isto que na altura eu entendi.
Como referiu o @JViegas, o melhor será pedir informações numa escola de condução ou ir pessoalmente ao IMTT ( que é uma seca total  >:( )
Pois é exatamente essa a minha questão e obrigado pela partilha da informação, realmente secalhar vão mesmo exigir uma mota com cilindrada superior para o exame!
Muito obrigado pelas dicas, já andei a estudar bem toda a situação e que equipamentos terei de levar, nada de muito complexo, o mais dificil é arranjar a pessoa para levar o carro com o examinador!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Setembro 23, 2022, 09:31:20, 09:31
Responder #5

JViegas

• 4723

Masculino
philares

Então do que escreves é possível (sem a intervenção de uma escola de condução) propores-te a exame?

Se assim é, uma ida ao IMTT será o caminho.

Porque não pesquisar no site se eles têm esse serviço on-line?
Já podes pedir muita coisa via o site deles, porque não dar mais uma "olhadela"?

Experimenta enviar um email. Por vezes estes serviços públicos, a resposta via on-line, é rápida...  :pensador:

Setembro 23, 2022, 12:38:53, 12:38
Responder #6

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ir ao IMTT de Lisboa para tratar assunto de senha A? Não cheguem a fila depois das 5 da manhã
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 23, 2022, 13:22:41, 13:22
Responder #7

andrepinto

• *

• 24
  • Marca Motociclo: keeway
  • Modelo Motociclo: rkv
  • Localidade: porto
ACP também faz isso. Como disseram levar a mota em questão, dois walkie talkies ou telemovel, auricular, colete, carro e alguém para conduzir o carro.

Setembro 23, 2022, 13:26:08, 13:26
Responder #8

andrepinto

• *

• 24
  Categoria A
Requisitos para obtenção da categoria por autopropositura:

- dispor de, pelo menos, dois anos de titularidade da carta de condução da categoria A2, obtida mediante exame de condução, descontado o tempo que tenha estado proibido ou inibido de conduzir

As cartas de condução válidas emitidas para a categoria A habilitam ainda os seus titulares a conduzir veículos das categorias AM, A1 e A2.

Documentos necessários para abertura do processo:

- Fotocópia simples do documento de identificação pessoal e da carta de condução, que ateste a residência em território nacional e exibição dos originais
- Fotocópia e apresentação do número de identificação fiscal
- Atestado médico, emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão
- Modelo 2do IMT

https://www.acp.pt/servicos/carta-de-conducao/centros-de-exame-de-conducao

Exames por Autopropositura – Veículos para exame
A prova prática pode ser prestada num veículo apresentado pelo examinando, podendo este ser de caixa manual ou de caixa automática – no entanto, para este último caso deverá constar como restrição na carta de condução, ficando o titular impedido de conduzir veículos de caixa manual, pelo que deverá informar a pretensão aquando da abertura do processo.

Nota: Entende-se por «veículo de caixa manual», o veículo equipado com um pedal de embraiagem ou uma alavanca operada manualmente nas categorias AM, A1, A2 e A, acionado pelo condutor quando inicia ou pára a marcha, ou quando muda a relação da caixa de velocidades do veículo.

Na habilitação às categorias AM, A1, A2 ou A, o candidato deverá fazer-se acompanhar de condutor habilitado para a categoria B e veículo ligeiro de passageiros, com lotação de quatro ou cinco lugares, para que o examinador seja transportado durante a prova.

O Centro de Exames do Carregado disponibiliza o aluguer de viatura para exame de caixa manual para a categoria B pelo valor de 30 € e de motociclos para as categorias A1, A2 e A pelo valor de 10 €.

Categoria AM
Ciclomotor de duas rodas*
Cilindrada não superior a 50 cm3
Velocidade máxima de projeto não inferior a 25 km/h nem exceda 45 km/h
Com pelo menos duas velocidades ou equipado com variador contínuo de velocidade
Dois espelhos retrovisores, um de cada lado
*Em regime de exame especial (autopropositura por caducidade) pode ser prestada prova em veículo de três rodas ou quadriciclo ligeiro, devendo tal pretensão ser indicada aquando do pedido, através do código de restrição 79.02, indicando o tipo de veículo.

Categoria A1
Motociclo da categoria A1 sem carro lateral
Potência não superior a 11 kW
Relação potência/peso não superior a 0,1 kW/kg
Capaz de atingir uma velocidade de, pelo menos, 90 km/h
Se o motociclo for acionado por motor de combustão interna, a cilindrada do motor deve ser de, pelo menos, 120 cm3
Se o motociclo for acionado por um motor elétrico, a relação potência/peso do veículo deve ser de, pelo menos, 0,08 kW/kg
Categoria A2
Motociclo sem carro lateral
Potência igual ou superior a 20 kW, mas que não exceda 35 kW
Relação potência/peso não superior a 0,2 kW/kg
Se o motociclo for acionado por um motor de combustão interna, a cilindrada do motor deve ser de, pelo menos, 250 cm3
Se o motociclo for acionado por um motor elétrico, a relação potência/peso do veículo deve ser de, pelo menos 0,15 kW/kg
Categoria A
Motociclo sem carro lateral
Massa sem carga seja superior a 180 kg
Potência igual ou superior 50 kW
Se o motociclo for acionado por um motor de combustão interna, a cilindrada do motor deve ser de, pelo menos, 600 cm3
Se o motociclo for acionado por um motor elétrico, a relação potência/peso do veículo deve ser, pelo menos, de 0,25 kW/kg   

Setembro 23, 2022, 13:49:30, 13:49
Responder #9

philares

• *

• 20

Masculino
Muito obrigado pela ajuda e partilha, desconhecia que era possível fazer através da ACP.
Então para carta A é obrigatória a mota ter 50kw no mínimo, mas também não fica caro alugar uma para o exame por 10eur.  :yeah:

Setembro 23, 2022, 14:48:24, 14:48
Responder #10

andrepinto

• *

• 24
Eu não sei se eles alugam motas, mas carros sim. O ACp já faz exames á anos. Fiz lá os exames da categoria C e C+E, e vou fazer de A

Enviado do meu CPH2065 através do Tapatalk

Novembro 03, 2022, 10:34:41, 10:34
Responder #11

andrepinto

• *

• 24
Aqui mais um encartado. Além de chuva e frio e ser na hora de ponta. Até não foi muito exigente

Novembro 03, 2022, 11:41:43, 11:41
Responder #12

philares

• *

• 20

Masculino
Muitos parabéns, quando tirei a carta também estava assim tempo de chuva e frio, mas achei o exame muito simples e fácil!  :confetti:
Agora é aproveitar os poucos dias de sol que vão aparecendo e boas curvas!!  :chopper:

Novembro 03, 2022, 14:33:44, 14:33
Responder #13

JustGil

• 507

Masculino
Aqui mais um encartado. Além de chuva e frio e ser na hora de ponta. Até não foi muito exigente

Parabéns!  :confetti:
No meu caso, a 2 anos atrás, também não achei muito complicado.
Mas pior foi na hora de voltar para a escola de condução, começou a chover imenso(isto logo no início de setembro) e quando cheguei entrei na garagem da escola, a roda da frente escorregou e caí de rabo no chão todo molhado  :D

Novembro 03, 2022, 16:32:00, 16:32
Responder #14

andrepinto

• *

• 24

Mas pior foi na hora de voltar para a escola de condução, começou a chover imenso(isto logo no início de setembro) e quando cheguei entrei na garagem da escola, a roda da frente escorregou e caí de rabo no chão todo molhado  :D

Eu inscrevi-me em junho, mas mesmo no privado estão exames atrasados, era para ser dia 28 as 15h, foi hoje logo pela manhã

Novembro 04, 2022, 17:35:19, 17:35
Responder #15

JustGil

• 507

Masculino

Eu inscrevi-me em junho, mas mesmo no privado estão exames atrasados, era para ser dia 28 as 15h, foi hoje logo pela manhã

Tiveste sorte  ;)
Na minha altura, tive que esperar cerca de 1 mês para fazer o exame, pois o covid já vinha a afetar as aulas de condução e até mesmo a marcação dos exames.