Autor Tópico: Kit transmissão  (Lida 2393 vezes)

Outubro 03, 2020, 16:38:25, 16:38
Lida 2393 vezes

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Boa tarde a todos

A tarde de ontem e a manhã de hoje foram dedicadas á instalação do kit de transmissão na minha Nc700x. Embora não seja mecânico, tenho algum gosto em "pequenas bricolagens", e aventurei-me ( após a visualização de imensos vídeos no YouTube) a fazer eu mesmo este trabalho, pois á uns meses atrás tinha contactado a Honda,e a "brincadeira" ficaria em duzentos e muitos euros...

-Primeiro procedi á desmontagem de tudo, seguido de uma limpeza com produto para limpar correntes, e de seguida uma lavagem geral em toda aquela parte da mota.(estava com bastante "pasta" agarrada..)

-De seguida, e após ter dado uma limpeza na roda de trás, e em algumas peças e componentes que iria montar novamente, procedi á instalação da cremalheira e do pinhão, não esquecendo de usar nas devidas situações, massa lubrificante e cola de porcas e parafusos.

-Seguidamente procedi àquilo que eu pensava que ia ter mais dificuldade, mas que correu bem e á primeira, que foi a colocação da roda no seu lugar ( tem que se ter em atenção, além de alinhar a posição para introduzir o eixo traseiro, que o disco de travão fique "dentro" das pastilhas ( e no meu caso das 4, pois tem 2 pastilhas do travão de estacionamento (DCT)

-Após esta "vitória" , coloquei a corrente no sítio e, utilizando a ferramenta que adquiri esta  semana, "cravei" o elo de ligação (não esqueçer de colocar os o-rings corretamente e usar bastante a massa que vem com a corrente). Este processo foi algo demorado pois convém ir "apertando", primeiro a chapa e mais tarde cravando os" pinos", sempre aos poucos e poucos, visualizando se o processo está a ser bem executado. Convém também utilizar aquela ferramenta de medição, para garantir que o "elo de ligação" fica com a espessura o mais idêntica possível a todos os restantes da corrente, evitando que fique demasiado apertado, bloqueando a normal movimentação da corrente.

-Finalmente fiz o devido ajuste da folga da corrente, verifiquei todos os apertos, e no fim lubrifiquei a corrente.

(Peço desculpa pelas fotos não estarem pela ordem correta, mas acho que dá para perceber "o filme"...)

Cumprimentos




Enviado do meu M2003J15SC através do Tapatalk

“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 03, 2020, 17:23:40, 17:23
Responder #1

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Boa "manutenção"  :nice:

Obrigado pela partilha.

Quantas horas demorou a brincadeira?
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 03, 2020, 17:33:42, 17:33
Responder #2

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Obrigado companheiro!
Demorou umas 5 horas e meia, no total e sempre nas calmas...

Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 03, 2020, 17:45:06, 17:45
Responder #3

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Boa partilha!

  No meio da "diversão", ainda se poupam uns bons euros, e acredita que fica um trabalho melhor do que em alguns concessionários.

 :you.bet:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Outubro 03, 2020, 20:29:12, 20:29
Responder #4

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Obrigado companheiro ✌️
Sim, tens razão, são umas horas bem passadas e ainda se poupa bastante!
Posso dizer, sem dúvidas que ficou em menos de 130€... :D :D

Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 03, 2020, 23:23:20, 23:23
Responder #5

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Belo trabalho. Eu pensei em fazer o mesmo, quando mudei o da minha,  mas o saca-elos ficava quase pelo mesmo preço que me pediam na Yamaha e...optei por fazer no concessionário. Esse saca, bem que poderias amortizar em "alugueres" para o pessoal....:-). Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Outubro 04, 2020, 10:13:44, 10:13
Responder #6

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Obrigado companheiro ✌️
Sai mais barato do que no concessionario, embora a vantagem lá, será a garantia do trabalho deles...
Quanto á ferramenta, comprei em conjunto com um amigo "Mototurista" , que irá utilizar em breve, mas foi muito barata ( cerca de 22€ ). Duvido da sua qualidade, mas mesmo que dê para meia dúzia de vezes.....
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 04, 2020, 10:15:36, 10:15
Responder #7

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
22 EUR? Só? Mas um bom saca elos custa uns 100 eureles...grande compra.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Outubro 04, 2020, 10:54:54, 10:54
Responder #8

Rodrigues1

  • Visitante
Excelente trabalho feito com muita paciência mas só assim se consegue bons resultados.

Também pedi orçamento na Honda para mudar o Kit e rondava os 250 € com IVA

Resolvi comprar as ferramentas e o Kit completo, ficou em 200 € mas irá fazer retorno um dia.

Eu por norma prefiro sempre comprar qualidade, custa um bocado mas compensa, o Kit abaixo custou 75 € com algum desconto para mim.

Cuidado com o alinhamento da roda traseira, se ficar mal vai gastar pneu depressa e dificuldade em curvar, se notares que curva melhor para um lado que outro está desalinhada.





Outubro 04, 2020, 11:25:08, 11:25
Responder #9

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 476
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Obrigado companheiro!
Demorou umas 5 horas e meia, no total e sempre nas calmas...

Cumprimentos ✌️

Bom trabalho,
Apesar de gostar muito de fazer eu certas coisas na mota essa não era uma delas com receio que não ficasse bem.
Quanto ao tempo até foi bom, pois demoro aproximadamente o mesmo a mudar óleo e filtros. Mas deixo a garagem varrida.  :nice:
A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 04, 2020, 11:52:15, 11:52
Responder #10

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Excelente trabalho feito com muita paciência mas só assim se consegue bons resultados.

Também pedi orçamento na Honda para mudar o Kit e rondava os 250 € com IVA


Resolvi comprar as ferramentas e o Kit completo, ficou em 200 € mas irá fazer retorno um dia.

Eu por norma prefiro sempre comprar qualidade, custa um bocado mas compensa, o Kit abaixo custou 75 € com algum desconto para mim.

Cuidado com o alinhamento da roda traseira, se ficar mal vai gastar pneu depressa e dificuldade em curvar, se notares que curva melhor para um lado que outro está desalinhada.






Realmente a qualidade do material é importante, e nota-se logo quando se pega na ferramenta.....
O orçamento que pedi na Honda era nesses valores também, e resolvi arriscar.....
Quanto ao alinhamento, foi feito com a maior atenção possível e utilizando um Paquímetro para ir medindo o comprimento do parafuso durante o aperto das porcas, de um lado e outro. Vamos ver ser tudo ficou bem feito....
De qualquer modo vou ficar atento a possíveis sintomas...
Muito obrigado pelas dicas !!

Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 04, 2020, 11:59:24, 11:59
Responder #11

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Obrigado companheiro!
Demorou umas 5 horas e meia, no total e sempre nas calmas...

Cumprimentos ✌️

Bom trabalho,
Apesar de gostar muito de fazer eu certas coisas na mota essa não era uma delas com receio que não ficasse bem.
Quanto ao tempo até foi bom, pois demoro aproximadamente o mesmo a mudar óleo e filtros. Mas deixo a garagem varrida.  :nice:

Por acaso aspirei a garagem antes de começar o trabalho :D , mas fiz tudo na rampa fora da garagem... :lolol:
Mas realmente esqueci-me de contabilizar o tempo que demorei a lavar aquele chão todo no fim.... :D
Quanto ao trabalho em si, também era algo que aqui á uns meses não pensava fazer eu próprio...mas arrisquei. Aparentemente correu bem, mas só amanhã de tarde vou dar um passeio e experimentar...

Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 04, 2020, 12:55:10, 12:55
Responder #12

Beep

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 53
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750xDCT
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
muito bom!
Tenho a certeza que ficou tão bem ou ainda melhor que na oficina.

 :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
« Última modificação: Outubro 04, 2020, 12:57:53, 12:57 por Beep »

Outubro 04, 2020, 13:52:07, 13:52
Responder #13

Rodrigues1

  • Visitante
Gosto muito de ver estes trabalhos e é sempre gratificante pois acaba por ser uma realização pessoal para quem o faz tendo pouca experiência.

Claro que há sempre o receio que alguma coisa ficou mal, a gente olha para o chão montes de vezes a ver se sobrou algum parafuso, passamos tudo a pente fino mas só depois de darmos uma volta e correr tudo bem é que ficamos descansados.

Hoje em dia há um sem fim de lojas fisicas e online onde podemos comprar ferramentas especializadas mas há uns 40 anos atrás era quase tudo feito com ferramentas rudimentares, eu tive o previlégio de trabalhar com mecânicos de motas no Autódromo do Estoril e hoje fico espantado como conseguiam afinar uma mota de corrida quase tudo com chave inglesa e martelo... :lolol:

 :convivio:

Outubro 04, 2020, 15:28:26, 15:28
Responder #14

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia


Bom trabalho  :nice:

Só tenho uma questão, é suposto usar massa de litio nessa zona do pinhão de ataque? Pergunto isso pois a massa de litio, com o tempo seca e transforma-se em pó.

Poderá dar-se o caso de os intervalos de substituição sejam "curtos" o suficiente para a massa não secar.

Outubro 04, 2020, 17:13:09, 17:13
Responder #15

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Essa massa não é de facto a melhor mas e q que mais facilmente se arranja nas grandes superfícies

Para essa zona convém usar uma que conviva melhor com a porrada e com o calor  :nice:

Mas não está mal e provavelmente em muitas oficinas será o que usam
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 04, 2020, 17:37:49, 17:37
Responder #16

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Para essa zona convém usar uma que conviva melhor com a porrada e com o calor  :nice:

Eventualmente massa de cobre que é mais resistente ao calor.

Outubro 04, 2020, 18:38:35, 18:38
Responder #17

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Quanto á colocação da massa nesta zona do pinhão, julgo ter visto em algum dos "milhentos" vídeos no YouTube.... :-X :-X
Quanto á massa em si, como vi "lubrificação duradoura" e " resistente a altas temperaturas e humidade"....comprei esta.... :(
Se calhar falhei... :oops:.  Mas da próxima já tenho mais dicas para me orientar... :cool:
Obrigado

Cumprimentos ✌️
« Última modificação: Outubro 04, 2020, 18:40:17, 18:40 por PBarros »
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 04, 2020, 18:42:21, 18:42
Responder #18

Rodrigues1

  • Visitante
A massa colocada na estrias do veio primário pouca diferença faz uma vez que o pinhão de ataque não é deslizante ou seja fica fixo no veio e bem apertado.

A massa só faz falta nas estrias deslizantes como por exemplo nas transmissões de direção.

Eu só coloquei um pouco de óleo com o dedo para não forçar a entrada do pinhão e ainda lá anda após 17.000 kms.

Outubro 04, 2020, 18:56:15, 18:56
Responder #19

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Compreendido, companheiro Rodrigues1  :cool: :cool:
Tamos sempre a aprender :) , é mais uma das funções didáticas do fórum..... :palmas: :palmas:
Para mim, quantas mais correções fizerem ao meu trabalho, melhor !!! :nice:
É da maneira que para a próxima farei melhor. :)

Obrigado
Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 04, 2020, 23:23:47, 23:23
Responder #20

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Agora que tenho uma mota que tem uma corrente e não uma correia, as preocupações com limpeza e lubrificação da corrente é algo patente na minha utilização diaria da mota.

Os preços de substituição que vocês falam por aqui (+- 200€) é algo que nos faz pensar se conseguiremos realizar nós próprios a intervenção mecânica necessária.

Pessoalmente não me arriscaria a fazer esta substituição.
A minha inaptidão para a mecânica aliada à necessidade de comprar ferramentas específicas e ao medo de fazer algo de errado num sistema tão específico como é a substituição da corrente da mota, afastam-me a "sete pés" de uma intervenção desta natureza.

No entanto admiro os companheiros que têm este jeito e "coragem" de intervir nas suas motas.

Penso que a substituição de uma corrente será o "nível 2" na manutenção da nossa mota. O nível 1 será a troca de óleo de motor ou substituição de pastilhas de travões. Algo que eu ainda não me arrisquei a fazer.

Obrigado pela partilha. Espero que tenha ficado tudo bem.


Outubro 05, 2020, 02:08:25, 02:08
Responder #21

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Agora que tenho uma mota que tem uma corrente e não uma correia, as preocupações com limpeza e lubrificação da corrente é algo patente na minha utilização diaria da mota.

Os preços de substituição que vocês falam por aqui (+- 200€) é algo que nos faz pensar se conseguiremos realizar nós próprios a intervenção mecânica necessária.

Pessoalmente não me arriscaria a fazer esta substituição.
A minha inaptidão para a mecânica aliada à necessidade de comprar ferramentas específicas e ao medo de fazer algo de errado num sistema tão específico como é a substituição da corrente da mota, afastam-me a "sete pés" de uma intervenção desta natureza.

No entanto admiro os companheiros que têm este jeito e "coragem" de intervir nas suas motas.

Penso que a substituição de uma corrente será o "nível 2" na manutenção da nossa mota. O nível 1 será a troca de óleo de motor ou substituição de pastilhas de travões. Algo que eu ainda não me arrisquei a fazer.

Obrigado pela partilha. Espero que tenha ficado tudo bem.

Isto não é "rocket science;)

Acredito que existam pessoas com mais queda para as "engenhoquices" do que outros o que facilita a coisa. Depois também é necessário ter-se os meios para fazer estas intervenções... se não tens garagem, ou acesso a uma, é uma chatice fazer isto no meio da rua. A somar a isto há que ter as ferramentas necessárias sendo que, incluo nas ferramentas a paciência e vontade de metar a mão na massa (aqui no sentido literal).

Quanto ao "como?", o youtube está pejado de filmes a explicar como fazer e depois há a vontade (ou necessidade) de poupar uns €€€ valentes em coisas que são relativamente simples.

Outubro 05, 2020, 09:15:59, 09:15
Responder #22

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Concordo que o YouTube tem ajudado muito a pessoas darem os primeiros passos no DIY. Pastilhas de travão,  por exemplo, seria uma coisa que nem me passava pela cabeça e com o YouTube,  mudo as em 5-10 minutos (também depende da moto) e com ferranentas básicas. O ter garagem/espaço próprio para o fazer é algo quase imprescindível, pela liberdade que te permite. Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Outubro 05, 2020, 09:48:39, 09:48
Responder #23

Rodrigues1

  • Visitante
A massa colocada na estrias do veio primário pouca diferença faz uma vez que o pinhão de ataque não é deslizante ou seja fica fixo no veio e bem apertado.

A massa só faz falta nas estrias deslizantes como por exemplo nas transmissões de direção.

Eu só coloquei um pouco de óleo com o dedo para não forçar a entrada do pinhão e ainda lá anda após 17.000 kms.


De fato tens razão mas convém deixar uma ligiera camada porque a massa e hidrófuga o que vai imoedir a formação de oxidação e calcinamento nesta zona  :nice:

 :nice:

Pinhão de ataque de qualidade é feito de aço temperado tipo SCM-435, nunca oxidam assim como o aço do veio primário.

O que oxida com mais facilidade é o ferro fundido, muito usado nas polies dos variadores

Não confundir oxidação com ferrugem

Outubro 05, 2020, 11:02:30, 11:02
Responder #24

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
É muito bom aprender convosco e é um dos motivos que me faz gostar dos foruns.

Daqui a três anos, podemos rever isto, alguém novo pode aqui vir ter. Noutra plataformas tudo desaparece, tudo é efémero. (Não falo do YT, obviamente).

Eu ainda estou no patamar do JViegas, prestes a trocar a primeira lâmpada. :) (nos enlatados já fiz algumas coisinhas).
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 05, 2020, 13:24:05, 13:24
Responder #25

Rodrigues1

  • Visitante
É muito bom aprender convosco e é um dos motivos que me faz gostar dos foruns.

Daqui a três anos, podemos rever isto, alguém novo pode aqui vir ter. Noutra plataformas tudo desaparece, tudo é efémero. (Não falo do YT, obviamente).

Eu ainda estou no patamar do JViegas, prestes a trocar a primeira lâmpada. :) (nos enlatados já fiz algumas coisinhas).

A ideia é mesmo essa, pelo menos da minha parte, ajudar quem tem menos experiência.

Eu comecei muito novo a mexer nestas coisas de motas e não havia You Tube nem tão pouco internet, apenas tive o previlégio de conviver com quem sabia.

Obviamente que ainda me falta muito para chegar ao patamar desses mestres mas já me safo bem, também ajuda ter um vizinho que é um ás em mecânica ( Especialista em Mercedes ) e tem a oficina mesmo ao lado de minha casa onde trabalha quase todas as noites e aprendo muito com ele.

Tenho é de gramar sempre a mesma frase que repete sem se cansar,....motores só há um, Mercedes e mais nenhum   :lolol:

Outubro 05, 2020, 16:14:44, 16:14
Responder #26

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A massa colocada na estrias do veio primário pouca diferença faz uma vez que o pinhão de ataque não é deslizante ou seja fica fixo no veio e bem apertado.

A massa só faz falta nas estrias deslizantes como por exemplo nas transmissões de direção.

Eu só coloquei um pouco de óleo com o dedo para não forçar a entrada do pinhão e ainda lá anda após 17.000 kms.


De fato tens razão mas convém deixar uma ligiera camada porque a massa e hidrófuga o que vai imoedir a formação de oxidação e calcinamento nesta zona  :nice:

 :nice:

Pinhão de ataque de qualidade é feito de aço temperado tipo SCM-435, nunca oxidam assim como o aço do veio primário.

O que oxida com mais facilidade é o ferro fundido, muito usado nas polies dos variadores

Não confundir oxidação com ferrugem


A maioria das polies dos variadores que conheco sao em aluminio.


Ferrugem é oxidação! ferrugem é precisamente a oxidacao do ferro, o agente oxidante é o oxigénio

Mas tens razao na parte dos materiais... mas os materiais da cremalheira e pinhao tem acabamentos como por exemplo  Zinco ou entao acabamento em oxidos, geralmente a mais usada é a anodização.


Resumindo... sempre que tens 2 materiais metalicos diferente em contacto directo, existe oxidacao porque existe uma diferenca de carga electrica entre 2 metais o que motiva uma oxidacao galvanica (ou electroquimica)... um dos metais transforma-se em cátodo e outro em ânodo e existe migração de eletrões e consequentemente dissolução de material. A agua facilita este processo porque é um eletrólito.

A massa entre os 2 materias estabelece um isolamento electrico entre os 2 metais  :nice: 
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 05, 2020, 18:34:09, 18:34
Responder #27

Rodrigues1

  • Visitante
Caro TMaxer,..

Oxidação e ferrugem não é a mesma coisa.

A oxidação antecede a ferrugem e corrosão

https://www.quimatic.com.br/blog/2017/03/entender-a-diferenca-entre-oxidacao-ferrugem-e-corrosao-garante-melhor-protecao-aos-metais/

Sim é verdade que a maioria dos variadores hoje em dia são em alumínio mas como eu ainda sou da velha guarda 

O alumínio também oxida, até nós oxidamos   :stuck_out_tongue_winking_eye:

Companheiro PBarros,...desculpa lá estas lições no teu tópico mas sempre servem para alguma coisa  :D

Outubro 05, 2020, 19:04:19, 19:04
Responder #28

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Estejam á vontade por favor :nice:
A troca saudável de ideias e argumentos é sempre bem vinda, pelo menos para mim!

Gostava de fazer aqui um "update" do meu trabalho: acabei de chegar do tal passeio que disse que ia fazer (123 KMS)e conclusões:
( atenção que com isto não quero afirmar que o meu trabalho está confirmadamente bem executado !!!)
- aparentemente não moto qualquer diferença nem alteração no mau sentido, no que toca a curvar para os dois lados. ( Alinhamento-companheiro Rodrigues1-pneu vamos ver...)
-sinto uma diferença abismal, para melhor, no engrenar das mudanças, super suaves em relação ao que estava nos últimos tempos
- diminuição substancial dos barulhos em andamento
- diminuição muito substancial das vibrações em andamento, lento ou rápido.
- quando cheguei a casa, inspecionei o "elo de ligação cravado"  e parece estar normal...

Resumindo, a mota parece outra e até a minha esposa, ao fim de 5/10 KMS , tinha reparado em tudo isto.... :megafeliz: :megafeliz:
Tenho para breve um passeio de cerca de 600kms, e logo se vê se tudo se mantém bem... :pensador:

Cumprimentos ✌️

“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 05, 2020, 19:48:42, 19:48
Responder #29

Rodrigues1

  • Visitante
123 kms acho que chega para provar o excelente trabalho que fizeste.

Diz lá a verdade,... não sabe bem realizar um trabalho que à priori temos receio de fazer e depois fica bem feito.?

 :convivio:

Outubro 05, 2020, 20:59:53, 20:59
Responder #30

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Sabe muito bem, sim senhor !!! :cool: :cool:
E aquelas horas dispendidas de volta da mota são do melhor... :nice:

Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 05, 2020, 22:24:40, 22:24
Responder #31

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
O que me custa na manutenção caseira da mota é a posição agachada em que se tem que estar para trabalhar na mota...

Mas isso...já tem a ver com a idade!

Ainda hoje estive de volta da corrente e já estou todo "partido"!

Se os elevadores não fossem tão caros...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Outubro 05, 2020, 23:26:58, 23:26
Responder #32

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parabéns pelo tópico.

Está aqui um belo "Do It Yourself". Gostei.  :nice:

És dos que não tem receio de sujar as mãos e faz por si próprio.

As fotos, dentro do possível, são elucidativas q.b.
Está tudo passo por passo. Brilhante...
« Última modificação: Outubro 05, 2020, 23:28:00, 23:28 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 06, 2020, 03:07:47, 03:07
Responder #33

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Impecável!!

Obrigado pela partilha!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Outubro 11, 2020, 19:21:14, 19:21
Responder #34

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Acabei de chegar de um passeio de 590kms, e parece continuar tudo bem com a transmissão.
Por isso, e a menos que haja alguma alteração no mau sentido, dou por encerrada a "aventura" do kit de transmissão.
Espero que seja útil para alguns, e obrigado pelas participações

Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Agosto 15, 2021, 17:25:04, 17:25
Responder #35

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Boas a todos.
Hoje mais uma verificação do estado de sujidade do pinhão, e embora não estivesse praticamente sujo ( faço verificações periódicas....), Como a tampa tava tirada, limpei novamente...
A corrente não necessitou de lubrificação.
Cumprimentos a todos e boas férias se for o caso.

Enviado do meu M2003J15SC através do Tapatalk

“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”